Celestino Maciel Pedrosa Junior
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife(2002), especialização em Psicologia Clínica Hospitalar pela Faculdade Frassinetti do Recife(2006) e mestrado-profissionalizante em Psicologia da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde(2021). Atualmente é Psicologo Hospitalar do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, Psicologo Hospitalar da Real Hospital Português de Beneficiência em Pernambuco, Supervisor e Preceptor da Residência Multipro da Real Hospital Português de Beneficiência em Pernambuco, Psicólogo da Equipe de Implante Coclear da Real Instituto de Otorrino e Fono, Preceptor da IMIP / FPS do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, Supervisor IMIP / FPS do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, Preceptor da IMIP do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, Tutor IMIP do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira e Membro de comitê assessor da Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do IMIP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Hospitalar. Atuando principalmente nos seguintes temas:Assistência Psicológica, Assistência Psicológica na Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Pós-operatório, Psicologia Hospitalar e UTI.
Informações coletadas do Lattes em 29/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Psicologia da Saúde
2018 - 2021
Faculdade Pernambucana de Saúde
Título: Vivências dos Profissionais de Saúde na Unidade de Recuperação Cárdio-Torácica (URCT) em um Hospital Privado de Referência em Pernambuco, Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Juliana Monteiro Costa
Coorientador: Não teve. Palavras-chave: Assistência Psicológica; Assistência Psicológica na Cardiologia; Cirurgia Cardíaca; Pós-operatório; Psicologia Hospitalar; UTI. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Cardiologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Hospitalar.
Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar
2006 - 2006
Faculdade Frassinetti do Recife
Título: A espiritualidade no enfrentamento da doença: possibilidade de uma relação.
Orientador: Josélia Quintas Silva de Souza
Graduação em Psicologia
1997 - 2002
Faculdade Frassinetti do Recife
Título: O Objeto Transicional e suas relações
Orientador: Lavínia Ximenes
Formação complementar
2017 - 2017
Psico-oncologia. (Carga horária: 12h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Hospitalar.
Organização de eventos
PEDROSA JUNIOR, C. M. . Ação Social do Dia Mundial do Rim. 2020. (Outro).
PEDROSA JUNIOR, C. M. . I Fórum de Usuários da Unidade Renal Pediátrica do IMIP.. 2017. (Outro).
PEDROSA JUNIOR, C. M. . XVI Jornada de Estudos em psicologia do IMIP. 2014. (Outro).
PEDROSA JUNIOR, C. M. . IV Congresso IMIP de Saúde Integral e VII Congresso IMIP Saúde da Mulher e da Criança. 2014. (Congresso).
Participação em eventos
3 Jornada de saúde mental: Transtornos de Personalidade. 2024. (Simpósio).
V Simpósio da qualidade e segurança do paciente do Real Hospital Português. 2024. (Outra).
2 Jornada de Psicopatologias: Transtornos do Humor. 2023. (Simpósio).
4 Simpósio de Transplante de órgãos e tecidos do Hospital Português.Modelo Assistencial nos Programs de Transplantes: Construindo um Cuidado. 2023. (Simpósio).
7 Jornada Psicologia em Foco: Tanatologia. 2023. (Simpósio).
Curso de Desenvolvimento de preceptores médicos. 2023. (Outra).
Curso de Introdução à metodologia científica. 2023. (Outra).
Simpósio Brasileiro de Transplante Cardíaco 2023. 2023. (Simpósio).
Simpósio Brasileiro de Transplante Cardíaco 2023 - Workshop Multiprofissional em Transplante Cardíaco.A avaliação psicológica no transplante cardíaco - Papel da Psicologia. 2023. (Simpósio).
Treinamento Regional do Sistema CEP/Conep. 2023. (Simpósio).
1 Jornada: Psicopedagogia em Foco sobre TEA. 2022. (Simpósio).
1 Jornada Saúde Mental: Depressão e Suicídio. 2022. (Simpósio).
30º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. A availiação psicológica no Implante Coclear - O papel da Psicologia. 2022. (Congresso).
5 Jornada Psicologia em Foco: Tanatologia (morte, luto e suicídio). 2022. (Simpósio).
Curso: Direitos do paciente 2022. 2022. (Outra).
Curso: Treinamento em Reanimação. 2022. (Outra).
Curso: treinamento incial em reanimação - TIR - Multidisciplinar 2022. 2022. (Outra).
Curso - Acolhimento a pessoas em situação de ideação ou tentativa de suicídio, risco de suicídio ou automutilação. 2022. (Outra).
