Rosimeire Aparecida Rodrigues
Doutora em Educação Ciências e Matemática - REAMEC - Universidade Federal do Mato Grosso. Graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática - UNIPAR - Universidade Paranaense; Licenciatura em Pedagogia - UCB - Universidade Católica de Brasília, Especialização em Matemática na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí e Mestrado em Mídia e Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina. Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins no curso de Pedagogia Campus/Arraias. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: O Ensino da Matemática, Educação e tecnologias, Alfabetização, Letramento e Numeramento. O uso dos multimeios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, interação metodológica/teórico/prática no ensino de matemática nos Anos Iniciais e Fundamental na formação do pensamento matemático. Práticas de alfabetização e letramento no processo de formação para o ensino.
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação em Ciências e Matemática
2017 - 2020
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: PRÁTICAS DE NUMERAMENTO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
RUTE CRISTINA DOMINGOS DA PALMA. Coorientador: .... Palavras-chave: Educação matemática; Formação de professores; aprendizagem; Letramento.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Midia e Conhecimento
2001 - 2002
Univeridade Federal de Santa Catarina
Título: A Interação no Processo de Ensino-Aprendizagem em Matemática
Orientador: Vânia Ribas Ulbricht
, Ano de Obtenção: 2003.
Especialização em Matemática
1996 - 1997
Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Investigação da Prática Pedagógica, estágio supervisionado e Orientação de TCC.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia/Especialidade: Fundamentos, Processos e Métodos do Ensino de Matemática e Ciências.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores alfabetizadores.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização, letramento e numeramento.
Organização de eventos
RODRIGUES, R. A. . ? I Colóquio de Letras: Linguagem, Corpo e educação. 2007. (Outro).
RODRIGUES, R. A. . II Colóquio de Letras: Linguagem e Literatura. 2007. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Internacional de movimentos Docentes, Edição 2023. 2023. (Congresso).
II Fórum Tocantinense de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática.Ensino de Matemática. 2023. (Outra).
II Fórum Tocantinese de formação de Professores que Ensinam Matemática.GD04 - Formação inicial em Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia. 2023. (Outra).
SEMINÁRIO DE PESQUISAS ACADÊMICAS DO GEPEFAZE.Educação Matemática. 2023. (Seminário).
Seminário do PIBID e RP da UFT - Câmpus de Arraias.Trabalhos do programa de Residência Pedagógica - Pedagogia do Campus de Arraias/UFT-TO. 2023. (Seminário).
III Semana Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Arraias - TO.Práticas Pedagógicas de Letramento e Numeramento. 2022. (Oficina).
SemiEdu 2019.Conhecimentos profissionais, o ensino de matemática e as práticas de numeramento. 2019. (Seminário).
XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matematica.Formação de professores e as práticas de numeramento no ensino de matemática nos anos iniciaiis. 2019. (Encontro).
VIII Fórum Internacional (FIPED).A insersão da tecnologia como aliada nas escolas. 2016. (Outra).
III SEMINÁRIO DE GÊNERO EDUCAÇÃO E INFÂNCIA.A Diversidade do Gênero Midiático no Processo Educacional. 2011. (Seminário).
I Semana de Letras: Tecendo Saberes e I Seminário de Literatura Infanto-Juvenil: Homenagem à Marian Colasanti.O Letramento e o Gênero Midiático no Contexto Educacional. 2011. (Seminário).
III Colóquio de Letras: Lingua(gem) e Literatura.Tecnologias e Mediações Pedagógicas. 2008. (Encontro).
II Memento: Metodologias inovadoras do ensino de Matemática.Metodologias inovadoras do ensino de Matemática. 2008. (Outra).
I Colóquio de Letras: Linguagem, Corpo e educação.Mini-curso: Tecnologias de mediações pedagógicas. 2007. (Encontro).
II Colóquio de Letras: Linguagem e literatura.Mini-curso: Leitura de problemas. 2007. (Oficina).
V Cult Campus.Mini-curso: O tangran e o ensino da geometria nas séries iniciais. 2005. (Encontro).
