Davi Valois Cardoso

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2009.1), especialista em Reabilitação Neurológica pela Universidade Social da Bahia (UNISBA), pós-graduado em Docência do Ensino Superior e em Traumato-ortopedia pela Faculdade FUTURA. Como cursos de aperfeiçoamento e extensão de maior relevância na sua trajetória profissional possui as formações em QUIROPRAXIA CLINICA, PILATES E R.P.G, DRENAGEM LINFÁTICA, DRY NEEDLING, BANDAGEM FUNCIONAL, VENTOSATERAPIA, LIBERAÇÃO MIOFASCIAL e AURICULOACUPUNTURA. Compôs a equipe do CAPS ad Gregório de Matos, como responsável técnico pelo Serviço de Fisioterapia de 02/2012 até 04/2016. Paralelamente, entre 09/2014 e 06/2017, como bolsista, desenvolveu atividade de Supervisão em Projeto de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, NO CAMPO DOCENTE, foi preceptor do PRÓ-PET SAÚDE de 09/2012 até 12/2014 supervisionando campo de prática e ministrando aulas para turmas multidisciplinares de diversos cursos de graduação da UFBA. Foi também preceptor de Residência Multiprofissional em Saúde Mental na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) de 11/2014 até 02/2015. Atualmente, é o Encarregado da Seção de Fisioterapia da Divisão de Saúde da Base Naval de Aratu onde exerce o cargo de Primeiro-tenente da Marinha do Brasil e atende pacientes ortopédicos(militares) em nível ambulatorial. Além disso, os atendimentos particulares a domicílio em QUIROPRAXIA CLINICA e com pacientes neurológicos, ortopédicos e geriátricos, ditam sua atuação como profissional autônomo.

Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2012 em Medicina e Saúde

2011 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Orientador: Lucas de Castro Quarantini
Ano de interrupção: 2012

Especialização em Docência no ensino superior

2020 - 2020

Faculdade Futura
Título: O impacto das "fake news" na educação dos jovens do Brasil

Especialização em Reabilitação Neurofuncional

2011 - 2013

Faculdade Social da BAhia
Título: Uso da eletroestimulação neuromuscular (EENM) como recurso coadjuvante no tratamento de pacientes hemiparéticos com espasticidade.
Orientador: Marcus Fonseca

Especialização em Fisioterapia traumato-ortopédica

2010 - 2010

Faculdade Futura
Título: DOR E/OU LESÃO NO JOELHO DECORRENTE DO SOBREPESO EM PACIENTES OCIOSOS (REVISÃO DE LITERATURA)

Graduação interrompida em 2005 em Farmácia

2005 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Ano de interrupção: 2005

Graduação em Bacharelado em Fisioterapia

2004 - 2009

Universidade Católica do Salvador
Título: O uso da eletroestimulação funcional em pacientes hemiparéticos com espasticidade.
Orientador: Moema Pires Guimarães

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em FISIOLOGIA GERAL. (Carga horária: 240h). , Faculdade Futura, ICETEC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em PSICOMOTRICIDADE. (Carga horária: 180h). , Faculdade Futura, ICETEC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em BANDAGEM FUNCIONAL. (Carga horária: 30h). , INSTITUTO RS SAUDE, RS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em PILATES. (Carga horária: 160h). , INSTITUTO PEDAGÓGICO DE ENSINO Á DISTANCIA, IPED, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em VENTOSATERAPIA. (Carga horária: 30h). , INSTITUTO RS SAUDE, RS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL. (Carga horária: 160h). , INSTITUTO PEDAGÓGICO DE ENSINO Á DISTANCIA, IPED, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em DRENAGEM LINFATICA. (Carga horária: 100h). , PENSAR CURSOS, PC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Noções básicas sobre Prótese e órtese. (Carga horária: 120h). , ESCON, ESCON, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Doenças Neurológicas. (Carga horária: 40h). , Centro Educacional Sete de Setembro, CESS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Ultrassom Terapêutico. (Carga horária: 40h). , Centro Educacional Sete de Setembro, CESS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Estrutura e composição dos Músculos e tecidos associados. (Carga horária: 280h). , Instituto de desenvolvimento e aprendizagem, IDEA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. (Carga horária: 30h). , INSTITUTO RS SAUDE, RS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em DRY NEEDLING. (Carga horária: 60h). , INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO SAUDE E PESQUISA, INAESP, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em BIOMECANICA-ALAVANCAS. (Carga horária: 40h). , PENSAR CURSOS, PC, Brasil.

2020 - 2020

POLITICAS SOCIAIS E DE SAUDE. (Carga horária: 24h). , Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.

2020 - 2020

DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA. (Carga horária: 8h). , MANOLE EDUCAÇÃO, ME, Brasil.

2020 - 2020

DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO IDOSO. (Carga horária: 3h). , EDITORA MANOLE LTDA, MANOLE, Brasil.

