Fernanda Verçoza Lovato Tressino
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Realizou residência médica no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre. Atualmente é membro do corpo clínico do Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi e médica oftalmologista - Consultório Particular.
Informações coletadas do Lattes em 05/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Medicina: Ciências Médicas
2023 - 2024
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Visão de Cores em Pacientes com Manifestações Clínicas de Distúrbio Comportamental do Sono REM, Ano de Obtenção: 2024
Artur Francisco Schumacher Schuh.
Especialização - Residência médica
2002 - 2004
Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre
Residência médica em: OftalmologiaNúmero do registro: .
Especialização em Fellowship em Cirurgia Plástica Ocular
2005 - 2005
Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre
Título: Fellowship em Cirurgia Plástica Ocular
Orientador: Md. Eduardo Marques Mason
Formação complementar
2001 - 2001
Período de Aprendizagem na Área Médica na Especialidade de Oftalmologia. (Carga horária: 132h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ISCMPA, Brasil.
2001 - 2001
Estágio no Departamento de Ensino do Curso de Especialização em Oftalmologi. (Carga horária: 140h). , Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre, HBO-POA, Brasil.
2000 - 2000
Estágio no Departamento de Ensino do Curso de Especialização em Oftalmologi. (Carga horária: 130h). , Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre, HBO-POA, Brasil.
2000 - 2000
Estágio Voluntário na Área de Oftalmologia. (Carga horária: 120h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ISCMPA, Brasil.
1999 - 1999
Estágio Extracurricular na Disciplina de Endocrinologia e Nutrologia ISCMPA. (Carga horária: 112h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ISCMPA, Brasil.
1999 - 1999
Endocrinology, Dep. Int. Med. Allgemeines Krankenhaus der Stadt Wien. (Carga horária: 120h). , Mediziniche Universitat Wien, MUW, Austria.
1998 - 1999
Estágio no Ambulatório de Hipertensão Hospital Universitário de Santa Maria. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
1998 - 1998
Estágio Voluntário na Área de Medicina Interna. (Carga horária: 210h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ISCMPA, Brasil.
1998 - 1998
Estágio no Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário de Santa Maria. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
XII Seminário Científico Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida. 2021. (Seminário).
XV Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia. 2019. (Congresso).
17 Jornanda Gaúcha de Oftalmologia. 2010. (Seminário).
1 Jornada Paulista de Oftalmologia. 2010. (Seminário).
XXXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. 2009. (Congresso).
11 Congresso de Oftalmologia e 10 Congresso de Auxiliar de Oftalmologia da USP. 2008. (Congresso).
16 Jornada Gaúcha de Oftalmologia. 2008. (Seminário).
XVIII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. 2008. (Congresso).
15 Jornada Gaúcha de Oftalmologia. 2006. (Seminário).
15 Jornada Gaúcha de Oftalmologia.Etiopatogenia dos Casos de Ptose Palpebral Atendidos no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre-Brazil. 2006. (Seminário).
World Ophthalmology Congress. Síndrome de Machado Joseph: relato de um caso clinico. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Toxocaríase Ocular Presumida Bilateral em Adulto: relato de um caso. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Etiopatogenia dos Casos de Ptose Palpebral atendidos no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre- Brazil. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Prevalência da Ptose Palpebral no Setor de Plástica Ocular do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre entre 1988 e 2001. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Blefarocálase. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Evaluation of 148 Patient Submited to Primary or Secondary Implants in Anophthalmic Socket with the Use of the Mules Implant. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Melanoma de Coróide em Paciente Portador de Coloboma Bilateral de Retina e Coróide: Relato de Caso Clínico. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Análise dos 126 Casos de Evisceração Realizados no Setor de Plástica Ocular do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre- Brazil- entre 1988 e 2001. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Cavidade Anoftálmica com Retração Severa: Técnica da Prótese em Trevesseiro. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Manifestações Oftalmológicas em Macroadenoma Hipofisário: Relato de Caso. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Eso e Hipotropia Monocular em Olho com Alta Miopia: Relato de Dois Casos do Fenômeno conhecido como Heavy eye. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Prevenção da Cegueira por Retinopatia da Prematuridade em Hospital da Rede Privada em Porto Alegre- Brazil. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Blefaroptose na Infância: Relação com a Ambliopia e com Erros Refracionais (resultados preliminares). 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Hemangioma Cavernoso Orbitário: Relato de Caso. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Hemorragia Vítrea como apresentação inicial de Membrana Neovascular Sub-Retiniana. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Achados Ecográficos em Pacientes Diabéticos. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. Canaliculites. 2006. (Congresso).
World Ophthalmology Congress. 2006. (Congresso).
25 Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Hemangioma Cavernoso Orbitário: Conduta no Setor de Plástica Ocular do Curso de Especialização em Oftalmologia do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre. 2005. (Seminário).
4 Congresso de Reciclagem em Oftalmologia da USP. relato de caso (Ophthalmological findings in pituitary macroadenoma: a case report). 2005. (Congresso).
Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica Ocular: Pálpebra, Órbita e Vias Lacrimais. 2005. (Simpósio).
XXVI Congresso do Hospital São Geraldo. Prevalência de Ptose Palpebral em um Setor de Plástica Ocular. 2005. (Congresso).
XXVI Congresso do Hospital São Geraldo. Análise dos 126 Casos de Evisceração Realizados no Setor de Plástica Ocular do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre- Brazil- entre 1988 e 2001. 2005. (Congresso).
XXVI Congresso do Hospital São Geraldo. Avaliação de Pacientes Submetidos a Implante Primário ou Secundário em Cavidades Anoftálmicas com Uso de Implante de Mules. 2005. (Congresso).
XXXIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Avaliação de Pacientes Submetidos a Implante Primário ou Secundário em Cavidades Anoftálmicas com o Uso de Implante de Mules. 2005. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitacão Visual. 2004. (Congresso).
XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. 2004. (Congresso).
XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Melanoma de Coróide em Paciente Portador de Coloboma Bilateral de Retina e Coróide: Relato de Caso Clínico. 2004. (Congresso).
XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Análise dos 126 Casos de Evisceração Realizados no Setor de Plástica Ocular do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre- Brazil- entre 1988 e 2001. 2003. (Congresso).
XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. 2003. (Congresso).
13 Jornada Gaúcha de Oftalmologia. 2002. (Seminário).
13 Jornada Gaúcha de Oftalmologia.Análise dos 126 Casos de Evisceração Realizados no Setor de Plástica Ocular do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre- Brazil- entre 1988 e 2001. 2002. (Seminário).
XV Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação VIsual. 2002. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação VIsual. Prevenção da Cegueira por Retinopatia da Prematuridade em Hospital da Rede Privada em Porto Alegre- Brazil. 2002. (Congresso).
IV Simpósio Internacional de Oftalmologia da Santa Casa. 2001. (Simpósio).
XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Avaliação Comparativa do Tempo de Latência no Bloqueio Peribulbar com Ropivacaína e Bupivacaína Associada à Lidocaína. 2001. (Congresso).
XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. 2001. (Congresso).
III Simpósio Internacional de Oftalmologia da Santa Casa de Porto Alegre. 2000. (Simpósio).
Jornada Gaúcha de Oftalmologia 2000.Schwanoma Cístico de Órbita: Relato de Caso. 2000. (Simpósio).
XII Congresso Brasileiro de Diabetes. Incidência de Diabetes Melitus Gestacional no Hospital Universitário de Santa Maria. 1999. (Congresso).
XIV Jornada Academica Integrada.Transtornos da Imagem Corporal em Pré-Vestibulandos de Santa Maria-RS. 1999. (Encontro).
12 FEISMA - Feira Industrial de Santa Maria. Rastreamento de Diabetes. 1997. (Feira).
Jornada Gaúcha Sexualidade e Psiquiatria.Antidepressivos Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina, Efeitos Colaterais. 1997. (Simpósio).
Jornada Gaúcha Sexualidade e Psiquiatria.Alterações Psicossociais que Envolvem a Criança submetida a Transplante de Medula Óssea. 1997. (Simpósio).
Jornada Gaúcha Sexualidade e Psiquiatria.Síndrome Pré-Menstrual, Diagnóstico, Abordagem Clínica e Tratamento. 1997. (Simpósio).
Jornada Gaúcha Sexualidade e Psiquiatria.Climatério e Menopausa, Uma Transição Existencial. 1997. (Simpósio).
Projeto de Integração UFSM com a Comunidade. 1997. (Encontro).
Simpósio Internacional da BLOSS. 1997. (Simpósio).
III Curso de Urgências e Emergências Básicas para Estudantes de Medicina. 1996. (Outra).
Curso de Primeiros Socorros. 1995. (Outra).
Produções bibliográficas
-
FORTES FILHO, JOÃO BORGES ; MAGNANI, ANDREA CUNHA ; TONIETTO, ANA PAULA ; LOVATO, FERNANDA VERÇOZA ; LOVATO TRESSINO, F. V. ; LUBISCO FILHO, H. . Choroidal melanoma in a patient with congenital bilateral chorioretinal coloboma: a case report of an extremely rare association of ocular comorbities. ARQUIVOS BRASILEIROS DE OFTALMOLOGIA , v. 73, p. 464-466, 2010.
-
LOVATO TRESSINO, F. V. ; TONIETTO, A. P. ; MASON, E. M. ; FORTES FILHO, J. B. . Evisceração: análise de 126 procedimentos realizados no setor de plástica ocular do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre entre 1988 e 2002. REVISTA BRASILEIRA DE OFTALMOLOGIA (IMPRESSO) , v. 64, p. 257-261, 2005.
-
DEITOS, T. F. H. ; GAZPARY, J. F. P. ; LOPES, J. ; LOVATO TRESSINO, F. V. . Distúrbios do Sono- Mito de Thelksis. Santa Maria: Kaza do Zé, 1999 (capítulo de livro).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Clínica Vittamed. , Av Osvaldo Aranha, 1395, sala 210, Centro, 95330000 - Veranópolis, RS - Brasil, Telefone: (54) 34412701, Fax: (54) 34412709
Experiência profissional
2005 - Atual
Consultório ParticularVínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Médica Oftalmologista, Carga horária: 30
Outras informações:
Atendimento Médico em Consultório - Consultas
2006 - 2011
Hospital Banco de Olhos de Porto AlegreVínculo: Membro do Corpo Clínico, Enquadramento Funcional: Autonomo
2009 - Atual
Hospital Comunitário São Peregrino LazzioziVínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Membro do Corpo Clínico, Carga horária: 6
2008 - 2010
Posto de Saúde Município de TriunfoVínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Médica Oftalmologista, Carga horária: 12
2007 - 2008
Posto de Saúde Município de OsórioVínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Médica Oftalmologista, Carga horária: 3
2005 - 2009
Hospital Ernesto DornellesVínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Membro do Corpo Clínico, Carga horária: 12
2005 - 2006
Centro Clínico GaúchoVínculo: , Enquadramento Funcional: Médica Oftalmologista, Carga horária: 10
2004 - 2005
Posto de Saúde do Município de São LeopoldoVínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Médica Oftalmologista, Carga horária: 6
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda Verçoza Lovato Tressino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?