Matheus Augusto Raimundo Nogueira da Silva

Professor da disciplina de Química no Instituto Adventista Brasil Central (IABC). Atuou como professor-plantonista no Colégio Bionatus nas disciplinas de química, matemática e raciocínio lógico, atendendo 9º ano, Ensino Médio e Preparatório Pré-Vestibular. Mestrado em andamento em Ciências Moleculares pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), investigando a homoquiralidade em aminoácidos por meio de métodos quânticos. Pós-graduação em Neuropsicopedagogia, conclusão dez/2019, em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, 2019, e em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física, 2018. Licenciado pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - Química, 2017. Formado em Engenharia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP), 2015. Doutorado interrompido em Biotecnologia Industrial, também pela USP, 2016. Iniciação científica em Microbiologia Aplicada e Biologia Molecular (USP), 2014-2015. Experiência internacional na Alemanha, 2013-2014, cursando Engenharia de Processos na Anhalt University of Applied Sciences e estágio na área em química industrial e modelagem matemática na BASF SE. Iniciação científica em matemática pura (USP) 2011-2013.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2016 em Biotecnologia

2016 - Interrompido

Universidade de São Paulo
Fernando Segato. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2016Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Mestrado em andamento em Ciências Moleculares

2019 - Atual

Universidade Estadual de Goiás
Título: Estudo quântico dos fatores cinéticos e termodinâmicos no controle seletivo da síntese homoquiral da alanina,Orientador: Valter Henrique Carvalho Silva

Especialização em andamento em Neuropsicopedagogia

2019 - Atual

Faculdade de Educaçao Sao Luis

Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão

2018 - 2019

Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: Desafios da gestão de internatos confessionais

Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física

2017 - 2018

Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: Influência da sociedade e do ambiente escolar na formação de um mindset negativo para ciências exatas

Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - Química

2017 - 2017

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Graduação em Engenharia Bioquímica

2011 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Utilização de ferramentas biomoleculares na modificação de Myceliophthora thermophila para um melhor aproveitamento de substratos lignocelulósicos
Orientador: Fernando Segato

Graduação em Engenharia de Processos

2013 - 2014

Hochschule Anhalt, HS-Anhalt
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Militar de Campo Grande

Ensino Fundamental (1º grau)

2004 - 2007

Colégio Militar de Campo Grande

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Química Teórica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Estrutura, Conformação e Estereoquímica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Termodinâmica Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Cinética Química e Catálise.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Semana de Biotecnologia Industrial. 2015. (Congresso).

V Semana de Biotecnologia Industrial. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Felipe Antonio Fernandes Antunes

ANTUNES, FELIPE AF. Ferramentas biomoleculares utilizadas na mdificação do fungo Myceliophtora thermophila para um melhor aproveitamento de substratos lignocelulósicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Bioquímica) - Escola de Engenharia de Lorena.

Maria das Graças de Almeida Felipe

FELIPE, M. G. A.. Ferramentas biomoleculares utilizadas na modificação do fungo Myceliophtora thermophila para um melhor aproveitamento de substratos lignocelulósicos. 2015.

ADRIANE MARIA FERREIRA MILAGRES

Milagres, Adriane M. F.. Ferramentas biomoleculares utilizadas na modificação do fungo Myceliophtora thermophila para um melhor aproveitamento de substratos lignocelulosicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia bioquimica) - Escola de Engenharia de Lorena - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sonia Regina di Giacomo

Orientação aos Alunos Premiados na I Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2005; 2006; Iniciação Científica - Colégio Militar de Campo Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sonia Regina Di Giacomo;

Fernando Segato

Ferramentas biomoleculares utilizadas na modificação do fungo Myceliophthora thermophila para um melhor aproveitamento de substratos lignocelulósicos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Bioquímica) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Fernando Segato;

Fernando Segato

Utilização de Myceliophthora thermophila como chassi para o desenvolvimento de um cell factory mais eficiente na secreção de enzimas ativas em materiais lignocelulósicos; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Bioquímica) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Fernando Segato;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. A. R. N. . Sobre Mim. 1. ed. Campo Grande - MS: Life Editora, 2010. v. 1. 112p .

