Ione Vasques-Menezes

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1978) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é psicologa da Universidade de Brasília, pesquisador assoc-prof colab da Universidade de Brasília, professor da pós-graduação em psicologia da Universidade Salgado de Oliveira e professor de pos-graduação em psicologia da Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde Mental e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: burnout, saúde mental e trabalho, diagnostico do trabalho, trabalhadores em educação e diagnóstico integrado do trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia

2001 - 2005

Universidade de Brasília, UnB
Título: A contribuição da psicologia clínica na compreensão do burnout - um estudo com professores
Orientador: Marcelo Tavares
Palavras-chave: saúde mental e trabalho; sofrimento psiquico; intervenção clínica; burnout; professores.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional / Especialidade: Diagnóstico do Trabalho. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica e Psicologia do Trabalho Interface / Especialidade: Intervenção Clínica Em Sofrimento Psiquico no Trabalho. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Saúde Humana.

Especialização em Gerencia e Desenvolvimento Em Recursos Humanos

1979 - 1979

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Psicologia

1973 - 1978

Centro Universitário de Brasília

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Saúde Mental e Trabalho.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica e Psicologia do Trabalho Interface/Especialidade: Intervenção Clínica Em Sofrimento Psiquico no Trabalho.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Orientação Para o Trabalho.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Identidade e Trabalho.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Diagnóstico do Trabalho.

Participação em eventos

I ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL E TRABALHO DO AMAZONAS.PALESTRA: SAÚDE MENTAL E TRABALHO. 2008. (Encontro).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO. Relatos Resumidos de Pesquisa - Por que as mulheres compram beleza?. 2008. (Congresso).

IMPLICANCIAS PSICOSOCIALES DE LAS TRANSFORMACIONES DEL TRABAJO.Burnout: A síndrome da desisntência simbólica.. 2008. (Seminário).

XII Simpósio da ANPEPP.Participação em grupo de trabalho. 2008. (Simpósio).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia - VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2008. (Congresso).

V CONGRESSO CIENTIFICO E VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. PALESTRA: PLANEJAMENTO DE PESQUISA. 2007. (Congresso).

XI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO: Tendências e Perspectivas da Educação Contemporânea. MESA REDONDA: Educação Cidadania e Ambiente de Trabalho. 2007. (Congresso).

XI Congresso de Educação - Tendências e Perspectivas da Educação Contemporânea.Conferência: Educação Cidadania e Ambiente de Trabalho. 2007. (Encontro).

XIV Encontro Nacional da Abrapso.O Trabalho e o Atual contexto de Trabalho, Emprego e Desemprego. 2007. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Simposio - Trabalho & Bem Estar, uma Relação Possivel? Uma Proposta Brasileira de se Fazer Psicologia do e no Trabalho. 2006. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Curso: Burnout: A Sindrome da Desistencia Simbólica. 2006. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Relação Clinica e Trabalho: Apresentação de um estudo do caso. 2006. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Sofrimento Psiquico dos Educadores. 2006. (Congresso).

I Simpósio Paraense sobre a Síndrome de Burnout.PALESTRA: Diagnostico e Avaliação em Burnout. 2006. (Simpósio).

I Simpósio Paraense sobre a Síndrome de Burnout.O adoecimento dos trabalhadores de saúde mental. 2006. (Simpósio).

I Simpósio Paraense sobre a Síndrome de Burnout.Palestra: Saúde Mental e Burnout. 2006. (Simpósio).

IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. O Trabalho Enlouquece? Um encontro entre a clinica e o trabalho. 2005. (Congresso).

Forum de saúde. Mini-curso: Psicologia do Trabalho. 2004. (Congresso).

VIII Encontro Trabalho e Saúde do Trabalhador.Sofrimento Psiquico nas Organizações:Saúde Mental e Trabalho(mesa redonda). 2004. (Encontro).

VI Confêrencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia.WORK AND MENTAL HEALTH AND PSYCHO CLINIC, A NECESSARY DIALOG. 2003. (Simpósio).

VI Confêrencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia.DIAGNOSTICO DAS CONDIÇÕES OBJETIVAS E SUBJTIVAS DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA EM UMA INSTITUIÇÃO PUBLICA. 2003. (Simpósio).

VI Confêrencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia.COMUNICATION PROBLEMS IN A FEDERAL PUBLIC INSTITUION. 2003. (Simpósio).

VI Confêrencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia.PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO EM UMA INSTIUTIÇÃO FEDERAL. 2003. (Simpósio).

VI Confêrencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia.DIAGNOSIS OF THE OBJECTIVE AND SUBJECTIVE WORK CONDITIONS AND THE QUALITY OF LIFE IN A PUBLIC INSTITUION.. 2003. (Simpósio).

.Painel Saúde Como Qualidade de Vida. 2002. (Seminário).

.IX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico. 2002. (Simpósio).

25ª REUNIÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO.AVALIANDO O AVALIADOR. 2002. (Outra).

Ciclo de Debates.Palestra: Saúde Mental e Trabalho. 2002. (Outra).

Forum de Saúde.Palestra - Saúde Mental e Trabalho. 2002. (Outra).

Saúde do Trabalhador.Painel Saúde Como Qualidade de Vida. 2002. (Seminário).

SEMINARIO EDUCAÇÃO ? RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: CIDADANIA E DIVERSIDADE NO SECULO XXI.Dividindo o poder: Os conselhos escolares e as questões emergentes. 2002. (Seminário).

SEMINARIO EDUCAÇÃO ? RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: CIDADANIA E DIVERSIDADE NO SECULO XXI.Como combater a violência nas escolas. 2002. (Seminário).

SEMINARIO EDUCAÇÃO ? RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: CIDADANIA E DIVERSIDADE NO SECULO XXI.MAPA DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. 2002. (Seminário).

V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste.Relato de Pesquisa - O Diretor e a Proficiência dos Alunos: Um Olhar na Escola. 2002. (Encontro).

V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste.Pais de Alunos na Escola: O outro lado do aprendizado. 2002. (Encontro).

XXVIII Congresso Interamericano de Psicologia. Risk Factores For Burnout Among Brazilian Teachers. 2001. (Congresso).

XXXI Reunião Anual de Psicologia.SAÚDE MENTAL E TRABALHO UMA PROPOSTA INTEGRADA DE DIAGNÓSTICO. 2001. (Outra).

X Congresso Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Uma medida fatorial da predisposição para histria. 1999. (Congresso).

XXVIII Reunião Anual de Psicologia.Abordagem Interdisciplinar em Saúde Mental e Trabalho: O caso dos trabalhadores em educação no Brasil. 1998. (Outra).

XXVIII Reunião Anual de Psicologia.Burnout em professores. 1998. (Outra).

XXVI Reunião anual de psicologia.Orientação Vocacional: Um processo rico em possibilidades de atuação. 1996. (Outra).

XXVI Reunião anual de psicologia.Estudo e proposta de atualização da escala de histeria do MMPI. 1996. (Outra).

XXVI Reunião anual de psicologia.Limites na avaliação de depressão. 1996. (Outra).

XXVI Reunião anual de psicologia.Curso: Orientação vocacional - Abordagem Psicodramática. 1996. (Outra).

XXVI Reunião Anual de Psicologia.Fatoração do MMPI e Elaboração de inventário para investigação das atitudes e condições de trabalho. 1996. (Outra).

XXIII Reunião Anual de Psicologia.Orientação Vocacional: Uma nova abordagem. 1993. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: RUBEM MUNIZ BAPTISTA

BAPTISTA, R. M.; MOTA, M.; BARBOSA, A. J. G.;VASQUES-MENEZES, I.; SOARES, A. B.. PERFIS DE LEITORES E DESEMPENHO DE LEITURA. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

Aluno: RENATA AFFONSO DIAS

DIAS, R.A.; ZAMORA, M.H.; PEREIRA, I.;VASQUES-MENEZES, I.. ESCOLA E VIOLENCIA INTRAFAMILIAR: PROTEÇÃO INTEGRAL OU JOGO DE EMPURRA EMPURRA?. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

Aluno: DANIELA DE ALCANTARA NASCIMENTO

CERQUEIRA, T. C. S.;VASQUES-MENEZES, I.; ALMEIDA, S.F.C.. A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES NA ACADEMIA DE POLICIA MILITARDE BRASILIA ACERCA DO ALUNO POLICIAL MILITAR. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: VANESSA FARIA NEVES

NEVES, V.F.; OLIVEIRA, A. F.;VASQUES-MENEZES, I.; GOMIDE JUNIOR, S.; SIQUEIRA, M.. IMPACTO DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO E DA PERCEPÇÃO DE SUPORTE ORGANIZACIONAL SOBRE A SINDROME DE BURNOUT DE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2012. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA.

