Érico Marcos de Vasconcelos
Erico Vasconcelos é Cirurgião-dentista, estomatologista, especialista em Terapia Comunitária, liderança e desenvolvimento gerencial de organizações de saúde e com MBA em gestão de pessoas.
Há 17 anos dedica-se à gestão das organizações de Saúde. Atua na gestão da Atenção Básica, do SUS, na Segurança e Qualidade e na Gestão Estratégica de Pessoas. Foi gestor de saúde de diversas organizações privadas e municípios. Recentemente atuou no Ministério da Saúde elaborando políticas de âmbito nacional e desenvolvendo ações de apoio e educação para gestores de todo o País.
Desde 2005 atua na formação em serviço de gestores e profissionais de saúde pelo Brasil afora. Trabalhou como Tutor e Coordenador de Cursos na EaD da ENSP, UnASUS-UNIFESP e na UFF. Foi Professor de Saúde Coletiva da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e em outros cursos de várias Universidades.
Fundou a UniverSaúde em 2017, uma startup para a Saúde que ajuda gestores da Saúde a fazerem mais com menos dinheiro e da melhor maneira possível, associando informação e inteligência gestora por meio de tecnologias digitais. Tem um time com 27 pessoas, já trabalhou em mais 50 organizações e hoje atua em diversos projetos potentes com organizações públicas e privadas.
Hoje cursa o Master de Liderança e Gestão na turma 7 do Centro de Liderança Pública (CLP) e também atua como Head de Educação do Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde (CBEx)
Suas principais características são a liderança e o carisma que exercita nas equipes de forma democrática, desenvolvendo políticas voltadas para a conquista de ambientes de trabalho marcados pela confiança e cooperação, alicerçadas em valores como a excelência, a solidariedade e o respeito.
Informações coletadas do Lattes em 15/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em DIAGNÓSTICO BUCAL, RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA
2003 - 2006
Universidade de São Paulo
Título: Comportamento dos cirurgiões-dentistas das Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo quanto a prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal, Ano de Obtenção: 2006
Prof Dr. Jayro Guimarães Junior.Palavras-chave: Saúde Pública; Estomatologia; Atenção à saúde; Prevenção do câncer bucal.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Diagnóstico Bucal. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontologia Social e Preventiva. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.
Especialização em MBA Gestão de Pessoas
2011 - 2014
Fundação Getúlio Vargas - SP
Título: Fatores relacionados ao sentimento de felicidade no trabalho entre profissionais de saúde
Orientador: Anneliese Schonhorst
Especialização em Terapia Comunitária
2008 - 2009
Escola de Enfermagem/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Título: Não houve produção de monografia
Especialização em Especialização e Residência em Saúde da Família
2001 - 2003
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Título: O Diagnóstico Bucal na perspectiva da Estratégia Saúde da Família: Conhecer para intervir
Orientador: Flávia Emília Leite de Lima
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Aperfeiçoamento em Oficina de Formação de Coordenadores Pedagógicos
2015 - 2015
Universidade Federal Fluminense
Título: Não houve. Ano de finalização: 2015
Aperfeiçoamento em Programa de Formação de Orientadores e Tutores
2014 - 2014
Escola Nacional de Saúde Pública-Fundação Oswaldo Cruz
Título: Não houve. Ano de finalização: 2014
Aperfeiçoamento em Formação Continuada em Educação à Distância para Tutores da UnASUS-UNIFESP
2011 - 2012
Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo
Título: Não houve. Ano de finalização: 2012
Aperfeiçoamento em Capacitação para Tutoria do Curso de Especialização em Saúde da Família
2010 - 2010
Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo
Título: Não houve. Ano de finalização: 2010
Aperfeiçoamento em Treinamento de Liderança para Gestores
2008 - 2008
Instituto Dale Carnegie
Título: Não houve entrega de monografia. Ano de finalização: 2008
Aperfeiçoamento em Curso de Atualização em Formação Pedagógica em EAD
2006 - 2006
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: Não houve produção de monografia. Ano de finalização: 2006
Aperfeiçoamento em Atualização em Formação Pedagógica em EaD
2006 - 2006
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Não houve. Ano de finalização: 2006
Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral
2000 - 2000
Centro de Estudos - Treinamento e Aperfeiçoamento em Odontologia
Título: Não houve. Ano de finalização: 2000
Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral
2000 - 2000
Centro de Estudos - Treinamento e Aperfeiçoamento em Odontologia
Título: Não houve. Ano de finalização: 2000
Formação complementar
2016 - 2016
Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Coordenadores e Tutores. (Carga horária: 8h). , Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo, UNASUS-UNIFESP, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Coordenadores e Tutores. (Carga horária: 8h). , Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo, UNASUS-UNIFESP, Brasil.
