Luís Alberto Mendes de Carvalho

Luis Alberto Mendes de Carvalho é Mestre em Educação em Ciências na Amazônia, pela Universidade do Estado do Amazonas UEA (2012). Desde 23 de dezembro de 2009 integra o Quadro de Docentes Efetivos da Universidade do Estado do Amazonas UEA, na função de Professor Assistente, no Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP. Atua e estuda nas linhas temáticas: leitura, letramento, produção/revisão textual, fortalecimento de línguas oficiais autóctones amazonenses, iniciação à docência, iniciação à pesquisa e à extensão. É Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE/LETRAS/CESP, Coordenador Pedagógico do Curso de Letras Modular Presencial (Portaria n 02/2018). Membro do Grupo de Pesquisa Multilinguismo e Multiculturalismo no Mundo Digital, liderado pela Doutora Cláudia Marinho Wanderley, da Universidade Estadual de Campinas. Vice Lider do Grupo de Estudos de Literatura e Línguas Indígenas do Amazonas GELLIAN. Docente de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino SEDUC/AM.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

2010 - 2012

Universidade do Estado do Amazonas
Título: A Iniciação Científica em Parintins/AM: uma análise do Programa Ciência na Escola (PCE), Ano de Obtenção: 2012
Juciane dos Santos Cavalheiro.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: ensino de ciências; Iniciação Científica; PCE.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

2006 - 2007

Instituto Superior de Educação do Amazonas
Título: Leitura: Condição Básica para Nivelamento Social
Orientador: Valdson Soares

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2002 - 2006

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Leitura Significativa: aspectos da compreensão leitora em uma escola fundamental da rede pública de Parintins/AM
Orientador: Edinelza Macedo Ribeiro

Formação complementar

2010 -

Educação em Ciências na Amazônia. , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Organização de eventos

CARVALHO, L. A. M. ; CASTRO, F. R. M. ; SICSU, D. P. . Mesa-redonda "Espaço do Egresso" na XIII Semana de Letras: "O ensino da língua e da literatura: os desafios do ensino remoto no Baixo Amazonas". 2022. (Outro).

CARVALHO, L. A. M. . IX SEMANA DE LETRAS: Língua e Literatura: interculturalidade em ação. 2016. (Outro).

CARVALHO, L. A. M. ; SICSU, D. P. ; CASTRO, F. R. M. . VIII SEMANA DE LETRAS: Letramento múltiplo e a formação do professor de Língua Portuguesa. 2015. (Outro).

BARBOSA, I. S. ; CARVALHO, L. A. M. . NEUROCIÊNCIA, APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS COGNITIVAS. 2015. (Outro).

CARVALHO, L. A. M. . II LITERATURA INFANTOJUVENIL NA AMAZÔNIA: A PRODUÇÃO LITERÁRIA DE ESCRITORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS. 2014. (Outro).

CARVALHO, L. A. M. ; SICSU, D. P. . I ENCONTRO DO PIBID/CESP-UEA: formação, desafios e inovação no Baixo Amazonas. 2014. (Outro).

CARVALHO, L. A. M. . ´VII SEMANA DE LETRAS: LÍNGUA E LITERATURA NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO. 2014. (Outro).

CARVALHO, L. A. M. ; SILVIA, A. . Consulta Acadêmica para Eleição de DIretor do CESP. 2013. (Outro).

SICSU, D. P. ; CARVALHO, L. A. M. . II Festival de Teatro Universitário: cultura, lazer e conhecimento no Baixo Amazonas. 2013. (Festival).

SICSU, D. P. ; DUTRA, G. K. M. ; LEAL, G. K. S. ; CARVALHO, L. A. M. ; CARDOSO, M. C. S. ; NASCIMENTO, D. P. . II Seminário Inter e Transdisciplinar de Leitura: o professor leitor do século XXI. 2012. (Outro).

CARVALHO, L. A. M. . I Seminário Inter e Transdisciplinar de Leitura: A formação do professor leitor: uma perspectiva inter e transdisciplinar. 2011. (Outro).

CARVALHO, L. A. M. . Seminário: Os percursos investigativos em Educação em ciências no Pólo Parintins. 2011. (Outro).

Participação em eventos

XVI Semana de Letras: Palavras que movem mundos: literatura, linguagens e a arte de ensinar a (re)existir.Etnolinguística e o Desafio da sustentabilidade das Línguas Nativas no Amazonas.. 2025. (Outra).

Percurso Formativo do Projeto Trilhas do Saber. 2021. (Seminário).

Diálogo interinstitucional sobre formação de professores de estágio supervisionado em tempo de pandemia. 2020. (Encontro).

IV ENCONTRO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (on line): diálogo interistitucionnal sobre formação de professores e estágio supervisionado em tempos de pandemia.. 2020. (Encontro).

II GELLNORTE - Linguística e Literatura na Amazônia: políticas de de pesquisa para as margens.Língua Sateré em ação: fortalecimento de língua autóctone em Parintins/AM. 2019. (Simpósio).

XI Semana de Letras: mito e linguagem, uma viagem nas páginas amazônidas.Oficinas de produção textual para estudantes Sateré-Mawé em uma escola pública de Parintins. 2018. (Outra).

XI SEMANA DE LETRAS: mito e linguagens, uma viagem nas páginas amazônidas.ESTÁGIO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 2018. (Outra).

XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação em Parintins. 2018. (Outra).

CURSO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.CURSO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. 2017. (Outra).

II Encontro do PIBID/CESP.Por uma educação na Amazônia. 2017. (Encontro).

III encontro amazonense de professores de língua e literaturas - ENPROLL.III encontro amazonense de professores de língua e literaturas - ENPROLL. 2017. (Encontro).

III encontro amazonense de professores de língua e literaturas - ENPROLL.oficinas de produção textual: experiência com estudantes de uma escola da rede pública de parintins/AM. 2017. (Encontro).

I Jornada de estudos clássicos e humanísticos de parintins."LÍNGUA HYSKARIANA EM AÇÃO: ENSINO E APRENDIZAGEM EM NHAMUNDÁ - AM". 2016. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Língua Hyskariana em ação: ensino e aprendizagem em Nhamundá/AM. 2015. (Outra).

VII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA.LÍNGUA HYSKARIANA EM AÇÃO: ENSINO E APRENDIZAGEM EM NHAMUNDÁ/AM. 2015. (Outra).

III encontro anual de Ensino, Pesquisa e Extensão.seminário de apresentação parcial. 2014. (Seminário).

VI Congresso Interno de Iniciação Científica e Tecnológica. seminário de apresentação parcial. 2014. (Congresso).

III Encontro Formação Continuada para Educadores da Educação de de Jovens e Adultos - EJA Zona Urbana.HISTÓRIA DA LEITURA NO BRASIL. 2013. (Encontro).

I Encontro Regional de Geografia Urbana e Ensino Inclusivo dede Geografia na Amazônia.O passado e o presente, da Pré-História ecológica amazônica à Alfabetização Ecológica: interdependências. 2012. (Oficina).

II Encontro de Didática: A Didática das Ciências e a Formação do Educador - Novos Desafios.Língua Portuguesa. 2012. (Encontro).

Investigação em Ciências no Pólo Parintins.A Iniciação Científica em Parintins: uma análise discursiva-enunciativa do PCE. 2012. (Simpósio).

Memórias, atuação e projeção: uma reflexão sobre os 20 anos do PROLER.Iniciação científica em Parintins: uma análise discursiva-enunciativa do Programa Ciência na Escola (PCE). 2012. (Encontro).

Simpósio: Investigação em Educação em Ciências no Polo Parintins.Trançando possibilidades para a Educação Matemática na Escola Indígena Ticuna. 2012. (Simpósio).

Simpósio: Investigação em Educação em Ciências no Polo Parintins. 2012. (Simpósio).

Simpósio: Investigação em Educação em Ciências no Polo Parintins.Trançando possibilidades para a Educação Matemática na Escola Indígena Ticuna. 2012. (Simpósio).

Ciclo de Palestra 2011 - Ciência, Educação e Sociedade. 2011. (Outra).

I Ciclo de Palestras: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências de Parintins - NEPECIP.O PCE como instrumento de Divulgação Científica em Parintins. 2011. (Seminário).

I CIEC - Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. 2011. (Congresso).

