Marcos Aurélio de Albuquerque Costa

Possui doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e especialista em natação pela USP e em Gestão de Recursos Humanos nas Organizações pela UFRN. Atualmente professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, membro da comissão científica da International Stress Management Association ISMA-BR. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em qualidade de vida, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida no trabalho, saúde ocupacional, atividade física, estilo de vida e stress ocupacional.

Informações coletadas do Lattes em 02/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Saúde

2006 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: STRESS: UM DIAGNÓSTICO DOS POLICIAIS MILITARES DA CIDADE DE
Eulália Maria Chaves Maia. Palavras-chave: QUALIDADE DE VIDA; QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO; STRESS; STRESS OCUPACIONAL.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Estilo de Vida / Especialidade: Qualidade de Vida no Trabalho e Stress Ocupacional. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Gestão de Recursos Humanos nas Organizações

1998 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Qualidade de Vida no Trabalho
Orientador: José Arimatés de Oliveira

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Stress.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Estilo de Vida/Especialidade: Qualidade de Vida no Trabalho e Stress Ocupacional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Estilo de Vida.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Qualidade de Vida.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Atividade Física.

Participação em eventos

12º Congresso de Stress da ISMA-BR, 14º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 4º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 4º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. STRESS E ATIVIDADE FÍSICA: Um diagnóstico dos profissionais de segurança pública do Centro Integrado de Operações da Região Metropolitana da cidade de Natal/RN.. 2012. (Congresso).

10º Congresso de Stress da ISMA-BR e 12º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. TREINAMENTO FÍSICO MILITAR E SUA INFLUÊNCIA NO NÍVEL DE STRESS EM SOLDADOS RECRUTAS DO 7º BE CMB.. 2010. (Congresso).

9º Congresso de Stress da ISMA-BR e 11º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho,. Empresarial - Apresentação Oral de Trabalhos e Debate. 2009. (Congresso).

11º Congresso de Stress da ISMA-BR, 13º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 3º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 3º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. STRESS E ATIVIDADE FÍSICA: Um diagnóstico dos profissionais de segurança pública do Centro Integrado de Operações da Região Metropolitana da cidade de Natal/RN. 2009. (Congresso).

VIII CONGRESSO DE STRESS DA ISMA-BR E XX FÓRUM INTERNACIONAL DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABAHOS ACADÊMICOS. 2008. (Congresso).

VII CONGRESSO DE STRESS DA INTERNATIONAL STRESS MANAGEMENT ASSOCIATION -ISMA -BR E XX FÓRUM INTERNACIONAL DE QUALIDADE DE VIDA NOTRABALHO. STRESS: um diagnóstico dos policiais militares em uma cidade basileira.. 2008. (Congresso).

VII CONGRESSO DE STRESS DA INTERNATIONAL STRESS MANAGEMENT ASSOCIATION ISMA/BR E XX FÓRUM INTERNACIONAL DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. 2008. (Congresso).

VII CONGRESSO DE STRESS DA INTERNATIONAL STRESS MANAGEMENT ASSOCIATION ISMA/BR E XX FÓRUM INTERNACIONAL DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. 2008. (Congresso).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA..STRESS COMO FATOR DE INTERVENIENTE NA QUALIDADE DE VIDA. 2008. (Seminário).

VII Congresso de Stress da ISMA-BR e IX Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho.. 2007. (Congresso).

. 2007. (Congresso).

VI Congresso de Stress da ISMA-BR e VIII Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. 2006. 2006. (Congresso).

IX Congresso Nacional de Cirurgia Experimental e I Simpósio Nacional de Pós-graduação em Ciências da Saúde. IX Congresso Nacional de Cirurgia Experimental e I Simpósio Nacional de Pós-graduação em Ciências da Saúde. 2005. (Congresso).

XII CONGRESSO NACIONAL DO DEPARTAMENTO DE ERGOMETRIA E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR. XII CONGRESSO NACIONAL DO DEPARTAMENTO DE ERGOMETRIA E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR. 2005. (Congresso).

