ARIVALDO FERREIRA DE SOUZA
Mestre em Educação pela Universidade Vale do Sapucaí - UNIVÁS, Pouso Alegre - MG (2020). Foi Aluno Especial do Doutorado em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2020). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Educação São Luís - FESL-SP (2018), pós-graduando em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto ? FAMEESP (2020). Possui graduação em Geografia (licenciatura) pela Universidade de Pernambuco - UPE, Campus Petrolina (2008). Foi Vice-Diretor do Colégio Estadual Marlei Teresinha Pretto, 2014 ? 2018, em Luís Eduardo Magalhães - BA. Atualmente é professor efetivo de Geografia do Ensino Médio na Rede Estadual de Educação da Bahia, com uma jornada de 40 horas semanais, distribuídas entre o Colégio Estadual Mimoso do Oeste ? CEMO e o Colégio Estadual Maria Otília Lutz. Também é professor efetivo de Geografia do Ensino Fundamenta na Escola Municipal Onero Costa da Rosa ? EMOCR, em Luís Eduardo Magalhães - BA. Como professora da Educação Básica atuo principalmente nas seguintes áreas, Educação Ambiental, Ocupação do Espaço Geográfico, Educação no Contexto da Convivência com o Semiárido, Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Também desenvolvo pesquisas nas áreas das Políticas Educacionais com foco na formação inicial de professores para atuação com os alunos idosos (as) de forma apropriada na EJA, inclusão dos estudantes da terceira idade nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciaturas. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação (GEPHET) na Univás, coordenado pela profª. Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges.
Informações coletadas do Lattes em 19/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2018 - 2020
Universidade do Vale do Sapucaí
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO OESTE DA BAHIA PARA A INCLUSÃO DOS IDOSOS NO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Rosimeire Aparecida Soares Borges
Coorientador: Neide Pena Cária. Grande área: Ciências Humanas
Especialização em andamento em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas
2019 - Atual
Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
2017 - 2019
FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS
Título: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA TERCEIRA IDADE NA EJA
Especialização em EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
2017 - 2018
Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: Desafios da Avaliação da Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
Orientador: Lidiane Maria Fávero
Graduação em Geografia
2004 - 2008
Universidade de Pernambuco
Título: A Importância das Tecnologias de Convivência com Semiárido para o Desenvolvimento da Comunidade de Tiquara - Campo Formoso -BA
Orientador: Adália Maria Monteiro da Rocha
Formação complementar
2020 -
Doutorado em Educação. , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2018 -
USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2018 -
Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 180h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2020 - 2020
Educação: O que munda com a Pandemia?. (Carga horária: 2h). , Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação, FATECE, Brasil.
2020 - 2020
A Importância de uma comunicação Autêntica na Educação a Distância. (Carga horária: 2h). , Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação, FATECE, Brasil.
2018 - 2018
Espanhol. (Carga horária: 14h). , Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
2018 - 2018
INTRODUÇÃO AOS CLÁSSICOS NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional Florestan Fernandes, ENFF, Brasil.
2017 - 2017
Metodologia de Ensino para Professor de Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 120h). , FACULDADE SUL MINEIRA, FASULMG, Brasil.
2017 - 2017
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. (Carga horária: 120h). , FACULDADE SUL MINEIRA, FASUL, Brasil.
2016 - 2017
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 180h). , EaD Espaço Educacional, EADEE, Brasil.
2016 - 2016
Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 365h). , CENTRO DE ESTUDOS JURÍDICO, LINGUÍSTICO E PÓS GRADUAÇÃO, CEJULP, Brasil.
2015 - 2015
Concepções Pedagógicas e Políticas Públicas da EJA. (Carga horária: 180h). , Instituto Pró Saber, PRÓ SABER, Brasil.
2015 - 2015
NOVOS PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (Carga horária: 180h). , Centro de Educação Profissional, CENED, Brasil.
2014 - 2014
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E COORDENADORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2014 - 2014
ATUALIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDÁGÓGICAS. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Conhecimento sobre Meio Ambiente, Cidade e População: aplicada a educação. (Carga horária: 365h). , Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil (GO), FPCHSB, Brasil.
2013 - 2013
GEOGRAFIA POLÍTICA. (Carga horária: 365h). , INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ETHIKOS, ITHIKOS, Brasil.
