Marcos Antonio Castro Rodrigues

Possui: Pós-graduação em Potenciais da Imagem: Fotografia, Cinema, Vídeo e Hipermídias nas Ciências Humanas, pela Universidade Federal da Bahia(2003); graduação em Educação Artística com Licenciatura Plena em Desenho, Bacharelado em Desenho com ênfase em Computação Gráfica, pela Universidade Tiradentes (2001).Foi professor substituto do DAC - Departamento de Arte e Comunicação da UFS - Universidade Federal de Sergipe;Professor de Linguagem e Redes de Computadores da FPD-Faculdade Pio Décimo; Professor do Curso de Publicidade e Propaganda da FASER - Faculdade Sergipana; Foi correspondente da revista Ana Maria(Editora Abril), Editor de fotografia do Jornal CINFORM(2008); foi responsável pelo BANCO DE IMAGEM do GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE (criação e implantação - 2010 a 2016) e Fotojornalista e Operador de Drone da Secretaria de Estado da Comunicação Social do Governo de Sergipe(2009 até 2016 e de 2019 até 2021), Fotógrafo do candidato(vencedor) ao Governo do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas na Campanha Eleitoral de 2018, Fotógrafo da candidata(vencedora) a Deputada Federal, Yandra Moura, na Campanha Eleitoral de 2022, Fotojornalista e Operador de Drone da SEDURBI-Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura(Governo de Sergipe)(2023-até o momento).Tem experiência na área de, INFORMÁTICA, DESIGN, FOTOJORNALISMO, Operações com DRONES(Filmografia-Fotografia-Inspeção) e EUCAÇÃO. É autor do livro de imagens, PATRIMÔNIO AMBIENTAL SERGIPANO.Condecorado com a Medalha do Mérito da Defesa Civil do Estado de Sergipe(por relevantes serviços prestados à sociedade e à Defesa Civil).

Informações coletadas do Lattes em 01/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Potenciais da Imagem: Fotografia, Cinema e Vídeo

2001 - 2003

Universidade Federal da Bahia
Título: Realidade Versus Fantasia Imagem Preto e Branco Versus Imagem Colorida
Orientador: Cristiane Nova

Graduação em Lic. em Educ. Aratística/Bacharelado em Desenho

1986 - 2001

Universidade Tiradentes
Título: Web Quiosque: Acesso Público à Internet
Orientador: Adriana Dantas Nogueira

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Defesa Civil.

Participação em eventos

1º Final de Semana da Mídia Livre do Pantanal.Oficina de Fotografia Livre com a Técnica Pinhole. 2009. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Adilson Oliveira Andrade

RODRIGUES, M. A. C.. Comunicação Via Radio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Pio Décimo.

Aluno: Evilásio Fonseca Vieira

RODRIGUES, M. A. C.. Rede de Computadores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Pio Décimo.

Aluno: Vanderlando Araújo Cruz Filho

RODRIGUES, M. A. C.. POE-Energia Elétrica Através da Rede Ethernet. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Pio Décimo.

Aluno: Roberto Wagner Cavalcante Milet

RODRIGUES, M. A. C.. Previsão de Carga: Conceitos e Fundamentos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Pio Décimo.

Aluno: Cliton Rodrigues dos Santos

RODRIGUES, M. A. C.. Evolução do Protocolo TCP/IP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Pio Décimo.

Orientou

Evilásio Fonseca Vieira

EDE de Computadores; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Pio Décimo; Orientador: Marcos Antonio Castro Rodrigues;

Cliton Rodrigues

Evolução do Protocolo TCP/IP; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Pio Décimo; Orientador: Marcos Antonio Castro Rodrigues;

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, M. A. C. . Patrimônio Ambiental Sergipano. 1. ed. Aracaju: Marcos Antonio Castro Rodrigues, 2014. v. 2000. 149p .

Prêmios

2023

Medalha do Mérito da Defesa Civil do Estado de Sergipe, Defesa Civil.

2006

Título de Gratidão, Espaço Cultural EXPOGEO - Associação Cultural de utilidade pública e sem fins lucrativos.

2002

II Prêmio Banco do Brasil de Jornalismo(Troféu), Banco do Brasil.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Autônomo, Autônomo. , Avenida Maria Pastora, 148, Farolândia, 49030210 - Aracaju, SE - Brasil, Telefone: (79) 996735301

Experiência profissional

2009 - 2016

Secretaria de Comunicação do Estado de Sergipe

Vínculo: Cargo de Comissão, Enquadramento Funcional: Fotojornalista, Carga horária: 40

2008 - 2009

Jornal CINFORM

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Editor de Fotografia, Carga horária: 40

2008 - 2010

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2002 - 2008

Faculdade Pio Décimo

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

2003 - 2008

Faculdade Sergipana

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

2000 - 2004

Jornal da Cidade

Vínculo: Fotojornalista, Enquadramento Funcional: Fotojornalista, Carga horária: 30

2023 - Atual

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fotojornalista, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.