2009 - 2009
Seminário de Integração Ensino-Serviço do Pro-Saúde. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
Indicadores de Saude. (Carga horária: 4h). , Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde, CEFOR-SP, Brasil.
2008 - 2008
IV Seminário de Desenvolvimento Gerencial e Organizacional da SMS. (Carga horária: 4h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2006 - 2006
Seminário de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva. (Carga horária: 8h). , Instituto de Saúde, ISaúde, Brasil.
2004 - 2004
Modelos de Atenção à Saúde: PSF como estratégia de organização dos serviços. , EPATESPO, EPATESPO, Brasil.
2004 - 2004
Clareamento Dental Para Dentes Vitalizados. (Carga horária: 4h). , Distrital Casa Verde, APCD, Brasil.
2004 - 2004
Farmacologia Fácil Aplicada à Clínica Odontológica. (Carga horária: 4h). , 22º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, CIOSP, Brasil.
2004 - 2004
Pacientes Idosos Desafios e Perspectivas. (Carga horária: 4h). , 22º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, CIOSP, Brasil.
2004 - 2004
Problemas e Soluções Em Cirurgias. (Carga horária: 4h). , 22º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, CIOSP, Brasil.
2004 - 2004
Momento I - Fundamentos para o Trabalho no PSF. (Carga horária: 40h). , Casa de Saúde Santa Marcelina, CSSM, Brasil.
2001 - 2001
I Seminário de Atualização Em Ações Preventivas So. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
2001 - 2001
Atendimento Odontológico Paciente Com Necessidades. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Odontologia do Ceará, CRO, Brasil.
2000 - 2000
Odontopediatria Ortodontia O Diagnóstco Precoce. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
2000 - 2000
Oportunidades Em Odontologia Com A Cosmética. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
2000 - 2000
Emergencias Medicas no Consultorio Odontologico. (Carga horária: 2h). , Distrital Casa Verde, APCD, Brasil.
2000 - 2000
Medicamentos Genericos Legislação Atual. (Carga horária: 3h). , Distrital Casa Verde, APCD, Brasil.
2000 - 2000
Ciclo de Palestras Che Semiologia Anatomia Cirurgi. (Carga horária: 6h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1999 - 1999
Odontologia Estética. (Carga horária: 4h). , Distrital Casa Verde, APCD, Brasil.
1999 - 1999
Principios de Cirurgia Oral Para O Clinico. (Carga horária: 4h). , Distrital Casa Verde, APCD, Brasil.
1999 - 1999
Importância da Olcusão Para O Clínico. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1999 - 1999
Implantes Osseointegrados. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1999 - 1999
Controle Quimico da Placa Bacteriana. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1999 - 1999
Tratamento Radicular. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1999 - 1999
Câncer Bucal. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1998 - 1998
Workshop de Dentística Restaurações Amalgamas E Mi. (Carga horária: 9h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1998 - 1998
Diagnóstico E Tratamento das Primeiras Lesões Buca. (Carga horária: 4h). , Distrital Casa Verde, APCD, Brasil.
1998 - 1998
Cirurgia do Terceiro Molar Benefícios E Técnicas. (Carga horária: 4h). , Distrital Casa Verde, APCD, Brasil.
1998 - 1998
Cirurgia Bucal Ortodontia. (Carga horária: 4h). , Distrital Casa Verde, APCD, Brasil.
1998 - 1998
Quando Considerar Uma Alteração Como Normal na Cav. (Carga horária: 2h). , Distrital Casa Verde, APCD, Brasil.
1998 - 1998
O Risco do Cd Em Contrair Doenças Infecciosas no T. (Carga horária: 2h). , Distrital Casa Verde, APCD, Brasil.
1998 - 1998
Cirurgia Maxilo Facial. (Carga horária: 8h). , Hospital Albert Einstein, ALBERT EINSTEIN, Brasil.
1998 - 1998
Tratamento Endodôntico Aspectos Clínicos E Filosóf. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1998 - 1998
Laser Em Dentística. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1998 - 1998
Advanced Courses. , Instituto Cultural Norte Amerciano, CNA, Brasil.
1997 - 1997
Traumatismo Dental E Tratamento Endodontico Em Ano. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1997 - 1997
Tomografia Computadorizada Espiral E Ressonancia M. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1997 - 1997
Racionalização do Uso de Antibióticos Em Periodont. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1997 - 1997
Clareamento de Dentes Vitalizados E Desvitalizados. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1996 - 1996
The Communicative Methodology applied to CNA coursebooks. , Instituto Cultural Norte Amerciano, CNA, Brasil.
