Everton da Silva

Possui graduação em Engenheira Mecânica pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS). É mestre em Engenharia na área de Mecânica dos Sólidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/PROMEC), com ênfase em otimização topológica, análise de elementos finitos e programação computacional. Tem experiência profissional nas áreas automotiva e agrícola, com máquinas e implementos, nos ramos da engenharia de produto e da engenharia experimental, atuando, principalmente, em instrumentação, aquisição de dados em campo e simulação estrutural (análise de elementos finitos).

Informações coletadas do Lattes em 05/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mecânica dos Sólidos

2010 - 2012

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - UFRGS
Título: Uma Formulação de Otimização Topológica com Restrição de Tensão Suavizada,Ano de Obtenção: 2012
Jun Sérgio Ono Fonseca.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Otimização Topológica; Restrição de Tensão; Tensão Suavizada; Elementos Finitos.Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia Mecânica

1999 - 2007

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: ANÁLISE DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DE TERMINAIS DE EIXO CARDAN FABRICADOS EM AÇO FORJADO E FERRO FUNDIDO
Orientador: Nederson da Silva Koehler

Curso técnico/profissionalizante

1988 - 1992

Escola Técnica Parobé

Formação complementar

2020 - 2020

Curso de Pericia Judicial Online. (Carga horária: 25h). , Rui Juliano Pericias, RJP, Brasil.

2018 - 2018

NR35 - Trabalho em Altura. (Carga horária: 8h). , MOPERT - Segurança do Trabalho, MOPERT, Brasil.

2017 - 2017

Treinamento Básico em Confiabilidade. (Carga horária: 16h). , AGCO do Brasil Soluções Agrícolas LTDA, AGCO, Brasil.

2015 - 2015

STAR-CCM+. (Carga horária: 32h). , CD-adapco, CD-ADAPCO, Brasil.

2015 - 2015

Curso Microsoft EPM 2010 para Gerentes de Projetos. (Carga horária: 8h). , PMTECH - Capacitação em Projetos, PMTECH, Brasil.

2014 - 2014

Extensometria. (Carga horária: 24h). , HBM do Brasil, HBM, Brasil.

2014 - 2014

Introdução à Simulação Estrutural - Teoria de Elementos Finitos - ANSYS. (Carga horária: 32h). , ESSS, ESSS, Brasil.

2013 - 2013

OptStruct Introduction. (Carga horária: 24h). , Altair Engineering do Brasil LTDA, ALTAIR, Brasil.

2009 - 2009

KAIZEN DE SETUP/ TRF. (Carga horária: 3h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2009 - 2009

Atualização FMEA 4ª Edição. (Carga horária: 4h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2008 - 2008

GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS. (Carga horária: 6h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2008 - 2008

 INTERPRETAÇAO E IMPLEMENTAÇAO DA NORMA ISO/TS1694. ,  ABS QUALITY EVALUTAIONS , ABS, Brasil.

2008 - 2008

 DESIGN REVIEW TRAING . (Carga horária: 3h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2007 - 2007

ISO 14001 - Atualização 2007. (Carga horária: 2h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2007 - 2007

 TREINAMENTO GREEN BELT - SEIS SIGMA . (Carga horária: 40h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2007 - 2007

 TREINAMENTO BLACK BELT - SEIS SIGMA . (Carga horária: 120h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2007 - 2007

 SEMINÁRIO SOBRE ENGRENAGENS E ESTRIADOS FRENCO . (Carga horária: 24h). ,  MESS TECH SISTEMA DE MEDIÇÃO , MESS TECH, Brasil.

2005 - 2005

PREV. DE PERDAS C/ MAQ. C/ FLUIDOS HIDRAULICOS. (Carga horária: 2h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2005 - 2005

PADRAO DE CONDUTA NOS NEGOCIOS DANA. (Carga horária: 2h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2004 - 2004

NORMA TS 16949 - 2002- POLITICA DA QUALIDADE SCB . (Carga horária: 2h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2003 - 2003

 DIMENSIONAMENTO GEOMETRICO & TOLERANCIA - GD&T . (Carga horária: 24h). , Fundatec, FUNDATEC, Brasil.

2002 - 2002

CONHECIMENTO DO PRODUTO DA SCB . (Carga horária: 8h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2001 - 2001

TREINAMENTO EM ISO 14000/14001 . (Carga horária: 4h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2000 - 2000

Modelamento 2D - Detalhamento do Sistema I-deas. (Carga horária: 16h). , CCS - Consultoria e Sistemas LTDA., CCS, Brasil.

2000 - 2000

Metrologia Dimensional Módulo I. (Carga horária: 8h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2000 - 2000

 QS 9000 . (Carga horária: 4h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2000 - 2000

 MSA BASICO . (Carga horária: 4h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2000 - 2000

 PPAP . (Carga horária: 4h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

2000 - 2000

 APQP . (Carga horária: 4h). , Dana Indústrias LTDA, DANA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Otimização Topológica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Análise de Tensões.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Elementos Finitos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Experimental.