2010 - 2011
CONSELHEIRO DE EDUCAÇÃO. (Carga horária: 36h). , CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO SEGURO, CME, Brasil.
2010 - 2010
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PESQUISA E CONSULTORIA DO EXTREMO SUL DA BAHIA, EDUCARE, Brasil.
2008 - 2008
JOGOS E RECREAÇÃO APLICADOS NO AMBIENTE ESCOLAR. (Carga horária: 30h). , APLB SINDICATO COSTA DO DESCOBRIMENTO, APLB, Brasil.
2008 - 2008
EDUCAÇÃO DO CAMPO. (Carga horária: 4h). , INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AMBIENTAL, IDE, Brasil.
2007 - 2007
A EDUCAÇÃO PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2005 - 2005
O PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA SALA DE AULA DO SEMIÁRIDO. (Carga horária: 8h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2005 - 2005
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS E DESAFIOS DA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL. (Carga horária: 8h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2005 - 2005
PROJETO DE PESQUISA - INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM. (Carga horária: 5h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2004 - 2004
O USO DE CARTAS E MAPAS NA SALA DE AULA. (Carga horária: 6h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Curta Duração. , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Organização de eventos
FORMOSO, P. M. C. ; TIQUARA, A. C. ; SOUZA, A. F. . I ENCONTRO DE SUSTENTABILIDADE DO BIOMA CAATINGA E EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2011. (Congresso).
SOUZA, A. F. . I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE PORTO SEGURO - BA. 2010. (Congresso).
SOUZA, A. F. ; SOUZA, A. F. (Arivaldo Ferreira de Souza) . I CICLO DE PALESTRA EM MEIO AMBIENTE. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
IV COLÓQUIO DOCÊNCIA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2021. (Congresso).
CICLO DE PALESTRA EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM TEMPO DE PANDEMIA. 2020. (Encontro).
PROJETO: CONEXÃO + LIVE - UNITINS. 2020. (Seminário).
V CICLO DE PALESTRA E I GPET ONLINE: REFLEXÔES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPO PANDEMIA DE. 2020. (Seminário).
5º SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFCA EM EDUCAÇÃO DA UNIVÁS.Formação Inicial de Professores para Atuação na EJA em Perspectiva da Educação ao Longo da Vida. 2019. (Seminário).
"INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DOS CLÁSSICOS" NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES. 2018. (Oficina).
10ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 7ª SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO.A INCLUSÃO DA TERCEIRA IDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2018. (Simpósio).
2º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2018. (Congresso).
AS ALEGRIAS DA PEDAGOGIA. 2018. (Outra).
FERRAMENTAS E SERVIÇOS ON-LINE DO GOOGLE COMO APOIO ÀS ATIVIDADES E APRENDIZAGEM DES. 2018. (Oficina).
II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO VALE DO SAPUCAÍ. EJA: POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E O AVANÇO DOS IDOSOS NA UNIVERSIDADE. 2018. (Congresso).
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO UNISO. FORMAÇÃO DE PROESSORES - A INCLUSÃO DOS IDOSOS (AS) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2018. (Congresso).
I SIMPÓSIO EDUCACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2018. (Simpósio).
MESA REDONDA - TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS E COMPARTILHAMENTOS DE EXPERIÊNCIAS. 2018. (Outra).
ROBÓTICA EDUCACIONAL. 2018. (Oficina).
VI ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO.A Inclusão dos Idosos(as) na EJA e a Importância da Formação Docente para Emancipação do Saber. 2018. (Encontro).
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2011. (Congresso).
I ENCONTRO DE SUSTENTABILIDADE DA CAATINGA E EDUCAÇÃO DO CAMPO.ORGANIZADOR. 2011. (Encontro).
I SEMINARIO DE DIVERSIDADE CULTURAL E AFRODESCENDENTE / INDIGENA E EDUCAÇÃO INDIGENA. 2011. (Seminário).
VII ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA. 2010. (Encontro).
I ENCONTRO SERGIPANO DO GEOGRAFIA. 2009. (Encontro).
VI ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTE DE GEOGRAFIA (EBEGEO). 2009. (Encontro).
EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2008. (Seminário).
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE. 2008. (Outra).
I SEMINÁRIO DE ANÁLISES SOCIAIS DA CRISE DO CACAU NO SUL DA BAHIA.EXPOSIÇÃO HISTÓRICA DE PORTO SEGURO. 2008. (Seminário).