1995 - 1995
Hitologia Aplicada A Ortodontia. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1995 - 1995
Musculatura Paraprotetica E Atm E Anatomia Aplicad. (Carga horária: 4h). , Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Gestão de Serviços de Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Diagnóstico Bucal.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Participação em eventos
1o Congresso de Saúde Pública de Guarulhos. PMAQ como instrumento para o fortalecimento das ações de gestão da Atenção Básica do municípios brasileiros: a experiência do estado de São Paulo. 2016. (Congresso).
EPATESPO 2016. Conferência Magna do Eixo Integralidade, Rede e Complexidade. 2016. (Congresso).
I CIATESB-Congresso Internacional de Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal. História das Políticas Públicas de Saúde Bucal no Brasil. 2011. (Congresso).
22 Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. 22 Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. 2004. (Congresso).
VII Encontro Paulsita de Administradores e Técnicos do Serviço Públlico Odontológico e VI Congresso Paulista de Odontologia em Saúde Coletiva. VII Encontro Paulsita de Administradores e Técnicos do Serviço Públlico Odontológico e VI Congresso Paulista de Odontologia em Saúde Coletiva. 2004. (Congresso).
21 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO. 21 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO. 2003. (Congresso).
20 CONGRESSO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO. 20 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO. 2002. (Congresso).
III CONFERÊNCIA REGIONAL LATINO AMERICANA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. III CONFERÊNCIA REGIONAL LATINO AMERICANA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. 2002. (Congresso).
19 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO. 19 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO. 2000. (Congresso).
XXIII JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES.XXIII JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES. 2000. (Outra).
XXII JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES.XXII JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZESQ. 1999. (Outra).
18 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO. 18 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO. 1998. (Congresso).
XXI JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES.XXI JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES. 1998. (Outra).
XX JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES.XX JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES. 1997. (Outra).
XIX JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES.XIX JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE DED MOGI DAS CRUZES. 1996. (Outra).
XVIII JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES.XVIII JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES. 1995. (Outra).
Participação em bancas
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Hipertensão arterial como causa da insuficiência renal crônica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Os enfrentamentos dos idosos ante o aspecto da sua sexualidade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. A educação permanente como proposta para a organização do processo de trabalho na ESF. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. A promoção do aleitamento materno no Pré-Natal. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Saúde do idoso - a atuação da equipe Saúde da Família na prevenção de DST/AIDS. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Desmistificando o atendimento odontológico em pacientes gestantes. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Benefícios da metformina nos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 com obesidade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Inserção e adesão ao tratamento odontológico: uma perspectiva dentro do PSF. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Complicações da doença periodontal em pacientes diabéticos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. A utilização dos glicosímetro para controle da glicemia de pacientes diabéticos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. A medição de satisfação dos usuários na atenção primária à saúde [APS]: uma revisão bibliográfica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Fatores determinantes na implantação de uma UBS com PSF. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. O acolhimento no cotidiano da enfermagem na ESF. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. O contexto social da cárie dentária. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Como os processos de trabalho das equipes de Saúde da Família podem favorecer o acesso ao sistema de saúde?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Enfermagem X Técnicas de aplicação de BCG: revisão da literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. O impacto do Burnout no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde [ACS]: revisão da literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Ações educativas para hipertensos na Atenção Básica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Percepção da equipe multidisciplinar da equipe de Saúde da Família. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. A importância de se captar os sintomáticos respiratórios da Tuberculose. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Dificuldades e fragilidades no conhecimento de pacientes com diabetes mellitus, usuários do Programa Saúde da Família, acerca da sua patologia - uma revisão bibliográfica da literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Liderança do enfermeiro na Equipe de Enfermagem: revisão de literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Impacto das ações educativas em saúde bucal em população adulta - revisão da literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. A atuação do enfermeiro na consulta de puericultura na ESF. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Significados do acolhimento de enfermagem na Atenção Primária à Saúde. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Os multiplicadores em saúde bucal na ESF. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Visita domiciliar odontológica como estratégia no cuidado à saúde. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
VASCONCELOS, Erico Marcos de. Benefícios da amamentação para a saúde da m'à e do bebê. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo.
Lara Jansiski Motta; Simone Aquino; Marcia Mello Costa de Liberal; Carla Roberta Moreira da Silva;VASCONCELOS, Erico Marcos de. Gestão do conhecimento com foco na segurança do paciente: proposta de um modelo de gestão para hospitais. 2015. Universidade Nove de Julho.
