Rafaela Maria Lucena Gemaque
Graduada em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagem no ano de 2015 pela Universidade Federal do Pará.
Participei como professora estagiária no Clube de Ciências da UFPA durante dois anos, desenvolvendo e apresentando projetos com alunos do 1°,2°;3° e 4° ano. Com experiência na área de Matemática, Ciências e Linguagem.
Atualmente estou realizando um curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva.
Enquanto educadora dedico-me ao máximo possível para alcançar resultados positivos em meu trabalho, pois acredito no trabalho educacional de forma lúdica e integrada possa servir de estimulo a outros educadores e desta forma assegurarmos uma educação de qualidade a todos os estudantes.
Informações coletadas do Lattes em 01/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Educação Especial e Inclusiva
2015 - 2016
Instituto Carreira
Título: A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
Orientador: Tatiana Cristina Vasconcelos Maia
Graduação em Licenciatura Integrada em Educ. Mate. Cien. e Ling
2011 - 2015
Universidade Federal do Pará
Título: GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Orientador: Elielson Ribeiro de Sales
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Licenciatura Interdisciplinar em Matemática, Ciências e Linguagem.
Participação em eventos
Seminário Nacional de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade. 2019. (Seminário).
3° Encontro Nacional de Educadores SUPERA. 2018. (Encontro).
V SIMPÓSIO DE NEUROCIÊNCIAS. 2018. (Simpósio).
Autismo: O Papel do facilitador. 2017. (Outra).
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ACESSIBILIDADE E EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2015. (Seminário).
II Colóquio sobre Biodiversidade.Desequilíbrio ecológico e extinção de animais da região amazônica: O ensino de ciências por meio da construção de um telejornal. 2014. (Outra).
II Colóquio sobre Biodiversidade. 2014. (Outra).
II Colóquio sobre Biodiversidade.Experiência de estágio: Reflexões na iniciação a docência no ensino de ciências. 2014. (Outra).
Ciência na Ilha 2013/ Oficina.Oficina: Por que as plantas são verdes?. 2013. (Outra).
Encontro Acadêmico: Interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão Região Norte. 2013. (Encontro).
Exposição Cientifica do clube de ciências da UFPA- ExpoCCIUFPA. Doença de Chagas. 2013. (Exposição).
Exposição Cientifica do clube de ciências da UFPA- ExpoCCIUFPA. O Protozoário TrypanosomaCruzi. 2013. (Exposição).
III Ciclo de Formação Docente do Clube de Ciências da UFPA. 2013. (Outra).
III Seminário de avaliação do PIBID-IEMCI: Práticas e reflexão a docencia. 2013. (Seminário).
III Seminário de avaliação do PIBID-IEMCI: Práticas e reflexão a docencia.A importância do livro didático em sala de aula. 2013. (Seminário).
III Seminário de avaliação do PIBID-IEMCI: Práticas e reflexão a docencia.Ensinando estrutura de projetos científicos nas séries iniciais. 2013. (Seminário).
Minicurso: Modelagem Matemática na sala de aula: modelando os custos com a cesta básica. 2013. (Outra).
Semana Acadêmica primeiro semestre 2013.Ensino de Física nas Séries Iniciais. 2013. (Outra).
Ciência na Ilha 2012.Lendas: Produzindo saberes. 2012. (Oficina).
Ciência na Ilha 2012.O meu "grilo" era um gafanhoto!. 2012. (Outra).
Concepções, obstáculos e erros na resolução de problemas. 2012. (Outra).
Ensino com Pesquisa em Sala de Aula: estudando a biodiversidade local em laboratório naturais. 2012. (Outra).
Exposição Científica do Clube de Ciências da UFPA.O meu "grilo" era um gafanhoto!. 2012. (Outra).
I Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade.. 2012. (Outra).
II SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PIBID-IEMCI PRÁTICAS E REFLEXÕES DE DOCÊNCIA..Informativos no IEMCI- Meios de divulgação e disseminação das atividades de formação docente. O Blog do PIBID.. 2012. (Seminário).
IV Congresso Brasileiro de Etnomatemática: Cultura, Educação Matemática e Escola. 2012. (Congresso).
Mesa Redonda: Experiências de iniciação à docência no PIBID.Meios de divulgação e disseminação das atividades de formação docente. O Blog do PIBID.. 2012. (Seminário).
Programa Clube de Ciências da UFPA-CCIUFPA.Atividades de Iniciação Cientifica infanto-juvenil para estudantes da educação basica. 2012. (Outra).
Seminário de experiências e práticas formativas do CCIUFPA-SEPFOR..Resumo de planejamento de ações para a turma do 4° e 5° ano B do ensino fundamental. Os Gafanhotos. 2012. (Seminário).
VI Excursão à Estação Científica Ferreira Pena - Caxiuanã, Melgaço-PA.O Mundo secreto das Frutas. 2012. (Oficina).
XIV Feira do Vestibular da UFPA.Exposição de trabalhos.. 2012. (Outra).
III Seminário Nacional e V Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.. 2011. (Seminário).
Minicurso: " A abordagem histórica das operações aritméticas fundamentais". 2011. (Outra).
Minicurso: A cultura Amazônica na produção dos brinquedos de Miriti: perspectiva patrimonial ambiental.. 2011. (Outra).
Minicurso: Alfabetização Científica. 2011. (Outra).
Minicurso: Aprendizagem significativa: infâncias e linguagem da natureza.. 2011. (Outra).
Minicurso: A proposta do programa etnomatemática como uma atitude de ensino.. 2011. (Outra).
Minicurso: Estratégias de leitura em francês. 2011. (Outra).
Minicurso: Leitura nas séries iniciais. 2011. (Outra).
Minicurso: O construtivismo no ensino de ciências.. 2011. (Outra).
Minicurso: Produzindo sentido sobre o torna-se professor.. 2011. (Outra).
Produção de trabalhos científicos. 2011. (Oficina).
Semana acadêmica 2° Semestre..Blog- PIBID.. 2011. (Encontro).
Semana do Calouro Primeiro Semestre/2011. 2011. (Outra).
Treinamento de usuários da rede Pergamum.. 2011. (Outra).
Workshop: Experiências de pratica antecipada em espaços formais e não formais.. 2011. (Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2012
Clube de Ciências da UFPAVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor estagiário., Carga horária: 4
Outras informações:
Em andamento.
2011 - 2012
Escola de Aplicação da UFPA.Vínculo: Bolsista., Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID., Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - Atual
Supera Ginástica para o CérebroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafaela Maria Lucena Gemaque e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?