XII CONGRESSO NACIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE ERGOMETRIA E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR. COORDENADOR DE MESA REDONDA. 2005. (Congresso).

IV CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA. STRESS: UM DISGNÓSTICO DOS ATLETAS DA CATEGORIA MIRIM DE FUTSAL MASCULINO PARTICIPANTES DOS XXXIV JOGOS ESCOLARES DO RN - JURN'S. 2005. (Congresso).

IV CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA. STRESS: UM DIAGNÓSTICO DOS SERVIDORES DA UFRN PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DA SAÚDE. 2005. (Congresso).

IV Congresso de Stress da ISMA-BR e VI Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. IV Congresso de Stress da ISMA-BR e VI Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. 2004. (Congresso).

III Congresso de Stress da ISMA-BR e o V Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. III Congresso de Stress da ISMA-BR e o V Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. 2003. (Congresso).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL: Auditoria do Sistema Humano nas Organizações. 2003. (Seminário).

CURSO EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. 2003. (Outra).

II CONGRESSO DA ISMA - BR - INTERNETIONAL STRESS MANAGEMENT ASSOCIATION e III FÓRUM INTERNACIONAL DE QUALIDADE DE VIDA NO. 2002. (Congresso).

CAFÉ COM QUALIDADE DE VIDA.aTIVIDADE FÍSICA COMO FATOR DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. 2001. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Carla Gomes Canário de Araújo

GONÇALVE, Ana Katherine da Silva; ARAUJO, I. B.;COSTA, M. A. A.. VALIAÇÃO DOS EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES DE MEIA IDADE: ESTUDO DE BASE POPULACIONAL. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ewerton Dantas Cortês Neto

MIRANDA, Henio Ferreira de;COSTA, M. A. A.; BARROS, JONATAS DE FRANÇA. PRÁTICA DESPORTIVA E QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS DO BAIRRO DE NOVA DESCOBERTA - NATAL;RN. 2010. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcus Vítor Diniz de Carvalho

CAVALCANTI, FRANCISCO IVO DANTAS; MEDEIROS, Humberto Jefesson de; Brito, Daniel Bezerra; Milan, Eveline Pipolo;COSTA, M. A. A.. ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE DOS ASPECTOS DIAGNÓSTICOS, PERICIAIA JURISPRUDENCIAIS DAS LER/DORT NO CONTEXTO PREVIDENCIÁRIO DAS DOENÇAS DO TRABALHO.. 2009. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Stefânia Cartaxo Pessoa

CAVALCANTI, FRANCISCO IVO DANTAS;COSTA, M. A. A.; GNERRE, M. L. A.; MIRANDA, Henio Ferreira de; MEDEIROS, Humberto Jefesson de. CORPO E VELHICE: Um estudo da qualidade de vida de idosos da vila Vicentina Júlia Freire em João Pessoa. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: HILDEAMO BONIFÁCIO DE OLIVEIRA

MEDEIROS, ALDO CUNHA; MIRANDA, Henio Ferreira de;COSTA, M. A. A.. RESPOSTA PRESSÓRIA DE IDOSOS AO EXERCÍCIO DE FORÇA EM FUNÇÃO DA ENZIMA CONVERSORA DE ANGIOTENSINA. 2012.

Aluno: Hideraldo Bezerra dos Santos

MEDEIROS, ALDO CUNHA;SILVA DANTAS, P. M.COSTA, M. A. A.. EFEITOS DA VARIAÇÃO CLIMÁTICA DO SEMI-ÁRIDO DO SERTÃO BRASILEIRO, SOBRE VARIÁVEIS DA APTIDÃO SÍSICA.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: HERLAINE ROBERTA NOGUEIRA DANTAS

MEDEIROS, ALDO CUNHA;COSTA, M. A. A.; ACCIOLY JÚNIOR, Horácio. DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃO: UMA DISCUSSÃO EM VIDA E PÓS MORTE. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Allan de Medeiros Pinheiro