I Congresso Nacional de Formação de Professores. 2011. (Congresso).

II ENALE - Encontro Nacional de Leituras e Literatura: vereda interdisciplinar e multicultural. 2011. (Encontro).

II Encontro de Didática: A Didática das Ciências e a Formação do Educador: Novos Desafios.Oficina Ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Oficina).

II Encontro de Didática: A Didática das Ciências e a Formação do Educador: Novos Desafios.Ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Encontro).

II Encontro Nacional de Leituras.Leituras Interdisciplinares: Experiências do PCE em escolas estaduais de Parintins/AM. 2011. (Encontro).

I Seminário Inter e Transdisciplinar de Leitura. 2011. (Seminário).

I Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia.Programa Ciência na Escola-PCE: como instrumento de divulgação do conhecimento científico produzido em duas escolas públicas estaduais de Parintins/AM. 2011. (Simpósio).

Manifesto Ambiental. 2011. (Outra).

VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2011. (Encontro).

XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores e I Congresso Nacional de Formação de Professores - Por uma Política de formação de professores. 2011. (Outra).

XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2011. (Encontro).

XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Ecologia e Vida Sustentável na concepção de membros do GRENV/PIN - AM e Crise de Percepção em Capra: caminhos para a alfabetização ecológica. 2011. (Encontro).

I Semana Interdisciplinar dos Cursos de História, Letras e Pedagogia: A Formação do Professor Pesquisador. 2010. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Rosiane de Souza Batista

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; CARDOSO, M. C. S.. IDENTIDADE CULTURAL SATERÉ-MAWÉ: O RITUAL DE INICIAÇÃO TUCANDEIRA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Adriene Pinto Gonzaga

CARDOSO, M. C. S.; SILVA, S. S.;CARVALHO, L. A. M.. O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGESA: ORALIDADE, A LEITURA E A ESCRITA DOS ESTUDANTES DE 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE CAMPO DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Walessa Conceição de Castro

NASCIMENTO, D. P.; AMOEDO, F. K. F.;CARVALHO, L. A. M.. NARRATIVAS ORAIS DE MORADORES QUILOMBOLAS DO DISTRITO DO MATUPIRI DO BAIXO AMAZONAS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: SUELY GOMES MARIALVA

SICSU, D. P.;CARVALHO, L. A. M.; PEREIRA, A. V.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INDÍGENA NA MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL AMAZONENSE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: MARIA DE NAZARÉ VIANA GONÇALVES

RIBEIRO, E. M.; REIS, P. C.;CARVALHO, L. A. M.. PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO NO BAIRRO PAULO CORRÊA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: DEYSIELLEN SENA SALVADOR

SICSU, D. P.;CARVALHO, L. A. M.; CASTRO, F. R. M.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTOJUVENIL INDÍGENA PARA A DESCONTRUÇÃO DO PRECONCEITO E EQUÍVOCOS SOBRE OS POVOS ORIGINÁRIOS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: ODÉLIA BORGES DO CARMO NETA

SICSU, D. P.;CARVALHO, L. A. M.; PEREIRA, A. V.. MEMÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL EM NARRATIVAS DE YAGUARÊ YAMÃ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Kiara Henriques Sampaio

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; SILVA, S. S.. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UMA ESCOLA DE VÁRZEA DE PARINTINS/AM. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: LUIZ FELIPE VIANA DA SILVA

AZEVEDO, M. J. S.;CARVALHO, L. A. M.; AMOEDO, F. K. F.; NASCIMENTO, D. P.. PROFESSOR SURDO EM FORMAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LIBRAS E PORTUGUÊS NO PERÍODO DO ESTÁGIO.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: JULIANO SIMAS MACIEL

CASTRO, F. R. M.;CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.. OS ?MULTILETRAMENTOS? NO LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO NOVO ENSINO MÉDIO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: LUANA ROSA DE ASSIS SILVA

CASTRO, F. R. M.;CARVALHO, L. A. M.; AMOEDO, F. K. F.. UM ESTUDO SOCIOINTERACIONISTA SOBRE A ESQUIZOFRENIA E OS DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: HOSVANO DOS SANTOS MIQUILES

NASCIMENTO, D. P.; CASTRO, F. R. M.;CARVALHO, L. A. M.. A PRODUÇÃO TEXTUAL DE CRIANÇAS INDÍGENAS NA CASA DO ÍNDIO EM PARINTINS/AM. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: DENILTON ALMEIDA SANTARÉM

CARVALHO, L. A. M.; NASCIMENTO, D. P.; AMOEDO, F. K. F.. QUEM SÃO ESSES TRABALHADORES INVISÍVEIS? NARRATIVAS ORAIS DOS GARIS EM PARINTINS/AM. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: LUIZ FELIPE VIANA DA SILVA

AZEVEDO, M. J. S.;CARVALHO, L. A. M.; NASCIMENTO, D. P.; AMOEDO, F. K. F.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CAMINHO PARA FORMAÇÃO INICIAL EM LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA DE DOCENTE SURDO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Izandra Batista Bentes

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; CARDOSO, M. C. S.. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19 EM PARINTINS/AM. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: ALEXANDRE OLIVEIRA BRITO

SICSU, D. P.; AMOEDO, F. K. F.;CARVALHO, L. A. M.. A FORMAÇÃO DE LEITORES POR MEIO DO TEATRO NA ESCOLA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: FERNANDO TAVARES SILVA

SICSU, D. P.; AMOEDO, F. K. F.;CARVALHO, L. A. M.. A LITERATURA INFANTIL COMO MEIO DE DESPERTAR O GOSTO PELA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL MINERVINA REIS FERREIRA NA COMUNIDADE BOM SOCORRO DO ZÉ AÇÚ, MUNICIPIO DE PARINTINS/AM. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Célia Pinto Muniz

SICSU, D. P.; CASTRO, F. R. M.;CARVALHO, L. A. M.. A LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Raimunda Nonata da Silva Ferreira

SICSU, D. P.;CARVALHO, L. A. M.; CASTRO, F. R. M.. ANÁLISE GEOSSOCIOLINGUÍSTICA DA VARIAÇÃO LEXICAL DE DETERMINADAS ÁREAS DA CIDADE DE PRESIDENTE FIGUEIREDO/AM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Beatriz Martins Goés

VIANA, T. M.; SICSU, D. P.;CARVALHO, L. A. M.. EFEITOS DO ILETRISMO: UM ESTUDO DE CASO, COM ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, EM PRESIDENTE FIGUEIREDO/AM.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Andreia da Silva Pena Pinto

CARVALHO, L. A. M.; CASTRO, F. R. M.; SOUZA, M. F.. ANÁLISE DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM UM CONTEXTO DE SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Elizama da Silva Pena Pinto

CARVALHO, L. A. M.; SOUZA, M. F.; CASTRO, F. R. M.. PRECONCEITO LINGUÍSTICO E A SUA DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Jayne Carneiro dos Santos

CARVALHO, L. A. M.; BENTES, A. N.; CASTRO, F. R. M.. A IMPORTÂNCIA DA ORTOGRAFIA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DIFICULDADE NA ESCRITA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Cristiane Matos de Brito

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; QUEIROZ, M. E. O.. A LITERATURA INFANTOJUVENIL AMAZONENSE COMO ESTRATÉGIA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Maria Janessa de Oliveira Costa

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; RIBEIRO, M. J. P.. BILINGUISMO: A IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA A VIDA ACADÊMICA/PROFISSIONAL DE DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM BOCA DO ACRE/AM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: -Emylly Silva de Melo

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; RIBEIRO, M. J. P.. LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E TICS: ALIADOS INDISPENSÁVEIS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Raiana Silva de Souza

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; RIBEIRO, M. J. P.. FAMÍLIA, ESCOLA E O GÊNERO CHARGE: FORMANDO LEITORES CRÍTICOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Andrécia Campos Ávila

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; CARDOSO, M. C. S.. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Elizandra Torres de Oliveira

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; RIBEIRO, M. J. P.. PRINCIPAIS ASPECTOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Maria Surreme Andrade

CARVALHO, L. A. M.; QUEIROZ, M. E. O.; CARDOSO, M. C. S.. PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Lucrécia Vieira Santana

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; CARDOSO, M. C. S.. LITERATURA INFANTO JUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Kathleen Barbosa de Oliveira

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; RIBEIRO, M. J. P.. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR O GÊNERO TEXTUAL CONTO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Jussara Lima da Silva

