IVETE TEIXEIRA DOS SANTOS
É mestre em educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista Língua Portuguesa - Gramática pela UEFS, Graduada em Letras pelo CESVASF, especialista em Educação a Distância pela UNEB e Doutoranda pela UNEB no Pós Crítica. Exerce atualmente a função de coordenadora da Universidade Aberta à Terceira idade - UATI, substituta e assessora da Direção do Campus XXII, professora assistente da Universidade do Estado da Bahia no colegiado de letras, lecionando o componente curricular Oficinas de Letramento, pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia, integrante do grupo de pesquisa GEFEP. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa e ensino básico. formação docente. universidade.
Informações coletadas do Lattes em 16/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Eucação e Diversidade
2017 - 2019
Universidade do Estado da Bahia
Título: Responsabilidades Institucionais com a Formação de Professores no Semiárido Baiano e o Papel da Universidade: Uma Cartografia Possível, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Marcea Sales
Palavras-chave: Educação.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Especialização em Educação a Distância
2007 - 2008
Universidade do Estado da Bahia
Título: Trabalho Colaborativo na Web: uma experiência co o Wiki
Orientador: Tania Maria Hetkowski
Especialização em LÍNGUA PORTUGUESA/GRAMÁTICA
2000 - 2000
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA MATERNA NAS SÉRIES INICIAIS
Orientador: MARIA CECÍLIA PERRONI
Formação complementar
2019 - 2019
Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Articulada de Polos UAB. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Organização de eventos
SANTOS, I. T. . I Feira de Arte, Cultura e Ciência. 2019. .
SANTOS, I. T. . Cem anos sem com Euclides. 2009. (Outro).
SANTOS, I. T. . Iº Colóquio de Estudos LIterários Lingúisticos: Imaginário, Memórias e ( Re) leitura. 2009. (Outro).
SANTOS, I. T. . Audiência Publica. 2009. (Outro).
SANTOS, I. T. . Iº Seminário da Universidade Aberta à Terceira Idade. 2008. (Outro).
SANTOS, I. T. . Semana Pedagógica. 2006. (Outro).
SANTOS, I. T. . seleção para professor substituto. 2005. (Concurso).
SANTOS, I. T. . Semana Pedagógica. 2000. (Outro).
Participação em eventos
VII Diálogos sobre a Pesquisa.Educação ao longo da vida para todos/as. 2024. (Outra).
Atualização para pesquisadores em Educação, Estudos e Cultura Visual.. 2018. (Outra).
Desenvolvimento Regional e Educação: o contexto sócio-histórico da UNEB no município de Euclides da Cunha - 15 anos DCHT XXII.Responsabilidades institucionais para formação de professores no semiárido baiano e o papel da Universidade. 2018. (Outra).
Desenvolvimento Regional e Educação: o contexto sócio-histórico da UNEB no município de Euclides da Cunha - 15 anos DCHT XXII.Desenvolvimento Regional e Educação: o contexto sócio-histórico da UNEB no município de Euclides da Cunha - 15 anos DCHT XXII. 2018. (Outra).
Desenvolvimento Regional e Educação: o contexto sócio-histórico da UNEB no município de Euclides da Cunha - 15 anos DCHT XXII.Vivenciando a Agronomia: Percursos no ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Outra).
Desenvolvimento Regional e Educação: o contexto sócio-histórico da UNEB no município de Euclides da Cunha - 15 anos DCHT XXII.Roda de Conversa Docente do DCHT XXII. 2018. (Outra).
VII Encontro Nacional das Licenciaturas. 2018. (Encontro).
VII Encontro Nacional das Licenciaturas. 2018. (Encontro).
VII Encontro Nacional das Licenciaturas. 2018. (Encontro).
VII Encontro Nacional das Licenciaturas.O Papel Social da Universidade: A Expansão da Política de Formação de Professores no Interior da Bahia. 2018. (Encontro).
VII Encontro Nacional das Licenciaturas. 2018. (Encontro).
VII Encontro Nacional das Licenciaturas. 2018. (Encontro).