COSTA, M. A. A.; SOUZA SOBRINHO, Raimundo Antunes de; LIPAROTTI, João Roberto. Adequação dos alunos de natação do SESC - Ponta Negra - Natal/RN, baseada na trama dinâmica de Catteau Garoff. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia do Esporte) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria do Socorro

COSTA, M. A. A.. Importância da Hidroginástica para a3ª Idade. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia do Esporte) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nathan Fernandes

Costa, Eduardo Caldas;COSTA, M. A. A.; SILVA FILHO, Lindomar da. Análise de atividade física e composição corporal de servidores da 15ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviaria Federal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: LUZIVAN RAIMUNDO DE S

SILVA FILHO, Lindomar da;COSTA, M. A. A.; NUNES, RAIMUNDO NONATO. JÚNIOR.TESTES AERÓBICOS E ANAERÓBICOS EM ÁRBITROS E ÁRBITRO ASSISTENTES DA FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE FUTEBOL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcia Maria F

SILVA FILHO, Lindomar da;COSTA, M. A. A.; AMORIM, JOÃO BATISTA. DA SILVA.EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL: um desafio aos professores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: LUZIVAN RAIMUNDO DE SOUSA JUNIOR

SILVA FILHO, Lindomar da;COSTA, M. A. A.; NUNES, RAIMUNDO NONATO. TESTES FÍSICOS AERÓBICOS E ANAERÓBICOS EM ÁRBITROS E ÁRBITROS ASSISTENTES DA FEDERAÇÃO NORTE-RIOGRANDENSE DE FUTEBOL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: SULAMITA ALEXANDRE FERNANDES

SILVA FILHO, Lindomar da;COSTA, M. A. A.; NUNES, R. L.. COMPOSIÇÃO CORPORAL E DESEMPENHO ESCOLAR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ANIUSKA PAIVA CAVALCANTI MELO DE ARAUJO

SILVA FILHO, Lindomar da; DANTAS, M. J. B.;COSTA, M. A. A.. ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRN E O STRESS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ADLA FAVIANA MEDEIROS BORGES

SILVA FILHO, Lindomar da;COSTA, M. A. A.; CHACON FILHO, ÁGRIO OLIVEIRA. A GINÁSTICA LABORAL COMO MOTIVAÇÃO À PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: YSMENIA ROCHA DE LEMOS

COSTA, M. A. A.; PAIVA, Dinara Marques; AGUIAR, ANDRÉIA VIANA. ESTRESS: um diagnóstico dos praticantes de yoga do núcleo de yoga professor Hermógenes da UFRN. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Bruno da Cunha

SILVA FILHO, Lindomar da;COSTA, M. A. A.; AMORIM, JOÃO BATISTA. COMPOSIÇÃO CORPORAL E PEFORMACE DOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO USUÁRIOS E NÃO USUÁRIOS DE ANABOLIZANTES DA CIDADE DE NATAL/RN. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ANIUSKA PAIVA CAVALCANTI MELO DE ARAUJO

COSTA, M. A. A.. ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRN E O STRESS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ADLA FAVIANA MEDEIROS BORGES

COSTA, M. A. A.. A GINÁSTICA LABORAL COMO MOTIVAÇÃO À PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: FELIPPI MAGALHÃES JACINTHO

COSTA, M. A. A.; KNACKFUSS, Maria Irany; SILVA FILHO, Lindomar da. ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA ENTRE PRATICANTES DE CICLISMO INDOOR E PESSOAS SEDENTÁRIAS DA CIDADE DE NATAL-RN. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: SARAH MORENA MOREIRA DE BRITO

SILVA FILHO, Lindomar da;COSTA, M. A. A.; FAGUNDES, Roberto Luiz Menezes Cabral. IMAGEM CORPORAL, GRAVIEZ E ADOLESCÊNCIA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: GLEYSIANA FÁBIA DOS SANTOS

COSTA, M. A. A.; PAIVA, Dinara Marques; KNACKFUSS, Maria Irany. PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE: um diagnóstico da qualidade de vida.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: CHRISTOFHE DE SENA SANTOS