  • SILVA, M. A. R. N. ; OLIVEIRA, D. M. ; BERTO, G. L. ; SEGATO, F. . Expressão heteróloga e caracterização bioquímica de uma endoglucanase GH12 não-específica de Aspergillus terreus NIH2624 clonada em Aspergillus nidulans A773. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. A. R. N. ; OLIVEIRA, D. M. ; BERTO, G. L. ; SEGATO, F. . Cloning, heterologous expression and biochemical characterization of a non-specific endoglucanase family 12 from Aspergillus terreus NIH2624. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, M. A. R. N. ; OLIVEIRA, D. M. ; BERTO, G. L. ; SEGATO, F. . Expressão heteróloga e caracterização bioquímica de uma endoglucanase GH12 não-específica de Aspergillus terreus linhagem NIH2624. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. A. R. N. ; OLIVEIRA, D. M. ; BERTO, G. L. ; SEGATO, F. . Clonagem, expressão heteróloga e caracterização bioquímica de uma endoglucanase não-específica da família 12 de Aspergillus terreus NIH2624. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, M. A. R. N. ; OLIVEIRA, D. M. ; BERTO, G. L. ; SEGATO, F. . Clonagem, expressão heteróloga e caracterização bioquímica de uma endoglucanase não-específica da família 12 de Aspergillus terreus NIH2624. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, M. A. R. N. ; OLIVEIRA, D. M. ; BERTO, G. L. ; SEGATO, F. . Caracterização bioquímica de uma endoglucanase GH12 não-específica de Aspergillus terreus NIH2624 clonada em Aspergillus nidulans A773. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Utilização de Myceliophthora thermophila como chassi para o desenvolvimento de um cell factory mais eficiente na secreção de enzimas ativas em materiais lignocelulósicos, Descrição: Ao analisar o transcriptoma e secretoma do fungo termofílico Myceliophthora thermophila cultivado em bagaço de cana, verificamos que este microrganismo dispõe de mecanismos hidrolítico e oxidativo, para degradar a lignocelulose. Apesar da presença de ambos mecanismos, verificados nos experimentos que a capacidade apresentada por M. thermophila na utilização dos componentes da parede celular da planta, quando este foi cultivado em bagaço de cana in natura como única fonte de nutrientes, é bem inferior quando comparado ao fungo de decomposição branca Ceriporiopsis subvermispora, apesar da maquinaria de secreção de proteínas de M. thermophila ser mais robusta. Ao comparar o genoma de M. thermophila e C. subvermispora verificou-se neste primeiro, a falta de enzimas, como peroxidases, as quais estão envolvidas na degradação e modificação da lignina, o que nos leva a concluir que a secreção destas enzimas por C. subvermispora é o diferencial para o acesso aos carboidratos contidos na biomassa. No intuito de se desenvolver uma cell factorie mais eficiente, não apenas na produção de enzimas de interesse, como também na degradação da biomassa, este projeto visa: 1) A criação de um mutante de M. thermophyla com auxotrofia para uracila e uridina; 2) Desenvolver um vetor para M. thermophila, o qual fará uso de um promotor constitutivo usando o método de Assembly de Gibson; 3) Transformar M. thermophila com uma manganês peroxidase de C. subvermispora, para combinar as ações sinérgicas oxidativas e hidrolíticas de dois microrganismos em uma única célula com características termofílicas e estudar os efeitos desta complementação na degradação da biomassa lignocelulósica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Matheus Augusto Raimundo Nogueira da Silva - Integrante / Fernando Segato - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Participação no "George H. Cook Scholar: Presentation of The Honors Theses", Rutgers University, NJ, US.

2016

Melhor aluno do curso de Engenharia Bioquímica turma 2015/2, Escola de Engenharia de Lorena.

2016

Melhor aluno do curso de Engenharia Bioquímica turma 2015/2, Conselho Regional Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP).

2016

Melhor aluno do curso de Engenharia Bioquímica turma 2015/2, Instituto de Engenharia.

2015

Melhor apresentação oral - Graduação, VI Semana de Biotecnologia Industrial.

2015

Destaque no XII Encontro de Iniciação Científica, X Mostra de Pós Graduação e a II Mostra de Extensão das Faculdades Integradas Teresa D`Ávila - FATEA, Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Fatea.

2015

Destaque na 1ª fase do 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP, Universidade de São Paulo.

2015

Menção Honrosa na 2ª fase do 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP, Universidade de São Paulo.

2010

Medalha de Prata, 6ª Olimpiada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas.

2006

Menção Honrosa, 2ª Olimpiada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas.

2005

Medalha de Ouro, 1ª Olimpiada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Adventista Brasil Central. , Rodovia BR 414, km 411, s/n, Planalmira, 72940000 - Abadiânia, GO - Brasil, Telefone: (67) 996552192

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2015

Escola de Engenharia de Lorena - EEL - USP

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Iniciação Científica em Microbiologia Aplicada e Conversão de Biomassa Vegetal.

2014 - 2014

BASF SE - Ludwigshafen am Rhein

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Modelagem e Simulação, Carga horária: 38

2015 - 2015

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Iniciação científica em biologia molecular de fungos com bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Projeto: "Utilização de Myceliophthora thermophila como chassi para o desenvolvimento de um cell factory mais eficiente na secreção de enzimas ativas em materiais lignocelulósicos".

2011 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10

Outras informações:
Iniciação Científica em Matemática Pura com bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

2006 - 2007

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica Júnior, Carga horária: 4

Outras informações:
Iniciação Científica Júnior em Matemática Pura com bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

2017 - 2018

Colégio BIONATUS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Monitor, Carga horária: 20

2018 - Atual

Instituto Adventista Brasil Central

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 40