Pamela dos Reis Salcedo
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2017) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2021). Atualmente é enfermeira do Centro de Referência à Saúde da Mulher da Prefeitura Municipal de Itajaí e docente do curso de enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, diabetes mellitus, saúde da mulher e da criança.
Informações coletadas do Lattes em 08/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Enfermagem
2018 - 2021
Universidade Estadual de Maringá
Título: Estudo da coorte de bebes de risco nascidos em Maringá - PR no ano de 2008
Sonia Silva Marcon. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Enfermagem; Saúde da Família.Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em Enfermagem
2016 - 2017
Universidade Estadual de Maringá
Título: MANEJO DO DIABETES MELLITUS POR PESSOAS EM USO DE INSULINA
, Ano de Obtenção: 2017.Sonia Silva Marcon.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Enfermagem; Diabetes Mellitus; Insulina; Promoção da Saúde.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Especialização em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia
2016 - 2017
AVM EDUCACIONAL LTDA.
Título: PARTO DOMICILIAR: uma revisão bibliográfica
Graduação em Enfermagem
2008 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Rede de Apoio à Puérpera
Orientador: Nair Regina Ritter Ribeiro
Formação complementar
2021 - 2021
Gestão Sistêmica para Instituições de Educação Superior. (Carga horária: 60h). , Hoper Educação, HOPER, Brasil.
2021 - 2021
Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-juvenil. (Carga horária: 6h). , Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá, RFCC, Brasil.
2018 - 2018
70º Congresso Brasileiro de Enfermagem. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEn/NACIONAL, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.
Organização de eventos
REIS, P. . XVII Semana de Enfermagem da FAP - Enfermagem: uma profissão;muitos caminhos. 2023. (Congresso).
PAMELA DOS REIS, PAMELA DOS REIS . XVII Semana de Enfermagem: Além de uma Missão uma Ciência. 2022. (Congresso).
REIS, PAMELA DOS . XVI Semana de Enfermagem da Faculdade Adventista Paranaense. 2021. (Congresso).
REIS, P. . Avanços da enfermagem no mercado de trabalho. 2020. (Outro).
REIS, P. . V Simpósio Internacional de Enfermagem ? Uma trajetória de sucesso. 2019. (Congresso).
MARCON, SS ; REIS, P. ; PERUZZO, HE . II Congresso Internacional de Enfermagem à Família, IV Congresso Nacional de Enfermagem à Família da UEM, XVI Encontro do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Família e Saúde (LEIFAMS), 20 anos do Grupo de Ensino, Pesquisa, Assistência e Apoio às Famílias (NEPAAF).. 2016. (Congresso).
REIS, P. ; BORBA, C ; VANZIN, A. S . ENFERMAGEM UFRGS E A CAPITAL DA SOLIDARIEDADE: Promovendo Autoestima e Qualidade de Vida no Município de Alvorada, RS.. 2011. (Outro).
Participação em eventos
V Congreso Internacional de AINEC-LA. Extensão Universitária durante a Covid-19: Uma oportunidade para o fortalecimento de ações voltadas à reforma de Saúde no Campus Universitário. 2021. (Congresso).
Congresso Universitário do Instituto Adventista Paranaense. 2020. (Congresso).
I Jornada Nacional de Segurança do Paciente. 2020. (Congresso).
22º CBCENF. VIVÊNCIA DE MÃES DE CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA. 2019. (Congresso).
22º CBCENF. CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA COMUNICAÇÃO COM AS PESSOA SURDAS. 2019. (Congresso).
V Simpósio Internacional de Enfermagem ? Uma trajetória de sucesso,. 2019. (Congresso).
70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e 5º Colóquio Latino Americano de História da Enfermagem,. PERCEPÇÕES E ATITUDES DE IDOSOS EM RELAÇÃO À INSULINOTERAPIA. 2018. (Congresso).
IV Simpósio Internacional de Enfermagem ? A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar,. Liderança em enfermagem: uma competência gerencial para o sucesso. 2018. (Congresso).
21º Semana de Enfermagem do HCPA. O Cuidado Humanizado e a Equipe de Enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva: Revisão Integrativa. 2012. (Congresso).
11º Congresso de Stress da ISMA ? BR, 13º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 3º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 3º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público.. 2011. (Congresso).
22ª Semana de Enfermagem do HCPA. 2011. (Congresso).
