Eduardo Blando
Sou graduado em Licenciatura Plena em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1997), mestre em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela PUCRS (2001) e doutor em Engenharia e Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2005) e conclui meu Pós Doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Laboratório de Conformação Nanométrica (LCN). Trabalhei no laboratório do Grupo de Estudos de Propriedades de Superfícies e Interfaces - GEPSI da PUCRS. Atuei como Professor Adjunto dos cursos de Engenharia: habilitação em Engenharia de Materiais e Física: habilitação em Física Médica, e fiz parte do Mestrado em Nanociências do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, localizado na cidade de Santa Maria-RS. Fui integrante do Comitê Técnico e Científico da Área de Ciências e Tecnologia. Na UNIFRA também já atuei na Coordenação do curso de Engenharia: habilitação em Engenharia de Materiais e como responsável pela Coordenação de Extensão e Pesquisa do curso de Física: habilitação em Física Médica Física. Atualmente atuo como professor no Centro Universitário CESUCA, em Cachoeirinha, como professor no curso de Matemática, Licenciatura. No CESUCA, fui participante do CEP - Comitê de Ética em Pesquisa e atuei como Editor-Gerente da Revista Educação em Rede: formação e prática docente. Tenho experiência na área de educação, uma vez que atuei como monitor na PUCRS e em cursos de formação e auxílio a professores e acompanhei diversos alunos de IC e Mestrado. Já lecionei diversas disciplinas de Física para todas as séries do ensino médio em escola estadual e cursos supletivos, bem como diversos cursos tais como Arquitetura, Farmácia e Engenharia. Trabalhei em diversas escolas com projetos envolvendo cultura maker, na criação de oficinas maker com o objetivo de promover o aprendizado por meio de atividades de robótica, impressão 3D e uso de materiais de oficina, tais como, ferramentas de corte. Na área de Física, Engenharia e Ciência dos Materiais atuo principalmente nos campos ligados a Superfícies e Interfaces e Biomateriais destacando-se as áreas de filmes finos, nanodureza, magnetron sputtering, multicamadas e caracterização e modificação de superfícies e materiais biocompatíveis e biotoleráveis. Possuo sólidos conhecimentos em nanotecnologia e na produção de revestimentos nanoestruturados, principalmente por magnetron sputtering, além de dominar e utilizar diariamente diversas técnicas de caracterização destacando-se: Testes instrumentados de dureza (nanodureza), difração de raios X (XRD), reflectometria de raios X (XRR) e fluorescência de raios X (XRF).
Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências dos Materiais
2001 - 2005
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: ESTUDO, DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS DO TIPO SUPER-REDE DE DUREZA
, Ano de obtenção: 2005. Telmo Roberto Strohaecker. Coorientador: Roberto Hübler. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Teorias de endurecimento para multicamadas; Nanodureza; Filmes finos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física / Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas. Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais; Atividades No Campo das Nanotecnologias e Desenvolvimento de Nanoprodutos.
Mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais
1999 - 2001
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Estudo de técnicas de indentação dinâmica para avaliação de materiais na ergião de nano e microdureza, Ano de Obtenção: 2001
Roberto Hübler.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dureza; Filmes finos.Grande área: Engenharias
Graduação em Licenciatura Plena em Física
1992 - 1997
Pós-doutorado
2010 - 2014
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2023 - 2023
Metodologias Ativas. (Carga horária: 1h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2022 - 2022
V Encontro Nacional da Cruzeiro do Sul: Educação no Cenário Pós-Pandemia. (Carga horária: 8h). , Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2021 - 2021
X FÓRUM DOCENTE A EDUCAÇÃO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO. (Carga horária: 3h). , Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2020 - 2020
VIII FÓRUM DOCENTE: AULAS INTERATIVAS: EXPLORANDO OPÇÕES DO COLLABORATE. (Carga horária: 2h). , Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2020 - 2020
VIII FÓRUM DOCENTE - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA OENSINO SUPERIOR: OPORTU. (Carga horária: 2h). , Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2019 - 2019
SIAA - Rotinas Acadêmicas. (Carga horária: 2h). , Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2019 - 2019
Reflexões sobre o Processo de Ensino Aprendizagem. (Carga horária: 4h). , Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2019 - 2019
Formulando Níveis de Compreensão de Conteúdos: um Caminho para Metodologias. (Carga horária: 4h). , Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2018 - 2018
V Fórum Docente. (Carga horária: 11h). , Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento operacional de XRD. (Carga horária: 40h). , Shimadzu do Brasil Comércio Ltda., SHIMADZU, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento operacional de XRF. (Carga horária: 40h). , Shimadzu do Brasil Comércio Ltda., SHIMADZU, Brasil.
2007 - 2007
Corroaão e Treinamento operacional PGStat 302. (Carga horária: 20h). , Metrohm Pensalab, MTPLAB, Brasil.
2000 - 2000
Microscopia e Microanálises. (Carga horária: 6h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1997 - 1997
Qualificação de Professores na PUCRS. (Carga horária: 185h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em II Mostra Interativa de Ciências Brincando Também. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1996 - 1996
Nuc de Apoio à Educ Em Ciências e Matemática. (Carga horária: 175h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Controle de Qualidade em Radiologia. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Superfícies e Interfaces; Películas e Filamentos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Propriedades Mecânicas e Acústicas da Matéria Condensada.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistema de Instrumentação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações/Especialidade: Mecânica, Elasticidade e Reologia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Cerâmicos.
Organização de eventos
BLANDO, E. . XI Mostra de Inciação Científica do CESUCA. 2017. (Outro).
BLANDO, E. . X Mostra Científica do CESUCA. 2016. (Outro).
BLANDO, E. . II Ciclo de Palestras em Física Médica - UNIFRA. 2009. (Outro).
ANDRADE, J. R. M. ; HETZEL, J. L. ; BLANDO, E. . III Encontro de Física Médica. 2009. (Outro).
REGULY, Afonso ; STROHAECKER, Telmo Roberto ; KWIETNIEWSKI, Carlos Eduardo Fortis ; HÜBLER, Roberto ; TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; BLANDO, E. ; GAMITO, Gabriel . IV Simpósio de Tratamentos Térmicos e Engenharia de Superfícies. 2002. (Congresso).
STROHAECKER, Telmo Roberto ; REGULY, Afonso ; KWIETNIEWSKI, Carlos Eduardo Fortis ; GOMES, Luiz Marcelino ; HÜBLER, Roberto ; ZARO, Milton ; TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; BLANDO, E. . I Seminário de Tecnologia em Implantes Cirúrgicos. 2002. (Congresso).
Participação em eventos
XXI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS.Avaliação de diversos trabalhos de iniciação científica da área de Física. 2020. (Encontro).
GLOBALTECH - Feira da ciência, Tecnologia e Inovação.Biotecnologia: ética e qualidade de vida. 2005. (Outra).
XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC.Participação no XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC apresentando o trabalho Avaliação da Influência do Substrato em Medidas de Dureza de Filmes Finos Tipo Multicamadas. 2003. (Encontro).
XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC.Participação no XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC apresentando o trabalho Relação da Taxa de Aplicação de Carga em Medidas de Dureza Dinâmicas em Materiais. 2003. (Encontro).
XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC.Participação no XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC apresentando o trabalho Variação da Dureza de Filmes Finos Tipo Multicamada em Função do Tempo. 2003. (Encontro).
XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC.Participação no XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC apresentando o trabalho Análise das Teorias de Efeitos de Endurecimento Tipicamente Encontrados em Revestimentos do Tipo Multicamada. 2003. (Encontro).
XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC.Participação como Coordenador da sessão de Apresentações Orais de Superfícies e Filmes Finos (Diamantes e Materiais Super-Duros) no XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC. 2003. (Encontro).
XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC.Participação como Coordenador da sessão de Painéis de Superfícies e Filmes Finos (Diamantes, DLC e Carbono Amorfo) no XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC. 2003. (Encontro).
IV Simpósio de Tratamentos Térmicos e Engenharia de Superfícies.Participação no IV Simpósio de Tratamentos Térmicos e Engenharia de Superfícies apresentando o trabalho Estudo da Razão entre Energias de Deformação Plástica e Elástica de Multicamadas de Cr / V. 2002. (Simpósio).
XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXV ENFMC.Participação no XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXV ENFMC apresentando o trabalho Avaliação de Propriedades Elásticas e de Nanodureza de Revestimentos do Tipo Multicamada Metal-Cerâmica. 2002. (Encontro).
III Simpósio de Tratamentos Superficiais para Ferramentas.Participação no III Simpósio de Tratamentos Superficiais para Ferramentas apresentando o trabalho Uso de Revestimentos do Tipo Super-Rede Depositados por Magnetron Sputtering para Proteção contra Desgaste Mecânico. 2001. (Simpósio).
12th International Conference on Ion Beam Modification of Materials - IBMM 2000. Participação no 12th International Conference on Ion Beam Modification of Materials - IBMM 2000 apresentando o trabalho Microhardness Characterization of Multilayers Modified by Ion Beam Mixing. 2000. (Congresso).
51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - 51ª SBPC. Presidente da Sessão de Pôsteres das áreas de Física e Geociências na 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - 51ª SBPC. 1999. (Congresso).
51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Caracterização da Dureza de Metais de Transição Depositados por Magnetron Sputtering. 1999. (Congresso).
51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. A. 1999. (Congresso).
XXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXII ENFMC.Participação no XXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXII ENFMC apresentando o trabalho Caracterização de Nano e Microdureza de Nitretos e Óxidos de Metais de Transição Depositados por Magnetron Sputtering. 1999. (Encontro).
XXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXI ENFMC.Participação no XXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXI ENFMC apresentando o trabalho Construção de um Medidor de Espessura Óptica para Filmes Finos Baseado no Fenômeno da Interferência Luminosa. 1998. (Encontro).
I Jornada de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.Participação na I Jornada de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS apresentando o trabalho Medida da Espessura Óptica de Filmes Finos Baseado no Fenômeno da Interferência Luminosa. 1997. (Outra).
VI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.Participação no VI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS apresentando o trabalho Utilização da Sensitometria no Controle de Qualidade de Filmes Radiográficos. 1994. (Outra).