JOGOS E RECREAÇÃO APLICADOS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2008. (Seminário).
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: RESPOSTA CERTA CONTRA O TRABALHO INFANTIL. 2008. (Seminário).
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO. 2007. (Outra).
CURSO DE RECONHECIMENTO GEOGRÁFICO. 2007. (Outra).
I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. 2007. (Encontro).
III SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA.DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO SEMI-ÁRIDO. 2007. (Outra).
III SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA. 2007. (Outra).
III SEMINÁRIO DA ÁGUA " MEIO AMBIENTE QUESTÃO URGENTE". 2007. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO.EDUCAÇÃO E CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO. 2007. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO.EDUCAÇÃO E CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO. 2007. (Seminário).
I SEMINÁRIO GEOGRAFIA AGRÁRIA E REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO "B".GEOGRAFIA AGRÁRIA E REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO. 2007. (Seminário).
IV ENCONTRO BAIANO DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA. 2007. (Encontro).
SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL DOS INTEGRANTES DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO. 2007. (Seminário).
V ENCONTRO DO NORTE E NORDESTE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO E CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO. 2007. (Congresso).
V ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO PARA CONVIVENCIA COM O SEMI-ÁRIDO. 2007. (Congresso).
VII SEMANA UNIVERSITÁRIA.EVASÃO ESCOLAR NO SEMI-ÁRIDO. 2007. (Encontro).
"QUESTÕES CLIMÁTICAS - UM DESAFIO PARA ESTE MILÊNIO". 2006. (Oficina).
18º ENCONTRO ESTADUAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA - ENEESPE. 2006. (Encontro).
6ª SEMANA UNIVERSITÁRIA.OS ENTRAVES DA REFORMA AGRÁRIA NO NORDESTE. 2006. (Encontro).
6ª SEMANA UNIVERSITÁRIA.OS ENTRAVES DA REFORMA AGRÁRIA NO NORDESTE. 2006. (Outra).
I CONGRESSO EM EDUCAÇÃO: COMPARTILHANDO VOZES, INTEGRANDO SABERES. 2006. (Congresso).
II SEMINÁRIO 'CUIDAR DA ÁGUA É CUIDAR DA VIDA E DA SAÚDE". 2006. (Simpósio).
I SEMINÁRIO ESTADUAL - O SEMI-ÁRIDO NA PAUTA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. 2006. (Oficina).
I SEMINÁRIO REGIONAL - OS OLHARES DA EJA CONSTRUINDO UM REFERENCIAL DIDÁTICO. 2006. (Seminário).
2ª SEMANA SOCIAL DIOCESANA, "SEMI-ÁRIDO QUE QUEREMOS". 2005. (Encontro).
5º SEMANA UNIVERSITÁRIA. 2005. (Seminário).
5º SEMANA UNIVESITÁRIA. 2005. (Outra).
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS E DESAFIOS DA SOCIEDADE SUSTENTAVEL. 2005. (Outra).
I SEMINÁRIO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA E REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO.Geografia Agrária e Regionalização do Mundo. 2005. (Seminário).
O PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA SALA DE AULA DO SEMI-ÁRIDO. 2005. (Outra).
XIII SEMANA DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA.O PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA SALA DE AULA DO SEMI-ÁRIDO. 2005. (Outra).
MINI-CURSO "40 ANOS DO GOLPE MILITAR". 2004. (Outra).
MINI-CURSO " USO DE CARTAS E MAPAS NA SALA DE AULA". 2004. (Outra).
SEMANA DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA.MOSTRA DE TRABAHO EM GEOGRAFIA E SUAS EPISTEMOLOGIAS. 2004. (Outra).
SEMANA DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA. 2004. (Outra).
Produções bibliográficas
-
BORGES, ROSIMEIRE APARECIDA SOARES ; SOUZA, ARIVALDO FERREIRA DE . Formação inicial docente para atuação na educação de jovens, adultos e idosos. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO , v. 25, p. e023004-24, 2023.
-
SOUZA, A. F. ; SOUZA, D. J. . 43 ENSINO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: Cleber Bianchessi. (Org.). PAULO FREIRE:UM EDUCADOR PARA CONTEXTOS E TEMPOS ATUAIS. 1ªed.Curitiba- PR: Bagai, 2023, v. , p. 01-72.