Curso de Introdução à metodologia científica. 2022. (Outra).
Curso Introdução à Pesquisa Clínica. 2022. (Outra).
Curso sobre Proteção de Dados - LGPD. 2022. (Outra).
Simpósio Brasileiro de Transplante Cardíaco 2022. 2022. (Simpósio).
Simpósio Brasileiro de Transplante Cardíaco 2022 - Workshop Multiprofissional. 2022. (Simpósio).
Curso Cuidados aos pacientes com tentativa de suicídio - pediátrico. 2021. (Outra).
2º Curso - Gerenciamento de Resíduos de Saúde. 2020. (Outra).
3 Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio. 2020. (Congresso).
Ação Social do Dia Mundial do Rim.Ação Social do Dia Mundial do Rim. 2020. (Outra).
Curso - Biossegurança 2020. 2020. (Outra).
Curso - Coronavírus. 2020. (Outra).
Curso - Descarte de resíduos em tempos de Pandemia. 2020. (Outra).
Curso Gerenciando as emoções em tempos de crise. 2020. (Outra).
Curso Plano de Educação 2020. 2020. (Outra).
Curso Recomendações no atendimento ao paciente com COVID-19. 2020. (Outra).
Curso - Treinamento Inicial em Reanimação (etapa teórica). 2020. (Outra).
ENCEP 2020 Virtual: Encontro Nacional de CEP-ENCEP. 2020. (Outra).
CAM FPS. 2019. (Encontro).
Compliance. 2019. (Oficina).
Curso - Asma em Pediatria. 2019. (Oficina).
Curso de Dor: os desafios e expectativas diante de sua avaliação e tratamento - QualiadadEAD. 2019. (Outra).
Curso de Simulado de Incêndio e Emergência no RHP. 2019. (Outra).
Curso - Direito do Paciente. 2019. (Oficina).
Curso - Doenças Transmissíveis Globais - Qualidade em Foco 2.o. 2019. (Outra).
Curso Educação ao Paciente e Familiar: uma estratégia para a garantia de uma assistência segura - QualidadEAD. 2019. (Outra).
Curso Endemias de Transmissão Respiratória. 2019. (Outra).
Curso Estratégias para aprimorar e garantir a segurança do paciente: aplicação das Metas Internacionais - QualidadEAD. 2019. (Oficina).
Curso - Ferramentas de Gestão. 2019. (Outra).
Curso - Meta 3. 2019. (Outra).
Curso - Metas Internacionais de Segurança do Paciente. 2019. (Oficina).
Curso - Não Violência no Trabalho. 2019. (Oficina).
Curso - Oxigenação por membrana extracorpórea para equipe multidisciplinar. 2019. (Oficina).
Curso Plano de Educação a Pacientes e Familiares. 2019. (Oficina).
Curso - Populações Especiais. 2019. (Outra).
Curso Redação Empresarial - Prof(a) Fernanda Bergámo. 2019. (Outra).
Curso - Segregação de Resíduos. 2019. (Oficina).
Curso - Siglário. 2019. (Oficina).
Curso - Treinamento Copiar e Colar. 2019. (Oficina).
Evento - Diálogos em Psicologia Hospitalar.Psicologia e Terapia Intensiva. 2019. (Encontro).
Evento - Diálogos em Psicologia Hospitalar. 2019. (Encontro).
III Simpósio de Transplantes de Orgãos e Tecidos: Qualidade e Segurança para o paciente. 2019. (Simpósio).
II Jornada do Mestrado em Educação e III Jornada do Mestrado em Psicologia da Saúde.A vivência dos Profissionais de saúde na UTI cárdio-torácica em um hospital de referência em Pernambuco. 2019. (Outra).
II Jornada do Mestrado em Educação e III Jornada do Mestrado em Psicologia da Saúde. 2019. (Outra).
Oficina do Protocolo de Prevenção de Broncoaspiração - QualidadEAD. 2019. (Oficina).
Palestra: Musicoterapia Hospitalar. 2019. (Outra).
Treinamento PPCE - Plano de Prevenção e Controle de Emergência. 2019. (Outra).
VI Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde - Saúde mental numa perspectiva multiprofissional. Relato de experiência: vivência de familiares e ou acompanhantes de paciente da nefrologia pediátrica em um hospital de referência em medicina integral no Nordeste. 2019. (Congresso).
VI Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde - Saúde mental numa perspectiva multiprofissional. 2019. (Congresso).