Aluno: Armando Henrique Villas Boas Dias Cabral

ABBAD, G. S.;VASQUES-MENEZES, I.; MENESES, P. P. M.; ODELIUS, C.. "Necessidades de Treinamento da equipe de normas do projeto Basiléia no Baqnco Central do Brasil: Um estudo de Caso". 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sandra Cristina da Silva Rêgo

FRANÇA FILHO, G. C.;VASQUES-MENEZES, I.; MOURA, M. S. S.. Sofrimento em Burnout nos Operadores de Contact Center em uma Empresa em Salvador. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Meirilane Naves da Silva

TAVARES, Marcelo; COELHO, Vera Decnop; PARAVIDINI, J. L. L.;VASQUES-MENEZES, I.. "Uso de um modelo padronizado de registro Clínico na psicoterapia psicodinâmica". 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Simone Bohry de Oliveira

TAVARES, Marcelo; TUNES, E.; ARRAIS, A. R.;VASQUES-MENEZES, I.. "Crise Psicológica do universitário e Trancamento Geral da Matrícula por motivo de saúde". 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Cristina Marcos de Moura

TAVARES, Marcelo; DINIZ, Glaucia; SILVA FILHO, H. C.;VASQUES-MENEZES, I.. " Uma avaliação da vivência do luto conforme o modo de morte". 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Elisa Alves da Silva

COSTA, I. I.; PITTA, A. M. F.;VASQUES-MENEZES, I.; TAFURI, M. I.. " Dores dos Cuida-dores em Saúde Mental: Estudo Exploratório das relações de (des) cuidado dos profissionais de Saúde Mental em Centros de Atenção Psicossocial de Goiânia". 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marco Antônio Ferreira

VASQUES-MENEZES, I.; FÉLIX, Luiz Antonio; CRUCIOL, Cristiane Vercesi. INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE ENSINO SUPERIOR E DOCENCIA: uMA ANÁLISE DA QUALIDADE DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E A SUA RELAÇÃO COM A SUBJETIVIDADE DO DOCENTE. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Alexandre Domanico da Cunha

TAVARES, Marcelo; COELHO, Vera Decnop;VASQUES-MENEZES, I.; DINIZ, Gláucia. " Um estudo preliminar para desenvolvimento de um modelo de registro clínico em psicoterapia psicodinâmica. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Eliane Kitagawa

VASQUES-MENEZES, I.; FÉLIX, Luiz Antonio; CRUCIOL, Cristiane Vercesi. A subjetividade na arrecadação: reconhecimento do auditor fiscal de tributos munocipais. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Flávia Furtado Silveira

ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira;VASQUES-MENEZES, I.. Representações sociais do surdo e do trabalho do surdo. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Aluno: Helga Cristina Hedler

TORRES, C. V.; TORRES, M. G.; SOUZA, E. C. L.; GUIMARAES, T. A.; NEIVA, E. R.;VASQUES-MENEZES, I.. "Meta-Avaliação das Auditorias de Natureza Operacional do Tribunal de Contas da União: Um Estudo Sobre Auditorias de Programas Sociais". 2007. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Aluno: Lúcia Helena Soratto

CODO, Wandeley; BATISTA, Analia Soria; FERREIRA, M. C.; FURTADO, O.; JACQUES, M. G.;VASQUES-MENEZES, I.. "Quando o trabalho é na casa do outro: um estudo sobre empregadas domésticas. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Eliana Rigotto Lazzarini

VIANA, T. C.; CELES, L. A. M.; COELHO, Vera Decnop; GARCIA, C. A.; OLIVEIRA, R. M.;VASQUES-MENEZES, I.. " Emergência do narcisismo na cultura e na clínica psicanalistica contemporânea: novos rumos, reiteradas questões".. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Kennyston Costa Lago

CODO, Wandeley;VASQUES-MENEZES, I.; ABRAHAO, J. I.. FADIGA DE COMPAIXÃO: UM RISCO PARA SAUDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS EM SAÚDE. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juliana Garcia Pacheco

ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; GUNTHER, Isolda; COSTA, I. I.;VASQUES-MENEZES, I.. Saúde mental: representações e práticas sociais. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Aluno: Onofre Rodrigues de Miranda

TORRES, M. G.;VASQUES-MENEZES, I.; GALINKIN, A. L.; MELO, E. A. A.. A representação social do bem-estar e mal estar no trabalho: um estudo transcultural. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Aluno: Amalia Raquel Pérez-Nebra

TORRES, C. V.; GUNTHER, H.;VASQUES-MENEZES, I.; PILATI, R.. Revisão do Modelo Teórico de Compra baseando no Paradigma do Comportamento Controlado e Automático: O estudo do Belo. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Aluno: Amalia Raquel Pérez-Nebra

TORRES, C. V.; GUNTHER, H.;VASQUES-MENEZES, I.. Revisão do Modelo Teórico de Compra baseado no Paradigma do Comportamento Controlado e Automático: O estudo do belo. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Aluno: DANILLE ALCANTARA DO NASCIMENTO

CERQUEIRA, T. C. S.;VASQUES-MENEZES, I.; ALMEIDA, I.M.P. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES ACERCA DO ALUNO POLICIAL. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

VASQUES-MENEZES, I.. Participação na comissão cientifica de julgamento de trabalhos de pesquisa. 2007. Centro Universitário Luterano de Palmas.

TORRES, C. V.; GALINKIN, A. L.;VASQUES-MENEZES, I.; JAIRO BORGES-ANDRADE; GUNTHER, H.. COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CPG-PSTO. 2010. Universidade de Brasília.

VASQUES-MENEZES, I.; GUNTHER, Isolda; PILATI, R.. Comissão de seleção de candidatos ao mestrado e doutorado do PPG-PSTO. 2009. Universidade de Brasília.

PILATI, R.; GUNTHER, Isolda;VASQUES-MENEZES, I.. Comissão de seleção de candidatos ao mestrado e doutorado do PPG-PSTO. 2009. Universidade de Brasília.

Ana Magnólia; GUNTHER, H.;VASQUES-MENEZES, I.. Comissão de seleção de candidatos ao mestrado e doutorado do PPG-PSTO. 2008. Universidade de Brasília.

VASQUES-MENEZES, I.; PUENTE, K.; TRAVASSOS, R.. Comissão de analise de revalidação de diploma de doutorado. 2007. Universidade de Brasília.

VASQUES-MENEZES, I.; ABRAHAO, J. I.; ALBA-HESKETH, M. M.. Comissão de Seleção de Professor Substituto. 2007.

Orientou

Priscila Sá

trabalho em turno em trabalhadores embarcados; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira; (Orientador);

Gisely Guida

manifestacoes de rua: um olhar da psicanalise com relação a grupos; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira; (Orientador);

Vanilza Flora Silvestre

Assedio sexual e moral:estudo comparativo Brasil Mocambique; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira; (Orientador);

Eliza Helena Pandino Botelho Leonardo

BURNOUT: A DOR DE EDUCAR EM TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, Universo Salgado de Oliveira; (Orientador);

Paula Prata

sofrimento psíquico dos professores universitários; Início: 2016; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, Universo Salgado de Oliveira; (Orientador);

Yohans Esteves

trabalho informal: relacao de trabalho e de vida de uma categoria pouco conhecida; Início: 2015; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, Universo Salgado de Oliveira; (Orientador);

Ivana Araújo de Campos

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO GESTOR ESCOLAR; Início: 2014; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, Universo Salgado de Oliveira; (Orientador);

Rosana Magalhães de Barros

O DESAFIO DO PRIMEIRO EMPREGO NA PERSPECTIVA DE JOVENS E EMPREGADORES; 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira,; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

Daniele Muniz de Lima Granja

ENTRE O LAZER E O TRABALHO: O FUTEBOL E A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO JOGADOR DA CATEGORIA SUB-20; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira,; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

Ionara Coelho Araujo

FADIGA POR COMPAIXÂO: UM ESTUDO QUALITATIVO COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DA DEFESA CIVIL; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira,; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

Paula Prata

BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira,; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

Rosangela Pontual dos Santos Lima

Orientação para o trabalho - uma proposta de intervenção em adolescentes; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira,; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

Laudiceia Toledo

Morador de rua: um espaço entre o trabalho e o ócio; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira,; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

Renata de Mattos Duarte

Satisfação no trabalho: um estudo com professores universitários da área de saúde de instituição particular; 2013; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

REGINA CELI FONTES

Inclusão escolar:um estudo com trabalhadores em educação em rede municipal de ensino; 2013; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

KATIA DAMASO DE ALMEIDA

A PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DE CRECHE SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2013; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

Vanessa de Assis Cardoso

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOS DELEGADOS DA POLICIA CIVIL; 2012; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília,; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

Shirley Aparecida Silva Rocha

Entre a mochila e o carteiro: uma análise da organização do trabalho; 2011; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília,; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

Ricardo Senna Guimarães

Avaliação de Egressos de curso de especialização em uma escola do legislativo: impactos na vida pessoal e profissional; 2011; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília,; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

Priscilla Carvalho de Oliveira Roriz

Trabalho Artesanal; 2010; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília,; Coorientador: Ione Vasques-Menezes;

Maria Amélia Sasaki

Trabalho informal: escolha ou escassez de emprego?; 2009; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília,; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

Anita Rink

NO RASTRO DO GRAFITE: OS DESAFIOS DOS ARTISTAS DE RUA; 2017; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ione Vasques-Menezes;

Produções bibliográficas

  • VASQUES-MENEZES, IONE ; RINK, ANITA . Discursos midiáticos e arte urbana: enriquecimento social ou estereotipação?. PSICOLOGIA E SABER SOCIAL , v. 5, p. 126-141, 2016.

