Edlauva Oliveira dos Santos

Doutora em Educação em Ciências e Matemática PPGECEM/REAMEC. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal de Roraima e licenciada em História pela Universidade Federal de Roraima e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil. Trabalhou como professora e coordenadora adjunta do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio Atual da Amazônia entre 2005 e 2013. Atuou como professora efetiva da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos de Roraima no período de 1991 a 2013, aonde já desenvolveu também as funções de Coordenadora Pedagógica e Diretora Escolar. Atua como professora efetiva no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Roraima. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: inclusão, formação e violência. Coordenou o Subprojeto de Pedagogia da UFRR no Programa Residência Pedagógica no período de 2020 a 2024. Atualmente, é Diretora de Assuntos Pedagógicos na Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da UFRR.

Informações coletadas do Lattes em 28/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática

2015 - 2018

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR
, Ano de obtenção: 2018. Evandro Ghedin. Palavras-chave: Necessidades formativas; Formação Contínua; Professor iniciante; Educação Matemática; Anos iniciais do Ensino Fundamental.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2007 - 2009

Universidade Federal do Amazonas
Título: A Contribuição do Estágio na Construção dos conhecimentos Necessários ao Exercício da Docência no Curso de Pedagogia
, Ano de Obtenção: 2009.Aristonildo Chagas Araújo Nascimento.Palavras-chave: Estágio Supervisionado; formação de professores; Docência.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Pós-Graduação "lato sensu" em Alfabetização

2003 - 2005

Universidade Federal de Roraima
Título: As práticas de leitura escolares e sua relação com o processo de alfabetização em turmas de 1ª série numa escola estadual da cidade de Boa Vista
Orientador: Déborah de Brito Albuquerque Pontes Freitas

Especialização em Especialização em Psicopedagogia

2000 - 2000

Universidade Federal do Amazonas
Título: Projeto político-pedagógico da escola: a conquista da cidadania
Orientador: Carlos Guilhermo Roja Nino

Graduação em Pedagogia

2013 - 2014

Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil
Título: A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Graduação em Licenciatura em História

1992 - 1997

Universidade Federal de Roraima

Curso técnico/profissionalizante

1989 - 1991

Escola de Formação de Professores de Boa Vista

Formação complementar

2022 - 2022

Extensão universitária em Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Infantil. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2012 - 2012

Planejamento de Ensino. (Carga horária: 24h). , Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual, FEA, Brasil.

2012 - 2012

Relação Professor Aluno. (Carga horária: 24h). , Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual, FEA, Brasil.

2012 - 2012

Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem. (Carga horária: 24h). , Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual, FEA, Brasil.

2012 - 2012

Metodologia do Caso Concreto. (Carga horária: 24h). , Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual, FEA, Brasil.

2012 - 2012

Modelo de Ensino Estácio. (Carga horária: 12h). , Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual, FEA, Brasil.

2010 - 2011

Formação Continuada para Formadores de Educadores. (Carga horária: 108h). , Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.

2009 - 2010

Formação Inicial e Continuada de Formadores do PJU. (Carga horária: 252h). , Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.

2005 - 2005

Produção de texto em sala de aula. Para que?Como?. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Manaus - AM, SBPC- AM, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Curta Duração. , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Manaus - AM, SBPC- AM, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Curta Duração. , Conselho Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente, CEDCAR, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Curta Duração. , SESC/Roraima, SESC/RR, Brasil.

1999 - 1999

Curso de Curta Duração. , Centro Pedagógico de Informática educativa de Roraima, CEIE/SECD-RR, Brasil.

1996 - 1996

Curso de extensão em estratégias de Ensino para 1. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

1993 - 1993

Curso de Curta Duração. , Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério de Roraima, CEFAM-RR, Brasil.

1992 - 1992

Curso de Curta Duração. , Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério de Roraima, CEFAM-RR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

Santos, Edlauva Oliveira ; PETERNELLA, A. . II Encontro da Anfope Roraima. 2023. (Outro).

Santos, Edlauva Oliveira . Seminário Comemorativo dos 30 anos do Curso de Pedagogia da UFRR: ?Pedagogia e a Formação de Professores no Contexto Amazônico?. 2023. (Outro).

Santos, Edlauva Oliveira ; BELO, E. S. V. ; LIMA, J. I. . II FÓRUM RORAIMENSE DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E I CONFERÊNCIA DO GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2023. (Outro).

Santos, Edlauva Oliveira . Conferência Estadual de Educação de Roraima - CONEED/RR. 2023. (Outro).

SANTOS, E. O. . SEMINÁRIO INTEGRADO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UFRR PROFESSOR MARCOS BRAGA (in memorian). 2022. (Outro).

SANTOS, E. O. . Live: ?Ameaças à educação democrática e o avanço no processo de militarização das escolas públicas. 2022. (Outro).

SANTOS, E. O. . I Fórum Roraimense de Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática. 2021. (Outro).

SANTOS, E. O. . Aula Inaugural online ?RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOSANOS INICIAIS: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA? ,. 2021. (Outro).

SANTOS, E. O. . Aula Inaugural online ?RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOSANOS INICIAIS: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2021. (Outro).

SANTOS, E. O. . Palestra ?Fórum Nacional Popular de Educação e as etapas preparatórias para a Conferência Nacional Popular de Educação. 2021. (Outro).

SANTOS, E. O. . WEBNAR - Políticas Públicas para a Educação Especial: discussões necessárias em tempos de retrocesso. 2020. (Outro).

SANTOS, E. O. . VI Colóquio do Curso de Pedagogia. 2019. (Outro).

SANTOS, E. O. . V Colóquio do Curso de Pedagogia. 2018. (Outro).

SANTOS, E. O. . I Ciclo de Debate: Tradutores Intérpretes de LIBRAS/Língua Portuguesa do Estado de Roraima. 2016. (Outro).

SANTOS, E. O. . III WTEaD. 2015. (Outro).

SANTOS, E. O. . II Congresso Mundial de Educação e Saúde Infanto-Juvenil. 2015. (Congresso).

SANTOS, E. O. . V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos. 2015. (Outro).

SANTOS, E. O. . II Seminário Nacional de Educação Inclusiva. 2010. (Outro).

SANTOS, E. O. . IX Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2008. (Outro).

Participação em eventos

EncontroEstadual de Pesquisa do GEPESSE em Roraima - Tendências do trabalho deassistentes sociais na Educação Básica pública no Brasil.Os desafios da Educação Básica no estado de Roraima. 2023. (Encontro).

II Encontro da Anfope Roraima. 2023. (Encontro).

IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O PROCESSO DE ALFABETIZAR LETRANDO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2023. (Encontro).

IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.FORMAÇÃO DOS RESIDENTES DO SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. 2023. (Encontro).

IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ÊNFASE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2023. (Encontro).

IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM ÊNFASE EM ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. (Encontro).

IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2023. (Encontro).

IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. (Encontro).

Roda de Conversa do Programa ResidênciaPedagógica: Compartilhando Vivência Formativas. 2023. (Outra).

Seminário Comemorativo dos 30 anos do Curso de Pedagogia da UFRR: ?Pedagogia e a Formação de Professores no Contexto Amazônico?. 2023. (Seminário).

II Encontro de Discentes de Mestrado em Educação da UERR.EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA ALÉM DA SALA DE AULA: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES. 2022. (Encontro).

II Encontro de Discentes de Mestrado em Educação da UERR.O ESTÁGIO CURRICULAR COMO MOMENTO DE APRENDIZAGEM SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE. 2022. (Encontro).

II Encontro de Discentes de Mestrado em Educação da UERR.DA PEDAGOGIA À POESIA: RELATOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NÍVEL SUPERIOR. 2022. (Encontro).

Seminário Educação em Debate, Educação Roraimense e o Novo Fundeb e as Metas do PNE. 2022. (Seminário).

XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.QUEM SÃO OS PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR?. 2022. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. 2022. (Encontro).

Aula Inaugural online ?O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: AS AMEAÇAS ATUAIS E AS POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIAS PROPOSITIVAS À BNC DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES?,. 2021. (Outra).

Conferência das Licenciaturas UFRR 2021. 2021. (Outra).

Fase Preparatória para Conferência d e Licenciaturas TEMA 2 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ??,. 2021. (Outra).

Fase Preparatória para Conferência d e Licenciaturas TEMA 3 IMPACTOS , MODIFICAÇÕES E (RE)ESTRUTURAÇÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFRR ??,. 2021. (Outra).

III Encontro de Discentes do Mestrado em Educação ? PPGE/UERR/IFRR.O ESTÁGIO CURRICULAR COMO MOMENTO DE APRENDIZAGEM SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE. 2021. (Encontro).

III Encontro de Discentes do Mestrado em Educação ? PPGE/UERR/IFRR.EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA ALÉM DA SALA DE AULA: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO-ESCOLAR. 2021. (Encontro).

III Encontro de Discentes do Mestrado em Educação ? PPGE/UERR/IFRR.DA PEDAGOGIA À POESIA: RELATOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NÍVEL SUPERIOR. 2021. (Encontro).

I WEBNÁRIO D AEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRR.A Educação a Distância em tempos de pandemia: o que mudou para alunos e professores?. 2021. (Outra).

I WEBNÁRIO D AEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRR. 2021. (Outra).

Palestra "A Formação Superior na Encruzilhada da Disrupção". 2021. (Outra).

Seminário de Socialização de Práticas Pedagógicas ? Geometria na sala de aula.A (re)construção de saberes da docência em formação on-line: resistência e resiliência em tempos de pandemia. 2021. (Seminário).

