-
2020 - Atual
Covid-19 e a estrutura urbana: correlações e o controle da pandemia, Descrição: Em vista à grande tensão mundial vivida pela pandemia da Covid-19 com milhares de pessoas sendo afetadas, aliadas às proporções e velocidade de disseminação do vírus nos grandes centros urbanos, cabem estudos buscando identificar possíveis relações de efeito e causa. Nesse sentido, a pesquisa busca investigar a existência de correlações da contaminação e da disseminação da doença em cidades a partir das características de sua configuração espacial urbana e ambiental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Raquel Weiss - Coordenador / Daiane Regina Valentini - Integrante / Talita Micheleti Honorato da Silva - Integrante / Renata Franceschet Goettems - Integrante / Luis Guilherme Aita Pippi - Integrante.
-
2019 - Atual
Sistemas urbanos e regionais: análise espacial e configuracional do caso de Cachoeira do Sul (RS, Brasil), Descrição: A pesquisa proposta tem como objetivo descrever e analisar a estrutura espacial e configuracional do município de Cachoeira do Sul (RS), bem como sua inserção na rede de cidades em âmbito regional. O estudo pretende contribuir no avanço do conhecimento sobre padrões de distribuição das atividades urbanas, bem como investigar a natureza e o papel da configuração urbana nesses processos. A estruturação de uma base de dados geoespacial tem potencial de contribuir para análises da estrutura espacial e configuracional de sistemas urbanos e regionais e para o estabelecimento de indicadores de desempenho espacial, além de contribuir tanto para o desenvolvimento regional, para uma integração entre academia e sociedade e entre academia e poder público. Os resultados alcançados poderão ser disponibilizados aos gestores públicos e órgãos municipais, com o objetivo de facilitar ao poder executivo possíveis encaminhamentos para proposta de elaboração e/ou revisão do planejamento municipal, uma vez que informações de ordem técnica são essenciais no subsídio a decisões de ações de planejamento. Ademais, será possibilitado aos acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo ter contato com as teorias e modelos de uso do solo e de morfologia urbana, além de se amparar no sensoriamento remoto, no geoprocessamento, na análise geoestatística e na modelagem configuracional destinadas à análise espacial e sistêmica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Raquel Weiss - Integrante / Letícia de Castro Gabriel - Integrante / BARBARA MARIA GIACCOM RIBEIRO - Coordenador / Clarice Maraschin - Integrante / JULIANA SILVA PAVAN - Integrante / MANOELA DA ROSA SALVADOR - Integrante.
-
2019 - Atual
Sistemas de Espaços Livres na transformação da paisagem de cidades pequenas e médias do Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto se insere nas preocupações da Rede de Pesquisa QUAPÁ-SEL, de Projeto Temático ?Os Sistemas de Espaços Livres na transformação da paisagem: políticas e Projetos?, desenvolvido sob coordenação do Laboratório QUAPÁ da FAUUSP com o envolvimento da Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL. Esta investigação busca complementar a discussão do Sistemas de Espaços Livres ampliando o olhar para cidades pequenas e médias do Rio Grande do Sul, de forma a analisar as relações entre os espaços livres, a produção da forma urbana, uso cotidiano e apropriação, estabelecendo critérios de avaliação e proposição para políticas e projetos de qualificação socioambiental dos espaços livres. Pretende-se estabelecer princípios teóricos e aplicar os métodos da rede de pesquisa para a realidade de municípios de dinâmica local, contribuindo para as diversas escalas de análise necessárias para a compreensão dos processos de transformação da paisagem. Espera-se, como resultado, a identificação das particularidades dos espaços livres sulistas de cidades de porte médio e pequeno, estimulando mais abordagens sobre a diversidade dos espaços livres brasileiros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Weiss - Integrante / Letícia de Castro Gabriel - Integrante / BARBARA MARIA GIACCOM RIBEIRO - Integrante / HENRIQUE SANCHES BARBOZA DE OLIVEIRA - Integrante / LARISSA RITHIELI RAMOS - Integrante / NADIANE DIAS JORIS - Integrante / VERONICA GARCIA DONOSO - Coordenador.