  • MARIA AMÉLIA SASAKI ; VASQUES-MENEZES, I. . TRABALHADOR INFORMALE PREVIDENCIA SOCIAL:O CASO DE TRABALHADORES POR CONTA PRÓPRIA DE BRASILIA. POLÍTICA & SOCIEDADE (IMPRESSO) , v. 11, p. 173-198, 2012.

  • SILVA ROCHA, SHIRLEY APARECIDA ; VASQUES-MENEZES, I. . NAO IMPORTA COMO, A GENTE ENTREGA:UM ESTUDO DE CONTROLE SOBRE O TRABALHO. PERSPECTIVAS EN PSICOLOGÍA (MAR DEL PLATA) , v. 9, p. 1-169, 2012.

  • TODESCHINI, R (Org.) ; VASQUES-MENEZES, I. (Org.) ; SORATTO, Lucia (Org.) . DESAFIOS DO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA. 1. ed. SÃO PAULO: LTR, 2010. v. 1. 224p .

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley . Burnout: Sofrimento Psiquico dos Trabalhadores em Educação (volume 14 da coletânea Cadernos de Saúde do Trabalhador - CUT). 1ª. ed. São Paulo: CUT, 2000. 53p .

  • VASQUES-MENEZES, I. ; Fernandes, S R P ; LILIANA MAGALHAES GUIMARAES ; LIMA, E. P. . SAUDE MENTAL E TRABALHO:UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS. In: HELENIDES MENDONÇA; MARIA CRISTINA FERREIRA; ELAINE RABELO NEIVA. (Org.). ANALISE E DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL- TEORIA E PRATICA. 1ed.SAO PAULO: VETOR, 2016, v. 1, p. 251-272.

  • VASQUES-MENEZES, IONE . SUBJETIVIDADE NO TRABALHO E SAÚDE DO TRABALHADOR: UM ESPACO ESQUECIDO. In: JUAN ADOLFO BRANDT; ROBERTO HELOANI; MARIA INÉS ASSUMPCAO FERNANDES. (Org.). FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO. 1ed.SAO PAULO: ZAGODONI, 2014, v. , p. 1-141.

  • VASQUES-MENEZES, IONE . O perito médico e seus afazeres. In: WANDERLEY CODO. (Org.). JULGAR E CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DO PERITO MÉDICO JULGAR E CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DO PERITO MÉDICO. 1ed.SAO PAULO: LTR, 2013, v. 1, p. 41-58.

  • VASQUES-MENEZES, IONE . Burnout e os peritos médicos. In: WANDERLEY CODO. (Org.). JULGAR E CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DO PERITO MÉDICO JULGAR E CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DO PERITO MÉDICO. 1ed.SAO PAULO: LTR, 2013, v. 1, p. 153-165.

  • VASQUES-MENEZES, I. . ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO EM SITUAÇÃO DE APOSENTADORIA. In: LUCIA FRANÇA E DAISY STEPANSKY. (Org.). PROPOSTAS MULTIDISCIPLINARES PARA O BEM-ESTAR NA APOSENTADORIA. 1ed.RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2012, v. 1, p. 177-198.

  • VASQUES-MENEZES, I. . SAUDE DO TRABALHADOR: UMA BREVE SISTEMATIZAÇÃO. In: MARIA CRISTINA FERREIRA, HELENIDES MENDONÇA. (Org.). SAUDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO - DIMENSÕES INDIVIDUAIS E CULTURAIS. 1ed.SÃO PAULO: CASA DO PSICOLOGO, 2012, v. 1, p. 63-77.

  • Fernandes, S R P ; VASQUES-MENEZES, I. . ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO:IMPLICAÇÕES PARA A SAUDE DO TRABALHADOR. In: MARIA CRISTINA FERREIRA, HELENIDES MENDONÇA. (Org.). SAUDE E BEM ESTAR NO TRABALHO - DIMENSÕES INDIVIDUAIS E CULTURAIS. 1ed.SAO PAULO: CASA DO PSICOLOGO, 2012, v. 1, p. 261-276.

  • GOMIDE JUNIOR, S. ; OLIVEIRA, A. F. ; MACHADO, G. N. ; VASQUES-MENEZES, I. . GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E SAUDE DAS ORGANIZAÇÕES. In: MARIA CRISTINA FERREIRA, HELENIDES MENDONÇA. (Org.). SAUDE E BEM ESTAR NO TRABALHO - DIMENSOES INDIVIDUAIS E CULTURAIS. 1ed.: , 2012, v. 1, p. 303-322.

  • SORATTO, Lucia ; VASQUES-MENEZES, I. . O PERFIL DOS USUÁRIOS DO SINE E AS MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO. In: REMIGIO TODESCHINI, IONE VASQUES-MENEZES, LUCIA SORATTO. (Org.). DESAFIOS DO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA. 1ed.SÃO PAULO: LTR, 2010, v. 1, p. 57-74.

  • SORATTO, Lucia ; VASQUES-MENEZES, I. . A IMPORTANCIA DO TRABALHO E OS EFEITOS DO DESEMPREGO. In: REMÍGIO TODESCHINI, IONE VASQUES-MENEZES, LÚCIA SORATTO. (Org.). DESAFIOS DE SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA. 1ed.SÃO PAULO: LTR, 2010, v. 1, p. 75-92.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; SORATTO, Lucia . PROPOSTA METODOLOGICA DE ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO DAS AGENCIAS PÚBLICAS DE EMPREGO. In: REMÍGIO TODESCHINI, IONE VASQUES-MENEZES, LÚCIA SORRTO. (Org.). DESAFIOS DO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA. 1ed.: , 2010, v. , p. 120-150.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; SORATTO, Lúcia . BURNOUT ENTRE OS FUNCIÓNÁRIOS DAS AGENCIAS PÚBLICAS DE EMPREGO. In: REMÍGIO TODESCHINI, IONE VASQUES-MENEZES, LÚCIA SORATTO. (Org.). DESAFIOS DO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA. 1ed.SÃO PAULO: LTR, 2010, v. 1, p. 111-119.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; SORATTO, Lucia . AGENTES DE ATENDIMENTO DO SINE E CARACTERISTICAS DO TRABALHO E DA CATEGORIA. In: REMÍGIO TODESCHINI, IONE VASQUES-MENEZES, LÚCIA SORATTO. (Org.). DESAFIOS DO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA. 1ed.SÃO PAULO: LTR, 2010, v. 1, p. 93-110.

  • MARIA AMÉLIA SASAKI ; VASQUES-MENEZES, I. . O TRABALHADOR INFORMAL - REPENSANDO SUA INSERÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO E RENDA. In: REMIGIO TODESCHINI, IONE VASQUES-MENEZES, LÚCIA SORATTO. (Org.). DESAFIOS DO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO,TRABALHO E RENDA. 1ed.SÃO PAULO: LTR, 2010, v. 1, p. 169-180.

  • SORATTO, Lucia ; VASQUES-MENEZES, I. . A DIFICIL MISSÃO DAS AGENCIAS PÚBLICAS DE EMPREGO. In: REMIGIO TODESCHINI, IONE VASQUES-MENEZES, LUCIA SORATTO. (Org.). DESAFIOS DO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA. 1ed.SÃO PAULO: LTR, 2010, v. 1, p. 43-56.