HIV/AIDS: a enfermagem, a transmissão vertical e a atuação frente a mães em perda do aleitamento materno. 2011. (Seminário).
21ª Semana de Enfermagem do HCPA. 2010. (Congresso).
30ª Semana Cientifica do HCPA. 2010. (Congresso).
I Simpósio Sobre o Uso Seguro de Medicamentos. 2010. (Simpósio).
1º Encontro Interdisciplinar Sobre Dor ? HCPA. 2009. (Encontro).
20ª Semana de Enfermagem do HCPA e da Escola de Enfermagem da UFRGS. 2009. (Congresso).
Biossegurança na Perspectiva do Trabalho e da Pesquisa em Saúde. 2009. (Seminário).
Semana Acadêmica da Enfermagem: Refletindo a Profissão. 2009. (Encontro).
V Simpósio do Processo e Diagnóstico de Enfermagem ? HCPA. 2009. (Simpósio).
Participação em bancas
Reis, P; Araújo, CRMA;REIS, P.. Estilo de vida de estudantes universitários de uma instituição confessional do norte do Paraná.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista do Paraná.
REIS, P.. Participação do homem no planejamento familiar.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Adventista do Paraná.
PAMELA DOS REIS, PAMELA DOS REIS. Planejamento familiar: conhecimento e utilização de métodos contraceptivos por funcionários de uma instituição de ensino privada do noroeste do Paraná. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista do Paraná.
DOS REIS, PAMELA. Assistência de enfermagem ao paciente renal crônico em hemodiálise: uma revisão integrativa da literatura.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Adventista do Paraná.
REIS, PAMELA DOS. Comportamentos de risco estudantes universitários de uma instituição confessional do noroeste do Paraná/PR.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista do Paraná.
Reis, P;REIS, PAMELA DOS. Assistência de enfermagem a mulheres vítimas de violência doméstica. 2022.
REIS, P.. Assistência de enfermagem e a vivência da mulher no parto normal. 2022.
REIS, P.. .Uso e vivências com drogas em acadêmicos de enfermagem. 2022.
REIS, P.. Edson Thiago Nogueira.. 2022.
REIS, P.. Desafios de viver frente ao Linfedema após mastectomia e esvaziamento axilar. 2022.
REIS, P.. Gestação em decorrência do abuso sexual ? Revisão integrativa da literatura. 2022.
REIS, P.. Saúde da mulher no sistema prisional. 2022.
REIS, P.. Síndrome de burnout em profissionais de enfermagem durante a pandemia Covid-19. 2022.
REIS, P.. As repercussões do abuso sexual no desenvolvimento da criança e do adolescente. 2022.
REIS, P.. Contracepção na adolescência. 2021.
REIS, P.. Taxa de incidência de transtornos neuróticos, relacionados com ?stress? e somatoformes. 2021.
REIS, P.. Princípios fundamentais do exercício profissional e o comportamento ético de enfermeiros: revisão integrativa. 2021.
REIS, P.. Representação da esquizofrenia na perspectiva da família.. 2021.
REIS, P.. Experiência paterna de participação durante a gestação e parto da companheira: uma revisão integrativa. 2021.
REIS, P.. Avaliação da família com uma adolescente no período da amamentação do seu bebê segundo o modelo Calgary.. 2021.
REIS, P.. Auditoria na qualidade dos registros de enfermagem em Centro Cirúrgico: uma revisão integrativa.. 2021.
REIS, P.. A vivência do paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico: revisão integrativa da literatura.. 2021.
REIS, P.. .A influência da espiritualidade e da religiosidade na vivência de mulheres com câncer de mama: uma revisão integrativa da literatura. 2021.
REIS, P.. .Ansiedade e depressão na adolescência: uma revisão integrativa.. 2021.
REIS, P.. .Sintomas psicossociais atribuídos por mulheres mastectomizadas: uma revisão da literatura. S. 2021.
REIS, P.. Estilo de vida e comportamento de risco em estudantes do ensino médio do município de Floresta/PR.. 2020.
REIS, P.. A experiência da amamentação: uma revisão integrativa.. 2020.
REIS, P.. Estado Nutricional de Estudantes do ensino médio de uma instituição de ensino confessional no noroeste do Paraná.. 2020.
REIS, P.. Participação do pai na gestação e nascimento ? uma revisão integrativa da literatura.. 2020.