WEBINAR - PolíticasPúblicas para a Educação Especial: discussões necessárias em tempos de retrocesso. 2021. (Outra).

XX ENCONTRO NACIONAL DA ANFOPE. 2021. (Encontro).

6ª Roda de Conversado Programa de Educação Tutorial - PET/Letras da Universidade Federal de Roraima ? UFRR.Os desafios do professor. 2020. (Outra).

CICLO WEBINÁRIO 1: RELATIVISMO CULTURAL E EPISTEMOLÓGICO NO CURRÍCULO: CRÍTICAS E PROPOSIÇÕES MARXISTAS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE RORAIMA E O COMITÊ EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA. 2020. (Outra).

Mesa Redonda ?Divulgação Científica, Tecnologias e Educação Matemática para o Desenvolvimento Humano?. 2020. (Outra).

Rodas de Conversas Virtuais: as pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática no contexto amazônico.Necessidades formativas de professores iniciantes que ensinam matemática na rede municipal de Boa Vista ? RR. 2020. (Outra).

Conferência da Terra.O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO COM AS CRIANÇAS INDÍGENAS WARAO DA ESCOLA CASA DE LOS NIÑOS. 2019. (Outra).

III Encontro Nacional de Educação. 2019. (Encontro).

VI CONEDU. 2019. (Congresso).

VI CONEDU. Necessidades Formativas de professores dos anos iniciais quanto aos conteúdos matemáticos. 2019. (Congresso).

XI Encontro de Iniciação Científica da Estácio Amazônia.DESAFIOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM RORAIMA: UM OLHAR A PARTIR DOS TRABALHOS PRODUZIDOS NA ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA UFRR. 2019. (Encontro).

XIII ENEM. 2019. (Encontro).

XIII ENEM.O OLHAR DE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE SUA FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2019. (Encontro).

XVIII SEINPE.O ESTÁGIO CURRICULAR COMO CAMPO DE APRENDIZAGEM SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2019. (Seminário).

XVIII SEINPE.PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS INDÍGENAS WARAO NA ESCOLA CASA DE LOS NIÑOS. 2019. (Seminário).

XVIII SEINPE.PERFIL DE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR. 2019. (Seminário).

XVIII SEINPE. 2019. (Seminário).

XVIII SEINPE.O ESTÁGIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2019. (Seminário).

XVIII SEINPE.A RELAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE E COGNIÇÃO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICOCULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. 2019. (Seminário).

XVII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação/ I Encontro Pan-Amazônico de Educação.AS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR. 2018. (Seminário).

III Encontro Pedagógico do IFRR Novo Paraíso.TRANSVERSALIDADE E FLEXIBILIDADE PEDAGÓGICA. 2017. (Encontro).

VI ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO EM EDUCAÇÃO ? ANPAE ?Amazonas.UMA EXPERIÊNCIA COM A DISCIPLINA CONTEÚDOS E FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2017. (Encontro).

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA. NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Congresso).

VI Semana de Matemática do IFRR.Formação de professores que ensinam matemática nos anos inicias do ensino fundamental. 2017. (Outra).

XI Semana de Matemática da UFRR.Saberes matemáticos e profissionalidade de professores que ensinam matemática nos anos inicias do ensino fundamental. 2017. (Outra).

XII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, VII COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE CURRÍCULO, II COLÓQUIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES.UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COMO EIXO ARTICULAR DO CURRÍCULO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRR. 2016. (Outra).

XII Encontro Nacional de Educação Matemática.A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NAS PESQUISAS NACIONAIS E REGIONAIS. 2016. (Encontro).

II Congresso Mundial de Educação e Saúde Infanto-Juvenil. Educação e saúde indígena, Saúde e qualidade de vida, Educação e saúde na escola. 2014. (Congresso).

I Seminário Internacional da Primeira Infância na Amazônia Caribenha - D. 2014. (Seminário).

XVI ENDIPE.A Formação Docente no curso de Pedagogia: contribuições do Estágio Supervisionado. 2012. (Encontro).

Expondo e Encantando do Programa Caminhada Literária.Projeto Ler é Viver: socilaizando uma experiência. 2011. (Oficina).

Fórum Estadual de Educação: Mobilização Social Todos pela Educação. 2011. (Outra).

XI Congress dos Trabalhadores em Educação de Roraima. 2011. (Congresso).

XX EPENN.O papel do Estágio na Formação de Professores no curso de Pedagogia. 2011. (Encontro).

XXV Simpósio Brasileiro II Congresso Ibero-Americano de Polítca e Administração da Educação Jubileu de Ouro da Anpae (1961-2011).A Formação para a docência na Licenciatura em Pedagogia. 2011. (Simpósio).

II Seminário Nacional de Educação Inclusiva.O trabalho com temas integradores no processo de inclusão de jovens e adultos. 2010. (Seminário).

XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA. 2010. (Encontro).

19° EPENN.A relação teoria e prática: um desafio para o estágio curricular supervisionado na formação de professores. 2009. (Encontro).

19º EPENN. 2009. (Encontro).

19º EPENN - Mini-curso Dialética em Marx. 2009. (Encontro).

Palestra "Currículo: a atividade humana como princípio educativo". 2009. (Outra).

X Congresso dos Trabalhadores em Educação do Estado de roraima. A Formação Continuada do Trabalhador. 2009. (Congresso).

1º Eixo da Formação Política e Sindical do SINTER.Movimento dos Trabalhadores em Educação no Brasil. 2008. (Outra).

IX Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. (Seminário).

IX Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. 2008. (Seminário).

IX Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO E DO NEOLIBERALISMO. 2008. (Seminário).

IX Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação de Roraima. 2007. (Congresso).

II encontro da ANPAE/RR e III Encontro da ANPAE/AM. 2005. (Encontro).

XVII EPENN. 2005. (Encontro).

XII ENDIPE. 2004. (Encontro).

II Encontro Estadual da ANPAE/AM. 2002. (Encontro).

I Seminário Científico Internacional de Educação do Estado de Roraima.Passando a régua é tudo igual. 2001. (Seminário).

I Seminário de Gestão Escolar: estratégias para resultados na escola. 2000. (Seminário).

VIII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação de Roraima. 1999. (Congresso).

VI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação de Roraima. 1995. (Congresso).

V Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação de Roraima. 1994. (Congresso).

IV Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação de Roraima. 1993. (Congresso).

III Congresso Estadual dos Trabalhos em Educação de Roraima. 1992. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Roseanne Plata Sanches Alencar

CASTRO, P. M.;Santos, Edlauva Oliveira; SOUZA, J. M.. O USO DA MATA CILIAR DO RIO BRANCO COMO FERRAMENTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR À LUZ DO PENSAMENTO SISTÊMICO E DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO AMAZÔNICO. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Doraney Baía Mota

MENIN, P. A. H.;Santos, Edlauva Oliveira; ROCHA, S. F. M.. RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO E PRÁXIS DO PEDAGOGO COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E CURRÍCULO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE PÚBLICA RORAIMENSE. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Marina Fonseca Ramos

MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T.;Santos, Edlauva Oliveira. A ATIVIDADE DE SITUAÇÃO PROBLEMA DISCENTE COM FRAÇÕES, FUNDAMENTADA NA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL NA PERSPECTIVA DE GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV, COM OS ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ANTONIA COELHO DE LUCENA. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Angelita Nobrega da Silva

FERST, E. M.;Santos, Edlauva Oliveira; MENDOZA, H. J. G.. O ESTUDO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, FUNDAMENTADO NA PERSPECTIVA STEAM E NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA POR ESTUDANTES DO 4º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA-RR. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Jesucina do Nascimento Moura de Oliveira

SANTOS, E. O.; FERST, E. M.; OLIVEIRA, S. K. S.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL FUNDAMENTADA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ALTO ALEGRE-RR. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Eugênia Karla Villória

SANTOS, E. O.; MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T.. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE FUNDAMENTADA EM GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS DOS ESTUDANTES DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: JOSE ROBERTO DO NASCIMENTO JUNIOR

DUARTE NETO, J. H.; LIMA, A. M.; LIRA, M. M. R.;SANTOS, E. O.. AS RELAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO INTEGRAL E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS: um estudo dos docentes de um Campus do Instituto Federal de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Pernambuco.

