Anneliese Schonhorst
Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2008), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (1999), Especialista em Medicina e Ciências do Esporte pela UFRGS (1996) e em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela ULBRA (2022). Graduada em Educação Física pela UFFRGS (1989). Professora Universitária de Graduação e Pós-Graduação há 25 anos. É coordenadora dos Cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado na Universidade Luterana do Brasil, nas modalidades híbrida e EaD.Professora dos cursos de Educação Física e Medicina. Integrante do NDE do Curso de Medicina Ulbra. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa e Diretora Acadêmica interina da Faculdade Sogipa até 2015. Coordenadora de Apoio da Área da Saúde e Revisora Ténica produção para EaD (Plataforma A). Diretora da AS5 Consultoria em Educação e Saúde. Graduação em Administração.
Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências do Movimento Humano
2004 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Efeitos da Escola Postural no Trabalho e da Ergonomia sobre o Composrtamento Postural
Jorge Luiz de Souza. Palavras-chave: Postura Sentada; Ergonomia; Escola Postural.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Mestrado em Ciências do Movimento Humano
1997 - 1999
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A Influência da Ginástica Laboral na Postura Dinâmica do Trabalhador Industrial, Ano de Obtenção: 1999
Jorge Luiz de Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ginástica Laboral; Postura Dinâmica.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação
2022 - 2023
Universidade Luterana do Brasil
Título: Tecnologias digitais aplicadas à educação
Especialização em Ciências do Esporte
1996 - 1996
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A postura do trabalhador industrial
Orientador: Jane Gonzales
Formação complementar
2011 - 2011
FORMAÇÃO DE DOCENTE CONTINUADA. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2010 - 2010
FORMAÇÃO DE DOCENTE- Vivenciando a Educação. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2005 - 2005
FORMAÇÃO DE DOCENTE CONTINUADA. (Carga horária: 12h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2004 - 2005
Extensão universitária em Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão- ALEMÃO. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Facilitação Neuro Muscular Proprioceptiva. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2001 - 2001
Adaptações do Corpo ao Exercício. (Carga horária: 5h). , Associação dos Profissionais de Educação Física, APEF, Brasil.
2001 - 2001
Programa de Promoção da Saúde na Empresa. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
Qualidade de Vida e Atividade Física. (Carga horária: 5h). , Associação dos Profissionais de Educação Física, APEF, Brasil.
1999 - 1999
Condicionamento Físico. (Carga horária: 23h). , Associação dos Profissionais de Educação Física, APEF, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Saúde x Doença x Atividade Física. (Carga horária: 40h). , Associação dos Profissionais de Educação Física, APEF, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Bases Biológicas da Atividade Física. (Carga horária: 34h). , Associação dos Profissionais de Educação Física, APEF, Brasil.
1992 - 1992
Treinamento Físico para Crianças e Adolescentes. (Carga horária: 20h). , SESC - Administração Regional do Rio Grande do Sul, SESC/RS, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Exercícios de Prevenção e Correção Aplicados. (Carga horária: 36h). , Faculdades Integradas Castelo Branco, FICB, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Psicomotricidade Aplicada à Ginástica de Academia. (Carga horária: 36h). , Faculdades Integradas Castelo Branco, FICB, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Preparação da Gestante. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em Musculação Ginástica e Lesões. (Carga horária: 45h). , Fédération Internationale d'Éducation Physique, FIEP, França.
1987 - 1987
Extensão universitária em Desenvolvimento da Criatividade - Movimen. (Carga horária: 40h). , Associação dos Profissionais de Educação Física, APEF, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Ginástica Afro-Brasileira. (Carga horária: 40h). , Associação dos Profissionais de Educação Física, APEF, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Ginástica de Academia. (Carga horária: 40h). , Faculdades Integradas Castelo Branco, FICB, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Ginástica Aeróbica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Flexibilidade e Alongamento. (Carga horária: 40h). , Faculdades Integradas Castelo Branco, FICB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Organização de eventos
ROCHA, A. S. . Ginástica Laboral: qualidade de movimento, bem estar e produtividade. 2001. (Outro).
Participação em eventos
1º Simpósio Internacional de Gestão Esportiva. 2015. (Simpósio).
V Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física. 2015. (Congresso).
Seminário de Formação Continuada. 2012. (Seminário).
IV Encontro de Formação Docente Continuada. 2011. (Encontro).
21º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte. Eficácia da massagem terapêutica e crioterapia no tratamento da dor em jogadores de vôlei de praia. 2009. (Congresso).
21º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte. Os níveis de condicionamento cardiovascular e distância percorrida entre árbitros profissionais de futebol do Rio Grande do Sul. 2009. (Congresso).
II Congresso Brasileiro dos Serviços de Saúde do Poder Judiciário. Políticas de Saúde na Perspectiva de RH e Interdisciplinaridade. 2009. (Congresso).
XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Porturguesae. Análise de Frequência Cardíaca e Glicose em Aulas de Jump Intervaladas e Contínuas. 2008. (Congresso).
XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2008. (Congresso).
XVII SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.Saúde do Trabalhador. 2008. (Seminário).
XX Salão de Iniciação Científica UFRGS. Sessão de Ciências da Saúde- Reabilitação. 2008. (Feira).
Congresso Médico dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007. 2007. (Congresso).
III Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física.A postura dinâmica, na posição sentada de funcionários de uma empresa de tecnologia. 2007. (Seminário).
16o. Congresso Científico Latino-Americano de Educação Física. Relação da Antropometria e Tempo de Prova em Atletas de Natação. 2006. (Congresso).
32º ENAPEF. Relação da Antropometria e Tempo de Provas em Atletas de Natação. 2006. (Congresso).
II Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física.Influência da Maturação em Provas de 50m Nado Crawl. 2006. (Seminário).
5o. Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Efeito de um programa de ginástica laboral sobre as algias vertebrais. 2005. (Congresso).
8° SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ATIVIDADES FÍSICAS PARA A TERCEIRA IDADE.Postura Ortostática de Praticantes de Atividade Física Regular na Terceira Idade. 2005. (Seminário).
Diretoria Integrada de Apoio Pedagógico.Capacitação Docente. 2005. (Outra).
1o. Congresso Sul-Americano de Educação Física, Atividade Física e Esporte. 2004. (Congresso).
3ª Feira da Saúde da Secretaria de Educação de Esteio. Coordenadora de equipe. 2004. (Feira).
II Encontro Internacional de Educação Física. 2004. (Congresso).
3o Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. A influência do nível de satisfação ao programa de ginástica laboral na produtividade do trabalhador industrial. 2001. (Congresso).
3o Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. 2001. (Congresso).
4° Encontro Sul Brasileiro de Medicina do Esporte.Efeito do Programa de Ginástica Laboral sobre as Algias Vertebrais e a Postura Dinâmica do Trabalhador de uma Empresa de Telecomunicação. 2001. (Encontro).