VII Encontro Nacional das Licenciaturas. 2018. (Encontro).
IV Seminário sobre Formação de Professores em Exercício: Ambiência Universitária e Formação de Professores - IV SEMFEP.DESAFIOS E LIMITAÇÕES DO ENSINAR E APRENDER: formação docente na Educação Básica municipal em Euclides da Cunha-BA. 2017. (Seminário).
ENCONTRO PRESENCIAL DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. 2013. (Encontro).
Encontro Regional dos Polos UAB. 2013. (Encontro).
Seminário de Estágio e Prática Pedagógica do Campus XXII.Educação a Distância. 2011. (Seminário).
Participação em bancas
SANTOS, I. T.. FATORES RESPONSÁVEIS PELO NÃO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS EM LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE ESCOLAS PÚBLICAS EM MONTE SANTO BAHIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS VERNÁCULAS) - União Educacional de Brasília.
SANTOS, I. T.. ERROS ORTOGRÁFICOS NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS VERNÁCULAS) - União Educacional de Brasília.
SANTOS, I. T.. AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO ELETRAMENTO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, I. T.. Infanticidio nas Tribos Indígenas Brasileiras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, I. T.. O Ensino de Língua Materna Numa Perspectiva da Superação do Preconceito. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, I. T.. Banca Examinadora de Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto. 2019. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia.
SANTOS, I. T.. Oficinas Universidade Aberta à Terceira Idade. 2017. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, I. T.. Getor de polo do Universidade para Todos. 2017. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, I. T.. Secretário de Apoio Escolar polo UPT- Euclides da Cunha. 2017.
SANTOS, I. T.. Cordenação do polo do UPT- Euclides da Cunha. 2017. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, I. T.. Gestor do polo do UPT- Canpus Avançado - Canudos. 2017. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, I. T.. Coordenação do polo do UPT do Campus Avançado-Canudos. 2017. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, I. T.. Secretário de Apoio Escolar do UPT- polo Campus Avançado Canudos. 2017. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, I. T.. Trabalho de Conclusão de Curso. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, I. T.. seleção professor visitante. 2007.
SANTOS, I. T.. Seleção Pública Para Professor Substituto. 2007. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, I. T.. Seleção Publica pa Professor Substituto. 2006. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, I. T.. seleção professor substituto. 2005.
Orientou
ABC DO SERTÃO: UTILIZAÇÃO DO CADERNO DE ACOMPANHAMENTO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LETRAMENTO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SERTÃO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ivete Teixeira dos Santos;
EDUCAÇÃO INCLISIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DOCENTE; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ivete Teixeira dos Santos;
Análise Discursiva Acerca da Identidade Indígena e das Ideologias nas Falas de Brancos e índios na Aldeia Massacará, Tribo Caimbé; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ivete Teixeira dos Santos;
O Ensino e o Resgate pelo Gosto da Leitura: Desafios Para Professores; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ivete Teixeira dos Santos;
Produções bibliográficas
-
Daniela da Silva Araújo ; SANTOS, I. T. ; OLIVEIRA, S. S. . TECNOLOGIAS DIGITAIS E (MULTI)LETRAMENTOS: Inflexões Teórico-Metodológicas para a formação do professor. 1ª. ed. Itabuna: mondrongo, 2020. 188p .
-
SALES, M. A. ; SANTOS, I. T. . FORMANDO FORMADORES PARA A ESCOLA BÁSICA DO SÉCULO XXI: RELATOS DE PESQUISA IV. 1ª. ed. Campinas: Pontes Editores, 2019. v. 1. 254p .
-
SANTOS, I. T. ; OLIVEIRA, S. S. . LETRAMENTO POLITICO NA UNIVERSIDADE: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LINGUA PORTUGUESA. FAZER CIÊNCIA E PENSAR SABERES. 1°ed.: , 2024, v. , p. 237-.
-
SANTOS, I. T. ; AROUCA, C. P. F. ; SANTOS, D. S. ; ARAUJO, G. C. ; SALES, M. A. . O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE: a expansão da política de formação de professores no interior da Bahia. In: ENALIC, 2018, FORTALEZA. ANAIS ENALIC. CAMPINA GRANDE: EDITORA REALIZE, 2018. v. 1.