Participação em bancas
RODRIGUES, R. A.. Ética e responsabilidade civil da classe contábil : Uma abordagem aos profissionais de contabilidade no municipio de Palmas-TO.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. Constituição e aspectos legais relacionados á imunidade tributária de entidade do terceiro.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. Evidenciação de eventos relacionados ao mecanismo de desenvolvimento limpo: Um estudo multicasos em empresas que comercializam créditos de carbono.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. Análises das demonstrações contábeis e sua importância para evidenciar a situação econômica- financeira da natura cosméticos S/A. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. Estudo exploratório sobre a importancia da assessoria contábil no apoio á gestão dos negócios - Uma leitura à luz da percepção do micro empresário do segmento de vestuário em Palmas/TO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. de Morais.A influência do ICMS no desenvolvimento industrial de Palmas Tocantins : Um estudo multicasos relacionado à industria de alimentos .. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. A contabilidade gerencial como instrumento para tomada de decisão nas empresas de pequeno porte: o caso da empresa Kutiz Beaute Ltda-EPP em Palmas/TO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. Análise do trabalho do perito contador perante a justiça federal 1 região , a justiça estadual do Tocantins e o tribunal regional do trabalho 10º região.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. Um estudo dos impactos econômicos causados pela alteraçaão da Lei 1,790/2007 através da Lei 2,671/2012 na empresa novafarma distribuidora de medicamentos Ltda.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. Um estudo sobre os impactos causados pela lei 2549/2011 - que altera o código tributário do Tocantins aos contribuintes optantes pelo simples nacional de Palmas - To. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. Um estudo sobre o método de custeio dda usina de biocombustivel da empresa bunge de Pedro Afonso/TO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. Desafios da controladoria : uma contribuição para definição de estrategias e redução de riscos no setor da construção civl em Palmas-To. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. O letramento na alfabetização de jovens e adultos : o caso da Escola Flor de Liz.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Docencia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Supervisão E) - Universidade Federal do Tocantins.
Especialista;RODRIGUES, R. A.; Especialista. A importancia do ludico na alfabetização do ensino de matematica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
VIEIRA, F. P.; CEZARI, E. J.;RODRIGUES, R. A.. Concurso Público de Professor para Magistério Superior. 2014. Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. Concurso para professor. 2013. Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.. Concurso para professor. 2011. Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, R. A.; CARVALHO, A. D. S.; SHINEIDER, M. D.. Seleção de Bolsistas para o PADI (Programa de Apoio ao Dicente Ingressante). 2017.
RODRIGUES, R. A.. Seleção de Bolsistas para o PADI (Programa de Apoio ao Dicente Ingressante). 2016. Universidade Federal do Tocantins.
Orientou
O Ensino de Matemática na Educação Infantil com os Jogos e o Lúdico; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
A importância de vivenciar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação infantil no município de Arraoas - TO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO: DESVELANDO CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TURMAS DE PRÉ-ESCOLA; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
Este artigo traz considerações sobre avaliação na Educação Infantil, com o enfoque nos instrumentos avaliativos utilizados por professores em turmas de pré-escola (5 e 6 anos) e expressa o resultado de uma pesquisa realizada em uma instituição pública no município de Palmas/TO, que buscou investigar que concepções de avaliação do processo de aprendizagem infantil estão presentes nas práticas doce; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PROFESSOR ALFABETIZADOR E SUA ATUAÇÃO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
Contribuições do Centro de Alfabetização, Letramento e Numeramento (CALENU) para a formação inicial de professores da Universidade Federal do Tocantins ? Campus Arraias; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCNTE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
O Ensino da Matemática nos anos iniciais durante a pandemia de covid-19 em Arraias-TO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
O Ensino de Matemática dos Anos Iniciais: Panfletos e Folders na Resolução de Situações Problemas no Cotidiano; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
O ENSINO DE MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO NUMÉRICO NA ALFABETIZAÇÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
AS AMARELINHAS E O USO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
A matemática no cotidiano: Práticas de numeramento explorando rótulos e embalagens; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
O ENSINO DE MATEMÁTICA E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
O USO DAS TECNOLOGIAS COM O HAGAQUÊ COMO RECURSO DIDATICO E METODOLÓGICO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DO PENSAMENTO MATEMÁTICO DA CRIANÇA DE 4 E 5 ANOS DE IDADE NO CMEI IRMÃ LUCÍLIA; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ALIMENTAR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
Jogos e brincadeiras na interação e aprendizagem da criança nos anos iniciais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
Música na Educação Infantil no desenvolvimento das crianças de 3 a 5 anos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
A contribuição das novas tecnologias para o desenvolvimento psico/sensório motor da criança; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Docência da Educação Infantil / Administração Educacional) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
Educação Infantil: Considerações e perspectivas teóricas e práticas; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
A DIFICULDADE DE LEITURA NO 3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ANTÔNIO BEM-VINDO DA LUZ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Administraçã) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
As Fábulas como apoio a leitura e interprtação no processo alfabetizador; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Docência da Educação Infantil / Administração Educacional) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
A relevância dos impactos socieconômicos da formalização através do micro empreendedor individual na sociedade brasileira - um estudo exploratório no segmento de beleza em Palmas /TO; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
Matemática Contextualizada ? LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ESCRITA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Docência da Educação Infantil / Administração Educacional) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
Estilos de aprendizagem dos acadêmicos do curso deciências contábeis da universidade federal do Tocantins-UFT; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO: O USO DE SOFTWARES NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PAROQUIAL ?CRISTO REI "; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
O ESTUDO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAS: TEORIA E PRÁTICA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
A VALORIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCINIO LÓGICO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
A CONSTRUÇAÕ DO CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO: EXPLORANDO OS JOGOS COOPERATIVOS NAS OPERAÇÕES E SITUAÇÕES PROBLEMAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
O uso dos multimeios no prosesso de ensino aprendizagem; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
O Tangram como ferramenta no prosesso de ensino aprendizagem em matemática; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
INFORMATICA COMO APOIO NO ESTUDO DA ESTATÍSTICA BÁSICA APLICADA NA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA COM ALUNOS DO 9º ANO (ENSINO FUNDAMENTAL); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
A TECNOLOGIA NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Rosimeire Aparecida Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, R. A. . A FORMAÇÃO INICIAL E AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIAPEDAGÓGICA PARA A APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOCENTES APARTIR DA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTI. https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15648 , v. V.5, p. 163, 2022.