REIS, P.. O papel do enfermeiro na acreditação hospitalar: uma revisão integrativa da literatura.. 2019.
REIS, P.. O papel da enfermagem na humanização do parto hospitalar.. 2019.
REIS, P.. .Visão das mulheres de uma comunidade religiosa sobre a violência doméstica.. 2019.
REIS, P.. Estilo de vida de estudantes universitário de uma escola confessional no norte do Paraná.. 2019.
REIS, P.. A vivência da família frente ao nascimento do bebê prematuro ? uma revisão integrativa.. 2019.
REIS, P.. .A enfermagem e a sexualidade na adolescência ? revisão integrativa.. 2019.
Marcon, JL;REIS, P.; Santos, P. Impacto da alimentação saudável baseada nos princípios bíblicos no desenvolvimento infantil: uma revisão bibliográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP.
Araújo, CRMA;REIS, P.; Fonseca, E. A vivência da maternidade por mulheres privadas de liberdade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP.
Fonseca, E;REIS, P.; Piolli, KC. A enfermagem e o cuidado ao bebê prematuro e sua família na UTI neonatal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP.
Orientou
; ? Vivência do cuidador formal frente ao processo do luto; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista do Paraná; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
? O conhecimento dos trabalhadores rurais de Pernambuco sobre o Câncer de Pele; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista do Paraná; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
; ? O papel da enfermagem no manejo de recém-nascidos prematuros: uma revisão integrativa da literatura; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista do Paraná; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
O papel da enfermagem no cuidado aos portadores de Fibrose Cística: uma revisão integrativa da literatura; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista do Paraná; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
? Assistência de enfermagem às crianças e adolescentes em cuidados paliativos: uma revisão integrativa; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista do Paraná; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
? Intenção comportamental de acadêmicos de enfermagem acerca da promoção do envelhecimento bem-sucedido; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista do Paraná; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS COMO UM FATOR PRIMÁRIO PARA PREVENIR DOENÇAS: MONITORAÇÃO DA ADESÃO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
EXPERIÊNCIA DE MULHERES DURANTE O PROCESSO DO TRABALHO DE PARTO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
O RESGATE AEROMÉDICO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR E O PAPEL DO ENFERMEIRO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
REPERCUSSÃO DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA E NÍVEL DE ESTRESSE DE ALUNAS DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM REGIME DE INTERNATO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
PERSPECTIVA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A ASSISTÊNCIA AOS SURDOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA A MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
Prazer e Sofrimento de Profissionais de Enfermagem em Pronto Socorro; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
Distresse Moral: a realidade dos enfermeiros no Brasil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
Desafios Enfrentados no Trabalho da Equipe de Enfermagem em Centro Cirúrgico; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
Infecções relacionadas à assistência em saúde; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
vivência da mulher no parto normal e a assistência de enfermagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
Fibromialgia e Qualidade de Vida; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Adventista Paranaense - IAP; Orientador: Pamela dos Reis Salcedo;
Produções bibliográficas
-
CAMPAROTO, CAMILA WOHLENBERG ; HADDAD, MARIA DO CARMO FERNANDEZ LOURENÇO ; TESTON, ELEN FERRAZ ; REIS, PAMELA DOS ; MARCON, SONIA SILVA . Nurses? perspectives on the use of telemonitoring in the management of people with diabetes and hypertension. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 77, p. e20230481, 2024.
-
FERREIRA, PATRÍCIA CHATALOV ; TESTON, ELEN FERRAZ ; CARVALHO, BRÍGIDA GIMENEZ ; SILVA, JOICE LOURENÇO DA ; REIS, PAMELA DOS ; ROSSI, ROBSON MARCELO ; MARCON, SONIA SILVA . FACTORS ASSOCIATED WITH THERAPEUTIC NON-ADHERENCE AMONG HYPERTENSIVE INDIVIDUALS WHO SEEK EMERGENCY CARE. Revista Cogitare Enfermagem , v. 28, p. e86141, 2023.
-
VIEIRA, VIVIANE CAZETTA DE LIMA ; MARCON, SONIA SILVA ; ARRUDA, GUILHERME OLIVEIRA DE ; TESTON, ELEN FERRAZ ; NASS, EVELIN MATILDE ARCAIN ; REIS, PAMELA DOS ; MARQUETE, VERÔNICA FRANCISQUETI ; FERREIRA, PATRÍCIA CHATALOV . Fatores associados ao nascimento de filhos de imigrantes no sul do Brasil. ACTA PAUL DE ENFERM , v. 35, p. eAPE0313345, 2022.