  • CODO, Wanderley ; VASQUES-MENEZES, I. . El arte de nada hacer El funcionario público hace lo que hay que hacer realmente ?. In: Wanderley Codo. (Org.). Salud Mental y Trabajo. 1ed.Cidade do México: Editorial Plaza y Valdez, 2007, v. , p. 183-192.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Saúde Mental e Trabalho: aplicações na prática clínica. In: Maria da Graça Jaques, Wanderley Codo. (Org.). SAÚDE MENTAL E TRABALHO: LEITURAS. 3ªed.Petrópolis - Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007, v. 1, p. 174-193.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Por Onde Passa a Categoria Trabalho na Prática Terapêutica. In: Wanderley Codo. (Org.). O Trabalho Enlouquece? Um encontro entre a clinica e o trabalho. 1ed.Petropolis-RJ: Editora Vozes, 2004, v. 1, p. 23-52.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; RAMOS, Fernanda . Brasil, seus estados e o sofrimento psiquico dos professores. In: Wanderley Codo. (Org.). Educação: Carinho e Trabalho. 2ªed.Petrópolis: Editora Vozes, 2000, v. , p. 355-362.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley . Educar, Educador. In: Wanderley Codo. (Org.). Educação: Carinho e Trabalho. 1ªed.Petropólis: Editora Vozes, 1999, v. 1, p. 37-47.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley . O que é burnout'. In: Wanderley Codo. (Org.). Educação: Carinho e Trabalho. 1ed.Petropolis: Editora Vozes, 1999, v. 1, p. 237-254.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; MEDEIROS, Larissa . O conflito entre o trabalho e a família'. In: Wanderley Codo. (Org.). Educação : Carinho e Trabalho. 1ed.Petropolis: Editora Vozes, 1999, v. 1, p. 255-260.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; GAZZOTTI, Andrea Alessandra . Suporte afetivo e o sofrimento psiquico em burnout'. In: Wanderley Codo. (Org.). Educação: Carinho e Trabalho. 1ed.Petropolis: Editora Vozes, 1999, v. 1, p. 261-266.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; VERDAN, Claudia S . Importancia Social do Trabalho'. In: Wanderley Codo. (Org.). Educação: Carinho e Trabalho. 1ed.Petropolis: Editora Vozes, 1999, v. 1, p. 293-299.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; RAMOS, Fernanda . O Brasil, seus estados e o sofrimento psiquico dos professores'. In: Wanderley Codo. (Org.). Educação: Carinho e Trabalho. 1ed.Petropolis: Ed Vozes, 1999, v. 1, p. 355-362.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Relatos Resumidos de Pesquisa - Por que as mulheres compram beleza?. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO, 2008, FLORIANÓPOLIS. Anais do III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO, 2008.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Relatos Resumidos de Pesquisa - Por que as mulheres compram beleza?. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO, 2008, FLORIANOPOLIS. Anais do III congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2008.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Palestra: Saúde Mental e Trabalho. In: I ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL E TRABALHO DO AMAZONAS, 2008, Amazonas. Anais: do I Encontro de Saúde, 2008.

  • VASQUES-MENEZES, I. . PALESTRA: PLANEJAMENTO DE PESQUISA. In: e VII Jornada de Iniciação Cientifica, 2007, TOCANTINS. Anais do V Congresso Cientifico e VII Jornada de Iniciação Cientifica, 2007.

  • VASQUES-MENEZES, I. . MESA REDONDA: Educação Cidadania e Ambiente de Trabalho. In: XI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO: Tendências e Perspecitvas da Educação Contemporânea, 2007, Caçador ? Paraná. ANAIS DO XI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO: Tendências e Perspectivas da Educação Contemporânea, 2007.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; OLIVEIRA, P. A. ; ZANELLA, C. . MESA REDONDA: Educação Cidadania e Ambiente de Trabalho. In: XI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO: Tendências e Perspectivas da Educação Contemporânea, 2007, Caçador ? Paraná. ANAIS DO XI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO: Tendências e Perspectivas da Educação Contemporânea, 2007.

  • VASQUES-MENEZES, I. . PALESTRA: PLANEJAMENTO DE PESQUISA. In: V CONGRESSO CIENTIFICO E VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 2007, TOCANTINS. ANAIS DO V CONGRESSO CIENTIFICO E VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 2007.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; SORATTO, Lucia ; KHOURY, H. . Mesa Redonda: O Trabalho e o Atual Contexto de Trabalho, Emprego e Desemprego. In: XIV Encontro Nacional da Abrapso, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Nacional da Abrapso, 2007.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Conferência: Educação, Cidadania e Ambiente de Trabalho. In: XI Congresso de Educação - Tendências e Perspectivas da Educação Contemporânea, 2007, Caçador - SC. Anais do XI Congresso de Educação - Tendências e Perspectivas da Educação Contemporânea, 2007. p. 63-63.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Burnout: A Sindrome da Desistencia Simbólica. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2006, Brasilia. Anais do II congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2006. p. 16-16.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Relação clinica e trabalho: Apresentação de um estudo de caso. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2006, Brasília. Anais do II congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2006. v. 1. p. 39-39.

  • CODO, Wandeley ; VASQUES-MENEZES, I. . Sofrimento Psiquico dos educadores. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2006, Brasilia. Anais do II congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2006. v. 1. p. 48-48.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; KHOURY, H. . O Adoecimento dos Trabalhadores de Saúde Mental. In: I Simpósio Paraense sobre a Síndrome de Burnout, 2006, Pará. Anais do I Simpósio Paraense Sobre a Síndrome de Burnout, 2006. v. 1.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Simposio - Trabalho & Bem Estar, uma Relação Possivel? Uma Proposta Brasileira de se Fazer Psicologia do e no Trabalho. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2006, Brasília. Anais do II congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2006.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; KHOURY, H. . PALESTRA: Diagnostico e Avaliação em Burnout. In: I Simpósio Paraense sobre a Síndrome de Burnout, 2006, Pará. Anais do I Simpósio Paraense sobre a Síndrome de Burnout, 2006.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; KHOURY, H. . PALESTRA: Saúde Mental e Burnout. In: I Simpósio Paraense sobre a Síndrome de Burnout, 2006, Pará. Anais do I Simpósio Paraense sobre a Síndrome de Burnout, 2006.

  • VASQUES-MENEZES, I. . OTrabalho enlouquece?. In: Congresso Norte-Nordeste, 2005, Salvador, 2005.

  • CODO, Wandeley ; VASQUES-MENEZES, I. . O Trabalho Enlouquece? Um encontro entre a clínia e o trabalho. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. Anais do IVCongresso Norte Nordeste de Psicologia,, 2005.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Mini-curso: Psicologia do Trabalho. In: Forum de saúde, 2004, Erechim. Anais do Forum de Saude, 2004. v. 1.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Mesa redonda:Sofrimento Psíquico nas Organizações:Saúde Mental e Trabalho. In: VIII Encontro Trabalho e Saúde do Trabalhador, 2004, Cidade Nova - Rio de Janeiro. ANAIS - VIII Encontro Trabalho e Saúde do Trabalhador, 2004.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; MARQUES, Mariana Drumond . Diagnosis Of The Objective And Subjective Work Conditions And The Quality Of Life in a Public Instituion. In: VI Confêrencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia, 2003, Brasilia. Anais - VI Conferencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia, 2003.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; MARQUES, Mariana Drumond . Problemas de Comunicação em Uma Instituição Federal. In: VI Confêrencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia, 2003, Brasilia. Anais- VI Conferencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia, 2003.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; MARQUES, Mariana Drumond . Diagnostico das Condições Objetivas e Subjetivas de Trabalho e Qualidade de Vida em uma Instituição Publica. In: VI Confêrencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia, 2003, Brasilia. Anais - VI Conferencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia, 2003.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; MARQUES, Mariana Drumond . Comunication Problems In a Federal Public Instituion. In: VI Confêrencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia, 2003, Brasilia. Anais- Conferencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia, 2003.

