Maria Aparecida Mineiro
Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra pelo programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias (PPG-IELT) no Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas de Anápolis, Universidade Estadual de Goiás em Anápolis. Especialista em Língua Inglesa e uso de novas tecnologias pela Faculdade de Iporá (2014). Graduada em Letras - Português/ Inglês e Respectivas Literaturas - pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2013) e Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Anápolis. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GEPELLP/UEG) e do Grupo de Pesquisa em Literatura, Educação, Sociedade e Cultura, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Possui experiência nas áreas de Língua Inglesa; Literatura; Tradução e Língua Portuguesa.
Informações coletadas do Lattes em 07/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras: Lingüística e Teoria Literária
2020 - 2024
Universidade Federal do Pará
Título: A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM PAULINA CHIZIANE, JOSÉ CARDOSO PIRES E MÁRCIO SOUZA: reflexões sobre a transfiguração da história em literaturas de Língua Portuguesa
Carlos Henrique Lopes de Almeida.
Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias
2016 - 2018
Universidade Estadual de Goiás
Título: A metaficção historiográfica em O Irmão Alemão de Chico Buarque, Ano de Obtenção: 2018
Maria Eugênia Curado.
Especialização em Língua Inglesa e Uso de Novas Tecnologias
2012 - 2014
Faculdade de Iporá
Título: Tradução Literária: Uma breve análise da obra Hamlet de William Shakespeare
Orientador: Mislayne Patrícia de Andrade e Hélvio Frank de Oliveira
Graduação em Letras
2010 - 2013
Universidade Estadual de Goiás
Título: A releitura dos contos de fadas nas fábulas de Bill Willingham
Orientador: Guido de Oliveira Carvalho
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Novas Tecnologias, Linguagens e Formação de professores de Língua Inglesa. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2020 - 2020
Citando bem e referenciando como ninguém. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Curso de Avaliação das Redações do ENEM 2016. (Carga horária: 120h). , CESPE - Universidade de Brasília, CESPE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Curso de Avaliação das Redações do ENEM 2015. (Carga horária: 120h). , CESPE - Universidade de Brasília, CESPE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Avaliação das Redações do ENEM 2014. (Carga horária: 120h). , CESPE - Universidade de Brasília, CESPE, Brasil.
2009 - 2011
Inglês. (Carga horária: 450h). , Centro de Ensino Fisk, FISK, Brasil.
2005 - 2006
Informática avançada. (Carga horária: 200h). , Sigma Informática, INFORMÁTICA, Brasil.
2004 - 2005
Informática. (Carga horária: 150h). , Connection Informática, CI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Organização de eventos
MINEIRO, M. A. ; SANTOS, I.R.S . I Semana Integrada dos Idiomas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Campus Altamira). 2021. (Outro).
MINEIRO, M. A. . I Semana de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Campus Altamira). 2020. (Outro).
MINEIRO, M. A. . Seminário Regional de Políticas de Educação Escolar Indígena. 2019. (Outro).
MINEIRO, M. A. . Gestão de Carreira e Empregabilidade nos dias atuais. Faculdade FAEL.. 2018. (Outro).
MINEIRO, M. A. ; Vellasco. M.G . VI Jornada de Estudos Coralineanos e outros estudos literários. 2013. (Outro).
MINEIRO, M. A. ; Vellasco. M.G . XVI Encontro de Letras. 2013. (Outro).
Participação em eventos
II ENAC - Encontro Acadêmico Integrado.Participação na 7a OLP como fomento ao ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos multiletramentos. 2023. (Encontro).
II ENAC - Encontro Acadêmico Integrado. 2023. (Encontro).
I Simpósio Nacional de narrativas literárias latino-americanas: metaficção, gênero e história.A metaficção historiográfica em Galvez, imperador do Acre, de Márcio Souza. 2023. (Simpósio).
VIII Seminário Internacional de Literatura e Cinema de Resistência. 2023. (Seminário).