Corpore e Movimento. 2001. (Seminário).
8o Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países da Língua Portuguesa. A melhoria da postura dinâmica do trabalhador de uma indústria alimentícia, através do programa de ginástica laboral. 2000. (Congresso).
7o Congresso de Educação Física e Ciências do Esporte dos Países de Língua Portuguesa. Observação das Atividades de Vida Diária através de Vídeo. 1999. (Congresso).
9o Congresso Latino-Americano de Educação Física. A influência da ginástica laboral na postura dinâmica do trabalhador industrial. 1999. (Congresso).
9o Congresso Latino-Americano de Educação Física. Observações das atividades de vida diária através de vídeo. 1999. (Congresso).
9o Congresso Latino-Americano de Educação Física. Curso de Condicionamento Físico. 1999. (Congresso).
I Congresso Sul Brasileiro de Medicina Desportiva. Curso de Cineantropometria. 1996. (Congresso).
I Congresso Sul Brasileiro de Medicina Esportiva e I Jornada Popular de Medicina Desportiva. 1996. (Congresso).
V Jornada da Ciência do Esporte e do Movimento. 1995. (Outra).
1o Fórum de debates sobre saúde no esportedo RS. 1994. (Outra).
20o Encontro de Professores de Educação Física.SaúdexDoençaxAtividade Física. 1994. (Encontro).
20o Encontro de Professores de Educação Física.SaúdexDoençaxAtividade Física. 1994. (Encontro).
20o Encontro de Professores de Educação Física.Educação Física: Reflexão, Preparação, Ação e Resultado- Verdade ou Mentira?. 1994. (Encontro).
19o Encontro de Professores de Educação Física. 1993. (Encontro).
Associação dos profissinais de Educação Física do RS.Bases fisiológicas da atividade física- uma abordagem evolutiva. 1993. (Encontro).
I Simpósio de Educação. 1993. (Simpósio).
Jornada Esportiva.Treinamento Físico para Crianças e Adolescentes. 1992. (Encontro).
Projeto Difusão.Exercícios de prevenção e correção aplicados a ginástica de academia. 1990. (Oficina).
Projeto Difusão.Psicomotricidade aplicada a ginástica de academia. 1990. (Oficina).
Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista.Preparação da gestante. 1989. (Oficina).
2o Congresso Internacional de Educação Física. 1987. (Congresso).
2o Congresso Internacional de Educação Física. Curso Musculação e Ginástica e Lesões. 1987. (Congresso).
3o Congresso Latino-Americano de Educação Física, Desporto e Recreação e 13o Encontro de Professores de Educação Física. 1987. (Congresso).
3o Congresso Latino-Americano de Educação Física, Desporto e Recreação e 13o Encontro de Professores de Educação Física. Desenvolvimento da criatividade através do movimento. 1987. (Congresso).
XII Jogos Universitários Gaúchos de Estudantes de Educação Física. Atleta de Handebol. 1987. (Olimpíada).
1o Congresso Brasileiro de Educação Física. Ginástica Afro-Brasileira. 1986. (Congresso).
Iv Simpósio de Atividade Física.Ginástica de Academia. 1986. (Simpósio).
IV Simpósio de Atividade Física.Flexibilidade e Alongamento. 1986. (Simpósio).
Participação em bancas
Anneliese Schonhorst; MARTINS, E. S.. Políticas Públicas para a Terceira Idade: Uma Análise Descritiva da Região das Hortências. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão no Esporte) - Faculdade Sogipa de Educação Física.
Anneliese Schonhorst; GEREMIA, J.. Ginástica laboral: efeitos na dor muscular e articular de profissionais de tecnologia da informação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física.
Anneliese Schonhorst; MARTINS, E. S.. Vivian.A identidade profissional dos estudantes de Educação Física da Faculdade Sogipa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física.
Anneliese Schonhorst; MARTINS, E. S.. Como efetuar o gerenciamento de uma academia visando a satisfação do cliente?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física.
SCHONHORST, A.; MARQUES, M. G.. Níveis de ansiedade pré-competitiva de uma das principais equipes de Porto Alegre em uma competição estadual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física.
SCHONHORST, A.; ALBERTON, C.. Proposta de Treinamento Funcional para Reabilitação em Ruptura de Ligamento Cruzado Anterior. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física.
ROCHA, A. S.. Ciências da Saúde- Reabilitação. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Orientou
Relação das Alterações Posturais de Joelho e Tornozelo com Lesões Articulares de Joelho em Atletas da Categoria de Base de Futebol de Campo; 2011; Dissertação (Mestrado em Master en Ciencias Aplicadas a la Actividad Fisica) - Universidad de Córdoba, UCO, Espanha, ; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Esporte Adaptado e sua trajetória histórica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Treinamento Desportivo e Personal Trainer) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Nível de conhecimento sobre suplementação alimentar por praticantes de musculação: Revisão bibliográfica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Treinamento Desportivo e Personal Trainer) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Esportes amadores em clube de futebol; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão no Esporte) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Habilidades e competências do gestor público de esporte; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão no Esporte) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Ypiranga Futebol Clube, a festão do acesso; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão no Esporte) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Comparação dos níveis de força nas diferentes posições de uma equipe de futebol; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Desidratação em atletas de futebol amador durante uma partida; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Termogênico: uma revisão sistemática sobre o uso do ácido linoleico conjugado; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Análise de evidências científicas sobre a ação da suplementação de leucemia na síntese proteica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Hidratação no exercício físico; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A importância da educação Física par ao desenvolvimento da coordenação motora e integração nas séries iniciais; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Obesidade em adolescentes: graus de obesidade em estudantes de uma escola da zona rural do Município de Arroio Grande/RS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A influência do alongamento estático sobre o número de repetições máximas no treinamento de força; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
O Impacto da Neoliderança no Desempenho das pessoas em Empresa de TI da Região das Missões/RS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A Utilização dos Resultados da Avaliação de Desempenho na Gestão de Pessoas em uma Indústria de Papel; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Comunicação Interna; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
O Choque de Culturas Organizacionais e seus Reflexos na Motivação e Capacitação deEquipes; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Proposta de Estrutura de Carreira, Cargos e Salários para uma Indústria de Estofados da Região de Passo Fundo/RS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Estilos de Liderança na Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados de Espumoso/RS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Avaliação de Competências nos Setores Administrativos em uma Empresa de Papel para Embalagens; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A Percepção dos Empregados do Banco XYZ quanto à importância da Educação Corporativa para sua Vida e para a Organização; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Mercado na Área de Consultoria em Gestão de Pessoas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Principais Fatores Motivacionais que Potencializam a Retenção dos Colaboradores; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Levantamento de Necessidades de Atendimento do Produtor Rural Ligado à Cadeia Suína no Estado do Rio Grande do Sul como forma de Capacitar a Equipe de Vendas de Produtos Veterinários; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Clima Organizacional de uma Cooperativa Agrícola do Nordeste do Rio Grande do Sul; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Integrando Gerações por Meio da Mentoria; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Fatores Motivacionais ligados à Gestão de Pessoas em uma Equipe de Telejornalismo; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado Formal de Trabalho: Perspectivas e Possibilidades; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A Nova Fórmula de Liderar no Século XXI; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO DE PESSOAS) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Remuneração variável: teoria e prática a partir da percepção de gerente comerciais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Fundação Getúlio Vargas- Chapecó/SC; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A Importância das Relações Interpessoais para a Vantagem Competitividade e Êxito das Organizações; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Fundação