Participação em bancas
HÜBLER, Roberto; BASSO, Nara Regina de Souza;BLANDO, E.; STROHAECKER, Telmo Roberto. Aplicação de Filmes Finos de Ti em Componentes Acetabulares de UHMWPE para Proteção para Oxidação devido a Exposição à Irradiação X. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
HÜBLER, RobertoBLANDO, E.TENTARDINI, Eduardo Kirinus; BECK, João Carlos Pinheiro. Análise Estereográfica de Implantes de Quadril Recobertos por Plasma Spray. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
BLANDO, E.; STROHAECKER, Telmo Roberto; Oliveira, R. V. B. de;VASCONCELLOS, M. A. Z.. Desenvolvimento de Elementos Cerâmicos para Uso em Dispositivos de Inspeção de Dutos (PIGS). 2010. Tese (Doutorado em Ciências dos Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BLANDO, E.. Modelagem e Automação de um Sistema de Deposição de Filmes finos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GATTRINGER, D. K.;BLANDO, E.; CRUZ FILHO, S. P.;HÜBLER, Roberto; STRECK, E. E.. Sensores de Filmes Finos Magnéticos para Ressonância Nuclear Magnética. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Física) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Orientou
APLICAÇÃO DE IMPRESSÃO 3D VISANDO UMA APRENDIZAGEM PRÁTICA EM QUÍMICA ORGÂNICA, GENÉTICA, FARMACOLOGIA, NUTRIÇÃO, ANATOMIA ANIMAL E HUMANA; ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Medicina Veterinária) - Centro Universitário CESUCA; (Orientador);
APLICAÇÃO DE IMPRESSÃO 3D VISANDO UMA APRENDIZAGEM PRÁTICA EM QUÍMICA ORGÂNICA, GENÉTICA, FARMACOLOGIA, NUTRIÇÃO, ANATOMIA ANIMAL E HUMANA; ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Medicina Veterinária) - Centro Universitário CESUCA; (Orientador);
Investigação Sobre a Luz de Cura Usada em Resinas Compostas e sua Relação com Alterações em Células Epiteliais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física; habilitação em Física Médica) - Universidade Franciscana; Orientador: Eduardo Blando;
Alteração de UHMWPE pela Aplicação de Raios X; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física; habilitação em Física Médica) - Universidade Franciscana; Orientador: Eduardo Blando;
Proposta de Metodologia de Calibração de Dosímetros Termoluminescentes de Sulfato de Cálcio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física; habilitação em Física Médica) - Universidade Franciscana; Orientador: Eduardo Blando;
Irradiação de Silicone com Fonte de Césio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física; habilitação em Física Médica) - Universidade Franciscana; Orientador: Eduardo Blando;
Desenvolvimento de inovações tecnológicas aplicadas à eficiência energética: grandezas luminosas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Faculdade Inedi; Orientador: Eduardo Blando;
Desenvolvimento de inovações tecnológicas aplicadas à eficiência energética: grandezas luminosas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Faculdade Inedi; Orientador: Eduardo Blando;
Produções bibliográficas
-
VARGAS, André Luís Marin ; BLANDO, E. ; HUBLER, R . Elasto - Plastic materials behavior evaluation according to different models applied in indentation hardness tests. MEASUREMENT , v. 139, p. 134-139, 2019.
-
OGLIARI, L. N. ; BLANDO, E. ; ROXO, V. O. ; MACHADO, C. P. . Laboratório de Desenvolvimento de Games Educacionais. Revista Educação em Rede: formação e prática docente , v. 6, p. 71, 2017.
-
CUNHA, Alexandre ; Cunha, Alexandre ; BLANDO, E. ; RENZ, Renata Pedrolli ; DE OLIVEIRA, ROGÉRIO BELLE ; HÜBLER, Roberto . Osseointegration of atmospheric plasma-sprayed titanium implants: Influence of the native oxide layer. Journal of Biomedical Materials Research. Part A , v. 102, p. 30-36, 2014.
-
ROSA, R. S. ; BALBINOT, C. E. A. ; BLANDO, E. ; MOTA, E. G. ; OSHIMA, H. M. S. ; HIRAKATA, L. ; PIRES, L. A. G. ; HÜBLER, Roberto . Evaluation of mechanical properties on three nanofilled composites. Stomatologija (Kaunas) , v. 14, p. 126-130, 2012.
-
TRAVA-AIROLDI, V. J. ; CAPOTE, G. ; BONETTI, L. F. ; FERNANDES, Jesum Alves ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto ; RADI, P. A. ; SANTOS, L. V. ; CORAT, E. J. . Deposition of Hard and Adherent Diamond-Like Carbon Films Inside Steel Tubes Using a Pulsed-DC Discharge. Journal of Nanoscience and Nanotechnology , v. 9, p. 3891-3897, 2009.
-
Camerini, R. V. ; Ferreira, J. Z. ; Pereira, A. S. ; BALZARETTI, N. M. ; FERNANDES, Jesum Alves ; SOUZA, R. B. ; BLANDO, E. ; HÜBLER, R. . Effect of high pressure and high temperature on the mechanical behavior of diamond coated WC?Co. Surface and Coatings Technology , v. 203, p. 3344, 2009.
-
HÜBLER, R. ; BLANDO, E. ; Gaião, L. ; Kreisner, P. E. ; Post, L. K. ; XAVIER, C. B. ; OLIVEIRA, M. G. . Effects of low-level laser therapy on bone formed after distraction osteogenesis. Lasers in Medical Science , v. online, p. 1435-604X, 2009.
-
SOUZA, V. C. G. ; KOPPE, J. C. ; COSTA, J. F. C. L. ; VARGAS, A. L. Marin ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . The influence of mineralogical, chemical and physical properties on grindability of commercial clinkers with high MgO level. Cement and Concrete Research , v. 11, p. CEMCON-03769-11, 2008.
-
TEDESCO, M. ; TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; BLANDO, E. ; BAUMVOL, Israel J. R. ; ZEILMANN, R. . Variação dimensional e microestrutural em peças de aço AISI 4140. Máquinas e Metais , v. XLIV, p. 144-163, 2008.
-
TENTARDINI, E ; KWIETNIEWSKI, C ; PERINI, F ; BLANDO, E. ; HUBLER, R ; BAUMVOL, I . Deposition and characterization of non-isostructural (Ti0.7Al0.3N)/(Ti0.3Al0.7N) multilayers. Surface and Coatings Technology , p. IPress, 2008.
-
FERNANDES, Jesum Alves ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação do Stress Residual em Filmes Finos Metálicos: Influência da Energia de Deposição no Processo de DC Magnetron Sputtering. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo , v. 27, p. 113-118, 2008.
-
TRAVA-AIROLDI, V. J. ; BONETTI, L. F. ; CAPOTE, G. ; FERNANDES, Jesum Alves ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto ; RADI, P. A. ; SANTOS, L. V. ; CORAT, E. J. . DLC film properties obtained by a low cost and modified pulsed-DC discharge. Thin Solid Films , v. 516, p. 272-276, 2007.
-
VASCONCELLOS, Letícia A ; BLANDO, E. ; SOUTO, André ; OLIVEIRA, Marília ; WOITCHUNAS, Gilséia F. P. ; HÜBLER, Roberto . Study of mechanical degradation of UHMWPE acetabular components due to clinical X-ray procedures. Journal of Materials Science. Materials in Medicine , v. 18, p. 1659-1663, 2007.
-
CUNHA, Alexandre ; RENZ, R. P. ; WANTOWSKI, G. ; OLIVEIRA, Rogério Belle de ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . A surgical procedure using sheep as an animal model to evaluate osseointegration. Revista de Clínica e Pesquisa Odontológica / Journal of Dental Clinics and Research , v. 3, p. 59-62, 2007.
-
RENZ, Renata Pedrolli ; CUNHA, Alexandre ; G. Wantowski ; BLANDO, E. ; HÜBLER, R. . Osseointegration Evaluation of Treated Surfaces of Titanium Implants Applying Tensile Pull-Out Test. Revista de Clínica e Pesquisa Odontológica / Journal of Dental Clinics and Research , v. 3, p. 149-157, 2007.
-
CUNHA, Alexandre ; Cunha, Alexandre ; RENZ, Renata Pedrolli ; WANTOWSKI, G. ; OLIVEIRA, Rogério Belle de ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . A Surgical Procedure Using Sheep As An Animal Model To Evaluate Osseointegration. Archives of Oral Research , v. 3, p. 59-62, 2007.
-
RENZ, Renata Pedrolli ; CUNHA, Alexandre ; Cunha, Alexandre ; BLANDO, E. ; WANTOWSKI, G. ; HÜBLER, Roberto . Osseointegration Evaluation of Treated Surfaces of Titanium Implants Applying Tensile Pull Out Test. Archives of Oral Research , v. 3, p. 149-157, 2007.
-
KRELING, Afonso ; FERNANDES, Jesum Alves ; VALLERIUS, Marlla ; FEIL, Adriano Friedrich ; JACOBSEN, Saulo Davila ; VARGAS, A. L. Marin ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Estudo da Relação entre a Profundidade de Penetração e a Espessura Total de Revestimentos em Testes Instrumentados de Dureza. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo , São Paulo, BRASIL, v. 25, n.2, p. 99-103, 2006.
-
FEIL, Adriano Friedrich ; VALLERIUS, Marlla ; KRELING, Afonso ; JACOBSEN, Saulo Davila ; VARGAS, A. L. Marin ; FERNANDES, Jesum Alves ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Influência dos Parâmetros de Deposição na Proteção Contra Corrosão de TiN Depositados por Biased Magnetron Sputtering. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo , v. 25, p. 135-140, 2006.
-
BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Microhardness Characterization of Superlattices Formed by Reactive Magnetron Sputtering and Ion Beam Assisted Deposition. Surface and Coatings Technology , Holanda, v. 158, p. 685-689, 2002.
-
TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . TiN Structural Modifications Induced By Bias Voltage in a New Dynamic Controlled Magnetron Sputtering Apparatus. Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section B. Beam Interactions with Materials and Atoms , Amsterdam, v. B, n.175-177, p. 626-629, 2001.
-
BLANDO, E. ; TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; HÜBLER, Roberto . Microhardness Characterization of Multilayers Modified by Ion Beam Mixing. Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section B. Beam Interactions with Materials and Atoms , Amsterdam, v. B, n.175-177, p. 620-625, 2001.
-
HÜBLER, Roberto ; TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; BLANDO, E. ; TEIXEIRA, S. R. ; SOARES, M. R. F. ; VASCONCELLOS, M. A. Z. ; KAMIJO, E. ; FUJIWARA, M. . The Energy Dependence on Microstructure of (Ti-Al-V) Nitrides Deposited By Dual Ion Beam Sputtering. Surface and Coatings Technology , Amsterdam, v. 119, p. 969-972, 1999.