Participação em eventos

Seminário de Durabilidade: Road Load Acquisition and Simulation. 2015. (Seminário).

6 Simpósio SAE Brasil de Máquinas Agrícolas - Seção Porto Alegre. 2014. (Simpósio).

Mostra de Talentos 2009 - 23 Conc. Estadual de Grupos Participativos - AGQ RS. 2009. (Encontro).

Engenheiro Sombra por um Dia - Sociedade de Engenharia do RS. 2008. (Encontro).

Mostra de Talentos 2008 - 22 Conc. Estadual de Grupos Participativos - AGQ RS. 2008. (Encontro).

6 Congresso Dana de Tecnologia e Engenharia. 2007. (Congresso).

5 Congresso Dana de Tecnologia e Engenharia. 2006. (Congresso).

4 Congresso Dana de Tecnologia e Engenharia. 2005. (Congresso).

Seminário de Forma Circular da Taylor Hobson do Brasil. 2004. (Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2019

Agco do Brasil Soluções Agrícolas Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Produto, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação nas áreas de Engenharia Experimental, instrumentação, aquisição de dados em campo e simulação estrutural (CAE). Ênfase em: 1) Utilização do software Ansys para análise linear, não linear, modal e otimização topológica de conjuntos e componentes de máquinas agrícolas, tais como tratores, colhedoras, pulverizadores e implementos.; 2) Sólidos conhecimentos em instrumentação ? extensometria (strain gages), sensores térmicos, transdutores de pressão e de deslocamento e acelerômetros; 3) Aquisição de dados, utilizando os data loggers Siemens (LMS Scadas) e HBM (QuantunX ? CX22B e Somat ? CX23-R); 4) Utilização dos softwares de aquisição e pós-tratamento de dados Siemens Simcenter Test.lab18, Simcenter Durability, HBM Catman Easy, Siemens Tecware e Ncode; 5) Análise e pós-tratamento de dados, tais como aplicação de filtros, correção de sinais (a exemplo de drift e offset) e análises estatísticas; 6) Vivência de atividades em campo por várias regiões do Brasil, envolvendo a aquisição de dados para durabilidade e vibração em equipamentos da AGCO (colheitadeiras, pulverizadores, tratores e implementos agrícolas).

2013 - 2013

Altair Engineering do Brasil LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Aplicações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação no Centro de Otimização (parceria Altair-Embraer) do projeto KC-390 na planta da Embraer de São José dos Campos-SP, tendo como principais atividades: 1) Redução de massa e melhoria do desempenho dos componentes do avião KC-390, utilizando as ferramentas de otimização da Altair (OptiStruct), como topológica, size, free-size e topográfica; 2) Prestação de suporte e treinamento no uso das ferramentas tecnológicas da Altair, HyperMesh, HyperView e OptiStruct; 3) Experiência com análise linear estática (tensão e deformação) e flambagem (Buckling); 4) Apoio técnico ao processo de vendas e captação de novos clientes.

2012 - 2013

Centro Tecnológico Senai de Mecânica de Precisão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Serv. Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação na equipe de implementação do busines case do Instituto Senai de Inovação (ISI/CETEMP).

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsista de mestrado (CAPES) - Título da Dissertação - Uma Formulação de Otimização Topológica com Restrição de Tensão Suavizada. Disciplinas cursadas: Mecânicas dos Sólidos I, Mecânica Aplicada Experimental, Método dos Elementos Finitos, Mecânica da Fratura e Fadiga, Dinâmica, Métodos Matriciais, Vibrações Mecânicas e Introdução a Plasticidade Computacional.

1999 - 2010

Dana Industrias Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Processo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: 1) Projeto de redução de custos com MRO (Material Reparo e Operação); 2) Projeto de aumento da vida útil da ferramenta brocha; 3) Projeto de melhoria da qualidade de componentes de juntas deslizantes; 4) Estudo de R&R em balanceadora de cardans pesados. 5) Suporte a fábrica, utilizando ferramentas de Lean Manufacturing. 6) Projetos e atualização de desenhos de componentes de cardans em CAD I-DEAS; 7) Análise desenhos de clientes para desenvolvimento de novos projetos; 8) Desenvolvimento de novos produtos em conjunto com a Engenharia de Produto Brasil/Engenharia USA.

1997 - 1999

Stemac Grupos Geradores S/A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenhista Projetista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: 1) Participação em projetos de grupo geradores; 2) Especificação de componentes elétricos e mecânicos; 3) Elaboração de projetos em AutoCad R14.

1994 - 1997

Wotan Máquinas Operatrizes Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenhista de CAD, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: 1) Desenho de esquemas elétricos de máquinas em CAD; 2) Participação na implantação do sistema de CAD do Departamento de Engenharia Mecânica.