  • VASQUES-MENEZES, I. . WORK AND MENTAL HEALTH AND PSYCHO CLINIC, A NECESSARY DIALOG. In: VI Confêrencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia, 2003. Anais da VI Conferencia Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia, 2003. v. 1.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; REBOUÇA JUNIOR, Francisco Gilson . V EPECO - V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste. In: V EPECO - V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2002, Uberlandia. Anais do V EPECO, 2002.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; REBOUÇA JUNIOR, Francisco Gilson . Avaliando o Avaliador. In: 25ª Reunião de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2002, Casumbu-MG. Anais- 25ª Reunião de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2002.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; REBOUÇA JUNIOR, Francisco Gilson . Mapa da Violência nas Escolas Brasileiras. In: Seminário Educação, 2002, Cuiaba - Mato Grosso. Anais- Relação raciais e Educação: Cidadania e Diversidade no Seculo XXI, 2002.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; REBOUÇA JUNIOR, Francisco Gilson . Como Combater a Violência nas Escolas. In: Seminário Educação, 2002, Cuiaba. Anais- Relação Racial e Educação: Cidadania e Diversidade no Seculo XXI, 2002.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; REBOUÇA JUNIOR, Francisco Gilson . Mapa da Violência nas Escolas Brasileiras. In: Seminário Educação, 2002, Cuiaba - Mato Grosso. Anais- Relação raciais e Educação: Cidadania e Diversidade no Seculo XXI, 2002.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; REBOUÇA JUNIOR, Francisco Gilson . Dividindo o Poder: Os conselhos Escolares e as Questões Emergentes. In: Seminário Educação, 2002, Cuiaba- Mato Grosso. Anais - Relações Raciais e Educação: Cidadania e Diversidade no Século XXI, 2002.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; REBOUÇA JUNIOR, Francisco Gilson . Relato de Pesquisa - O diretor e a Proficiência dos Alunos: Um olhar na Escola. In: V EPECO - V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2002, Uberlandia- MG. Anais- V EPECO - V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2002.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; REBOUÇA JUNIOR, Francisco Gilson ; VALADÃO, Gabrielle Aine . Pais de Alunos nas Escolas: O outro lado do Aprendizado. In: V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2002, Uberlâdia. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2002.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; REBOUÇA JUNIOR, Francisco Gilson . Relato de Pesquisa - O Diretor e a Proficiência dos Alunos: Um Olhar na Escola. In: V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2002, Uberlândia. Anais do V EPECO, 2002.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; REBOUÇA JUNIOR, Francisco Gilson . AVALIANDO O AVALIADOR. In: 25ª REUNIÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2002, CAXAMBU. ANAIS DA 25ª REUNIÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2002.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; REBOUÇA JUNIOR, Francisco Gilson . MAPA DA VIOLENCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. In: SEMINARIO EDUCAÇÃO ? RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: CIDADANIA E DIVERSIDADE NO SECULO XXI, 2002, Cuiabá, MT. ANAIS- RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: CIDADANIA E DIVERSIDADE NO SECULO XXI, 2002.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; REBOUÇA JUNIOR, Francisco Gilson . Como combater a violência nas escolas. In: SEMINARIO EDUCAÇÃO ? RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: CIDADANIA E DIVERSIDADE NO SECULO XXI, 2002, Cuiabá ? MT. ANAIS DO SEMINARIO RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: CIDADANIA E DIVERSIDADE NO SECULO XXI, 2002.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; VALADÃO, Gabrielle Aine ; REBOUÇA JUNIOR, Francisco Gilson . Dividindo o poder: Os conselhos escolares e as questões emergentes. In: SEMINARIO EDUCAÇÃO ? RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: CIDADANIA E DIVERSIDADE NO SECULO XXI, 2002. ANAIS DO SEMINARIO RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: CIDADANIA E DIVERSIDADE NO SECULO XXI, 2002.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Orientação para o Trabalho (Uma outra visão de orientação profissional). In: II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001, Salvador, 2001.

  • VASQUES-MENEZES, I. . SAUDE MENTAL E TRABALHO - UMA PROPOSTA INTEGRADA DE DIAGNÓSTICO. In: XXXI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA, 2001, RIO DE JANEIRO, 2001.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley . RISK FACTORS FOR BURNOUT AMONG BRAZILIAN TEACHERS. In: XXVIII Congresso Interamericano de Psicologia, 2001, SANTIAGO. Anais do XXVIII Congresso Interamericano de Psicologia, 2001.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; TRÓCCOLI, B. T. . Uma Medida Fatorial da Predisposição para Histeria. In: X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 1999, São Paulo, 1999.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; TRÓCCOLI, B. T. . Uma medida fatorial da predisposição para histria. In: X Congresso Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 1999, São Paulo. Anais do X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 1999.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Burnout em professores. In: XXVIII Reunião Anual de Psicologia promovida pela Sociedade Brasileira de Psicologia, 1998, Ribeirão Preto. Reunião anual de psicologia, 28, resumos, 1998. v. 28.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; SORATTO, Lucia ; ODELIUS, C. . Abordagem interdisciplinar em saúde mental e trabalho: o caso dos trabalhadores em educação no Brasil.. In: XXVIII Reunião Anual de Psicologia promovida pela Sociedade Brasileira de Psicologia, 1998, Ribeirão Preto. Reunião Anual de Psicologia, 28, resumos, 1998. v. 28. p. 30-30.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; SORATTO, Lucia ; ODELIUS, C. . Burnout em professores. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia Promovida pela Sociedade Brasileira de Psicologia, 1998, Ribeirão Preto - São Paulo. Anais da XXXVIII Reunião Anual de Psicologia Promovida pela Sociedade Brasileira de Psicologia, 1998.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; SORATTO, Lucia ; ODELIUS, C. . Abordagem interdisciplinar em saúde mental e trabalho: o caso dos trabalhadores em educação no Brasil. In: XXVIII Reunião Anual de Psicologia, 1998, Ribeirão Preto - São Paulo. Anais da XXVIII Reunião Anual de Psicologia, 1998. p. 30-30.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; SORATTO, Lucia ; ODELIUS, C. . Burnout em professores. In: XXVIII Reunião Anual de Psicologia, 1998, Ribeirão Preto. Anais da XXVIII Reunião Anual de Psicologia, 1998.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CHABALGATY, P. C. ; ALVARENGA, W. ; CODO, Wanderley . Fatoração do MMPI e Elaboração de Inventário para Investigação das Atitudes e Condições de Trabalho. In: XXVI Reunião Anual de Psicologia promovida pela Sociedade Brasileira de Psicologia, 1996, Ribeirão Preto. reunião anual de psicologia, 26, resumos, 1996. v. 26.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; FRADE, M. ; CODO, Wanderley . Limites na avaliação de depressão. In: XXVI Reunião anual de psicologia, 1996, Ribeirão Preto, SP. Anais da XXVI Reunião anual de psicologia, 1996. v. 26.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; BARBOSA, V. M. ; CODO, Wanderley . Estudo e Proposta de Atualização da Escala de Histeria do MMPI. In: XXVI Reunião Anual de Psicologia promovida pela Sociedade Brasileira de Psicologia, 1996, Ribeirão Preto. Reunião anual de psicologia, 26, resumos, 1996. v. 26.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; BARBOSA, V. M. ; FRADE, M. ; CHABALGATY, P. C. . Orientação vocacional: Um processo rico em possibilidades de atuação. In: XXVI Reunião Anual de Psicologia promovida pela Sociedade Brasileira de Psicologia, 1996, Ribeirão Preto, SP. Reunião anual de psicologia, 26, resumos, 1996. v. 26.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Curso: Orientação Vocacional -Abordagem Psicodramática. In: XXVI Reunião Anual de Psicologia promovida pela Sociedade Brasileira de Psicologia, 1996, Ribeirão Preto,SP. Reunião Anual de Psicologia, 26, resumos, 1996. v. 26.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; ALVARENGA, W. ; CHABALGATY, P. C. . Fatoração do MMPI e elaboração de inventário para investigação das atitudes e condições de trabalho. In: XXVI Reunião Anual de Psicologia, 1996, Ribeirão Preto. Anais da XXVI reunião anual de psicologia, 1996.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; BARBOSA, V. M. . Estudo e proposta de atualização da escala de histeria do MMPI. In: XXVI Reunião anual de psicologia, 1996, Ribeirão Preto - São Paulo. Anais da XXVI Reunião anual de psicologia, 1996. v. 26.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; BARBOSA, V. M. ; CHABALGATY, P. C. . Orientação Vocacional: Um processo rico em possibiliadades de atuação. In: XXVI Reunião anual de psicologia, 1996, Ribeirão Preto - São Paulo. Anais da XXVI Reunião anual de psicologia, 1996. v. 26.

  • VASQUES-MENEZES, I. . Curso: Orientação vocacional - Abordagem Psicodramática. In: XXVI Reunião anual de psicologia, 1996, Ribeirão Preto - São Paulo. Anais da XXVI Reunião anual de psicologia, 1996. v. 26.

  • VASQUES-MENEZES, I. ; ALVES, M. A. L. . Orientação Vocacional - Uma Nova Abordagem. In: XXIII Reunião Anual de Psicologia promovida pela Sociedade Brasileira de Psicologia, 1993, Ribeirão Preto, SP. Reunião Anual de Psicologia, 23, resumos, 1993. v. 23.

  • ALVES, M. A. L. ; VASQUES-MENEZES, I. . Orientação Vocacional: Uma nova abordagem. In: XXIII Reunião Anual de Psicologia, 1993, Ribeirão Preto - São Paulo. Anais da XXIII Reunião Anual de Psicologia, 1993. v. 23.

  • MARIA AMÉLIA SASAKI ; VASQUES-MENEZES, I. . TRABALHADOR INFORMAL E PREVIDÊNCIA SOCIAL. Política & Sociedade (Online) , 2012.

  • VASQUES-MENEZES, I. . IMPLICACIAS PSICOSOCIALES DE LAS TRANSFORMACIONES DEL TRABAJO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley . LA SALUD MENTAL DE LOS PROFESORES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VASQUES-MENEZES, I. . Palestra - Saúde Mental e Trabalho. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VASQUES-MENEZES, I. . SAÚDE MENTAL E TRABALHO - UMA PROPOSTA INTEGRADA DE DIAGNÓSTICO. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VASQUES-MENEZES, I. . Gestão da escola pública. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VASQUES-MENEZES, I. . Identidade e orientação profissional na abordagem de orientação para o trabalho. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley . Escala de predisposição para depressão. 1996.