2020 - 2020

DOR PARA O NÃO ESPECIALISTA. (Carga horária: 3h). , EDITORA MANOLE LTDA, MANOLE, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em QUIROPRAXIA CLINICA. (Carga horária: 100h). , CONTROL CURSOS, CC, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Terapias Manuais. (Carga horária: 200h). , ESCON, ESCON, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em PRIMEIROS SOCORROS. (Carga horária: 100h). , CURSOS VIRTUAIS, CV, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em REFLEXOLOGIA PODAL. (Carga horária: 35h). , CERTIFICADO CURSOS ONLINE, CCO, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Auriculoterapia. (Carga horária: 32h). , Cólégio Brasileiro de Acupuntura, ABACO/CBA, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em MASSOTERAPIA. (Carga horária: 30h). , CERTIFICADO CURSOS ONLINE, CCO, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em ERGONOMIA. (Carga horária: 60h). , CERTIFICADO CURSOS ONLINE, CCO, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Tratamento do hemiplégico adulto. (Carga horária: 40h). , União Nordestina de estudantes de Fisioterapia, UNEEFISIO, Brasil.

2007 - 2007

MOBILIZAÇÃO NEURAL. (Carga horária: 8h). , Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.

2006 - 2006

MEDICINA DESPORTIVA. (Carga horária: 8h). , Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.

2006 - 2006

REABILITAÇÃO PROPRIOCEPTIVA. (Carga horária: 4h). , Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Produções bibliográficas

  • CARDOSO, DAVI VALOIS . O IMPACTO DAS -FAKE NEWS- NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS DO BRASIL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação , v. 7, p. 614-625, 2021.

  • CARDOSO, D. V. ; CARDOSO, D. V. . O USO DA ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR (EENM) EM EXTENSORES DE COTOVELO NO TRATAMENTO COADJUVANTE DE PACIENTE HEMIPARÉTICO COM ESPASTICIDADE (ESTUDO DE CAS. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 64980-65011, 2021.

  • CARDOSO, DAVI VALOIS . DOR E/OU LESÃO NO JOELHO DECORRENTE DO SOBREPESO EM PACIENTES OCIOSOS: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação , v. 7, p. 725-734, 2021.

  • CARDOSO, D. V. . O uso da EENM (Eletroestimulação Neuromuscular) como recurso coadjuvante no tratamento de pacientes hemiparéticos com espasticidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2017

    PROJETO PREVENÇÃO DO USO ABUSIVO DE DROGAS EM AMBENTES ESCOLARES DO ESTADO DA BAHIA, Descrição: PROJETO DESTINADO A CAPACITAR TODA A COMUNIDADE ESCOLAR PARA LIDAR COM A QUESTÃO DO USO ABUSIVO DE DROGAS SOB A OTICA DA POLITICA NACIONAL DE REDUÇÃO DE DANOS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Davi Valois Cardoso - Integrante / Tarcísio Matos Andrade - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    AMBUMOVEL, Descrição: PROJETO DESTINADO A DESENVOLVER PESQUISA SOBRE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO E VULNERABILIDADE. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Davi Valois Cardoso - Integrante / Tarcísio Matos Andrade - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

MARINHA DO BRASIL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial Fisioterapeuta (Primeiro-tenente), Carga horária: 30

2009 - Atual

Davi Valois Cardoso

Vínculo: Autonomia, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
Atendimentos particulares em consultório sublocado e à domicilio para pacientes neurológicos.

2017 - 2021

FISIOINLAR FISIOTERAPIA DOMICILIAR LTDA

Vínculo: Contrato precario, Enquadramento Funcional: FISIOTERAPEUTA, Carga horária: 30

2012 - 2016

Centro de atenção psicosocial - Alcool e drogas - Gregório de Matos

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
Atendimento ambulatorial convecional a pacientes dependentes de alcool e/ou outras drogas. Atuação diferenciada como Terapeuta corporal.

2014 - 2017

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor de equipe de ccampo, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Prevenção ao uso abusivo de drogas em ambientes escolares

2012 - 2014

Programa de Educação pelo Trabalho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptor de Extensão Universitária, Carga horária: 8

Outras informações:
Preceptor de grupo multidisciplinar de alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que atua supervisionando campo de prática e ministrando aulas teóricas.

2014 - 2015

Universidade Estadual da Bahia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Preceptor de Residencia Multiprofissional, Carga horária: 8

2010 - 2012

HomeFisio - Fisioterapia e Ventilação Mecânica Domiciliar

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento domiciliar a pacientes neurológicos, ortopédicos e pneumofuncionais através de convênios. Escala horizontal e pactuada entre os profissionais de acordo com região da cidade.

2010 - 2011

Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área de Saúde

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Terapeuta corporal, Carga horária: 12

2009 - 2009

CLÍNICA PROMÉDICA

Vínculo: Estágio extracurricular superv, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta estagiário, Carga horária: 25