Lyokelly Pinho Araujo

Bacharel em Ciências Biológicas com Ênfase em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006). Especialista em Biologia Molecular Aplicada à Medicina Forense pela Universidade do Estado da Bahia (2007) e em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009). Mestranda em Zoologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é professora de turmas do Tempo Juvenil do Colégio Estadual José Ferreira Pinto, professora do Ensino Fundamental II da Escola Castro Alves e do Colégio Gênesis e analista universitária da Divisão de Educação, Acervo Didático e Divulgação (DEADD) do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

Informações coletadas do Lattes em 02/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Zoologia

2013 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Frequência de helmintos (Nematoda) e protozoários (Protista) em lavados da superfície externa de Diptera (Insecta) coletados em Feira de Santana e Salvador, BA,Orientador:
Aristeu Vieira da Silva.Palavras-chave: parasitos; Diptera; vetorização.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos / Especialidade: Helmintologia Animal. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos / Especialidade: Helmintologia Humana.

Especialização em Biologia Celular

2008 - 2009

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Fatores de virulência de Escherichia coli causadoras de diarréia no Brasil: uma revisão
Orientador: Claudio Roberto Nobrega Amorim

Especialização em Biologia Molecular Aplicada à Medicina Forense

2004 - 2005

Universidade do Estado da Bahia
Título: A Contextualização da Problemática da Violência Sexual com Vistas à Implementação do Exame de DNA na Bahia
Orientador: Márcia Valéria F. D. dos Santos

Graduação em andamento em Enfermagem

2009 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

2004 - 2006

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: A Orientação Sexual no cotidiano da escola:uma abordagem do tema transversal no município de Feira de Santana ? Ba
Orientador: Cláudia de Alencar Serra e Sepúlveda

Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas

1998 - 2002

Universidade Estadual de Feira de Santana

Formação complementar

2016 - 2016

Curso de Capacitação em Elaboração de Projetos escolares. (Carga horária: 135h). , Instituto Pró Saber, IPS, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Capacitação em Educação e Controle Ambiental. (Carga horária: 90h). , Instituto Pró Saber, IPS, Brasil.

2011 - 2011

Elaboração de Projetos. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Atualização em Tratamento de Queimados. (Carga horária: 10h). , Associação dos Fonoaudiólogos de Feira de Santana, AFFES, Brasil.

2008 - 2008

Coordenador de Laboratório de Informática. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.

1993 - 1993

Reflexão sobre a prática pedagógica. (Carga horária: 24h). , Associação Feirense de Atletas Corredores, AFAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia.

Organização de eventos

VALVERDE, M. C. C. ; OLIVEIRA, T. V. ; ARAUJO, L. P. ; CASTRO, H. B. ; GOMES, M. C. B. . XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2015. (Outro).

ARAUJO, L. P. . Seminário Olhares Multifacetados da Avaliação. 2011. (Outro).

GIULIETTI, A. M. ; SANTOS, F. A. R. ; ARAUJO, L. P. . XXII Encontro Regional de Botânicos. 2000. (Outro).

Participação em eventos

Feira de Memórias 2017. Mulheres: fortes na vida, silenciadas na história. 2017. (Feira).

I Encontro Gênesis de Educação. 2016. (Encontro).

XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Exposição Miscelânea Zoológica. 2014. (Outra).

XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2013. (Outra).

IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Stand do Museu de Zoologia. 2012. (Outra).

Palestra A Relação Museu de Ciências - Escola. 2012. (Outra).

Palestra O Conceito de Transposição Didática em Yves Chevallard. 2012. (Outra).

Treinamento: tecnologia e a Mediação do Educador. 2012. (Outra).

XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia. 2012. (Congresso).

Seminário Olhares Multifacetados da Avaliação.Coordenadora do evento. 2011. (Seminário).

Atualização em Tratamento de Queimados. 2010. (Seminário).

Hepatite: Diagnóstico Clínico, Laboratorial e Tratamento. 2010. (Seminário).

I Jornada Regional de Emergências Clínicas. 2010. (Outra).

VI Semana do Calouro de Enfermagem: Estou na Enfermagem e Agora?. 2009. (Seminário).

Biocombustíveis: Energia do Futuro ou Marketing. 2008. (Seminário).

O Professor de Ciências, o Ensino de Ciências e o Material Didático. 2008. (Seminário).

Reunião regional da SBPC-BA. 2004. (Outra).

I Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste. 2003. (Encontro).

I Semana de Saúde da UEFS. 2002. (Outra).

IV Encontro de Biologia da UEFS. 2002. (Encontro).

III Curso de Exames Laboratoriais. 2001. (Outra).

III Encontro de Biologia da UEFS. 2000. (Encontro).

XXII Encontro Regional de Botânicos. 2000. (Encontro).

Amamentar: educar para a vida. 1999. (Seminário).

XII Encontro de Zoologia do Nordeste. 1999. (Encontro).

XIV Jornada Universitária da UEFS.Monitoria do Mini-Curso Identificação das Principais Famílias de Peixes Ósseos Ocorrentes no Litoral do Estado da Bahia. 1999. (Outra).