-
RODRIGUES, ROSIMEIRE APARECIDA . A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO GELEN. REVISTA REAMEC , v. 9, p. e21064, 2021.
-
RODRIGUES, R. A. . O CURSO DE PEDAGOGIA NO NORTE DO TOCANTINS: Histórias, Memórias e Reflexões. 01. ed. Goiânia: PUC Goiás, 2011. 205p .
-
Camargo, Flávio Pereira ; Franca, Vanessa Gomes ; RODRIGUES, R. A. . Estudos sobre Literatura e Linguística - Pesquisa e Ensino. São Carlos: Clara Luz, 2009. v. 50. 287p .
-
XAVIER, M. M. P. ; RODRIGUES, R. A. . A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO TENDO COMO ESPAÇO DE APRIMORAMENTO O GELEN. In: Schneider, Magalis Bésser Dorneles; Queiroz, Norma Lúcia Neris de (orgs). (Org.). Percepções de Mundo: Letramentos, Formação e Experiências. 1ed.Brasília: Strong Edições, 2020, v. 1, p. 147-170.
-
SANTOS, L. S. ; SOUZA, L. F. ; SHINEIDER, M. D. ; RODRIGUES, R. A. . EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES EM UM LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO,LETRAMENTO E NUMERAMENTO. In: Schneider, Magalis Bésser Dorneles; Queiroz, Norma Lúcia Neris de (orgs). (Org.). Percepções de Mundo: Letramentos, Formação e Experiências. 1ed.Brasília: Strong Edições, 2020, v. 1, p. 272-285.
-
SHINEIDER, M. D. ; RODRIGUES, R. A. ; COBUSSI, P. ; QUEIROZ, N. L. N. . Laboratório de alfabetização dialógica e letramentos: percepções na formação humana. In: Schneider, Magalis Bésser Dorneles; Queiroz, Norma Lúcia Neris de (orgs). (Org.). Percepções de Mundo: Letramentos, Formação e Experiências. 1ed.Brasília: Strong Edições, 2020, v. 1, p. 256-271.
-
RODRIGUES, R. A. . Reflexões envolvendo a matemática no/para o processo de ensino e de aprendizagem na formação de professores alfabetizadores. MATEludicando ? volume I: ensaios sobre filosofia, matemática e ludicidade. 1ed.: , 2017, v. 01, p. 65-100.
-
RODRIGUES, R. A. . A diversidade do gênero midiático como recurso metodológico no contexto educacional.. Pluralidades de Gênero , Sexualidades e Educação .. 1ed.: , 2012, v. , p. 141-.
-
RODRIGUES, ROSIMEIRE APARECIDA . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. In: XII ENEM, 2019, Cuiabá. https://sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/schedConf/presentations, 2019.
-
RODRIGUES, R. A. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. In: XII ENEM, 2019, Cuiabá. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, 2019.
-
RODRIGUES, R. A. ; PALMA, R. C. D. . O ensino de matemática na formação do pedagogo tendo como espaço de aprimoramento o GELEN. In: SemiEdu 2019, 2019, Cuiabá. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO TENDO COMO ESPAÇO DE ... 3897 APRIMORAMENTO O GELEN, 2019. p. 3897-3915.
-
RODRIGUES, R. A. ; PALMA, R. C. D. . CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS, O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO. In: SemiEdu 2019, 2019, Cuiabá. CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS, O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO, 2019. v. 1. p. 2140-2151.