-
Francelino, Giovani de Aguiar ; Schmachtenberg, M. A. G. ; BLANDO, EDUARDO . CASE ¿ O USO DE LÂMPADAS COM TECNOLOGIA LED EM SALAS DE AULA DE UMA IES: PROPOSTAS DE OTIMIZAÇÃO E RACIONALIZAÇÃO PELO PONTO DE VISTA ECONÔMICO, TÉCNICO E ERGONÔMICO. Desafios, Limites e Potencialidade da Engenharia de Produção no Brasil. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. , p. 54-66.
-
BLANDO, E. ; VASCONCELLOS, M. A. Z. . Testes Instrumentados de Dureza. In: Ruth Hinrichs. (Org.). Técnicas Instrumentais Não Destrutivas Aplicadas a Gemas do Rio Grande do Sul. 1ªed.Porto Alegre: UFRGS Gráfica, 2014, v. , p. 183-197.
-
HINRICHS, R. ; MADRUGA, D. da R. ; VASCONCELLOS, M. A. Z. ; BERTOL, A. P. L. ; BLANDO, E. ; BRUM, T. M. M. ; JUCHEM, P. L. . Análise Multi-Ténicas de Opalas do Rio Grande do Sul. In: Léo Afraneo Hartmann; Juliano Tonezer da Silva; Maciel Donato. (Org.). Tecnologia e Inovação em Gemas, Joias e Mineração. 1ªed.Porto Alegre: Instituto de Geociências da UFRGS, 2014, v. , p. 45-52.
-
DETONI, D. S. ; OLIVEIRA, J. M. A. ; BLANDO, E. . Impressão 3d para modelos acadêmicos com ênfase na medicina veterinária. In: XVI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA, 2022, Cachoeirinha. ANAIS DA XVI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - 2022. Cachoeirinha, 2022. v. 16.
-
FERRARI, L. ; BLANDO, E. . Redução de paradas de equipamentos com o apoio da aplicação de ferramentas de qualidade na Empresa Coca Cola Femsa na Linha 6. In: XV Mostra Científica do CESUCA, 2021, Cachoeirinha. Anais da XV Mostra Científica do CESUCA, 2021.
-
Francelino, Giovani de Aguiar ; MARTINS, D. ; BLANDO, E. . O estado da arte para o desenvolvimento de um sistema de estereofotogrametria 2D para 3D. In: XIII Mostra Científica do CESUCA, 2019, Cachoeirinha. Anais da XIII Mostra Científica do CESUCA, 2019. p. 285.
-
Francelino, Giovani de Aguiar ; Schmachtenberg, M. A. G. ; BLANDO, E. . Case o uso de lâmpadas com tecnologia LED em salas de aula de uma IES propostas de otimização e racionalização pelo ponto de vista econômico, técnico e ergonômico. In: XII Mostra Científica do CESUCA, 2018, Cachoeirinha. Anais da XII Mostra Científica do CESUCA, 2018. p. 158.
-
MILANO, T. B. ; SIQUEIRA, M. L. ; BLANDO, E. ; MACHADO, C. P. . Projeto Astronomia: ?Condições para a Vida no Universo?. In: X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA, 2016, Cachoeirinha. ANAIS DA X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA. Cachoeirinha: Faculdade Inedi, 2016. v. 10.
-
FLORENTINO, C. R. R. ; OLIVEIRA, G. B. de ; PORTO, M. S. ; CAMARGO, W. M. ; BLANDO, E. ; OGLIARI, L. N. ; MACHADO, C. P. . As Equações Presentes no Cálculo de um Micro Aerogerador Eólico. In: X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA, 2016, Cachoeirinha. ANAIS DA X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA. Cachoeirinha: Faculdade Inedi, 2016. v. 10.
-
FLORENTINO, C. R. R. ; BLANDO, E. ; OLIVEIRA, G. B. ; OGLIARI, L. N. ; PORTO, M. S. ; MACHADO, C. P. . As Múltiplas Variáveis Presentes no Cálculo de uma Conta de Energia Elétrica. In: X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA, 2016, Cachoeirinha. ANAIS DA X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA. Cachoeirinha: Faculdade Inedi, 2016. v. 10.
-
ROCHA, M. V. A. ; ANTUNES, A. ; MONTICELLI, M. ; OGLIARI, L. N. ; BLANDO, E. ; MACHADO, C. P. . Energia Eólica. In: X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA, 2016, Cachoeirinha. ANAIS DA X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA. Cachoeirinha: Faculdade Inedi, 2016. v. 10.
-
OGLIARI, L. N. ; BLANDO, E. ; MACHADO, C. P. ; ROXO, V. O. . Laboratório de Desenvolvimento de Games Educacionais: Um Projeto Iniciado na Década de 1980. In: X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA, 2016, Cachoeirinha. ANAIS DA X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA. Cachoeirinha: Faculdade Inedi, 2016. v. 10.
-
MILANO, T. B. ; SIQUEIRA, M. L. ; AZEVEDO, F. C. ; OGLIARI, L. N. ; BLANDO, E. ; MACHADO, C. P. . Estudo da Lei da Gravitação Universal Através do Jogo Orbit. In: X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA, 2016, Cachoeirinha. ANAIS DA X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA. Cachoeirinha: Faculdade Inedi, 2016. v. 10.
-
TEIXEIRA, E. A. ; CUNHA, M. L. ; BLANDO, E. ; OGLIARI, L. N. ; MACHADO, C. P. . O Processo de Formação de um Preço e sua Influência na Formação do Preço do Produto Final. In: X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA, 2016, Cachoeirinha. ANAIS DA X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA. Cachoeirinha: Faculdade Inedi, 2016. v. 10.
-
OGLIARI, L. N. ; SANTOS, B. P. ; SANTOS, S. A. ; KLEIN, D. H. ; MACHADO, C. P. ; BLANDO, E. ; BOSSLE, R. Z. . Clase al revés: interacción, investigación y tecnología en la formación de profesores de matemática. In: 17ª Jornadas sobre el Aprendizaje y la Enseñanza de las Matemáticas - Actas JAEM 2015, 2015, Cartagena. 17ª Jornadas sobre el Aprendizaje y la Enseñanza de las Matemáticas - Actas JAEM 2015, 2015.
-
BLANDO, E. ; CAMARGO, W. M. ; SIQUEIRA, M. L. . Estudo de física eletromagnética através da construção de um bobina de Tesla. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA, 2015, Cachoeirinha. ANAIS DA IX MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA. Cachoeirinha, 2015. v. 9.
-
OGLIARI, L. N. ; BLANDO, E. ; MACHADO, C. P. ; RODRIGUES, K. M. ; ROXO, V. O. ; FONTOURA, S. A. . A Ilha de Euler: jogos digitais e gamificação nas aulas matemática, licenciatura. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA, 2015, Cachoeirinha. ANAIS DA IX MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA. Cachoeirinha, 2015. v. 9.
-
MACHADO, C. P. ; BLANDO, E. ; OGLIARI, L. N. ; GATINO, A. L. ; CARVALHO, C. S. ; SANTOS, D. F. ; FERRAZ, G. G. ; MONDADORI, M. ; SILVA, J. D. . Energia Eólica no Brasil: Aspectos de Desenvolvimento. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA, 2015, Cachoeirinha. ANAIS DA IX MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA, 2015. v. 9.
-
MACHADO, D. R. ; BEZERRA, E. C. S. ; OGLIARI, L. N. ; MACHADO, C. P. ; FARIAS, J. N. ; BLANDO, E. ; SILVEIRA, B. D. ; OTAVIO, J. M. S. . Desenvolvimento de um protótipo de Luxímetro utilizando como elemento sensor um resistor dependente de luz (LDR). In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA, 2015, Cachoeirinha. ANAIS DA IX MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA. Cachoeirinha, 2015. v. 9.
-
PEREIRA, L. L. ; PELIZAN, M. A. ; BLANDO, E. ; GAVIOLI, R. G. ; NUNES, B. S. . Soluções Metodológicas para o Design de Produtos Sustentáveis e Inovadores. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010.
-
VASCONCELLOS, Letícia A ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Oxidation and Mechanical Degradation of Ultra High Molecular Weight Polyethilene (UHMWPE ) Acetabular COMPONENT Caused by Clinical X-Ray Procedures. In: COLAOB - III Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2004, Santa Bárbara do Oeste. CD de Anais do III Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais. Campinas - SP: Pinese & Amaral Associados Ltda, 2004. v. U. p. 1-6.
-
BLANDO, E. ; SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; HÜBLER, Roberto ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Estudo da Razão entre Energias de Deformação Plástica e Elástica de Multicamadas de Cr / V. In: IV Simpósio de Tratamentos Térmicos e Engenharia de Superfícies, 2002, Gramado / RS, 2002.
-
SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação da Uniformidade de Medidas de Nanodureza de Alvos Sinterizados. In: IV Simpósio de Tratamentos Térmicos e Engenharia de Superfícies, 2002, Gramado / RS, 2002.
-
SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação da Fluência de Materiais Através de Testes de Dinâmicos de Indentação. In: IV Simpósio de Tratamentos Térmicos e Engenharia de Superfícies, 2002, Gramado / RS. IV Simpósio de Tratamentos Térmicos e Engenharia de Superfícies, 2002.
-
MARTINS, Capitolina Santos ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Uso da Razão entre Energia de Deformação Elástica e Plástica durante o Processo de Nano Indentação para Avaliação da Aplicação de Correção de Ponta do Indentador. In: IV Simpósio de Tratamentos Térmicos e Engenharia de Superfícies, 2002, Gramado / RS, 2002.
-
BLANDO, E. ; TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; HÜBLER, Roberto . Uso de Revestimentos do Tipo Super-Rede Depositados por Magnetron Sputtering para Proteção contra Desgaste Mecânico. In: III Simpósio de Tratamentos Superficiais para Ferramentas, 2001, Gramado. CD do III Simpósio de Tratamentos Superficiais para Ferramentas, 2001.
-
ALMEIDA, P C ; BLANDO, E. ; COSTA, Eleani M da ; HÜBLER, Roberto ; DEDAVID, Berenice A . Comportamento Segregacional do Dopante em Monocristais de GaSb. In: 4th International School on Crystal Growth and Advanced Materials, 2005, Ilha Solteira - SP. Proceedings of 4th International School on Crystal Growth and Advanced Materials, 2005.
-
VASCONCELLOS, Letícia A ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação da Oxidação e Degradação Mecânica do Componente Acetabular de Polietileno (UHMWPE) Devido a Exames de Raios X Clínico. In: COLAOB - III Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2004, Santa Bárbara do Oeste. Livro de Resumos do III Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais. Campinas - SP, 2004. v. U. p. 148-148.