Aluno: Élida Silva Souza

PETERNELLA, A.;SANTOS, E. O.; BEZERRA, N. J. F.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES BACHARÉIS QUE ATUAM EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO BRASIL (2014 ? 2018). 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Patricia Florencio Ferreira de Alencar

FERST, E. M.; OLIVEIRA, S. K. S.;SANTOS, E. O.. O USO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NO LETRAMENTO CIENTÍFICO E OS MOMENTOS PEDAGÓGICOS APLICADOS COM ALUNOS DO 6 º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE BOA VISTA RR. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: ELAINE CRISTINA DE ALMEIDA EVANGELISTA

GHEDIN, E.; LIMA, J. I.; DELGADO, O. T.;SANTOS, E. O.. Representação Mental dos conceitos científicos construídos por alunos de uma turma de 2º período da Educação Infantil por meio do processo de ensino-aprendizagem de Geometria. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Cleide Aparecida Ferreira da Silva Gusmão

CASTRO, P. M.; DALCIN, A.; FERREIRA, W. A. A.; MANSILLA, D. E. P.; SILVA, A. M. T. B.;SANTOS, E. O.. O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: entre as vozes e vivências de professores das escolas públicas do município de Cáceres, MT. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ivone Mary Medeiros de Souza

SANTOS, E. O.; LIMA, T. M.; LOPES, E. T.; SANTOS, R. M. R.; BEZERRA, N. J. F.; WIELEWSKI, G. D.; MARIANI, F.. Educação em Ciências Naturais na perspectiva do currículo intercultural: histórias contadas por professores indígenas. 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Maria Leogete Joca da Costa

SANTOS, E. O.; GHEDIN, E.; PIMENTA, S. G.; BORBA, V. C. M.; BARROS, J. L. C.; SILVA, F. V.. A formação inicial de professores e o desenvolvimento do processo cognitivo da linguagem no estágio de docência no contexto da licenciatura em M atemática da UFRR. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Cleide Aparecida Ferreira da Silva Gusmão

CASTRO, P. M.; FERREIRA, W. A. A.; SILVA, A. M. T. B.; DALCIN, A.; MANSILLA, D. E. P.;SANTOS, E. O.. O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: vivências de professores das escolas públicas do município de Cáceres/MT. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: ELIZANGELA DA SILVA BARBOZA RAMOS

SILVA-FORSBERG, M. C.; ODA, W. Y.; AZEVEDO, R. O. M.; PALMA, R. C. D.;SANTOS, E. O.; GHEDIN, E.. Entre o saber e o gostar: a afetividade e cognição na formação de professores que ensinam Ciências e Matemática. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Francisca de Oliveira Alves

CASTRO, P. M.;Santos, Edlauva Oliveira; OLIVEIRA, S. K. S.. POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS: PROMOÇÃO DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR EM ESPAÇO NÃO FORMAL. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: FRANCISMAR DE AZEVEDO PACHECO

FERST, E. M.;Santos, Edlauva Oliveira; OLIVEIRA, S. K. S.. A UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO 6° ANO EM ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA -RR. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Clarice Maria dos Santos Soares

DUARTE NETO, J. H.;Santos, Edlauva Oliveira; CAU, J. N. A.. Trabalho como princípio educativo no ensino médio integrado à educação profissional: compreensão dos docentes. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Pernambuco.

Aluno: Edlauva Oliveira dos Santos

CHAGAS, R. P.; OLIVEIRA, J. V.;SANTOS, E. O.. VULNERABILIDADE SOCIAL NA JUVENTUDE UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO PROJETO CRESCER EM BOA VISTA RR 2001 2021. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Sociedade e Fronteiras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Maria Telma Rodrigues da Silva

OLIVEIRA, J. C. C.;Santos, Edlauva Oliveira; OLIVEIRA, S. K. S.. "O ensino híbrido nos processos de ensino e de aprendizagem em Ciências de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Militarizado Luíz Ribeiro de Lima, em Boa Vista ? RR, com aporte na TAS. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Angelita Nobrega da Silva

FERST, E. M.;SANTOS, E. O.; MENDOZA, H. J. G.. ESTUDO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, FUNDAMENTADO NA PERSPECTIVA STEAM E NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA POR ESTUDANTES DO 4º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTARR. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: JACQUELINE GODOY DE OLIVEIRA

SANTOS, E. O.; MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T.. A Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem de adição e subtração de números naturais fundamentado no sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov nos estudantes do 6º Ano da Escola Professora Maria Nilce Macêdo Brandão. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Marina Fonseca Ramos

MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T.;SANTOS, E. O.. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMAS DISCENTE COM OPERAÇÕES ARITMÉTICAS DE DIVISÃO, FUNDAMENTADA NA TEORIA - HISTÓRICO CULTURAL NA PERSPECTIVA DE GALPERIN, TALÍZINA, MAJMUTOV COM OS ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ANTONIA COELHO DE LUCENA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Eugênia Karla Ferreira de Sousa Villória

MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T.;SANTOS, E. O.. A ATIVIDADE DE SITUAÇÃO PROBLEMA DOCENTE NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTADA NO SISTEMA DIDÁTICO, GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV NOS ESTUDANTES DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Patricia Florencio Ferreira de Alencar

SANTOS, E. O.; FERST, E. M.; OLIVEIRA, S. K. S.. O uso da Pedagogia de Projetos no letramento científico com base nos três momentos pedagógicos aplicados com alunos do 6º ano da Escola Estadual Oswaldo Cruz. 2019.

Aluno: Eugênia Karla Ferreira de Sousa Villória

MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T.;SANTOS, E. O.; MUSSATO, S.. A Atividade de Situação Problema Docente na aprendizagem das operações aritméticas fundamentada no sistema didático, Galperin, Talizina e Majmutov nos estudantes de 1º ano do ensino fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: ELAINE CRISTINA DE ALMEIDA EVANGELISTA

GHEDIN, E.;SANTOS, E. O.; LIMA, J. I.. Estudos dos modos de representação mental de conceitos científicos e sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem de geometria: formas geométricas na Educação Infantil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Anne Caroline de Araújo Fonteles

MARCONDES, M. E. R. S.;SANTOS, E. O.; ARAUJO, N. P.. Laudos em Educação Especial: Produção do Conhecimento no Brasil. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Eudilene Costa Barbosa

BARBERENA, C. F. R.; CARMO, A. C. P.;SANTOS, E. O.. Núcleo de Acessibilidade no ensino Superior (Construir) da UFRR: histórico dos 12 anos desse espaço pedagógico voltado para a acessibilidade e a permanência dos acadêmicos público-alvo da Educação Especial. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: CLAUDIA REGINA DE OLIVEIRA BATISTA

PETERNELLA, A.;SANTOS, E. O.; COSTA, M. L. J.. Desafios do AEE na Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Paulo Sergio Rodrigues da Silva

SANTOS, E. O.. Os espaços de comunicação escolar e atuação da coordenação pedagógica: uma experiência vivenciada na Escola Municipal Emílio Russeau. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Ana Carolina Ferreira Machado

SANTOS, E. O.. O desafio de atuação do coordenador pedagógico diante da implantação do ensino estruturado no 2º ano do ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Eucleni Mesquita da Silva

SANTOS, E. O.. A construção e implementação de um PPP que espelhe a identidade cultural indígena: com índio e para índio - estudo de caso de uma escola indígena do estado de Roraima. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Joelma Falcão Santos Reis

SANTOS, E. O.. A atuação do professor na cultura digital na Escola Estadual Presidente Costa e Silva. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Ozanira Lima dos Aflitos

SANTOS, E. O.. Gamificação: uma nova ferramenta no ensino e na aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Messias Cavalcante Inácio

SANTOS, E. O.. Contribuição do Laboratório de Informática na aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Amazonas de Oliveira Monteiro em Boa Vista-RR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Jhessica Barreto Brasil César

Oliveira, L.E.;Santos, Edlauva Oliveira; RAMOS, E. S. B.. PROJETOS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TRABALHO COM UMA TURMA DE 3º ANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BOA VISTA RR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Josimar Ferreira Santos

OLIVEIRA, S. M.; Oliveira, L.E.;Santos, Edlauva Oliveira; PETERNELLA, A.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BOA VISTA RORAIMA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Maryana Cruz de Souza,

MENIN, P. A. H.;Santos, Edlauva Oliveira; SILVA NETO, J. P.. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM RORAIMA: OS DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA CULTURA E TRADIÇÃO LOCAIS DE MACUXI S E WAPICHANAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Nathaly Izaura Medeiros da Silva

SILVA NETO, J. P.;Santos, Edlauva Oliveira; MENIN, P. A. H.. PEDAGOGIA EMPRESARIAL COMO PROPOSIÇÕES EDUCATIVAS PARA RESOLUÇÕES DE CONFLITOS LABORAIS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Prof

PETERNELLA, A.;Santos, Edlauva Oliveira; SILVA NETO, J. P.. ª Dr.ª Alessandra Peternella.DIFICULDADES NA RELAÇÃO ENTRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E CORPO DOCENTE EM TEMPOS DE PRECARIZAÇÃO AMPLIADA DO TRABALHO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Adriene da Silva dos Santos

Oliveira, L.E.;Santos, Edlauva Oliveira; RAMOS, E. S. B.. ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: UM OLHAR DAS ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Kawanny Oliveira de Lucena

MARCONDES, M. E. R. S.;SANTOS, E. O.; Oliveira, L.E.. Pedagogo no Judiciário: relato de experiência de estágio de um pedagogo na Escola do Poder Judiciário de Roraima. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Maria José Souza Monteiro

SILVA NETO, J. P.;SANTOS, E. O.; PETERNELLA, A.. Futuro da carreira docente nas Resoluções CNE/CP n°01/2006 e CNE/CP n°. 02/2019 do MEC. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Marinalva Pacheco da Silva

SILVA NETO, J. P.;SANTOS, E. O.; PETERNELLA, A.. Coordenação pedagógica: desafios e superação no ensino remoto em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Rafaelly Nascimento de Assis

PETERNELLA, A.;SANTOS, E. O.; SILVA NETO, J. P.. Acesso às tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Boa Vista- RR no período de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Bruna da Silva Alves

PETERNELLA, A.;SANTOS, E. O.; EVANGELISTA, C. A. V.. Estágio Supervisionado em Coordenação Pedagógica no Contexto de Pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Ozilda Ferreira Moraes

SANTOS, E. O.; OLIVEIRA, L. E.; SOUZA, J. R.. Programa Residência Pedagógica: contribuições para formação docente inicial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Luciana Sampaio Nunes

SANTOS, E. O.; PETERNELLA, A.; EVANGELISTA, C. A. V.. O trabalho do pedagogo na coordenação pedagógica no retorno ao ensino presencial no contexto de pandemia de COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Ariele Rocha da Silva