VIII Seminário Internacional de Literatura e Cinema de Resistência.A memória como fio condutor em O alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane. 2023. (Seminário).
A NARRATIVA METAFICCIONAL INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA,. 2022. (Outra).
Apresentação de trabalhos sobre Aprendizagem Baseada em Estudos de Casos. 2021. (Oficina).
Apresentação de trabalhos sobre Aprendizagem Baseada em Jogos. 2021. (Oficina).
Apresentação de trabalhos sobre Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos. 2021. (Oficina).
I Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica- SinmaeptEPT. 2021. (Seminário).
Palestra: Making friends and learning/practicing English using apps. I Semana Integrada dos Idiomas. IFPA/Campus Altamira. CH: 2h.. 2021. (Outra).
Palestra: O documentário como ferramenta social às margens e periferias. I Semana Integrada dos Idiomas. IFPA/Campus Altamira. CH: 2h.. 2021. (Outra).
Palestra: Olhares sobre o cotidiano: o caráter singular do gênero crônica. I Semana Integrada dos Idiomas. IFPA/Campus Altamira. CH: 2h.. 2021. (Outra).
Palestra: O percurso do livro. Ministrada pela profa. Me. Jeniffer Yara. CH: 2h. 2021. (Outra).
Palestra: Os usos da linguagem na era da convergência. I Semana Integrada dos Idiomas. IFPA/Campus Altamira. CH: 2h.. 2021. (Outra).
''Foco no ENEM - Leitura e Compreensão de Textos em Inglês''. Jornada Extensionista 2020. IFPA/Campus Altamira. CH: 2h. 2h. 2020. (Oficina).
Escrita Criativa: dicas para a redação do ENEM. 2020. (Oficina).
Formação Pedagógica - IFPA 2020/01. 2020. (Encontro).
I Semana de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, IFPA, Altamira. 2020. (Outra).
Minicurso: Cinema e Audiovisual: formas narrativas, análise fílmica e representação social. 2020. (Encontro).
Minicurso: Escrita Acadêmica em Inglês: Artigo Científico em Foco. 2020. (Encontro).
O uso de ferramentas virtuais como auxílio na leitura em Língua Espanhola. 2020. (Oficina).
Teaching English in Pandemic Times: resources and possibilities. 2020. (Simpósio).
Técnicas e Estratégias de Leitura em Inglês. 2020. (Oficina).
VAMOS FALAR SOBRE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA E INTERCULTURALIDADE. 2020. (Encontro).
XIII Seminário Internacional da Francofonia, do XIII Seminário Brasil - Canadá de Estudos Comparados e do VI Colóquio Internacional de Estudos Comparados. 2020. (Seminário).
CITEC AMAZÔNIA. 2019. (Encontro).
Clio em questão: a permanência do romance histórico,. 2019. (Outra).
Comunicação da pesquisa científica: elaboração de artigos. 2019. (Oficina).
Formação Pedagógica - IFPA 2019/02. 2019. (Encontro).
Roda de conversa sobre gênero, opressão e violência. 2019. (Encontro).
Seminário Regional de Políticas de Educação Escolar Indígena.Educação Escolar Indígena. 2019. (Simpósio).
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2018. (Encontro).
Exposição Mondrian e o movimento de Stijl. 2016. (Exposição).
Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México. 2016. (Exposição).
II Congresso Internacional de Literatura e Cultura. Vozes das Margens: O Caso Cora Coralina. 2016. (Congresso).
III Encontro de Literatura Osmaniana - UNB. 2016. (Encontro).
II Seminário Internacional de Crítica Literária. 2016. (Seminário).
II SINASEC.A Produção Intelectual Feminina no Cerrado: O Caso Cora Coralina. 2016. (Simpósio).
IV Colóquio Nacional de Letras e o XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras/UFG. 2016. (Simpósio).
Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do CCSEH ? SEPE 2016. 2016. (Seminário).
XVII Encontro de Letras e X Jornada Coralineana e outros estudos Literários..A releitura dos contos de fadas em "Fabulas" de Bill Willingham. 2016. (Encontro).
