Cléber Fernando Homem
Doutorando em Ciência dos Materiais pela UFRGS, Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS (2015). Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2020) e em Engenharia de Produção pelo IBPEX - Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2010). Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007) e Licenciando em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. É coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção da Universidade Luterana do Brasil, onde também atua como professor nas áreas de Inovação e Tecnologia, Pesquisa Operacional, Layout Industrial, Processos de Fabricação, Engenharia de Produto, Engenharia Econômica, dentre outras.
Tem experiência em gestão e fomento à inovação e à pesquisa científica, com ênfase em Gestão de Projetos, bem como no desenvolvimento de projetos mecânicos e de automação na área de Engenharia Mecânica, atuando principalmente no desenvolvimento de novos produtos e processos.
Informações coletadas do Lattes em 07/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Ciências dos Materiais
2021 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Eduardo Luis Schneider.
Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)
2013 - 2015
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A reforma da educação e a dimensão da politecnia aplicada no ensino médio: estudo de caso sobre a prática docente na escola estadual CAIC Madezatti ? São Leopoldo/RS
Orientador: Diogo Onofre Gomes de Souza
, Ano de Obtenção: 2015.Palavras-chave: Ensino Médio Politécnico; Prática Docente; Reforma Educacional.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Tecnologias De Informação E Comunicação Aplicadas À Educação
2019 - 2020
Especialização em Engenharia de Produção
2009 - 2010
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: A ENGENHARIA DE PRODUTO APLICADA À DEFINIÇÃO DE SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT (QFD) COMO FERRAMENTA PARA DEFINIÇÃO DA GRADE DE PROGRAMAÇÃO DA FE2010.
Orientador: Douglas Agostinho Soares
Graduação em FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS - MATEMÁTICA
2021 - 2023
Graduação em Engenharia Mecânica
2002 - 2007
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Título: PROPOSTA DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PARA A UNIJUÍ.
Orientador: Luis Francisco Marcon Ribeiro
Bolsista do(a): Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante em Mecânica de Precisão
1990 - 1994
Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão "Plínio Gilberto Kroeff"
Bolsista do(a): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
Estatística. (Carga horária: 40h). , Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
2019 - 2019
Arduíno. (Carga horária: 30h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2019 - 2019
Formação de Professores Mediadores para EAD. (Carga horária: 30h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2010 - 2010
Financ. de Proj. Inovad. e Prog. de Inov. Aberba. (Carga horária: 16h). , Instituto Euvaldo Lodi - RS, IEL/RS, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Instrutores Através do Micro-Ensino. (Carga horária: 30h). , Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão "Plínio Gilberto Kroeff", CETEMP, Brasil.
2006 - 2006
Tecnologia de Aplicação - Bicos de pulverização. (Carga horária: 4h). , Fundação Shunji Nishimurade Tecnologia, FSNT, Brasil.
2004 - 2004
MASP. (Carga horária: 20h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
2004 - 2004
Fast Track to Pro/ENGINEER Wildfire. (Carga horária: 40h). , Mcad Tecnologias, MCAD, Brasil.
2002 - 2002
AutoCAD 2000 - Atualização. (Carga horária: 20h). , Colégio Evangélico Panambi, CEP, Brasil.
2000 - 2000
Sensores Eletrônicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
1999 - 1999
Eletropneumática Usando CLPs. (Carga horária: 32h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
1999 - 1999
Técnicas de Vácuo. (Carga horária: 20h). , Festo Didactic, FESTO, Brasil.
1999 - 1999
Servoposicionamento Pneumático. (Carga horária: 20h). , Festo Didactic, FESTO, Brasil.
1999 - 1999
Sistema da Qualidade ISO/IEC Guide 25. (Carga horária: 20h). , Associação Rede de Metrologia e Ensaios do Rio Grande do Sul, REDE METROLOGICA, Brasil.
1999 - 1999
Viaje al Espanol. (Carga horária: 140h). , CIPEX Idiomas, CIPEX, Brasil.
1998 - 1998
AutoCAD RELEASE 13. (Carga horária: 40h). , Via 3D Serviços e Treinamentos, VIA3D, Brasil.
1993 - 1993
Curso de Criatividade. (Carga horária: 8h). , Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão "Plínio Gilberto Kroeff", CETEMP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão da Produção.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Desenvolvimento local.
Organização de eventos
SILVESTRINI, R. ; HOMEM, C. F. . III MARATONA DE INOVAÇÃO, TECNOLOGIA, E EMPREENDEDORISMO.. 2022. (Outro).
HOMEM, C. F. ; ZAFFARI, E. K. ; MOREIRA, R. B. ; MARQUES, F. G. ; WERLANG, A. ; NINA, G. L. D. ; FERREIRA, M. F. J. ; SOUZA, M. B. . ARENA DE NEGÓCIOS. 2022. (Outro).
BRITO, A. M. ; HOMEM, C. F. ; WERLANG, A. . LIVE - ENERGIAS RENOVÁVEIS: MEIO AMBIENTE E REGULAÇÃO. 2020. (Outro).
HOMEM, C. F. . A geração termelétrica a partir da biomassa como alternativa de desenvolvimento regional.. 2020. (Outro).
HOMEM, C. F. . Ciência & Tecnologia no contexto do desenvolvimento sustentável.. 2020. (Outro).
HOMEM, C. F. . II MARATONA DE INOVAÇÃO, TECNOLOGIA, E EMPREENDEDORISMO EM PRODUÇÃO INDUSTRIAL. 2020. .
HOMEM, C. F. . A engenharia de produção no contexto das transformações dos sistemas produtivos e do mundo do trabalho.. 2020. (Outro).
HOMEM, C. F. . I MARATONA DE INOVAÇÃO, TECNOLOGIA, E EMPREENDEDORISMO EM PRODUÇÃO INDUSTRIAL. 2019. .
HOMEM, C. F. . Inovação e Empreendedorismo para o sucesso profissional. 2019. (Outro).
HOMEM, C. F. . Startup Weekend São Jerônimo. 2019. (Outro).
HOMEM, C. F. . Termodinâmica para a Engenharia: uma abordagem conceitual usando método PEER INSTRUCTION. 2019. (Outro).
HOMEM, C. F. ; WERLANG, A. . Aula Magna do Curso de Administração e Engenharia de Produção. 2019. (Outro).
HOMEM, C. F. ; MOREIRA, R. B. ; MARQUES, F. G. . INOVAÇÃO, EMPREGABILIDADE E GERAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS. 2019. (Outro).
HOMEM, C. F. . Visita técnica. 2019. (Outro).
HOMEM, C. F. . Prêmio Técnico Emprrendedor. 2010. (Concurso).
Participação em eventos
XXII CAMINHOS DA PESQUSA E MOSTRA DE EXTENSÃO.Estrutura do Trabalho Científico. 2022. (Outra).
DIÁLOGOS SOBRE UM MUNDO PÓS COVID-19.ENCONTRO DE EGRESSOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL. 2020. (Encontro).
DIÁLOGOS SOBRE UM MUNDO PÓS COVID-19.A FORMAÇÃO EM ENGENHARIA E OS DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL. 2020. (Outra).
Ideathon Covid-19. Definição do Problema - Ideathon Covid-19 2020. 2020. (Olimpíada).