-
RODRIGUES, R. A. . REFLEXÕES SOBRE A INSERSÃO DA MÚSICA, FORMAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Produção Acadêmica (UFT) , 2017.
-
RODRIGUES, R. A. ; GASPIO, D. X. . MOSAICOS, ARTES E MATEMÁTICA: explorando espaço, formas, reconhecendo quantidades.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, R. A. ; OLIVEIRA, J. N. ; AGUIAR, M. A. . ESTUDANDO OS NÚMEROS: reconhecimento dos números e problemas de contagem. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, N. B. ; RODRIGUES, R. A. ; AGUIAR, M. A. . Escuta, fala, pensamento e imaginação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, R. A. ; ANJOS, D. R. ; AGUIAR, M. A. . SISTEMA DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS: explorando pontos cardeais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, ROSIMEIRE APARECIDA . Gestão Democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão;. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIEIRA, A. L. ; RODRIGUES, R. A. ; AGUIAR, M. A. . SISTEMA ALFABÉTICO: uma proposta didática na aprendizagem da palavras. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, R. A. . Práticas Pedagógicas de Letramento e Numeramento. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, R. A. . Módulo introdutório da Base Nacional Curricular - BNCC. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, R. A. . Conhecimentos profissionais, o ensino de matemática e as práticas de numeramento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, R. A. . Formação de professores e as práticas de numeramento no ensino de matemática nos anos iniciais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, R. A. ; Especialista . Metodologias inovadoras do ensino de Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, R. A. . II Colóquio de Letras: Linguagem e literatura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, R. A. . Mini-curso: O tangran e o ensino da geometria nas séries iniciais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Educação Matemática na Amazônia Legal Brasileira: um mapeamento das pesquisas produzidas no período de 1992 a 2022 como subsídio para políticas públicas, Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Idemar Vizolli em 31/03/2024.Descrição: Alavancadas com a ampliação do quantitativo de programas de pós-graduação stricto sensu em universidades públicas, a Educação Matemática na Amazônia Legal Brasileira (ALB) propiciou o desenvolvimento de pesquisas que tematizam a formação de professores, os processos de ensino e aprendizagens de matemáticas e a propositura de políticas públicas. Ao entender que os processos de formação de professores e de ensino e aprendizagens se caracterizam enquanto construção humana, interdisciplinar e transdisciplinar, estabeleceu-se como indagação: que contribuições as pesquisas stricto sensu em Educação Matemática, na áreas de Ensino e Educação, desenvolvidas no período de 1992 a 2022 em instituições localizadas na Amazônia Legal Brasileira, trazem para a formação de professores e aos processos de ensino e aprendizagens? Que subsídios para a elaboração de políticas públicas emergem das pesquisas stricto sensu em Educação Matemática na Amazônia Legal Brasileira à formação de professores e aos processos de ensino e aprendizagens? Com base nestas duas questões, constitui-se como objetivo geral conhecer as contribuições das pesquisas stricto sensu em Educação Matemática desenvolvidas no período de 1992 a 2022, em instituições localizadas na Amazônia Legal Brasileira, para subsidiar e elaborar políticas públicas à formação de professores e aos processos de ensino e aprendizagens. O projeto está organizado em dois focos estruturantes: formação de professores que ensinam matemáticas e processos de ensino e aprendizagens. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujas fontes de produção e dados são encontradas no repositório de teses e dissertações da Capes, nos sites de programas de pós- graduação e em outros repositórios institucionais, nos quais os resultados subsidiarão a propositura de políticas públicas aos processos educativos e à formação de professores. Dailson Evangelista Costa - Integrante / JOSÉ RICARDO E SOUZA MAFRA - Integrante / Adriano Fonseca - Integrante / Itamar Miranda da Silva - Integrante / Mônica Suelen Ferreira de Moraes - Integrante / Janete Aparecida Klein - Integrante / Janeisi de Lima Meira - Integrante / Rogério dos Santos Carneiro - Integrante / Idemar Vizolli - Coordenador / Rubens Matheus dos Santos Marques - Integrante / Rosimeire Aparecida Rodrigues - Integrante / Andrey Patrick Monteiro de Paula - Integrante / Albano Dias Pereira Filho - Integrante / Saulo Carvalho de Souza Timóteo - Integrante / Pedro José Florencio da Silva - Integrante / Deive Barbosa Alves - Integrante / Arlenes Buzatto Delabary Spada - Integrante / Gildemberg da Cunha Silva - Integrante / Márcia Cristina Gonçalves Gomes - Integrante / Raylson dos Santos Carneiro - Integrante / Luciana Pereira de Sousa - Integrante / Emerson da Silva Ribeiro - Integrante / Geslane Figueiredo da Silva Santana - Integrante / Gilberto Francisco Alves de Melo - Integrante / Michael Friedrich Otte - Integrante / Walber Christiano Lima da Costa - Integrante / Marcos José Pereira Barros - Integrante / Roberto Severino de Lima - Integrante / Francisco Araujo Machado - Integrante / Wander Alberto José - Integrante / Lucas Santos Teixeira - Integrante / André Luiz Salustiano do Nascimento - Integrante / Clebson Gomes - Integrante / Lucas Evangelista Freire - Integrante / Diego Monteiro de Queiroz - Integrante / Ítalo Rayân Batista Mota - Integrante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (22) . , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador / Idemar Vizolli - Integrante / Dailson Evanvelista Costa - Integrante.