9ª Primavera dos Museus - Museus e Memórias Indígenas. 2015. (Encontro).
Encontro de Professores de Línguas IFG. 2015. (Encontro).
Festival de Artes. 2015. (Oficina).
Estudo de Gêneros textuais - SME. 2014. (Oficina).
I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do GELCO. 2014. (Encontro).
I Formação de professores para implantação do jornal escolar em Itaberaí - parceria Instituto Ayrton Senna. 2014. (Encontro).
II Formação de professores para aperfeiçoamento do jornal escolar em Itaberaí - parceria Instituto Ayrton Senna. 2014. (Encontro).
II Semana Pedagógica de Itaberaí. 2014. (Encontro).
Atendimento ao Cliente - SEBRAE. 2013. (Oficina).
I Semana Pedagógica de Itaberaí. 2013. (Encontro).
Calourada Unificada UEG - UFG. 2012. (Encontro).
Citações, referências e plágio. 2012. (Oficina).
II Semana de Integração Acadêmica. 2012. (Encontro).
V Jornada de Estudos Coralineanos. 2012. (Encontro).
X Seminário de Iniciação Científica.A metaficção historiográfica em Galvês, o Imperador do Acre de Márcio Souza. 2012. (Seminário).
XV Encontro de Letras: Linguagem, Literatura e Filosofia.A metaficção historiográfica em Galvês, o Imperador do Acre de Márcio Souza. 2012. (Encontro).
I Semana de Integração Acadêmica. 2011. (Encontro).
IV Jornada de Estudos Coralineanos e outros estudos literários. 2011. (Encontro).
XIII Encontro de Letras. 2011. (Encontro).
Gêneros do Discurso e Ensino. 2010. (Oficina).
III Jornada de Estudos Coralineanos. 2010. (Encontro).
III Seminário de Estágio Supervisionado. 2010. (Seminário).
Quem é contador de história?. 2010. (Oficina).
XI Encontro de Letras. 2010. (Encontro).
XII Encontro Regional de Estudantes de Letras. 2010. (Encontro).
Participação em bancas
SOUZA, J.; FERRAZ, D. O.;MINEIRO, M. A.. Tecnologias Digitais Educacionais no SENAI Altamira: uma revisão bibliográfica sobre a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais) - Instituto Federal do Pará Campus Altamira.
Peruchi, Rangel; SA, C. M. M.;MINEIRO, M. A.. Music: a motivational resource for English language classes in public schools". 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
MINEIRO, M. A.; M. Sanderson; CASELLA, C.. A importância do letramento literário na formação do cidadão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.
MINEIRO, M. A.; SANTOS, I.R.S. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS. 2022. Instituto Federal do Pará Campus Altamira.
Orientou
Tecnologias Digitais Educacionais no SENAI Altamira: uma revisão bibliográfica sobre a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais) - Instituto Federal do Pará Campus Altamira; Orientador: Maria Aparecida Mineiro;
Produções bibliográficas
-
MINEIRO, M. A. ; ALMEIDA, C. H. L. . A relação entre a história e literatura: uma análise de Galvez, imperador do Acre, de Márcio Souza. Revista A Palavrada , v. 23, p. 15, 2023.
-
MINEIRO, M. A. ; ALMEIDA, C. H. L. . MEMÓRIA E HISTÓRIA EM MESTRE TAMODA, DE UANHENGA XITU. REVELL ? REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS , v. 3, p. 149-168, 2021.
-
MINEIRO, M. A. ; CARVALHO, G. O. . A RELEITURA DOS CONTOS DE FADAS EM FÁBULAS DE BILL WILLINGHAM. Revista Coralina , v. 3, p. 85-97, 2020.
-
MINEIRO, M. A. ; ARAUJO, M. M. M. . RELAÇÕES INTERTEXTUAIS ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA: O IRMÃO ALEMÃO DE CHICO BUARQUE. MEDIAÇÃO (UEG. PIRES DO RIO) , v. 12, p. http://www.revi-94, 2017.