XIV Jornada Universitária da UEFS. 1999. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Rafael Casaes de Brito

ARAUJO, L. P.; CERQUEIRA, W. R. P.; PAIVA, A. S.;ARAUJO, L. P.. O Museu de Zoologia da UEFS como espaço não formal de educação: uma experiência com estudantes de uma escola pública de Feira de Santana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, L. P. ; GRANJEIRO, E. M. . Congresso Educação de Jovens e Adultos: intervenção do PIBID Biologia em uma escola básica de Feira de Santana - Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, L. P. ; ANJOS, K. C. P. . Sociedade, Sexo e Sexualidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, L. P. . Confecção de réplicas de animais para fins didáticos e expositivos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, L. P. ; CASTRO, H. B. . MZFS: um espaço de educação não-formal para a aprendizagem no campo da Zoologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, L. P. ; SILVA, A. V. . Descobrindo a ciência pela Parasitologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    requência de helmintos (Nematoda) e protozoários (Protista) em lavados da superfície externa de Diptera (Insecta) coletados em Feira de Santana e Salvador, BA, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido para o Programa de Pós-Graduação em Zoologia, com o objetivo principal de detectar a presença de helmintos e protozoários na superfície de dípteros muscóides sinantrópicos coletados em Feira de Santana e Salvador - BA. Para tanto, fez-se necessário avaliar se o local de coleta e as condições ambientais influenciaram na frequência de famílias de dípteros coletados, considerando, inclusive, se houve associação entre estes parâmetros. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lyokelly Pinho Araujo - Integrante / Aristeu Vieira da Silva - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Descobrindo a Ciência pela Parasitologia, Descrição: A pesquisa científica pelo processo continuado de busca, tratamento e transformação de informações, pode ter impacto benéfico no Ensino Formal, contribuindo para a formação de um aluno crítico e participativo. Este projeto, tendo como tema central a captura e identificação de moscas sinantrópicas, bem como seu papel na vetoriação de parasitos de interesse em saúde pública, pretende contemplar todos os passos de um projeto de pesquisa convencional, ou seja, o planejamento (projeto) das atividades, a determinação e a execução da metodologia mais adequada para que sejam atingidos os objetivos, a construção de ferramentas de análise dos dados, e, finalmente, a divulgação dos resultados obtidos à comunidade. Para tanto a equipe executora do projeto, representada por docentes, técnicos e acadêmicos de pós-graduação e graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, numa série de reuniões com o Comitê Escolar, formado por professores da escola de primeiro grau parceira na execução do projeto, irá transferir conhecimentos e habilidades relacionados, não só com o tema de investigação do projeto, mas como a própria praxis científica. Este Comitê, no ambiente escolar, com o auxílio e supervisão de acadêmicos de graduação (bolsista de Iniciação Científica) e de pós-graduação da UEFS, farão a transferência de conhecimentos e habilidades aos alunos que voluntariamente aderirem ao projeto. Finalmente, estes alunos, ainda sob a supervisão do bolsista Professor Investigador, auxiliado pelos acadêmicos de graduação e pós-graduação da UEFS, executarão as atividades inerentes ao projeto de pesquisa proposto. Em todas as etapas do processo serão privilegiadas atividades que permitam a efetiva participação, tanto do Comitê Escolar, quanto dos alunos da escola, na tomada de decisões sobre a execução de todos os passos do projeto. As atividades do projeto serão integradas às atividades curriculares, principalmente das disciplinas de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa, p. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lyokelly Pinho Araujo - Integrante / Aristeu Vieira da Silva - Coordenador / Joelande Esquivel Corrêa - Integrante / Freddy Ruben Bravo Quijano - Integrante / Thayana Teles Dalencar Monteiro - Integrante / Mariana Silva Marques - Integrante / Sofia Marinho da Natividade - Integrante / Patricia Carneiro da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

Prêmios

2010

6° lugar no Concurso para Técnicos Universitários da UEFS - analista universitário - Biólogo, Universidade Estadual de Feira de Santana.

2009

Professora Homenageada, Faculdade de Tecnologia e Ciências - EaD.

2006

3° lugar no Concurso Público da SEC-BA para professor de Biolgia, Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Castro Alves. , Rua Castro Alves, Centro, 44100000 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (075) 988147305, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2014

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

2013 - 2014

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

  • 09/2012 - 08/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Ciências II

2014 - Atual

Colégio Estadual José Ferreira Pinto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2012 - 2012

FASB

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Atividades

  • 07/2012 - 07/2012

    Ensino, Docência na Educação Básica: Biologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Biologia

2012 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Universitário - Bióloga, Carga horária: 30

2011 - 2012

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Professor Investigador - Projeto, Carga horária: 12

2007 - 2014

Escola de 1º Grau Ernestina Carneiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2006 - 2007

Faculdade de Tecnologia e Ciências - ead

Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20

2011 - Atual

escola castro alves

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 5

2003 - Atual

escola castro alves

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9

2000 - 2007

Escola Metodo

Vínculo: Professora de Ciências, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

2016 - Atual

Colégio Gênesis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 9