COSTA, M. A. A.; PAIVA, Dinara Marques; DANTAS, Matheus Jancy Bezerra. PREVALÊNCIA DE SEDENTARISMO ENTRE FUNCIONÁRIOS DO SETOR BANCÁRIO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: VIRGÍNIA PINHEIRO DIAS

COSTA, M. A. A.; ACCIOLY JÚNIOR, Horácio; FAGUNDES, Roberto Luiz Menezes Cabral. A CONTRIBUIÇÃO DA GINÁSICA LABORAL PARA A COSERN E A SAÚDE DOS ELETRICITÁRIOS DO RN. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vanessa Macêdo de Oliveira

COSTA, M. A. A.; PAIVA, Dinara Marques; CHAGAS, Kadydja Karla N. CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRN: O Estilo de vida dos alunos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: CLÁUDIO AAÍDE GUILHERME

COSTA, M. A. A.; FAGUNDES, Roberto Luiz Menezes Cabral; MIRANDA, Henio Ferreira de. ATIVIDADE FÍWSICA, DIETA E INSULINOTERAPIA NO CONTRLE D DIABETES TIPO I: RELATO DE CASO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: SILVANA SILVA BARROS

COSTA, M. A. A.; FAGUNDES, Roberto Luiz Menezes Cabral; FREIRE, José Lucas da Silva. ESTILO DE VIDA DOS MILITARES INTEGRANTES DO CORPO DE BOMBEIROS DA CIDADE DE NATAL-RN. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Matheus Jancy Bezerra Dantas

COSTA, M. A. A.; FAGUNDES, Roberto Luiz Menezes Cabral; PAIVA, Dinara Marques. STRESS: DIAGNÓSTICO DOS SERVIDORES DA UFRN PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DA SAÚDE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ALUNO: FRANCISCO GOMES DOS SANTOS FILHO

COSTA, M. A. A.; PAIVA, Dinara Marques; KNACKFUSS, Maria Irany. O GRAU DE APTIDÃO FÍSICA DOS MILITARES DA BASE AÉREA DE NATL/RN. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Flávio Henrique Silva Batista

COSTA, M. A. A.; FAGUNDES, Roberto Luiz Menezes Cabral. DIAGNÓSTICO DO ESTILO DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DO TELEJORNALISMO DA CIDADE DE NATAL/RN. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ELOYSE EMMANUELLE BRAZ

COSTA, M. A. A.; PAIVA, Dinara Marques; KNACKFUSS, Maria Irany. INDICADORES MOTIVACIONAIS DE NATAÇÃO NAS ESCOLAS PRIVADAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE NATAL/RN. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Expedito de Araújo van den Berg

COSTA, M. A. A.; FAGUNDES, Roberto Luiz Menezes Cabral; CABRAL, Suzete Araújo Tinoco. ESTILO DE VIDA: um diagnóstico do perfil dos professores do departamento de educação física. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: DANIEL RAMOS DE MACEDO FILHO

COSTA, M. A. A.; PAIVA, Dinara Marques; MEDEIROS, Humberto Jefesson de. AVALIAÇÃO DOS PERCENTUAL DE GORDURA DOS PRATICANTES DE NATAÇÃO DAS ACADEMIAS NATALENSES. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: JANDER ALEX DOS SANTOS

COSTA, M. A. A.; MIRANDA, Henio Ferreira de; KNACKFUSS, Maria Irany. FUTEBOL E OS MOTIVOS DO ABANDONO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vera Lúcia de Souza

COSTA, M. A. A.; PAIVA, Dinara Marques; KNACKFUSS, Maria Irany. PARTICIPAÇÃO MASCULINA NA HIDROGINÁSTICA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ISABELE ALMEIDA BARBALHO

COSTA, M. A. A.; PAIVA, Dinara Marques; PINHEIRO, Allan de M. A GORDURA CORPORAL EM MULHERES PRATICANTES DE GINÁSTICA LOCALIZADA NO SESC/PONTA NEGRA-NATAL/RN. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: AMARINA DA SILVA NUNES

COSTA, M. A. A.. O OBESO E SEU ESTILO DE VIDA: a prática da hidroginástica em prol da saúde. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: NILSON AUGUSTO CAMPOS