Orientou
Educação em Saúde e adesão ao tratamento; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Erico Marcos de Vasconcelos;
Relação entre idade materna e seguimento pré-natal; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Erico Marcos de Vasconcelos;
Fatores associados ao impacto positivo das atividades em grupo para público idoso na Estratégia Saúde da Família; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Erico Marcos de Vasconcelos;
O desafio da visita domiciliar para a equipe de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Erico Marcos de Vasconcelos;
Fatores relacionados à coleta do exame Papanicolau na Atenção Primária à Saúde; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Aberta do SUS-Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Erico Marcos de Vasconcelos;
Produções bibliográficas
-
VASCONCELOS, F. N. ; DUARTE, S. J. H. ; VASCONCELOS, Erico Marcos de . O Acolhimento na perspectiva das Equipes de Saúde Bucal inseridas na Estratégia Saúde da Família: uma revisão bibliográfica da literatura brasileira. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, 2011.. Tempus: Actas de Saúde Coletiva , v. 6, p. 3, 2011.
-
SILVA, Sérgio Spinelli ; CERRI, Artur ; BORDINI, Paulo José ; VASCONCELOS, Erico Marcos de . Doença de Paget do Osso: Revisão da Literatura. Revista ABO Nacional , Porto Alegre-RS, v. 09, n.3, p. 169-175, 2000.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Programa de Saúde da Família também cuida da Saúde Bucal da População. Jornal da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas, São Paulo, 01 mar. 2002.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Reflexões de um Recém-Formado. APCD - Santana News, SÃO PAULO, p. 65, 12 dez. 2001.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; VASCONCELOS, Juliana Guinossi Bittencourt de . A Participação Popular e a Atuação das Equipes de Saúde Bucal no PSF: construindo um conhecimento em comum Uma experiência em Sobral-CE. In: VII Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico e VI Congresso Paulista de Odontologia em Saúde Coletiva, 2004, Marília-SP. Odontologia e Sociedade (Impresso). São Paulo-SP: Extra-copy, 2004. v. 6. p. 15-103.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; VASCONCELOS, Juliana Guinossi Bittencourt de . O câncer de boca e faringe na perspectiva da estratégia Saúde da Família (PSF) em Sobral-CE: conhecer para intervir. In: VII Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico e VI Congresso Paulista de Odontologia em Saúde Coletiva, 2004, Marília-SP. Odontologia e Sociedade (Impresso). São Paulo-SP: Extra-copy, 2004. v. 6. p. 15-103.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; VASCONCELOS, Juliana Guinossi Bittencourt de ; FRATUCCI, Maristela Villas Boas . Reflexões sobre a equipe de saúde bucal na estratégia Saúde da Família - Relato de experiência em um município nordestino. In: VII Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico e VI Congresso Paulista de Odontologia em Saúde Coletiva, 2004, Marília-SP. Odontologia e Sociedade (Impresso). São Paulo-SP: Extra-copy, 2004. v. 6. p. 15-103.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; BITTENCOURT, Juliana Guinossi ; GUIMARÃES, Marcia Alves ; MARTINS JUNIOR, Tomaz . A Participação Popular e a Equipe de Saúde Bucal no PSF: Construindo um conhecimento em comum; Experiência de Aprazível, Sobral-CE. In: 21 Congresso Internacional de Odontologia de Saõ Paulo, 2003, São Paulo. A Participação Popular e a Equipe de Saúde bucal no PSF: Construindo um conhecimento em comum; Experiência de Aprazível, Sobral-CE. São Paulo: Editora Artes Médicas, 2003. v. 1. p. 117.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; BITTENCOURT, Juliana Guinossi ; GUIMARÃES, Marcia Alves ; ANDRADE, Luiz Odorico Monteiro de . A Atuação das Equipes de Saúde Bucal no PSF: Experiência de Aprazível, Sobral-CE. In: 20 Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, 2003, São Paulo. A Atuação das Equipes de Saúde Bucal no PSF - Experiência de Aprazível, Sobral-CE. São Paulo: Editora Artes Médicas, 2003. v. 1.