-
2022 - Atual
PIBEX 2024 - Centro de Alfabetização, letramento e numeramento, Descrição: Investigar como são mobilizados os conhecimentos matemáticos na prática docente em situações de aprendizagem para o desenvolvimento de competências quanto a leitura e a escrita matemática, e a resolução de situações que envolvem o pensamento matemático, condizentes com seu nível de escolarização, a partir das ações desenvolvidas na prática docente no programa de residência pedagógica com os professores alfabetizadores e acadêmicos do curso de Pedagogia, tendo a finalidade de promover descobertas de estratégias metodológicas facilitadoras ao ensino e a aprendizagem de alunos com dificuldades no processo de alfabetização, letramento e numerament. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador / Magalis Dornelis Shineider - Integrante / Kauany Aparecida Da Silva Marques - Integrante / Gerson Pereira de Oliveira - Integrante.
-
2022 - Atual
A formação de professores, letramento e numeramento no/para o ensino de matemática nos anos iniciais GELEN, Descrição: Investigar como são mobilizados os conhecimentos matemáticos na prática docente em situações de aprendizagem para o desenvolvimento de competências quanto a leitura e a escrita matemática, e a resolução de situações que envolvem o pensamento matemático, condizentes com seu nível de escolarização, a partir das ações desenvolvidas na prática docente no programa de residência pedagógica com os professores alfabetizadores e acadêmicos do curso de Pedagogia, tendo a finalidade de promover descobertas de estratégias metodológicas facilitadoras ao ensino e a aprendizagem de alunos com dificuldades no processo de alfabetização, letramento e numeramento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador / Kauany Aparecida Da Silva Marques - Integrante / Gerson Pereira de Oliveira - Integrante.
-
2018 - 2023
Laboratório de Alfabetização, Letramentos e Numeramento - CALENU, Descrição: Pesquisar os alunos em situações de aprendizagem para o desenvolvimento da leitura e escrita e da matemática, condizente com seu nível de escolarização, com ações em um Laboratório Dialógico, visando descobrir estratégias metodológicas que facilitem o ensino e a aprendizagem de alunos com dificuldades no processo de alfabetização e letramento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Integrante / Magalis Dornelis Shineider - Coordenador.
-
2018 - 2022
O Ensino de Matemática e Numeramento Através das Atividades de Ensino, Descrição: Pesquisar situações de aprendizagem para o desenvolvimento de competências quanto a leitura e a escrita matemática, e a resolução de situações que envolvem o pensamento matemático, condizentes com seu nível de escolarização, a partir das ações em um Laboratório Dialógico com os professores alfabetizadores, tendo a finalidade de promover descobertas de Atividades de Ensino facilitadoras ao ensino e a aprendizagem de alunos com dificuldades no processo de alfabetização, letramento e numeramento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador / Magalis Dornelis Shineider - Integrante / Ikaro José Batista Bueno - Integrante / Bruna Oliveira de Moura - Integrante / Jaine Cardoso Leite - Integrante / Elaine Ataídes Ferreira - Integrante / Dyelle Alberto Veloso de Souza Benevides - Integrante.
-
2016 - 2018
Letramento Matemático e Letramento Digital: Fundamental, Conceitos e Formação Docente, Descrição: Nesta pesquisa, pretende-se, investigar os fundamentos e conceitos sobre o letramento digital e matemático relevantes para a formação do professor, no que se refere a sua preparação para o ensino com o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador / Magalis Dornelis Shineider - Integrante.
-
2016 - 2018
Laboratório de Alfabetização Dialógica e Letramentos, Descrição: Promover a integração Universidade/Escola-parceira promovendo a iniciação do graduando em pedagogia na docência;desse modo, as ações serão desenvolvidas no âmbito da alfabetização e do letramento, da formação de professores e do desempenho dos alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador / Magalis Dornelis Shineider - Integrante.