-
2019 - Atual
Ecologia da paisagem: o uso de métricas da paisagem aplicado à análise e planejamento da paisagem urbana e rural da Região Geográfica Imediata de Cachoeira do Sul-RS, Descrição: Pertencente a Região Geográfica Intermediária de Santa Maria, conforme nova classificação do IBGE desde 2017, a Região Geográfica Imediata denominada Cachoeira do Sul é constituída pelos municípios de Cachoeira do Sul, Paraíso do Sul, Cerro Branco e Novo Cabrais. Baseada a partir da rede urbana como principal elemento de referência, a reestruturação regional tem como polo o município de Cachoeira do Sul. Entretanto, os demais municípios apresentam características territoriais variadas, que os diferem de Cachoeira do Sul principalmente em extensão territorial e populacional. Tais aspectos refletem a riqueza dessa região, sobretudo em termos paisagísticos, pois abarca os dois grandes biomas do RS- no norte o Bioma Mata Atlântica e na metade-sul, o Bioma Pampa. Além disso, são municípios com características e dinâmicas territoriais diferentes que lhes conferem além das feições físicas, distintas características morfológicas, sociais, culturais e econômicas que se refletem na apropriação e dinâmica da paisagem urbana e rural. Nesse sentido, o projeto de pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e avaliar essa variabilidade da paisagem da Região Geográfica Imediata de Cachoeira do Sul de modo a auxiliar no planejamento territorial, potencializar e preservar os seus valores paisagísticos. Pra tanto, o projeto se apropria de estudos e métodos oriundos da ecologia da paisagem, os quais tem uma abordagem quantitativa e qualitativa que permite identificar e mensurar a configuração e composição da paisagem resultantes do meio natural e antrópico, seja rural ou urbano. A partir disso, gerar um panorama da região pensando em ações estratégicas de planejamento da paisagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Raquel Weiss - Coordenador / Luis Guilherme Aita Pippi - Integrante / Letícia de Castro Gabriel - Integrante / Renata Michelon Cocco - Integrante / BARBARA MARIA GIACCOM RIBEIRO - Integrante / VERONICA GARCIA DONOSO - Integrante / LUAN DA SILVA KLEBERS - Integrante / Régis Josué Bohn - Integrante.
-
2015 - Atual
Espaço urbano, paisagem e turismo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alina Gonçalves Santiago em 10/06/2020., Descrição: A apropriação do espaço livre público tem um papel fundamental no desempenho da cidadania. As cidades têm relegado a qualificação destes espaços em prol de investimentos que priorizam a infra-estrutura viária e o crescimento sem limites.As transformações nas paisagens urbanas têm gerado conseqüências ambientais e enormes impactos sociais. Sem desprezar esses impactos, esta pesquisa preocupa-se com as modificações ocorridas no âmbito dos espaços livres públicos ena forma urbana com a perda da identidade do. Esta temática retorna a uma leitura de ?turismos? na cidade, ao mesmo tempo em termos de lugares, de motivações, de práticas, de ritmos. A cidade tornou-se um destino multiforme. No entanto, a crescente presença do turismo na cidade se impõe no quotidiano urbano à vida temporária e implica refletir sobre esta coabitação. Insere-se também na abordagem da rede de pesquisa nacional desencadeado pelo projeto QUAPÁ ? SEL do Laboratório da Paisagem da Faculdade de Arquitetura. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (10) . , Integrantes: Raquel Weiss - Integrante / Alina Gonçalves Santiago - Coordenador / Cláudia Maté - Integrante / Vanessa Casarin - Integrante / Luciana Noronha Pereira - Integrante / Márcia Regina Escorteganha Laner - Integrante / Virginia Gomes de Luca - Integrante / Talita Micheleti - Integrante / Lucas Rudolpho - Integrante / Filipa Sofia Gonçalo Vilhena Neves Cabrita - Integrante / Juliana Castro - Integrante / Daysa Medeiros - Integrante / Paula Fogaça - Integrante.