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; QUEIROZ, M. E. O.. O ENSINO DA REDAÇÃO DISSERTATIVA: PERSPECTIVA COM BASE NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA BOCACRENSE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Histefany Damasceno de Avilar

CARVALHO, L. A. M.; QUEIROZ, M. E. O.; CARDOSO, M. C. S.. LÍNGUA AUTÓCTONE APURINÃ: UMA ANÁLISE A RESPEITO DO FORTALECIMENTO LINGUÍSTICO EM BOCA DO ACRE/AM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Clodoaldo da Cunha Bezerra

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; QUEIROZ, M. E. O.. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPOS DE COVID 19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: João Marcos Silva de Lima

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; QUEIROZ, M. E. O.. ENSINO APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BOCA DO ACRE DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Kerolaine do Nascimento Laurentino

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; QUEIROZ, M. E. O.. O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Marlene Lima da Costa

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; CARDOSO, M. C. S.. A PRÁTICA DAS ABREVIAÇÃO NA LINGUAGEM INFORMAL ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCRITA FORMAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Mirla de Souza Neves

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; QUEIROZ, M. E. O.. A PRAXIOLOGIA DOCENTE COM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Railsa de Andrade Fonseca

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; AMOEDO, F. K. F.. A INTERAÇÃO HISTÓRIA ENTRE A LIBRAS E A EDUCAÇÃO FORMA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Regiane Bezerra da Silva

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; AMOEDO, F. K. F.. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM FORMAL ENFRENTADAS PELO AUTISTA NA ESCOLA REGULAR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Remelli Kellen Pantoja de Oliveira

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; CARVALHO, J. M.. O MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS INDÍGENAS DAS ETNIAS DE BOCA DO ACRE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Emilly Matos de Andrade

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; QUEIROZ, M. E. O.. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Emilly Matos de Andrade

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; QUEIROZ, M. E. O.. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ingrid Agna Andrade do Nascimento

CARVALHO, L. A. M.; QUEIROZ, M. E. O.; LIMA, M. A.. O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Jussara Ferreira de Souza

CARVALHO, L. A. M.; QUEIROZ, M. E. O.; LIMA, M. A.. A CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DA MULHER INDÍGENA NA LITERATURA BRASILEIRA: POR JOSÉ DE ALENCAR E ELIANA POTIGUARA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Lucas de Almeida Dantas

CARVALHO, L. A. M.; CARVALHO, J. M.; QUEIROZ, M. E. O.. A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DA LÍNGUA PORTUGUESA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL E EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE BOCA DO ACRE/AM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Marizelda Alves da Silva

CARVALHO, L. A. M.; QUEIROZ, M. E. O.; CARNEIRO, H. S.. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2023.

Aluno: Naura Rocha Pompeu

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; QUEIROZ, M. E. O.. LITERATURA INFANTOJUVENIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Thalia de Souza Menez

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.; QUEIROZ, M. E. O.. O ESPAÇO DA LEITURA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CURSO MODULAR DE LETRAS DA UEA DE BOCA DO ACRE: UMA REFLEXÃO CRÍTICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ruan Humberto de Freitas Dantas

CARVALHO, L. A. M.; QUEIROZ, M. E. O.; REIS, P. C.. ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA E AS NOVAS TECNOLOGIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Geovana Pompeu

CARVALHO, L. A. M.; QUEIROZ, M. E. O.; RIBEIRO, M. J. P.. EMPODERAMENTO E PROTAGONISMO SOCIAL EM QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA, DE CAROLINA MARIA DE JESUS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: NARIANA DO SOCORRO TABOSA DOS SANTOS

CARVALHO, L. A. M.; FONSECA, T. B.; RODRIGUES, A. M. L.. A INFLUÊNCIA DA SELEÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS NA FORMAÇÃO DA PRÁTICA LEITORA SOB A ÓTICA DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Nayara Águila Monteiro da Silva

CARVALHO, L. A. M.; FONSECA, T. B.; RODRIGUES, A. M. L.. OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ERA DIGITAL, DURANTE O CONTEXTO PANDÊMICO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ/AM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Marizane Rodrigues da Costa

CARVALHO, L. A. M.; FONSECA, T. B.; SICSU, D. P.. A LITERATURA DE CORDEL COMO INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Maria Marlene Martins de Araújo

CARVALHO, L. A. M.; FONSECA, T. B.; SICSU, D. P.. SABERES DA TERRA, SABERES DOS CÉUS: NARRATIVAS DOS MITOS MADIHA/KULINA, UM POVO QUE HABITA A AMAZÔNIA BRASILEIRA ZAMAKHA NAWATOE, MEMEKHA NAWATOE NAHARO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Francisca Rodrigues da Costa

CARVALHO, L. A. M.; TEIXEIRA, F. A.; CARVALHO, J. M.. HQ - HISTÓRIAS EM QUADRIHOS: UMA PROPOSTA DE ESTÍMULO À LEITURA PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ester Silva da Silva

CARVALHO, L. A. M.; CARVALHO, J. M.; TEIXEIRA, F. A.. REDES SOCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES: A SUPRESSÃO DAS VOGAIS NA ESCRITA DOS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EIRUNEPÉ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: ELTON JÚNIOR MARQUES RODRIGUES

CARVALHO, L. A. M.; TEIXEIRA, F. A.; RIBEIRO, M. J. P.. GRANJEAR SIMPATIAS DOS ALUNOS DO 7º ANO PARA UMA AÇÃO DE LEITURA EM UMA BIBLIOTECA, NA CIDADE DE EIRUNEPÉ/AM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Maria Darlene Inocêncio de Oliveira

CARVALHO, L. A. M.; TEIXEIRA, F. A.; RIBEIRO, M. J. P.. A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO TEXTO ESCRITO DOS ESTUDANTES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EIRUNEPÉ/AM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Antonio Rodrigues da Silva

CARVALHO, L. A. M.; FONSECA, T. B.; TEIXEIRA, F. A.. LITERATURA DE CORDEL: REESCREVENDO VIVÊNCIAS LEITORAS, HERDADAS DE MIGRANTES NORDESTINOS EM EIRUNEPÉ/AM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Vânia Marques de Paiva

CARVALHO, L. A. M.; TEIXEIRA, F. A.; RIBEIRO, M. J. P.. PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO: REFLEXÃO EM UM AMBIENTE ESCOLAR COM ESTUDANTES DO 9º ANO, EIRUNEPÉ/AM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: ANTONIO CARLOS BATISTA FERREIRA

CARVALHO, L. A. M.; FONSECA, T. B.; SANTOS, D. L.. OS IMPACTOS DA PANDEMIA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Yara Kavellen Mendonça Leite

CARVALHO, L. A. M.; PEREIRA, A. V.; SICSU, D. P.. AS DIFICULDADES NO ENSINO DA LITERATURA BRASILEIRA NA MODALIDADE EJA, NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANICORÉ. 2023.

Aluno: Thais da Silva Magalhães

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.. APLICABILIDADE DA LEI 11.645/2008, NO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MANICORÉ/AM. 2023.