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley . Escala de predisposição para histeria. 1996.

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley . Escala de predisposição para paranoia. 1996.

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley . Escala de predisposição para a obsessão. 1996.

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley . Escala de predisposição para desvio psicopático. 1996.

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley . Escala de predisposição para mania. 1996.

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley . Escala de predisposição para esquizofrenia. 1996.

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley . Uma visão global sobre as condições objetivas e subjetivas de trabalho e qualidade de vida no Ministério da Justiça. 1999.

CODO, Wanderley ; VASQUES-MENEZES, I. ; ARAUJO, R. M. ; MIRANDA, R. . Relatório técnico avaliação de aprendizagem profissional. 2007. (Relatório de pesquisa).

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; SORATTO, Lucia . Relatório I - Análise quantitativa e qualitativa dos dados: perfil dos trabalhadores estudados e grupos de risco. 2007. (Relatório de pesquisa).

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; SORATTO, Lucia . Relatório II - Sistematização das informações: Relatório sobre o funcionamento das agências do SINE. 2007. (Relatório de pesquisa).

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; SORATTO, Lucia ; ALSAN, L. A. S. . Relatório IV -Aprofundamento sobre a realidade em que se encontram os trabalhadores em situação de desemprego usuários do sine: trajetória de trabalho e dificuldades. 2007. (Relatório de pesquisa).

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; SORATTO, Lúcia ; ALSAN, L. A. S. . Relatório V - Perfil dos trabalhadores usuários do Sine dos estados do Paraná e da Bahia. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; Lago, Kennyston ; KAJI-MARKENFELDT, A. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatório do processo DIAGNÓSTICO INTEGRADO DO TRABALHO E SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR JUNTO AS UNIDADES DE REFERÊNCIAS?. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; VASQUES-MENEZES, I. ; SORATTO, Lucia ; CORRADI, A. A. . Relatório parcial do processo: Qualidade de Ensino e Saúde Mental dos Educadores. 2007. (Relatório de pesquisa).

VASQUES-MENEZES, I. ; KAJI-MARKENFELDT, A. ; CODO, Wandeley . Relatório referente ao processo seletivo Metodologia e resultado da seleção. 2007. (Relatório de pesquisa).

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; SORATTO, Lúcia ; ALSAN, L. A. S. . Relatorio VI - consolidado. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; ARAUJO, R. M. ; MIRANDA, R. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatorio I - Itens elaborados em nossa oficina (organizada por elaboradores). 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; ARAUJO, R. M. ; MIRANDA, R. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatorio III - Graficos para análise de distratores dos itens da Avaliação Piloto / Entrada e Saida. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; ARAUJO, R. M. ; MIRANDA, R. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatorio IV - Analise dos itens, a posteriori: Entrada e Saida. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; ARAUJO, R. M. ; MIRANDA, R. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatório I - A Historia da Saúde do Trabalhador. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; ARAUJO, R. M. ; MIRANDA, R. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatório II - Questionários de Avaliação de Entrada e Saída tal e qual foram aplicados nos eventos. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; Lago, Kennyston ; KAJI-MARKENFELDT, A. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatório V - Conflitos institucionais em saúde do trabalhador. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; Lago, Kennyston ; KAJI-MARKENFELDT, A. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatório VI - Comunicação: ferramenta para a efetivação de uma rede. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; Lago, Kennyston ; KAJI-MARKENFELDT, A. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatório VII -Percepção Subjetiva da Organização do Trabalho pelos Trabalhadores dos CRST. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; Lago, Kennyston ; KAJI-MARKENFELDT, A. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatório VIII - O uso de álcool entre os trabalhadores do CRST. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; Lago, Kennyston ; KAJI-MARKENFELDT, A. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatório IX - Como implementar a RENAST sem implementar o SUS. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; Lago, Kennyston ; KAJI-MARKENFELDT, A. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatório X - Remuneração: como se alcançar um serviço de referência sem uma remuneração compatível com a de profissionais de referência?. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; Lago, Kennyston ; KAJI-MARKENFELDT, A. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatorio IV - Os Trabalhadores em saúde do trabalhador - quem são os trabalhadores em saúde do trabalhador?. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; Lago, Kennyston ; KAJI-MARKENFELDT, A. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatório II - Apresentação e método. 2007. (Relatório de pesquisa).

CODO, Wandeley ; Lago, Kennyston ; KAJI-MARKENFELDT, A. ; VASQUES-MENEZES, I. . Relatório III - Ideologias no nas organizações do trabalho. 2007. (Relatório de pesquisa).

VASQUES-MENEZES, I. ; KAJI-MARKENFELDT, A. ; CODO, Wandeley . Relatório de grupos focais e definição de perfil. 2007. (Relatório de pesquisa).

VASQUES-MENEZES, I. ; SORATTO, Lucia ; CODO, Wandeley ; ALSAN, L. A. S. . Relatório VII - Proposta metodológica de orientação para as agências públicas de emprego. 2007. (Relatório de pesquisa).

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wandeley ; SORATTO, Lúcia ; ALSAN, L. A. S. . Relatório do processo "Saúde Mental e (RE)Alocação Profissional para Trabalhadores Desempregados. 2007. (Relatório de pesquisa).

VASQUES-MENEZES, I. ; CODO, Wanderley ; SORATTO, Lucia ; ALSAN, L. A. S. . Relatório III - PERFIL NACIONAL DOS AGENTES DE ATENDIMENTO. 2007. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    TRABALHO INFORMAL, Descrição: INVESTIGAR E DISCUTIR. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Coordenador.

  • 2011 - 2016

    Preditores da decisão de aposentadoria em trabalhadores da educação, Descrição: Um estudo nacional envolvendo burnout e planejamento de aposentadoria em professores do ensino básico de rede publica estadual.O envelhecimento populacional representa um dos maiores desafios deste século. Projeções demográficas do IBGE apontam que, em 2050 a expectativa de vida será de 81 anos. Apesar disto, ainda são raras as organizações que adotam políticas para os trabalhadores mais velhos ou oferecendo programas de preparação para a aposentadoria para aqueles que desejam se aposentar. A presente pesquisa é de natureza quantitativa, e tem por objetivo investigar a percepção dos trabalhadores em educação com relação à aposentadoria. Serão avaliadas oito variáveis e suas relações com a aposentadoria. São estas variaveis: i) satisfação com o trabalho, ii) comprometimento com a carreira, iii) flexibilidade de horário no trabalho; iv) diversidade de atividades extra-trabalho; v) saúde auto-percebida, vi) expectativa de vida individual; e vii) relacionamento social, familiar e marital; viii) a ocorrência de Burnout. A investigação será realizada no Brasil inteiro com trabalhadores em educação com a rede estadual de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Coordenador / Lucia França - Integrante / Mauricio Tamayo - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Estudos e Pesquisas em Reabilitação Profissional (RP): Uma Proposta de Pesquisa, Descrição: Realização de uma pesquisa-diagnóstica visando conhecer as reais condições da área de reabilitação profissional, de forma que seja possível identificar necessidades e propor ações que venham a melhorar o setor. Mais especificamente: 1.Ampliar o conhecimento sobre as condições de trabalho na área de RP 2.Embasar cientificamente estratégias de melhoria da organização 3.Dimensionar necessidades de RH e das equipes de trabalho em RP 4.Subsidiar ações e projetos estratégicos para o setor 5.Conhecer as necessidades e criticas do setor produtivo com relação a absorção dos trabalhadores oriundos de RP do INSS 6.Conhecer a realidade de trabalho e as dificuldades na articulação com o setor no atendimento das demandas do INSS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Coordenador / Hilma Khoury - Integrante / Angela Maria de Oliveira Almeida - Integrante / Sônia Regina Pereira Fernandes - Integrante / Maria Cristina Ferreira - Integrante / Camila Torres - Integrante / Livia Borges - Integrante / Silvana de Oliveira - Integrante / Vanessa de Assis Cardoso - Integrante / Daiana Demarchi - Integrante., Financiador(es): MInisterio da Previdência Social - Auxílio financeiro / Universidade de Brasília - Cooperação.

  • 2008 - 2009

    Análise e Aperfeiçoamento da Metodologia de Implementação do Fator Acidentário de Prevenção, Descrição: Realização de estudos e pesquisas para aperfeiçoamento da metodologia do Fator Acidentário de Prevenção- FAF, visando políticas de prevenção nas condições laborais e de saúde dos trabalhadores... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Integrante / Wanderley Codo - Coordenador / Lucia Soratto - Integrante / Maria Paula Alves Soares - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Análise Cientifica do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário, Descrição: Realização de estudos e pesquisas das relações entre Classificação Nacional de Atividades Econômicas ? CNAE e Classificação Internacional de Doenças ? CID para aperfeiçoar o desenvolvimento metodológico na aplicação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário ? NTEP, visando políticas de proteção e promoção de melhoria nas condições laborais e de saúde dos trabalhadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Integrante / Lucia Soratto - Integrante / Wandeley Codo - Coordenador / Maria Paula Alves Soares - Integrante.