LIVE - DIÁLOGOS SOBRE UM MUNDO PÓS COVID-19: AS EDTECHS E A CONSTRUÇÃO DOS NOVOS SABERES.PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DIANTE DO AVANÇO TECNOLÓGICO. 2020. (Outra).
IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO (TICS) NO PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DA ULBRA ?,. 2019. (Outra).
APL do Polo Naval do Jacuí. 2014. (Seminário).
Encontro Regional sobre Perspectivas de Desenvolvimento da Região Carbopetroquímica. 2013. (Seminário).
Encontro Regional sobre Perspectivas de Desenvolvimento da Região Carbopetroquímica. 2013. (Seminário).
19ª Semana de Capacitação do SEBRAE. 2011. (Encontro).
3° Congresso Internacional de Inovação. 2010. (Congresso).
Tecnologias Emergentes - Alemanha / Suiça. 2009. (Oficina).
III Seminário Caminhos Futuros para o Calçado no Paranhana/INOVAÇÃO. 2008. (Seminário).
Mecanismos Disponíveis e Fontes de Financiamento a Pesquisa e a Inovação Europeus. 2008. (Oficina).
Mostra de Produtos de Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. (Outra).
O INPI frente ao posicionamento do Brasil no novo cenário global - Estratégias e perspectivas. 2008. (Encontro).
O papel e as possibilidades dos Institutos Tecnológicos no contexto da PITCE e da Lei de Inovação. 2006. (Seminário).
Simpósio Internacional de Gestão Pública, Desenvolvimento e Cidadania. 2003. (Simpósio).
A Gestão Tecnológica em Universidades: do Discurso a Prática. 2002. (Seminário).
I - Seminário Brasil - Alemanha / Inovação Tecnológica e Empreededorismo da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. ESTUDO DAS APTIDÕES DO ALUNO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DA REGIÃO CARBONIFERA CONFORME DESDOBRAMENTO DA COMPETIÇÃO BAJA SAE.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.. IMPLEMENTAÇÃO DA TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTA EM UMA LINHA DE INSPEÇÃO DE MATERIAIS LAMINADOS. 2020 - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.MENEZES, T. M.ROSA, S. M. S.. INFLUÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL NO RENDIMENTO DE FORNO ELÉTRICO E TEMPO DE PERMANÊNCIA DE VEÍCULOS EM UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.MENEZES, T. M.ROSA, S. M. S.. ANÁLISE DA GESTÃO DE ESTOQUE NUMA AGROPECUÁRIA DE PEQUENO PORTE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.MENEZES, T. M.ROSA, S. M. S.. CARTAS DE CONTROLE APLICADAS À LINHA DE PRODUÇÃO DE SOLADOS E PALMILHAS EM POLIURETANO (PU ) EM EMPRESAS DO RAMO CALÇADISTA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.SILVESTRINI, R.. APLICAÇÃO DO MÉTODO DMAIC NA ANÁLISE DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE LICOR BRANCO POR TONELADA DE MADEIRA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
ROSA, S. M. S.TRAININI, M. M.HOMEM, C. F.. DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE GESTÃO PARA FACILITAR NAS TRATATIVAS DE SOLICITAÇÕES DE ANOMALIAS PELA MANUTENÇÃO PREDITIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.TRAININI, M. M.ROSA, S. M. S.. DESENVOLVIMENTO DE UMA USINA EM ESCALA PILOTO PARA FABRICAÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEO DE COZINHA DESCARTADO PELOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DA CIDADE DE SÃO JERÔNIMO-RS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.TRAININI, M. M.ROSA, S. M. S.. REDUÇÃO NO CONSUMO DE GÁS NATURAL NO AQUECIMENTO DE PANELAS DE AÇO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.. PROPOSTA DE MELHORIA DA GESTÃO DAS EMBALAGENS PLÁSTICAS DE PRODUTOS QUÍMICOS EM UMA PLANTA PETROQUÍMICA DA CIDADE DE TRIUNFO-RS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.TRAININI, M. M.ROSA, S. M. S.. DIAGNÓSTICO PARA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE EMPRESAS METALÚRGICAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.. PROPOSTA DE OTIMIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA: ESTUDO DE CASO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE SUPRIMENTOS EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. A REDUÇÃO DO ÍNDICE DE PERDAS ATRAVÉS DO USO DE SUPERVISÓRIO NO CONTROLE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM EMPRESA DE SANEAMENTO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. OTIMIZAÇÃO DE UMA LINHA DE ENSAQUE ATRAVÉS DO OEE (OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. APLICAÇÃO DO LEAN OFFICE NO SETOR DE SUPRIMENTOS DE UMA EMPRESA PETROQUÍMICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.MENEZES, T. M.SILVESTRINI, R.. IMPLANTAÇÃO DO FIFO NO ESTOQUE DE UMA FARMÁCIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.MENEZES, T. M.SILVESTRINI, R.. APLICAÇÃO DO RELATÓRIO A3 NA OPERAÇÃO DE DESMOLDANTE EM UMA FORJARIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.SILVESTRINI, R.. Nova metodologia do setup de troca dos rolos endireitamento da danieli-3. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S. R.MENEZES, T. M.. Estudo de viabilidade para redução de perdas em estação de tratamento de água compacta. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.HOMEM, C. F.. Proposta de adequação de uma máquina detectora de trincas à NR 12. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.. Proposta para realização de flyng sem emenda. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.SILVESTRINI, R.. Implementação de um sistema informatizado para a gestão de dados da produção em um setor de tratamento térmico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.. Implantação do programa OEE em uma aciaria de aços especiais. 2018 - Universidade Luterana do Brasil.
ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.HOMEM, C. F.. Posicionamento logístico e centralização de estoque da administração pública: o estudo de caso na prefeitura de charqueadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.MENEZES, T. M.ROSA, S. M. S.. Proposta de implantação da logística enxuta na montagem de armamentos taurus. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Aplicação do método A3 na indústria automotiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.MENEZES, T. M.ROSA, S. M. S.. Elaboração do planejamento estratégico de uma distribuidora de bebidas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Aumento da eficiência operacional no processo de forjamento através de conceitos do sistema toyota de produção. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Projeto para redução na reclamação de cliente interno: estudo de caso na indústria automotiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.. Implantação do sistema de treinamento de sst - segurança e saúde do trabalho em empresa terceirizada no âmbito de uma siderúrgica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Aumento da capacidade de produção com uso do estudo das sete perdas em uma célula de inspeção de qualidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
SILVESTRINI, R.HOMEM, C. F.MENEZES, T. M.. Aumento da capacidade de produção em uma trefila com aplicação do método TRF. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.. Aumento da vida útil da ferramenta através do rendimento PVD. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. A aplicação da metodologia lean six sigma (dmaic) em uma empresa do ramo higiene e bem estar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Implantação do driveline excellence system na indústria automotivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.. Redução de injeção de carburante no forno elétrico à arco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.. Esudo de produtividade de equipamentos de escavação e transporte utilizados em uma empresa do ramo de mineração. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Comparação de sistemas de produção de hortaliças na agricultura familiar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.. A transição da norma isso 901: 2008 para versão isso 9001:2015. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.. Implementação de instruções de trabalho padrão de limpeza em uma empresa de fertilizantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. A utilização das ferramentas da qualidade para aumento da capacidade de produção do forno 10440. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.. Redução de refugos em uma mini fábrica de anéis R de juntas homocinéticas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Proposta para aumento de vida útil de ferramentas de forjamento a frio: estudo de caso na indústria automotiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Aplicação do relatório A3 para a redução de perdas na manufatura por problemas de manutenção em uma empresa do ramo industrial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.MENEZES, T. M.SILVESTRINI, R.. Proposta de estudo para redução de sucata em uma operação de torneamento de juntas deslizantes GKN Driveline. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.. Aumento de produtividade na linha de corte de uma indústria de confecção. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.. Otimização do processo de adição de oxigênio na célula do forno elétrico a arco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.. 2018/2 Engenharia da Produção Estudo da produtividade de escavação e transporte interno de rocha fragmentada - siltito dois, em função de dois diferentes iniciadores de explosivos Rudimar de Oliveira Garcia Rafael Silvestrini Cléber Fernando Homem Suzana Michele Souza Rosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.. Implementação de um sistema de controle de propagação de material particulado estudo de caso na indústria de celulose. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.SILVESTRINI, R.. Impacto de produtos contendo formaldeido e regularização ambiental de salões de beleza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
SILVESTRINI, R.HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.. Estudo de viabilidade de implantação de energia fotovoltaica na academia fitness de charqueadas/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Redução de paradas programadas da aciaria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Aumento da lucratividade em pequena propriedade rural através da integração de dua culturas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Implantação de sistema Kanban no Preset de uma indústria farmacêutica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.SILVESTRINI, R.. A percepção dos trabalhadores em relação as falhas humanas e segurança no trabalho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.SILVESTRINI, R.. Aumento da acuracidade do estoque no almoxarifado utilizando a metodologia seis sigma. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.. Aumento da vida útil da carcaça do FEA através da modificação da composição da escória. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.. Padronização dos formatos dimensionais de embalagens em uma indústria farmacêutica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.. Redução no tempo de liberação de produto em uma indústria farmacêutica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.. Aumento do rendimento da sucata no fea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Melhoria no sistema de inertização do tubo longo do lingotamento contínuo em uma aciaria de aços especiais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.HOMEM, C. F.. Análise do sistema de movimentação para preparo de tarugos em uma indústria siderúrgica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.. Reforma e melhoria de uma máquina de corte de barras laminadas por cisalhamento em uma indústria automotiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.SILVESTRINI, R.. Otimização da eficiência Global do recurso leito fluidizado em uma indústria farmacêutica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Simulação de processo industrial através do software anylogic: estudo de caso para aplicação em sala de aula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Identificação e análise dos parâmetros do ensaio por ultrassom na linha de barras de aços especiais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.. Redução do consumo interno de energia elétrica da usina termelátrica de charqueadas tractebel energia GDF SUEZ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.MENEZES, T. M.ROSA, S. M. S.. Estudo das interrupções por explosões nos moldes de lingotamento em uma aciaria de aços especiais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.
ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.HOMEM, C. F.. Avaliação de processo gargalo em linha de inspeção: estudo de interrupção, reprogramação e rejeição. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.MENEZES, T. M.ROSA, S. M. S.. Redução do tempo de paradas não programadas no sistema de dessulfurização de gases da usina termelétrica Charqueadas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.. Análise da eficiência na unidade de educação profissional SENAI AEP Fernando de Castro Freitas em Triunfo/RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.MENEZES, T. M.SILVESTRINI, R.. Manutenção preventiva para o aumento da disponibilidade da prensa mmk-2 da GKN Driveline. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.. Avaliação da manutenção e preparação do sistema de vazamento da panela de aço em um processo siderúrgico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Proposta de melhorias de gestão na área de compras e na cadeia de suprimentos na empresa Roka Comércio de Embalagens. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.MENEZES, T. M.. Análise do fluxo de entrada de embalagem na produção de uma indústria farmacêutica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.ROSA, S. M. S.MENEZES, T. M.. Redução do custo com eletrodos na célula do forno elétrico a arco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.SILVESTRINI, R.ROSA, S. M. S.. Análise ergonômica na atividade de transporte de amostras até o laboratório metalúrgico: estudo de caso em uma indústria siderúrgica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
BORBOZA NETO, E. S.HOMEM, C. F.BARRETO, E. A.. Implantação de TRF no Processo de corte de barras laminadas em uma indústria siderúrgica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
BORBOZA NETO, E. S.HOMEM, C. F.BARRETO, E. A.. Redução do Tempo e Aumento de Produtividade logística na expedição de cargas de MDP/MDF. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
BORBOZA NETO, E. S.HOMEM, C. F.BARRETO, E. A.. Automatização do Processo de soldagem MAG na Fabricação e Montagem de Chapas Metálicas para Indústria Naval. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
BORBOZA NETO, E. S.HOMEM, C. F.BARRETO, E. A.ROSA, S. M. S.. Determinação do ganho de produtividade no Processo de Tratamento Térmico nas Matrizes da Forjaria de Charqueadas na Indústria de semi-eixos homocinéticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
BORBOZA NETO, E. S.HOMEM, C. F.BARRETO, E. A.ROSA, S. M. S.. A redução das perdas através do controle de pressões nas redes de abastecimento de água: Estudo de caso em uma empresa de saneamento no município de Canoas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
BORBOZA NETO, E. S.HOMEM, C. F.BARRETO, E. A.ROSA, S. M. S.. Gestão de Custo em uma empresa de Transporte Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
BORBOZA NETO, E. S.HOMEM, C. F.BARRETO, E. A.ROSA, S. M. S.. Análise e Previsão de Demanda: Estudo de caso de uma empresa de transporte escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
BORBOZA NETO, E. S.HOMEM, C. F.BARRETO, E. A.ROSA, S. M. S.. Adequação de Arranjo Físico para Melhorias no Gerenciamento e Atendimento ao Cliente de uma Loja de Departamento regional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
BORBOZA NETO, E. S.HOMEM, C. F.BARRETO, E. A.ROSA, S. M. S.. A Aplicação do sistema puxado através da ferramenta Kanban no processo de corte para fabricação de tulipas em uma indústria automotiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
BORBOZA NETO, E. S.HOMEM, C. F.BARRETO, E. A.ROSA, S. M. S.. Processo de Melhoria Continua em tornos CNC: Estudo de caso na unidade de manufatura de eixos da GKN driveline. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.MOREIRA, R. B.; SOUZA, M. B.;WERLANG, A.; NINA, G. L. D.; FERREIRA, M. F. J.; ZAFFARI, E. K.;MARQUES, F. G.TRAININI, M. M.. XXII Caminhos da Pesquisa e Mostra de Extensão. 2022. Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.. XX Caminhos da Pesquisa e Mostra de Extensão - Sala Temática 3 - Inovação, empreendedorismo e tecnologia.. 2020. Universidade Luterana do Brasil.
HOMEM, C. F.. Banca examinadora de trabalhos de conclusão do curso Técnico em Mecânica de Precisão.. 2012. Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão "Plínio Gilberto Kroeff".
HOMEM, C. F.. Prêmio Técnico Empreendedor. 2010. Ministério da Educação.
HOMEM, C. F.. Programa Primeira Empresa Inovadora - PRIME / FINEP. 2010. Centro de Empreendimentos do Instituto de Informática da UFRGS.