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; HARO, Cláudio Braz ; SOARES, Carlos Hilton Albuquerque ; MENDES JUNIOR, Francisco Ivan Rodrigues . A Inversão do Modelo Assistencial pelas Equipes de Saúde da Família no PSF - Exemplo do Município de Sobral/CE. In: 20 Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, 2002, São Paulo. A Inversão do Modelo Assistencial pelas Equipes de Saúde da Família no PSF - Exemplo do Município de Sobral-CE. São Paulo: Editora Artes Médicas, 2002. v. 1. p. 169.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; GUIMARÃES, Marcia Alves ; MARTINS JUNIOR, Tomaz . Sobral-CE: A Inserção do Cirurgião-Dentista no PSF(PAINEL). In: III Conferência Regional Latino Amerciana de Promoção de Saúde e Educação para a Saúde, 2002, São Paulo. Sobral-CE: A Inserção do Cirurgião-Dentista no PSF, 2002. v. 1.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Relato de Experiência da Atuação da Equipe de Saúde Bucal no Programa Saúde da Família - Distrito de Aprazível, Sobral-CE. In: I JORNADA SOBRALENSE DE SAÚDE BUCAL PROF. CARLOS ROLIM MARTINIANO-CONSTRUINDO A INTEGRALIDADE, 2002, SOBRAL-CE, 2002.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; MENDES JUNIOR, Francisco Ian Rodrigues ; ANDRADE, Luiz Odorico Monteiro de . A Inversão do Modelo Assistencial pelas Equipes de Saúde Bucal no PSF. In: XXIV Jornada Odontológica da Universidade de Mogi das Cruzes, 2001, Mogi das Cruzes. A Inversão do Modelo Assistencial pelas Equipes de Saúde Bucal no PSF, 2001.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; CERRI, Artur . Doença de Paget - Revisão da Literatura. In: XXII Jornada Odontológica da Universidade de Mogi das Cruzes, 2001, MOGI DAS CRUZES-SP. Doença de Paget - Revisão da Literatura (CATEGORIA PAINEL), 1999.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; MAZIERO, Fabio Irlan ; BONI, Alexandre ; OLIVEIRA, Anne ; CESÁRIO, Luiz . Miíase Bucal. In: XXII Jornada Odontológica da Universidade de Mogi das Cruzes, 1999, MOGI DAS CRUZES. Miíase Bucal (CATEGORIA APRESENTAÇÃO ORAL), 1999.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; VASCONCELOS, Juliana Guinossi Bittencourt de ; LIMA, Flávia Emília Leite de . O câncer de boca e faringe na perspectiva do Programa Saúde da Família (PSF) em Sobral-CE: conhecer para intervir. In: 22 Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, 2004, São Paulo-SP, 2004.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; VASCONCELOS, Juliana Guinossi Bittencourt de . O Despertar para uma nova prática: O Cirurgião-Dentista no Programa Saúde da Família (PSF) - Relato de Experiência em Sobral-CE. In: 22 Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, 2004, São Paulo-SP, 2004.
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de . O PMAQ como instrumento para o fortalecimento das ações de gestão da Atenção Básica dos municípios brasileiros: a experiência do estado de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de . 1o. Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterapia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Critérios de Risco e Vulnerabilidade na agenda de cuidados contínuos/programáticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de . O acolhimento na UBS Milton Santos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Análise sobre a visão dos usuários sobre a UBS Milton Santos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Uma visão acadêmica dos enfrentamos do Programa Saúde da Família em uma Unidade Básica de Saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de . O olhar do Fonoaudiólogo na UBS Milton Santos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de . O trabalho do Agente Comunitário de Saúde na UBS Milton Santos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; FRATUCCI, Maristela Villas Boas . Ilha das Flores. São Paulo: UnASUS-UNIFESP, 2013 (Capítulo de Unidade de Curso de Especialização).
-
VASCONCELOS, Erico Marcos de ; Demarzo . Gestão das práticas clínicas na Estratégia Saúde da Família. São Paulo: UNIFESP, 2011 (Capítulo de Unidade de Curso de Especialização).
Outras produções
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Ações de consultoria junto a Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos-SP [FACISB] voltadas a sua participação protagonista e a defesa de seus interesses na consecução do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) da região de Barretos-SP. 2016.
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Consultoria em Gestão de Segurança e Qualidade. 2013.