-
SANTOS, I. T. . UNIVERSIDADE ABERTA E OS AVANÇOS DA EAD NO BRASIL. In: I Seminário de Estágio e Prática do Campus XXII, 2011, Euclides da Cunha. Ensino Superior, Linguagem, Ensino de Línguas- Metodologia, Educação, 2011. v. 1.
-
SANTOS, I. T. ; SALES, M. A. . DESAFIOS E LIMITAÇÕES DO ENSINAR E APRENDER: formação docente na Educação Básica municipal em Euclides da Cunha-BA. In: SEMFEP, 2017, SALVADOR. Ambiência universitária e formação de professores. SALVADOR, 2017.
-
SANTOS, I. T. . Desconolização, Educação e Cultura Indígena no Semiárido Baiano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, I. T. . DESAFIOS E LIMITAÇÕES DO ENSINAR E APRENDER: formação docente na Educação Básica municipal em Euclides da Cunha-BA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, I. T. . Educação e Desenvolvimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, I. T. . Gestal Departamental: a busca da convergência nas ações administrativas e pedagógicas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, I. T. . Educação a Distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, I. T. . Trabalho Colaborativo em Ambientes Virtuais: A Experiência com o Wiki. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SALES, M. A. ; SANTOS, I. T. . FORMANDO FORMADORES PARA A ESCOLA BÁSICA DO SÉCULO XXI: RELATOS DE PESQUISA IV. SÃO PAULO: PONTES, 2019 (EDUCAÇÃO).
Outras produções
SANTOS, I. T. . Plano Municipal de Educação. 2015.
SANTOS, I. T. . Formação de Alfabetizadores do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, I. T. . Formação de Alfabetizadores do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, I. T. . Formação de Alfabetizadores do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, I. T. . Formação de Alfabetizadores do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, I. T. . Formador em Projetos de Alfabetização de Jovens e Adultos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, I. T. . Construindo o projeto de desenvolvimento da escola - PDE. 2002. .
SANTOS, I. T. . Curso de atualização pedagógica para professores de ensino fundamental e médio. 1998. .
SANTOS, I. T. . Oficina de leitura para professores de 1ª a 4ª série. 1998. .
Prêmios
2011
RECONHECIMENTO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS. , RUA ENOCK CANÁRIO, S/N, JEREMIAS, 48500-000 - Euclides da Cunha, BA - Brasil, Telefone: (75) 32712346, Fax: (75) 32712346, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA, Carga horária: 10
2012 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Colegiado de Letras, Carga horária: 40
2005 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA AUXILIAR, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2017
Pesquisa e desenvolvimento, DEPARTAMENTO DE HUMANAS-CAMPUS IV.,Linhas de pesquisa
-
01/2005
Direção e administração, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
1997 - Atual
EDUCANDÁRIO OLIVEIRA BRITOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA
Atividades
-
01/1997
Ensino,,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA E FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA MATEMÁTICA, SOCIOLOGIA, DIDÁTICA, FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA FUNCIONAMENTO DO 1º GRAU, LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA INGLESA
2013 - 2016
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: AGENTE PUBLICO, Enquadramento Funcional: Secretaria de Educação do Município Euclides, Carga horária: 40
2008 - Atual
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Passei atuar com dedicação exclusiva a partir de 2017
2000 - 2001
ESCOLA ESTADUAL ANTONIÊTA XAVIER SIQUEIRA SANTOSVínculo: VICE-DIRETOTA, Enquadramento Funcional: VICE-DIRETORA
Atividades
-
01/2000
Direção e administração, ESCOLA ESTADUAL ANTONIÊTA XAVIER SIQUEIRA SANTOS.,Cargo ou função, VICE-DIRETORA.
1991 - 1992
Escola Naide Lima CamposVínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: PROFESORA
Atividades
-
01/1991
Ensino,,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de IVETE TEIXEIRA DOS SANTOS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?