Luiz Edilson Frota Filho
Possui Graduação em LETRAS (Habilitação em Português e Literatura) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001). Professor Especialista em LÍNGUA PORTUGUESA pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006). Professor Mestre em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT (2014). Revisor-copidesque de periódico (1998 - 1999). Professor da Rede Particular de Ensino nos períodos de 1995 a 2006 / 2015 a... em exercício. Atualmente, também, é Professor efetivo da Rede Pública Estadual de Ensino - Secretaria de Educação - SEDUC, na cidade de Sobral - Ceará - Brasil. Integrante do Corpo Docente da Universidade Vale do Acaraú / PARFOR, como Professor Colaborador. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.
Informações coletadas do Lattes em 25/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
2012 - 2014
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Título: ENSINO DA GRAMÁTICA NORMATIVA: DO CAMINHO CONFLITUOSO ENTRE LINGUISTAS E CONSERVADORES AO PERFIL ACADÊMICO NOS CURSOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, Ano de Obtenção: 2014
Orientador: MARIA NEVES GONÇALVES
Palavras-chave: linguística.gramática normativa.modelo conceptivo.
Especialização em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
2011 - 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA
Título: ENSINO DA GRAMÁTICA NORMATIVA
Orientador: CHRISLENE CARVALHO DOS SANTOS
Especialização em LÍNGUA PORTUGUESA
2005 - 2006
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: ANÁLISE COMPARATIVA ORTOGRÁFICA EM REDES DE ENSINO
Orientador: MARIA EDINETE TOMÁS
Graduação em LETRAS
1996 - 2001
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: ASCENSÃO E QUEDA DE UM CAPITALISTA
Orientador: INOCÊNCIO MELO
Formação complementar
2021 - 2021
ACORDO ORTOGRÁFICO: A NOVA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
2018 - 2018
CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA SELEÇÃO DE AVALIADORES DO ENEM 2018. (Carga horária: 93h). , INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS, INEP, Brasil.
2014 - 2015
PROGRAMA NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - PNEM. (Carga horária: 200h). , Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil.
2012 - 2012
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA. (Carga horária: 80h). , Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil.
2010 - 2010
ELABORAÇÃO DE PROJETOS. (Carga horária: 10h). , CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO, CEFOR, Brasil.
2010 - 2010
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.
2010 - 2010
ATENDIMENTO AO PÚBLICO. (Carga horária: 10h). , CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO, CEFOR, Brasil.
2010 - 2010
ACORDO ORTOGRÁFICO. (Carga horária: 10h). , CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO, CEFOR, Brasil.
2010 - 2010
FORMAÇÃO CONTINUADA. (Carga horária: 100h). , Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil.
2004 - 2004
I ENCONTRO DOS EDUCADORES DAS ESCOLAS CATÓLICAS. (Carga horária: 10h). , PASTORAL DA EDUCAÇÃO, DIOCESE DE SOBRA, Brasil.
1999 - 1999
ENCONTRO GEO DE EDUCAÇÃO. (Carga horária: 20h). , REDE DE ENSINO GEO, GEO, Brasil.
1996 - 1996
CURSO ORATÓRIA. (Carga horária: 8h). , CÂMARA JÚNIOR DO BRASIL, CÂMARA, Brasil.
1992 - 1992
CURSO DE MICROINFORMÁTICA. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
1987 - 1987
LEITURA DINÂMICA - TÉCNICAS DE ESTUDO - CONCENTRAÇ. (Carga horária: 30h). , CURSO ARNALDO VICENTE FERREIRA SÁ, CURSO ARNALDO VI, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA.
Participação em eventos
DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM: BASES PSICOMOTORAS. 2021. (Seminário).
I CICLO VIRTUAL DE PALESTRAS SOBRE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA. 2021. (Encontro).
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PARFOR. 2021. (Seminário).
UFC - APERFEIÇOAMENTO EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, ENSINO HÍBRIDO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. 2021. (Oficina).
5.º ENCONTRO DE INVESTIGADORES.ENSINO DA GRAMÁTICA NORMATIVA: DO CAMINHO CONFLITUOSO ENTRE LINGUISTAS E CONSERVADORES AO PERFIL ACADÊMICO NOS CURSOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Oficina).
5.º ENCONTRO DE INVESTIGADORES - JUSTIÇA SOCIAL E JUSTIÇA COGNITIVA: A CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES MAIS JUSTAS. 2014. (Encontro).