COSTA, M. A. A.. TERCEIRA IDADE E MUSCULAÇÃO: um caminho para longevidade. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: THIAGO FERNANDES N

COSTA, M. A. A.; PAIVA, Dinara Marques; KNACKFUSS, Maria Irany. DE MACEDO.Prescrição de atividade física para gestantes pré e pós parto. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

COSTA, M. A. A.; CABRAL, Suzete Araújo Tinoco; PIRES EDMILSON FERREIRA; MELO JSÉ PEREIRA. MEMBRO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRN, NA ÁREA DE "APRENDIZAGEM MOTORA/PEDAGOGIA DOS DESPORTOS. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MIRANDA, Henio Ferreira de;COSTA, M. A. A.; MACEDO FILHO, D. R. DE. MEMBRO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR ASSISTENTE I DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRN. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

COSTA, M. A. A.. MEMBRO DA COMISSÃO JULGADORA DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR, CLASSE DE AUXILIAR DE ENSINO I. 1994. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

CHACON FILHO, ÁGRIO OLIVEIRA;COSTA, M. A. A.; CABRAL, Suzete Araújo Tinoco. MEMBRO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRN, NA ÁREA DE PEDAGOGIA DO MOVIMENTO. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

Maria do Socorro

HIDROGINÁSTICA COMO FATOR DE PROMÇÃO DA SAÚDE NA TERCEIRA IDADE; 1999; 57 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia do Esporte) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

TIAGO LUÍS JUVÊNCIO TEIXEIRA

STRESS E ATIVIDADE FÍSICA: Um diagnóstico dos profissionais de segurança pública do Centro Integrado de Operações da Região Metropolitana da cidade de Natal/RN; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

Calina Araújo do Monte

Stress Ocupacional e qualidade de vida: um diagnóstico dos servidores da superintendência de comunicação - TV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

Marco Aurélio de Albuquerque Costa

ESTILO DE VIDA: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS DE UM SHOPPING DA CIDADE DE NATAL-RN; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

Marcos Aurélio de Albuquerque Costa

ANÁLISE DO ESTILO DE VIDA DE JOVENS EM RISCO SOCIAL DA CIDADE DE NATAL/RN; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

Marcos Aurélio de Albuquerque Costa

QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA NA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL DA CIDADE DO NATAL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

Marcos Aurélio de Albuquerque Costa

ESTRESSE: um diagnóstico dos praticantes de yoga do núcleo de yoga professor Hermógenes da UFRN; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

GLEYSIANA FÁBIA DOS SANTOS

PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE: um diagnótico da qualidade de vida; ; 2005; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

CHRISTOPHE DE SENA SANTO

PREVALÊNCIA DE SEDENTARÍSMO ENTRE FUNCIONÁRIOS DO SETOR BANCÁRIO; 2005; 57 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

Vanessa Macêdo de Oliveira

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRN: O estilo de vida dos alunos; 2005; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

SILVANA SILVA BARROS

ESTILO DE VIDA DOS MILITARES INTEGRANTES DO CORPO DE BOMBEIROS DA CIDADE DE NATAL-RN; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

FRANCISCO GOMES DOS SANTOS FILHO

O GRAU DE APTIDÃO FÍSICA DOS MILITARES DA BASE AÉREA DE NATL/RN; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

Matheus Jancy Bezerra Dantas

STRESS: DIAGNÓSTICO DOS SERVIDORES DA UFRN PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DA SAÚDE; 2004; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

Eloyse Emmanuelle Rocha Braz Benjamim

INDICADORES MOTIVACIONAIS DE NATAÇÃO NAS ESCOLAS PRIVADAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE NATAL/RN; 2004; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

Vera Lúcia de Souza

A PARTICIPAÇÃO MASCULINA NA HIDROGINÁSTICA; 2003; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

Expedito de Araújo van den Berg

ESTILO DEVIDA: um diagnóstico do perfil dos professores do departamento de educação física da UFRN; 2003; 41 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