-
CARDOSO, F. ; BLANDO, E. . A utilização das ferramentas da qualidade na análise de pendências de avaliação do produto em uma empresa de transmissão e distribuição de energia. In: XVII Mostra de Iniciação Científica do Cesuca, 2023, Cachoeirinha. Anais da XVII Mostra de Iniciação Científica do Cesuca, 2023. v. 17.
-
COLOMBO, M. P. ; MATTANA, B. S. ; BLANDO, E. . Metodologias ativas e sua aplicação no ensino superior conectando a atividade profissional com o processo ensino-aprendizagem em um curso de engenharia. In: XIV Mostra Científica do CESUCA, 2020, Cachoeirinha. Anais da XIV Mostra Científica do CESUCA, 2020. v. Unico. p. 234.
-
OGLIARI, L. N. ; SANTOS, B. P. ; SANTOS, S. A. ; KLEIN, D. H. ; MACHADO, C. P. ; BLANDO, E ; BOSSLE, R. Z. . Clase al revés: interacción, investigación y tecnología en la formación de profesores de matemática. In: 17ª Jornadas sobre el Aprendizaje y la Enseñanza de las Matemáticas - Actas JAEM 2015, 2015, Cartagena. 17ª Jornadas sobre el Aprendizaje y la Enseñanza de las Matemáticas - Actas JAEM 2015, 2015. p. 39-39.
-
BLANDO, E. ; C. Lima, Saulo ; HINRICHS, R. ; VASCONCELLOS, M. A. Z. . Composite hardness model applied to multilayered coatings. In: XXXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2012, Águas de Lindóia. Anais do XXXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2012.
-
JACOBSEN, Saulo Davila ; BLANDO, E. ; HINRICHS, R. ; VASCONCELLOS, M. A. Z. . Depth distribution of expanded ferrite in plasma nitrided AISI H13 steel correlated to hardness profile. In: XXXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2012, Águas de Lindóia. Anais do XXXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2012.
-
JACOBSEN, Saulo Davila ; BLANDO, E. ; BERTOL, A. P. L. ; HINRICHS, R. ; VASCONCELLOS, M. A. Z. . Structural, mechanical and tribological properties of tool steels nitrided with DC plasma at different N2/H2 ratios. In: XXXIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do XXXIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2011.
-
JACOBSEN, Saulo Davila ; BLANDO, E. ; HINRICHS, R. ; VASCONCELLOS, M. A. Z. . Hardness, phase and elemental composition of AISI H13, D2 and M2 steels, submitted to DC plasma treatment. In: X Encontro SBPMat, 2011, Gramado. Anais do X Encontro SBPMat, 2011.
-
FERNANDES, Jesum Alves ; CARLI, F. ; SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; CAMERINI, R. V. ; PEREIRA, A. S. ; BALZARETTI, N. M. ; JORNADA, J. A. H. ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto ; TEIXEIRA, Cleiton R. . Otimização da Adesão de Filmes de Diamante CVD depositados sobre Metal Duro (WC-Co) para Desenvolvimento de Ferramentas. In: XXXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXXI ENFMC, 2008, Águas de Lindóia-SP. Anais do XXXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXXI ENFMC. São Paulo: SBF, 2008.
-
VARGAS, André Luís Marin ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Study of the Hf-O Phase System by DC and RF Magnetron Sputtering Deposition. In: VII Encontro da SBPMat - 7th Brazilian MRS Meeting, 2008, Guarujá - SP. ABSTRACTS - VII Encontro da SBPMat - 7th Brazilian MRS Meeting, 2008.
-
FERNANDES, Jesum Alves ; VARGAS, A. L. Marin ; Barreto, Samuel Zanetti ; KRELING, Afonso ; MACHADO, Guilherme Josué ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação das Propriedades Mecânicas dos Materiais através de Nanoindentação e Microscopia de Força Atômica. In: XXX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2007, São Lourenço - MG. Anais do XXX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. São Paulo: SBF, 2007.
-
Barreto, Samuel Zanetti ; FERNANDES, Jesum Alves ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Análise Comportamental da Fluência e seus Efeitos nas Medidas de Dureza. In: XXX Encontro Nacional da Matéria Condensada, 2007, São Lourenço - MG. Anais do XXX Encontro Nacional da Matéria Condensada, 2007.
-
MACHADO, Guilherme Josué ; FERNANDES, Jesum Alves ; JACOBSEN, Saulo Davila ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; FEIL, Adriano Friedrich ; HÜBLER, Roberto . Caracterização de um Equipamento de Magnetron Sputtering através da Comparação de Filmes Finos de Cu-Zn Depositados por Diferentes Técnicas. In: XXX Encontro Nacional da Matéria Condensada, 2007, São Lourenço - MG. Anais do XXX Encontro Nacional da Matéria Condensada, 2007.
-
MACHADO, Guilherme Josué ; JACOBSEN, Saulo Davila ; KRELING, Afonso ; FERNANDES, Jesum Alves ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação do Comportamento Corrosivo de Filmes Finos de Ligas de Cu-Zn Utilizando Diferentes Velocidades de Varredura através da Técnica de Voltametria Cíclica. In: XXX Encontro Nacional da Matéria Condensada, 2007, São Lourenço- MG. Anais do XXX Encontro Nacional da Matéria Condensada, 2007.
-
KRELING, Afonso ; FERNANDES, Jesum Alves ; MACHADO, Guilherme Josué ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Influência dos Parâmetros de Deposição no Stress de Filmes Finos Depositados por Magnetron Sputtering. In: XXX Encontro Nacional da Matéria Condensada, 2007, São Lourenço - MG. Anais do XXX Encontro Nacional da Matéria Condensada, 2007.
-
TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto ; BAUMVOL, Israel J. R. . Deposition and characterization of Ti1-xAlxN / Ti1-xAlxN superlattices. In: VI Encontro SBPMAT, 2007, Natal. VI Encontro SBPMAT - Abstracts - CD, 2007.
-
VALLERIUS, Marlla ; FEIL, Adriano Friedrich ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Alteração do Comportamento Eletroquímico em Ensaios de Corrosão de Filmes Finos de TiN Depositados com Diferentes Parâmetros. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC, 2006, São Lourenço. Anais do XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC. São Paulo: SBF - Sociedade Brasileira de Física, 2006.
-
FERNANDES, Jesum Alves ; BARBOSA, Luis Gustavo ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação das Propriedades Elasto - Plásticas dos Materiais por Nanoindentação de Acordo com Diferentes Modelos de Dureza. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC, 2006, São Lourenço. Anais do XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC. São Paulo: SBF - Sociedade Brasileira de Física, 2006.
-
FEIL, Adriano Friedrich ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Deposição e Caracterização de Filmes Finos de TiOx Formados por DC Magnetron Sputtering Reativo: Estudo de Transição Estrutural. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC, 2006, São Lourenço. Anais do XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC. São Paulo: SBF - Sociedade Brasileira de Física, 2006.
-
VASCONCELLOS, Letícia A ; CUNHA, Alexandre ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto ; SOUTO, André ; OLIVEIRA, Marília . Estudo do Grau de Proteção dos Componentes de UHMWPE Expostos à Radiação X Revestidos com Filme Fino de Titânio e Submersos em Solução de HBSS. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC, 2006, São Lourenço - MG. Anais do XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC. São Paulo: SBF - Sociedade Brasileira de Física, 2006.
-
FEIL, Adriano Friedrich ; KRELING, Afonso ; VALLERIUS, Marlla ; FERNANDES, Jesum Alves ; BLANDO, E. ; JACOBSEN, Saulo Davila ; HÜBLER, Roberto . Modificação estrutural de filmes finos de TiOx depositados por PVD controlando a formação das fases anatase e amorfa. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC, 2006, São Lourenço - MG. Anais do XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC. São Paulo: SBF - Sociedade Brasileira de Física, 2006.
-
JACOBSEN, Saulo Davila ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Ajustes de Modelos Teóricos Propostos para Filmes Finos Nanoestruturados Tipo Super-Rede de Dureza. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC, 2006, São Lourenço - MG. Anais do XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC. São Paulo: SBF - Sociedade Brasileira de Física, 2006.
-
JACOBSEN, Saulo Davila ; FERNANDES, Jesum Alves ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação da Profundidade de Oxidação pela Variação da Dureza de Revestimentos de TiOx Produzidos por Tratamentos Térmicos Assistidos à Plasma. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC, 2006, São Lourenço - MG. Anais do XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC. São Paulo: SBF - Sociedade Brasileira de Física, 2006.
-
BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação Qualitativa da Resposta Tribológica de Super-Redes de Dureza. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC, 2006, São Lourenço - MG. Anais do XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC. São Paulo: SBF - Sociedade Brasileira de Física, 2006.
-
VALLERIUS, Marlla ; JACOBSEN, Saulo Davila ; FEIL, Adriano Friedrich ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Caracterização Eletroquímica do Aço SAE 10B22 através de Ensaios de Voltametria Cíclica. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC, 2006, São Lourenço - MG. Anais do XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC. São Paulo: SBF - Sociedade Brasileira de Física, 2006.
-
VARGAS, A. L. Marin ; KRELING, Afonso ; FERNANDES, Jesum Alves ; FEIL, Adriano Friedrich ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Estudo das Propriedades Físicas de Filmes Finos de Ni-Ti enriquecidos com Ti Depositados por DC Magnetron Sputtering. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC, 2006, São Lourenço - MG. Anais do XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC. São Paulo: SBF - Sociedade Brsileira de Física, 2006.
-
BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Estudo do Comportamento Funcional de Dureza de Multicamadas Nanoestruturadas Depositadas pela Técnica de Magnetron Sputtering. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC, 2006, São Lourenço - MG. Anais do XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC. São Paulo: SBF - sociedade Brasileira de Física, 2006.
-
KRELING, Afonso ; FEIL, Adriano Friedrich ; FERNANDES, Jesum Alves ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Influência da Aplicação de Bias nas Propriedades Físicas de Filmes Finos de TiOx Depositados por DC Magnetron Sputtering Reativo. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC, 2006, São Lourenço - MG. Anais do XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC. São Paulo: SBF - Sociedade Brasileira de Física, 2006.
-
BLANDO, E. ; KRELING, Afonso ; FERNANDES, Jesum Alves ; HÜBLER, Roberto . Influência da Variação da Pressão de Argônio na Tensão de Filmes Finos Metálicos Depositados por Magnetron Sputtering. In: XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC, 2006, São Lourenço - MG. Anais do XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIX ENFMC. São Paulo: SBF - Sociedade Brasileira de Física, 2006.