-
2016 - Atual
O LETRAMENTO MATEMÁTICO E LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UM ESTUDO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS DE ARRAIAS, Descrição: pretende-se fazer um diagnóstico das práticas pedagógicas dos professores em formação do curso de Pedagogia quanto aos aspectos metodológicos das disciplinas ministradas e possíveis inadequações na preparação dos futuros professores, visando o desenvolvimento do letramento matemático, em função da reversão do atual fracasso do ensino de matemática do 1º ao 5º ano do ensino fundamental na região. Ainda destaca-se a importância em relacionar o letramento com a atuação dessa instituição na preparação dos profissionais do ensino de matemática. E em relação à formação/capacitação/prática do ensino de matemática, pretende-se analisar questões ligadas às condições do trabalho docente (práticas metodológicas e infra-estrutura inadequadas, ausência de recursos didático-pedagógicos e tecnológicos) ou mesmo a falta de valorização profissional ou ainda falta de opção de outro curso superior, como possíveis fatores que influenciam a crise do ensino de matemática na formação do pedagogo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador.
-
2014 - 2015
Titulo: O LETRAMENTO DIGITAL E AS PRÁTICAS PEDAGOGICAS DOS ANOS INICIAIS EM TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DO MUNICÍPIO DE PALMAS NO ESTADO DO TOCANTINS, Descrição: A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, analítico e descritivo, numa abordagem qualitativa, na qual deve priorizar as características do trabalho que ora se apresenta como investigativo, de observação, de aplicação e análise teórica e prática de informática. A presente proposta de pesquisa, em relação ao letramento dos professores na perspectiva de investigar o letramento digital, esta proposta de pesquisa se propõe justamente a proporcionar aos professores da rede municipal da região Norte de Palmas - TO na Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Gonzaga, a percepção de que o letramento digital tem um papel importantíssimo na vida dos alunos e no desempenho escolar. No entanto, muitas vezes, resultado de uma prática de ensino e aprendizagem descontextualizados, levando muitos alunos ou professores a criarem receios e desinteresse, justifica-se, entre outros aspectos, pela dificuldade dos profissionais no que se refere ao ensino e aprendizagem com práticas pedagógicas que envolvam o letramento no âmbito digital nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Esta região trata-se de uma área na qual se concentra uma população com menores níveis de poder aquisitivo e consequentemente de acesso aos bens culturais e simbólicos de nossa sociedade, considerando ainda o regime de tempo integral adotado e suas relações com aspectos relacionado à formação dos professores e/ou infraestrutura. Palavra-chaves: Letramento, tecnologias educacionais e formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador.
-
2011 - 2013
O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS, Descrição: O objetivo principal da pesquisa é investigar a formação dos professores do curso de Pedagogia no que se refere a sua preparação para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, levando em consideração seu nível de letramento matemático ao entrar e ao sair do curso, a formação pedagógica/metodológica adquirida no decorrer desse período e suas práticas em sala de aula depois de formado. O presente trabalho é um desdobramento das pesquisas que resultaram de uma reflexão a partir da evidência de que a matemática é uma área de conhecimento importante na vida das pessoas, mas também não deixa de ressaltar os resultados negativos adquiridos na aprendizagem matemática, pois os professores no seu dia-a-dia são questionados pelos seus alunos a respeito do porquê de aprender ?tais coisas? para as quais eles não vêem aplicabilidade. Para tanto, pretende-se discutir as práticas pedagógicas dos professores do curso de Pedagogia quanto aos aspectos metodológicos das disciplinas ministradas e possíveis transposições didáticas envolvendo a exploração de conceitos matemáticos visando o desenvolvimento do letramento matemático, em função da reversão do atual fracasso do ensino de matemática do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Além disso, também destacamos a importância em relacionar o letramento com a atuação dessa instituição na preparação dos profissionais do ensino de matemática em relação à formação/capacitação/prática do ensino de matemática, além de procurar evidenciar quais os fatores que influenciam a crise deste ensino. Provavelmente a dificuldade de aprendizagem de matemática durante a formação no curso de Pedagogia seja causado, em grande parte, pelo tipo de ensino de matemática tradicionalmente adotado pelas escolas freqüentadas por esses profissionais em sua formação como um todo, num ensino descontextualizado, de forma mecânica, calcado em algarismos e fórmulas que a desvincula do nosso cotidiano. Cabe, assim, uma reflexão sobre aspectos relaciona. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador.