DANIEL RAMOS DE MACEDO FILHO

Avaliação dos percentuais de gordura dos praticantes de natação das academias natalenses; ; 2003; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

LUSIA RHOCHELY GOMES DE LIMA

APTIDÃO FÍSICA: ANÁLISE DAS DIMENSÕES MORFO - MOTORA DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE 2003; 2 DA UFRN; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

MICARLA MARIA

STRESS : UM DIAGNÓSTICO DOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA NO PARQUE POLIESPORTIVO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRN NATAL/ RN; 2003; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

VALTER BARBOSA

ESTRESSE OCUPACIONAL DOS TÉCNICOS DE3 VOLEIBOL ESCOLAR DA CIDADE DO NATAL: Um diagnóstico das principais fontes e estratégias utilizadas para controlá-lo; ; 2002; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

ISABELE ALMEIDA BARBALHO

A GORDURA CORPORAL EM MULHERES PRATICANTES DE GINÁSTICA LOCALIZADA NO SESC PONTA NEGRA-NATAL-RN; 2001; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

THIAGO FERNANDES N

DE MACEDO; PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA GESTANTES PRÉ E PÓS PARTO; 1999; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

RONALDO DE ARAÚJO FREIRE

TERMINOLOGIA TÉCNICA UTILIZADA NA NATAÇÃO NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN; 1999; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa;

Produções bibliográficas

  • COSTA, M. A. A. ; TEIXEIRA, T. L. J. . Stress e atividade física. Um diagnóstico dos profissionais de segurança pública do Centro Integrado de Operações da Região Metropolitana da cidade de Natal, RN. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 17, p. 1, 2012.

  • Elias, M. F. L. ; Aragão, P. Y. L. ; Costa, A. P. da S. ; Araújo, A. K. M. de ; NASCIMENTO, J. R. ; COSTA, M. A. A. ; SILVA DANTAS, P. M. . Classificação somatotípica de atletas de alto rendimento do Jiu-Jitsu brasileiro masculino adulto, um estudo compartivo.. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 17, p. 156-156, 2009.

  • Dantas Vale ; Lira, G. H. de M. ; Medeiros, R. M. V. ; NASCIMENTO, J. R. ; Cabral, S.A.T. ; COSTA, M. A. A. ; SILVA DANTAS, P. M. . Somatotipo dos selecionados braileiros de futsal e beach soccer, um estudo comparativo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 17, p. 153-153, 2009.

  • COSTA, M. A. A. ; MAIA, E. ; JOSE, O. ; HORACIO, A. J. . Estresse: diagnóstico dos policiais militares de uma cidade brasileira. Revista Panamericana de Salud Pública / Pan American Journal of Public Health , v. 21, p. 217-222, 2007.

  • COSTA, M. A. A. ; MAIA, E. ; JOSE, O. ; HORACIO, A. J. . Estresse: diagnóstico dos policiais militares de uma cidade brasileira. Revista Panamericana de Salud Pública / Pan American Journal of Public Health , p. 217-222, 2007.

  • COSTA, M. A. A. ; ACCIOLY JÚNIOR, Horácio ; MAIA, E. . STRESS: DIAGNOSTICO DOS POLICIAIS MILITARES DE UMA CIDADE BRASILEIRA. In: 8º Congresso de Stress da ISMA-BR e 10º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 2008, PORTO ALEGRE. Trabalho, Stress e Saúde:gerenciando as emoções - da teoria à ação, 2008.

  • COSTA, M. A. A. ; DANTAS, Matheus Jancy Bezerra ; MEDINA, Ana Lúcia . Stress: um diagnóstico dos atletas da categoria mirim de futsal masculino participantes dos XXXIV Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN S).. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. http://www.conpsi.psc.br/, 2005.

  • COSTA, M. A. A. ; STRESS: um diagnóstico dos servidores da UFRN participantes do programa de qualidade devida e promção da saúde. In: IV Congresso de Stress da ISMA-BR e VI Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 2004, PORTO ALEGRE. TRABALHO, STRESS E SAÚDE: o impacto do stress urbano na saúde. PORTO ALEGRE/RS: ISMA -BR, 2004.

