Eloisa Helena Ferreira Pillon

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984). Atualmente é tutora do Curso de Especialização em Saúde da Familia na modalidade EAD da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Enfermeiro técnico científico - Secretaria da Segurança Pública RS.

Informações coletadas do Lattes em 08/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em HUMANIZAÇÃO DA ATENÇÃO E GESTÃO DO SUS

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: LÚCIA OTONELLI CRESCENTE

Especialização em Formação de Facilit. de Ed. Permanente em Saúde

2005 - 2005

Fundação Oswaldo Cruz
Orientador: Vera Guidolin

Especialização em Habilitação em Enfermagem de Saúde Pública

1985 - 1986

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Maria Elena da Silva Nery

Graduação em ENFERMAGEM

1979 - 1984

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Arlete Vanzin

Formação complementar

2004 - 2004

Vigilância Epidemiológica nas DTAs. (Carga horária: 50h). , Escola de Saúde Pública.

1988 - 1988

Instrutor/Superv. na Assist. Clínica de Enfermagem. (Carga horária: 260h). , Ministério da Saúde.

1988 - 1988

Capacitação Pedagógica para Enfermeiro. (Carga horária: 80h). , Ministério da Saúde.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

II Curso de Sensibilização à Cultura e à Prática do"Fare Insieme" no campo da Saúde Mental. 2010. (Oficina).

Curso de Capacitação em Abordagem e Tratamento do Fumante. 2010. (Oficina).

Comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial em São Borja.Saúde Mental : Consolidar avanços e enfrentar desafios. 2010. (Encontro).

II Conferência Municipal de Saúde Mental.Saúde Mental: direito e compromisso de todos. 2010. (Outra).

III Conferência Estadual de Saúde Mental do RS. 2010. (Outra).

Seminário Mutualidade em Saúde Mental.Trabalho em rede na Saúde Mental Regional em Santo Ângelo. 2009. (Seminário).

Capacitação de Saúde Mental.Política Regional de Saúde Mental. 2007. (Encontro).

Mostra Macrorregional de Experiências em Alimentação e Nutrição. 2007. (Outra).

II Capacitação e Sensibilização em Saúde Mental. 2007. (Outra).

I Mostra Estadual de Experiências em Alimentação e Nutrição e II Encontro Estadual dos Coordenadores Regionais de Alimentação e Nutrição. 2006. (Seminário).

I Seminário de Humanização da Região das Missões. 2006. (Seminário).

I Simpósio Internacional : A Primeira Infância no Desenvolvimento Econômico Sustentável. 2006. (Simpósio).

Capacitação Criança Sem Anemia no RS. 2006. (Oficina).

Capacitação Inicial e Aperfeiçoamento para GTMs e Monitores do Programa Primeira Infância Melhor. 2006. (Oficina).

Capacitação para Detecção em Hanseníase. 2006. (Oficina).

II Encontro dos Coordenadores Regionais em Alimentação e Nutrição e I Mostra Estadual de Experiências em Alimentação e Nutrição. 2006. (Encontro).

IX Encontro Nacional de Aleitamento Materno. 2006. (Encontro).

I Encontro Estadual do Centro de Atenção Psicossocial CAPS. 2006. (Encontro).

Segundo Seminário de Políticas Públicas e Saúde: Gestão em Saúde e Desenvolvimento Sustentável. 2005. (Seminário).

Curso de Capacitação de Abordagem Intensiva do Fumante. 2005. (Oficina).

Curso de Capacitação em Saúde Mental. 2005. (Oficina).

Capacitação em Vigilância Alimentar e Nutricional. 2005. (Encontro).

Capacitação de Atenção Básica e Saúde Mental. 2005. (Encontro).

3º Encontro Técnico das Coordenadorias Regionais de Saúde da Política de Alimentação e Nutrição. 2005. (Encontro).

Capacitação de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica. 2005. (Outra).

I Fórum Estadual de Doenças Emergentes e Reemergentes. 2004. (Outra).

Produções bibliográficas

  • PILLON, E. H. F. . Saúde Mental :direito e compromisso de todos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PILLON, E. H. F. . Prevenção de Câncer no Meio Rural através da Consulta de Enfermagem. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2007

    percepção de familiares a cerca da contribuição do CAPS na redução das internações psiquiátricas no município de Santo Ângelo, sede da 12ª CRS/SES/RS, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões advindas da parceria entre a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo, 12ª Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo no que tange à investigação e identificação da percepção de familiares acerca da contribuição do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na redução das internações psiquiátricas. Foi realizada abordagem metodológica do tipo quali-quantitativa a partir de entrevistas contendo questões aberto-fechadas aplicadas pelos pesquisadores durante visita domiciliar a uma amostra de famílias dos pacientes intensivos acompanhados pelo CAPS. O estudo mostra que, na visão dos familiares, dos pacientes, houve redução nos casos de internação psiquiátrica na grande maioria dos usuários do serviço avaliado, além de grande melhora no relacionamento familiar, desenvolvimento de atitudes mais sociáveis por parte do paciente, melhorando a convivência. Desta forma, comprova-se os preceitos da Reforma Psiquiátrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eloisa Helena Ferreira Pillon - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • secretaria da segurança pública rs. , Antunes Ribas,3609, CENTRO NORTE, 98801-590 - Santo Angelo, RS - Brasil, Telefone: (55) 33132340, Fax: (55) 33132340

Experiência profissional

2012 - Atual

Secretaria da Segurança Pública RS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Técnico Científico, Carga horária: 40

2012 - Atual

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Tutora de curso EAD, Carga horária: 20

2008 - 2008

Escola da URI

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora do Curso Técnico de Enfermagem . Disciplina : Enfermagem sa Saúde Mental

1987 - 1994

Secretaria Estadual da Saúde RS

Vínculo: Servidor público municipal, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40