-
2010 - 2013
LEITURA CRÍTICA DA TELEVISÃO E VÍDEO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL, Descrição: A pesquisa aborda questões relacionadas à presença da necessidade de uma leitura critica dos meios de comunicação no processo de ensino-aprendizagem, buscando inter-relações entre conteúdo e prática. Ressalta-se a importância do papel do professor enquanto mediador na transição da informação de forma bidirecional na estruturação do saber. Destaca-se a existência da interação como ponto fundamental na integração professor-aluno e aluno-aluno, abordando parâmetros relevantes ao ensino. Destaca-se a existência da interação como ponto fundamental na integração professor-aluno e aluno-aluno, abordando parâmetros relevantes ao ensino envolvendo os meios de comunicação, como recursos didático pedagógicos no ensino fundamental, com o auxílio de técnicas metodológicas presentes na utilização da televisão como ferramenta de apoio na formação e reestruturação de conceitos pertencentes ao desenvolvimento do raciocínio lógico e a produção textual na sistematização das informações contidas nos programas de televisão como: filmes, propagandas, telejornais, documentários e desenhos infantis. A investigação dar-se-á com a participação de professores da rede pública de ensino fundamnetal do Estado de Tocantins cidade de Tocantinópolis. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador.
-
2010 - 2010
O uso dos multimeios na disseminação do conhecimento nas aulas teóricas, Descrição: Uma leitura crítico-construtiva dos meios de comunicação é a reflexão que se faz necessária hoje dentro do planejamento do professor, bem como o acesso dos alunos na televisão, rádio, revistas e jornais juntamente com a produção textual dos próprios alunos, nesse sentido dois vieses importantes: o teórico e o prático. Fazendo reflexões críticas se promove a leitura dos meios; produzindo, o aluno apropria-se do meio e aprende a gramática visual, transformando de forma radical a relação do indivíduo com os meios de comunicação; de passivo, ele passa a ser ativo consciente e crítico. Procura-se dessa forma desenvolver a autonomia do pensar e do agir, permitindo que os alunos tornem-se agentes do processo, capazes de analisar o conteúdo e os parâmetros estéticos dos meios contemporâneos de comunicação.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador.
-
2008 - 2009
LEITURA CRÍTICA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NUMA PROPOSTA EDUCACIONAL, Descrição: A influência dos meios de comunicação dentro da formação do aluno possui diferentes formatos os quais dependem de onde seja aplicada: dentro do currículo escolar é feita uma divisão modular por série e/ou faixa etária onde se trabalham diferentes temas, podendo abranger o ensino fundamental e o ensino médio que possuem necessidades especificas quanto aos processos de ensinar e aprender A linha principal que permeia todos os temas relacionados a uma leitura crítico-construtiva dos meios de comunicação é a reflexão do que é de acesso dos alunos na televisão, rádio, revistas e jornais juntamente com a produção textual dos próprios alunos, trabalha-se nesse sentido dois vieses importantes: o teórico e o prático. Fazendo reflexões críticas se promove a leitura dos meios; produzindo, o aluno apropria-se do meio e aprende a gramática visual, transformando de forma radical a relação do indivíduo com os meios de comunicação; de passivo, ele passa a ser ativo consciente e crítico. Procura-se dessa forma desenvolver a autonomia do pensar e do agir, permitindo que os alunos tornem-se agentes do processo, capazes de analisar o conteúdo e os parâmetros estéticos dos meios contemporâneos de comunicação. Muito se fala sobre o embotamento dos sentidos e da perda da sensibilidade nos dias atuais, sem dúvida que o bombardeio de imagens e sons sofrido pelo indivíduo no mundo contemporâneo, entre outros fatores, contribui muito para isso. O excesso de estímulos externos não deixa muito espaço para a reflexão e a contemplação da realidade. O sociólogo francês Jean Baudrillard em seu ensaio sobre os fenômenos extremos intitulado A transparência do mal diz o seguinte: ?A maioria das imagens contemporâneas, vídeo, pintura, artes plásticas, audiovisual, imagens de síntese, são literalmente imagens em que não há nada para ser visto, imagens sem vestígios, sem sombra, sem conseqüências. O que se pressente é que por trás de cada uma, algo desapareceu? (pág 24). Ocorre, portanto uma espéci. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador.