Getúlio Vargas- Chapecó/SC; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Plano de Identificação das necessidades de Capacitação Profissional para Orientadores da Graduação Tecnológica da Faculdade SENAC Chapecó; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Fundação Getúlio Vargas- Chapecó/SC; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Gestão de Pessoas com Foco em Competências; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Fundação Getúlio Vargas- Chapecó/SC; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Estilos de Liderança para Gerentes de uma Unidade de Atendimento em um Banco de Pato Branco; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Fundação Getúlio Vargas- Chapecó/SC; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Comprometimento com o Trabalho em uma Empresa Metalmecânica no Município de Chapecó; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Fundação Getúlio Vargas- Chapecó/SC; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Análise das Políticas de Qualidade de Vida que são Praticadas por Organizações Atuantes na Região Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Fundação Getúlio Vargas- Chapecó/SC; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Recompensa e seus Reflexos na Motivação dos Colaboradores; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Fundação Getúlio Vargas- Chapecó/SC; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Treinamento e Capacitação: resultados de Técnicas Usuais de Treinamento; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Fundação Getúlio Vargas- Chapecó/SC; Orientador: Anneliese Schonhorst;
PREVALÊNCIA DE DORES MUSCULOESQUELÉTICA EM ADOLECENTES RELACIONADO AO USO DO CELULAR; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A prevalência de dores nas costas em mulheres sedentárias; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A influência da ginástica laboral sobre a qualidade de vida de funcionários de uma Universidade privada da Região Metropolitana; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
ANÁLISE DOS HÁBITOS ALIMENTARES DE PRATICANTES DE TREINAMENTO DE FORÇA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Níveis de bem-estar em indivíduos praticantes de musculação e em sedentários; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
NÍVEIS DE ANSIEDADE DE GOLEIROS, DE CATEGORIA DE BASE, EM UM CLUBE DE FUTEBOL DE PORTO ALEGRE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Prevalência de lesões em praticantes de treinamento funcional ao ar livre; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
EFEITO DO MÉTODO REST-PAUSE SOBRE A HIPERTROFIA MUSCULAR DE MEMBROS INFERIORES EM MULHERES TREINADAS EM MUSCULAÇÃO; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Treinamento funcional como ferramenta de emagrecimento em mulheres de uma academia da cidade de Gravataí; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Fatores motivacionais de idosas praticantes de exercícios físicos na cidade de Gravataí/RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Estilo de vida de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade do bairro São Lucas na cidade de Viamão/RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Aptidão física, desempenho motor e percepção de autoimagem em crianças com sobrepeso, em uma academia no Município de Gravataí; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Níveis de lombalgia em mulheres praticantes do Método Pilates em um estúdio na cidade de Cachoeirinha/RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A PERCEPÇÃO QUANTO A EFETIVIDADE DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A RELAÇÃO DA POSTURA ORTOSTATICA COM O DESCONFORTO CORPORAL EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FISICA DE UMA UNIVERSIDADE DA GRANDE PORTO ALEGRE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
FATORES MOTIVACIONAIS PARA PRÁTICA DA DANÇA DE SALÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A eficácia da caminhada nórdica sobre a capacidade funcional em portadores da Doença de Parkinson; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO MÉTODO PILATES SOBRE A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE GESTANTES NO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍ/RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Perfil e competências gerenciais dos gestores de academias da cidade de Gravataí; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Correlação entre a amplitude de movimento articular e a autonomia nas atividades de vida diária em um grupo de idosos; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Relação das dores nas costas com a postura dinâmica no trabalho de estudantes de uma universidade da grande Porto Alegre; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
TREINAMENTO DE AGILIDADE EM ATLETAS INICIANTES EM UMA ESCOLA DE FUTSAL EM GRAVATAÍ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Hidratação e exercício: a variação hídrica corresponde com a sintomologia da sede?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
ANÁLISE DOS TREINAMENTOS DE FORÇA TENSIONAL E METABÓLICO: RESPOSTAS NA HIPERTROFIA E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE HOMENS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A RELAÇÃO ENTRE A AMPLITUDE DE MOVIMENTO, POSTURA CORPORAL E ALGIAS MUSCULARES EM ALUNOS INICIANTES DE NATAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Fatores Motivacionais de Aderência e Permanência em programas de exercícios físicos oferecidos por uma Academia na cidade de Cachoeirinha/RS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A eficácia do treinamento resistido em um portador de osteogênese imperfeita tipo III; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Perfil da atuação profissional da Educação Física nas academias de Cachoeirinha/RS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Influência do exercício físico em variáveis metabólicas em pacientes com AIDS submetidos à terapia antirretroviral; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A relevância da Ioga, exercícios aeróbios e resistidos no controle da ansiedade: uma revisão literária; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
PERCEPÇÃO DOS EFEITOS DA PRÁTICA DA HIDROGINÁSTICA NA QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES NA TERCEIRA IDADE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Eficácia de um Programa de Treinamento Funcional para Reabilitação Pós-Fisioterapêutica do Ligamento Cruzado Anterior: Um Estudo de Caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A capoeira no Rio Grande do Sul: surgimento e atualidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Estudo comparativo da ansiedade pré-competitiva entre as categorias mirim e infantil de uma escolinha de futebol de Canoas/RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Estudo comparativo sobre a qualidade de vida em praticantes de treinamento de força em três academias de Porto Alegre com nãopraticantes da zona norte de Porto Alegre; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Características do desempenho motor em crianças praticantes de ginástica olímpica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Comparação dos níveis de ansiedade de estado antes do treino e antes da competição em um grupo de corredores de rua vinculados a um clube da cidade de Porto Alegre-RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Comparação dos índices de dor de um grupo de praticantes e não praticantes de ginástica laboral dos trabalhadores de uma indústria de abate de aves; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Correlação da intensidade e freqüência de dor de funcionários na posição sentada frente a um computador; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Análise de força, % de gordura e antropometria em fisiculturistas usuários de esteróides anabolizantes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Lesões mais frequentes em atletas do remo em alto rendimento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Efeitos do cortisol no treinamento de força para mulheres; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Performance Pianística: A Ciência Musical na Busca da Performance Pianística e a Importância de inserção cada vez maior de conhecimentos inerentes ao Treinamento Físico; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Efeitos da massagem desportiva sobre a velocidade de recuperação metabólica após sessão anaeróbca de treinamento esportivo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Comparação do acúmulo de ácido lático entre membros inferiores e superiores na natação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Análise do perfil administrativo dos gestores de academias de musculação e ginástica na cidade de Canoas/RS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A relação do desenvolvimento social com o desenvolvimento cognitivo, de crianças de 4 a 11 anos, portadoras de síndrome de Down: estudo de caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Adaptações na postura ortostática durante a gestação: um estudo de caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Perfil antropométrico e