Aluno: Raiciene da Silva Barreto

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INDÍGENA PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA DOS POVOS ORIGINÁRIOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: LETÍCIA TAVARES SOUZA

CARVALHO, L. A. M.; AMOEDO, F. K. F.; SICSU, D. P.. REMIÇÃO PENAL POR MEIO DA LEITURA: UMA ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS NA UNIDADE PRISIONAL EM PARINTINS ENTRE OS ANOS DE 2019 A 2021. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Gabriel Prata dos Santos

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; NOGUEIRA, K. R. P.. IMPORTÂNCIA DO USO DA TICs NA EDUCAÇÃO RURAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Raimunda Antônia de Souza Duarte

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; FERREIRA, K. J. F.. ESTUDO DE VARIAÇÕES SOCIAIS A PARTIR DE LETRAS DE MÚSICAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MANICORÉ/AM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Wagner Nascimento Colares

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; FERREIRA, K. J. F.. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS TURMAS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL HISTORIADOR ARINDAL VINÍCIUS DA FONSECA REIS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: José Altemar Lima Reis

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; FERREIRA, K. J. F.. GÊNEROS TEXTUAIS PERTENCENTES AO REPERTÓRIO DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MANICORÉ/AM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Maria Irlane Leal Nogueira

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. A. P.; SICSU, D. P.. ELEMENTOS DA IDENTIDADE CULTURAL AMAZÔNICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Andréia Araújo Souza

CASTRO, F. R. M.; SICSU, D. P.;CARVALHO, L. A. M.. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PRESENTE NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS DISSERTATIVOS E NARRATIVOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: LUANA DA SILVA CUNHA

SICSU, D. P.; CASTRO, F. R. M.;CARVALHO, L. A. M.. REDAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE SE TORNAR UMA DISCPLINA SEPARADA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Marly Oliveira de Souza

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; RIBEIRO, M. J. P.. O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO EM BOCA DO ACRE/AM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Elenilson Carvalho Ramos

AMOEDO, F. K. F.;CARVALHO, L. A. M.; VASCONCELOS, G. T. B.. A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE PARA ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ANÁLISE NO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS CESP/UEA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Joicimar Leão Gama

CARVALHO, L. A. M.; AMOEDO, F. K. F.; CARDOSO, M. C. S.. IDENTIFICAÇÃO DE DÉFICITS NA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MAUÉS-AM: UM ESTUDO DE CASO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Jomara Souza dos Santos

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; CASTRO, F. R. M.. FORTALECIMENTO DE LÍNGUA AUTÓCTONE: SATERÉ-MAWÉ EM AÇÃO EM MAUÉS/AM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: CASSIUS CLAY DE ALMEIDA MEDEIROS

CASTRO, F. R. M.; NASCIMENTO, D. P.;CARVALHO, L. A. M.. AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO TERCEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MAUÉS/AM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: ELISANE OLIVEIRA DA SILVA MOREIRA

SICSU, D. P.; AMOEDO, F. K. F.;CARVALHO, L. A. M.. NOVAS TECNOLOGIAS E O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: CAMINHOS E DESAFIOS NA ESCOLA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: EVA CRISTINA ALMEIDA GOMES

AMOEDO, F. K. F.; CASTRO, F. R. M.;CARVALHO, L. A. M.. A UTILIZAÇÃO DE TIC'S (TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DDE LÍNGUA PORTUGUESA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ester Guimarães de Castro

NASCIMENTO, D. P.;CARVALHO, L. A. M.; AMOEDO, F. K. F.. A MÚSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DE LETRAMENTO NO NONO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MAUÉS/AM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: FRANCINILDA ANDREICE BRANDÃO DA SILVA

CASTRO, F. R. M.; SICSU, D. P.;CARVALHO, L. A. M.. PRECONCEITO LINGUÍSTICO SOFRIDO POR PESSOAS DE BAIXO GRAU DE ESCOLARIDADE NO BAIRRO DE SANTA LUZIA, NO MUNICÍPIO DE MAUÉS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Simone Teixeira da Silva

CASTRO, F. R. M.;CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.. AS DIFICULDADES NA FORMAÇÃO DO HÁBITO DA LEITURA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: GEISINARA LEDA BARBOSA

CARDOSO, M. C. S.;CARVALHO, L. A. M.; CASTRO, F. R. M.. ESCOLA E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM ESTUDO DE CASO ENTRE ALUNOS DE UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MAUÉS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Márcia da Silva Miranda

CARVALHO, L. A. M.; CASTRO, F. R. M.; NASCIMENTO, D. P.. UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO ÍNDIO COMO HERÓI NAS OBRAS "O GUARANI" DE JOSÉ ALENCAR E "HERÓI ESQUECIDOS - GUERRA DA CABANAGEM" DE ADEMAR XICO GRUBER. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: JOSIANE DOS SANTOS ARAÚJO

AMOEDO, F. K. F.; SICSU, D. P.;CARVALHO, L. A. M.. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO DO CONTEXTO INCLUSIVO: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MAUÉS/AM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS PRESENCIAL MODULAR) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: GUALMIRA CAMILA DA SILVA ALMEIDA

CARDOSO, M. C. S.;CARVALHO, L. A. M.; CASTRO, F. R. M.. O PROCESSO DA LEITURA NA PRIMEIRA FASE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE MAUÉS/AM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS PRESENCIAL MODULAR) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Denise de Lima Caldas

NASCIMENTO, D. P.; CARDOSO, M. C. S.;CARVALHO, L. A. M.. O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E O PPROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS PRESENCIAL MODULAR) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Marlison Paes Ferreira

CARDOSO, M. C. S.; CASTRO, F. R. M.;CARVALHO, L. A. M.. TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENNSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MAUÉS/AM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS PRESENCIAL MODULAR) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: ELINEY CORREA DE SOUZA FREIRE

SICSU, D. P.; AMOEDO, F. K. F.;CARVALHO, L. A. M.. PRODUÇÃO TEXTUAL, COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA, EM TURMAS DE SEXTO ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MAUÉS/AM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS PRESENCIAL MODULAR) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Lukas de Castro Fonseca

CASTRO, F. R. M.;CARVALHO, L. A. M.; CANUTO, S. K. A. C.. ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS NO BAIXO AMAZONAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Tatiana da Paz Lima

CASTRO, F. R. M.;CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.. BILINGUISMO DE ALUNOS INDÍGENAS NAS TURMAS DE SEXTO E SÉTIMO ANOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS/AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Luma Nunes Tavares

CARDOSO, M. C.;CARVALHO, L. A. M.; SANTOS, F. B.. OS DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NAS AULAS DE LÍNGUA PROTUGUESA DE ALUNNOS DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Lucas Cativo Simas

NASCIMENTO, D. P.;CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.. PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS CESP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Samarah Fonseca Tavares

SICSU, D. P.;CARVALHO, L. A. M.; SANTOS, J. B.. A CONDIÇÃO HUMANA NA OBRA SEIS VEZES LUCAS DE LYGIA BOJUNGA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Sandra Batista de Castro

SICSU, D. P.;CARVALHO, L. A. M.; SANTOS, J. B.. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: FATORES QUE DIFICULTAM O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA E ENSINO-APRENDIZAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: KEILA FERREIRA BARAÚNA

CARDOSO, M. C. S.;CARVALHO, L. A. M.; CUNHA, I. S.. A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DE ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE PARTINTINS/AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Sávio Azevedo Almeida

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, E. M.; BATISTA FILHO, A. R.. DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NA COMUNIDADE COSTA DA ÁGUIA/AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: JOANDERSON PINTO GAIA

GRIZOSTE, W. F.;CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.. SEMÂNTICA APLICADA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM PARINTINS/AM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: KELRY TAVARES DE CASTRO

RIBEIRO, E. M.;CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.. A RECEPÇÃO DA LEITURA DE BEST-SELLERS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGESA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS/AM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Juliana Godinho Nobre

CASTRO, F. R. M.;CARVALHO, L. A. M.; REIS, P. C.. O ESTRANGEIRISMO NA LÍNGUA PORTUGUESA E SEU ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARTINTINS/AM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: CARLA PAULAIN CAMPOS

CASTRO, F. R. M.;CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.. A LEITURA COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS/AM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Karol Farias Garcia

SICSU, D. P.;CARVALHO, L. A. M.; AMOEDO, F. K. F.. LITERATURA INFANTOJUVENIL E O LIVRO DIDÁTICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: LUCINELSON MATOS NATIVIDADE

SICSU, D. P.;CARVALHO, L. A. M.; REIS, P. C.. TEATRO COMO INCENTIVO À PRÁTICA DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE 9º ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PARINTINS/AM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: NATANAEL LEÃO RODRIGUES

CARVALHO, L. A. M.; REIS, P. C.; NASCIMENTO, D. P.. OFICINAS DE POEMAS: UMA PROPOSTA DE INCENTIVO À LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL COM ESTUDANTES DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS/AM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Jeane Alves Prisco

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; FREITAS, F. K. S.. A SOCIOLINGUÍSTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PARINTINS/AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Luciana Oliveira Vieira

CARVALHO, L. A. M.; AMOEDO, F. K. F.; REIS, P. C.. O ENSINO LINGUÍSTICO: GÊNEROS TEXTUAIS INTERLIGANDO A TOADA DO BOI RECICLADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL EM PARINTINS/AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Valdilene Rodrigues Guerreiro

RODRIGUES, P. S. C.;CARVALHO, L. A. M.. O PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DIÁLOGOS ENTRE UM BOLSISTA E UM PROFESSOR SUPERVISOR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Nathália Pereira Tavares