Orientou
A OBSOLESCÊNCIA PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4; 0 - UMA ANÁLISE NO CAMPO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA EMPRESA MEI DE MANUTENÇÃO MECÂNICA EM MÁQUINAS PESADAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: MODA ÍNTIMA, UMA VISÃO DE FUTURO DO SETOR TÊXTIL E CONFECÇÃO; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
MANUFATURA ADITIVA: ESTUDO SOBRE AS PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO DA MANUFATURA ADITIVA DE METAIS POR FUSÃO SELETIVA A LASER NA INDÚSTRIA AEROESPACIAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PLANO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA COM BASE NA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS E SEU IMPACTO NA TOMADA DE DECISÃO: O CASO DO PROJETO DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA CONDENSADA POR UMA EMPRESA DO SEGMENTO FARMACÊUTICO DA REGIÃO CARBONÍFERA DO RS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
Manufatura aditiva: Utilização de ligas de titânio a partir da fusão seletiva a laser (SLM); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
Estudo de implementação de sistema de geração fotovoltaico para alimentação de sistema autônomo de controle de trânsito nas margens da RS-401, no Município de São Jerônimo; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ESTUDO DE VIABILIDADE NA AQUISIÇÃO OU TROCA DE ESQUIPAMENTO EM UMA PIZZARIA DELIVERY; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO NA INDÚSTRIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
A UTILIZAÇÃO DE TRATAMENTO TÉRMICO PARA MELHORAMENTO DE PROPRIEDADES MEC NICAS EM PEÇAS METÁLICAS OBTIDAS POR MANUFATURA ADITIVA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
A UTILIZAÇÃO DE MÉTODO MULTICRITÉRIO PARA A SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS DE AUTOMATIZAÇÃO PARA O PROCESSO DE ARMAZENAGEM DE MATERIAIS DE MANUTENÇÃO, REPARO E OPERAÇÃO NO SETOR PETROQUÍMICO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
O ESTADO DA ARTE DOS PROCESSOS DE MANUFATURA ADITIVA DE METAIS E A PERCEPÇÃO DOS EMPRESÁRIOS QUANTO ÀS ALTERAÇÕES EM CURSO NOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO - UM ESTUDO DE CASO NO SETOR METALMECÂNICO DA REGIÃO CARBONÍFERA DO RS; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
GESTÃO DE CONFIABILIDADE APLICADA AOS TRANSDUTORES COLETA DE DADOS ONLINE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ELO DA VIDA - DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA FACILITADOR PARA DOAÇÃO DE SANGUE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
UTILIZAÇÃO DE GERADOR MAGNÉTICO PARA CONVERSÃO DE ENERGIA CINÉTICA EM ENERGIA ELÉTRICA APLICADO EM BICICLETA CONVENCIONAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ANÁLISE DA EFICÁCIA DE MÉTODOS DE PREVISÃO DE DEMANDA: ESTUDO DE CASO EM UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS DA CIDADE DE CHARQUEADAS- RS; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ESTUDO PARA REDUÇÃO DE TEMPO DE SETUP NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA COM O USO DA FERRAMENTA SMED; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ERGONOMIA NO SETOR FLORESTAL: análise ergonômica dos operadores de harvester; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
Emissão do Manifesto de Transporte de Resíduo (MTR) automatizada via Web Service; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ESTUDO PARA IDENTIFICAR SE OS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA EMPRESA DE CHARQUEADAS/RS NO SEGMENTO DE AUTO ELÉTRICA ESTÃO ALINHADOS COM AS NECESSIDADES DO MERCADO EM QUE ATUA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ESTUDO DE DEFINIÇÃO DO ESTOQUE MÍNIMO SEMANAL NO COMÉRCIO VAREJISTA DE BEBIDAS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
GESTÃO DE CUSTOS E GANHO DE EFICIÊNCIA NAS ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO EM UMA EMPRESA DE LOGÍSTICA DA REGIÃO CARBONÍFERA DO RS; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
MELHORIA NOS FLUXOS INTERNOS DE UMA EMPRESA DE CORTE A LASER DA REGIÃO CARBONÍFERA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
OTIMIZAÇÃO DE DESCARGA DE MATERIAIS UTILIZANDO MÉTODO SIMPLEX DE PROGRAMAÇÃO LINEAR; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS FLORESTAIS: como aumentar a produtividade da colheita, aumentando a disponibilidade das máquinas; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES RELACIONADA AOS PRODUTOS E SERVIÇOS: ESTUDO REALIZADO NUMA PADARIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
MODELO DE OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO EM UMA CONFEITARIA ARTESANAL DA REGIÃO CARBONÍFERA: UM ESTUDO DE CASO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ESTUDO PARA AUMENTO DE RENDIMENTO DE PRODUTO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
Aplicação do método QFD para validação do modelo PMBOK em paradas de manutenção programadas de prensas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ANÁLISE DO PROCESSO LOGÍSTICO DE ABASTECIMENTOP DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SAPUCAIA DO SUL ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
GESTÃO DA MANUTENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E CONFIABILIDADE DE UMA LINHA DE ENSAQUE DE POLIETILENO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
INFLUÊNCIA DO LAYOUT DO ARMAZÉM DE PRODUTOS ACABADOS NA EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE EXPEDIÇÃO DE PRODUTOS SIDERÚRGICOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
IMPLANTAÇÃO DA TRF NAS ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE MÁQUINAS FORWARDERS UTILIZADA NO PROCESSO DE COLHEITA FLORESTAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
MELHORIA NA GESTÃO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO NA CÉLULA DE DESPOEIRAMENTO DE UMA USINA SIDERÚRGICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ESTUDO DA OFERTA E DA DEMANDA DE SERVIÇOS DE AGENDAMENTO DE TRANSPORTE DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CHARQUEADAS/RS, UTILIZANDO A TEORIA DAS FILAS; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA LOGÍSTICO DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
Estudo de viabilidade para implantação da cultura de Oliveiras em propriedades rurais da região carbopetroquímica do RS; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
O TRATAMENTO DO LIXO ELETRÔNICO NO BRASIL E EM PAÍSES DESENVOLVIDOS: COMPARATIVOS PARA A QUALIFICAÇÃO DO DESCARTE E A MITIGAÇÃO DE DANOS AMBIENTAIS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
Gerenciamento de processos na prestação de serviços automotivos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