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Tecendo redes de apoio e educação para a recriação. 2018; Tema: Liderança e cidadania. (Site).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Conectar pessoas para transformar a Saúde no Brasil. 2018; Tema: Liderança e cidadania. (Site).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . A dureza que caracteriza a dureza dos nossos tempos. 2018; Tema: Saúde e sociedade. (Rede social).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . O guarda-chuva amarelo. 2018; Tema: Gestão de pessoas, recursos humanos, saúde. (Rede social).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Empreendedorismo social em saúde com Governos. 2018; Tema: Empreendedorismo social, saúde, governos. (Site).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Líderes para o bem e para o mal. 2017; Tema: Liderança, ética e saúde. (Rede social).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . O Brasil, a liderança, eu, você e as gerações que não pediram pra nascer. 2017; Tema: Liderança, ética e saúde. (Rede social).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Há muito passado nesse futuro. 2017; Tema: Liderança, ética e saúde. (Rede social).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Desafios para gestores em tempos de crise. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação de um curso online para lideranças e gestores de saúde).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Saúde Mental e Atenção Psicossocial: como transpor a barreira dos especialismos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Atenção Domiciliar no SUS brasileiro. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Território à luz da eficiência da Atenção Básica na RAS a partir da produção do cuidado. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Reflexões sobre Atenção Básica no Brasil: desafios atuais para gestores, profissionais de saúde e Universidades. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Atenção Básica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . O desafio do trabalho em equipe para profissionais da saúde bucal na ESF. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Desafios da Atenção Básica para Gestores e Profissionais de Saúde do SUS brasileiro. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Oficina de Gestores. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . NASF: Avanços, desafios e perspectivas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Efetivação da PNSTT considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas do Governo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Gestão de Pessoas: Educação, Desenvolvimento e Cuidado do Profissional de Saúde. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . O desafio do trabalho em equipe para profissionais da saúde bucal na ESF. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Fundamentos de Saúde Coletiva. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Políticas Públicas de Saúde Bucal no Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Políticas Públicas de Saúde. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Políticas de Saúde. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Gestão da Prática Clínica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Especialização em Saúde da Família-UnASUS-UNIFESP).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Saúde Bucal: inserção das equipes de Saúde Bucal na ESF. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Ações Educativas em Saúde Bucal. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Curso de Atualização em Saúde Bucal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . O papel do Cirurgião-Dentista na Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Um Olhar dos profissionais de saúde, estudantes e docentes sobre Políticas Públicas de Saúde na Atenção Básica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . PSF e Saúde Bucal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . O Papel do Cirurgião-Dentista no Diagnóstico do Câncer Oral. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Saúde Coletiva e Perspectivas dentro do SUS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Qualidade em Saúde e Auditoria. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Resgatando a memória coletiva na busca da cidadania - Políticas Sociais e de Saúde, Perspectiva histórica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Conhecendo e interpretando o PSF: entendendo o SUS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Resgatando a memória coletiva na busca da cidadania - Políticas Sociais e de Saúde, Perspectiva histórica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Participação no Projeto SOS Sorriso Saudável. 1999 (Participação em Projetos) .
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Monitoria de Dentística Operatória II. 1999 (Atividades de Monitoria) .
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Estágio Estomatologia - Hospital Heliópolis. 1999 (ESTÁGIO EXTRACURRICULAR) .
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Estágio Clínico na Casa do Adolescente - CSI Pinheiros. 1998 (Estágio Extracurricular) .
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Monitoria de Semiologia. 1998 (Atividades de Monitoria) .
VASCONCELOS, Erico Marcos de . Estágio Hospital Municipal do Jabaquara - São Paulo-SP. 1998 (Estágio Extracurricular) .
Projetos de pesquisa
-
2002 - 2003
Examinador do Projeto SoBral 2002 - Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal da população Sobralense, Descrição: Tratou-se de um estudo para conhecer as condições de saúde bucal da população de Sobral-CE, a fim de intervir de acordo com as reais necessidades apresentadas por esta. Foram realizados treinamentos dos Cirurgiões-Dentistas, alunos do Curso de Especialização com caráter de Residência em Saúde da família, para atuarem como calibradores do Projeto. Os grupos populacionais foram selecionados previamente por meio de dados estatísticos. As faixas etárias estudadas compreenderam as populações de 0 a18 meses, 5 a 9 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 24 a 29 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. A calibração entre os profissionais foi realizada no mês de Outubro de 2002, sendo 5 os profissionais calibrados, aptos à realizarem os exames. Estes exames ocorreram de Dezembro de 2002 à Maio de 2003, sendo que os resultados até os dias atuais ainda estão sendo computados para posteriormente serem divulgados à imprensa e à comunidade odontológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (17) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Erico Marcos de Vasconcelos - Coordenador., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Sobral - Outra.
-
2001 - 2003
O Diagnóstico Bucal na perspectiva do Programa Saúde da Família: Conhecer para intervir, Descrição: Este projeto tem por objetivo diagnosticar a realidade a cerca dos casos de câncer de boca e faringe, encaminhados e registrados no Serviço de Oncologia da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Sobral-CE, através do estudo da prevalência e da evolução dos casos obtida entre os anos de 1992 a 2002, a fim de evidenciar a necessidade de se implantar uma referência em Diagnóstico Bucal que apóie as Equipes de Saúde Bucal que atuam no Programa Saúde da Família do município de Sobral-CE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Erico Marcos de Vasconcelos - Coordenador / Flávia Emília Leite de Lima - Integrante., Financiador(es): Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4
Prêmios
2001
2ª Menção Honrosa Categoria Apresentações Orais Profissionais, XXIV Jornada Odontológica da Universidade de Mogi das Cruzes.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador Pedagógico das regiões Sul e Sudeste do Brasil do Curso de Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde, modalidade EaD
2014 - 2016
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuando como Coordenador Pedagógico das turmas e seus respectivos Tutores do Curso de Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde realizado no estado de São Paulo, pela modalidade Educação à Distância.