CARVALHO, L. A. M.; RODRIGUES, P. S. C.. CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPECTATIVAS E DIFICULDADES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Isaias dos Santos Cunha

CARVALHO, L. A. M.; REIS, P. C.; SICSU, D. P.. A MÚSICA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Franciane Rodrigues de Souza

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; CARDOSO, M. C. S.. A LINGUAGEM ORAL E SEUS REFLEXOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA RELAÇÃO DA FALA COM A ESCRITA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Patrícia Helena Soares

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; CARDOSO, M. C. S.. CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO INSTRUMENTO DE LETRAMENTO PARA OS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS/AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Graciane Martins Batista

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; CASTRO, F. R. M.. A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: A REALIDADE DE DOCENTES E DISCENTES NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE PARINTINS/AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Edenise Batista Sales

CARVALHO, L. A. M.; NASCIMENTO, D. P.; CARDOSO, M. C. S.. HABILIDADES DE LEITURA E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS/AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Andreza Gomes Pereira

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; RIBEIRO, E. M.. OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE DO PIBID/CESP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Marlene Nunes Prata

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; NASCIMENTO, D. P.. ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA: UM SABER NECESSÁRIO AO LETRAMENTO DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE PARINTINS/AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Adriele Farias Matos

CARVALHO, L. A. M.; CASTRO, F. R. M.; RIBEIRO, E. M.. A EDUCAÇÃO SOCIOLINGUISTICA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE LETRAS CESP/UEA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Cristiano da Silva Pinto

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; RIBEIRO, E. M.. A ESCOLA E O ENSINO DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE EMANCIPAÇÃO CULTURAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Claudiana Areia do Nascimento

SICSU, D. P.; REIS, P. C.;CARVALHO, L. A. M.. LITERATURA INFANTOJUVENIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Elizama Gleice Freitas de Moraes

BATISTA FILHO, A. R.; CARDOSO, M. C. S.;CARVALHO, L. A. M.. Ensino-aprendizagem em língua portuguesa sob perspectivas da Psicomotricidade no 3º Ano, do 1º Ciclo, em uma escola pública de Parintins/AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Tania Lima de Matos

CARVALHO, L. A. M.; FIGUEIREDO, A. M. R.. Leitura e escrita: a aprendizagem de crianças no processo de construção da leitura e escrita no 1º Ano do Ensino Fundamental (1ª etapa) em uma escola do campo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Alcineide Costa Calixto, Naasson de Souza Menezes

AMOEDO, J. B.;CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.. As dificuldades de ensino aprendizagem da leitura e escrita de alunos de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental em escolas município de Barreirinha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Intercultural Indígena) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Eldiney Alcântara da Silva e Marcílio Lima Dias

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; NASCIMENTO, D. P.. A poesia parintinense em três faces. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Aluízio da Silva Ribeiro Neto e Valdilena dos Santos Brandão

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; RIBEIRO, E. M.. Os métodos de aplicação do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio em duas Escolas Estaduais em Parintins/Am. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Emily Ferreira Lopes e Luciane Correa Magno

CARVALHO, L. A. M.; NASCIMENTO, D. P.; CARDOSO, M. C. S.. A leitura e interpretação de texto e os descritores da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Adriana Serrão Soares e Areonildo Xavier Pires

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; CARDOSO, M. C. S.. A influência do site Lendo Amazônia no incentivo à leitura interativa de estudantes de uma escola pública do município de Parintins/AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Crislane Marinho Paes e Eveline Brasil de Souza

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, E. M.; CARDOSO, M. C. S.. A orientação sexual como tema transversal em aulas de Língua Portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Maria Irondina Martins da Costa e Marília da Rocha Marinho

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, E. M.; CARDOSO, M. C. S.. A contribuição do gênero crônica na metodologia do professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio em duas escolas da rede estadual em Parintins/AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Keyla Figueira dos Anjos e Lucely Cursino Monteiro

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, E. M.; REIS, P. C.. Tecnologia e educação: o uso dos dispositivos móveis no processo de ensino aprendizagem de Língua Portuguesa no CESP/UEA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Iolene Xavier Guerreiro e Jéssica Tavares Repolho

CARVALHO, L. A. M.; REIS, P. C.; SICSU, D. P.. A literatura em Língua Inglesa traduzida para a Língua Portuguesa e seu estudo no Ensino Médio em uma escola pública de Parintins/AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Elainy Rodrigues Barbosa e Luciana Paixão Gonçalves

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; RIBEIRO, E. M.. A literatura em sala de aula: uma proposta de leitura na formação do leitor crítico e reflexivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ocirene Muniz de Alcântara e Ruth Eleotério Coelho

CARVALHO, L. A. M.; GRIZOSTE, W. F.; LIMA, A. J. S.. Análise dos contos populares em toadas de boi-bumbá em Parintins/AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Cedenir de Souza Piedade e Pedro Xisto de Souza Pinto

CARVALHO, L. A. M.; MAIA, G. M. S.; LIMA, A. J. S.. O uso da telefonia celular como recurso didático pedagógico em aulas de Língua Portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Cláudia Alessandra Batista Alfaia e Maria Zélia Barbosa

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, E. M.; CARDOSO, M. C. S.. A importância das estratégias de leitura no processo de ensino aprendizagem em aulas de Língua Portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Maria Eleonora d Silva Rodrigues e Missandra Barros de Souza

RIBEIRO, E. M.;CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.. A produção e a recepção da reescrita do texto no 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Parintins/AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Alessandra Machado Gonçalves e João Correa Santarém Neto

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.; RIBEIRO, M. J. P.. A importância das oficinas de leitura e produção de textos para o ensino da Língua Portuguesa segundo narrativas de monitores e alunos do "Programa Mais Educação em uma escola pública de Parintins/AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Deigiane C

CARVALHO, L. A. M.; CASTRO, F. R. M.; REIS, P. C.. Natividade Barbosa e Jucilene dos Santos Serrão.Coesão referencial: a substituição gramatical retomada por anáfora na produção de texto de alunos do Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ilciane de Farias Simas

CARVALHO, L. A. M.; GOMES, R. S.; AMOEDO, F. K. F.. Processo Cognitivo: a atenção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Jean Miller Barros Navegante e Rodrigo de Souza Rocha

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; NASCIMENTO, D. P.. A produção de texto literário do gênero "poema" no Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Emanoel Conceição Cardoso e Mônica Batista Freires Brasil

SICSU, D. P.;CARVALHO, L. A. M.; SOUZA, R. D. D.. A ilustração na literatura infantojuvenil indígena amazonense: uma análise semiótica da obra "Guaraby Muru-Gawa": a origem do beijaflor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Elainy Rodrigues Barbosa e Luciana Paixão Gonçalves

CARVALHO, L. A. M.. A literatura em sala de aula: uma proposta de literatura na formação do leitor crítico e reflexivo.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Maria Irondina Martins da Costa e Marília da Rocha Marinho

CARVALHO, L. A. M.. A contribuição do gênero crônica na metodologia do professor de LP do E.M em duas escolas da rede estadual em Parintins/AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: KEILA FIGUEIRA DOS ANJOS E LUCELY CURSINO MONTEIRO

CARVALHO, L. A. M.. Tecnologia e educação: o uso dos dispositivos móveis no processo de ensino aprendizagem de lingua portugues no CESP/UEA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Iolene Xavier Guerreiro e Jéssica Tavares Repolho

CARVALHO, L. A. M.. A literatura em língua inglesa traduzida para a língua portuguesa e seu estudo no e.m em uma escola pública de Parintins/AM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ilciane da Farias Simas

CARVALHO, L. A. M.; NASCIMENTO, D. P.. Processo cognitivo: A atenção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Deigiane Cristina Natividade e Jucilene dos Santos Serrão

CARVALHO, L. A. M.; SOUZA, R. D. D.; ZANELATO, A. I.. Coesão referencial: A substituição gramatical retomada por ànafora na produção de texto de alunos de ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Emanoel Conceição Cardoso e Mônica Batista Freires Brasil

NASCIMENTO, D. P.;CARVALHO, L. A. M.; PINTO, F. L. A.. A ilustração na literatura infanto- juvenil indígena amazonese: uma análise semiótica da obra "Guaraby Muru- Gawa: A origem do beija Flor". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ariane Bezerra de Lima e Sineia Henriques de Melo