APLICAÇÃO DO MÉTODO TRF EM UMA LINHA DE INSPEÇÃO DE LAMINADOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
Plano de Gestão de Frota Terceirizada; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
Reforma e melhoria de uma máquina de corte de barras laminadas por cisalhamento em uma indústria automotiva; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
6) Projeto para aquisição e implantação de máquinas de corte e enfesto automatizadas em uma empresa de confecção; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
AVALIAÇÃO DE PROCESSO GARGALO EM LINHA DE INSPEÇÃO DE BARRAS: ESTUDO DE INTERRUPÇÃO, REPROGRAMAÇÃO E REJEIÇÃO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ESTUDO DE VIABILIDADE DA AUTOMAÇÃO DO SISTEMA DE SANEAMENTO NA CIDADE DE CANOAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
REDUÇÃO DE CUSTOS COM ELETRODOS NA CÉLULA DO FORNO ELÉTRICO A ARCO EM UMA ACIARIA DE AÇOS ESPECIAIS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
AVALIAÇÃO DA MANUTENÇÃO E PREPARAÇÃO DO SISTEMA DE VAZAMENTO DA PANELA DE AÇO EM UM PROCESSO SIDERÚRGICO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAI AEP FERNANDO DE CASTRO FREITAS EM TRIUNFO/RS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
REDUÇÃO DO TEMPO DE PARADAS NÃO PROGRAMADAS NO SISTEMA DE DESSULFORIZAÇÃO DE GASES DA USINA TERMELÉTRICA CHARQUEADAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
PROPOSTA DE MELHORIAS DE GESTÃO NA ÁREA DE COMPRAS E NA CADEIA DE SUPRIMENTOS NA EMPRESA ROKA COMÉRCIO DE EMBALAGENS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
MANUTENÇÃO PREVENTIVA PARA O AUMENTO DA DISPONIBILIDADE DA PRENSA MMK-2 DA GKN DRIVELINE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ANÁLISE DO FLUXO DE ENTRADA DE EMBALAGEM NA PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ANÁLISE E AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO DE PISCINAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
REDUÇÃO DO EMPENAMENTO DE MATERIAIS LAMINADOS À QUENTE EM UMA USINA SIDERÚRGICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PMBOK EM UMA EMPRESA DE PROJETOS INDUSTRIAIS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
AUMENTO DE PRODUTIVIDADE NA CÉLULA C (VOLKSWAGEN): ESTUDO DE CASO NA UNIDADE DE MANUFATURA DE EIXOS DA GKN DRIVELINE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
REDUÇÃO DE CUSTOS DE PRODUÇÃO ATRAVÉS DE SELEÇÃO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
IMPLANTAÇÃO DE INSERTOS EM PUNÇÕES NO FORJAMENTO DA PONTA DE EIXO EM UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
REDUÇÃO DE CONSUMO DE GÁS NATURAL DE UM FORNO DE REAQUECIMENTO DE TARUGOS NA LAMINAÇÃO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ANÁLISE DE GANHO DE PRODUTIVIDADE NA MÁQUINA EASY PACK NA LINHA DE SACHÊS DE UMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
ANÁLISE ERGONÔMICA NA ATIVIDADE DE TRANSPORTE DE AMOSTRAS ATÉ O LABORATÓRIO METALÚRGICO: ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
REDUÇÃO DE CUSTO NO TRAVAMENTO DE PRODUTOS SIDERÚRGICOS NA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE DE CARGAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
5) Proposta de implantação da manutenção preventiva em Gaiolas e Guias de laminação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Cleber Fernando Homem;
Relatório de Estágio - Projeto de Máquinas; 2002; Orientação de outra natureza; (Técnico em Mecânica de Precisão) - Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão "Plínio Gilberto Kroeff"; Orientador: Cleber Fernando Homem;
Relatório de Estágio - Projeto de Máquinas; 2002; Orientação de outra natureza; (Técnico em Mecânica de Precisão) - Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão "Plínio Gilberto Kroeff"; Orientador: Cleber Fernando Homem;
Produções bibliográficas
-
ANTONETT, E. ; SCHNEIDER, E. L. ; HOMEM, C. F. ; DIEHL, D. ; SCIENZA, L. C. ; KUNST, S. R. ; MORISSO, F. P. ; OLIVEIRA, C. T. . Análise dos processos de Cromagem, Niquelagem, Zincagem e Estanhagem. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 96828-96839, 2021.
-
HOMEM, C. F. ; HOMEM, L. F. . PROPOSTA DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA. CIÊNCIA & CONHECIMENTO - REVISTA ELETRÔNICA DA ULBRA SÃO JERÔNIMO , v. 11, p. 5-5, 2018.
-
HOMEM, C. F. ; HOMEM, L. F. . EDUCAÇÃO PARA A LIBERDADE: O EXEMPLO DE SUMMERHILL E AS PERSPECTIVAS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. CIÊNCIA & CONHECIMENTO - REVISTA ELETRÔNICA DA ULBRA SÃO JERÔNIMO , v. 11, p. 78-91, 2017.
-
HOMEM, C. F. . A DIMENSÃO DA POLITECNIA E A PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO CAIC MADEZATTI ? SÃO LEOPOLDO/RS. Ciência e Conhecimento , v. 9, p. 53-53, 2015.
-
GONÇALVES, A. A. ; MACHADO, R. R. ; DA CUNHA, R. P. ; ALCANTARA, E. B. ; ROSA, S. M. S. R. ; HOMEM, C. F. ; BARBOSA NETO, Ernani Soares. . A REDUÇÃO DAS PERDAS ATRAVÉS DO CONTROLE DE PRESSÕES NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE CANOAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SANEAMENTO. Ciência e Conhecimento , v. 9, p. 37-37, 2015.
-
HOMEM, C. F. ; Santos, A. O. ; OLIVEIRA, D. F. ; SPOHR. G. ; SOUZA. M. S. ; BEUST. M. M. ; FILHO. S. G. F. S. . Metodologia para Implementação de Inovações no Ambiente das Micro e Pequenas Empresas. 1. ed. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2013. v. 1. 76p .
-
HOMEM, C. F. . A democracia vive em nós, não nos palácios!. Portal de Notícias, São Jerônimo / RS, 09 jan. 2023.
-
HOMEM, C. F. . O papel indutor do Estado e o mundo da produção: o caso da Petrobras e a Pandemia de Covid-19. Portal de Notícias, São Jerônimo/RS, 24 fev. 2021.
-
HOMEM, C. F. . O Modo de Produção, o Modo de Consumo e o Futuro do Trabalho. Portal de Notícias, São Jerônimo/RS, 17 fev. 2021.
-
HOMEM, C. F. . Do carvão para o diamante: a região Carbonífera e o seu processo de desenvolvimento. Portal de Notícias, São Jerônimo/RS, 12 fev. 2021.
-
HOMEM, C. F. . Acreditar em nossas potencialidades ainda é a melhor saída. Jornal Folha das Máquinas, Panambi RS, p. 2 - 2, 14 fev. 2007.
-
HOMEM, C. F. . Há que se lutar!Sempre.. Manifesto - SINTEEP, Ijuí/RS, p. 02 - 02, 01 mar. 2006.
-
HOMEM, C. F. . Nada é impossível de se mudar.. Manifesto - SINTEEP, Ijuí/RS, p. 02 - 02, 02 maio 2005.
-
HOMEM, C. F. . Campanha Eleitoral - Um testes para a memória.. Revista Informação - Sinpro, Ijuí/RS, p. 8 - 8, 02 set. 2002.
-
HOMEM, C. F. . A quem pertence a língua?. Revista Informação - Sinpro, Ijuí/RS, p. 28 - 28, 28 jan. 2002.
-
HOMEM, C. F. . Como crescer em época de crise. Jornal Folha das Máquinas, Panambi - RS, p. 2 - 2, 07 fev. 2001.
-
HOMEM, C. F. . Desânimo e desenvolvimento. Jornal Folha das Máquinas, Panambi - RS, p. 2 - 2, 15 dez. 2000.