-
2014 - 2017
Criminalidade, uso do solo e forma do ambiente construído: Investigando a influência da visibilidade, acessibilidade e diversidade na distribuição de ocorrências criminais, Descrição: O objetivo geral da presente proposta de pesquisa é investigar a relação entre aspectos da forma do ambiente construído (e seu tecido social) e a incidência de crimes. Mais especificamente, pretendemos: - Verificar se a forma da malha viária possui influência na distribuição da ocorrência de crimes, facilitando ou dificultando o acesso e a fuga; - Investigar o papel das características da forma arquitetônica no que diz respeito à promoção de visibilidade entre as edificações e o espaço público para determinar se os efeitos mais significativos estão associados a uma maior ou menor ocorrência de crimes (através de possibilidade de identificar os alvos ou de vigilância natural, respectivamente); - Aprofundar o entendimento dos diferentes usos do solo e horários de funcionamento no processo de seleção dos alvos pelos criminosos. - Entender os diferentes perfis espaciais , entendidos como combinações recorrentes de características da forma do ambiente construído, para os diversos tipos de crimes considerados na pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Raquel Weiss - Integrante / Talita Micheleti Honorato da Silva - Integrante / Cláudia Maté - Integrante / Amanda de Carvalho D'Ignazio Corrêa - Integrante / Renato Tibiriçá de Saboya - Coordenador / Roberto de Oliveira - Integrante / Timóteo Schroeder - Integrante.
-
2014 - Atual
METODOLOGIA DE ANÁLISE E INVENTÁRIO DOS ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS NA PAISAGEM NATURAL E CONSTRUÍDA DE SANTA MARIA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luis Guilherme Aita Pippi em 08/05/2019., Descrição: O núcleo de Santa Maria, diante do projeto temático de pesquisa de âmbito nacional, tem como objetivo prioritário de pesquisa o Planejamento Ecológico da Paisagem e sua base para a estruturação do Sistema de Espaços Livres para a porção sul do Brasil parte central do Rio Grande do Sul, região esta caracterizada por uma paisagem e ecossistemas únicos com características impares, devido ao encontro do Pampa Gaucho com a Reserva de Biosfera de Mata Atlântica. Representando o nucleo regional RS e Santa Maria no Projeto Temático de Pesquisa QUAPÀ-SEL: Os Sistemas de Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea no Brasil QUAPÁ-SEL, coordenado nacionalmente pelo núcleo São Paulo e sediado junto ao laboratório da paisagem da FAUUSP. A respectiva pesquisa contribuiu com a analise do sistema de espaços livres intraurbanos públicos e privados da cidade de Santa Maria no período de 2006-2011 (QUAPÁ-SEL I) e 2014-atualidade (QUAPÁ-SEL II). A atual pesquisa consiste na utilização de 4 métodos de pesquisa: quantitativas e qualitativa no qual são caracterizados os condicionantes físico-ambientais e antrópicos dos espaços públicos, também são avaliados os comportamentos sociais e os tipos de apreensões e percepções. Os dados são tabulados com estatística, estatística descritiva e espacializados em Sistema de Informações Geográficas (GIS) os quais serão feitos mapas temáticos tais como mapas de comportamento, densidade de uso, entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Raquel Weiss - Integrante / PIPPI, Luis Guilherme Aita - Coordenador / GRIGOLETTI, Giane de Campos - Integrante / Daiane Regina Valentini - Integrante / Larissa Carvalho Trindade - Integrante / Renata Franceschet Goettems - Integrante / Fábio Lúcio Lopes Zampieri - Integrante / Josicler Orbem Alberton - Integrante / Letícia de Castro Gabriel - Integrante / Alice Rodrigues Lautert - Integrante / Ana Júlia Breunig de Freitas - Integrante / Felipe Segala Gravina - Integrante / Henrique de Freitas Schwingel - Integrante / Jorge Luiz Argenta Nercolino - Integrante / Letícia de Fátima Durlo Coutinho - Integrante / Marcos Guterres Giovelli - Integrante / Paula Gabbi Polli - Integrante / Renata Michelon Cocco - Integrante / Leonardo Martins Penna - Integrante.