SANTOS, E. O.; RAMOS, E. S. B.; SILVA NETO, J. P.. O que as pesquisas falam sobre o ensino de astronomia na infância?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Janguila de Anacleto dos Reis

MENIN, P. A. H.;SANTOS, E. O.; Oliveira, L.E.. A Educação Popular nas escolas públicas brasileiras: 20 anos de pesquisas publicadas na ANPED. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Alícia Lourenço Faria

PETERNELLA, A.;SANTOS, E. O.. A coordenação pedagógica em período de pandemia de Covid-19: o caso de um colégio federal no município de Boa Vista-RR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Zelângela da Silva Santos

OLIVEIRA, S. M.;SANTOS, E. O.; Oliveira, L.E.. NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE UMA ALUNA EGRESSA DA EJA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Rosailda Furtado Carvalho

BELO, E. S. V.;SANTOS, E. O.; LIMA, J. I.. DIFICULDADES E SABERES EVIDENCIADOS NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II E III EM MATEMÁTICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Marta Alves Dantas Targino

RAMOS, E. S. B.;SANTOS, E. O.. O ACOMPANHAMENTO FAMILIAR NAS ATIVIDADES ESCOLARES E OS DESAFIOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Geoames Ribeiro Silva

RAMOS, E. S. B.; Oliveira, L.E.;SANTOS, E. O.. Experiência formadora: contribuições do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: JOZILENE TRINDADE DE SOUZA

OLIVEIRA, L. E.;SANTOS, E. O.; COSTA, M. L. J.. Alfabetização e Letramento: um olhar na produção acadêmica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Keila Teixeira de Souza

MENIN, P. A. H.; OLIVEIRA, L. E.;SANTOS, E. O.. O trabalho do pedagogo hospitalar: uma experiência no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista - RR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Rafael Paiva Ribeiro dos Santos

BARBERENA, C. F. R.;SANTOS, E. O.; OLIVEIRA, S. M.. O perfil dos estagiários do Curso de Pedagogia da UFRR que acompanham alunos com autismo em salas regulares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Jéssica Cinaira Figueiredo da Silva

CARMO, A. C. P.;SANTOS, E. O.; RAMOS, E. S. B.. A criança e o brincar: contextos, desenvolvimento e aprendizagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: CELMA REGINA DA ROCHA PRATA DA SILVA

PETERNELLA, A.;SANTOS, E. O.; EVANGELISTA, C. A. V.; SANTOS, Edlauva Oliveira. A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: DIOVANA DE MELO SANTOS

PETERNELLA, A.;SANTOS, E. O.; OYAMA, E. R.. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: THAIS CRISTHIAN ARAUJO CHAVES

PETERNELLA, A.;SANTOS, E. O.; OLIVEIRA, L. E.. VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES DO USO DA LUDOTECA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Wesvânia Queiroz Silva

PETERNELLA, A.;SANTOS, E. O.; OLIVEIRA, S. M.. VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO HISTORICAMENTE A PROFISSÃO DOCENTE EM COORDENAÇÃO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: FRANCILEIDE DE SOUZA AQUINO

OLIVEIRA, L. E.;SANTOS, E. O.; RODRIGUES, H. C. A.. MAPEAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Gedeson Araujo Cruz

BELO, E. S. V.;SANTOS, E. O.; LIMA, J. I.. Estágio Docente: reflexões sobre as condições de trabalho do professor de matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Valdirene Fagundes Vieira

BELO, E. S. V.;SANTOS, E. O.; LIMA, J. I.. A formação continuada de professores de matemática: reflexões para o ensino de matemática na EEFTTO - Caroebe - RR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Dafne Sousa de Oliveira

SANTOS, E. O.; MARCONDES, M. E. R. S.; MENEZES, A. M. C.. Ensino Superior na Perspectiva da Pessoa com Deficiência: Condições de Acesso, Permanência e Sucesso no Curso de Psicologia na UFRR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: MARILEIDE CARDOSO MELQUIADES

CARMO, A. C. P.;SANTOS, E. O.; SANTOS, M. G.. A Educação Infantil e a Vivência do Estágio: o processo de formação docente e a relação teoria e prática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Juliana Karoline Dantas Santos

SANTOS, E. O.; Oliveira, L.E.; MENIN, P. A. H.. Pedagogia Hospitalar: a ludicidade como recurso pedagógico para a aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: EMYNE MARY ABRÃO

SANTOS, E. O.; Oliveira, L.E.; MENIN, P. A. H.. PIBID: o trabalho com os gêneros textuais como prática docente continuada no terceiro ano do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Gabriella Ribeiro Miranda

SANTOS, E. O.; MARCONDES, M. E. R. S.; BARBERENA, C. F. R.. Concepções dos estudantes de Pedagogia das universidades públicas de Roraima sobre altas habilidades/superdotação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: ADRIELLI ARAUJO MOTA

SANTOS, E. O.; Oliveira, L.E.; MENIN, P. A. H.. Desafios e Dilemas do Coordenador Pedagógico: algumas reflexões a partir da realidade de uma escola de Boa Vista-RR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Liliane Serra da Silva

SANTOS, E. O.; MENIN, P. A. H.; Oliveira, L.E.. PIBID: a formação docente dos acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Aline do Nascimento Braga

SANTOS, E. O.; CARMO, A. C. P.; RAMOS, E. S. B.. O Coordenador Pedagógico e a Motivação do Professor dos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Cíntia Emanuella Pereira Silva

SANTOS, E. O.; RAMOS, E. S. B.; Oliveira, L.E.. O lúdico como facilitador da aprendizagem da alfabetização infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Eliana Pítima Rodrigues Visgueira

SANTOS, E. O.; LIMA, J. I.; BELO, E. S. V.. O uso de jogos e materiais mannipuláveis nas aulas de Matemática em Escolas de Boa Vista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: MANOEL MEDEIROS DE OLIVEIRA

SANTOS, E. O.; LIMA, J. I.; BELO, E. S. V.. Os usos que professores fazem dos materiais manipuláveis em Boa Vista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Yasmine Fabiane Nobre

SANTOS, E. O.. A ludicidade no ensino de matemática: vivências no PIBID-Pedagogia em duas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Elijane Ferreira de Jesus

SANTOS, E. O.. Metodologias de ensino aplicadas à sala de aula da EJA no contexto de Roraima. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Bruna Queiroz Ale

SANTOS, E. O.. A literatura infantil, leitura, contação de história e rotina como estratégias para contribuir com o início do processo de cosntrução de possíveis sujeitos leitores em turma de maternalII. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Malena Gomes Penhalosa

SANTOS, E. O.. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de pedagogos da Universidade Federal de Roraima. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: CARMINHA PEREIRA SILVA

SANTOS, E. O.. Um breve olhar sobre a sala de leitura e o trabalho de formação de leitores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Fernanda Maria Nascimento Dos Santos

SANTOS, E. O.. A motivação como prática pedagógica na in/exclusão escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Luana Santos de Carvalho

SANTOS, E. O.. O letramento literário e a sua influência no processo de formação do leitor numa escola de ensino fundamental da rede pública de Boa Vista-RR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Elaine Carvalho Magalhães

SANTOS, E. O.. O Bullying e sua influência no processo de aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Aldenira Cardoso da Silva

SANTOS, E. O.. As concepções sobre o processo de alfabetizar letrando nos anos iniciais do ensino fundamental e suas possibilidades na prática docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual.

Aluno: Hadassa Marques Silva

SANTOS, E. O.. A relação escola-comunidade como artefato para gestão democrática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual.

Aluno: Antonio da Silva Miranda

SANTOS, E. O.. O planejamneto de ensino: repercussões na prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual.

Aluno: Eldaci Cavalacante de Souza Pereira e outros

SANTOS, E. O.. O processo de formação do leitor a partir do conhecimento de mundo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Aluno: Gláucia Renata Araújo Santiago e outros

SANTOS, E. O.. O processo de formação do aluno leitor durante o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Aluno: Ana Cleilce da Silva Farias e outros

SANTOS, E. O.. A leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: dificuldades, necessidades e possibilidades. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Aluno: Bernarda Henrique Silva e outros

SANTOS, E. O.. Planejamento Interdisciplinar e Trabalho Coletivo: a trajetória do estágio Curricular Supervisionado em uma escola pública de Boa Vista-RR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Aluno: Aline da Cruz Silva e outros

SANTOS, E. O.. Avaliação formativa na escola: dificuldades, necessidades e possibilidades. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual.

Aluno: Jacqueline Abreu de O

SANTOS, E. O.. Vieira.A importância da contação de histórias para crianças da Educação Infantil no desenvolvimento do prazer pela leitura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual.

Aluno: Alzilene Ribeiro Duarte Pinheiro e outros

SANTOS, E. O.. As atividades com a literatura infantil na pré-escola e o desenvolvimento do gosto pela leitura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual.

Aluno: Elane Feijó Ferreira e outros

SANTOS, E. O.. A relação entre a organização da aula e a (in)disciplina durante o estágio no ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual.

Aluno: Eldaci Cavalcante de Souza Pereira

SANTOS, E. O.. Relação professor-aluno: sua importância no processo ensino-aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual.

Aluno: Anésia do Valle Pereira e outros

SANTOS, E. O.. A contribuição do Supervisor e do Orientador Educacional no Processo de Planejamento na Escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Aluno: Arlena de Lima Gomes e outros

SANTOS, E. O.. A Importância do Planejamento Coletivo na Organização da Aula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.