-
2008 - 2009
Processos e Métodos interativos no Ensino-Aprendizagem com o uso de multimeios, Descrição: A pesquisa aborda questões relacionadas à presença da interação no processo de ensino-aprendizagem, buscando inter-relações entre conteúdo e prática. Ressalta-se a importância do papel do professor enquanto mediador na transição da informação de forma bidirecional na estruturação do saber. Destaca-se a existência da interação como ponto fundamental na integração professor-aluno e aluno-aluno, abordando parâmetros relevantes ao ensino envolvendo os multimeios, como recursos didático pedagógicos no ensino fundamental, com o auxílio de técnicas metodológicas presentes na utilização da televisão e do vídeo/dvd como ferramenta de apoio na formação e reestruturação de conceitos pertencentes ao desenvolvimento do raciocínio lógico e a produção textual na sistematização das informações contidas nos programas de televisão como: filmes, propagandas, telejornais, documentários e desenhos infantis. A investigação dar-se-á com a participação de professores da rede pública de ensino fundamental do Estado de Tocantins no município de Arraias-TO, estes enquanto educadores devem preocupar-se com a formação pedagógica através de aplicações didático-metodológicas que contribuam com a melhoria da qualidade de ensino, relacionando a informação nas diferentes áreas do conhecimento enfatizando sua importância de maneira inovadora e criativa destacando a interação pertencente ao conjunto professor-conteúdo-aluno na construção do conhecimento/informação/comunicação de forma sistematizada e contextualizada com a realidade em que o aluno está inserido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador.
-
2007 - 2008
Processos e Métodos no Ensino-Aprendizagem em Matemática na Geometria Plana, Descrição: A pesquisa aborda questões relacionadas à presença da interação no processo de ensino-aprendizagem em Matemática, buscando inter-relações entre conteúdo e prática. Ressalta-se a importância do papel do professor enquanto mediador na transição da informação de forma bidirecional na estruturação do saber. Destaca-se a existência da interação como ponto fundamental na integração professor-aluno e aluno-aluno, abordando parâmetros relevantes ao ensino da Matemática, especificamente dos conteúdos relativos ao estudo-ensino da Geometria Plana no ensino fundamental, com o auxílio de técnicas metodológicas presentes na utilização do Tangram Pitagórico como ferramenta de apoio na formação e reestruturação de conceitos pertencentes ao desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. A investigação dar-se-á com a participação de professores e alunos da rede pública de ensino fundamental do município de Arraias-TO na Escola Estadual Brigadeiro Felipe Ensino Fundamental, estes enquanto educadores e educandos devem preocupar-se com a formação pedagógica através de aplicações didático-metodológicas que contribuam com a melhoria da qualidade de ensino, relacionando a Matemática com as demais áreas do conhecimento enfatizando sua importância de maneira inovadora e criativa destacando a interação pertencente ao conjunto professor-conteúdo-aluno na construção do conhecimento matemático de forma sistematizada e contextualizada com a realidade em que o aluno está inserido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2022 - 2024
Programa Residência Pedagógica, Descrição: O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Rosimeire Aparecida Rodrigues - Coordenador / Dalilla Xavier Gáspio - Integrante / Neidiele Bispo Cardoso - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Palmas. , 109 Norte Av. NS-15, ALCNO-14. Plano Diretor Norte., Centro, 77900000 - Palmas, TO - Brasil, Telefone: (063) 32238096
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2016
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Nível II, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ciências Contábeis, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2012
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Concurso Nº 067/2009 da UFT, com resultado homologado no edital Nº 085/2009 UFT, de 23 de dezembro de 2009, Campus de Tocantinópolis
Atividades
-
12/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Universitário de Arraias.,Linhas de pesquisa
-
03/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Universitário de Palmas.,Linhas de pesquisa
-
03/2014
Outras atividades técnico-científicas , Campus Universitário de Palmas, Campus Universitário de Palmas.,Atividade realizada, Coordenação Adjunta: Programa - PACTO - Alfabetização na Idade Certa.
-
01/2012
Extensão universitária , Universidade Federal do Tocantins.,Atividade de extensão realizada, Contar Histórias em Sala de Aula.
2005 - 2010
Universidade Estadual de GoiásVínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 14
2003 - 2004
Universidade Estadual de GoiásVínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: contrato temporário, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2006 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas, Tecnologias Educacionais, Didática, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
-
03/2006 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tempo, Espaço e Estrutura do Pensamento Lógico, Conteúdos, Processos e Métodos do Ensino de Ciências, Mídia e Produção Cultural, Metodologia do Ensino da Matemática no Ens. Fundamental, Midias e Tecnologias na Sociedade de Informação
-
01/2005 - 01/2007
Ensino, Gestão Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatistica, Matemática Básica, Tecnologias de informação
-
03/2003 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do ensino da matemática, Tecnologias aplicada a educção
2002 - 2009
COLEGIO ESTADUAL PROFESSORA JOANA BATISTA CORDEIROVínculo: Docência, Enquadramento Funcional: Concursado, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2003 - 07/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
2009 - 2010
Diretoria Regional de EnsinoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concurso, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenção de Matemática do Ensino Médio
2001 - 2003
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINSVínculo: Docência, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosimeire Aparecida Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?