-
HOMEM, C. F. . Os círculos virtuosos e os ciclos viciosos: dos modelos econômicos à falência do consumo. Portal de Notícias, São Jerônimo/RS.
-
da LUZ, L. S. ; HOMEM, C. F. ; BARBOZA NETO, E. S. . INFLUÊNCIA DO LAYOUT DO ARMAZÉM DE PRODUTOS ACABADOS NA EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE EXPEDIÇÃO DE PRODUTOS SIDERÚRGICOS. In: XVII Caminhos da Pesquisa., 2017, São Jerônimo. XVII Caminhos da Pesquisa.. São Jerônimo: ULBRA, 2017. v. 11. p. 37-37.
-
HOMEM, C. F. ; ZULKE, R. M. . Modelagem da oferta de serviços públicos utilizando QFD. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HOMEM, C. F. . Inovação e Tecnologia como Estratégia Competitiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HOMEM, C. F. . O desenvolvimento de produtos inovadores como estratégia para competição e construção de mercados futuros.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HOMEM, C. F. . Iniciativas de inovação e tecnologia no âmbito do Rio Grande do Sul. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HOMEM, C. F. . Ferramentas de Estímulo a Inovação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HOMEM, C. F. . Ferramentas de Estímulo a Inovação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HOMEM, C. F. . MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CRUZ, D. C. ; HOMEM, C. F. ; MENEZES, ; ROSA, S. M. S. ; BARBOZA NETO, E. S. . IMPLANTAÇÃO DE TRF NO PROCESSO DE CORTE DE BARRAS LAMINADAS EM UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA. São Jerônimo: Universidade Luterana do Brasil ? ULBRA, 2014 (Revista).
-
ALVES, M. V. ; ROSA, S. M. S. R. ; HOMEM, C. F. ; MENEZES, T. M. ; BORBOZA NETO, E. S. . REDUÇÃO DO TEMPO E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE LOGÍSTICA NA EXPEDIÇÃO DE CARGAS DE MDP. São Jerônimo: Universidade Luterana do Brasil, 2014 (Revista).
-
SOUZA, E. N. ; ROSA, S. M. S. ; HOMEM, C. F. ; BORBOZA NETO, E. S. . DETERMINAÇÃO DO GANHO DE PRODUTIVIDADE NO PROCESSO DE TRATAMENTO TÉRMICO DE MATRIZES PARA FORJAMENTO EM UMA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA. São Jerônimo: Universidade Luterana do Brasil ? Ulbra, 2014 (Revista).
-
ALMEIDA, D. N. ; ROSA, S. M. S. R. ; HOMEM, C. F. ; BORBOZA NETO, E. S. . ADEQUAÇÃO DE ARRANJO FÍSICO PARA MELHORIAS NO GERENCIAMENTO E ATENDIMENTO AO CLIENTE DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTO REGIONAL. São Jerônimo: Universidade Luterana do Brasil ? Ulbra, 2014 (Revista).
-
MADRUGA, C. M. ; ROSA, S. M. S. R. ; HOMEM, C. F. ; BORBOZA NETO, E. S. . APLICAÇÃO DO SISTEMA PUXADO ATRAVÉS DA FERRAMENTA KANBAN NO PROCESSO DE CORTE PARA FABRICAÇÃO DE TULIPAS EM UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA. São Jerônimo: Universidade Luterana do Brasil ? Ulbra, 2014 (Revista).
-
LAGUNA, G. L. ; ROSA, S. M. S. R. ; HOMEM, C. F. ; BORBOZA NETO, E. S. . GERENCIAMENTO DE CUSTO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE ESCOLAR. São Jerônimo: Universidade Luterana do Brasil ? Ulbra, 2014 (Revista).
-
SOUZA, V. S. ; ROSA, S. M. S. R. ; HOMEM, C. F. ; BORBOZA NETO, E. S. . ANÁLISE E PREVISÃO DE DEMANDA: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE ESCOLAR. São Jerônimo: Universidade Luterana do Brasil ? Ulbra, 2014 (Revista).
-
ARAUJO, P. R. A. ; ROSA, S. M. S. ; HOMEM, C. F. ; BORBOZA NETO, E. S. . AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE SOLDAGEM MAG NA FABRICAÇÃO E MONTAGEM DE CHAPAS METÁLICAS PARA INDÚSTRIA NAVAL. São Jerônimo: Universidade Luterana do Brasil - Ulbra, 2014 (Revista).
-
HOMEM, C. F. ; BITELO, E. . 7 Inspirações para Inovar. Porto Alegre: SEBRAE, 2011 (Revista).
Outras produções
HOMEM, C. F. . Descascador de Cabotia. 2022.
HOMEM, C. F. ; CHONG, Wang . Prolongadores para suspensão de pulverizador agrícola.. 2003.
HOMEM, C. F. ; LEAL, A. J. M. ; MOURA, E. . Capinadeira a Fogo. 2003.
HOMEM, C. F. ; ARAUJO, V. B. ; LEAL, A. J. M. . Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga. 2003.
CHONG, Wang ; HOMEM, C. F. ; COUSSEAU, T. ; ECKHARDT, M. . Serra Circular para Corte Retilíneo de Rochas. 2003.
ANDRIGHETTO, Pedro Luis ; HOMEM, C. F. ; VALDIERO, A. C. . Desenvolvimento, construção e testes de maquinário para intalação de uma linha de produção de formas de fecho. 2000.
ANDRIGHETTO, Pedro Luis ; HOMEM, C. F. ; VALDIERO, A. C. . Alimentador eletropneumático de barras de aço para prensa excêntrica. 2000.
ANDRIGHETTO, Pedro Luis ; VALDIERO, A. C. ; HOMEM, C. F. . Alimentador pneumático para lixadeira de barras de madeira. 1999.
HOMEM, C. F. ; FRANTZ, V. F. ; SIMON, F. ; BONIATI, B. B. . Sistema de Gestão de Projetos UNIJUÍ. 2007.
HOMEM, C. F. ; SILVESTRINI, R. . Programa de Formação em Robótica e Automação. 2022.
HOMEM, C. F. ; FRANTZ, V. F. ; FRANTZ, T. R. . TecnoAgro. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa Integrado de Pesquisa,Desenvolvimento, Inovação Tecnológica e Extensão Universitária).
HOMEM, C. F. ; FRANTZ, V. F. ; FRANTZ, T. R. . TecnoEmpresa. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proggrama Integrado de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação Tecnológica e Extensão Univertsitária).
HOMEM, C. F. ; BEDIN, G. A. ; PASHE, A. I. . PIAS-FIDENE. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa Integrado de Pesquisa,Desenvolvimento, Inovação Tecnológica e Extensão Universitária).
HOMEM, C. F. . Desenho Técnico Mecânico. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
HOMEM, C. F. . Curso de Pro/ENGINEER - Wildfire. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
HOMEM, C. F. . AutoCAD Básico. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Projeto de Pesquisa em Robótica e Processos Autônomos para a Indústria 4.0, Descrição: O projeto busca desenvolver tecnologias e capital humano na Região Carbonífera do Estado do Rio Grande do Sul nas áreas de Robótica e Sistemas Autônomos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (10) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Rafael Silvestrini - Integrante.