SANTOS, E. O.. Banca de Seleção de Professor de Língua Portuguesa para o curso de Pedagogia. 2013. Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual.

SANTOS, E. O.. Banca de Seleção de Professor de Língua Portuguesa para o curso de Pedagogia. 2013. Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual.

SANTOS, E. O.. Banca de Seleção de Professor de Língua Portuguesa para o curso de Pedagogia. 2013. Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual.

SANTOS, E. O.. Banca de Seleção de Professor para o curso de Pedagogia. 2013. Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual.

ARAUJO JUNIOR, A. C. R.;SANTOS, E. O.; SCACABAROSI, H.. Banca Examinadora de CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR. 2021. Universidade Federal de Roraima.

SANTOS, E. O.; FIGUEIREDO, M. G. S. Q.; MENEZES, A. M. C.. Concurso para professor da Licenciatura em Educação do Campo. 2016. Universidade Federal de Roraima.

SANTOS, E. O.. Seleção de Professor da área de Geografia para a UFRR. 2014. Universidade Federal de Roraima.

SANTOS, E. O.. Edital 05/2019 referente ao Programa de Bolsas Acadêmicas em Extensão - Projetos 2019. 2019. Universidade Federal de Pelotas.

Orientou

Lucely Pereira Amazonas

INFLUÊNCIAS DO ENSINO ESTRUTURADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR NO PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A IMPLEMENTAÇÃO; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; (Orientador);

Giselle Vieira de Oliveira

O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA FRENTE A IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO ESTRUTURADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; (Orientador);

Priscila Leal

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E EXPERIÊNCIAS NA DINAMIZAÇÃO DE AULAS DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; (Orientador);

Vacelene Ribeiro de Queiroz

ELEMENTOS DA CULTURA E DA HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA NO LIVRO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ADOTADO PELA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Cultura Africana e Afrobrasileira) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Raimunda Ferreira da Silva

O papel do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual no contexto da inclusão social das pessoas com deficiência no Estado de Roraima; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

CELIVANIA ALVES DE MELO NASCIMENTO

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A DEFICIÊNCIA FÍSICA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização (lato sensu) Formação Co) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

ANA LOURDETE DE LIMA GUERRA CORADO

DIFICULDADES E POSSIBILIDADES PARA DESENVOLVER CAPACIDADES E HABILIDADES DA CRIANÇA CEGA NA PERSPECTIVA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização (lato sensu) Formação Co) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

ADRIANA DA CONCEIÇÃO SOUSA

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização (lato sensu) Formação Co) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Luciene Soares Pereira

SINDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização (lato sensu) Formação Co) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Cléia de Jesus dos Reis de Melo

A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização (lato sensu) Formação Co) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Maria Selma Cavalcante de Sousa

ESTUDO DO CASO DICO, A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização (lato sensu) Formação Co) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

ALDEVÂNIA BARRETO DE MATOS

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO ALUNO ALEX, SÍNDROME DE DOWN, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BOA VISTA/RR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização (lato sensu) Formação Co) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Iraildes Santos dos Reis

AEE E DEFICIÊNCIA FÍSICA: TRANSFORMANDO IDEIAS EM REALIDADE; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização (lato sensu) Formação Co) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Lilianne de Sousa Gomes Sales

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização (lato sensu) Formação Co) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

MARIA DA PAZ DE SOUSA AMORIM

UM ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: BUSCANDO ESTRATÉGIAS PARA AMELHORIA DA APRENDIZAGEM; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização (lato sensu) Formação Co) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Mirakelly Alves de Andrade

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REMOTO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRR: o que dizem os estagiários; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Alda Beatriz Nascimento Malaquias

REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Alcimara Eliane de Souza Silva

?Reflexões sobre as experiências no estágio curricular do curso de Pedagogia nas modalidades presencial e on-line?; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Darcilene de Souza Aquino

O Estágio Curricular na Gestão e Coordenação Pedagógica no Contexto da Pandemia de Covid 19: Reflexões Sobre Possibilidades e Dificuldades; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Leila Mark Rosália de Sousa

Vivências no Estágio em Educação Infantil no contexto do ensino remoto em tempos de pandemia Covid-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Rebeka Cristina Costa da Silva e Souza

Concepção de gestão do Manual da Escola do Instituto Alfa e Beto adotado pelas escolas públicas de Boa Vista-RR; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Beatriz da Silva Clementino

Trajetória Formativa de uma estudante do curso de pedagogia: das origens na comunidade indígena Água Fria e o desejo de ser professora; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

JOSENIA DE SOUZA MONTEIRO

Reflexões sobre as experiências de uma futura professora com o reforço escolar durante a pandemia do COVID-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Jediane Gomes Rodrigues

Contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação do pedagogo no contexto da pandemia de Covid-19: reflexões a partir de uma experiência no 3º ano do Ensino Fundamental; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Jaqueline Dias Ramaldes

DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES PARA IMPLEMENTAR O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Fernando Antônio Cordeiro de Lima

PERFIL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Everton Henrique Mesquita de Arruda

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM RORAIMA: UM OLHAR A PARTIR DOS TRABALHOS PRODUZIDOS NA ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA UFRR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Ana Lúcia Pinto Sousa

ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL USANDO OS JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Edileia de Sousa Silva

UMA EXPERIÊNCIA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COM FOCO NA DIVERSIDADE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Ilzamar da Silva Magalhães

O ESTÁGIO CURRICULAR COMO MOMENTO DE APRENDIZAGEM SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

BRUNA CAROLINA SILVA MAGALHÃES

ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MANUAL DA ESCOLA DO IAB; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Elândia Gomes Araújo

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS INDÍGENAS WARAO DA ESCOLA CASA DE LOS NIÑOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Maria Cristiana da Silva Figuerêdo

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE: O QUE FAZ O PEDAGOGO NESTE CAMPO PROFISSIONAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Dalva Helena Ferreira Santos

O ESTÁGIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Erica Araújo Pereira

REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Lucely Pereira Amazonas

Desafios da Coordenação Pedagógica para articular o trabalho pedagógico em uma escola que adota o Ensino Estruturado; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Giselle Vieira de Oliveira

O Estágio Supervisionado e a aprendizagem da polivalência numa turma do 3º no do Ensino Fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Ednancy Cavalcante

ATIVIDADES LÚDICAS NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE DA CRIANÇA COM AUTISMO: reflexões sobre uma experiência de Estágio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Viviane Teixeira Rodrigues

NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM ESCOLAS DA ZONA OESTE DA CIDADE DE BOA VISTA-RR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Rejane Quaresma Neves

A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Raimunda Cavalcante Pereira

A contribuição da contação de histórias para pessoas cegas ou com baixa visão: relato de experiência de estágio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Lindalva Brasil Dias Ferreira

A importância das atividades lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Suzy Almeida Sampaio

A contribuição do Estágio Curricular na formação docente do pedagogo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Lidia Maria Ferreira Medeiros

Trabalhando o bullying na escola: reflexão sobre uma experiência de estágio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Andressa Pablini Saldanha Peixoto Brito

A importância dos jogos pedagógicos no processo de aquisição da leitura; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Daiane Caroline Marion

A CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

ELAINE MARIA PALUDO

O Coordenador Pedagógico como articulador da Formação Continuada dos professores na escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

RUTH LEE ARAÚJO PESSOA

As contribuições da literatura infantil para os processos de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Onésia de Souza Silva

As fábulas e o desenvolvimento da leitura em uma turma do 3º ano do ensino fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Ederlania Araujo Laranjeira

O ensino da Matemática na perspectiva do letramento: o jogo como possibilidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

ALGEMIRA ALBINA DE LIMA e outros

O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA POR MEIO DO LÚDICO EM UMA TURMA DO 4o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

ELAINE CRISTINA COSTA DOS SANTOS e outros

FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

ALDEIDES GOMES PEREIRA

A ludicidade como recurso pedagógico facilitador para a aprendizagem dos aunos do 5º ano do Ensino Fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

JOTEHARLLY BARROSO SANTOS e outros

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E O PLANO DE AULA: REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DIDÁTICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio Atual; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

ALESSANDRA FERREIRA DE ALMEIDA e outros

A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DO PROFESSOR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

ELIETE SILVA OLIVEIRA

O PLANEJAMENTO NUMA PERSPECTIVA PARTICIPATIVA: A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE AULA PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

ALINE MADEL LIMA DE CARVALHO

AS PRÁTICAS DE LEITURA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA- RR: SUA IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

EDNAIR SILVA DOS SANTOS

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Elane Feijó Ferreira e outros

A relação entre a organização da aula e a (in)disciplina durante o estágio no ensino fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Ana Cleilce da Silva Farias e outros

A leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: dificuldades, necessidades e possibilidades; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Alzilene Ribeiro Duarte Pinheiro e outros

As atividades com a literatura infantil na pré-escola e o desenvolvimento do gosto pela leitura; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Gláucia Renata Araújo Santiago

O processo de formação do aluno leitor durante o estágio dos anos iniciais do ensino fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Aline da Cruz Silva e outros

Avaliação formativa na escola: dificuldades, necessidades e possibilidades; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Jacqueline Abreu de O

Vieirta; A importância da contação de histórias para crianças da educação infantil no desenvolvimento do prazer pela leitura; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Anésia do Valle Pereira e outros

A contribuição do Supervisor e do Orientador Educacional no Processo do Planejamento na Escola; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Arlena de Lima Gomes e outros

A importância do Planejamento Coletivo na Organização da Aula; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Edlauva Oliveira dos Santos;

Produções bibliográficas

  • RAMOS, ELIZANGELA ; OLIVEIRA DOS SANTOS, EDLAUVA . Vivências com o ensino de Matemática na formação inicial de professores. INTERMATHS , v. 4, p. 201-214, 2023.