-
REIS, PAMELA DOS ; MARCON, SONIA SILVA ; ICHISATO, SUELI MUTSUMI TSUKUDA ; BERNARDINO, FABIANE BLANCO SILVA ; NEVES, ELIANE TATSCH ; SILVA, DIEGO ALEXANDRE ROZENDO DA ; VIEIRA, VIVIANE CAZETTA DE LIMA ; ZANI, ADRIANA VALONGO . Problemas emocionais e comportamentais em pré-adolescentes classificados como recém-nascidos de risco. ACTA PAUL DE ENFERM , v. 35, p. eAPE02937, 2022.
-
SOUZA, REBECA ROSA DE ; MARCON, SONIA SILVA ; TESTON, ELEN FERRAZ ; BARRETO, MAYCKEL DA SILVA ; REIS, PAMELA DOS ; CECILIO, HELLEN POLLYANNA MANTELO ; MARQUETE, VERÔNICA FRANCISQUETI ; FERREIRA, PATRICIA CHATALOV . From diagnosis to complications: experiences of those who live with systemic lupus erythematosus. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 75, p. e20200847, 2022.
-
SOUZA, REBECA ROSA DE ; BARRETO, MAYCKEL DA SILVA ; TESTON, ELEN FERRAZ ; REIS, PAMELA DOS ; CECILIO, HELLEN POLLYANNA MANTELO ; MARCON, SONIA SILVA . DUALITY OF LIVING WITH SYSTEMIC LUPUS ERYTHEMATOSUS: FLUCTUATING BETWEEN -GOOD DAYS- AND -BAD DAYS-. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 30, p. e20200210, 2021.
-
SOUZA, REBECA ROSA DE ; MARCON, SONIA SILVA ; TESTON, ELEN FERRAZ ; REIS, PAMELA DOS ; SEGURAÇO, RICARDO DE SOUZA CAMPOS ; SILVA, Eraldo Schunk ; GIACON-ARRUDA, BIANCA CRISTINA CICCONE ; AQUILES, GRACE JACQUELINE . Fatores influentes da qualidade de vida em pessoas com lúpus eritematoso sistêmico. Acta Paulista de Enfermagem , v. 34, p. eAPE01173, 2021.
-
ARCAIN NASS, EVELIN MATILDE ; SILVA MARCON, SONIA ; FERRAZ TESTON, ELEN ; VICCENTINE COUTINHO MONTESCHIO, LORENNA ; DOS REIS, PAMELA ; CAZETTA DE LIMA VIEIRA, VIVIANE . Maternal factors and early weaning from exclusive breastfeeding / Atores maternos e o desmame precoce do aleitamento materno exclusivo. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 13, p. 1698-1703, 2021.
-
REIS, P. ; MARCON, SS ; NASS, EVELIN MATILDE ARCAIN ; ARRUDA, G. O. ; BACK, I. R. ; LINO, IVEN GIOVANNA TRINDADE ; FRANCISQUETI, V. . DESEMPENHO DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS NA INSULINOTERAPIA. Revista Cogitare Enfermagem , v. 25e, p. e66006, 2020.
-
REIS, P. ; MARCON, SONIA SILVA ; TESTON, E. F. ; NASS, E. M. A. ; RUIZ, A. G .B ; FRANCISQUETI, V. ; SILVA, Eraldo Schunk ; OTERO, L. M. . Intervenção educativa sobre o conhecimento e manejo de insulina no domicílio. Acta Paulista de Enfermagem , v. 33, p. eAPE20190241, 2020.
-
NOGUEIRA, IA ; REIS, PAMELA DOS ; MARCON, SONIA SILVA ; HIGARASHI, I. H. ; BALDISSERA, V. D. A. . A identidade social do idoso na perspectiva de crianças.. REVISTA BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA , v. 22, p. e190185, 2020.
-
FAVARO, LEDA CRISTINA ; MARCON, SONIA SILVA ; ARCAIN NASS, EVELIN MATILDE ; PAMELA DOS REIS, PAMELA DOS REIS ; ICHISATO, SUELI MUTSUMITSUKUDA ; BEGA, ALINE GABRIELA ; PAIANO, MARCELLE ; LINO, IVEN GIOVANNA TRINDADE . NURSE'S PERCEPTION ON ASSISTANCE TO CHILDREN WITH SPECIAL HEALTH NEEDS IN PRIMARY CARE. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 24, p. e-1277, 2020.