-
2014 - Atual
Planejamento da Paisagem e Sistema de Espaços Livres Intra-Urbanos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luis Guilherme Aita Pippi em 19/06/2016., Descrição: O grupo de pesquisa tem como base trabalhos de pesquisa, de extensão e ensino em paisagismo pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria que abordam direta ou indiretamente os espaços livres intra-urbanos e o planejamento ecológico da paisagem, de forma a compreender os diferentes universos através das suas relações, arranjos, composições, formas, funções, conectividades, categorizações, apropriações e percepções na produção da forma urbana das cidades contemporâneas, bem como seu papel na constituição da esfera pública. As pesquisas abrangem levantamento e intervenções com metodologias quantitativas e qualitativas, análises dos resultados, sua triangularização e elaboração espacial com simulações em Arc Map 10.2.2, constituem-se em material didático para o ensino, pesquisa e extensão na graduação e pós-graduação, artigos e palestras e comunicações. Destacam-se outros desdobramentos temáticos: ugreenways,corredores verdes, redes sociais e desenho urbano. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (34) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (14) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raquel Weiss - Integrante / PIPPI, Luis Guilherme Aita - Coordenador / GRIGOLETTI, Giane de Campos - Integrante / Leonora Romano - Integrante / Renata Venturini Zampieri - Integrante / Atahualpa Ayala Gomez - Integrante / Marcos Fontoura Cartana - Integrante / Daiane Regina Valentini - Integrante / Ricardo de Souza Rocha - Integrante / Larissa Carvalho Trindade - Integrante / Cassio Lorensini - Integrante / Thais Caetano Bochi - Integrante / Renata Rotta - Integrante / Felipe Dotto de Moraes - Integrante / Renata Franceschet Goettems - Integrante / Raquel Rosado Radaelli - Integrante / Ana Paula Nogueira - Integrante / Daniele Faccin - Integrante / Danuza Barasuol Kitlaus - Integrante / Dilson Nicoloso Cechin - Integrante / Fábio Henrique Soares Angeoletto - Integrante / Fábio Lúcio Lopes Zampieri - Integrante / Fábio Müller - Integrante / Josicler Orbem Alberton - Integrante / Letícia de Castro Gabriel - Integrante / Michelle Campos Morais - Integrante / Wilton de Araujo Medeiros - Integrante / Ísis Portolan dos Santos - Integrante / Alice Rodrigues Lautert - Integrante / Ana Helena Leichtweis - Integrante / Ana Júlia Breunig de Freitas - Integrante / Ana Júlia Scortegagna Socal - Integrante / Andressa Campos Osorio - Integrante / Bibiana Silveira Nunes - Integrante / Bruna Golin - Integrante / Bruna Zambonato - Integrante / Bárbara Piazer Scalcon - Integrante / Camila Zambenedetti Lucca - Integrante / Carol Wobeto de Oliveira - Integrante / Clarissa Squizani Manske - Integrante / Cristiane Medina Almeida - Integrante / Felipe Segala Gravina - Integrante / Filipe Bassan Marinho Maciel - Integrante / Gabriela Botton Pozzebon - Integrante / Gabriela Valente Caçola Pozzatti - Integrante / Helena Reginato Gabriel - Integrante / Hellen Landrino - Integrante / Henrique de Freitas Schwingel - Integrante / Jonatan Possebon Carvalho - Integrante / Jorge Luiz Argenta Nercolino - Integrante / Larissa Heinen Strauss - Integrante / Lauren Destri Gomes - Integrante / Letícia de Fátima Durlo Coutinho - Integrante / Luiza Cigana Stella - Integrante / Luzia Olivier Brand - Integrante / Marcos Guterres Giovelli - Integrante / Mariane Gomes Farias - Integrante / Matheus do Amaral Moraes - Integrante / Maurício Picetti dos Santos - Integrante / Michelle Stürmer Vidal - Integrante / Nasthasha Yumi Baptista - Integrante / Natan Ilha de Mello - Integrante / Oziel Rocha Karnopp - Integrante / Paola Corrêa Borges - Integrante / Paula Gabbi Polli - Integrante / Paula Maronesi Lehr - Integrante / Pâmela Klein - Integrante / Rafaela Gelatti Senna - Integrante / Raiana Spat Ruviaro - Integrante / Renata Michelon Cocco - Integrante / Rodrigo Ackermann - Integrante / Silvia Farias - Integrante.