-
KRELING, Afonso ; FERNANDES, Jesum Alves ; VALLERIUS, Marlla ; FEIL, Adriano Friedrich ; JACOBSEN, Saulo Davila ; VARGAS, A. L. Marin ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação na Profundidade de Penetração em Testes Instrumentados de Dureza. In: XXVI CBRAVIC - Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2005, Londrina. Anais do XXVI CBRAVIC - Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2005.
-
FERNANDES, Jesum Alves ; JACOBSEN, Saulo Davila ; VARGAS, A. L. Marin ; FEIL, Adriano Friedrich ; KRELING, Afonso ; ROSO, Daniel Signori ; VALLERIUS, Marlla ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Análise da Correlação da Dureza com a Adesão por Risco em Filmes Finos Depositados por Magnetron Sputtering. In: XXVI CBRAVIC - Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2005, Londrina. Anais do XXVI CBRAVIC - Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2005.
-
FEIL, Adriano Friedrich ; JACOBSEN, Saulo Davila ; KRELING, Afonso ; VARGAS, A. L. Marin ; NUNES, Rafael Menezes ; VALLERIUS, Marlla ; FERNANDES, Jesum Alves ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Influência da Variação da Razão Ar / N2 em Filmes Finos de TiN Depositados por Magnetron Sputtering Reativo com Utilização de Bias para Aplicação em Circuitos Eletrônicos de Aerogeradores. In: XXVI CBRAVIC - Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2005, Londrina. Anais do XXVI CBRAVIC - Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, 2005.
-
OLIVEIRA, Rogério Belle de ; MACHADO, Rosilene Andréa ; SILVEIRA, Roger Lanes ; VARGAS, A. L. Marin ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação Ultra-Estrutural da Superfície de Implantes Osseointegrados Através de MEV. In: International Osseointegration Conference - World Celebration - 40 Years of Osseointegration, 2005, São Paulo. International Osseointegration Conference - World Celebration - 40 Years of Osseointegration. São Paulo: SBO, 2005.
-
VASCONCELLOS, Letícia A ; KRELING, Afonso ; VARGAS, A. L. Marin ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Alterações das Propriedades Mecânicas, Composicionais e Estruturais do UHMWPE Revestido com Filme Fino de Titânio Exposto a Radiação X em Meio Biológico. In: XXVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVIII ENFMC, 2005, Santos. Resumos do XXVIII ENFMC, 2005. v. 1. p. 1-1.
-
JACOBSEN, Saulo Davila ; FEIL, Adriano Friedrich ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação de Filmes Finos Depositados por Magnetron Sputtering pela Técnica de Scratch Test. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências de Materiais - XVI CBECIMAT, 2004, Porto Alegre. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências de Materiais. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
-
JACOBSEN, Saulo Davila ; FEIL, Adriano Friedrich ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Construção e Caracterização de um Equipamento do Tipo Scratch Test para Análise de Adesão de Filmes Finos. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências de Materiais - XVI CBECIMAT, 2004, Porto Alegre. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências de Materiais. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
-
FEIL, Adriano Friedrich ; JACOBSEN, Saulo Davila ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação Físico-Química de Filmes Finos de Metais de Transição Depositados pela Técnica de Magnetron Sputtering. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências de Materiais - XVI CBECIMAT, 2004, Porto Alegre. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências de Materiais. Porto Alegre - RS: UFRGS, 2004.
-
FEIL, Adriano Friedrich ; JACOBSEN, Saulo Davila ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Análise Eletro-Química em Metais do Tipo Aço Carbono Revestidos com Filmes Finos Protetores do Tipo Multicamada Depositados por Magnetron Sputtering. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências de Materiais - XVI CBECIMAT, 2004, Porto Alegre. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências de Materiais. Porto Alegre - RS: UFRGS, 2004.
-
JACOBSEN, Saulo Davila ; FEIL, Adriano Friedrich ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação do Grau de Proteção Contra Corrosão de Substratos de Aço 1020 Revestido com Multicamadas de Ti/NbN. In: XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVII ENFMC, 2004, Poços de Caldas. Anais do XXVII Encontro Nacional De Física Da Matéria Condensada. Poços de Caldas - MG: SBF, 2004. v. 27. p. 306-306.
-
FEIL, Adriano Friedrich ; JACOBSEN, Saulo Davila ; SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Análise da Relação entre o Grau de Proteção Contra Corrosão ePropriedades Mecânicas de Filmes Finos. In: XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVII ENFMC, 2004, Poços de Caldas. Anais do XXVII Encontro Nacional De Física Da Matéria Condensada. Poços de Caldas - MG: SBF, 2004. v. 27. p. 306-307.
-
FEIL, Adriano Friedrich ; JACOBSEN, Saulo Davila ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Caracterização da Resistência à Corrosão de Filmes Finos Tipo Multicamadas Depositados pela Técnica de Magnetron Sputtering. In: XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVII ENFMC, 2004, Poços de Caldas. Anais do XXVII Encontro Nacional De Física Da Matéria Condensada. Poços de Caldas - MG: SBF, 2004.
-
BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Análise das Teorias de Efeitos de Endurecimento Tipicamente Encontrados em Revestimentos do Tipo Multicamada. In: XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC, 2003, Caxambú - MG. Resumos do XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC. São Paulo, 2003. v. Único. p. 413-413.
-
BLANDO, E. ; STROHAECKER, Telmo Roberto ; HÜBLER, Roberto . Avaliação da Influência do Substrato em Medidas de Dureza de Filmes Finos Tipo Multicamadas. In: XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC, 2003, Caxambú - MG. Resumos do XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC. São Paulo, 2003. v. Único. p. 413-413.
-
BLANDO, E. ; SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; MARTINS, Capitolina Santos ; HÜBLER, Roberto . Relação da Taxa de Aplicação de Carga em Medidas de Dureza Dinâmicas em Materiais. In: XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC, 2003, Caxambú - MG. Resumos do XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC. São Paulo, 2003. v. Único. p. 413-414.
-
BLANDO, E. ; SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; MARTINS, Capitolina Santos ; HÜBLER, Roberto . Variação da Dureza de Filmes Finos Tipo Multicamada em Função do Tempo. In: XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC, 2003, Caxambú - MG. Resumos do XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC. São Paulo, 2003. v. Único. p. 414-414.
-
SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Conformidade entre Técnicas de Medidas de Nanodureza de Multicamadas de Nb/Nbn. In: XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC, 2003, Caxambú - MG. Resumos do XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC. São Paulo, 2003. v. Único. p. 414-414.
-
SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação da Fluência de Materiais Através de Teste Dinâmicos de Indentação. In: XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC, 2003, Caxambú - MG. Resumos do XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC. São Paulo, 2003. v. Único. p. 413-413.
-
MARTINS, Capitolina Santos ; HÜBLER, Roberto ; BLANDO, E. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Relação da Razão entre Energias de Deformação Plástica e Elástica com oAumento de Carga Durante o Processo de Nanoindentação. In: XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC, 2003, Caxambú - MG. Resumos do XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC. São Paulo, 2003. v. Único. p. 415-415.
-
SANTOS, R. M. ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Estudo de Deformações Elasto-Plásticas em Superfícies de Filmes Finos Usando Simulações Numéricas por Elementos Finitos. In: XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC, 2003, Caxambú - MG. Resumos do XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC. São Paulo, 2003. v. Único. p. 415-415.
-
MARCONDES, Tataina Lisbôa ; SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Caracterização estrutural de multicamadas por difração de rais x e espectroscopia de retroespalhamento de Rutherford. In: XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC, 2003, Caxambú - MG. Resumos do XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXVI ENFMC. São Paulo, 2003. v. Único. p. 403-404.
-
MARCONDES, Tataina Lisbôa ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Evaluation of Titanium Nitride Multilayers Used On Prosthetic Implants. In: 12th International Conference on Radiation effects on Insulators - REI-12 2003, 2003, Gramado. Final Programme and Abstracts of 12th International Conference on Radiation effects on Insulators - REI-12 2003. Porto Alegre: UFGRS, 2003. v. Único. p. 87-87.
-
SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; BLANDO, E. ; MARTINS, Capitolina Santos ; HÜBLER, Roberto ; CARVALHO, G L ; SPOHR, Ana Maria . Study of Mechanical Enhancement on Composite resins Submitted to Additional Polimerization Treatment. In: 12th International Conference on Radiation effects on Insulators - REI-12 2003, 2003, Gramado. Final Programme and Abstracts of 12th International Conference on Radiation effects on Insulators - REI-12 2003. Porto Alegre: UFRGS, 2003. v. Único. p. 150-150.
-
VASCONCELLOS, Letícia A ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Degradation of Ultra High Molecular Weight PolyEthylene (UHMWPE) Caused by Alpha and X-ray Radiation. In: 12th International Conference on Radiation effects on Insulators - REI-12 2003, 2003, Gramado. Final Programme and Abstracts of 12th International Conference on Radiation effects on Insulators - REI-12 2003. Porto Alegre: UFRGS, 2003. v. Único. p. 155-155.
-
BLANDO, E. ; STROHAECKER, Telmo Roberto ; SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; HÜBLER, Roberto . Avaliação de Propriedades Elásticas e de Nanodureza de Revestimentos do Tipo Multicamada Metal-Cerâmica. In: XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2002, Caxambu. Resumos do XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. São Paulo: Paym, 2002. v. U.. p. 530-530.
-
SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; HÜBLER, Roberto ; BLANDO, E. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Avaliação de Revestimentos do Tipo Multicamada Utilizando a Técnica de Espectroscopia por Retroespalhamento de Rutherford (RBS). In: XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2002, Caxambú. Resumos do XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. São Paulo: Paym, 2002. v. U.. p. 561-562.
-
BLANDO, E. ; STROHAECKER, Telmo Roberto ; SOUZA, Rodrigo Buchfink de ; COZZA, A. ; HÜBLER, Roberto . Estudo Comparativo de Nanodureza e Desgaste Mecânico de Revestimentos do Tipo Multicamada. In: XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2002, Caxambú. Resumos do XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. São Paulo: Paym, 2002. p. 532-532.
-
TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; BLANDO, E. ; STROHAECKER, Telmo Roberto ; HÜBLER, Roberto . Estudo de Microdureza de Filmes Finos de TiN depositados por Magnetron Sputtering, Ion Plating, IBAD e Nitretação a Plasma. In: XXIV Encontron Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIV ENFMC, 2001, São Lourenço. RESUMOS - XXIV Encontron Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIV ENFMC. São Paulo: Gráfica Paym, 2001. v. Único. p. 412-412.