-
SOUZA, A. F. . A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO DA TERCEIRA IDADE NA EJA: DESAFIOS DA ATUALIDADE. In: Rebeca Freitas Ivanicska; Bruna Beatriz da Rocha. (Org.). A FORMAÇÃO HUMANA: DEBATES E REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO, A HISTÓRIA E A SOCIEDADE. 1ªed.Itapiranga - SC: Editora Schreiben, 2022, v. , p. 328-337.
-
SOUZA, A. F. . OS NOVOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E O ACOLHIMENTO DOS IDOSOS NA EJA.. DEBATES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES, EXPERIÊNCIAS E TENDÊNCI. 1ªed.Guarujá - SP: Editora Científica Digital, 2022, v. 1, p. 96-213.
-
SOUZA, A. F. ; OLIVEIRA, J. N. . O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS ? DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. In: Walmir Fernandes Pereira. (Org.). TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: METODOLOGIAS, TÉCNICAS E AMBIENTES EM PESQUISA - VOLUME 2. 1ªed.Guarujá - SP: Editora Científica Digital, 2022, v. 2, p. 116-128.
-
SOUZA, A. F. ; SOUZA, A. F. . A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE FRENTE ÀS DEMANDAS DA EJAI E O OLHAR DA PEDAGOGIA FREIREANA. In: Cleber Bianchessi. (Org.). PAULO FREIRE 100 ANOS: PRESENTE!. 1ºed.CURITIBA - PR: EDITORA BAGAI, 2021, v. , p. 112-121.
-
SOUZA, A. F. ; BORGES, R. A. S. . O RETORNO DOS ESTUDANTES DA TERCEIRA IDADE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. In: Karina de Araújo Dias. (Org.). FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA: políticas, proposições e práticas. 1ºed.CURITIBA - PR: EDITORA BAGAI, 2021, v. , p. 100-115.
-
SOUZA, A. F. ; BORGES, R. A. S. . O DIREITO DA TERCEIRA IDADE AO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UM DESAFIO DO SÉCULO XX. In: FÁBIO BRAZIER; ABINALIO UBIRATAN SUBRINHO; ANDRÉIA BULATY. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES políticas, tensões e perspectivas. 1ºed.Santa Maria - RS: Arco Editores, 2021, v. , p. 228-242.
-
SOUZA, A. F. ; BORGES, R. A. S. . POLITICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E A INCLUSÃO DOS IDOSOS NA EJA E NO ENSINO SUPERIOR. In: Kelio Junior Santana Borges. (Org.). Sobre a Educação de Jovens e Adultos: teorias, práticas e vivências. 1ºed.Rio de Janeiro: Mares Editores, 2021, v. , p. 96-126.
-
BATISTA, E. L. ; SOUZA, A. F. . FORMAÇÃO DE PROESSORES - A INCLUSÃO DOS IDOSOS (AS) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - UNISO, 2018, SOROCABA -SP. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - UNISO. SOROCABA-SP: UNISO, 2018.
-
SOUZA, A. F. . A INCLUSÃO DOS IDOSOS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA. In: VI SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO ?EDUCAÇÃO, PESQUISA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: desafios e perspectivas na atualidade?, 2020, Pouso Alegre - BA. VI SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO ?EDUCAÇÃO, PESQUISA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: desafios e perspectivas na atualidade?, 2020.
-
SOUZA, A. F. . DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA. In: VI SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO 2020, 2020, Pouso Alegre - BA. EDUCAÇÃO, PESQUISA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: desafios e perspectivas na atualidade. POUSO ALEGRE - MG: UNIVÁS, 2020. p. 132-134.
-
SOUZA, A. F. . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NA EJA EM PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA. In: VI SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO 2019, 2019, Pouso Alegre - BA. V SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVÁS:. POUSO ALEGRE - MG: UNIVÁS, 2019. p. 38-41.
-
SOUZA, A. F. . A INCLUSÃO DOS IDOSOS (AS) NA EJA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA EMANCIPAÇÃO DO SABER. In: Formação Docente e Inclusão Digital: Produção de Conhecimento e Autoria nas Práticas Docentes, 2018, Uberlândia. VI Encontro de Práticas Docentes do Curso de Licenciatura em Computação, 2018.
-
SOUZA, A. F. . A INCLUSÃO DA TERCEIRA IDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: 7ª JORNADA CIENTÍFICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 10º SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2018, MUZAMBINHO -MG. https://jornada.ifsuldeminas.edu.br/index.php/jcmuz2/jcmuz2/search/titles, 2018.