2016 - 2017
UniverSaúdeVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 16
Outras informações:
Consultor para os assuntos ligados ao Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde para a Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr Paulo Prata [FACISB]
2016 - 2017
UniverSaúdeVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8
Outras informações:
Consultor em Gestão da Atenção Básica para a Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, em São Sebastião-SP
2016 - 2016
UniverSaúdeVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 4
Outras informações:
Consultor da Fundação Pio XII/Hospital do Câncer de Barretos para o desenvolvimento de ações voltadas para a Gestão da Atenção Básica junto a Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia.
2014 - 2016
UniverSaúdeVínculo: Auônomo, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8
Outras informações:
Consultor em Gestão de Segurança e Qualidade no CED Policlínica Benedicta Carlota em Barueri-SP
2010 - 2016
Universidade Aberta do SUS/Universidade Federal de Sâo PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Nenhum, Carga horária: 10
Outras informações:
Tutor do Curso de Especialização em Saúde da Família, modalidade EaD, desde 2010, quando houve a realização da primeira edição deste Curso. Participei da formação de cerca de 160 alunos Cirurgiões-Dentistas dentre outros profissionais de saúde como Enfermeiros e Médicos que atuavam na Atenção Básica de municípios do estado de São Paulo em geral.
2016 - 2016
Prefeitura Municipal de Santo AndréVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: FUABC, Carga horária: 40
Outras informações:
Assessor Técnico do Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de Santo André-SP
2014 - 2016
Ministério da SaúdeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoiador Institucional DAB em São Paulo, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como Apoiador do Ministério da Saúde no Estado de São Paulo, área vínculo Departamento de Atenção Básica, aos 645 municípios em parceria com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo e Coordenação da Atenção Básica da Secretaria Estadual da Saúde.
2012 - 2013
Instituto de Responsabilidade Social Sirio LibanêsVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Gestão de Pessoas, Carga horária: 40
Outras informações:
Gerente de Gestão de Pessoas do Hospital Geral do Grajaú (HGG), contratado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês, parceiro da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Este hospital possui 1.300 profissionais e é referência na urgência/emergência para toda região sul do município de São Paulo-SP
2012 - 2012
Associação Saúde da FamíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente da UBS República, Carga horária: 40
Outras informações:
Gerente de Unidade Básica de Saúde com oito Equipes de Saúde da Família e cerca de 150 profissionais de nível superior e médio, assistindo à uma população de aproximadamente 17 mil pessoas. Sou responsável pela gestão das pessoas desta Unidade e também dos processos de trabalho no nível da atenção básica, com ações de monitoramento permanente por meio de indicadores de avaliação de desempenho, apoio e suporte às equipes para a melhoria constante da qualidade e resolutividade dos serviços de saúde prestados à população local.
2009 - 2012
Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Hospital São PauloVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Apoio Matricial/Preceptor Equipes Saúde Bucal, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolvimento de ações de Preceptoria ? apoio matricial e qualificação em serviço ? para cerca de 60 profissionais de saúde, atuando na atenção primária por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família. Responsável pelo acompanhamento das ações realizadas pelos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde, tais como a forma de condução das atividades, apoio e suporte para o alcance dos resultados pretendidos, avaliação das atribuições, entre outras.
2008 - 2009
Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Hospital São PauloVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Unidade Básica de Saúde, Carga horária: 40
Outras informações:
-Responsável pelo acompanhamento das ações realizadas pelos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde, tais como a forma de condução das atividades, apoio e suporte para o alcance dos resultados pretendidos, avaliação das atribuições, entre outras.
-Gerente de Unidade Básica de Saúde com quatro equipes de Saúde da Família e cerca de 70 profissionais de nível superior e médio, assistindo à uma população de aproximadamente 17 mil pessoas.
-Responsável pela gestão das pessoas da Unidade Básica de Saúde e também dos processos de trabalho no nível da atenção básica, com ações de monitoramento permanente por meio de indicadores de avaliação de desempenho, apoio e suporte às equipes para a melhoria constante da qualidade e resolutividade dos serviços de saúde prestados à população local.