  • 2006 - 2006

    Avaliação de Aprendizagem no Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    Saúde Mental e (re) alocação profissional para trabalhadores desempregados, Descrição: 1ª etapa- 2005-.Desenvolvimento de uma metodologia de orientação para o trabalho para desempregados atendidos pelo sistema nacional de emprego - SINE; diagnóstico do funciomento dos serviços de atendimento ao desempregado;perfil do desempregado que procuro os serviços do SINE 2ª etapa - 2006- Aprofundamento do diagnóstico do SINE e elaboraçãodoperfil mais detalhado do desempregado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Coordenador.

  • 2004 - 2008

    Diagnostico Integrado do Trabalho Junto as Unidades de Referência de Saúde do Trabalhador, Descrição: Realização do Diágnostico Integrado do Trabalho nos CRST - Centros de referencia de Saúde do Trabalhador, a fim de apoiar a implementação da RENAST - Rede Nacional de Saúde do Trabalhador visando o fortalecimento do SUS- Sistema Unico de Saúde... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Integrante / Wandeley Codo - Coordenador / Kennyston Lago - Integrante / Alessandra Kaji-Markenfeldt - Integrante.

  • 2004 - 2006

    Qualidade de Ensino e Saúde Mental dos Educadores, Descrição: Este projeto de pesquisa prevê aportar a dimensão subjetiva e de saúde mental que envolve os trabalhadores em educação à avaliação da educação básica tal como é feita pelo SAEB e pelos sistemas estaduais de avaliação. Especificamente pretende: -Analisar os problemas de trabalho a partir da relação do educador com o produto de seu trabalho e/ou suas atividades; -Levantar e analisar dados referentes à organização do trabalho, gestão, condições ambientais, sofrimentos no trabalho, Burnout e fatores qualitativos da relação trabalhador e seu trabalho e da relação ensino-aprendizagem; -Sistematizar informações sobre a educação no que se refere, principalmente, a condições ambientais da escola, planejamento e qualidade de ensino, violência e Burnout, correlacionando estes aspectos com as questões de proficiência do aluno; -Embasar cientificamente uma estratégia de melhoria das condições de trabalho e da qualidade de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (9) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Integrante / Wanderley Codo - Coordenador.

  • 2004 - 2006

    Diagnostico Integrado do Trabalho e Avaliação de Desempenho, Descrição: Analisar os problemas de trabalho a partir da relação do educador com o produto de seu trabalho e/ou suas atividades e sistematizar informações sobre a educação no que se refere as condições da escola, planejamento e qualidade de ensino e Burnout, correlacionando estes aspectos com as questões de proficiência do aluno e a dimensão subjetiva que envolve os trabalhadores em educação referentes a avaliação SAEGO. Embasar cientificamente uma estratégia de melhoria das condições de trabalho e da qualidade de ensino. Serão trabalhados também dados secundários como: 1.Condições da escola: análise das condições físicas das escolas, gestão administrativa e pedagógica, dados com relação ao processo de coordenação da escola, preenchimento do cargo de diretor, participação da comunidade, fontes de recursos e parcerias, projeto político-pedagógico da escola, forma de elaboração, acompanhamento e eixos principais; 2.Planejamento de ensino: processo de planejamento e acompanhamento, recursos didáticos utilizados para as aulas, sistema de avaliação do ensino, proficiência e condições da escola e dos professores; 3.Professores: escolaridade e formas de atualização, recursos didáticos utilizados, dedicação; 4.Qualidade de ensino: aprovação/reprovação e dados de evasão e condições da escola e dos professores. Aplicação do DIT e do instrumento de Avaliação em Burnout e construção e validação de um instrumento de avaliação de desempenho. Na construção do instrumento de avaliação de desempenho será desenvolvido grupos focais com pais de alunos, alunos, professores, coordenadores educacionais e diretores. O resultado dos grupos focais servirá de base para a elaboração dos itens do instrumento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Integrante / Wanderley Codo - Coordenador.

  • 2003 - 2003

    Aplicação do DIT e Burnout junto com o SAEB no MS, Descrição: Pesquisa desenvolvida junto as escolas estaduais de ensino básico do Estado do Mato Grosso do Sul articulando aspectos da subjetividade dos trabalhadores em educação ao SAEMS (Sistema de Avaliação do Ensino básico do estado do Mato Grosso do Sul). Aplicação do DIT e Burnout junto aos instrumentos do SAEMS. Estudo censitário no âmbito estadual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Integrante / Wandeley Codo - Coordenador.

  • 2002 - 2003

    Pesquisa sobre a saúde mental dos bancários, Descrição: Aplicação do DIT e do instrumento de Avaliação em Burnout. Pesquisa envolvendo 3 bancos público e mais de 8.000 sujeitos. Foi aplicado o DIT e o AUDIT e desenvolvidas entrevistas de profundidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Integrante / Wanderley Codo - Coordenador.

  • 2000 - 2001

    Retrado da escola 2, Descrição: Pesquisa envolvendo escolas de 1ª e 2ª graus das redes estadual, municipal e particulare os 27 estados brasileiros. Aplicação do DIT e do instrumento de Avaliação em Burnout e um questionário sobre violência na escola. Partiu-se da observação 'in loco' dos diversos setores de trabalho com intuito de conhecer o trabalho e proceder o levantamento das condições objetivas do trabalho e análise de tarefa. Também foram feitas entrevistas para diagnóstico diferencial abordando aspectos do trabalho e de saúde mental e grupos focais para discutir. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Integrante / Wanderley Codo - Coordenador.

  • 1999 - 2000

    Perfil dos trabalhadores do Ministério da Justiça, Descrição: Pesquisa desenvolvida junto aos servidores do Ministério da Justiça. Aplicação do DIT e do instrumento de Avaliação em alcoolismo - audit. Partiu-se da observação 'in loco' dos diversos setores de trabalho com intuito de conhecer o trabalho e proceder o levantamento das condições objetivas do trabalho e análise de tarefa. Também foram feitas entrevistas para diagnóstico diferencial abordando aspectos do trabalho e de saúde mental. Os resultados foram apresentados numa série de relatórios técnicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Integrante / Wanderley Codo - Coordenador.

  • 1996 - 1998

    Perfil dos trabalhadores em Educação -, Descrição: Estudo desenvolvido em parceria com a CNTE envolvendo os 27 estados brasileiros, 1600 escolas de ensino do ensino básico e 52.000 trabalhadores em educação. Aplicação do DIT e do instrumento de Avaliação em Burnout. Partiu-se da observação 'in loco' de algumas escolas com intuito de conhecer a atividade dos trabalhadores em educação e proceder o levantamento das condições objetivas do trabalho. Também foram feitas entrevistas para diagnóstico diferencial abordando aspectos do trabalho e de saúde mental. Este estudo permitiu a validação e normatização do DIT e do instrumento de avaliação de burnout para trabalhadores em educação no Brasil. A partir desta pesquisa foi escrito o livro Eduacação: Carinho e Trabalho publicado pelo Vozes em 1999, com republicações em 2000 (2ª edição) e 2002 (3ª edição).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Integrante / Wanderley Codo - Coordenador.

  • 1989 - Atual

    Estudos e Pesquisas em Reabilitação Profissional (RP): Uma Proposta de Pesquisa, Descrição: Realizar diagnóstico para conhecer as reais condições da área de reabilitação profissional, de forma que seja possível identificar necessidades e propor ações que venham a melhorar o setor. Mais especificamente:Ampliar o conhecimento sobre as condições de trabalho na área de RP; Embasar cientificamente estratégias de melhoria da organização; Dimensionar necessidades de RH e das equipes de trabalho em RP; Subsidiar ações e projetos estratégicos para o setor; Conhecer as necessidades e criticas do setor produtivo com relação a absorção dos trabalhadores oriundos de RP do INSS; Conhecer a realidade de trabalho e as dificuldades na articulação com o setor no atendimento das demandas do INSS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Coordenador / Angela Maria de Oliveira Almeida - Integrante / Luis Felipe Arantes - Integrante / Felipe Rosa Lima - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - 2008

    SELEÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES DA GESTÃO PÚBLICA PARA ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DE GOIAS, Descrição: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de metodologia para o processo seletivo interno de um grupo estratégico de servidores em gestão pública. Para tanto, um conjunto de competências e habilidades necessárias como repertório de entrada para ingresso precisam ser levantadas. O levantamento detalhado destas competências e habilidades que deverão fazer parte do repertório de entrada dos futuros gestores de políticas públicas e de cidadania corporativa terá por base a análise de tarefa, o perfil profissiográfico e as condições exigidas para o desenvolvimento e deverá constituir a primeira etapa deste projeto envolvendo: 1. Levantamento detalhado das atividades a serem desempenhadas 2. Requisitos para realização do trabalho (área de formação, conhecimentos, experiências e competências especificas) 3. Características individuais e sociais A partir deste repertório será desenvolvida uma metodologia a ser utilizada no processo seletivo envolvendo as seguintes etapas: 1. Critérios de inscrição com dados curriculares (formulário próprio) e exposição de motivos (para homologação da inscrição) 2. Aplicação de instrumentos de diagnóstico do trabalho e de personalidade (DIT ) 3. Desenvolvimento, validação e aplicação de instrumento para levantamento de atitude frente a aspectos situacionais do trabalho e de verificação de conhecimento especifico 4. Estrutura para entrevista individual (estruturada) . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Coordenador / Wanderley Codo - Integrante / Alessandra Kaji-Markenfeldt - Integrante.

