Claudia Simone Cavassani

Possui graduação em Nutrição pela Faculdade de Americana, Americana/SP (2010), pós-graduação Lato Sensu em Nutrição Clínica - Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional pela Universidade Gama Filho, Campinas/SP (2013), pós-graduação Lato Sensu em Nutrição Esportiva pela Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba/SP (2018), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela USP/ESALQ, Piracicaba/SP (2020). Atualmente, trabalha como nutricionista clínica (consultas e grupos) e docente em cursos de gradução (Nutrição/ Educação Física/ Psicologia). Qualificações / Experiências: I- acompanhamento nutricional individual de crianças, adolescentes, adultos e idosos; II- acompanhamento nutricional de grupos de orientação alimentar; III- docência em curso de graduação em "Nutrição" e docência em curso livre/profissionalizante em ?Auxiliar de Nutrição e Dietética?; IV- pesquisa, elaboração e realização de atividades de educação alimentar e nutricional para atendimentos em grupos e individuais na área de saúde ocupacional; V- avaliação da condição de saúde de público específico na área de saúde ocupacional para planejamento e desenvolvimento de ações de cuidado e de prevenção; VI- elaboração de matérias para o site da Instituição UNIAP com temas relacionados à alimentação e Nutrição; VII- realização de palestras: 1) A alimentação como fator determinante da saúde e bem-estar (2010); 2) ?Alimentação e prevenção ao câncer? (2012 a 2013 e 2018); 3) Alimentação saudável, conforme o Novo Guia Alimentar para a População Brasileira? (2014 a 2017); VIII- foi membro do Conselho Municipal de Juventude de Santa Bárbara d?Oeste/SP (2011-2014 e 2014-2016). As orientações contam com grande abordagem de incentivo às reflexões sobre o cuidado com a saúde individual e coletiva, comportamento alimentar, senso crítico sobre publicidade de alimentos, sustentabilidade, alimentação e cultura local.

Informações coletadas do Lattes em 02/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2018 - 2020

Universidade de São Paulo
Título: Estimativa de ingestão de aditivos alimentares com potencial cancerígeno pela população brasileira, Ano de Obtenção: 2020
Marina Vieira da Silva.

Especialização em Nutrição Esportiva

2017 - 2018

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Influência das proteínas vegetais no treino de força
Orientador: Nailza Maestá

Especialização em Nutrição Clínica-metab, prática e terapia nutric

2012 - 2013

Universidade Gama Filho
Título: Vitaminas antioxidantes no tratamento do câncer
Orientador: Vanessa Fernandes Coutinho e Amanda Carla Fernandes

Graduação em Nutrição

2006 - 2009

Faculdade de Americana
Título: Homocistinúria: a quantidade de metionina como foco da alimentação
Orientador: Prof.ª dra. Niurka Maritza Almeyda Haj-Isa
Bolsista do(a): Faculdade de Americana, FAM, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2004 - 2005

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

Escola Estadual Profª Irene de Assis Saes

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Clínica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Educação Nutricional.

Participação em eventos

11 Congresso Brasileiro de Epidemiologia. INGESTÃO ESTIMADA DE CARAMELO IV, NITRATO/NITRITO DE SÓDIO NO BRASIL: 2008-2009/2017-2018. 2021. (Congresso).

IV Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania Alimentar e Nutricional.INGESTÃO DE ADITIVOS COM POTENCIAL CANCERÍGENO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE HUMANA. 2019. (Encontro).

I Jornada de Aperfeiçoamento Profissional das Entidades, tema: Comunicação e Mídias Sociais. 2017. (Encontro).

Fórum: ?Da segurança alimentar à segurança dos alimentos: discutindo direitos, políticas e desafios?. 2016. (Outra).

Curso de autoaprendizado à distância ?Guia alimentar para a população brasileira ? novos princípios e recomendações?. 2015. (Outra).

Curso Terapia Cognitivo Comportamental. 2015. (Outra).

Evento técnico: Nutricionistas em Consultórios - atuação técnica, legal e ética.. 2015. (Encontro).

MiniCurso: Alimente-se bem sem desperdícios. 2015. (Outra).

MiniCurso "Como fazer uma horta". 2015. (Outra).

MiniCurso "Doce sem açúcar". 2015. (Outra).

Palestra "Cozinha Regional: identidade, ingredientes e oportunidades de negócio". 2015. (Outra).

Seminário Internacional: Alimentação na Prevenção de Doenças Crônicas". 2014. (Seminário).

Curso de atualização: ABC do Câncer - Abordagens Básicas para o Controle do Câncer. 2012. (Outra).

Curso de Educação Alimentar. 2012. (Outra).

Curso: Suporte Nutricional Enteral com Conceitos em Parenteral. 2011. (Outra).

Curso: Tratamento do câncer: o que há de novo?. 2011. (Outra).

Curso de Extensão Universitária. 2010. (Outra).

Curso de Extensão Universitária "Microbiologia, o que os olhos não conseguem ver.". 2010. (Outra).

X Encontro de Pacientes Transplantados e Candidatos a Transplante de Pâncreas e Pâncreas/Rim. 2010. (Encontro).

9 Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC). Tabela de alimentos para homocistenúricos. 2009. (Congresso).