Participação em bancas
FROTA FILHO, L. E.. TRABALHO ACADÊMICO - EIXO LITERATURA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.;FROTA FILHO, L. E.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
MELO, R. C.; CARVALHO, V. L. R.;FROTA FILHO, L. E.. O PAPEL DA LITERATURA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
CARVALHO, V. L. R.;FROTA FILHO, L. E.; MELO, R. C.. OS CONFLITOS VIVIDOS POR FABIANO: PERSONAGEM DE VIDAS SECAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. UMA REFLEXÃO SOBRE A SECA DO QUINZE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.;FROTA FILHO, L. E.. O ENSINO DA GRAMÁTICA E LITERATURA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: COLÉGIO ESTADUAL OTACÍLIO MOTA EM IPUEIRAS - CEARÁ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. O ROMANCE IRACEMA DE JOSÉ DE ALENCAR: A IMAGEM DO COLONIZADOR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A INFLUÊNCIA DA POESIA NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA PARA OS ALUNOS DO 3.º ANO DO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. UMA REFLEXÃO SOBRE A OBRA: OS SERTÕES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL À FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE DE LEITORES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.;FROTA FILHO, L. E.. A LITERATURA BRASILEIRA: O BENTINHO DE DOM CASMURRO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; MELO, R. C.; CARVALHO, V. L. R.. O DRAMA AMOROSO DA OBRA AMOR DE PERDIÇÃO DE CAMILO CASTELO BRANCO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
MELO, R. C.;FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.. CONTEXTUALIZAÇÃO: MODERNISMO E A GERAÇÃO DE 45 (PÓS-MODERNISMO) NO BRASIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; MELO, R. C.; CARVALHO, V. L. R.. EUCLIDES DA CUNHA E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO LITERÁRIO BRASILEIRO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
CARVALHO, V. L. R.;FROTA FILHO, L. E.; MELO, R. C.. A LITERATURA CEARENSE: DAS ORIGENS À ATUALIDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.;FROTA FILHO, L. E.. A IMPORTÂNCIA DE PATATIVA DO ASSARÉ PARA A LITERATURA DE CORDEL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
MELO, R. C.; CARVALHO, V. L. R.;FROTA FILHO, L. E.. MONTEIRO LOBATO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO IMAGINÁRIO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. O ENSINO DE LITERATURA CEARENSE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE IPU: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A CONTRIBUIÇÃO DE MONTEIRO LOBATO PARA A LITERATURA INFANTO-JUVENIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA MOTIVACIONAL NA APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A CRÔNICA A PARTIR DA ORIGEM À RUBEM BRAGA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. O ASPECTO ANIMALESCO DO HOMEM NA OBRA "O CORTIÇO" DE ALUISIO AZEVEDO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA SALA DE AULA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. UMA ANÁLISE SOBRE O LIVRO: O SERTANEJO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A MORENINHA: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A IMAGEM DA MULHER NA OBRA SENHORA DE JOSÉ DE ALENCAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. O ENCANTO PELA LITERATURA NO TERCEIRO ANO NA ESCOLA DONA MARIETA CAL'S. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
CARVALHO, V. L. R.;FROTA FILHO, L. E.; MELO, R. C.. UM OLHAR PERSPICAZ SOBRE A OBRA VIDAS SECAS DE GRACILIANO RAMOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
MELO, R. C.; CARVALHO, V. L. R.;FROTA FILHO, L. E.. O USO DA OBRA O GUARANI, COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A LEITURA DE OBRAS DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. AS FIGURAS FEMININAS DAS OBRAS DE MACHADO DE ASSIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A LITERATURA BRASILEIRA A PARTIR DA SEMANA DE ARTE MODERNA: TRANSFORMAÇÕES E MUDANÇAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA DE CORDEL, COM ÊNFASE NA FORMA DE LECIONAR A LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.;FROTA FILHO, L. E.. O CORTIÇO: UMA BREVE ANÁLISE DA OBRA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
MELO, R. C.; CARVALHO, V. L. R.;FROTA FILHO, L. E.. O CONTO DE FADAS E SUA REPRESENTAÇÃO PARA A CRIANÇA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A CULTURA NORDESTINA DA LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; MELO, R. C.; CARVALHO, V. L. R.. A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.;FROTA FILHO, L. E.. FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA CEARENSE NAS TURMAS DE NONO ANO DA ESCOLA CEFISA AGUIAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
MELO, R. C.; CARVALHO, V. L. R.;FROTA FILHO, L. E.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
MELO, R. C.;FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS DOS ALUNOS DO NONO ANO DA ESCOLA ERNESTO ALEXANDRE SILVA EM CARIRÉ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2015 - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; MELO, R. C.; CARVALHO, V. L. R.. A INFLUÊNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA INFÂNCIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; MELO, R. C.; CARVALHO, V. L. R.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
FROTA FILHO, L. E.; CARVALHO, V. L. R.; MELO, R. C.. OS CONTOS DE FADAS E O DESENVOLVIMENTO DO IMAGINÁRIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, F. E. M.; GOMES, R. F.;FROTA FILHO, L. E.. SELEÇÃO PÚBLICA PARA O CARGO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA. 2021. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Produções bibliográficas
-
ALBUQUERQUE, F. J. (Org.) ; LIMA, J. P. E. (Org.) ; FROTA FILHO, L. E. (Org.) . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS PARFOR / UVA PORTUGUÊS E INGLÊS. UVA. ed. SOBRAL: UVA, 2018. v. 1. 43p .
-
FROTA FILHO, L. E. . CONTO: MEMÓRIA SOCIAL. JORNAL CIRCULAR, SOBRAL, p. 15, 21 set. 2015.
-
FROTA FILHO, L. E. . CONTO : JOVEM INOCÊNCIA. CORREIO DA SEMANA EDIÇÃO 83.º, SOBRAL, 06 nov. 2004.