neuro-muscular de dois atletas gaúchos da seleção brasileira de luta olímpica estilo greco-romana; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A relação entre alteração postural e ocorrência de lesões de joelho e tornozelo de atletas universitários de futebol de campo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Fatores motivacionais para a prática de rugby; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Comparação do nível de amplitude de movimento em atletas pré e pós treinamento de natação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Relação da antropometria com as capacidades neuromusculares em atletas de voleibol feminino amador; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Incidência de escoliose em adolescentes de 11 a 14 anos de uma escola estadual de Porto Alegre; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Comparação do nível de resistência de membros inferiores entre idosas praticantes de hidroginástica e idosas praticantes de dança de salão em bailes de terceira idade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Os níveis de condicionamento cardiovascular e distância percorrida em árbitros auxiliares profissionais de futebol de campo do Rio Grande do Sul; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Comparação do aquecimento dinâmico ativo no futebol com aquecimento pliométrico para potencialização da velocidade de deslocamento; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
O estresse pré- competitivo em crianças de uma escolhina de futebol de Viamão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A relação entre o VO2 máximo e o percentual de gordura em meninos de 13 a 15 anos de idade de uma escolhinha de futebol em Viamão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Relação da amplitude de movimento com o desconforto corporal de trabalhadores de uma indústria de abate de aves; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Eficácia da massagem terapêutica e crioterapia no tratamento da dorem jogadores de vôlei de praia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Análise da amplitude do movimento articular de flexão e extensão do quadril em praticantes de futsal da categoria mirim; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Relação entre a alteração postural e ocorrência de lesões de joelho e tornozelo em atletas de futebol de campo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Comparação dos indicadores motivacionais de atletas corredores de rua que treinam em equipe ou de forma individualizada; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A relação do VO2 máximo e o percentual de gordura em meninos de 13 a 15 anos de idade de uma escolhinha de futebol em Viamão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Fatores motivacionais para prática do futebol em meninas de 9 a 16 anos de uma escolhinha de Porto Alegre; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Efeitos da massagem desportiva sobre a velocidade de recuperação metabólica após sessão anaeróbica de treinamento desportivo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A percepção psicossocial dos usuários de esteróides anabolizantes praticantes de musculação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Os padrões de beleza ditados pela mídia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A influência da educação da postura dinãmica nas atividades de vida diária de donas de casa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Correlação entre o índice de massa corporal e a tendência à hipertensão arterial em escolares de 11 a 14 anos de idade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
O racismo relacionado ao futebol juvenil no RS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Fatores de adesão a um programa de caminhada ao ar livre por mulheres entre 40 e 60 anos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Análise postural de músicos baixistas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A influência de um programa de exercícios físicos nas lombalgias; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Perfil antropométrico e neuromuscular de atletas da categoria mirim de ginástica de trampolim: um estudo de caso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
As atividades de vida diária de portadores de condromalácia patelar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Análise de frequência cardíaca e glicose em aulas de jump intervaladas e contínuas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Yoga em acdemia: uma prática para qualidade de vida; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A influência da atividade física regular sobre a sexualidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Ginástica Laboral: relação entre a percepção dos participantes e o nível de satisfação no trabalho; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Percepção da postura dinâmica de ciranças e professores em uma escola particular de Porto Alegre/RS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Análise da postura ortostática na patinação artística sobre rodas: um estudo de caso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Programas de Ginástica Laboral nas empresas:competência dos profissionais de Educação Física?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A postura ortostática de servidores públicos militares sob abordagem psicossomática pelo método G; D; S; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A amplitude de movimento das articulações do quadril e do ombro entre indivíduos que praticam jiu-jitsu com musculação e jiu-jitsu isoladamente; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Possibilidades para uma avaliação em Educação Física; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
O comportamento postural, na possição sentada, de estudantes de Educação Física de uma Universidade privada do município de Canoas/RS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Fatores motivacionais que levam idosos à prática de atividades físicas regulares; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A dinâmica funcional relacionada com a postura da coluna lombar de motoristas profissionais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A percepção do professor perante a aplicabilidade do trabalho postural na sala de musculação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Efeito de um programa de Ginástica Laboral sobre as algias; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A influência da Ginástica Laboral sobre as algias vertebrais e a ansiedade traço-estado de representantes comerciais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A percepção do professor e a atitude postural do aluno na posição sentada; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Aspectos influenciadores da postura corporal de mães de pacientes pediátricos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Validação de um método alternativo para diagnóstico de escoliose; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Princípios biomecânicos da postura coporporal, na posição sentada e sua relação com a Ergonomia; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Análise da postura dinâmica, na posição sentada, em estudantes de Educação Física; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A relação entre a postura dinâmica e as L; E; R/D; O; R; T; em caixas de um banco estatl do Rio Grande do Sul; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Relação entre postura dinâmica e postura ortostática em crianças; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Perfil postural ortostático de escolares com 13 e 14 anos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
A influência da Ginástica Laboral na Autopercepção dos Funcionários de uma Empresa Estatal; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Análise da postura dinâmica, na posisção sentada, em cadeiras ergonômicas; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
O trabalho perante à sociedade e as lesões por esforços repetitivos; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Perfil postural ortostático de atletas de voleibol do naipe feminino na categoria infanto-juvenil do estado do Rio Grande do Sul; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Perfil das empresas do Vale dos Sinos quanto à implantação do programa de Ginástica Laboral; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Influência da postura dinâmica, através do programa de Ginástica Laboral, sobre o grau de esforço do carteiro; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Análise do perfil de atletas velocistas de alto nível da modalidade de atletismo; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Anneliese Schonhorst;
Produções bibliográficas
-
CRESCENTE, L. A. ; ROCHA, A. S. ; CARDOSO, M. F. S. ; SIQUEIRA,O.D. . Efeitos da Maturação Biológica na Aptidão Física em Jovens Praticantes de Futebol de 11 a 15 anos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 13, p. 25, 2007.
-
GARCIA, D. R. ; SOUZA, J. L. ; ZARO, M. A. ; VIEIRA, L. R. ; Anneliese S. Rocha . Prevalência das Lesões no Voleibol. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 13, p. 28-28, 2007.