-
REIS, P. ; MARCON, SS ; BATISTA, V. C. ; MARQUETE, V. F. ; NASS, EVELIN MATILDE ARCAIN ; FERREIRA, P. C. ; ICHISATO, SUELI MUTSUMITSUKUDA . Repercussões da alergia ao leite de vaca sob a ótica materna. Rev Rene , v. 21, p. e42929, 2020.
-
DIAS, BEATRIZ CAROLINA ; MARCON, SONIA SILVA ; REIS, PAMELA DOS ; LINO, IVEN GIOVANNA TRINDADE ; OKIDO, ALINE CRISTIANE CAVICCHIOLI ; ICHISATO, SUELI MUTSUMI TSUKUDA ; NEVES, ELIANE TATSCH . Family dynamics and social network of families of children with special needs for complex/continuous cares. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM , v. 41, p. e20190178, 2020.
-
BATISTA, VANESSA CARLA ; MARCON, SONIA SILVA ; PERUZZO, HELLEN EMÍLIA ; RUIZ, ALINE GABRIELA BEGA ; REIS, PAMELA DOS ; SILVA, ANA MARIA NUNES DA ; MANDÚ, EDIR NEI TEIXEIRA . Prisoners of suffering: perception of women on violence practiced by intimate partners. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 73, p. e20190219, 2020.
-
REIS, PAMELA DOS ; ARRUDA, G. O. ; NASS, EMA ; RATUCHNEI, ES ; HADDAD, M. C. F. L. ; MARCON, SONIA SILVA . Autocuidado e percepção do tratamento para o diabetes por pessoas em uso de insulina. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 10, p. e60, 2020.
-
LINO, I. G. T. ; TESTON, E. F. ; MARCON, SS ; ANDRADE, S. M. O. ; MARQUES, F. R. B. ; NASS, EMA ; REIS, P. ; MARCHETI, M. A. . DESAFIOS PARA O CUIDADO ÀS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. REME - REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM (ONLINE) , v. 24, p. e1340, 2020.
-
MARQUETE, VERÔNICA FRANCISQUETI ; REIS, PAMELA DOS ; SILVA, Eraldo Schunk ; MARCHINI, KAUANA BORGES ; COSTA, MARIA ANTONIA RAMOS ; MARCON, SONIA SILVA . Influência da habilidade comunicacional dos pais nas orientações de saúde ao filho surdo. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 28, p. e52265, 2020.
-
NASS, EVELIN MATILDE ARCAIN ; REIS, PAMELA DOS ; TESTON, E. F. ; ICHISATO, S. M. T. ; SALCI, M. A. ; MARCON, SONIA SILVA . KNOWLEDGE OF TEACHERS OF ELEMENTARY SCHOOL ON DIABETES AND ITS MANAGEMENT IN THE SCHOOL ENVIRONMENT. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 23, p. e1186, 2019.
-
NASS, EVELIN MATILDE ARCAIN ; MARCON, SONIA SILVA ; TESTON, ELEN FERRAZ ; HADDAD, MARIA DO CARMO FERNANDEZ LOURENÇO ; REIS, PAMELA DOS ; LINO, IVEN GIOVANNA TRINDADE . Autoeficácia psicossocial em jovens com Diabetes Mellitus e sua influência no autocuidado. Rev Rene , v. 20, p. e41412, 2019.
-
NASS, EVELIN MATILDE ARCAIN ; MARCON, SONIA SILVA ; TESTON, ELEN FERRAZ ; REIS, PAMELA DOS ; PERUZZO, HELLEN EMÍLIA ; MONTESCHIO, LORENNA VICCENTINE COUTINHO ; BEGA, ALINE GABRIELA ; HADDAD, MARIA DO CARMO FERNANDEZ LOURENÇO . Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®. Acta Paulista de Enfermagem , v. 32, p. 390-397, 2019.
-
ARRUDA, GUILHERME OLIVEIRA DE ; LEAL, LUZIA BORGES ; PERUZZO, HELLEN EMILIA ; NASS, EVELIN MATILDE ARCAIN ; REIS, PAMELA DOS ; MARCON, SONIA SILVA . Percepções da família acerca do cuidado ao homem com alguma condição crônica/ Family perceptions about care for men with chronic conditions. CIÊNCIA, CUIDADO E SAÚDE (ONLINE) , v. 17, p. 1-10, 2018.