SICSU, D. P.; SOUZA, R. D. D.;CARVALHO, L. A. M.. A produção de diferentes gêneros textuais a partir da literatura infanto-juvenil em sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Maria Eleonora da S Rodrgues e Missandra Barros de Souza

CARVALHO, L. A. M.; SOUZA, R. L. F.. A produção e a recepção da reescrita do texto no 9º ano do E.F. em uma escola da rede municipal de ensino de Parintins. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Maria Eleonora da S Rodrgues e Missandra Barros de Souza

GOMES, E. B.; ZANELATO, A. I.;CARVALHO, L. A. M.. Livros de ponto no contexto educacional da Escola Estadual "Araujo Filho" de 1906 e 1927. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Maria de Jesus Souza Paixão

CARVALHO, L. A. M.; MAIA, G. M. S.. O processo de ensino da prática de leitura no Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Joel Pires da Silva

CARVALHO, L. A. M.; MAIA, G. M. S.. Histórias em Quadrinhos: recursos didáticos no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Nayane Soares Queiroz

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.. As narrativas lendárias como instrumento de letramento para alunos do 6º ano do Ensino Fundamentall. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ronniery Lopes Dutra

CARVALHO, L. A. M.; CARVALHO, M. T. S.. Processo de Consolidação de Barreirinha como cidade em "sinopse histórica do município de Barreirinha". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Patrícia Batalha de Souza

CARVALHO, L. A. M.; CARVALHO, M. T. S.. Alimentação e História: A influência de alimentos industrializados entre indígenas Hiskariana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ademir Sicsú de Melo

CARVALHO, L. A. M.; DUTRA, G. K. M.; FREITAS, F. K. S.. As estratégias didáticas do professor de Língua Portuguesa no resgate dos valores dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino de Parintins/AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Helena Gomes de Oliveira

CARVALHO, L. A. M.; GOMES, R. S.; BATISTA FILHO, A. R.. A relação família-escola no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 8º ano do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Márcio de Jesus dos Santos Dutra

CARVALHO, L. A. M.; FERREIRA, K. J. F.; CARDOSO, M. C. S.. O ensino da gramática na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Otávio Fragata da Silva

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.. Letras de músicas como mecanismo de incentivo à práticas de leituras em uma escola de Parintins/AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Marta Lúcia de Souza Reis

CARVALHO, L. A. M.; LEAL, G. K. S.; FREITAS, F. K. S.. A ausência da família no ensino aprendizagem dos alunos do 6º ano do ensino fundamental numa escola da cidade de Parintins. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Alcilene Ferreira de Oliveira

CARVALHO, L. A. M.. O preconceito linguístico como agente influenciador no processo de ensino/aprendizagem dos alunos indígenas sateré-mawé dos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Parintins-AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Aguinaldo Santos de Oliviera

CARVALHO, L. A. M.. A biblioteca escolar como agente preponderante na formação de alunos leitores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Jurilena Carvalho Marinho

CARVALHO, L. A. M.; LEAL, G. K. S.. A Prática Pedagógica do Professor de Língua Portuguesa no 5º Ano do 2º Ciclo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Socorro do Céu Ribeiro

CARVALHO, L. A. M.; RIBEIRO, M. J. P.. As Dificuldades do Educando na Compreensão da Leitura na Disciplina Português. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Elaine Blanco Pardo

CARVALHO, L. A. M.; LEAL, G. K. S.; VASCONCELOS, G. T. B.. Motivação e Ludicidade: Saltos para um Saber Significativo na Leitura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: JOCINARA SOUZA RAMOS

CARVALHO, L. A. M.; LIMA, A. J. S.; RIBEIRO, M. J. P.. As dificuldades de leitura para o desenvolvimento da escrita dos discentes do segundo ano do ensino médio da rede estadual de Parintins. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Dariany Andrade de Souza

CARVALHO, L. A. M.; SOARES, V. S.; PINTO, F. L. A.. O ensino da língua portuguesa envolvido com as concepções e habilidades do letramento no terceiro ano do ensino médio de duas escolas públicas de Parintins. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Suzi Muniz de Souza

LIMA, A. J. S.;CARVALHO, L. A. M.; VASCONCELOS, G. T. B.. A Importância do uso da Norma-Padrão como instrumento de Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa para a construção da cidadania nas séries do primeiro ano do Ensino Médio em determinada escola de Parintins. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Raimana Bentes Pereira

CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C.; SOARES, V. S.. A Influência da Variante Linguística no Aprendizado da Norma Padrão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Valéria Pinheiro Fragata

SOARES, V. S.; GARCIA, V. C.;CARVALHO, L. A. M.. Variação Linguística na perspectiva dos discentes e docentes de Língua Portuguesa do Ensino Médio em uma escola pública de Parintins. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Valcineide Gomes de Oliveira

RIBEIRO, M. J. P.; PINTO, F. L. A.;CARVALHO, L. A. M.. Linguística Aplicada ao ensino da Língua Portuguesa: gramática em evidência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.; MAIA, G. M. S.; CARDOSO, M. C. S.. GÊNEROS TEXTUAIS: OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.; ANJOS, K. F.; SICSU, D. P.. AUTONOMIA E AUTODETERMINAÇÃO INDÍGENA NA LITERATURA DE ESCRITORES DA ETNIA MARAGUÁ. 2023. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.; MELO, A. O.; SICSU, D. P.. LITERATURA INFANTOJUVENIL INDÍGENA AMAZONENSE: MEMÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL. 2023. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.; AMOEDO, F. K. F.; SICSU, D. P.. HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM A TRAJETÓRIA DA COMUNIDADE SURDA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM. 2023. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.; MOURAO, E.; AMOEDO, F. K. F.. O LÚDICO E A LIBRAS: TRABALHANDO A LITERATURA AMAZONENSE. 2023. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; ANJOS, K. F.. CIRCULAÇÃO, LEITURA E RECEPÇÃO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL AMAZONENSE NA ESCOLA. 2023. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.; ANJOS, K. F.; SICSU, D. P.. LETRAMENTO LITERÁRIO: A LITERATURA INFANTOJUVENIL EM SALA DE AULA. 2023. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.; SICSU, D. P.; CARDOSO, M. C. S.. Da leitura de mundo, ao mundo da leitura e da escrita: o texto na sala de aula. 2023. Universidade do Estado do Amazonas.

BARROS, R. V.;CARVALHO, L. A. M.. Programa Ciência na Escola. 2021. Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino.

CARVALHO, L. A. M.. Seminário de Apresentação Parcial de Projeto de Extensão. 2016. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.. Seminário de Apresentação Parcial de Projeto de Extensão. 2016. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.. Seminário de Apresentação Parcial Programa de Iniciação Científica - PAIC. 2016. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.. Processo Seletivo Simplificado. 2015. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.. Processo Seletivo Simplificado. 2015. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.. Seminário de Apresentação Parcial de Projeto de Extensão. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.. Seminário de Apresentação Parcial de Projeto de Extensão. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

CARVALHO, L. A. M.. Seminário de Apresentação Parcial de Projeto de Extensão. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

MAIA, G. M. S.; CARDOSO, M. C. S.; NASCIMENTO, D. P.;CARVALHO, L. A. M.. Processo Seletivo Simplificado. 2013. Universidade do Estado do Amazonas.

NASCIMENTO, D. P.;CARVALHO, L. A. M.; CARDOSO, M. C. S.. Processo Seletivo Simplificado. 2012. Universidade do Estado do Amazonas.