-
Anneliese S. Rocha ; ZANETTE,E. ; DONIZETE, O. S. ; CRESCENTE, L. A. ; SANGIOVANNI, D. . Respostas Fisiológicas em aulas de StepTraining. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 13, p. 26-27, 2007.
-
ROCHA, A. S. ; ZANETTE,E. ; SILVA, D. R. ; GARCIA, D. R. . Comparação dos Níveis de Hipertrofia em Praticantes de Bike Indoor e Musculação. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 13, p. 26-27, 2007.
-
ROCHA, A. S. ; SOUZA, J. L. . The influence of laboral gymnastics in the dynamic posture of industry workers. The FIEP Bulletin , v. 75, p. 150-154, 2005.
-
ROCHA, A. S. ; SOUZA, J. L. . Observação das atividades da vida diária. Movimento (UFRGS. Impresso) , v. 11, p. 16-22, 1999.
-
SCHONHORST, A. ; ROCHA, C. L. ; TEIXEIRA, A. R. ; GONCALVES, A. K. . Perfil Postural de idosos praticantes de Atividade Física na Água. In: Adriane Ribeiro Teixeira; Benno Becker Júnior; Cíntia De La Rocha Freitas. (Org.). Estudos Multidisciplinares do Envelhecimento Humano. 1ed.Porto Alegre: Nova Prova, 2008, v. , p. 07-.
-
ROCHA, A. S. ; SAMPAIO, R. O. ; CARDOSO, R. P. M. S. ; DONIZETE, O. S. . Postura Ortostática de Praticantes de Atividade Física Regular na Terceira Idade. In: Andrea Krüger Gonçalves; Rosa Maria Freitas Groenwald. (Org.). Qualidade de Vida e Estilo Ativo no Envelhecimento. 1ed.Porto Alegre: Novo Tempo, 2005, v. 1, p. 339-348.
-
SCHONHORST, A. . Ginástica Laboral: Programa de Ginástica nas Empresas. IDmed, www.idmed.com.br, 25 jun. 2009.
-
Anneliese Schonhorst . A influência da ginástica laboral na postura dinâmica do trabalhador industrial. In: 20º Congresso Internacional de Educação Física, 2005, Foz do Iguaçu. Anais do 20º Congresso Internacional de Educação Física- FIEP 2005, 2005.
-
AZAMBUJA, D. S. ; SCHONHORST, A. ; FONTOURA A.S. ; POL, D. O. C. . Análise Postural de Músicos Baixistas. In: XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Porturguesa, 2008, Porto Alegre. Livro Digital, 2008.
-
CRESCENTE, L. A. ; ROCHA, A. S. ; CARDOSO, M. ; SIQUEIRA, O. D. . Efeitos da maturação biológica na aptidão física em jovens praticantes de futebol de 11 à 15 anos. In: Congresso Médico dos XV Jogos Pan-americanos RIO 2007, 2007, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso). São Paulo: Redprint, 2007. v. 13. p. 25-25.
-
ZANETTE,E. ; SANGIOVANNI,D. ; ROCHA, A. S. ; SIQUEIRA, O. D. ; CRESCENTE, L. A. . Respostas fisiológicas em aulas de step training. In: Congresso Médico dos XV Jogos Pan-americanos RIO 2007, 2007, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso). São Paulo: Redprint, 2007. v. 13. p. 27-27.
-
ZANETTE,E. ; SILVA, D. R. ; GARCIA, D. R. ; ROCHA, A. S. . Comparação dos níveis de hipertrofia em praticantes de bike indoor e musculação. In: Congresso Médico dos XV Jogos Pan-americanos, 2007, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso). São Paulo: Redprint, 2007. v. 13. p. 27-27.
-
GARCIA, D. R. ; SOUZA, J. L. ; ZARO, M. A. ; ROCHA, A. S. . Prevalência das lesões no voleibol. In: Congresso Médico dos XV Jogos Pan-americanos RIO 2007, 2007, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso). São Paulo: Redprint, 2007. v. 13. p. 28-28.
-
PEREIRA, R.G.M. ; ROCHA, A. S. ; COSTA, J. M. . A postura na posição sentada e sua relação com o mobiliário escolar. In: 31º Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física, 2005, Capão da Canoa. Anais Sessões Científicas. Novo Hamburgo: Feevale, 2005. v. 31. p. 1-88.
-
Anneliese Schonhorst ; MACHADO, A. F. ; LEITE, A. M. ; SOARES, F. R. C. . Teste Banco de Wells: Análise da flexibilidade do posterior de tronco e pernas de estudantes de educação física da Universidade Luterana Ulbra. In: Mostra de Pesquisa Ulbra, 2017, Gravataí. Mostra de pesquisa Ulbra Gravataí, 2017.
-
SCHONHORST, A. ; VALIM, M. O. . Efeitos da Ginástica Laboral nas dores Músculo-Esqueléticas. In: Mostra de Pesquisa Ulbra, 2017, Gravataí. Mostra Científica Ulbra, 2017.
-
SCHONHORST, A. ; SOUZA, F. G. ; SANTOS, L. A. . Avaliação do nexo causal como indicador de um programa de exercícios compensatórios no ambiente de trabalho. In: Mostra Científica Ulbra, 2017, Gravataí. Mostra Científica Ulbra Gravataí, 2017.
-
SCHONHORST, A. ; TERRES, J. C. ; FERREIRA, L. S. . Relação das dores musculares com a postura no trabalho de colaboradores de uma Universidade da grande Porto Alegre. In: Mostra Científica Ulbra, 2017, Gravataí. Mostra Científica Ulbra Gravataí, 2017.
-
SCHONHORST, A. ; GAZINEU, D. S. ; GARCIA, J. V. C. R. . Níveis de estresse de colaboradores em uma Universidade da grande Porto Alegre. In: Mostra de Pesquisa Ulbra, 2017, Gravataí. Mostra Científica Ulbra Gravataí, 2017.
-
SCHONHORST, A. ; CALLETI, C. . Estudo do Padrão Postural de Joelhos e Tornozelos de Atletas de Futebol de Campo. In: 28º Congresso Internaional de Educação Física, 2013, Foz doIguaçu. Boletim da Federação Internacional de Educação Física, 2013. v. 83. p. 68-68.
-
GUEDES, J. P. ; ROCHA, A. S. ; CRESCENTE, L. A. ; POL, D. O. C. . Relação de antropometria e tempo de prova em atletas de natação. In: 32º ENAPEF, 2006, Capão de Canoa. Anais Sessão Científica, 2006.
-
ROCHA, A. S. ; BARCELLOS, M. T. P. . Efeito de um Programa de Ginástica Laboral sobre as Algias Vertebrais. In: 5º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2005, Florianópolis. Suplemento da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Florianópolis: Atividade Física e Saúde, 2005. v. 10. p. 151-151.