-
BORGES, FERNANDA ; BARRETO, MAYCKEL DA SILVA ; REIS, PAMELA DOS ; VIEIRA, CLÁUDIA SILVEIRA ; MARCON, SONIA SILVA . Percepções e atitudes de crianças que vivenciam a obesidade. Rev Rene , v. 19, p. 3261, 2018.
-
MARCON, SS ; TESTON, E. F. ; BARRETO, MS ; PERUZZO, HE ; RUIZ, A. G .B ; REIS, P. . Reflexões finais: a assistência, o ensino e a pesquisa no cotidiano do núcleo de ensino, pesquisa, assistência e apoio à família - Nepaaf. In: Sonia Silva Marcon; Elen Ferraz Teston; Mayckel da Silva Barreto; Ingrid Elsen.. (Org.). A família como foco no fazer cotidiano do ensino, pesquisa e assistência de enfermagem. 1ed.Londrina: EDUEL, 2019, v. 1, p. 361-388.
-
NOGUEIRA, IA ; REIS, P. ; HIGARASHI, I. H. ; MARCON, SS ; BALDISSERA, V. D. A. . A SAÚDE DOS IDOSOS NA PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS. In: Isabelle Cordeiro de Nojosa Sombra. (Org.). Enfermagem Moderna: Bases de Rigor Técnico e Científico 4.. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 4, p. 292-297.
-
MATOS, A. C. G. ; REIS, P. ; MARCON, SONIA SILVA . CONHECIMENTO DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS SOBRE USO/MANEJO DA INSULINA NO COTIDIANO. In: 27º Encontro Anual de Iniciação Científica - UEM, 2018, Maringá. Anais 27º Encontro Anual de Iniciação Científica - UEM, 2018.
-
NOGUEIRA, I. S. ; REIS, P. ; MARCON, SONIA SILVA ; BALDISSERA, V. D. A. . A saúde dos idosos na percepção de crianças. In: V Simpósio Internacional de Enfermagem UEM, 2019, Maringá. Anais V Simpósio Internacional de Enfermagem: uma trajetória de sucesso. Maringá, 2019.
-
SOUZA, C. W. ; METZKER, I. M. R. ; GARCIA, L. M. P. ; REIS, P. . A importância da auditoria de enfermagem no meio hospitalar. In: V Simpósio Internacional de Enfermagem - UEM, 2019, Maringá. Anais V Simpósio Internacional de Enfermagem: uma trajetória de sucesso, 2019. p. 95-96.
-
METZKER, I. M. R. ; SOUZA, C. W. ; GARCIA, L. M. P. ; REIS, P. . Assistência de enfermagem ao paciente com pé diabético. In: V Simpósio Internacional de Enfermagem - UEM, 2019, Maringá. Anais V Simpósio Internacional de Enfermagem - UEM, 2019.
-
GARCIA, L. M. P. ; METZKER, I. M. R. ; SOUZA, C. W. ; REIS, P. . Assistência de enfermagem e cuidados paliativos ao adolescente diagnosticado com câncer. In: V Simpósio Internacional de Enfermagem - UEM, 2019, Maringá. Anais V Simpósio Internacional de Enfermagem - UEM, 2019.
-
MARCON, SS ; REIS, P. ; NASS, EMA . DIREITOS DE PESSOAS EM USO DE INSULINA AO TRATAMENTO: DO PRECONIZADO À REALIDADE. In: o 20º SENPE ? Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e o 1º SINPE ? Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem, 2019, Rio de Janeiro. Anais 20º SENPE, 2019. v. 20.
-
NASS, EMA ; REIS, P. ; ROMERO, R. T. ; LINO, I. G. T. ; MARCON, SS . ?PERCEPÇÕES SOBRE O CUIDADO COM CRIANÇAS ALIMENTADAS POR TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL DOMICILIAR. In: II Simpósio de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente,, 2019, Londrina. ANAIS do II Simpósio de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente,, 2019.