  • 2006 - 2008

    SELEÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES DA GESTÃO PÚBLICA PARA ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DE GOIAS, Descrição: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de metodologia para o processo seletivo interno de um grupo estratégico de servidores em gestão pública. Para tanto, um conjunto de competências e habilidades necessárias como repertório de entrada para ingresso precisam ser levantadas. O levantamento detalhado destas competências e habilidades que deverão fazer parte do repertório de entrada dos futuros gestores de políticas públicas e de cidadania corporativa terá por base a análise de tarefa, o perfil profissiográfico e as condições exigidas para o desenvolvimento e deverá constituir a primeira etapa deste projeto envolvendo: 1. Levantamento detalhado das atividades a serem desempenhadas 2. Requisitos para realização do trabalho (área de formação, conhecimentos, experiências e competências especificas) 3. Características individuais e sociais A partir deste repertório será desenvolvida uma metodologia a ser utilizada no processo seletivo envolvendo as seguintes etapas: 1. Critérios de inscrição com dados curriculares (formulário próprio) e exposição de motivos (para homologação da inscrição) 2. Aplicação de instrumentos de diagnóstico do trabalho e de personalidade (DIT ) 3. Desenvolvimento, validação e aplicação de instrumento para levantamento de atitude frente a aspectos situacionais do trabalho e de verificação de conhecimento especifico 4. Estrutura para entrevista individual (estruturada). , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ione Vasques-Menezes - Coordenador / Wanderley Codo - Integrante / Alessandra Kaji-Markenfeldt - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Salgado de Oliveira, Programa de mestrado em psicologia. , Rua Marechal Deodoro, Centro, 24030060 - Niterói, RJ - Brasil - Caixa-postal: 70352, Telefone: (21) 21384926

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, Carga horária: 40

Outras informações:
PROFESSOR EFETIVO DO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM PSICOLOGIA ATUAÇÃO EM PESQUISA E EXTENSÃO

Atividades

  • 11/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, IDENTIDADE E TRABALHO, METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA, PSICOLOGIA DO TRABALHO, PSICOLOGIA SOCIAL, SAÚDE E TRABALHO

  • 10/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de mestrado em psicologia, .,Linhas de pesquisa

2006 - 2012

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: PESQUISADOR ASSOC-PROF COLAB, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR ASSOC-PROF COLAB, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisador associado com atuação no programa de pós-graduação PSTO com atividades de orientação de mestrado e docencia na pós-graduação. Disciplinas Ministradas: Tópicos especiais em Métodos e Técnicas de Pesquisa ? Entrevista (1/2007) Método Qualitativa de Pesquisa (2/2007) Trabalho e Saúde (1/2008) Método Qualitativa de Pesquisa (2/2008) Tópicos especiais em psicologia do trabalho - Identidade (1/2009) Método Qualitativa de Pesquisa (1/2010)

1989 - 2012

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisa, Desenvolvimento e Intervenção na área de Psicologia do trabalho e saúde mental; Acompanhamento, orientaçåo e execuçåo de projeto na área de orientação para o trabalho; acompanhamento e supervisåo de estágio de bacharelato e de grau de psicólogo ; Projetos Desenvolvidos : 1.Pesquisa - Diagnóstico de saúde mental e trabalho ? 'Relações de Trabalho, Organização e Saúde Mental dos Trabalhadores do Ministério da Justiça' ? concluida em nov/1999 ? coordenação do projeto de continuidade visando aprofundamento da análise dos dados e, envolvendo a metodologia pesquisa-ação, o delineamento e o apoio ao programa de desenvolvimento de pessoal dos servidores do Ministério. 2.Coordenação em Psicologia Clínica do livro 'Educação : Carinho e Trabalho' Rio de Janeiro: Vozes, 1999. 3.Pesquisa Nacional ? Diagnóstico de saúde mental e trabalho ? ? Relações de Trabalho, Organização e Saúde Mental dos Trabalhadores em Educação? ? Coordenação Técnica e em Psicologia Clínica ? Pesquisa Nacional envolvendo os 27 estados, 52.000 sujeitos e 19 relatórios técnicos.Cliente :CNTE, 1996 a 1998. 4. Coordenação Nacional do Processo de Avaliação Psicológica do processo seletivo para o Departamento de Polícia Federal ? cargos de Delegado, Perito Criminal, Agente de Polícia e Papiloscopista ? 1200 candidatos ? CESPE-UnB, 1998.Coordenação da avaliação psicologica para o Câmara Distrital? cargos de Agente e supervisor de segurança ? 300 candidatos- CESPE-UnB, 1996.Coordenação da avaliação psicologica para Metro ? cargos de Piloto, controlador de trafego, agente operacional, segurança, entre outros ? 1500 candidatos- CESPE-UnB, 1994. 5. Programa de atendimento a portadores de LER em cooperação ao DRH-UnB para os servidores em processo de readaptação pela Medicina do Trabalho. 6. Coordenação do Programa de Extensão de Orientação para o Trabalho ? atendimento a comunidade e orientação de estágio ? programa ativo desde 1991, PST/CAEP, Instituto de Psicologia ? UnB.

Atividades

  • 03/2001

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Psicologia, Laboratório de Psicologia do Trabalho Lpt Pst Ip.,Serviço realizado, Desenvolvimento da clinica do trabalho - psicoterapia de pacientes portadores de LER/DORT - grupos multinstituicionais.

  • 06/1996

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho.,Serviço realizado, responde pelas questões referentes a psicologia clinica no Laboratório de Psicologia do Trabalho (LPT) do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho - PST/IP/UnB.

  • 03/1996

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Psicologia, Laboratório de Psicologia do Trabalho - LPT/ PST/IP.,Serviço realizado, Supervisão de estágio de graduação e de bacharelato em psicologia do trabalho e saúde mental e trabalho.

  • 06/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, Laboratório de Psicologia do Trabalho Lpt Pst Ip.,Linhas de pesquisa

  • 03/1991

    Extensão universitária , Instituto de Psicologia, Laboratório de Psicologia do Trabalho Lpt Pst Ip.,Atividade de extensão realizada, Programa de estágio supervisionado em 'Orientação para o Trabalho' (orientação de adolescentes) - atendimento a comunidade - Programa articulado entre o LPT/PST e a CAEP (Clínica escola da UnB).

  • 03/1994 - 12/1994

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Humanas, Técnica de entrevista

1977 - 1987

Ministério da Educação

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuaçåo em Núcleo de Recursos Humanos e unidades de    Modernizaçåo Administrativa - planejamento de treinamento de pesseoal, estudos de viabilidade para  reestruturaçåo e mudança organizacional, revisåo de estrutura administrativa e de pessoal, planejamento de recursos humanos.

Atividades

  • 05/1978 - 02/1987

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Geral, Secretaria de Modernização Administrativa.,Serviço realizado, estudos de viabilidade para reestruturaçåo e mudança organizacional, revisåo de estrutura administrativa e de pessoal, planejamento de recursos humanos.

  • 06/1977 - 05/1978

    Estágios , Departamento de Pessoal, Centro de Treinamento Cetremec.,Estágio realizado, Planejamento de treinamento de pessoal.

1987 - 1989

Secretaria de Administração da Presidencia da República

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: psicologa, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuaçåo em unidades de Administraçåo de Pessoal e Secretaria    de Recursos Humanos - planejamento e acompanhamento de programas    de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal, discussåo,    elaboraçåo, acompanhamento e supervisåo na implantaçåo de plano    de classificaçåo e retribuiçåo de cargos e empregos; auditoria    de recursos humanos e elaboraçåo de propostas técnicas nas áreas    de avaliaçåo e acompanhamento de pessoal, treinamento e    sistemas de carreira.

Atividades

  • 02/1987 - 12/1988

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Modernização Administrativa, Desenvolvimento Organizacional e Gerencial.,Serviço realizado, assessoramento tecnico na área de recursos humanos e sistemas de carreira.