  • Santos, Edlauva Oliveira dos ; GHEDIN, EVANDO . WHO ARE THE BEGINNING TEACHERS WHO TEACH MATHEMATICS IN THE EARLY YEARS OF THE MUNICIPAL NETWORK OF BOA VISTA-RR?. International Journal of Human Sciences Research , v. 3, p. 2-8, 2023.

  • CARGNIN, CLAUDETE ; OLIVEIRA DOS SANTOS, EDLAUVA ; PESSÔA DA COSTA, LEILA ; DURÃO FERREIRA, LÚCIA DE FÁTIMA . Um Panorama Geral dos Planos de Ação do Edital SBEM-DNE 01/2020 do FormAção. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM) , v. 12, p. 19-36, 2022.

  • ARRUDA, E. H. M. ; SANTOS, E. O. ; PEREIRA, E. A. ; BRITO, G. C. S. ; SILVA, E. C. M. . DESAFIOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM RORAIMA: UM OLHAR A PARTIR DOS TRABALHOS PRODUZIDOS NA ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA UFRR. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico , v. 05, p. 55-68, 2019.

  • BELO, E. S. V. ; SANTOS, E. O. ; GONCALVES, T. O. ; GHEDIN, E. . A influência dos movimentos escolanovista e construtivista na formação e nas práticas de professores que ensinam matemática nos anos iniciais em Boa Vista-RR. Revista de Ciência e Tecnologia , v. 4, p. 1-21, 2018.

  • SANTOS, E. O. ; KALHIL, J. B. ; GHEDIN, E. . Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática , v. 3, p. 25-41, 2015.

  • SANTOS, E. O. . A Hermeneutica e o processo de construção do conhecimento. Dialógica (Manaus) , v. 1, p. 1, 2007.

  • Santos, Edlauva Oliveira . 3150Necessidades formativas de professores iniciantes que ensinam matemática nos anos iniciais. 1. ed. São Paulo: Editora Dialética, 2023. v. 1. 397p .

  • SANTOS, E. O. ; Érica Joyce Rodrigues Cavalcante (Org.) . Escola que Protege: enfrentando a violência sexual contra crianças e adolescentes. 1. ed. Boa Vista-RR: Editora da UFRR, 2014. v. 01. 93p .

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. ; COSTA, M. L. J. . PROFESSORES INICIANTES E SUAS NECESSIDADES FORMATIVAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM BOA VISTA-RR. In: Andressa Florcena Gama da Costa; Klinger Teodoro Ciríaco; Natiele Silva Lamera. (Org.). Pesquisas com professores iniciantes no Brasil: diálogos em diferentes contextos. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 1, p. 37-54.

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. . O PÚBLICO E O PRIVADO NA DEFINIÇÃO DA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O MAGISTÉRIO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BOA VISTA-RR. In: Ana Lúcia de Sousa; Hildete Pereira dos Anjo; Renata Maldonado da Silva; Beatriz Patrícia de Lima Level. (Org.). Educação e sociedade: desafios do Brasil contemporâneo. 1ed.Boa Vista: Editora da UFRR, 2024, v. 1, p. 34-59.

  • SANTOS, E. O. ; Ghedin, Evandro . IMPLICAÇÕES DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR. In: Ana Lúcia de Sousa; Hildete Pereira dos Anjos; Renata Maldonado da Silva. (Org.). Políticas educacionais e diferenças: diálogos interdisciplinares. 1ed.Boa Vista: Editora da UFRR, 2022, v. 1, p. 219-248.

  • CRUZ, J. S. ; ARAUJO, E. G. ; FRAGA, R. P. ; SANTOS, E. O. . DA PEDAGOGIA À POESIA: RELATOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NÍVEL SUPERIOR. In: Leila Maria Camargo; Sérgio Luiz Lopes. (Org.). Educação Intercultural: Os desafios de educar na tríplice fronteira. 2ed.Boa Vista: Edlauva Oliveira, 2022, v. 1, p. 324-335.

  • ARAUJO, E. G. ; ARRUDA, E. H. M. ; SILVA, J. ; SANTOS, E. O. . EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA ALÉM DA SALA DE AULA: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES. In: Leila Maria Camargo; Sérgio Luiz Lopes. (Org.). Educação Intercultural: Os desafios de educar na tríplice fronteira. 2ed.Boa Vista: UERR Edições, 2022, v. 1, p. 336-347.

  • MAGALHAES, I. S. ; SANTOS, E. O. . O ESTÁGIO CURRICULAR COMO MOMENTO DE APRENDIZAGEM SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE. In: Leila Maria Camargo; Sérgio Luiz Lopes. (Org.). Educação Intercultural: Os desafios de educar na tríplice fronteira. 2ed.Boa Vista: Edições UERR, 2022, v. 1, p. 297-309.

  • Santos, Edlauva Oliveira dos ; Ghedin, Evandro . Necessidades formativas de professores dos Anos Iniciais quanto aos conteúdos matemáticos. In: Editora Poison. (Org.). Série Educar - Volume 43 - Matemática. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 43, p. 23-31.

  • Sousa, Ana Lúcia Pinto ; Santos, Edlauva Oliveira dos . ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL USANDO OS JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS. In: Américo Junior Nunes da Silva. (Org.). Educação: Atualidade e Capacidade de Transformação do Conhecimento Gerado. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2020, v. , p. 86-97.

  • ARRUDA, E. H. M. ; SANTOS, E. O. . DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM RORAIMA: UM OLHAR A PARTIR DOS TRABALHOS PRODUZIDOS NA ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA UFRR. In: Sebastião Monteiro Oliveira; George Brendom Pereira dos Santos. (Org.). Ensino, aprendizagem e desafios sobre temas em educação. 1ed.Boa Vista: Editora da UFRR, 2020, v. 1, p. 58-88.

  • SILVA, E. S. ; SANTOS, E. O. . UMA EXPERIÊNCIA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COM FOCO NA DIVERSIDADE. In: Sebastião Monteiro Oliveira; George Brendom Pereira dos Santos. (Org.). Ensino, aprendizagem e desafios sobre temas em educação. 1ed.Boa Vista: Editora da UFRR, 2020, v. 1, p. 173-195.

  • Santos, Edlauva Oliveira dos ; Ghedin, Leila Márcia ; Ghedin, Evandro . O CONCEITO DE IDENTIDADE DOCENTE NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: Keyla Christina Almeida Portela; Alexandre José Schumacher. (Org.). Produção Científi ca e Experiências Exitosas na Educação Brasileira 5. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2019, v. 5, p. 66-77.

  • ARAUJO, E. G. ; SANTOS, E. O. . O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO COM AS CRIANÇAS INDÍGENAS WARAO DA ESCOLA CASA DE LOS NIÑOS. In: Antonio Tolrino de Rezende Veras; Lúcio Keury Almeida Galdino; Giovanni de Farias Seabra. (Org.). EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTALIBILIDADE E TERRITÓRIO TRADICIONAL (Tomo I). 1ed.Boa Vista: EDUFRR, 2019, v. 1, p. 150-158.

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. ; BELO, E. S. V. ; GONCALVES, T. O. ; MANFREDO, E. C. G. . Saberes matemáticos e pedagógicos do conteúdo matemático de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; FRAIHA-MARTINS, France. (Org.). Saberes docentes em Ciências e Matemáticas na Amazônia brasileira. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. 01, p. 281-302.

  • BELO, E. S. V. ; GONCALVES, T. O. ; SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. . Uma Experiência de Pesquisa-Formação por meio do Grupo Focal com Professores que Ensinam Matemática nos Anos Escolares Iniciais de Boa Vista-RR. In: GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver Gonçalves; FRAIHA-MARTINS, France. (Org.). Saberes Docentes em Ciências e Matemáticas na Amazônia Brasileira. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. 1, p. 19-40.

  • SANTOS, E. O. ; SILVA-FORSBERG, M. C. ; GHEDIN, E. . UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE AFORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Gilvete de Lima Gabriel; João Paulino da Silva Neto; Maria de Lourdes Sousa Gomes. (Org.). Formação de Professores Frente à Política Global Pesquisas (Auto)biográficas com Crianças: O Reconhecimento de sua Palavra. 1ed.Boa Vista-RR: EDUFRR, 2016, v. 1, p. 253-282.

  • SANTOS, E. O. ; Aristonildo Chagas Araújo Nascimento . A formação de professores no contexto da globalização: possibilidades de construção de uma escola inclusiva. In: FREITAS, Déborah de B.A.; CARDOZO, Sandra M. da S.. (Org.). (In) Formando e (re )construindo redes de conhecimento. 1ªed.Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2012, v. 1, p. 153-170.

  • SANTOS, E. O. . QUEM SÃO OS PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR?. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, on-line. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2022. v. 1. p. 5473-5484.

  • RAMOS, E. S. B. ; SANTOS, E. O. ; ROSA, J. E. B. . O ESTÁGIO CURRICULAR COMO CAMPO DE APRENDIZAGEM SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA. In: XVIII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (SEINPE), 2019, Manaus-AM. Formação de Professores/as: história, políticas públicas e desafios contemporâneos. Manaus-AM: EDUA, 2019. v. 1. p. 1084-1094.