-
2002 - 2005
Adequação de um Sistema de Colheita de Cereais, Descrição: Desenvolvimento de um sistema de colheita de cereais adaptável em tratores agrícolas de pequeno porte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Pedro Luis Andrighetto - Integrante / Antonio Carlos Valdiero - Integrante / Moacir Eckhardt - Integrante / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Adonis Pellin - Integrante / Gilberto Sackser - Integrante / Marco Antônio Taborda - Integrante., Financiador(es): Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Coordenador / Evalin de Moura - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Wang Chong - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Coordenador / Evalin de Moura - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Wang Chong - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Coordenador / Evalin de Moura - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Wang Chong - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Coordenador / Evalin de Moura - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Wang Chong - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Coordenador / Evalin de Moura - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Wang Chong - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Coordenador / Evalin de Moura - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Wang Chong - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Coordenador / Evalin de Moura - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Wang Chong - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Coordenador / Evalin de Moura - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Wang Chong - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante.Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Coordenador / Evalin de Moura - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Wang Chong - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Coordenador / Evalin de Moura - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Wang Chong - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Coordenador / Evalin de Moura - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Wang Chong - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Coordenador / Evalin de Moura - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Wang Chong - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2007
Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica, Descrição: Desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão de projetos de pesquisa e inovação, baseado nas premissas do PMBOK, adequado as necessidades da UNIJUÍ.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Viro Francisco Frantz - Integrante / Fabiana Simon - Integrante / Bruno Batista Boniati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Projeto Estrutural de Uma Serra Circular para Cortes Retilíneos em Rochas, Descrição: Projetar uma máquina totalmente nova para cortes retilíneos em chapas rochosas. Este equipamento deverá ser versátil e robusto podendo a realização de movimentos de translação nos eixos X e Y, de ajuste de profundidade de corte e da inclinação e giro do cabeçote de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Wang Chong - Coordenador / Moacir Eckhardt - Integrante / Tiago Cousseau - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2003
Desenvolvimento, construção e teste de Rotores para plataforma colhedora de milho em espiga, Descrição: Desenvolvimento de rotores com propriedades mecânicas especiais, obtidas por processo de tratamento termoquímico, objetivando nacionalizar componentes até então importados e com restrições de uso em condições de cultivo do noroeste do Estado do RS e região centro-oeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Valdir Bólico Araújo - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Desenvolvimento de uma Capinadeira a Fogo para limpeza de vias públicas., Descrição: Projeto e construção de um protótipo de uma capinadeira a fogo destinada a limpeza de vias publicas. O equipamento, tracionado por um trator, é provido de queimadores que, alimentados com combustível e ar, inflame levando as gramíneas a combustão e a morte por secagem física. Desta forma, não liberando substâncias nocivas solo, à exemplo dos secantes químicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Integrante / Amom Jecele Machado Leal - Coordenador / Evalin de Moura - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2001
Modificações no Sistema de Suspensão de um Pulverizador Autopropulsionado John Deere Modelo 4700, Descrição: Aumento da altura útili de um pulverizador autopropelido através da utilização de prolongadores para a hastes principais do sistema de suspensão, e necessária definição dos novos parâmetros de utilização em função das restrições decorrentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleber Fernando Homem - Coordenador / Wang Chong - Integrante., Financiador(es): Pioneer Sementes SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Luterana do Brasil, Unidade Universitária São Jerônimo. , Rua Antônio de Carvalho, s/nº, Centro, 96700000 - São Jerônimo, RS - Brasil, Telefone: (51) 36511121, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso - Engenharia de Produção, Carga horária: 20
2014 - Atual
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor nos cursos de Engenharia de Produção e de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial.
Atividades
-
01/2023
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física Mecânica, Desenvolvimento de Produto, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Modelagem para Tomada de Decisão, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
02/2019
Direção e administração, Unidade Universitária São Jerônimo.Cargo ou função, Coordenador de Cursos de Bacharelado de Engenharia de Produção e de CST em Gestão da Produção Industrial..
-
07/2022 - 12/2022
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estagio em Engenharia de Produção, Física Rotações e Termodinâmica, Geometria Descritiva e Desenho Técnico, Gerenciamento de Riscos Industriais, Gestão em Engenharia II, Melhoria de Processos -Implementação, Trabalho de Conclusão de Curso I e II
-
01/2022 - 06/2022
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física Rotações e Termodinâmica, Gestão em Engenharia I e II, Melhoria de Processos - Diagnóstico, Melhoria de Processos -Implementação, Modelagem para Tomada de Decisão, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
03/2021 - 03/2022
Direção e administração, Unidade Universitária São Jerônimo.Cargo ou função, Conselheiro Universitário - Suplente (ConsUn).
-
07/2021 - 12/2021
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão em Engenharia I, Gestão em Engenharia II, Melhoria de Processos - Diagnóstico, Melhoria de Processos -Implementação, Modelagem e Otimização, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
01/2021 - 06/2021
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estagio em Engenharia de Produção, Gestão em Engenharia II, Melhoria de Processos - Diagnóstico, Melhoria de Processos -Implementação, Modelagem e Otimização, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
06/2020 - 12/2020
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho com Software, Gestão em Engenharia I, Melhoria de Processos - Diagnóstico, Modelagem e Otimização, Projeto de Instalações e Layout, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
01/2020 - 06/2020
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho com Software, Desenvolvimento de Produto, Projeto de Instalações e Layout, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
06/2019 - 12/2019
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Computação Gráfica, Desenho Técnico e Geometria Descritiva, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
01/2019 - 06/2019
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Computação Gráfica, Pesquisa Operacional I, Processos de Fabricação, Projeto Tecnológico, Gerenciamento de Riscos Industriais
-
06/2018 - 12/2018
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Fábrica e Layout
-
06/2018 - 12/2018
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico e Geometria Descritiva, Gestão Tecnológica, Pesquisa Operacional II, Planejamento e Produção em Agronegócios
-
01/2018 - 06/2018
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Profissionais, Projeto de Fábrica e Layout, Máquinas Industriais
-
01/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa Operacional I, Engenharia Econômica e Análise de Investimentos
-
06/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos de Fabricção, Projeto de Fabrica e Layout
-
06/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Tecnológica, Pesquisa Operacional II, Planejamento e Produção em Agronegócio
-
01/2017 - 06/2017
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos de Fabricação, Máquinas Industriais, Fundamentos Profissionais
-
01/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Tecnológica, Pesquisa Operacional I
-
06/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia Econômica e Análise de Valor, Pesquisa Operacional II, Planejamento e Produção em Agronegócios
-
06/2016 - 12/2016
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gerenciamento do Produto e da Produção, Projeto de Fábrica e Layout
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia Econômica e Análise de Valor
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos de Fabricação, Planejamento Estratégico, Gerenciamento do Produto e da Produção, Projeto de Fábrica e Layout
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos de Fabricação, Planejamento Estratégico
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Tecnológica I, Fundamentos Profissionais, Engenharia de Produto
-
02/2015 - 06/2015
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento Estratégico
-
02/2015 - 06/2015
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gerenciamento do Produto e da Produção, Gestão Tecnológica, Introdução à Engenharia de Produção, Pesquisa Operacional I
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento Estratégico
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas de Produção II, Projeto de Fábrica e Lyout
-
05/2014 - 07/2014
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento Estratégico
-
05/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistema de Produção II
2018 - 2019
Prefeitura Municipal de Sapucaia do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Manutenção de Prédios Escolares, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pela manutenção e suprimento de materiais para o pleno funcionamento da rede de escolas municipais.