2007 - 2008
Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Hospital São PauloVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Cargos de gestão em Diadema-SP e São Paulo-SP, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador do Setor de Regulação, Avaliação, Controle e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Diadema-SP
2005 - 2007
Prefeitura do Município de UbatubaVínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Coordenador da Atenção Básica/Primária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
-Gestão e condução das políticas públicas idealizadas para a área da Saúde, desenvolvendo relatórios técnicos e de desempenho, com base nas ações e evidências obtidas a partir dos trabalhos realizados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família e outros serviços.
-Desenvolvimento e coordenação de Projetos na área de Promoção da Saúde, exercitando a intersetorialidade, por meio de parcerias com outras Secretarias Municipais, como as de Educação e de Transporte.
-Análise e acompanhamento financeiro e contábil da área Administrativa e Econômica da Secretaria de Saúde, visando verificar a aplicação adequada dos recursos, bem como viabilizar investimentos para a melhoria do Sistema.
-Responsável pelos processos de trabalho de aproximadamente 1.000 profissionais da Secretaria de Saúde e pela implantação dos processos de educação permanente em saúde, instituindo ações de formação em serviço a fim de promover a integração da rede.
-Consolidação da implantação do Sistema Único de Saúde municipal por meio do fortalecimento da atenção básica através das ações das 23 equipes de Saúde da Família, proporcionando uma assistência mais qualificada e resolutiva à saúde da população.
2004 - 2005
Fundação ZerbiniVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cirurgião-Dentista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Cirurgião-denstista da Equipe de Saúde Bucal do QUALIS/PSF Vila Penteado, São Paulo-SP
Atividades
-
05/2004 - 04/2005
Outras atividades técnico-científicas , Qualis Psf, Qualis Psf.,Atividade realizada, Prestação de serviços odontológicos.
2001 - 2003
Escola de Saúde da Família Visconde de SabóiaVínculo: Aluno Residente, Enquadramento Funcional: Aluno Residente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2001 - 09/2003
Ensino, Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Módulo Introdutório, Participação Popular, Mobilização Comunitária
2001 - 2003
Prefeitura Municipal de SobralVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços Odontológicos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
O vínculo com a Prefeitura Municipal de Sobral-CE era através da Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, como aluno do Curso de Especialização com caráter de Residência em Saúde da Família, a ser realizado nesta Instituição. Éramos formados em serviço, onde atuávamos em nossas profissões nas Unidades de Saúde estabelecidas, com carga horária semanal de 40 horas. Este Curso teve uma duração de dois anos, quando meu vínculo com a Escola e com o Serviço deu-se por encerrado.
Atividades
-
08/2002 - 09/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Saúde de Sobral Ce.,Cargo ou função, Membro do Conselho Municipal de Saúde - Efetivo.
-
06/2001 - 09/2003
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Sobral.,Serviço realizado, Prestação de Serviços Odontológicos como Cirurgião-Dentista do Curso de Especialização com caráter de Residência em Saúde da Família.
2001 - 2002
Yázigi Internexus Escola de IdiomasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE ENSINO-PROFESSOR DE INGLÊS, Carga horária: 8
Atividades
-
07/2001 - 06/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, INGLÊS
2001 - 2001
Grupo Pão de AçúcarVínculo: PRESTAÇÃO SERVIÇOS ODONTOLÓGIC, Enquadramento Funcional: CIRURGIÃO-DENTISTA, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2001 - 04/2001
Serviços técnicos especializados , Particular, Depósito Anhanguera.,Serviço realizado, PRESTAÇÃO SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS.
2000 - 2000
Prodental Clínica OdontológicaVínculo: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, Enquadramento Funcional: CIRURGIÃO-DENTISTA, Carga horária: 12
Atividades
-
01/2000 - 09/2000
Serviços técnicos especializados , Particular.,Serviço realizado, PRESTAÇÃO SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS.
2001 - 2001
Supermercados ExtraVínculo: PRESTAÇÃO SERVIÇOS ODONTOLÓGIC, Enquadramento Funcional: CIRURGIÃO-DENTISTA, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2001 - 06/2001
Serviços técnicos especializados , Particular, Anhanguera.,Serviço realizado, PRESTAÇÃO SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS.
2000 - 2000
Instituto Cultural Norte AmercianoVínculo: PRESTAÇÃO SERVIÇOS ODONTOLÓGIC, Enquadramento Funcional: CIRURGIÃO-DENTISTA, Carga horária: 12
1996 - 2000
Instituto Cultural Norte AmercianoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE ENSINO - PROFESSOR INGLES, Carga horária: 12
Atividades
-
09/1996 - 07/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, INGLÊS
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Érico Marcos de Vasconcelos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?