Orientou

JASMYM ELOAH MACHADO MATOS

PCE E O ESTUDO DE LÍNGUAS OFICIAIS NO AMAZONAS: PERSPECTIVAS E EQUIDADE ETNOLINGUÍSTICAS EM UMA ESCOLA FUNDAMENTAL EM PARINTINS/AM; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Ensino Fundamental) - Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Rosiane de Souza Batista

IDENTIDADE CULTURAL SATERÉ-MAWÉ: O RITUAL DE INICIAÇÃO TUCANDEIRA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Izandra Batista Bentes

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19 EM PARINTINS/AM; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

José Dalvo Neves Alcântara Neto

O FORTALECIMENTO DE LÍNGUAS CO-OFICIAIS BRASILEIRAS EM TOADAS DE RITOS E LENDAS NO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS/AM; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

José Dalvo Neves Alcântara Neto

LITERATURA INDÍGENA NO FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS: VOZES E NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA E IDENTIDADE; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Marly Oliveira de Souza

O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO EM BOCA DO ACRE/AM; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Maria Janessa de Oliveira Costa

BILINGUISMO: A IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA A VIDA ACADÊMICA/PROFISSIONAL DE DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM BOCA DO ACRE/AM; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Emylly Silva de Melo

LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E TICS: ALIADOS INDISPENSÁVEIS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Raiana Silva de Souza

FAMÍLIA, ESCOLA E O GÊNERO CHARGE: FORMANDO LEITORES CRÍTICOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Andrécia Campos de Ávila

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Maria Surreme Andrade

PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Lucrécia Vieira Santana

LITERATURA INFANTO JUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Kathleen Barbosa de Oliveira

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR O GÊNERO TEXTUAL CONTO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Jussara Lima da Silva

O ENSINO DA REDAÇÃO DISSERTATIVA: PERSPECTIVA COM BASE NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA BOCACRENSE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Ruan Humberto de Freitas Dantas

ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA E AS NOVAS TECNOLOGIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Elizandra Torres de Oliveira

PRINCIPAIS ASPECTOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Jucilene Andrade Ribeiro

REMIÇÃO DE PENA: LEITURA COMO PROMOTORA DE LIBERDADE NA ESCOLA PRISIONAL DE PARINTINS/AM; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Histefany Damasceno de Avilar

LÍNGUA AUTÓCTONE APURINÃ: UMA ANÁLISE A RESPEITO DO FORTALECIMENTO LINGUÍSTICO EM BOCA DO ACRE/AM; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Joicimar Leão Gama

IDENTIFICAÇÃO DE DÉFICITS NA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MAUÉS-AM: UM ESTUDO DE CASO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Jomara Souza dos Santos

FORTALECIMENTO DE LÍNGUA AUTÓCTONE: SATERÉ-MAWÉ EM AÇÃO EM MAUÉS/AM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

NATANAEL LEÃO RODRIGUES

Oficinas de poemas: uma proposta de incentivo a leitura e produção textual com alunos de 8º ano do ensino fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Nildo Feitosa da Silva

Leitura e produção textual: uma análise do PIBID; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Maria José Félix Batalha

O Desenvolvimento da leitura em uma turma de 6º Ano do Ensino Fundamental em Parintins/AM; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Tania Mara Sarmento Ribeiro

Oficinas de Leitura e Produção Textual do PIBID; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Graciane Martins Batista

A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: A REALIDADE DE DOCENTES E DISCENTES NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE PARINTINS/AM; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Edenise Batista Sales

HABILIDADES DE LEITURA E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS/AM; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Andreza Gomes Pereira

OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE DO PIBID/CESP; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Marlene Nunes Prata

ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA: UM SABER NECESSÁRIO AO LETRAMENTO DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE PARINTINS/AM; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Adriana Serrão Soares e Areonildo Xavier Pires

A influência do site Lendo Amazônia no incentivo à leitura interativa de estudantes de uma escola pública do município de Parintins/AM; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Cedenir de Souza Piedade e Pedro Xisto de Souza Pinto

O uso da telefonia celular como recurso didático pedagógico em aulas de Língua Portuguesa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Elem Diane Oliveira Alfaia e Osmar de Lima Guimarães

Disciplina e indisciplina como fator interferente no ensino aprendizagem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Ocirene Muniz de Alcântara e Ruth Eleotério Coelho

Análise dos contos populares em toadas de boi-bumbá em Parintins/AM; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Alessandra Machado Gonçalves e João Correa Santarém Neto

A importância das oficinas de leitura e produção de textos para o ensino da Língua Portuguesa segundo narrativas de monitores e alunos do "Programa Mais Educação em uma escola pública de Parintins/AM; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Cláudia Alessandra Batista Alfaia e Maria Zélia Barbosa

A importância das estratégias de leitura no processo de ensino aprendizagem em aulas de Língua Portuguesa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Jean Miller Barros Navegante e Rodrigo de Souza Rocha

A produção de texto literário do gênero "poema" no Ensino Médio; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Emília da Silva Simões

O ensino da Gramática Normativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Ionara Lima de Matos

A deficiência da aprendizagen referente a produção textual técnica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Francilene Pereira Miranda

Processo de ensino aprendizagem para a formação de leitores críticos no sexto ano do ensino fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Perla de Carvalho Vieira

O processo da leitura e escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma determinada escola pública da cidade de Parintins/AM; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

João Carlos Romano Marques Sobrinho

O desenvolvimento do processo de aquisição da leitura nas séries finais do ensino fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Leonidas dos Santos Tavares

Aprender Língua Portuguesa brincando: concepções do lúdico em uma turma do 6º ano do ensino fundmental de uma escola da rede estadual de Parintins/AM; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Renny NatalinaCorrea Regis

Leitura e interpretação: fator indispensável à construção da cidadania no 2º ano do ensino médio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Abiair Barroso Bruce

A importância da pontuação para a elaboração e compreensão de textos dissertativos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Dariany Andrade de Souza

O ensino de Língua Portuguesa envolvido com as concepções e habilidades de Letramento no terceiro ano do ensino médio de duas escolas públicas de Parintins; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

JOCINARA SOUZA RAMOS

A dificuldade da leitura para o desenvolvimento da escrita dos discentes do segundo ano do ensino médio da rede estadual de Parintins; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Raimana Bentes Pereira

A influência da variante linguística no aprendizado da norma padrão do Português; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Tatiana Oliveira Pereira

FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA NO CESP/UEA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundo de Amparo a pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Marzo Queiroz dos Santos

Literatura Infantojuvenil Indígena: lenda, mito, memória; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Gabrielly dos Santos Silva

METODOLOGIAS ATIVAS E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS PARA ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Nilciana Machado De Souza

MONITORIA NA DISCIPLINA MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA; 2020; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Bruna Evely da Silva Mota

MONITORIA NA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2020; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Karoline de Oliveira Oliveira

Monitoria na Disciplina Produção Textual I; 2020; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Sabrina Silva de Souza

Monitoria na disciplina Sociolinguística; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Thayla Leite Alves

Monitoria na Disciplina Produção Textual II; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Histefany Damasceno de Avilar

Fortalecimento de língua autóctone: Apurinã, sociedade e cultura linguística em Boca do Acre/AM; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Jucilene Andrade Ribeiro

Biblioteca Carcerária: espaço de aprendizagem e inclusão pela leitura no Município de Parintins/AM; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Joiciany Melo Sarmento

Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Josiney de Souza Gloria

Programa de Monitoria da Universidade do estado do Amazonas - UEA; 2016; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Janderlei da Costa Ribeiro

Programa de Monitoria da Universidade do estado do Amazonas - UEA; 2016; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Keze Alves de Almeida

Programa de Monitoria da Universidade do estado do Amazonas - UEA; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Elem Diane de Oliveira Alfaia

Programa de Monitoria da Universidade do estado do Amazonas - UEA; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Osmar de Lima Guimarães

Programa de Monitoria da Universidade do estado do Amazonas - UEA; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Alberto Mendes de Carvalho;

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, L. A. M. ; AVILAR, H. D. . LÍNGUA NATIVA E SOCIEDADE: UMA EXPERIÊNCIA EM BOCA DO ACRE. Extenção em Revista , v. 6, p. 14-20, 2021.

  • CARVALHO, L. A. M. . LÍNGUA HYSKARIANA EM AÇÃO: ENSINO E APRENDIZAGEM EM NHAMUNDÁ/AM. Realize editora , v. 1, p. 1-6, 2015.

  • BATISTA FILHO, A. R. ; GOMES, E. B. ; KALHIL, J. D. B. ; CARVALHO, L. A. M. ; CAVALHEIRO, J. S. . Transposição didática no ensino de ciências: facetas de uma escola do campo de Parintins/AM. ARETÉ (MANAUS) , v. 05, p. 71-82, 2012.

  • CARVALHO, L. A. M. ; SANTOS, J. S. . FORTALECIMENTO DE LÍNGUA AUTÓCTONE: MINICURSO EM SATERÉ-MAWÉ EM MAUÉS/AM. In: DELMA PACHECO SICSÚ. (Org.). A TEMÁTICA INDÍGENA EM FOCO. 01ed.Ponta Grossa/PR: Atena, 2024, v. 01, p. 47-57.