-
MINEIRO, M. A. ; ALMEIDA, C. H. L. (Org.) . Olhares sobre as literaturas africanas de Língua Portuguesa. 1. ed. Tutóia, Maranhão: Diálogos, 2023. v. 01. 155p .
-
MINEIRO, M. A. ; ALMEIDA, C. H. L. . Memória e história em Mestre Tamoda, de Uanhenga Xitu. In: Bonafim, Alexandre; Andrade, Émile Cardoso; Pinheiro Neto, José Elias, Melo, Samuel Carlos.. (Org.). Bonafim, Alexandre; Andrade, Émile Cardoso; Pinheiro Neto, José Elias, Melo, Samuel Carlos. (Org.). Literatura e interculturalidade: tessituras possíveis. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2023, v. 1, p. 73-96.
-
MINEIRO, M. A. ; ALMEIDA, C. H. L. . A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM UANHENGA XITU E MÁRCIO SOUZA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: II SIELLI e XX Encontro de Letras, 2022. Anais do II SIELLI e XX Encontro de Letras, 2022. v. 2.
-
MINEIRO, M. A. ; ALMEIDA, C. H. L. . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA EXPERIÊNCIA ADVINDA DA PARTICIPAÇÃO NA 7ª OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: II SIELLI e XX Encontro de Letras, 2022. Anais do II SIELLI e XX Encontro de Letras, 2021.
-
MINEIRO, M. A. ; ALMEIDA, C. H. L. . A metaficção historiográfica em Uanhenga Xitu, Márcio Souza e José Cardoso Pires: uma análise comparativa entre literaturas de língua portuguesa. In: XVIII SEPA: SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO, 2021, Belém. XVIII SEPA: SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO. Belém: UFPA, 2021. v. 1. p. 320-328.
-
MINEIRO, M. A. ; ALMEIDA, C. H. L. . A metaficção historiográfica em Uanhenga Xitu, Márcio Souza e José Cardoso Pires: uma análise comparativa entre literaturas de língua portuguesa. In: XVII SEPA: SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO, 2020, Belém. XVII SEPA: SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO. Belém: UFPA, 2020. v. 1. p. 477-486.
-
MINEIRO, M. A. ; ARAUJO, M. M. M. . RELAÇÕES INTERTEXTUAIS ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA: O IRMÃO ALEMÃO DE CHICO BUARQUE. In: VI SEMANA DE INTEGRAÇÃO, 2017, INHUMAS. UNIVERSIDADE, FORMAÇÃO E CIDADANIA. INHUMAS: UEG, 2017. v. 4. p. 940-948.
-
MINEIRO, M. A. ; CURADO, M. E. . A metaficção historiográfica em O irmão alemão, de Chico Buarque de Hollanda. In: IV Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias, 2017, Anápolis. Anais do VI Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias - SELT. Anápolis, 2017. v. 2.
-
MINEIRO, M. A. ; Maria Eugênia . A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM GALVÊS, O IMPERADOR DO ACRE DE MÁRCIO SOUZA. In: X Seminário de Iniciação Científica, 2011, Anápolis. Anais do X Seminário de Iniciação Científica. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2011. p. 375-376.
-
MINEIRO, M. A. ; ARAUJO, M. M. M. ; SCOLARO, S. A. T. . Práticas de leitura e ensino de literatura.. In: VI Simpósio de Prática e Ensino de Línguas - VI SIMPEL, 2017, Inhumas. Caderno de Resumos.. Universidade Estadual de Goiás: Anápolis, 2017. v. 1. p. 75-75.