-
COSTA JUNIOR, V. S. ; SOUZA, L. S. ; OLIVEIRA, W. R. ; RAMOS, A. C. ; REIS, P. . MORTALIDADE POR H1N1 EM CURITIBA - PR. In: IV Congresso Internacional de Enfermagem AINCE ? LA ?O passado e o futuro da Enfermagem Adventista ? Nosso Legado?,, 2019, São Paulo. Anais IV Congresso Internacional de Enfermagem AINCE ? LA ?O passado e o futuro da Enfermagem Adventista ? Nosso Legado?,. São Paulo: UNASP, 2019.
-
REIS, P. ; NASS, EMA ; MARCON, SS ; VIEIRA, V. C. L. ; FRANCISQUETI, V. . VIVÊNCIA DE MÃES DE CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA. In: 22o CBCENF (Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem), 2019, Foz do Iguaçu. Anais - 22º CBCENF, 2019.
-
REIS, PAMELA DOS ; NASS, E. M. A. ; BELLINI, L. C. ; MARCON, SONIA SILVA . PERCEPÇÕES E ATITUDES DE IDOSOS EM RELAÇÃO À INSULINOTERAPIA. In: 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem/ 5º Colóquio Latino Americano de História da Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Brasilia: Aben, 2018. v. 1. p. 1-1.
-
RATUCHNEI, ES ; COSTA, J. R. ; REIS, PAMELA DOS ; MARCON, SONIA SILVA . ADESÃO AO TRATAMENTO NÃO MEDICAMENTOSO POR PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2. In: 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais do 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Brasília: Aben, 2018. v. 1.
-
RATUCHNEI, ES ; SANTOS, K. M. ; BATISTA, V. C. ; REIS, P. ; MARCON, SONIA SILVA . COMPLICAÇÕES OCASIONADAS PELO DIABETES MELLITUS TIPO 2. In: 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais 70º CBENF. Brasília: Aben, 2018.
-
NASS, E. M. A. ; COSTA, J. R. ; REIS, P. ; PERUZZO, HE ; RUIZ, A. G .B ; MARCON, SONIA SILVA . PERCEPÇÃO DE CUIDADORES FAMILIARES SOBRE A TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL DOMICILIAR. In: 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais 70º CBENF. Brasília: Aben, 2018.
-
BELLINI, L. C. ; BACK, I. R. ; BATISTA, V. C. ; REIS, P. ; MARCON, SONIA SILVA . PREVALÊNCIA DE SINAIS E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS 2. In: 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais 70º CBENF. Brasília, 2018.
-
NASS, E. M. A. ; REIS, P. ; MARCON, SONIA SILVA . PARENTALIDADE NA ADOLESCÊNCIA. In: I Simpósio internacional de Pós-graduação em Enfermagem da UEM, 2018, Maringá. Anais I Simpósio internacional de Pós-graduação em Enfermagem da UEM, 2018.
-
BELLINI, L. C. ; BACK, I. R. ; BATISTA, V. C. ; REIS, P. ; MARCON, SS . PREVALÊNCIA DE SINAIS E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS 2. In: http://www.abeneventos.com.br/70cben/anais/edicao-apresentacao.htm, 2018, Curitiba. 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e o 5º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem,, 2018.
-
REIS, PAMELA DOS ; SOARES, JR ; MONTESCHIO, L. V. C. ; SILVA, T. F. C. ; MARCON, SS . PARTO DOMICILIAR PLANEJADO: RESPEITO À OPÇÃO DA MULHER. In: 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2016, Cuiabá. Anais - 19º CBCENF. Brasília: Associação Brasileira de Enfermagem, 2016. v. 1. p. 1-1.
-
REIS, PAMELA DOS ; NASS, EMA ; SOARES, JR ; MARCON, SS ; RIBEIRO, NRR . APOIO À MULHER NO PUERPÉRIO TARDIO. In: 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2016, Cuiába. Anais - 19º CBCENF. Brasília: Aben, 2016. v. 1. p. 1-1.
-
REIS, LC ; REIS, PAMELA DOS ; MARCON, SS . Diagnósticos de Enfermagem na Assistência Domiciliar. In: II Congresso Internacional de Enfermagem à Família, 2016, Maringá. Anais II Congresso NEPAAF, 2016. v. 1. p. 1-1.
-
REIS, P. ; NASS, EMA ; MARCON, SS ; RIBEIRO, NRR . Apoio Familiar no Puerpério. In: II Congresso Internacional de Enfermagem à Familia, 2016, Maringá. Anais II Congresso NEPAAF, 2016.