-
2012 - Atual
Desenho Urbano e Paisagem, Descrição: O Grupo Desenho Urbano e Paisagem reúnem os laboratórios do INFOARQ (Grupo de Pesquisa da Informática na Arquitetura) e do Grupo PET/Arq da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formado em 1997, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, combina a pesquisa acadêmica com a extensão atuando nas áreas de Paisagismo Urbano, Desenho Urbano e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase no Turismo e Espaço, Desenho Universal, Ergonomia, Planejamento e Projeto de Arquitetura. Formado por uma equipe de professores doutores participantes do programa de Pós-Graduaçao em Arquitetura e Urbanismo - PósARQ/ UFSC (mestrado e doutorado) e seus orientandos visa apoiar e fundamentar processos de participação e tomadas de decisão quanto ao planejamento, desenho e gestão do espaço urbano. As pesquisas abrangem levantamento e registro de situações existentes; análises, pareceres e recomendações; elaboração de modelos analíticos e de simulação. Destacam-se os projetos de pesquisa e extensão em temas ligados ao turismo, ambiente e paisagem (coordenados por Alina G. Santiago); a acessibilidade e desenho universal (coordenados por Vera Helena Bins Ely); arquitetura e paisagem (coordenados por Sonia Afonso); projeto de cooperação internacional com as Universidades de Las Palmas de Gran Canarias (Espanha) e a Universidade de San Sebastian (Chile) com a participação dos pesquisadores Alina G. Santiago e João Carlos de Souza. A sistematização dos resultados constitui-se em material didático para o ensino na graduação e pós-graduação, artigos e palestras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raquel Weiss - Integrante / GOETTENS, Renata F. - Integrante / Alina Gonçalves Santiago - Coordenador / Talita Micheleti Honorato da Silva - Integrante / Cláudia Maté - Integrante / Amanda de Carvalho D'Ignazio Corrêa - Integrante / Renato Tibiriçá de Saboya - Integrante / Érica Monteiro - Integrante / Timóteo Schroeder - Integrante / Ayrton Portilho Bueno - Integrante / Margarita Nilda Barretto Angeli - Integrante / Marta Dischinger - Integrante / Sonia Afonso - Integrante / Vanessa Casarin - Integrante / Vera Helena Moro Bins Ely - Integrante / Aline Eyng Savi - Integrante / Ana Paula Fogaca - Integrante / Bianca Godoi de Córdova - Integrante / Carolina Pinto - Integrante / Carolina Stolf Silveira - Integrante / Franciele Fantini - Integrante / Gabriel Moherdaui Vespucci - Integrante / Gabriel Santiago Pedrotti - Integrante / Giseli Zuchetto Knak - Integrante / Isabela Fernandes Andrade - Integrante / Jose Hamilton Lopes Leal Junior - Integrante / Luciana Noronha Pereira - Integrante / Maykon Lisboa de Castro - Integrante / Márcia Regina Escorteganha Laner - Integrante / Rafael Alves de Campos - Integrante / Thais de Carvalho Larcher Pinto - Integrante / Vanessa Goulart Dorneles - Integrante / Virginia Gomes de Luca - Integrante.
-
2011 - Atual
AVALIAÇÃO DO RISCOS AMBIENTAIS DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA CIDADE DE SANTA MARIA, RS, COM O USO DE GEOTECNOLOGIAS, Descrição: Descrição: As degradações do meio em que vivemos, o crescimento exponencial da população e o crescimento econômico desencadeiam um aumento da produção. O que nos leva a um desenvolvimento insustentável. Estes problemas que eram notados apenas nas grandes cidades hoje já deixam as comunidades pequenas em alerta, pois a urbanização e a grande demanda industrial são aparentes nos municípios do interior, e isso tudo leva a uma maior degradação do ambiente. O objetivo principal do trabalho é analisar o risco ambiental dos territórios e a qualidade de vida nas áreas com agravantes físicos ambientais no município de Santa Maria, RS. Como objetivos secundários, analisar dados georreferenciados e demonstrar a eficácia do uso de geoprocessamento em análises ambientais, analisar dados do IBGE referentes à qualidade de vida, identificar dados censitários da população que vive nas áreas de preservação permanente do município, identificar a população das áreas que possuem saneamento básico, coleta de lixo e identificar a renda familiar dos diferentes núcleos da área, assim como o grau de analfabetismo nessas áreas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Raquel Weiss - Integrante / Atahualpa Ayala Gomez - Integrante / Argentino Jose Aguirre - Integrante / Jose Americo de Mello Filho - Coordenador / SAPUCAIA, J. A. M. - Integrante / Débora Luana Pasa - Integrante / Tiago Felipe Schulte - Integrante / Angela Maria Klein Hentz - Integrante / Nájila Souza da Rocha - Integrante.