  • COSTA, M. A. A. ; FAGUNDES, Roberto Luiz Menezes Cabral ; CABRAL, Suzete Araújo Tinoco . ESTILO DE VIDA: Perfil dos estudantes do curso noturno de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: III Congresso de Stress da ISMA-BR e o V Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 2003, Porto Alegre. Trabalho, Stress e saúde: em busca do equilíbrio. PORTO ALEGRE/RS: ISMA-BR, 2003.

  • COSTA, M. A. A. ; PAIVA, Dinara Marques . PROGRAMA: SAÚDE, DESPORTO, ARTE E LAZER. In: IV SIMPÓSIO NORDESTINO DE ATIVIDADE FÍSICA & SAÚDE, 2002, MACEIÓ-AL. ANAIS: PROMOÇÃO DA SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA: Desafios e Perspectivas para a Região Nordeste, 2002. p. 92-93.

  • COSTA, M. A. A. ; ACCIOLY JÚNIOR, Horácio ; MAIA, E. ; JOSE, O. . ESTRESSE: diagnóstico dos policiais militares de uma cidade brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Azevedo, PL. ; COSTA, M. A. A. ; PAIVA, Dinara Marques . ESTILO DE VIDA: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS DE UM SHOPPING DA CIDADE DE NATAL/RN. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, M. A. A. ; ACCIOLY JÚNIOR, Horácio ; MAIA, E. ; JOSE, O. . STRESS: DIAGNOSTICO DOS POLICIAIS MILITARES DE UMA CIDADE BRASILEIRA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, M. A. A. ; DANTAS, Matheus Jancy Bezerra . Stress: um Diagnóstico dos Servidores da UFRN Participantes do Programa de Qualidade de Vida e Promoção da Saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, M. A. A. ; FAGUNDES, Roberto Luiz Menezes Cabral ; CABRAL, Suzete Araújo Tinoco . ESTILO DE VIDA : um diagnóstico do perfil dos estudantes do curso noturno de educação física da UFRN. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

COSTA, M. A. A. ; COMISSÃO CIENTÍFICA. 2008.

COSTA, M. A. A. ; DANTAS, Matheus Jancy Bezerra . STRESS: um diagnóstico dos servidores da UFRN participantes do programa de qualidade devida e promção da saúde. 2004 (POSTER) .

COSTA, M. A. A. ; FAGUNDES, Roberto Luiz Menezes Cabral ; CABRAL, Suzete Araújo Tinoco . ESTILO DE VIDA: PERFIL DOS ESTUDANTES DO CURSO NOTURNO DE EDUCA ÇÃO FÍSICA DA UFRN.. 2002 (POSTER) .

COSTA, M. A. A. ; HIDROGINÁSTICA COMO FATOR DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA 3ª IDADE. 2000 (Demais trabalhos relevantes) .

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2010

    MOTIVAÇÃO PARA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA: um diagnóstico dos natalenses que caminham e correm nos diferentes locais da cidade, Descrição: O objetivo deste projeto é analisar o perfil e as principais motivações dos natalenses praticantes de caminhada e corrida nos diferentes pontos da nossa capital, a existência de orientação por parte de profissionais da área de saúde aos praticantes, bem como as condições físicas dos locais utilizados. A amostra N=480 será composta por praticantes de caminhada e de corrida nos bairros de Petrópolis, Tirol, Mirassol, Ponta Negra, Praia do Meio e do Forte, Zona Norte, como também do Bosque das Mangueiras e Parque das Dunas da cidade de Natal/RN. Utilizar-se-á um questionário elaborado pelos pesquisadores, que visa levantar informações sobre o as principais motivações das pessoas praticantes de caminhada e de corrida nos diferentes locais da cidade de Natal/RN. O instrumento será testado em um estudo piloto, para corrigir possíveis problemas de interpretação do mesmo. Tal questionário será aplicado por alunos da disciplina de atividade física e qualidade de vida e coordenado pelo proponente juntamente com um bolsista de iniciação científica. Os resultados esperados indicarão a real necessidade de um diagnóstico aprofundado da real situação da prática da atividade física e suas possíveis implicações a saúde, caracterizando-se como um instrumento de saúde pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa - Coordenador / Suzete Araújo Tinoco Cabral - Integrante / HENIO FERREIRA DE MIRANDA - Integrante / Paulo Moreira Silva Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2009 - 2010