-
SOUZA, C. W. ; MARCON, SS ; REIS, PAMELA DOS . Perspectiva de enfermeiros sobre uso do telemonitoramento no acompanhamento de pessoas com diabetes e hipertensão. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , 2025.
-
ARGILERO, K. F. ; REIS, P. . MONITORAÇÃO DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM RESTAURANTE: A PANDEMIA COMO MARCO TEMPORAL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
REIS, P. . Extensão Universitária durante a COVID-19: Uma oportunidade para o fortalecimento de ações voltadas à reforma de saúde no Campus Universitário. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, W. R. ; REIS, P. ; RAMOS, A. R. V. C. . Mortalidade brasileira por obesidade: o reflexo da transição nutricional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, MARIA ANTONIA RAMOS ; BATISTA, V. C. ; MARCON, SONIA SILVA ; SANTOS, R. M. S. ; FERREIRA, P. C. ; REIS, PAMELA DOS ; FRANCISQUETI, V. . CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA COMUNICAÇÃO COM AS PESSOA SURDAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REIS, PAMELA DOS ; NASS, EMA ; VIEIRA, V. C. L. ; FRANCISQUETI, V. ; COSTA, J. R. ; RATUCHNEI, ES ; MARCON, SS . VIVÊNCIA DE MÃES DE CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REIS, P. . Minicurso: Liderança em enfermagem: uma competência gerencial para o sucesso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REIS, P. ; NASS, EMA ; MARCON, SS ; RIBEIRO, NRR . Apoio à mulher no puerpério tardio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, T. F. C. ; MONTESCHIO, L. V. C. ; REIS, P. ; MARCON, SS . PARTO DOMICILIAR PLANEJADO: RESPEITO À OPÇÃO DA MULHER. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, JR ; REIS, P. ; MARCON, SS ; BARRETO, MS . CAMINHOS PERCORRIDOS E NECESSIDADE DE SUPORTE AO FAMILIAR NO ATENDIMENTO EMERGENCIAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REIS, LC ; REIS, P. ; MARCON, SS . DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA DOMICÍLIAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REIS, P. ; NASS, E. M. A. ; MARCON, SS ; RIBEIRO, N. R. R. . APOIO FAMILIAR NO PUERPÉRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
REIS, P. . Consultoria ad hoc de resumos expandidos no 29º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e 9º Encontro Anual de Iniciação Científica Junior (Eaic Jr). 2020.
REIS, P. . Consultoria ad hoc de trabalhos científicos apresentados no V Simpósio Internacional de Enfermagem ? Uma trajetória de sucesso,. 2019.
REIS, P. . Consultor ad Hoc de trabalhos científicos do II Simpósio Internacional do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem: a cronicidade em diversos cenários e abordagens de cuidado e I Simpósio Internacional de Interprofissionalidade na Saúde. 2019.
PERUZZO, HE ; REIS, P. ; NASS, E. M. A. ; COSTA, J. R. ; BATISTA, V. C. . ?Liderança em enfermagem: uma competência gerencial para o sucesso?. 2018. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Enfermagem, Carga horária: 21
Outras informações:
Ingresso por Processo Seletivo
2021 - 2023
Faculdade Adventista Paranaense - IAPVínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2018
Faculdade Adventista do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Enfermagem, Carga horária: 25
Outras informações:
Professora de Contexto Epidemiológico e Saúde ColetivaSupervisora de Estágio de Saúde Coletiva
2018 - 2021
Faculdade Adventista do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Enfermagem, Carga horária: 35
Outras informações:
Professora das Disciplinas de Princípios de Saúde, Contexto Epidemiológico, Saúde Coletiva, Enfermagem em Centro Cirúrgico e CME, Estágio Supervisionado e orientadora de TCC
2013 - 2014
Hospital Nossa Senhora da ConceiçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 36
2014 - 2016
PREFEITURA MUNICIPAL DE PAROBÉVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2024 - Atual
Hospital da UNIMED litoralVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira - pediatria, Carga horária: 36
2012 - 2012
Fundação Hospitalar de RolanteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 36
2008 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: outros, Enquadramento Funcional: Aluno
2011 - 2012
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa assistencial
2010 - 2010
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Serviço de Emergência
2025 - Atual
Prefeitura Municipal de ItajaíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30
Outras informações:
Centro de Referência em Saúde da Criança e da Mulher
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pamela dos Reis Salcedo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?