-
HÜBLER, Roberto ; BLANDO, E. . Micro e Nano Dureza: Comparação entre Técnicas de Correção do Indentador. In: XXIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIV ENFMC, 2001, São Lourenço. RESUMOS - XXIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXIV ENFMC. São Paulo: Gráfica Paym, 2001. v. Único. p. 426-427.
-
BLANDO, E. ; TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; HÜBLER, Roberto . Microhardness Characterization of Multilayers Thin Films Modified by Ion Beam Mixing. In: 12th International Conference on Ion Beam Modification of Materials - IBMM 2000, 2000, Gramado - Canela. Abstracts of 12th International Conference on Ion Beam Modification of Materials - IBMM 2000. Porto Alegre: UFRGS, 2000. v. Único. p. 166-166.
-
TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . TiN Structural Modifications Using Bias Voltage in a Dynamic Controlled Magnetron Sputtering Apparatus. In: 12th International Conference on Ion Beam Modification of Materials - IBMM 2000, 2000, Gramado - Canela. Abstracts of 12th International Conference on Ion Beam Modification of Materials - IBMM 2000. Porto Alegre: UFRGS, 2000. v. Único. p. 166-166.
-
BLANDO, E. ; TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; HÜBLER, Roberto . Microhardness Characterization of Superlattices Formed by Magnetron Sputtering. In: Seventh International Conference on Plasma Surface Engineering - 7th PSE, 2000, Garmisch-Partenkirchen. Proceedings of Seventh International Conference on Plasma Surface Engineering - 7th PSE. Düsseldorf: DGO, 2000. v. Único. p. 191-191.
-
TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Construction and Characterization of a new Dynamically Controlled Magnetron Sputtering Apparatus. In: Seventh International Conference on Plasma Surface Engineering - 7th PSE, 2000, Garmisch-Partenkirchen. Proceedings of Seventh International Conference on Plasma Surface Engineering - 7th PSE. Düsseldorf: DGO, 2000. v. Único. p. 190-190.
-
BLANDO, E. ; CECCHINI, T. ; HÜBLER, Roberto . Caracterização de Nano e Microdureza de Nitretos e Óxidos de Metais de Transição Depositados por Magnetron Sputtering. In: XXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXII ENFMC, 1999, São Lourenço. RESUMOS - XXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXII ENFMC. São Paulo: Gráfica Paym, 1999. v. Único. p. 396-397.
-
CECCHINI, T. ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Construção e Caracterização de um Simulador de Desgaste Mecânico e Corrosivo para Próteses Ósseas. In: XXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXII ENFMC, 1999, São Lourenço. RESUMOS - XXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXII ENFMC. São Paulo: Copy Service Ltda., 1999. v. Único. p. 401-401.
-
BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Caracterização da Dureza de Metais de Transição Depositados por Magnetron Sputtering. In: 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 1999, Porto Alegre. RESUMOS - 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 1999.
-
BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Construção de um medidor de espessura óptica para filmes finos baseado no fenômeno da interferência luminosa. In: XXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXI ENFMC, 1998, Caxambú. RESUMOS - XXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - XXI ENFMC. São Paulo: Copy Service Ltda., 1998. v. Único. p. 391-392.
-
HÜBLER, Roberto ; TENTARDINI, Eduardo Kirinus ; BLANDO, E. ; TEIXEIRA, S. R. ; VASCONCELLOS, M. A. Z. ; SOARES, M. R. F. ; KAMIJO, E. ; FUJIWARA, M. . Microstructure of (Ti-Al-V) Nitrides Deposited by Dual Ion Beam Sputtering and Energy Dependence. In: Sixth International Conference on Plasma Surface Engineering - 6th PSE, 1998, Garmisch - Partenkirchen. Proceedings of Sixth International Conference on Plasma Surface Engineering - 6th PSE. Düsseldorf: DGO, 1998. v. Único.
-
BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Medida da espessura óptica de filmes finos baseado no fenômeno da interferência luminosa. In: I Jornada de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, 1997, Porto Alegre. Resumo dos Trabalhos da I Jornada de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Porto Alegre: Epecê, 1997. v. Único. p. 20-21.
-
BLANDO, E. . Utilização da Sensitometria no Controle de Qualidade de Filmes Radiográficos. In: VI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 1994, Porto Alegre. Resumo dos Trabalhos do VI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 1994. v. Único.
-
BLANDO, E. . Cultura Maker como Espaço Interdisciplinar para o Aprender. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BLANDO, E. ; C. Lima, Saulo ; HINRICHS, R. ; VASCONCELLOS, M. A. Z. . Surface Hardness Evaluation of Plasma Nitrited Ti-6Al-4V. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BLANDO, E. . Implantes: efeitos de alteração de superfície e crescimento ósseo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JACOBSEN, Saulo Davila ; FEIL, Adriano Friedrich ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Avaliação do Grau de Adesão de Filmes Finos pela Técnica de Scratch Test. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FEIL, Adriano Friedrich ; JACOBSEN, Saulo Davila ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Deposição de Filmes Finos de TiN/TiN com Utilização de Bias pela Técnica de Magnetron Sputtering. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FEIL, Adriano Friedrich ; JACOBSEN, Saulo Davila ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Análise Físico - Química da Dinâmica do Processo de Corrosão pela Técnica de Voltametria Cíclica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FEIL, Adriano Friedrich ; JACOBSEN, Saulo Davila ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Estudo do Efeito da Irradiação X em Polímeros de Ultra Alto Peso Molecular (UHMWPE) com a Técnica de FTIR. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FEIL, Adriano Friedrich ; JACOBSEN, Saulo Davila ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Comportamento da Dinâmica de Indentação em Materiais em Volume pela Técnica de Nanodureza. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JACOBSEN, Saulo Davila ; FEIL, Adriano Friedrich ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Relação entre Resistência à Corrosão e Adesão de Filmes Finos do Tipo Multicamadas de Metais de Transição. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FEIL, Adriano Friedrich ; JACOBSEN, Saulo Davila ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Investigação da Razão Ar/N2 quanto à Dureza em Filmes Finos de TiN. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JACOBSEN, Saulo Davila ; FEIL, Adriano Friedrich ; KRELING, Afonso ; BLANDO, E. ; HÜBLER, Roberto . Estudo de Propriedades Mecânicas em Filmes Finos do Tipo Multicamada com Variação da Espessura da Bicamada por Nanodureza e Scratch Test. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
BLANDO, E. . Cesuca Knowledge Hunter. 2016.
OGLIARI, L. N. ; BLANDO, E. . Leituras Dirigidas. 2016.
OGLIARI, L. N. ; BLANDO, E. ; RODRIGUES, K. M. ; ROXO, V. O. . A Ilha de Euler. 2015.
HÜBLER, R. ; CUNHA, Alexandre ; RENZ, R. P. ; BLANDO, E . Processo para tratamento de implantes metálicos revestidos com camada porosa: Formação de nanoestruturas para aumento da osseointegração. 2008.
BATISTA, E. R. S. ; BLANDO, E. ; BAIALARDY, T. ; FAGUNDES, S. ; PRATES, C. ; PRESSI, G. . Projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica. 2023.
BATISTA, E. R. S. ; BLANDO, E. ; BAIALARDY, T. ; FAGUNDES, S. ; PRATES, C. ; PRESSI, G. . Projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Engenharia de Produção. 2023.
BATISTA, E. R. S. ; BLANDO, E. ; BAIALARDY, T. ; FAGUNDES, S. ; PRATES, C. ; PRESSI, G. . Projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Engenharia Civil. 2023.
BATISTA, E. R. S. ; BLANDO, E. ; BAIALARDY, T. ; FAGUNDES, S. ; PRATES, C. . Projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica. 2022.
BATISTA, E. R. S. ; BLANDO, E. ; PRATES, C. ; FAGUNDES, S. ; BAIALARDY, T. . Projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Engenharia de Produção. 2022.
BATISTA, E. R. S. ; BLANDO, E. ; BAIALARDY, T. ; FAGUNDES, S. ; PRATES, C. . Projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Engenharia Civil. 2022.
BATISTA, E. R. S. ; BLANDO, E. ; PRATES, C. ; FAGUNDES, S. ; BAIALARDY, T. . Projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Engenharia de Produção. 2021.
BATISTA, E. R. S. ; BLANDO, E. ; BAIALARDY, T. ; FAGUNDES, S. ; PRATES, C. . Projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Engenharia Civil. 2021.
BATISTA, E. R. S. ; BLANDO, E. ; BAIALARDY, T. ; FAGUNDES, S. ; PRATES, C. . Projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica. 2021.
GOULART, G. D. ; SABOIA, J. ; BLANDO, E. . CESUCA Talks - Ep. 22 - Produtividade. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BLANDO, E. . A pesquisa científca impulsionada pela técnica da impressão 3D. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BLANDO, E. ; TENTARDINI, Eduardo Kirinus . IV Simpósio de Tratamentos Térmicos e Engenharia de Superfícies. 2003. (Editoração/Anais).
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
APLICAÇÃO DE IMPRESSÃO 3D VISANDO UMA APRENDIZAGEM PRÁTICA EM QUÍMICA ORGÂNICA, GENÉTICA, FARMACOLOGIA, NUTRIÇÃO, ANATOMIA ANIMAL E HUMANA., Descrição: O objetivo deste projeto é aplicar o desenvolvimento e construção de modelos tridimensionais na aprendizagem da estereoquímica, da anatomia, da genética e da farmacologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eduardo Blando - Coordenador.
-
2019 - 2020
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ESTEREOFOTOGRAMETRIA: 2D PARA 3D, Descrição: Uso de impressão 3D e sistema fotográfico para transformar imagens 2D para objetos modelados em 3D. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eduardo Blando - Coordenador.
-
2015 - 2017
Com o vento a favor: elaborando soluções eficientes a partir da energia eólica, Descrição: O objetivo deste trabalho é construir um aerogerador de baixo custo e relação adequada de custo/benefício, além de desenvolver tecnologia que possibilite a construção dos equipamentos de geração em ambientes em escala. Este projeto insere-se na proposta de alcançar novas fontes de energia renováveis e de baixo custo para ampliar o fornecimento e possibilitar a expansão da economia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eduardo Blando - Coordenador / Celso Pessanha Machado - Integrante / Lucas Nunes Ogliari - Integrante.
-
2015 - 2017
Gamificação no Ensino de Ciências e Matemática, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Blando - Integrante / Celso Pessanha Machado - Integrante / Lucas Nunes Ogliari - Coordenador.