-
LEHNEN, A.M. ; ROCHA, A. S. . Postura Dinâmica do ato de sentar em crianças com idade entre 7 e 8 anos.. In: Congresso Sul Americano de Educação Física, Atividade Física e Esporte, 2004. Postura Dinâmica do ato de sentar em crianças com idade entre 7 e 8 anos., 2004.
-
SAMPAIO, R. O. ; CARDOSO, R. P. M. S. ; CAMARA, R. E. ; DARNEI, P. ; ROCHA, A. S. . Análise da Postura Ortostática de Praticantes de Atividade Física Regular na Terceira Idade.. In: 1 Congresso Sul Americano de Educação Física, Atividade Física e Esporte, 2004. Análise da Postura Ortostática de Praticantes de Atividade Física Regular na Terceira Idade., 2004.
-
KRIEGER, C. ; ROCHA, A. S. ; SCHONHORST, J. C. ; SOUZA, J. L. . Efeito do Programa de Ginástica Laboral sobre as Algias Vertebrais e a Postura Dinâmica do Trabalhador de uma Empresa de Telecomunicação. In: II Mercomovimento- Universidade Federal de Santa Maria, 2001, Santa Maria. Anais, 2001.
-
ROCHA, A. S. . A influência do nível de satisfação ao programa de ginástica laboral na produtividade do trabalhador industrial. In: 3º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2001, Florianópolis. Anais: Promoção da Atividade Física: da pesquisa à ação. Florianópolis: Alternativa, 2001.
-
KRIEGER, C. ; ROCHA, A. S. . Meios de intervenção da Ginástica Postural em vários âmbitos da Atividade Física. In: 26º Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física, 2000, Capão da Canoa. Anais Sessões Científicas, 2000.
-
ROCHA, A. S. . A melhora da postura dinâmica do trabalhador de uma indústria alimentícia, através do programa de ginástica laboral. In: 8º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, 2000, Portugal. Livro de Resumos, 2000.
-
ROCHA, A. S. ; SOUZA, J. L. . Observação das Atividades de Vida Diária através de Vídeo. In: 25º Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física, 1999, Capão da Canoa-RS. Anais Sessões Científicas, 1999.
-
ROCHA, A. S. . A Influência da Ginástica Laboral na Postura Dinâmica do Trabalhador Industrial. In: 25º Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física, 1999, Capão da Canoa. Anais Sessões Científicas, 1999.
-
ROCHA, A. S. ; SOUZA, J. L. . Observação das Atividades de Vida Diária através de Vídeo. In: 7ºCongresso de Educação Física e Ciências do Esporte dos Países de Língua Portuguesa, 1999, Florianópolis. Livro de resumos- A Educação Física no espaço de expressão da Língua Portuguesa: passagem para o Novo Milênio., 1999.
-
SCHONHORST, A. . O Estresse é inimigo ou poderia ser aliado- Desafio par aos Professores da Nova Geração. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHONHORST, A. . Summit Gym. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHONHORST, A. . Neurociências e Processos Educacionais. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHONHORST, A. . O Esporte e o Lazer em comunidades ditas periféricas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHONHORST, A. . Capacidades Coordenativas e Capacidades Condicionantes ESEF-UFRGS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHONHORST, A. . A postura dinâmica e sua relação com a coluna vertebral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHONHORST, A. ; CALLETI, C. . Estudo do Padrão Postural de Joelhos e Tornozelos de Atletas de Futebol de Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHONHORST, A. . Qualidade de Vida no Trabalho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, A. S. ; CALLETI, C. ; CANTANHEDE, R. . Relação entre as alterações posturais e ocorrência de lesões de joelho e tornozelo em atletas de futebol de campo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. S. . Políticas de Saúde na Perspectiva de RH e Interdisciplinaridade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. S. ; SBARAIN, V. S. ; CRESCENTE, L. A. . Análise de frequência cardíaca e glicose em aulas de jump intervaladas e contínuas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, R. P. M. S. ; ROCHA, A. S. ; FONTOURA A.S. ; CANTANHEDE, R. . Protocolo para análise da variabilidade na postura na posição sentada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZANETTE,E. ; GARCIA, D. R. ; ROCHA, A. S. . Aspectos de risco postural relacionados ao ato de sentar e carregar mochila em escolares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZANETTE,E. ; GARCIA, D. R. ; ROCHA, A. S. . Comparação dos Níveis de Hipertrofia em Praticantes de Bike Indoor e Musculção. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZANETTE,E. ; SANGIOVANNI,D. ; ROCHA, A. S. ; SIQUEIRA,O. ; CRESCENTE, L. A. . Respostas Fisiológicas em Aulas de Step Training. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. S. ; GARCIA, D. R. ; ZANETTE,E. ; CHAVES,J. ; CRESCENTE, L. A. . Fatores Motivacionais que levam idosos à prática de Atividade Física Regular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SIQUEIRA,O.D. ; VICTORIA, R. B. ; Fábio Rosa dos Santos ; ROCHA, A. S. ; CARDOSO, M. F. S. ; CRESCENTE, L. A. . Análise da movimentação de árbitros profissionais de futebol de campo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SIQUEIRA, O. D. ; Fábio Rosa dos Santos ; CRESCENTE, L. A. ; ROCHA, A. S. ; LAGO FILHO, J. A. ; CARDOSO, M. F. S. . Efeitos da maturação biológica sobre a potência anaeróbia e aeróbia em jovens praticantes de futebol. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. S. . A Postura Dinâmica na Posição Sentada de Funcionários de uma Empresa deTecnologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GUEDES, J. P. ; ROCHA, A. S. ; CRESCENTE, L. A. ; POL, D. O. C. . Relação da Antropometria e Tempo de Prova em Atletas de Natação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. S. . Influência da maturação em provas de 50 metros nado crawl. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, A. S. . Análise Cinesiológica nas Atividades de V ida Diária. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, A. S. ; SOUZA, J. L. . Ginástica Postural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, A. S. ; BARCELLOS, M. T. P. . Efeito de um Programa de Ginástica Laboral sobre as Algias Vertebrais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, R.G.M. ; ROCHA, A. S. ; COSTA, J. M. . A Postura na Posição Sentada e sua Relação com o Mobiliário Escolar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. S. . Postura Ortostática de Praticantes de Atividade Física Regular na Terceira Idade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, A. S. . A Influência do Nível de Satisfação ao Programa de Ginástica Laboral na Produtividade do Trabalhador Industrial. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. S. . Efeito do programa de Ginástica Laboral sobre as algias vertebrais e a postura do trabalhador de uma empresa de telecomunicação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. S. . Ginástica Laboral. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, A. S. . A Melhoria da Postura Dinâmica do Trabalhador de uma Indústria Alimentícia, através do Programa de Ginástica Laboral. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. S. ; KRIEGER, C. . Meios de intervenção da Ginástica Postural em vários âmbitos da atividade física. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. S. ; SOUZA, J. L. . Observação da Vida Diária através de Vídeo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. S. ; SOUZA, J. L. . Observação das atividades de vida diária através de vídeo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. S. . Aspectos Posturais na Caminhada. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, A. S. . A Influência da Ginástica Laboral na Postura Dinâmica do Trabalhador Industrial. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, A. S. . Ginástica Laboral. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, A. S. ; SOUZA, J. L. . GináticaCorretiva. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCHONHORST, A. . A Coluna Vertebral, seus componentes e funções. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
Anneliese Schonhorst . Programa de Avaliação Física e Postural. 1995.