-
SOUZA, A. F. . EJA: POLITICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE E O AVANÇO DOS IDOSOS NA UNIVERSIDADE. In: II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO VALE DO SAPUCAÍ - UNIVÁS, 2018, Pouso Alegre - BA. 2º CEVS Congresso de Educação do Vale do Sapucaí, 4º Seminário de Produção Científica em Educação, 20ª Semana de Estudos Pedagógicos. POUSO ALEGRE - MG: UNIVÁS, 2018. p. 470-472.
-
SOUZA, A. F. . A INCLUSÃO DOS IDOSOS (AS) NA EJA E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DAS NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. In: XV Congresso de Iniciação Científica e IV Feira de Ciências e Tecnologia, 2018, Pouso Alegre. Cadernos de resumos eletrônicos do XV Congresso de Iniciação Científica e IV Feira de Ciências e Tecnologia da Univás. Pouso Alegre -MG: UNIVÁS, 2018.
-
SOUZA, A. F. . A INCLUSÃO DOS IDOSOS (AS) NA EJA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA EMANCIPAÇÃO DO SABER NO ENSINO MÉDIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, A. F. . A INCLUSÃO DOS IDOSOS (AS) NA EJA E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DAS NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, A. F. . PORTO SEGURO, BA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL - USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO EM SEU ESPAÇO GEOGRÁFICO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, A. F. . A EDUCAÇÃO PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, A. F. . DESENVOLVIMENTO RURAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SOUZA, A. F. . DESENVOLVIMENTO RURAL. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SOUZA, A. F. . DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO SEMI-ÁRIDO. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2020
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BAHIA PARA A INCLUSÃO DE IDOSOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Descrição: RESUMO O aumento da expectativa de vida da população brasileira tem levado muitos idosos a retornar às escolas para prosseguimento de seus estudos. Dessa forma, houve uma mudança no perfil de alunos da EJA, o que tem desafiado os professores que atuam com esses estudantes pela diversidade de público que têm nessas aulas. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar a construção do currículo dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática, com a finalidade de compreender se consideram as orientações do Estatuto do Idoso na formação de professores para atuarem na EJA na perspectiva da educação ao longo da vida. Este estudo fundamenta em Sacristán (2000) e Arroyo (2011) e foi realizado em uma universidade pública no estado da Bahia. Trata-se de um estudo qualitativo com análises das diretrizes curriculares nacionais para cada curso e dos projetos pedagógicos das licenciaturas pesquisadas. Além disso, foi aplicado um questionário com foco em conhecer as concepções de professores e alunos desses cursos sobre a presença da EJA nos currículos e nas práticas pedagógicas dessas licenciaturas, em específico, direcionada para a inclusão do idoso na escola básica. Este estudo permite afirmar que, embora os documentos legais preconizem e garantam o direito dos idosos à uma educação que os inclua, os currículos dos cursos de licenciatura investigados nessa pesquisa ainda não contemplam essa inclusão conforme direito garantido a esse público pela legislação e, segundo os alunos e professores pesquisados, em consequência, sem respaldo curricular, atividades formativas para os futuros docentes atuarem com idosos na EJA ainda são escassas. Palavras-chave: Formação inicial de professores. Educação de Jovens e Adultos. Inclusão do Idoso na EJA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Arivaldo Ferreira de Souza - Integrante / Rosimeire Aparecida Soares Borges - Coordenador.