-
2015 - 2017
Desenvolvimento de inovações tecnológicas aplicadas à eficiência energética: grandezas luminosas, Descrição: O objetivo deste estudo é desenvolver maneiras alternativas para medir grandezas luminosas, preferencialmente com custos baixos, fazendo uso de recursos de cálculo, física e eletrônica básica. A partir dos resultados obtidos, pretende-se desenvolver processos ou produtos aplicados a área e futuramente credenciadas como inovações tecnológicas. Este projeto pretende alcançar soluções que se provem inovadoras tecnologicamente, podendo ser usadas como produtos ou processos acessíveis a toda população, fazendo uso ou não de parcerias público / privadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eduardo Blando - Coordenador / Celso Pessanha Machado - Integrante / Lucas Nunes Ogliari - Integrante.
-
2010 - 2010
DESENVOLVIMENTO DE NANOESTRUTURAS A PARTIR DE SUPERFÍCIES DE Ti APLICADOS À BIOMATERIAIS, Descrição: Este trabalho visa desenvolver novos tipos de superfícies através do crescimento de nanoporos e nanotubos de óxido de titânio para atuar, futuramente, como precursores de osseocondução e liberação gradual de fármacos. este projeto é realizado em parceria com o laboratório GEPSI (www.pucrs.br/gepsi) da PUCRS. Como objetivos específicos para este trabalho pode-se destacar os seguintes itens: ? Obtenção do sistema ideal de formação de nanoporos e nanotubos para processos eletroquímicos que permitam o controle da distribuição e dos diâmetros e profundidades dos poros em função dos parâmetros do processo (tipo e concentração dos eletrólitos, temperatura, dinâmica de aplicação dos potenciais, etc.); ? Caracterização composicional e estrutural das superfícies formadas em função dos parâmetros eletroquímicos; ? Desenvolvimento da técnica de AERC e implantação na UNIFRA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Blando - Coordenador / Roberto Hübler - Integrante.
-
2009 - 2009
CARACTERIZAÇÃO DETALHADA DA MATÉRIA MINERAL DE CARVÕES BRASILEIROS COMO SUBSÍDIO AO SEU BENEFICIAMENTO E USO, Descrição: Participação na caracterização mineralógica dos carvões brasileiros pelas técnicas de fluorescência de raios X e difração de raios X dentro dos projetos da Rede Nacional do Carvão com subsídio do CNPq e FINEP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Blando - Integrante / Roberto Hübler - Integrante / Marçal Pires - Coordenador / Carla M. Nunes Azevedo - Integrante / Roberto Heemann - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
ESTUDO IN-VIVO DA INTERFACE OSSO-IMPLANTE EM IMPLANTES COM SUPERFÍCIE NANOTEXTURIZADA, Descrição: Estudo em modelo animal dando continuidade aos trabalhos de mestrado de Alexandre Cunha e Renata P. Renz para avaliar a osseointegração de implantes de titânio em função das texturas superficiais dos implantes. - Nesta etapa serão avaliados dois grupos comerciais de implantes, sendo um grupo formado por implantes com tratamento superficial convencional (jateamento mais ataque ácido) e outro grupo onde foi crescido nanotubos de TiO2 na superfície, denominado como "superfície nano". - Após a morte dos animais, serão avaliados a adesão implante-osso por testes de push-out, a morfologia da interface osso-implante por microscopia óptica e eletrônica de varredura e as propriedades mecânicas (dureza e elasticidade) por ensaios de nanodureza. A composição na superfície será mapeada por XRF para verificar a inclusão de osso neoformado na mesma. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Blando - Coordenador / Roberto Hübler - Integrante / Saulo Davila Jacobsen - Integrante / Renata P. Renz - Integrante., Financiador(es): BAUMER SA - Cooperação.
-
2008 - 2009
DIMENSIONAL, MOLECULAR E FÍSICA, POR NANODUREZA, XRF, XRD E MICRO-FTIR, DE OSSO SUBMETIDO À DISTRAÇÃO OSTEOGÊNICA COM LLLT ASSOCIADA, Descrição: A Distração Osteogênica (DO) apresenta-se como uma alternativa promissora e cada vez mais sedimentada em reconstruções ósseas faciais; por exemplo, os casos de deformidades congênitas, traumas ou após cirurgias oncológicas. A DO é conseguida através de aparelhos distratores implantados, externamente ou justa-ósseos, e objetiva possibilitar o crescimento ósseo linear em um sítio deformado. Todavia, é de suma importância avaliar a qualidade do osso mandibular neoformado e suas características mecânicas, após a distração osteogênica, utilizando ou não a terapia laser (LLLT), através de testes de nanodureza, difração por raios X (XRD), fluorescência por raios X (XRF) e tomografia computadorizada (TC). Grandes avanços em análises de tecidos podem ser alcançados através de micro-FTIR, um infravermelho por transformada de Fourier que permite a observação de processos de formação de proteínas colágenas e osteoblastos no osso avaliado. São objetivos dessa pesquisa, aprovada no edital universal de 2008 (faixa C): 1. verificar os efeitos da irradiação pelo laser infravermelho AsGaAl (λ=830 nm, 40mw, CW) sobre as proteínas osteogênicas (osteopontina, osteonectina e osteocalcina) nas fases de latência, ativação e maturação óssea da DO; 2. verificar os efeitos da irradiação pelo laser vermelho InGaAIP (λ=685 nm) e pelo laser infravermelho GaAlAs (λ=830 nm) sobre as proteínas osteogênicas (osteopontina, osteonectina e osteocalcina) nas fases de latência, ativação e maturação óssea da DO; 3. realizar análises qualitativas e quantitativas através da técnica de micro- FTIR e verificar os efeitos da irradiação dos laser vermelho e infravermelho sobre as proteínas colágenas (amidas tipo I e II) nas fases de latência, ativação e maturação óssea da DO; 4. mensurar e comparar, com auxílio de imagens de TC, as dimensões do osso mandibular neoformado reproduzido por biomodelos obtidos no grupo controle e nos grupos laser vermelho e infr.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Blando - Integrante / Roberto Hübler - Integrante / Marília Gerhardt de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2009
ANÁLISE DIMENSIONAL, MOLECULAR E FÍSICA, POR NANODUREZA, XRF E XRD, DE OSSO SUBMETIDO À DISTRAÇÃO OSTEOGÊNICA, COM LLLT ASSOCIADA: ESTUDO EM MODELO ANIMAL, Descrição: Esta pesquisa (aprovada pelo CEP/PUCRS 06/03522), tem o apoio do Laboratório de Materiais e Nanociências (LMN - GEPSI) no TECNOPUC e vincula-se ao Grupo de Pesquisa DEFORMIDADES FACIAIS, no CNPq, liderado pela Dra. Marília Gerhardt de Oliveira, propõe a utilização de uma nova metodologia de análise, associada aos trabalhos em pleno andamento, com avaliação dimensional, molecular e física do osso neoformado a partir de distração osteogênica (DO), utilizando laser como terapia associada à metodologia proposta. Objetiva a realização da análise do osso morfo-histológica-molecular e fisicamente, quanto a suas propriedades mecânicas (nanodureza e módulo de elasticidade), estrutura cristalina e cristalinidade (XRD), composição química (XRF) e densidade (CT). A Distração Osteogênica é uma técnica que visa corrigir deformidades esqueléticas, por meio de alongamento do calo ósseo produzido cirurgicamente. A aplicabilidade dos estudos já realizados pela equipe multiprofissional, em modelo animal coelho e ovelha, tem relevância na proposicão de protocolos e rotinas técnicas qualificadoras da terapêutica reabilitadora, quando da aplicação em humanos, pacientes com deformidades congênitas ou adquiridas. Neste sentido, já estão associados a esta linha de pesquisa, alunos de IC, Especialização em CTBMF e Doutorado em Odontologia da PUCRS, além de uma Equipe de Físicos, Químicos e Engenheiros vinculados a projetos de PD&I do LMN - GEPSI -TECNOPUC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Blando - Integrante / Roberto Hübler - Integrante / Cristina Braga Xavier - Integrante / Marília Gerhardt de Oliveira - Coordenador / Adriana Etges - Integrante / Rafael Loro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2005 - 2009
DEPOSIÇÃO E CARACTERZAÇÃO DE REVESTIMENTOS NANOESTRUTURADOS ULTRA-DUROS DO TIPO SUPER-REDE, Descrição: Visa Produzir e Caracterizar Nanoestruturas com comprimento de modulação entre 2 e 10 nm com a finalidade de obter revestimentos ultra-duros e estudar as possíveis causas deste efeito nestes novos materiais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Blando - Integrante / Roberto Hübler - Coordenador / Adriano Friedrich Feil - Integrante / Saulo Davila Jacobsen - Integrante / Afonso Kreling - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2005 - 2008
DESENVOLVIMENTO, PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS DE ALTA PERFORMANCE EM CORROSÃO DESTINADOS AO SETOR ENERGÉTICO, Descrição: Com base no Edital CNPq CT- ENERG/ CNPq 18/2004 e em cooperação com a empresa Elebras SA, estamos desenvolvendo novos materiais para aplicação na proteção de contatos elétricos e outros equipamentos tipo aero-geradores no Parque Eólico do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa visa desenvolver materiais que minimizem o desgaste mecânico e corrosivo das partes móveis dos aero-geradores e contatos elétricos, sendo que nestes há também o intuito de desenvolver materiais com capacidade superior na transferência de energia elétrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Blando - Integrante / Roberto Hübler - Coordenador / Adriano Friedrich Feil - Integrante / Saulo Davila Jacobsen - Integrante / Afonso Kreling - Integrante / André Luis Marin Vargas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2009
DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NOVOS MATERIAIS DO TIPO SUPER-REDES DE DUREZA, Descrição: Desenvolver uma sistemática de trabalho na produção e caracterização de novos materiais do tipo super-rede de dureza, incluindo o treinamento de profissionais nesta área. Deposição de estruturas periódicas em escala nanométrica compostas por óxidos, nitretos e metais de transição e sua caracterização por técnicas como GA-XRD, RBS, NRA e W-XRF estão entre os alvos deste projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Blando - Integrante / Roberto Hübler - Coordenador / Adriano Friedrich Feil - Integrante / André Luis Marin Vargas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2009
AVALIAÇÃO DO UHMWPE EMPREGADO EM IMPLANTES ORTOPÉDICOS: CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MECÂNICA, Descrição: Este projeto está sendo realizado em cooperação com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre para estudar e comparar as propriedades físico-químicas e mecânicas de componentes acetabulares de diversas marcas de implantes de quadril disponíveis para uso no momento. Testes de composição, fase, estrutura e resistência dos materiais são feitos e comparados com a qualidade superficial dos implantes. Estudos de implantes usados que são retirados de pacientes após as cirurgias de revisão são efetuados para comparar o grau de evelhecimento dos mesmos. As avaliações do envelhecimento do UHMWPE em função do tipo de esterilização utilizado (raios gama ou plasma de oxi-etileno) e em função do tempo de exposição a raios X de diagnóstico em baixas doses tanto em ar como em meio biológico são feitas pelas técnicas de ATR-FTIR para verificar o grau de oxidação do polímero, o rompimento de ligações químicas e a formação de ligações cruzadas (crosslinks) e pela técnica de nanodureza para avaliação das propriedades elasto-plásticas do UHMWPE em cada etapa do processo. Testes de microscopia óptica e eletrônica são feitos para avaliar a deterioração superficial do polietileno em função das condições de ensaio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Blando - Integrante / Roberto Hübler - Coordenador / Letícia A Vasconcellos - Integrante / Carlos Alberto de Souza Macedo - Integrante / Carlos Alberto Gallia - Integrante., Financiador(es): Baumer S A - Outra / Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Cooperação / Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Outra / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Remuneração / FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2003 - 2008