  • SANTOS, D. H. F. ; SANTOS, E. O. . O ESTÁGIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XVIII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (SEINPE), 2019, Manaus-AM. Formação de Professores/as: história, políticas públicas e desafios contemporâneos. Manaus-AM: EDUA, 2019. v. 1. p. 1094-1104.

  • SANTOS, E. O. ; RAMOS, E. S. B. ; ROSA, J. E. B. . A RELAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE E COGNIÇÃO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. In: XVIII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (SEINPE), 2019, Manaus-AM. Formação de Professores/as: história, políticas públicas e desafios contemporâneos. Manaus-AM: EDUA, 2019. v. 1. p. 1355-1363.

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. . NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS QUANTO AOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. In: VI CONEDU, 2019, Fortaleza-CE. Anais do VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. v. 1. p. 1-12.

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. . NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2017, Canoas-RS. VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. Canoas-RS: Ulbra, 2017. v. 01. p. 01-12.

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. . A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NAS PESQUISAS NACIONAIS E REGIONAIS. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM/PPGECM/UNISUL, 2016. v. 11. p. 1-12.

  • GHEDIN, L. M. ; SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. . A ?FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES?: ANÁLISE DO CONCEITO A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA. In: 1ª Reunião da Anped Norte, 2016, Belém-PA. ANAIS DA I REUNIÃO CIENTÍFICA ANPEd NORTE, 2016. v. 01. p. 1434-1449.

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, L. M. ; GHEDIN, E. . O CONCEITO DE IDENTIDADE DOCENTE NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: I REUNIÃO CIENTÍFICA ANPEd NORTE, 2016, Belém-PA. ANAIS DA I REUNIÃO CIENTÍFICA ANPEd NORTE, 2016. v. 01. p. 1639-1639.

  • SANTOS, E. O. ; Oliveira, L.E. ; SOUZA, J. R. . UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COMO EIXO ARTICULAR DO CURRÍCULO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRR. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio LusoAfro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2016, Recife. CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE. Recife: Biblioteca Anpae, 2016. v. 5. p. 285-293.

  • SANTOS, E. O. ; LIRIO, F. C. . A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES À DISTÂNCIA NO CURSO ESCOLA QUE PROTEGE. In: III WTEaD, 2015, Boa Vista. III Workshop de Tecnologia em Educação a Distância. Boa Vista: Editora UFRR, 2015. v. 01. p. 90-100.

  • SANTOS, E. O. . O Estágio Supervisionado e a formação para a docência no curso de Pedagogia. In: XXII EPENN, 2014, Natal. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORTE E NORDESTE: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais.. Natal:RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educaç, 2014.

  • SANTOS, E. O. . A Formação Docente no curso de Pedagogia: contribuições do Estágio Supervisionado. In: XVI ENDIPE, 2012, Campinas - SP. E-Books do XVI ENDIPE: Didática e Prática de Ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e qualidade. Araraquara - SP: Junqueira e Marin Editores, 2012. v. 2. p. 007226-007238.

  • SANTOS, E. O. . A Formaação para a docência na Licenciatura em Pedagogia. In: XXI Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação Jubileu de Ouro da Anpae (1961 - 2011), 2011, São Paulo. Políticas Públicas e Gestão da Educação, 2011.

  • SANTOS, E. O. ; Aristonildo Chagas Araújo Nascimento . O papel do Estágio na Formação de Professores no curso de Pedagogia. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus - AM. Educação, Cultura e Diversidades, 2011.

  • SANTOS, E. O. . A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA. In: XVEndipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. XVEndipe:: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

  • SANTOS, E. O. ; Ana Maria Góes Mesquita . A AQUISIÇÃO/CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro, 2010, Porto - Portugal. IX Colóquio Luso Brasileiro sobre Questões Curriculares: Debater o Currículo e seus campos - Livro de Resumos, 2010.

  • Ana Maria Góes Mesquita ; SANTOS, E. O. . A PRÁTICA DOCENTE DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA: REPERCUSSÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro, 2010, Porto - Portugal. IX Colóquio Luso Brasileiro sobre Questões Curriculares: Debater o Currículo e seus campos - Livro de Resumos, 2010.

  • SANTOS, E. O. . A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: um desafio para o estágio curricular supervisionado na formação de professores. In: 19° EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa - PB. 19° EPENN - Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social. João Pessoa-PB: Editora da UFPB, 2009.

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. . NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. In: VIII Simpósio Lasera Manaus, 2021, Manaus. Anais do VIII Simpósio Lasera Manaus 2021. Manaus: Editora da Universidade do Estado do Amazonas, 2021. v. 1. p. 171-174.

  • Ana Maria Góes Mesquita ; SANTOS, E. O. . A prática docente dos egressos do curso de pedagogia: repercussões do estágio curricular supervisionado. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro, 2010, Porto - Portugal. IX Colóquio Luso Brasileiro sobre Questões Curriculares: Debater o Currículo e seus campos - Livro de Resumos. Porto - Portugal: Legis Editora, 2010. v. único. p. 5-464.

  • SANTOS, E. O. ; Ana Maria Góes Mesquita . A AQUISIÇÃO/CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro, 2010, Porto - Portugal. IX Colóquio Luso Brasileiro sobre Questões Curriculares: Debater o Currículo e seus campos - Livro de Resumos. Porto - Portugal: Legis Editora, 2010. v. único. p. 5-464.

  • SANTOS, E. O. ; Aristonildo Chagas Araújo Nascimento . A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: IX Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, 2008, Manaus. Cadernos de Resumo do IX Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Manaus, 2008.

  • SANTOS, E. O. . Planejar: uma atividade docente necessária, coletiva e formativa. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, E. O. ; BELO, E. S. V. . Planejamento da atividade docente no PIBID e no PRP. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Santos, Edlauva Oliveira . Desafios da Educação Básica em Roraima. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, E. O. . Os desafios do professor. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, E. H. M. ; SANTOS, E. O. . DESAFIOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM RORAIMA: UM OLHAR A PARTIR DOS TRABALHOS PRODUZIDOS NA ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA UFRR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, E. G. ; SANTOS, E. O. . PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS INDÍGENAS WARAO NA ESCOLA CASA DE LOS NIÑOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, E. S. B. ; SANTOS, E. O. ; ROSA, J. E. B. . ESTÁGIO CURRICULAR COMO CAMPO DE APRENDIZAGEM SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. . PERFIL DE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. H. F. ; SANTOS, E. O. . O ESTÁGIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. . NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS QUANTO AOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, E. G. ; SANTOS, E. O. . O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO COM AS CRIANÇAS INDÍGENAS WARAO DA ESCOLA CASA DE LOS NIÑOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. . O OLHAR DE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE SUA FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, E. O. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, E. O. . Prática pedagógica e formação do professor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, E. O. . Uma experiência com a disciplina, conteúdos e fundamentos metodológicos no ensino de Matemática no Curso de Pedagogia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, E. O. . Transversalidade e Flexibilidade Pedagógica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. . NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. . UMA EXPERIÊNCIA COM A DISCIPLINA CONTEÚDOS E FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, E. O. ; SOUZA, J. R. ; OLIVEIRA, L. E. . UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COMO EIXO ARTICULAR DO CURRÍCULO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. . A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NAS PESQUISAS NACIONAIS E REGIONAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, E. O. . Formação de professores: metodologias e processo avaliativo na Escola de Educação Básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, E. O. . A inter-relação entre Avaliação e Revisão do Projeto Político Pedagógico da Escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, E. O. ; GHEDIN, E. ; SILVA-FORSBERG, M. C. . UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, E. O. ; LIRIO, F. C. . A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES À DISTÂNCIA NO CURSO ESCOLA QUE PROTEGE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, E. O. . 'A leitura nas séries iniciais'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, E. O. . O Estágio Supervisionado e a Formação para a Docência no Curso de Pedagogia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, E. O. . O multiletramento nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, E. O. . A Formaação para a docência na Licenciatura em Pedagogia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, E. O. . O papel do Estágio na Formação de Professores no curso de Pedagogia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, E. O. . A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, E. O. . A relação teoria e prática: um desafio para o Estágio Curricular Supervisionado na Formação de Professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, E. O. . Gestão Escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, E. O. . A formação continuada do trabalhador em educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, E. O. . Formação Política e Sindical. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, E. O. . Como articular a função social da escola com as especificidades/demandas da comunidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, E. O. . Gestão Democrática: uma discussão necessária. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, E. O. ; Edlamar Oliveira dos Santos ; Maria Conceição da Costa Pereira ; Zilene Duarte de Lucena . Nosso projeto: uma proposta para a formação de um novo cidadão. Brasília-DF: Secretaria de Educação Fundamental/MEC, 1994 (Trabalhos Premiados no VII Concurso Prêmio 15 de Outubro).

  • SANTOS, E. O. ; Edlamar Oliveira dos Santos ; Maria Conceição da Costa Pereira ; Zilene Duarte de Lucena ; SOUZA, S. E. ; SILVA, M. V. . O desafio da repetência na educação básica. Brasília-DF: MEC, 1993 (Trabalhos Premiados no VI Concurso Prêmio 15 de Outubro).

  • SANTOS, E. O. ; Edlamar Oliveira dos Santos ; Maria Conceição da Costa Pereira ; Zilene Duarte de Lucena ; SILVA, M. V. ; PEQUENINO, M. A. . Interdisciplinaridade: um desafio à qualidade do ensino. Brasília-DF: MEC, 1992 (Trabalhos Premiados no V Concurso Prêmio 15 de Outubro).

Outras produções

Santos, Edlauva Oliveira . RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA POSSIBILIDADE DE APROXIMAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DO CAMPO EM RORAIMA. 2023.