-
FROTA FILHO, L. E. . ENSINO DA GRAMÁTICA NORMATIVA: DO CAMINHO CONFLITUOSO ENTRE LINGUISTAS E CONSERVADORES AO PERFIL ACADÊMICO NOS CURSOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - 2021
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR, Carga horária: 60
Outras informações:
PARFOR - PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DISCIPLINA: HISTÓRIA E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
CIDADE: CAMOCIM
MODALIDADE: ENSINO REMOTO
2021 - 2021
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 60
2020 - 2020
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR, Carga horária: 60
Outras informações:
PARFOR - PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA DO ROMANTISMO AO SIMBOLISMO
CIDADE: CAMOCIM
2019 - 2019
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR, Carga horária: 60
Outras informações:
PARFOR - PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DISCIPLINA: LÍNGUA LATINA
CIDADE: GRAÇA
2018 - 2018
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR, Carga horária: 60
Outras informações:
PARFOR - PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DISCIPLINA: MORFOLOGIA DO PORTUGUÊS
CIDADE: CAMOCIM
2018 - 2018
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR, Carga horária: 60
Outras informações:
PARFOR - PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DISCIPLINA: MORFOLOGIA DO PORTUGUÊS
CIDADE: GRANJA
2017 - 2017
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR, Carga horária: 60
Outras informações:
PARFOR - PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE TEXTOS
CIDADE: VIÇOSA DO CEARÁ
2017 - 2017
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR, Carga horária: 60
Outras informações:
PARFOR - PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DISCIPLINA: MORFOLOGIA DO PORTUGUÊS
CIDADE: COREAÚ
2016 - 2016
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR, Carga horária: 60
Outras informações:
PARFOR - PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE TEXTOS
CIDADE: MARTINÓPOLE
2016 - 2016
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR, Carga horária: 60
Outras informações:
PARFOR - PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DISCIPLINA: PRODUÇÃO TEXTUAL
CIDADE: MORRINHOS
2003 - 2003
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR, Carga horária: 60
Atividades
-
05/2003 - 06/2003
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, LÍNGUA LATINA I, LINGUÍSTICA TEXTUAL, MORFOLOGIA DO PORTUGUÊS, PRODUÇÃO DE TEXTOS, SEMÂNTICA DO PORTUGUÊS, ESTILÍSTICA DO PORTUGUÊS
2012 - 2012
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40
2012 - 2012
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
2012 - 2012
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
2012 - 2012
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 45
2012 - 2012
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 45
2012 - 2012
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
2012 - 2012
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
2012 - 2012
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
2012 - 2012
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 80
2012 - 2012
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 90
2011 - 2011
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
2011 - 2011
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 45
2011 - 2011
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 45
2011 - 2011
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
2011 - 2011
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 75
2011 - 2011
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
2011 - 2011
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
2011 - 2011
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
2011 - 2011
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 45
2010 - 2010
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
2010 - 2010
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
Atividades
-
04/2010 - 06/2012
Ensino, LÍNGUA PORTUGUESA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA LATINA I - LÍNGUA LATINA II -INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA TEXTUAL - MORFOSSINTAXE DO PORTUGUÊS - ORTOGRAFIA DO PORTUGUÊS - TEORIAS E TENDÊNCIAS LINGUÍSTICAS - LITERATURA PORTUGUESA II - LITERATURA BRASILEIRA IV - OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE GÊNER, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS - ESTILÍSTICA DO PORTUGUÊS - METODOLOGIA DO ENSINO DO PORTUGUÊS - PORTUGUÊS INSTRUMENTAL -, MINICURSO DE LITERATURA E GRAMÁTICA LATINA
2015 - 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30
2015 - 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30
2015 - 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30
2015 - 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30
2015 - 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30
2015 - 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30
Outras informações:
TEORIA E PRÁTICA DE TEXTOS
Atividades
-
02/2015 - 12/2015
Ensino, PRODOC - HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEORIA E PRÁTICA DE TEXTO; ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS
1995 - 2006
Colegio SobralenseVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 100
Atividades
-
12/1995 - 12/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, PROFESSOR TITULAR DE ENSINO BÁSICO. DISCIPLINAS: REDAÇÃO, GRAMÁTICA E LITERATURA.
2015 - Atual
Colégio SantanaVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, Carga horária: 30
Atividades
-
01/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO. DISCIPLINA: REDAÇÃO
2010 - 2018
Secretaria de Educação do Município de SobralVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVO, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, PROFESSOR EFETIVO DO MUNICÍPIO DE SOBRAL. DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
1999 - 1999
SENAC FECOMÉRCIOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
Atividades
-
10/1999 - 11/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, CURSO PREPARATÓRIO DE REDAÇÃO PARA ALUNOS CONCLUDENTES DO ENSINO MÉDIO
2002 - 2002
SENAC CEARÁVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
Atividades
-
06/2002 - 07/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, CURSO PREPARATÓRIO DE REDAÇÃO PARA CANDIDATOS A VESTIBULARES
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luiz Edilson Frota Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?