VI Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde - Saúde mental numa perspectiva multiprofissional. A compreensão dos profissionais da saúde acerca da preservação do silêncio na UTI durante o período de pós-operatório de cirurgia cardíaca: uma revisão sistemática. 2019. (Congresso).
X Simpósio Psicologia em Foco - Transtornos de personalidade. 2019. (Simpósio).
X Simpósio Psicologia em Foco - Transtornos de personalidade. 2019. (Simpósio).
Curso de Indicadores: Ferramenta de Desempenho do QualidadEAD - Programa de treinamento para melhoria da qualidade e segurança do paciente. 2018. (Oficina).
Curso de Suporte de Vida. 2018. (Outra).
Curso Informação Documentada: a importância dos documentos normativos para a instituição - QualidadEAD. 2018. (Oficina).
Curso Programa de Desenvolvimento de Colaboradores em qualidade, segurança, meio ambiente e saúde em instalações hospitalares. 2018. (Outra).
II Encontro Brasileiro de Prevenção e Promoção de Saúde Mental e do II Simpósio Pernambucano de Educação Socioemocional. 2018. (Simpósio).
I Simpósio de qualidade e segurança do paciente. 2018. (Simpósio).
IX Simpósio Psicologia em Foco sobre Tanatologia. 2018. (Simpósio).
Oficina de Metas Internacionais: Meta 1. 2018. (Oficina).
Oficina de Metas Internacionais: Meta 2. 2018. (Oficina).
II Jornada de Terapia Cognitiva - Neurociência e Humor: intervenções na prática clínica cognitivo-comportamental.. 2017. (Outra).
I Simpósio de Transplante de órgãos e tecidos. 2017. (Simpósio).
IV Simpósio Psicologia em Foco - Depressão e suicídio: dialogar e prevenir. 2017. (Simpósio).
Quarta-Científica: Suicídio na Adolescência. 2017. (Outra).
V Simpósio Psicologia em Foco. 2017. (Simpósio).
Workshop: aplicação da terapia cognitivo comportamental nos trranstornos de humor.. 2017. (Outra).
Worshop: Neurociência e Humor. 2017. (Outra).
2º Simpósio Pernambucano de Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos. 2015. (Simpósio).
Curso: Suporte à Vida. 2015. (Outra).
Psicologia Hospitalar para profissionais que lidam diariamente com situações de intenso Stress como a morte de pacientes.. 2015. (Feira).
Workshop em Implantes Auditivos.Workshop em Implantes Auditivos - Assistência psicológica. 2015. (Outra).
XVII Jornada de Estudos de Psicologia do IMIP. 2015. (Outra).
Curso de capacitação para estágio curricular obrigatório em Psicologia Clínica Hospitalar do IMIP. 2014. (Outra).
IV Congresso IMIP Integral e VII Congresso IMIP de Saúde da Mulher e da Criança. 2014. (Congresso).
O Atendimento humanizado em todos os setores - Diferencial em instituições de saúde. 2014. (Encontro).
I Simpósio de Enfermagem em Oncologia do Real Hospital Português. 2013. (Simpósio).
Recife Breast Cancer Symposium 2012. 2012. (Simpósio).
Simpósio sobre Suicídio - Relevância Médico-Social. 2011. (Simpósio).
Curso Sistema BAHA. 2010. (Outra).
I Congresso Norte/Nordeste de Humanização da área da Saúde. 2010. (Congresso).
I Simpósio Internacional em Implantes Cocleares e Otoaudiologia. 2010. (Simpósio).
Curso para Reabilitadoras de Pacientes com Implante Coclear. 2009. (Outra).
I Jornada Norte-Riograndense de Implantes Cocleares e Otoaudiologia e do III Curso Intensivo de Implante Coclear. 2009. (Outra).
Cardiopernambuco 2008 - XVIII Congresso Pernambucano de Cardiologia. 2008. (Congresso).
I Congresso Imip de Saúde Integral e IV Congresso Imip de Saúde da Mulher e da Criança. 2007. (Congresso).
Participação em bancas
PEDROSA JUNIOR, C. M.; OLIVEIRA, L. S.; BRANDAO, O. I. A.; VIEIRA, C. M.. Avaliação Neuropsicológica das funções executivas em indivíduos com fobia de dirirgir. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neuropsicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
PEDROSA JUNIOR, C. M.; VIEIRA, C. M.; KOZMHINSKY, R.; SILVA, E. R.. A música como ferramenta potencializadora na estimulação cognitiva em bebês e crianças brasileiras. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neuropsicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
PEDROSA JUNIOR, C. M.; LIMA, A. G. T.. Sobrecarga, sintomas depressivos e ansiosos em cuidadores principais de crianças e adolescentes em terapia renal substitutiva.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência de Enfermagem em Nefrologia) - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.