    Seleção e Orientação ao Talento Esportivo do Nordeste TALENTO ESPORTIVO UNIVERSITÁRIO, Descrição: O objetivo deste estudo centra-se na avaliação das características fenotípicas e genotípicas para detecção/seleção e orientação ao talento esportivo universitário Nordestino. Os sujeitos serão universitários da região nordeste das equipes universitárias, submetidos a uma bateria de avaliações genotípicas e fenotípicas, onde constam os seguintes testes: Impressões Dermatoglíficas - Método Tradicional tipográfico á tinta e de digitalização de imagens, Qualidades Físicas Básicas, Somatótipo - As medidas de somatótipo serão conseguidas, pelo método somatotipológico, de Heath e Carter. Os resultados esperados: Promover a inclusão esportiva do maior número de estudantes universitários no nordeste; otimizar ações, evitando assim o prejuízo para a saúde dos estudantes envolvidos na prática esportiva; fundamentar uma estratégia esportiva moderna impar no Nordeste que certamente servirá de modelo nacional; oferecer aos nossos profissionais e estudantes um amparo científico e técnico na atuação treinamento esportivo universitário; diminuir a margem de erro na seleção/detecção e orientação dos atletas visando um maior desenvolvimento de atletas para o alto rendimento. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Seleção e Orientação ao Talento Esportivo, Descrição: O olhar do serviço proposto é amplo e está baseado no conhecimento científico e prático, pois considera que entender a amplitude destas intervenções, consiste a fundamental estratégia de ação. As estratégias passam pelo mapeamento do cenário esportivo do Rio Grande do Norte, a capacitação e atualização, dos profissionais que já atuam, e, os acadêmicos de Educação Física, objetivando que estes profissionais tornem-se multiplicadores de ações, na busca não só do talento, mas da inclusão de um maior número de jovens as práticas esportiva no estado. O programa de seleção/detecção e orientação esportiva ao jovem estudante no ambiente escolar, e, ao jovem atleta no ambiente de clubes e fundações esportivas do Rio Grande do Norte, pretende ser um serviço de excelência esportiva, pois amplia o espectro de atuação desta fundação para além organização esportiva no estado. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Hereditariedade capacidades motoras e aptidão física um estudo com gêmeos, Descrição: O estudo de gêmeos tem sido tradicionalmente empregado em diferentes áreas de pesquisa da genética humana, com a finalidade de averiguar a influência relativa do genótipo e do ambiente sobre a variação fenotípica. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é demonstrar a importância da identificação da influência genética (herdabilidade) sobre o desenvolvimento e o desempenho humano, utilizando o método de gêmeos. As informações reunidas neste trabalho serviram na identificação da interferência da hereditariedade sobre as variáveis de capacidade motora, antropométrica e aptidão física, através de um método relativamente simples citado pode atender ao interesse do profissional de educação física em identificar até que ponto ocorre influências genotípicas e ambientais em diferentes populações. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Marcos Aurélio de Albuquerque Costa - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

Prêmios

2004

Prêmio F. J. McGuigan, International Stress Management Association (ISMA-BR).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física. , Campus Universitário Lagoa Nova - Natal/RN, Lagoa Nova, 59072-970 - Natal, RN - Brasil - Caixa-postal: 1524, Telefone: (84) 2153453, Ramal: 3453, Fax: (84) 2154206, URL da Homepage:

Experiência profissional

1978 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor ADJ. IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa

  • 10/2003

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, NATAÇÃO II

  • 07/1998

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Assessor de Planejamento do Centro de Ciências da Saúde.

  • 06/1996

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Programa de Saúde, Desporto, Arte e Lazer da UFRN.