-
SANTOS, I.R.S ; MINEIRO, M. A. . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA EXPERIÊNCIA ADVINDA DA PARTICIPAÇÃO NA 7ª OLP. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MINEIRO, M. A. ; ALMEIDA, C. H. L. . A metaficção historiográfica em Uanhenga Xitu e Márcio Souza: uma análise comparativa entre literaturas de Língua Portuguesa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MINEIRO, M. A. ; ALMEIDA, C. H. L. . A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM UANHENGA XITU, MÁRCIO SOUZA E JOSÉ CARDOSO PIRES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MINEIRO, M. A. . Ações desenvolvidas nos Centros de Idiomas no contexto de Pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MINEIRO, M. A. . Inglês Instrumental I - módulo 1- CENI. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MINEIRO, M. A. . A metaficção historiográfica em Uanhenga Xitu e Márcio Souza: uma análise comparativa entre literaturas de Língua Portuguesa. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MINEIRO, M. A. ; ALMEIDA, C. H. L. . A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM UANHENGA XITU, MÁRCIO SOUZA E JOSÉ CARDOSO PIRES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MINEIRO, M. A. ; ARAUJO, M. M. M. . Relações Intertextuais em O Irmão Alemão de Chico Buarque. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MINEIRO, M. A. ; ARAUJO, M. M. M. . PRÁTICAS DE LEITURA E ENSINO DE LITERATURA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MINEIRO, M. A. ; ARAUJO, M. M. M. . Vozes das Margens: O Caso Cora Coralina.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MINEIRO, M. A. ; ARAUJO, M. M. M. . A Produção Intelectual Feminina no Cerrado: O Caso Cora Coralina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MINEIRO, M. A. ; CARVALHO, G. O. . A releitura dos contos de fadas em 'Fabulas' de Bill Willingham. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MINEIRO, M. A. ; CURADO, M. E. . A metaficção historiográfica em Galvês, o Imperador do Acre de Márcio Souza. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MINEIRO, M. A. ; CURADO, M. E. . A metaficção historiográfica em Galvês, o Imperador do Acre de Márcio Souza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
MINEIRO, M. A. . Parecerista ad hoc de projetos de pesquisa submetidos ao Edital n. 01/2021 PIBIC- EM/IFPA/FAPESPA do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio. 2021.
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
A metaficção historiográfica em Balada da praia dos cães, de José Cardoso Pires., Descrição: Pretendemos evidenciar a relação entre a história e a literatura, a maneira como esta é questionada na literatura portuguesa e na brasileira. Outrossim, o corpus de análise se pauta em Balada da praia dos cães, de José Cardoso Pires. Isso porque, subjacente às palavras, no construto verossímil, percebe-se um acontecimento histórico constitutivo do fazer literário baseado em conceitos sobre a latência da história em elaboração de enredos ficcionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Aparecida Mineiro - Coordenador / Igor Vinicius Souza Cabral - Integrante.
-
2021 - 2022
A Metaficção Historiográfica em Uanhenga Xitu e Márcio Souza: Uma Análise Comparativa entre Literaturas de Língua Portuguesa, Descrição: O presente texto se propôs a refletir modos de pensar sobre as diferentes dimensões que o fato histórico adquire no âmbito da ficção na literatura angolana e brasileira. O corpus de análise se pautou em Mestre Tamoda, de Uanhenga Xitu e Galvez, o imperador do Acre, de Márcio Souza. Isso porque nessas narrativas verossímeis, percebe-se um acontecimento histórico constitutivo do fazer literário. Além disso, demonstrou como essas construções literárias de diferentes sociedades, neste caso, africana e brasileira realizam por intermédio da literatura textos originais representantes de posiciona- mentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Aparecida Mineiro - Coordenador.