ROCHA, A. S. . Programa de Avaliação Física e Postural. 1995.
SCHONHORST, A. . FICHA TÉCNICA para construção de UNIDADE DE APRENDIZAGEM. ( Produção de material EaD. SAGAH- PLATAFORMA A). 2024.
SCHONHORST, A. . Curadoria UNIDADE DE APRENDIZAGEM. ( Produção de material EaD. SAGAH- PLATAFORMA A. 2022.
SCHONHORST, A. . O mundo da pesquisa e sua relação com a Bioestatística. (Aula de internacionalização com a Universidade do Nacional do Litoral- Santa Fé- Argentina).. 2025. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SCHONHORST, A. ; MONTEIRO, D. . Que diferença faço na profissão que escolhi. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SCHONHORST, A. ; FLORES, S. S. . Metodologias Ativas na Formação e Atuação Profissional. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SCHONHORST, A. ; GARLIPP, D. C. ; IGNACIO, P. R. T. ; GIL, R. S. ; MOREIRA, R. B. . Educação Física e suas Práticas. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Anneliese Schonhorst ; ROSA, E. F. . Educação Física e Fisioterapia: A interdisciplinaridade no mercado de trabalho. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Anneliese Schonhorst . O papel da formação acadêmica do treinador de futebol. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SCHONHORST, A. . INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
SCHONHORST, A. . Material didático-pedagógico ÉTICA. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
SCHONHORST, A. . Exercício Físico e Saúde. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
SCHONHORST, A. ; Anneliese Schonhorst . Qualidade de Vida: Atividade Física e Saúde. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Magna).
SCHONHORST, A. . EDUCAÇÃO POSTURAL. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
SCHONHORST, A. . Recreação e Lazer- Conceitos de Lazer, Ludicidade e Recreação. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
SCHONHORST, A. . Prescrição de Exercícios para Lesões e Dores nas Costas. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
SCHONHORST, A. . Qualidade de Vida no Trabalho. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
Anneliese Schonhorst . Recreação e Lazer- Jogos cooperativos. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
SCHONHORST, A. . Recreação e Lazer- Linguagem psicossocial. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
SCHONHORST, A. . Recreação e Lazer- Conceitos de Lazer, Ludicidade e Recreação- Material didático. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
SCHONHORST, A. . Recreação e Lazer- O brincar no desenvolvimento infantil. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
SCHONHORST, A. . Recreação e Lazer- Ludicidade como instrumento pedagógico. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
SCHONHORST, A. . Recreação e Lazer- O jogo. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
SCHONHORST, A. . Recração e Lazer- O brincar e o jogo na BNCC. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
SCHONHORST, A. . Recração e Lazer- Jogos cooperativos- Mateiral didático. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
Anneliese Schonhorst . Prescrição de exercícios para lesões e dores nas costas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Anneliese Schonhorst ; FELDMANN, L. R. A. . Dores musculoesqueléticas como efeitos do home office. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SCHONHORST, A. . Prescrição de exercícios para lesões músculo-esqueléticas e dores nas costas. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
SCHONHORST, A. ; GARLIPP, D. C. ; IGNACIO, P. R. T. ; GIL, R. S. ; MOREIRA, R. B. . Educação Física e suas Práticas. 2020. (Institucional).
SCHONHORST, A. ; SCHAUN, M. I. . Aspectos Fisiopatológicos e Biomecânicos do Treinamento Físico: atualização científica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ROCHA, A. S. ; ROCHA, C. L. . Ginástica Laboral e Ergonomia. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
SCHONHORST, A. . Avaliação Postural e Prescrição de Exercícios. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
SCHONHORST, A. . Bases Biomecânicas para EFI. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).
Anneliese Schonhorst . Prescrição de exercícios para dores nas costas e lesões musculoesqueléticas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Anneliese Schonhorst . Fundamentos da Ginástica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Seminário integrado).
SCHONHORST, A. . Melhores Universidades. 2017. (Editoração/Outra).
ROCHA, A. S. . Políticas de Saúde na Perspectiva de RH e Interdisciplinaridade. 2009. .
ROCHA, A. S. . Ginástica Laboral. 2009. .
ROCHA, A. S. . Avaliação Postural para Terceira Idade. 2008. .
ROCHA, A. S. ; GARCIA, D. R. . Ginástica laboral e ergonomia: educação postural no trabalho. 2008. .
ROCHA, A. S. ; ZANETTE,E. . Exercícios posturais na bola suíça. 2008. .
ROCHA, A. S. . Avaliação Postural e Reabilitação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ROCHA, A. S. ; ZANETTE,E. . Avaliação postural e prescrição de exercício. 2007. .
ZANETTE,E. ; ROCHA, A. S. . Orientações posturais aplicadas ao fitness e musculação. 2006. .
SOUZA, J. L. ; ROCHA, A. S. . Ginástica Laboral. 2006. .
ROCHA, A. S. . Análise Postural. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ROCHA, A. S. . Avaliação Postural. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ROCHA, A. S. ; CARDOSO, R. P. M. S. ; SAMPAIO, R. O. ; SILVA, P. D. ; PALUDO, L. . Escola Postural. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, A. S. . Avaliação Postural e Laboral: Prescrição, Prevenção e Reabilitação. 2002. .
KRIEGER, C. ; ROCHA, A. S. . Atividade física postural e Ginástica Laboral. 2001. .
ROCHA, A. S. . Ginástica laboral: qualidade de movimento, bem estar geral e produtividade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ROCHA, A. S. . Ginástica Laboral. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, A. S. . Teoria e prática da Ginástica Laboral. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ROCHA, A. S. ; KRIEGER, C. . Postura corporal, dor e exercício. 2001. .
ROCHA, A. S. ; KRIEGER, C. . Atividade física postural e laboral. 2000. .
ROCHA, A. S. . Aspectos Posturais na Caminhada. 1999. .
ROCHA, A. S. . Ginástica Laboral. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, A. S. . Ginástica Laboral. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, A. S. . Ginástica Laboral. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, A. S. . Ginástica Laboral. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, A. S. ; SOUZA, J. L. . Escola Postural III. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ROCHA, A. S. . Ginástica Laboral. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, A. S. . Anatomia e cinesiologia. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, A. S. . Análise postural, lesões desportivas e reabilitação: gestantes, diabéticos e hipertensos. 1997. .