AVALIAÇÃO QUANTO A ADEQUAÇÃO ÀS NORMAS DE DIVERSOS IMPLANTES DISPONÍVEIS PARA USO, Descrição: Este projeto está sendo realizado em cooperação com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre para estudar e comparar as propriedades físico-químicas e mecânicas de diversas marcas de implantes de quadril disponíveis para uso no momento. Testes de composição, fase, estrutura e resistência dos materiais são feitos e comparados com a qualidade superficial dos implantes. Estudos de implantes usados que são retirados de pacientes após as cirurgias de revisão são efetuados para comparar o grau de evelhecimento dos mesmos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Blando - Integrante / Roberto Hübler - Coordenador / Letícia A Vasconcellos - Integrante / Carlos Alberto de Souza Macedo - Integrante., Financiador(es): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Bolsa / Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Cooperação / Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Remuneração / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Remuneração / Baumer S A - Outra., Número de produções C, T & A: 2
-
2002 - 2008
DEPOSIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS NANOESTRUTURADOS DO TIPO SUPER-REDES DE DUREZA, Descrição: Desenvolvimento de revestimentos do tipo multicamadas nanoestrutrados visando obtenção de super-redes de dureza a serem aplicadas principalmente em proteção tribológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Blando - Integrante / Rodrigo Buchfink de Souza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Capitolina Santos Martins - Integrante / Tataina Lisbôa Marcondes - Integrante / Roberto Hübler - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16
Prêmios
1997
Menção Honrosa pelo trabalho Construção de um medidor de espessura óptica para filmes finos baseado no fenômeno da interferência luminosa, PUCRS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Inedi, FACULDADE INEDI. , Rua Silvério Manoel da Silva, 160, Vila Princesa Izabel, 94940243 - Cachoeirinha, RS - Brasil, Telefone: (51) 33961000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2020 - Atual
Centro universitário CESUCAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente nível II - PAS II, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias e Práticas de Apredizagem - 36 h, Metodologia e Prástica do Ensino de Ciências - 72 h, Pedagogia, Pesquisa e Prática Docente - 72 h, Meotodologias Inovadoras de Ensino: Planejamento e Prática Docente - 72 h, Currículos e Programas - 36 h
-
08/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Universitário CESUCA.Linhas de pesquisa
-
08/2021
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Orgânica, Química Analítica, Química Geral e Inorgânica
-
03/2021
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I - 72 h
-
08/2020
Ensino, Matemática - Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física Mecânica - 72 h, Física Eletromagnética - 72 h, Tópicos de Física e Química - 72 h
-
08/2020
Ensino, Engenharia da Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral III = 72 h, Cálculo Diferencial e Integral IV - 72 h, Física - Eletricidade e Magnetismo - 72 h, Física - Mecânica - 72 h, Mecânica dos Sólidos - 72 h, Física - Fluidos e Calor - 72 h
-
08/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário CESUCA.Cargo ou função, Membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante (NDE) do curso de Eng. de Produção.
-
08/2020 - 08/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário CESUCA.Cargo ou função, Membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante (NDE) do curso de Matemática - Licenciatura.
-
07/2020 - 06/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário CESUCA.Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do CESUCA.
2009 - 2010
Universidade FranciscanaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia: habilitação em Engeharia de Materiais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física de Materiais II, Fundamentos de Engenharia de Materiais
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Física; habilitação em Física Médica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projetos em Física Médica
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Fármacia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biofísica
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia: habilitação em Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física II
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Mestrado em Nanociências, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Análise de Nanoestruturas
-
03/2009 - 07/2010
Direção e administração, Conselho de Áreas, Área de Ciências e Tecnologia/ Engenharia de Materiais.Cargo ou função, Colegiado do curso de Engenharia de Materiais.
-
03/2009 - 07/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Áreas, Área de Ciências e Tecnologia/ Física: Habilitação em Física Médica.Cargo ou função, Integrante do CTC - Comitê Técnico Científico da àrea de Ciências e Tecnologia - UNIFRA.
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Física; habilitação em Física Médica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física Teórica e Experimental II
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Mestrado em Nanociências, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Técnicas Experimentais de Obtenção de Nanomateriais
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física Aplicada a Arquitetura
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Ciência da Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física Aplicada a Informática
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Fármacia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física Aplicada Farmácia
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia: habilitação em Engeharia de Materiais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física de Materiais I, Fundamentos de Engenharia de Materiais
-
04/2009 - 07/2009
Direção e administração, Conselho de Áreas, Área de Ciências e Tecnologia/ Engenharia de Materiais.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia: habilitação em Eng. de Materiais.
-
03/2009 - 07/2009
Direção e administração, Conselho de Áreas, Área de Ciências e Tecnologia/ Física: Habilitação em Física Médica.Cargo ou função, Coordenação de Extensão e Pesquisa do curso de Física: habilitação em Física Médica.
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Física; habilitação em Física Médica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física Teórica e Experimental II, Física Teórica e Experimental III, Laboratório de Física Moderna, Trabalho Final de Graduação I, Trabalho Final de Graduação II
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Engenharia: habilitação em Engeharia de Materiais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Engenharia de Materais
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Fármacia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biofísica
2003 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 44
1998 - 2003
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 20
1992 - 1998
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estudante universitário, Carga horária: 28
Atividades
-
10/2003 - 02/2010
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Física, G E P S I Grupo de Estudos de Propriedades de Superfícies e Interfaces.Serviço realizado, Serviços técnicos de laboratório no CPD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento) em Física.
-
01/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Física, G E P S I Grupo de Estudos de Propriedades de Superfícies e Interfaces.Linhas de pesquisa
-
01/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Física, G E P S I Grupo de Estudos de Propriedades de Superfícies e Interfaces.Linhas de pesquisa
2014 - 2020
Faculdade InediVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Regime parcial, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2017 - 07/2020
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo IV, Ciência e Tecnologia de Materiais, Computação, Fisca II - Fluidos e Termodinâmica, Física I - Mecânica, Física III - Eletromagnetismo, Mecânica dos Sólidos
-
08/2016 - 07/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE INEDI.Cargo ou função, Membro do NDE (Núcleo de Desenvolvimento Estruturante) do curso de Processos Gerenciais, EaD.
-
03/2016 - 07/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE INEDI.Cargo ou função, Membro do NDE (Núcleo de Desenvolvimento Estruturante) do curso de Eng. de Produção, Bacharelado.
-
02/2015 - 07/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE INEDI.Cargo ou função, Participante do CEP - Comitê de Ética em Pesquisa - do CESUCA - Faculdade Inedi.
-
01/2015 - 07/2020
Ensino, Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física Eletromagnética, Física Mecânica, Química Aplicada, Tópicos de Ondulatória, Acústica, Óptica, Calor e Termodinâmica
-
08/2014 - 07/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE INEDI.Cargo ou função, Membro do NDE (Núcleo de Desenvolvimento Estruturante) do curso de Matemática, Licenciatura.
-
03/2017 - 03/2018
Direção e administração, FACULDADE INEDI.Cargo ou função, Asssistente da Coordenação de Pesquisa.
-
08/2016 - 08/2017
Ensino, Processos Gerenciais - EaD, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EaD e Letramento Digital
-
08/2016 - 03/2017
Direção e administração, FACULDADE INEDI.Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa.
-
03/2016 - 03/2017
Ensino, MBA - Gestão de Pessoas - Liderança Coach, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa
-
03/2016 - 03/2017
Ensino, MBA - Finanças com ênfase em Controladoria e Auditoria, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa
-
07/2015 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE INEDI.Cargo ou função, Membro do conselho editorial da Revista Educação em Rede: Formação e Prática Docente. Editor gerente.
-
03/2015 - 03/2016
Pesquisa e desenvolvimento, FACULDADE INEDI.Linhas de pesquisa
-
04/2015 - 07/2015
Extensão universitária , FACULDADE INEDI.Atividade de extensão realizada, Matemática Básica.
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física Eletromagnética I, Física Eletromagnética II, Física Mecânica I, Física Mecânica II, Química Aplicada, Tópicos de Ondulatória, Acústica, Óptica, Calor e Termodinâmica I, Tópicos de Ondulatória, Acústica, Óptica, Calor e Termodinâmica II
2015 - 2015
Universidade de Santa Cruz do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2015 - 08/2015
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física para Engenharia I - T4
-
02/2015 - 08/2015
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física para Engenharia III - T4
-
02/2015 - 08/2015
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física para Engenharia III - T5
-
02/2015 - 08/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física para Engenharia III - T5
1997 - 1998
Governo do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Contrato emergencial, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Lecionando a discplina de Física nas três séries do ensiono Médio no Colégio Estadual Rio Branco.
Atividades
-
01/1997 - 01/1998
Ensino,Disciplinas ministradas, Física (1ª, 2ª e 3ª séries)
1995 - 1996
Centro de Treinamento para Professores de Ciências do Rio Grande do SulVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1995
Estágios , Centro de Treinamento para Professores de Ciências do Rio Grande do Sul.Estágio realizado, Desenvolvimento de oficinas.
-
01/1995
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Treinamento para Professores de Ciências do Rio Grande do Sul, Centro de Treinamento para Professores de Ciências do Rio Grande do Sul.Atividade realizada, Editoração e Diagramação de livros.
2001 - 2002
Factum SupletivoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Lecionando a disciplina de Física.
Atividades
-
01/2001
Ensino,Disciplinas ministradas, Física (supletivo)
2018 - 2019
Instituto INEDIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico - Espaço MAKER, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eduardo Blando e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?