-
2009 - 2011
PORTO SEGURO, BA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL - USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO EM SEU ESPAÇO GEOGRÁFICO, Descrição: Instituição: COLÉGIO MUNICIPAL FREI CALIXTO Rede: Municipal Endereço: PEREIRA DA SILVA 02 Cidade: PORTO SEGURO (BA) CEP: 45810-000 Telefone: (73) 32680011 Que problema a escola quis resolver com esse projeto: O projeto busca a princípio orientar, conscientizar e formar cidadãos integrados na sociedade a par das alterações geradas no meio ambiente, ora de forma natural ora de forma antropizada. Observando as implicações e buscando alternativas sustentáveis viáveis a sua resolução. Descrição do Projeto: Este projeto de pesquisa visa dentre outras situações correlatas ao meio ambiente buscar estabelecer uma visão com diversos ângulos de percepção do meio ambiente a níveis regional e global, amparado por uma ampla revisão de literatura (base teórica), bem como desenvolver no alunado do ensino fundamental II, os eventos naturais e antropicos a nível local. Para tal, terão a princípio delimitações de ambientes naturais protegidos e ambientes naturais impactados, com a equipe técnica responsável pela execução do projeto (docentes). Seguindo de aula de campo com alunos, levando-os a comparações ou confronto entre base teórica ? teoria ? e o que de fato ocorre na prática ? a prática. A partir do amparo teórico e prático (aulas de campo) ocorrerão ciclos de palestras com autoridades que ocupam cadeiras em pro do meio ambiente e ONGs, dentre essas o Chefe do IBAMA, SEC. MEIO AMBIENTE, CRA, MINISTÉRIO PÚBLICO dentre outras. Tendo como finalidade básica criar nos alunos uma visão crítica e construtiva na formação de cidadãos politizados e formadores de opinião para que possam de fato exercer sua cidadania e usufruir o meio ambiente de forma sustentável. Responsabilizando-se por ser um agente multiplicador da sustentabilidade. Relação entre os saberes escolares e as práticas sociais: O projeto é multidisciplinar, portanto, foi formada uma equipe técnica, responsável pelo desenvolvimento deste ao longo de sua execução, essa equipe conta com profissinais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Arivaldo Ferreira de Souza - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA, COLÉGIO ESTADUAL MIMOSO DO OESTE. , Rua Paraná, 210, Centro, 47850000 - Luís Eduardo Magalhães, BA - Brasil, Telefone: (77) 36284839, Fax: (77) 36284839
Experiência profissional
2014 - Atual
COLÉGIO ESTADUAL MARLEI TERESINHA PRETTOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice- Diretor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atualmente atua na função de Vice-Diretor no Colégio Estadual Marlei Teresinha Pretto, no turno vespertino e leciono Geografia no turno noturno no Colégio Estadual Mimoso do Oeste em Luis Eduardo Magalhães-BA.
2012 - Atual
Secretaria Estadual de Educação da BahiaVínculo: ESTATUTÁRIO, Enquadramento Funcional: CONCURSADO-PROFESSOR DE GEOGRAFIA, Carga horária: 20
Outras informações:
Tomei posse no concurso da Secretaria Estadual da Educação da Bahia como professor de Geografia.
2015 - Atual
Colegio Estadual Mimoso do OesteVínculo: , Enquadramento Funcional: Articulador da Educação de Jovens e Adultos, Carga horária: 10
Outras informações:
Articulador da Educação de Jovens e Adultos no Colégio Estadual Mimoso do Oeste.
2012 - Atual
Colegio Estadual Mimoso do OesteVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atualmente leciona Geografia nas turmas de Educação de Jovens e Adultos no Colégio Estadual Mimoso do Oeste - CEMO em Luís Eduardo Magalhães -BA.
2009 - 2011
Associação dos Trabalhadores em Educação de Porto SeguroVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia voluntário, Carga horária: 10
Outras informações:
Atualmente continuo lecionando como educador voluntário no curso preparatório para o vestibular voltados para os jovens carentes do bairro Frei Calixto em Porto Seguro.
O Curso é organizado pela ATEPS - Associação dos Trabalhadores em Educação de Porto Seguro - BA.
2008 - 2011
COLÉGIO MUNICIPAL FREI CALIXTOVínculo: PROFESSOR DE GEOGRAFIA, Enquadramento Funcional: ESTATUTÁRIO, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Slicitei afastamento por meio de licensa do cargo de professor de Geografia da prefeitura municipal de Porto Seguro para assumir o concurso do estado na cidade de Luis Eduardo Magalhães -BA.
2008 - 2011
COLÉGIO MUNICIPAL FREI CALIXTOVínculo: ESTATUTÁRIO, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia
Outras informações:
Tomei posse como professor de Geografia na rede estadua de educação da Bahia por meio do concúrso público.
2005 - 2008
Prefeitura Municipal de JuazeiroVínculo: Efetivo - Agente de Endemias, Enquadramento Funcional: Concursado, Carga horária: 40
2015 - Atual
Prefeitura Municipal de Luis Eduardo MagalhãesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Geografia no Ensino Fundamental
2021 - Atual
Colégio Estadual Maria Otilia LutzVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ARIVALDO FERREIRA DE SOUZA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?