Santos, Edlauva Oliveira . Comissão de elaboração da proposta da Política de Capacitação e Formação Continuada para Docentes. 2023.

Santos, Edlauva Oliveira . DERRUBANDO MURROS, CONSTRUINDO PONTES: Criando alianças feministas antirracistas dentro, fora e contra as universidades. 2023.

PETERNELLA, A. ; SANTOS, E. O. ; SILVA NETO, J. P. . Comissão de Avaliação do curso de PEDAGOGIA, para realização da Seleção do Programa de Monitoria 2022. 2022.

SANTOS, E. O. . IV Encontro de Formação de Professores do Curso de Pedagogia da UFRR,. 2022.

SANTOS, E. O. . XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. 2022.

SANTOS, E. O. . Comitê de Pareceristas do livro Educação, Inclusão e Diversidade do Programa de Mestrado em Educação. 2021.

GOMES, F. A. ; Edlauva Oliveira dos Santos ; NASCIMENTO, L. S. ; SOUZA, B. C. M. F. . Comissão de elaboração do Código de Ética Discente no âmbito do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima. 2021.

Edlauva Oliveira dos Santos ; BARBERENA, C. F. R. ; LIRIO, F. C. ; RAMOS, E. S. B. ; Oliveira, L.E. . Comissão de Avaliação do Processo Seletivo de Ingresso Discente PPGE-UFRR/2021. 2021.

SANTOS, E. O. . VI Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas - SETA. 2020.

SANTOS, E. O. . Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM-FormAção. 2020.

SANTOS, E. O. . REPI: Revista Educação, Pesquisa e Inclusão. 2020.

SANTOS, E. O. . Parecerista ad hoc do Edital 05/2019 referente ao Programa de Bolsas acadêmicas em Extensão - Projetos 2019. 2019.

SANTOS, E. O. . Professora Edlauva. 2014; Tema: Formação de Professores e a Educação Básica. (Blog).

SANTOS, E. O. ; OLIVEIRA, L. E. ; RODRIGUES, H. C. A. . Propostas Pedagógicas para a Educação Infantil. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, E. O. . Ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental: Grandezas e medidas, Geometria e Frações. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, E. O. . Minicurso O Legado de Paulo Freire: Vida, Obra e Contribuições para a Educação. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, E. O. . Docência no Ensino Superior. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, E. O. . Docência no Ensino Superior. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, E. O. . O trabalho com temas integradores no processo de inclusão de jovens e adultos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, E. O. . alfabetização com contexto. 2006. .

SANTOS, E. O. . Avaliação Escolar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, E. O. . Aprendizagem e o Lúdico na educação Infantil. 2005. .

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2019

    A formação matemática do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no curso de Pedagogia, Descrição: Este projeto de pesquisa integra a linha Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática ? PPGECEM/REAMEC tendo como objetivo, analisar a formação matemática no curso de Pedagogia quanto à preparação dos acadêmicos para atuarem como professores de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivo Geral: Analisar a formação matemática no curso de Pedagogia quanto à preparação dos acadêmicos para atuarem como professores de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Edlauva Oliveira dos Santos - Coordenador.

Prêmios

2012

PIQ Remuneração: Prpgrama de Remuneração Variável, Estácio Atual - Faculdade Estácio da Amazônia.

1994

VII CONCURSO PRÊMIO 15 DE OUTUBRO ? 1994, Ministério da Educação.

1994

Título de Professora Alfabetizadora, Secretaria de Educação Cultura e Desportos de Roraima.

1993

VI CONCURSO PRÊMIO 15 DE OUTUBRO ? 1993, Ministério da Educação.

1992

V CONCURSO PRÊMIO 15 DE OUTUBRO ? 1992, Ministério da Educação.

1992

Diploma de Honra ao Mérito, Secretaria de Educação Cultura e Desportos de Roraima.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal de Roraima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora do Curso de Pedagogia/UFRRMembro do Conselho do Centro de Educação/UFRR desde (2014 até 2020)Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD/UFRR) desde 2018 até abril de 2022.Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE/UFRR desde 2020 até novembro de 2023.Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica no subprojeto de Pedagogia desde 2020 até o momento.Membro do Fórum das Licenciaturas da UFRR desde 2023.Membro da Diretoria da SBEM/RR desde 2019.Vice-Coordenadora da Anfope-RR desde 2023.

Atividades

  • 01/2020

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CONTEÚDO E FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA, CONTEÚDOS E FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • 03/2019

    Direção e administração, CEDUC/Pedagogia.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia.

  • 01/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - 72 h

  • 01/2018

    Estágios , CEDUC/Pedagogia.,Estágio realizado, ESTÁGIO II - 100 h.

  • 02/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CEDUC/Pedagogia.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Centro/CEDUC.

  • 09/2019 - 12/2019

    Extensão universitária , CEDUC/Pedagogia.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do VI Colóquio do Curso de Pedagogia da UFRR.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 	ESTATÍSTICA E EDUCAÇÃO, 	FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • 08/2019 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CEDUC/Pedagogia.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para a eleição para Direção Geral do CEDUC/UFRR.

  • 01/2019 - 07/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 	CONTEÚDOS E FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA, CONTEÚDO E FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

  • 01/2019 - 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CEDUC/Pedagogia.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Avaliação do Caderno de Resumo Expandido do SENAC.

  • 09/2018 - 12/2018

    Extensão universitária , CEDUC/Pedagogia.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do V Colóquio do Curso de Pedagogia da UFRR.

  • 07/2017 - 02/2018

    Extensão universitária , CEDUC/Pedagogia.,Atividade de extensão realizada, Coordenador de Área do PIBID - Subprojeto de Pedagogia.

  • 06/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDÁTICA GERAL - 60 h

  • 01/2017 - 06/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CONTEÚDOS E FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA - 60 h, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - 72 h

  • 01/2017 - 06/2017

    Estágios , CEDUC/Pedagogia.,Estágio realizado, ESTÁGIO II - 100 h.

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDÁTICA GERAL - 60 h

  • 01/2016 - 06/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CONTEÚDOS E FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA - 60 h, DIDÁTICA GERAL - 60 h

  • 01/2016 - 06/2016

    Ensino, Licenciatura em Informática/EaD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDÁTICA GERAL - 45 h, FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 60 h

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - 60 h, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADA A EDUCAÇÃO - 60 h

  • 01/2015 - 06/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - 72 h

  • 01/2015 - 06/2015

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRÁTICA DE ENSINO II - 60 h

  • 01/2015 - 06/2015

    Estágios , CEDUC/Pedagogia.,Estágio realizado, ESTÁGIO II - 100 h.

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DIVERSIDADE, FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Licenciatura em Informática/EaD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 60 h

  • 07/2014 - 12/2014

    Estágios , CEDUC/Pedagogia.,Estágio realizado, ESTÁGIO III - 100 h.

  • 06/2014 - 12/2014

    Ensino, Especialização em Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, PLANEJAMENTO E PRÁTICAS DA GESTÃO ESCOLAR - 120 h, POLÍTICAS E GESTÃO NA EDUCAÇÃO - 60 h, PRÁTICAS E ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO NA ESCOLA - 45 h

  • 01/2014 - 06/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CONTEÚDO E FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA, DIDÁTICA GERAL

  • 10/2013 - 03/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, JOGOS, BRINQUEDOS E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DIVERSIDADE

  • 10/2013 - 03/2014

    Estágios , CEDUC/Pedagogia.,Estágio realizado, ESTÁGIO III.

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Licenciatura em Informática/EaD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDÁTICA GERAL - 45 h

  • 01/2013 - 06/2013

    Ensino, Licenciatura em Informática/EaD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR

2012 - 2013

Faculdade Estácio da Amazônia - Estácio ATUAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Parcial, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como professora do Curso de Pedagogia. Atuou como Coordenadora Adjunta do curso de Pedagogia. Atua como membro do Núcleo de Apoio ao Docente-NAP.

2005 - 2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Parcial, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou na coordenação de Atividades de Prática e Estágio no Curso de Pedagogia. Atuou como Coordenadora Adjunta no período de janeiro de 2009 a junho de 2010.

2005 - 2006

Fundação de Educação Superior de Roraima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetiva, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou como professora do curso Normal Superior com as disciplinas Metodologia do ensino de História I e II, Orientação e Supervisão Educacional, Gestão Escolar.Participou da comissão de elaboração do Projeto de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil. Participou da comissão de elaboração do Projeto do Curso de Graduação em História. Participou da comissão para estudo e elaboração da proposta de desenvolvimento do Módulo Seminário do Desenvolvimento da Prática Profissional do Instituto Superior de Educação de Roraima.

1991 - 2013

Secretaria de Educação, Cultura e Desportos de Roraima

Vínculo: funcionário público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 25

Outras informações:
Atuou como professora dos anos iniciais do ensino fundamental no período de 1991 a 1999. Atuou como Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Girassol no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2001. Atuou como Gestora Escolar no período de janeiro a junho de 2002. Atuou como multiplicadora do PROGESTÃO no período de julho a dezembro de 2002. Atuou como professora de História nos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Maria Nilce Macedo Brandão no período de janeiro de 2003 a dezembro de 2004. Atuou como professora no ISE/RR no período de janeiro de 2005 a julho de 2006. Atuou na Coordenação Pedagógica da Escola Estadual Princesa Isabel no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2012. Atua como professora de História nos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Maria Nilce Macedo Brandão desde janeiro de 2013 até o momento atual.

2003 - 2005

Fundação Bradesco - RR

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 20