MELO, C. B. P.;PEDROSA JUNIOR, C. M.. Comunicação, Luto, Culpa e Amor em "Violet Evergarden: o Filme". 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
Orientou
Depressão e qualidade de vida em crianças e adolescentes diagnosticados com doença renal crônica em hemodiálise; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira; Orientador: Celestino Maciel Pedrosa Junior;
Produções bibliográficas
-
PEDROSA JUNIOR, C. M. ; FERNANDES, J. R. ; FERNANDES, L. N. . Depressão e qualidade de vida em crianças e adolescentes diagnosticados com doença renal crônica em hemodiálise. Revista da SBPH, Rio de Janeiro, p. 44 - 60, 01 jul. 2018.
-
PEDROSA JUNIOR, C. M. ; OLIVEIRA, L. S. ; MELO, G. ; FALCAO, E. ; GALVAO, T. ; STANKOWICH, P. . Relato de Experiência: vivência de familiares e ou acompanhantes de pacientes da Nefrologia Pediátrica em um Hospital de Referência em Medicina Integral do Nordeste. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEDROSA JUNIOR, C. M. . A vivência dos profissionais de saúde na UTI Cárdio-Torácica em um hospital de Referência de Pernambuco. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEDROSA JUNIOR, C. M. ; COSTA, J. M. ; SILVA, J. L. C. L. ; ANDRADE, M. C. F. . A compreensão dos Profissionais da saúde acerca da preservação do silêncio na UTI durante o período do pós-operatório de cirurgia cardíaca: uma revisão sistemática. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEDROSA JUNIOR, C. M. ; SILVA, I. V. ; PEREIRA, M. M. F. ; ALBUQUERQUE, E. N. . Reflexões sobre o cuidado como e de apoio e proteção entre os familiares de crianças e adolescentes da Unidade de Nefrologia Pediátrica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEDROSA JUNIOR, C. M. ; ALBUQUERQUE, E. N. ; PESSOA, L. G. ; RIQUE, L. L. ; SAMPAIO, M. A. L. ; GUIMARAES, R. L. N. . 'Telefone sem fio: intervenção psicológica em Unidade Renal Pediátrica'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEDROSA JUNIOR, C. M. . Aspectos Socioeconômicos de Crianças e Adolescentes em diálise peritoneal em uma Unidade Renal Pediátrica de Referência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
PEDROSA JUNIOR, C. M. . Avaliação Psicológica de paciente e família para Implante Coclear. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PEDROSA JUNIOR, C. M. . O paciente e a família na síndrome coronariana. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PEDROSA JUNIOR, C. M. . XV Jornada de Estudos em Psicologia do Imip. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PEDROSA JUNIOR, C. M. . Assistência psicológica no cuidado paliativo. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PEDROSA JUNIOR, C. M. . Módulo da Disciplina: Psicologia Hospitalar e atuação do psicólogo em Unidades de Cardiologia, Nefrologia e Clínica Geral. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando FigueiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicologo Hospitalar, Carga horária: 30
2018 - Atual
Real Hospital Português de Beneficiência em PernambucoVínculo: Supervisor e Preceptor da Resd, Enquadramento Funcional: Supervisor e Preceptor da Residência Multipro
Outras informações:
Atuação como Supervisor e Preceptor da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva - UTI
2007 - Atual
Real Hospital Português de Beneficiência em PernambucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicologo Hospitalar, Carga horária: 30
2008 - Atual
Real Instituto de Otorrino e FonoVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Psicólogo da Equipe de Implante Coclear
Outras informações:
Realiza avaliações psicológicas e acompanhamentos dos pacientes para cirurgia de Implante Coclear.
2014 - Atual
INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Supervisor IMIP / FPS
Outras informações:
Supervisor de estágio curricular obrigatório (7 e 8 período da FPS).
2013 - Atual
INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Preceptor da IMIP / FPS
Outras informações:
Preceptor de alunos do 5º Período de Psicologia da FPS (prática em Psicologia Hospitalar) e do estágio curricular obrigatório (7º e 8º período da FPS).
2013 - Atual
INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Preceptor da IMIP
Outras informações:
Preceptor de Residência de Psicologia do IMIP.
2013 - Atual
INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Tutor IMIP
Outras informações:
Tutor de Clube de Revista (do Estágio e da Residência) IMIP
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Celestino Maciel Pedrosa Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?