2015 - 2015
BM Araújo Montagens LTDA MEVínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 12
Outras informações:
Atividades de montagens indústrias, tubulações, estruturas metálicas e fabricação de equipamentos.
2012 - 2013
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor de Diretoria, Carga horária: 40
Outras informações:
Propor e elaborar ações de fomento e apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do RS, acompanhar sua implementação e avaliar resultados.
Atividades
-
10/2012
Outras atividades técnico-científicas , Assessoria Científica, Assessoria Científica.Atividade realizada, Elaboração de programa de apoio à inovação em MPEs do RS - TECNOVA.
2007 - 2011
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto AlegreVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico Pleno, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolver ações com foco em inovação e empreendedorismo.
Atividades
-
06/2009 - 07/2011
Direção e administração, SEBRAE/RS.Cargo ou função, Gestor da Chamada Pública de apoio à Inovação - INOVA PE/RS 2010.
-
06/2008 - 07/2011
Direção e administração, SEBRAE/RS.Cargo ou função, Gestor estadual da Chamada Pública de apoio à Inovação - INOVA PE/RS 2009.
-
06/2010 - 06/2011
Direção e administração, SEBRAE/RS.Cargo ou função, Gestor do Programa de Formação de Lideranças - LIDERAR/RS.
-
06/2010 - 06/2011
Direção e administração, SEBRAE/RS.Cargo ou função, Coordenador Estadual do Prêmio Técnico Empreendedor - MEC.
-
01/2008 - 06/2011
Direção e administração, SEBRAE/RS.Cargo ou função, Coordenador Estadual do Programa Agentes Locais de Inovação - ALI/RS.
-
10/2007 - 12/2009
Direção e administração, SEBRAE/RS.Cargo ou função, Gestor das Chamadas Públicas de projetos de Inovação SEBRAE/FINEP no RS..
2011 - 2012
Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão "Plínio Gilberto Kroeff"Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de Educação e Tecnologia, Carga horária: 40
Outras informações:
Supervisionar as áreas fins do Centro Tecnológico, nas atividades de ensino, P&D e prestação de serviços especializados, supervisionando uma equipe de 72 pessoas, 5 cursos técnicos, 1100 alunos e mais de 3000 clientes de serviços tecnológicos em carteira.
2008 - 2009
Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão "Plínio Gilberto Kroeff"Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações:
Docente do curso técnico em Mecânica de Precisão.
Atividades
-
07/2011 - 09/2012
Direção e administração, Direção.Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Metrologia Dimensional e Ensaios Mecânicos.
-
07/2009 - 12/2009
Ensino, Técnico em Mecânica de Precisão, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Métodos e Processos Inustriais, Produção Mecânica IV - Projetos Mecânicos, Materiais de Construção Mecânica.
-
01/2009 - 06/2009
Ensino, Técnico em Mecânica de Precisão, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Métodos e Processos Industriais, Produção Mecânica IV - Projeto Mecânico
-
06/2008 - 12/2008
Ensino, Técnico em Mecânica de Precisão, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Elementos de Máquina, Produção Mecânica IV - Projetos Mecânicos
2007 - 2009
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário, Carga horária: 2
1999 - 2007
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40
Atividades
-
11/2007 - 06/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Tecnologia - DeTec.Linhas de pesquisa
-
05/1999 - 11/2007
Ensino, Extensão Universitária, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Cálculo Técnico, Projeto Mecânico Assisitido por Computador, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico, Metodologia de Elaboração e Gestão de Projetos, Microinformática, Tecnologia Mecânica
-
12/2005 - 10/2007
Direção e administração, Comissão Permanente de Pessoal Técnico, Administrativo e de Apoio.Cargo ou função, Conselheiro.
-
01/2005 - 10/2007
Serviços técnicos especializados , Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional.Serviço realizado, Técnico de Projetos.
-
01/2005 - 10/2007
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Assessor para Projetos Especiais.
-
06/2004 - 12/2006
Direção e administração, Comissão Própria da Avaliação Institucional.Cargo ou função, Representante do corpo técnico administrativo.
-
07/2003 - 07/2006
Direção e administração, Câmara de Administração.Cargo ou função, Conselheiro.
-
07/2003 - 07/2006
Direção e administração, Conselho Universitário.Cargo ou função, Conselheiro Universitário.
-
06/2004 - 06/2005
Direção e administração, Comissão Própria de avaliação Institucional.Cargo ou função, Representante do Corpo Técnico-Administrativo.
-
06/2000 - 12/2004
Direção e administração, Laboratório de Projetos.Cargo ou função, Coordenador Técnico.
-
06/2002 - 12/2003
Direção e administração, Reitoria.Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de Pesquisa UNIJUÍ, do Centro Gestor de Inovação Máquinas e Implementos Agrícolas - CGI-Maq.
-
05/1999 - 05/2000
Serviços técnicos especializados , Laboratório de Projetos.Serviço realizado, Projetos Mecânicos e de Automação Industrial.
2005 - 2006
ESCOLA FRANCISCO DE ASSISVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Projeto financiado pela Secretaria de Tecnologia, órgão vinculado ao MEC, e desenvolvido em Panambi por meio de parceria firmada entre a FIDENE, por meio da Escola de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi e a empresa Kepler Weber.
Atividades
-
10/2005 - 11/2006
Ensino, Tec. Mec. Aplicada a Sist. de Conservação de Grãos, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Projeto Assistido por Computador, Desenho Técnico Mecânico
1998 - 1999
Kepler weber industrial saVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista, Carga horária: 44
Atividades
-
01/1998 - 04/1999
Serviços técnicos especializados , Divisão de Comércio Exterior.Serviço realizado, Projetista de unidades agroindustriais, instalações portuárias e maltarias.
1997 - 1997
José J. Martins ? MEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista, Carga horária: 44
Atividades
-
01/1997 - 12/1997
Serviços técnicos especializados , Engenharia.Serviço realizado, Projeto Mecânico de Máquinas e Equipamentos.
1995 - 1996
Cordoaria São Leopoldo S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Mecânico, Carga horária: 44
Atividades
-
12/1994 - 12/1995
Serviços técnicos especializados , Gerência Industrial.Serviço realizado, Manutenção do Sistema da Qualidade.
-
12/1994 - 12/1995
Serviços técnicos especializados , Gerência Industrial.Serviço realizado, Projeto de máquinas e equipamentos.
-
12/1994 - 12/1995
Serviços técnicos especializados , Gerência Industrial.Serviço realizado, Controle de Qualidade e Ensaios Mecânicos.
1994 - 1995
Infasul Metalúrgica LTDA ? MEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de Máquina - Retificador, Carga horária: 44
Atividades
-
01/1994
Serviços técnicos especializados , Produção.Serviço realizado, Operador de retificadora plana e fresadora universal.
1991 - 1994
Freios ControilVínculo: Bolsista Técnico, Enquadramento Funcional: Aprendiz Técnico, Carga horária: 44
Atividades
-
01/1990
Estágios , Manutenção.Estágio realizado, Bolsista do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cléber Fernando Homem e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?