-
2010 - Atual
PREVENÇÃO DE ENCHENTES E DESMORONAMENTOS DA CIDADE DE SANTA MARIA, RS, POR GEOTECNOLOGIAS, Descrição: O princípio fundamental da presente pesquisa constitui elaboração de base científica e tecnológica de sustentação aos objetivos principais da Defesa Civil Municipal, por meio da análise da variação territorial da qualidade ambiental na Cidade de Santa Maria. Prevê-se a detecção das áreas potencialmente sujeitas a riscos de enchentes e de desmoronamentos, empregando-se os conhecimentos científicos e metodológicos propostos pela Geotecnologia, com os recursos possibilitados pela Fotogrametria, Geodésia, Sensoriamento Remoto de alta resolução espacial, Cartografia analógica e digital e SIG. Este projeto poderá servir de modelo à gestão municipal para o planejamento da ocupação racional do espaço urbano, tendo em vista que se estrutura em detalhada base de dados digital e georreferenciada e produz as informações espacializadas necessárias à implementação de políticas públicas consonantes aos objetivos da Defesa Civil e, assim, salvaguardar o bem-estar e o patrimônio da população.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Raquel Weiss - Integrante / Atahualpa Ayala Gomez - Integrante / Enio Giotto - Integrante / Argentino Jose Aguirre - Integrante / Jose Americo de Mello Filho - Coordenador / SIGNORI, A. - Integrante / SAPUCAIA, J. A. M. - Integrante / Débora Luana Pasa - Integrante / Tiago Felipe Schulte - Integrante / Angela Maria Klein Hentz - Integrante / Nájila Souza da Rocha - Integrante / Franciele de Moraes - Integrante / Luiz Felipe de Lima - Integrante / Matheus Arruda Milbradt - Integrante / Fernanda dos Santos Antunes - Integrante / Marina Pissatto - Integrante / Douglas Senger de Brito - Integrante / Fábio Soares Pires - Integrante / Rudiney Soares Pereira - Integrante / Manoel de Araujo Sousa Júnior - Integrante.
-
2008 - 2010
SISTEMAS DE ESPAÇOS LIVRES CONTEMPORÂNEOS NA CIDADE DE MÉDIO PORTE DE SANTA MARIA-RS, Descrição: Esse projeto visa contribuir para o projeto de pesquisa nacional desencadeado pelo QUAPÁ-SEL do Laboratório da Paisagem da FAUUSP que propõem a formação de uma rede nacional de estudos sobre o paisagismo urbano através da criação de núcleos regionais de pesquisa sintonizados em um mesmo referencial teórico e conceitual. A pesquisa em âmbito nacional visa aprofundar as discussões sobre os espaços livres urbanos das cidades contemporâneas brasileiras e o seu papel na constituição na esfera pública, gerando uma discussão nacional sobre o tema, estabelecendo crit'rios e parâmetros comparativos e padrões nacionais para o assunto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Weiss - Integrante / PIPPI, Luis Guilherme Aita - Coordenador / GOETTENS, Renata F. - Integrante / Marcos Fontoura Cartana - Integrante / Daiane Regina Valentini - Integrante / Camila Lorenci Mallmann - Integrante / Larissa Carvalho Trindade - Integrante / Thais Caetano Bochi - Integrante / Renata Rotta - Integrante / Raquel Rosado Radaelli - Integrante / Felipe Dotto de Moraes - Integrante.
-
2008 - 2009
GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO MANEJO DE FLORESTAS NATIVAS, POR TÉCNICAS DE ENRIQUECIMENTO, Descrição: Efetuação de procedimentos diagnósticos necessários para identificar espacialmente as diveras situações apresentadas na propriedade rural objeto de estudos no presente projeto.
Para tal, realização de um levantamento das condições ambientais, com a elaboração do mapa básico, de informações planialtimétricas, e também a confecção de mapas temáticos: Cobertura vegetal, Solos, Geomorfologia, Declividades, de Microbacias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Weiss - Integrante / Pierre Andre Belle - Integrante / Atahualpa Ayala Gomez - Integrante / Lucas Camargo - Integrante / Fabiano Andre Marion - Integrante / Jose Americo de Mello Filho - Coordenador / Danielli Bastitella Saquet - Integrante.