SCHONHORST, A. . A coluna vertebral, seus componentes e funções. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, A. S. . Anatomia aplicada ao Movimento e Flexibilidade e Ginástica Corretiva. 1996. .
ROCHA, A. S. . Anatomia aplicado ao movimento. 1995. .
ROCHA, A. S. . Anatomia e Cinesiologia aplicada à Dança. 1995. .
ROCHA, A. S. . Oficinas de Anatomia e Cinesiologia. 1994. .
ROCHA, A. S. . Anatomia Aplicada à Dança. 1994. .
ROCHA, A. S. . Anatomia e Cinesiologia Aplicada à Dança. 1994. .
ROCHA, A. S. . Anatomia e Cinesiologia. 1994. .
ROCHA, A. S. . Saúde no Esporte. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, A. S. . Anatomia e Cinesiologia. 1993. .
ROCHA, A. S. . Curso Básico de Anatomia. 1992. .
ROCHA, A. S. . Ginástica Aeróbica. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
O exercício físico como agente promotor da qualidade de vida no trabalho, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anneliese Schonhorst - Coordenador / Carine de Lima Araújo - Integrante / Guy Oliveira - Integrante.
-
2001 - 2002
Escola Postural da Ulbra, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anneliese Schonhorst - Coordenador / Roberto Sampaio - Integrante / Rosana Patrícia Mattos da Silva Cardoso - Integrante.
Prêmios
2019
Paraninfa Formandos Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2015
Formação Profissional de Delegado da FIEP, Fédération Internationale d' Education Physique.
2013
Professora Homenageada Formatura Bacharel em Educação Física, Faculdade Sogipa de Educação Física.
2011
Professora Homenageada Formatura Bacharel em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2010
Professora Homenageada Formatura Bacharel em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2009
Professora Homenageada Formatura Bacharel em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2009
Professora Homenageada Formatura Licenciatura em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2008
Professora Homenageada Formatura Bacharel em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2008
Professora Homenageada Formatura Licenciatura em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2007
Professora Homenageada Formatura Bacharel em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2006
Professora Homenageada Formatura Bacharel em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2006
Professora Homenageada Formatura Licenciatura em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2005
Professora Homenageada Formatura Bacharel em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2004
Professora Homenageada Formatura Bacharel em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2004
Professora Homenageada Formatura Licenciatura em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2003
Professora Homenageada Formatura Licenciatura em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
2002
Professora Homenageada Formatura Licenciatura em Educação Física, Universidade Luterana do Brasil.
Histórico profissional
Experiência profissional
1999 - Atual
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Estudos do Movimento Humano II- CINESIOLOGIA
Estágio Educação Física II- Treinamento e Fitness
Estágio Educação Fisica III- Saúde
Ginástica Postural e Laboral
TCC em Educação Física
Atividade Física e Saúde
Reabilitação
Gestão em Educação Física
Biomecânica
Processos Investigativos em Educação Física
Atividades
-
09/2018
Direção e administração, Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí.,Cargo ou função, Coordenadora Cursos Licenciatura e Bacharelado.
-
08/2016
Extensão universitária , Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí.,Atividade de extensão realizada, Promoção de saúde e qualidade de vida no trabalho.
-
08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí.,Cargo ou função, Integrante NDE.
-
08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Guaíba.,Cargo ou função, Integrante NDE.
-
08/1999 - 08/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ginástica Geral, Cinesiologia, Ginástica Postural e Laboral, Reabilitação, Introdução à Educação Física, História da Educação Física, Recreação e Lazer, Recreação e Psicomotricidade, Estágio Saúde, Estágio Fitness, Orientações de TCC,
-
01/2011 - 01/2011
Ensino, Especialização em Dança, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estudos Fisio-Cinesiológicos para Dança
-
03/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Unidade Luterana do Brasil Canoas.,Atividade de extensão realizada, Orientadora do Programa de Escola Postural.
2020 - Atual
CONSULTORIA para Grupo A- SagahVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE APOIO- ÁREA DA SAÚDE, Carga horária: 20
2007 - Atual
COMPOSTURAVínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Consultoria e Projetos
Atividades
-
01/2006 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , Justiça Federal do Rio Grande do Sul- 4ª Região.,Serviço realizado, Serviço de Apoio Postural e Ergonômico/ Escola Postural no Trabalho.
2001 - 2010
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2000 - 04/2010
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ginástica Postural; Cinesiologia; Ginástica de Academia, Estágio Escolar; Estágio Não Escolar; Seminário de Investigação em Educação Física
-
05/2001 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde.,Linhas de pesquisa
-
05/2001 - 12/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora da Educação Física no PROGRAMA DE UNIDADES MÓVEIS EM SAÚDE COLETIVA -PRUMO-.
2010 - 2015
Faculdade Sogipa de Educação FísicaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2013 - 09/2015
Direção e administração, Pós Graduação.,Cargo ou função, Coordenadora da Extensão.
-
06/2011 - 09/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Pesquisa.,Linhas de pesquisa
-
06/2011 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, NDE.,Cargo ou função, Membro do NDE.
-
08/2010 - 09/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinesiologia, Biomecânica, Prevenção e Reabilitação de Lesões, Socorros Urgentes em Educação Física, Estágio área da Saúde, Orientação de TCC
1998 - 1998
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Escola Postural- Esef- UFRGS, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividade de Extensão Universitária: Escola Postural III com duração total de 96h. Atuou como monitora da Atividade, cumprindo 20h/a nesta função.
Atividades
-
11/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Escola Superior de Educação Física.,Atividade de extensão realizada, Membro da equipe coordenadora da atividade: Ginástica Laboral- Qualidade de movimento, bem estar geral e produtividade.
-
06/2000 - 10/2000
Extensão universitária , Escola Superior de Educação Física.,Atividade de extensão realizada, Integrante da equipe executora do curso de extensão: Ginástica Laboral- qualidade de movimento, bem estar geral e produtividade.
1995 - 1999
Centter Fisioterapia e LazerVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Técnica Geral e Professora, Carga horária: 40
Atividades
-
10/1995 - 07/1999
Serviços técnicos especializados , Coordenadora do programa de avaliação postural e cineantropométrica.,Serviço realizado, Avaliação Postural e Cineantropométrica.
-
10/1995 - 07/1999
Serviços técnicos especializados , Professora de ginástica.,Serviço realizado, Aulas de ginástica e ginástica para gestantes.
1991 - 1994
Escola de Ensino Fundamental João GoulartVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20
Outras informações:
A exoneração do cargo foi solicitada pela professora devido ao ingresso no Programa de Mestrado
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Anneliese Schonhorst e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?