-
2011 - 2012
A metaficção historiográfica em Galvês, o Imperador do Acre de Márcio Souza, Descrição: O projeto de pesquisa " A metaficção historiográfica em Galvês, o Imperador do Acre de Márcio Souza problematiza a maneira como é questionada a história na literatura brasileira. Isso porque, subjacente às palavras, percebe-se um acontecimento histórico constitutivo do fazer literário. Baseado em conceitos sobre a latência da história em elaborações de enredos ficcionais,este estudo visa - sob o viés da transversalidade - , a mostrar as relações paradoxais entre literatura e história por meio de exames e não só utilizaremos o valor documental do texto mas também da organizaçõa estética que o forja. Apontar a transfiguração dos narradores ao se libertarem das imposições da história e a afirmação da narrativa como criação literária autônoma. Assim, pretende-se confirmar diferentes dimensões que os fatos históricos adquirem no âmbito ficcional. E nesse sentido , confirma-se por conseguinte, analisar o entrelaçamento destas disciplinas que, no nosso caso, são a história e a literatura na esteira da metaficção historiográfica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Aparecida Mineiro - Coordenador / Maria Eugênia Curado - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Goiás - Bolsa.
Prêmios
2020
Certificação de Mérito Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Instituto Federal do Pará, Campus Altamira.
2006
4° Goiás na Ponta do Lápis, Jornal Tribuna do Planalto.
2006
IX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Sociedade Astronômica Brasileira e Agência Espacial Brasileira.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, Campus Altamira. , Rodovia Ernesto Acyoli - de 20/21 a 1420/1421, Nova Colina, 68371441 - Altamira, PA - Brasil, Telefone: (093) 991331077, URL da Homepage:
Experiência profissional
2024 - Atual
Instituto Federal de Goiás - Câmpus AnápolisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2024
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2021
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa III
-
01/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Comissão de Elaboração de Projeto Pedagógico de Curso - PPC de Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino na Educação Básica do IFPA/Campus Altamira..
-
01/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso Técnico em Administração do IFPA/Campus Altamira.
-
01/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do IFPA/Campus Altamira.
-
01/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, do IFPA/Campus Altamira.
-
01/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do IFPA/Campus Altamira.
-
03/2020
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Português Instrumental
-
02/2020
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
02/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Membro do comitê científico.
-
01/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Membro da Comissão Multicampi FIC INGLÊS EaD.
-
12/2019
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Coordenadora do Centro de Idiomas.
-
12/2019
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Coordenadora do Centro de Idiomas do IFPA (CENI), Campus Altamira.
-
01/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Campus Altamira..
-
05/2021 - 11/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Presidente.
-
05/2021 - 11/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Membro da Comissão de implementação da oferta piloto dos cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC de Inglês e de Espanhol (Subcomissão Processo Seletivol). IFPA/CTEAD...
-
05/2021 - 06/2021
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Português Instrumental
-
09/2020 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Elaboração de PPC FIC Inglês Intermediário.
-
10/2019 - 01/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Elaboração do PPC FIC Mestre de Obras.
-
10/2019 - 01/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Elaboração do PPC FIC Manipulador de Alimentos.
-
09/2019 - 01/2020
Extensão universitária , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Atividade de extensão realizada, Inglês Básico.
-
08/2019 - 10/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Altamira.Cargo ou função, Comissão de seleção para ingresso nos cursos FICs.
2017 - 2019
SESI - Departamento Regional de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês e Língua Portuguesa, Carga horária: 20
2018 - 2019
Faculdade Educacional da LapaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente acadêmica, Carga horária: 20
2017 - 2019
Colégio Estadual Rocha LimaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Inglês, Carga horária: 20
2016 - 2016
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisora, Carga horária: 20
2015 - 2015
Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Goiás,Cidade de GoiásVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Inglês, Carga horária: 40
2017 - 2017
MISSISSIPPI SCHOOLVínculo: Professora de Inglês, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2016 - 2016
Escola Aprender PensandoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês e Gramática, Carga horária: 20
2016 - 2016
Colégio Presbiteriano EsperançaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Inglês, Carga horária: 20
2013 - 2015
Escola Municipal Padre Eligio SilvestriVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 30
2014 - 2015
Achieve Languages by Oxford University PressVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 10
2014 - 2015
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - GOVínculo: Instrutora Horista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 35
2010 - 2013
Escola Estadual Benedito Pinheiro de AbreuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2012
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2010
Centro de Ensino FiskVínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Aparecida Mineiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?