  • CARVALHO, L. A. M. ; SICSU, D. P. . REVISITAÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DO MITO DAS ICAMIABAS NA OBRA PEQUENAS GUERREIRAS DE YAGUARÊ YAMÃ. In: José Flávio da Paz. (Org.). REVISITAÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DO MITO DAS ICAMIABAS NA OBRA PEQUENAS GUERREIRAS DE YAGUARÊ YAMÃ. 5ed.São Paulo: Clube de Autores Publicações S/A, 2021, v. 01, p. 49-68.

  • CARVALHO, L. A. M. ; CARVALHO, M. T. S. . ECOLOGIA E VIDA SUSTENTÁVEL NA CONCEPÇÃO DE MEMBROS DO GRENV/PIN - AM E CRISE DE PERCEPÇÃO EM CAPRA: CAMINHOS PARA A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA. In: Augusto Fachín Terán; Saulo Cézar Seiffert Santos. (Org.). NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS AMAZÔNICOS. 01ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 01, p. 251-261.

  • CARVALHO, L. A. M. ; CAVALHEIRO, J. . Programa Ciência na Escola-PCE: como instrumento de divulgação do conhecimento científico produzido em duas escolas públicas estaduais de Parintins/Am. In: I Secam 2011 ? Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2011, Manaus/AM. Educação Científica E Tecnologias no Ensino de Ciências na Amazônia, 2011.

  • CARVALHO, L. A. M. . Língua Sateré em ação: fortalecimento de língua autóctone em Parintins/AM. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, L. A. M. ; CAVALHEIRO, J. . PCE como instrumento de Divulgação Científica em Parintins. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TERAN, A. F. ; CARVALHO, M. T. S. ; CARVALHO, L. A. M. . Ecologia e Vida Sustentável na concepção de membros do GRENV/PIN - AM e Crise de Percepção em Capra: caminhos para a alfabetização ecológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    ESTUDO DO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA DE POVOS NATIVOS EM NARRATIVAS INDÍGENAS AMAZONENSES, Descrição: Projeto de iniciação científica em andamento no Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Alberto Mendes de Carvalho - Coordenador / Delma Pacheco Sicsú - Integrante / DAVI AUGUSTO SICSU MENDES - Integrante.

  • 2025 - Atual

    PCE E O ESTUDO DE LÍNGUAS OFICIAIS NO AMAZONAS: PERSPECTIVAS E EQUIDADE ETNOLINGUÍSTICAS EM UMA ESCOLA FUNDAMENTAL EM PARINTINS/AM, Descrição: Projeto de iniciação científica do Programa Ciência na Escola - PCE, desenvolvido na Escola Estadual Geny Bentes de Jesus, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Educacional SEDUC/AM. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Alberto Mendes de Carvalho - Coordenador / JASMYM ELOAH MACHADO MATOS - Integrante / Riana Emilly Ribeiro Batista - Integrante / Lucas Adão Garcia Nascimento - Integrante.

  • 2024 - Atual

    O GÊNERO TEATRAL COMO ESTÍMULO À PROFICIÊNCIA LEITORA, Descrição: Projeto de iniciação científica em andamento no Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Alberto Mendes de Carvalho - Coordenador / Delma Pacheco Sicsú - Integrante / VINICIUS RIBEIRO TEIXEIRA - Integrante.

  • 2020 - 2021

    Processo de cooficialização de língua nativa no Brasil: breve perspectiva social e linguística no Amazonas, Descrição: Trata-se de um estudo bibliográfico a respeito do processo de cooficialização de línguas nativas no Brasil, sobretudo no estado do Amazonas a fim de sondar a possibilidade de tornar cooficial a Língua Apurinã, falada em Boca do Acre/AM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luís Alberto Mendes de Carvalho - Coordenador / Delma Pacheco Sicsú - Integrante / Histefany Damasceno Avilar - Integrante.

  • 2020 - 2021

    Biblioteca Carcerária: gastos ou investimento social?, Descrição: Trata-se de um levantamento bibliográfico referente a políticas públicas de reinserção social realizado por meio das instalações de bibliotecas carcerárias no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luís Alberto Mendes de Carvalho - Coordenador / Francisca Keila de Freitas Amoedo - Integrante / Jucilene Andrade Ribeiro - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Formação continuada de docentes da rede pública no CESP/UEA, Descrição: Pretende analisar a formação continuada de docentes da rede Estadual e Municipal, respectivamente, SEDUC e SEMED em Parintins/AM, numa perspectiva de pesquisa participante. O Curso de Especialização, iniciado em abril de 2014, oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas, é uma proposta inédita no âmbito da região do Baixo Amazonas, no sentido de oferecer este tipo de formação a docentes que atuam neste município amazonense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luís Alberto Mendes de Carvalho - Coordenador / Tatiana Oliveira Pereira - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Literatura infantojuvenil indígena: lenda, mito e memória, Descrição: Muitos pesquisadores têm procurado investigar os povos indígenas do Amazonas em diferentes aspectos. Contudo, em se falando de literatura infanto-juvenil indígena, pouco ou quase nada se tem investigado. Diante disso, entende-se ser necessário e importante investigar essa literatura, pois além de ser construída com ingredientes peculiares dos povos indígenas, ela também não deixa de ser uma espécie de arquivo memorialístico desse povo. Outro ponto fundamental a ser levado em consideração é o fato de que uma das exigências do MEC (Ministério da Educação e Cultura) é a inserção da cultura indígena como conteúdo obrigatório na grade curricular da Educação Básica e Superior. Isso significa dizer que se a Universidade tem a responsabilidade de preparar professores que atuarão na Educação Básica, ela deverá promover discussões e pesquisas que possam lhes dar a esses profissionais da Educação sustentação para abordar e colocar em prática temas urgentes, como é o caso da cultura e literatura indígena. Dentro desse contexto, defende-se aqui a importância desta proposta de pesquisa, principalmente para os alunos do curso de Letras que, além de outras habilidade deverão também ser conhecedores da literatura indígena amazonense e assim poder discuti-la e abordá-la com competência em sala de aula. Até mesmo porque essa literatura tem ganhado espaço nas editoras locais, mas precisa ser difundida, pesquisada e analisada em sala de aula, dando assim vez e voz àqueles que muito contribuíram e continuam contribuindo para o enriquecimento do saber e da cultura no Amazonas. Para tanto tem-se como objetivo analisar narrativas literárias indígenas, voltadas para o público infanto-juvenil, numa perspectiva memorialística, tomando como base as lendas, os mitos, o saber e o modo de ser do povo indígena presentes nesses textos. Diante de todo o exposto, acredita-se na relevância deste estudo, pois poderá servir como fonte de investigação para outros pesquisadores e esta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Luís Alberto Mendes de Carvalho - Coordenador / Delma Pacheco Sicsú - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Amazonas, Centro de Estudos Superiores de Parintins. , Estrada Odovaldo Novo S/N, Dejard Vieira, 69151000 - Parintins, AM - Brasil, Telefone: (92) 35336249, Fax: (92) 35336630

Experiência profissional

2025 - Atual

fundação de Amparo à pesquisa do Estado do amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - Atual

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Membro efetivo do quadro docente da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, com atuação no Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP, principalmente, com as disciplinas: Prática de Ensino de Língua e Literatura de Língua Portuguesa - Estágio Supervisionado, Leitura e Produção Textual; Metodologia do Trabalho Científico; Semântica.

2022 - Atual

Faculdade Metropolitana de Manaus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 3

2011 - Atual

Plano Nacional de Formação de Professores

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Ultima atuação foi em junho de 2018, no Núcleo de Ensino Superior de Itacoatiara/AM, com a Disciplina Sintaxe da Língua Portuguesa, no quinto período do Curso de Letras.

2016 - Atual

Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2014 - 2014

Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino

Vínculo: Trabalhos Docentes, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20

2014 - 2015

IDEA - BRASILIA - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL AVANCADO LTDA

Vínculo: Trabalhos Docentes, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20

2014 - 2014

Centro de Pesquisas no Amazonas

Vínculo: Trabalhos Docentes, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20

2010 - 2010

INSTITUTO NACIONAL DE TEOLOGIA APLICADA

Vínculo: Trabalhos Docentes, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20