Curso de Dinâmicas para Líderes - 2 Nível. 2009. (Outra).

Curso de Temático: ?A Carta da Terra: desafios para educação ambiental?. 2009. (Outra).

Curso de Temático: ?Educação e Direitos Humanos?. 2009. (Outra).

II Encontro de qualidade Nutrin Sistemas de Alimentação Ltda.. 2009. (Encontro).

I Seminário de Políticas de Juventude. 2009. (Seminário).

Qualidade de Vida e Cultura Alimentar. 2009. (Outra).

I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude. 2008. (Outra).

I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude. 2008. (Outra).

III Jornada de Nutrição da Faculdade de Americana. 2008. (Outra).

Curso de Dinâmicas para Líderes. 2007. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CAVASSANI, C. S. . Nutrição e Praticidade. Jornal de Piracicaba, 18 mar. 2018.

  • CAVASSANI, C. S. . Alimentação saudável e longas jornadas laborais: profissionais da área da saúde.. Associação Paulista de Medicina - Piracicaba, p. 14 - 14, 14 out. 2016.

  • CAVASSANI, C. S. . Alimentação saudável e longas jornadas laborais: profissionais da área da saúde. Associação Paulista de Medicina, Piracicaba/SP, p. 14 - 14, 01 out. 2016.

  • CAVASSANI, C. S. . A alimentação saudável e o emagrecimento. Associação Paulista de Medicina - Piracicaba, Piracicaba, p. 16 - 16, 10 jun. 2016.

  • CAVASSANI, C. S. . A alimentação saudável e o emagrecimento. Associação Paulista de Medicina, Piracicaba/SP, p. 16 - 16, 01 jun. 2016.

  • CAVASSANI, C. S. . Ceias de natal e ano novo: delícias saudáveis à mesa!. Revista Feminina, Santa Bárbara d'Oeste, p. 10 - 10, 17 dez. 2012.

  • CAVASSANI, C. S. ; BARROS, L. F. ; COELHO, S. P. . Tabela de alimentos para homocistenúricos. In: 9 Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2009, São Paulo. 9 Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC SEMESP, 2009. v. CD.

  • CAVASSANI, C. S. . IV Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVASSANI, C. S. . Alimentação e prevenção ao câncer. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVASSANI, C. S. . A alimentação como fator determinante da saúde e bem-estar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

CAVASSANI, C. S. . Estudos da ESALQ estimam ingestão de aditivos alimentares pela população brasileira. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAVASSANI, C. S. . Veneno industrial: pesquisa alerta para câncer, alergia e hiperatividade.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAVASSANI, C. S. . Alimentação saudável. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAVASSANI, C. S. . Alimentação e doenças crônicas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAVASSANI, C. S. . Alimentação e hipertensão arterial. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAVASSANI, C. S. . Alimentação e exercícios físicos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CAVASSANI, C. S. . Alimentação e prevenção ao câncer'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Faculdade de Americana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente - curso ensino superior, Carga horária: 4

2022 - Atual

Faculdade Anhanguera - Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente - curso ensino superior, Carga horária: 6

2013 - 2022

Unimed de Piracicaba Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuou como nutricionista na especialidade clínica na área preventiva, atendendo públicos diversos, como crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas. Também trabalhou na realização de estudo, pesquisa e avaliação de aspectos relacionados à saúde ocupacional por meio de ações com enfoque preventivo, com atuação na realização de ações de educação alimentar e nutricional com colaboradores em grupo e individual; ainda, prestação de atendimentos a empresas conveniadas por meio de palestras. Ainda, atuou na assistência dietoterápica hospitalar, prescrevendo e avaliando dietas para enfermos e na realização de atividades de educação alimentar e nutricional para clientes.

2019 - 2019

Escola Gestão Cursos Profissionalizantes

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente no curso livre/profissionalizante, Carga horária: 2

Outras informações:
Docente no curso livre/profissionalizante em ?Auxiliar em Nutrição e Dietética?.

2011 - 2013

Unidade de Apoio aos Portadores de Câncer

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 44

Outras informações:
Nutricionista responsável técnica da Instituição nas Unidades de Americana/SP, Limeira/SP e Piracicaba/SP; elaboração de matérias para o site da Instituição com temas relacionados à alimentação e nutrição; condução de rodas de conversa sobre assuntos diversificados relacionados à alimentação e nutrição e realização de oficinas culinárias temáticas; condução de palestras com o tema ?alimentação e prevenção ao câncer?, direcionadas a funcionários de empresas, professores, estudantes, crianças, adultos, idosos; acompanhamento nutricional individual de pessoas em tratamentos oncológicos; prescrições e pedido de compra de dietas e suplementos alimentares para pessoas em tratamentos oncológicos; realização de atividades diversas internas e externas de educação alimentar e nutricional (bingo nutricional, dinâmicas, amigo-secreto nutricional, etc)

2010 - 2011

Vegas Card do Brasil Cartões de Crédito Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Movimentação Cadastral, Carga horária: 40

2008 - 2008

Câmara Municipal de Santa Bárbara D'oeste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de gabinete de vereador, Carga horária: 40

2003 - 2008

Gruppotelhas Indústria e Comércio ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Telefonista e recepcionista, Carga horária: 44