Clécio José Carrilho
Mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e graduado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (Uninove), graduando em Agronomia pela Fundação Educacional de Caratinga (FUNEC). Atualmente é Geógrafo pela Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra, com 12 anos de experiência na área de planejamento urbano. Atuando há 19 anos na carreira docente, especialmente na educação básica, técnica e nível e superior, com vínculo empregatício com a Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo. Com experiência, também, na rede privada e com atuação na produção de material acadêmico para a educação à distância.
Informações coletadas do Lattes em 26/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia
2006 - 2009
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Espacialidade Metropolitana de São Paulo e as Áreas de Proteção aos Mananciais:Um Estudo da Inserção do Município de São Lourenço da Serra na dicotomia do crescimento e desenvolvimento sustentável, Ano de Obtenção: 2009
Edson Cabral.Bolsista do(a): Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil. Palavras-chave: Agenda 21; região metropolitana; geração de renda e emprego; periferia; Áreas de Proteção aos Mananciais; desenvolvimento sustentável. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Urbana. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional / Especialidade: Análise Regional. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD
2013 - 2015
Universidade Federal Fluminense
Título: AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EAD: a perspectiva das práticas de disciplinas a distancia em cursos presenciais de graduação
Orientador: Paula Andréa Prata Ferreira
Especialização em Educação Ambiental
2003 - 2004
Faculdade Católica de Uberlândia
Título: Educação Ambiental e professores de geografia: perspectivas em escolas públicas de Perdizes e Araxá
Orientador: Suely Regina Del Grossi
Aperfeiçoamento em Escola de Formação de Professores
2010 - 2010
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo
Título: --. Ano de finalização: 2010
Graduação em Geografia
1999 - 2003
Universidade Federal de Uberlândia
Título: QUALIDADE DE VIDA E MEIO AMBIENTE URBANO NAS ÁREAS ADJACENTES AO DISTRITO INDUSTRIAL DE UBERLÂNDIA:
Orientador: Júlio Cesar de Lima Ramires
Formação complementar
2014 - 2014
Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo. (Carga horária: 60h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
2013 - 2013
Mapeamento e Gestão de Riscos. (Carga horária: 12h). , ZEMLYA CONSULTORIA E SERVICOS, ZCSSG_PPROV, Brasil.
2012 - 2012
Área de Preservação Permanente (APP) de Topo de ... (Carga horária: 8h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
2010 - 2010
Introdução ao ArcGIS Desktop. (Carga horária: 40h). , Imagem Sensoriamento Remoto, IMAGEM, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Capacitação na Lei Específica do Guarapir. (Carga horária: 8h). , Secretaria de estado do Meio Ambiente, SMA, Brasil.
2010 - 2010
Análise Avançada com ArcGIS. (Carga horária: 24h). , Imagem Sensoriamento Remoto, IMAGEM, Brasil.
2009 - 2009
AutoCad 2000 - Módulo 2D. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2009 - 2009
Fundamentos de Geoprocessamento. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento em Agenda 21 Escolar. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Pós-Graduação, INPG, Brasil.
2006 - 2006
Educação Ambiental em área de proteção aos mananci. (Carga horária: 68h). , Sociedade Ecológica Amigos do Embú, SEAE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Projeto Escolas-Referência/Projeto de Desenvolvime. (Carga horária: 180h). , Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, SEE-MG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Análise Regional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.
Organização de eventos
CARRILHO, C. J. . 5ª Conferência Municipal das Cidades. 2013. (Outro).
CARRILHO, C. J. . Audiências Públicas do Projeto de texo-base da Lei Complementar de Regulação Urbanística de Itapecerica da Serra. 2011. (Outro).
CARRILHO, C. J. . 4ª Conferência Municipal das Cidades. 2010. (Outro).
CARRILHO, C. J. . I Simpósio Regional de Geografia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. 2002. (Congresso).
Participação em eventos
XV Encontro Metropolitano. 2010. (Seminário).
XVI Encontro Metropolitano. 2010. (Seminário).
XVI Encontro Nacional de Geógrafos. A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DA SERRA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AOS MANANCIAIS. 2010. (Congresso).
XI Encontro Metropolitano. 2009. (Seminário).
1 Simpósio de Pós-Graduação em Geografia do Estado de São Paulo.Sustentabilidade, geração de emprego e renda em São Lourenço da Serra, Região Metropolitana de São Paulo. 2008. (Simpósio).
II Seminário Nacional Metrópole: Governo, Sociedade e Território & Colóquio Internacional Metrópoles em Perspectivas.Espaços de diálogo. 2007. (Seminário).
VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor. Espaços de Diálogo. 2007. (Congresso).
A Formação do Professor de Geografia e os Desafios de Sala de Aula.A Formação do professor de geografia e os desafios de sala de aula. 2002. (Outra).
Curso de Extensão sobre Metodologia do Trabalho Científico.Metodologia do Trabalho Científico. 2002. (Outra).
II Encontro Interno de Iniciação Científica e VI Seminário de Iniciação Científica.II Encontro Interno de Iniciação Científica e VI Seminário dfe Iniciação Científica. 2002. (Encontro).
I Semana Científica e Cultural de Estudos Regionais.I Semana Científica e Cultural de Estudos Regionais. 2002. (Outra).
Transgênicos: sociedade, ciência e ética.Transgênicos: sociedade, ciência e ética. 2001. (Outra).
V Seminário de Iniciação Científica.V Seminário de Iniciação Científica. 2001. (Seminário).
Worshop Aquífero Guarani - Potencialidades para o Estado de Minas Gerais.Worshop Aquífero Guarani. 2001. (Oficina).
1 Encontro Interno de Iniciação Científica.1 Encontro Interno de Iniciação Científica. 2000. (Encontro).
1 SEminário de Economia "Brasil, labirintos do (sub) desenvolvimento".1 Seminário de Economia. 2000. (Seminário).
A geografia como instrumento de transformação social - O saber posto em questão.V Encontro Regional de Estudantes de Geografia da Região Sudeste. 2000. (Encontro).
Dia do Geógrafo.Dia do Geógrafo. 2000. (Outra).
I Encontro de Geógrafos de Uberlândia.I Encontro dos Geógrafos de Uberlândia. 2000. (Encontro).
II Fórum Brasil de Turismo.II Fórum Brasil de Turismo. 2000. (Outra).
II UFU Aberta.II UFU Aberta. 2000. (Outra).
Palestra de Orientação Cartográfica e Uso de Bússola.Orientação Cartográfica e Uso de Bússola. 2000. (Oficina).
Palestra Profissão Geógrafo.Profissão Geógrafo. 2000. (Outra).
Palestra Valoração dos Recursos Ambientais.Valoração dos Recursos Ambientais. 2000. (Outra).
XII Encontro Nacional de Geógrafos - Os outros 500 na formação do terrítório brasileiro.XII Encontro Nacional de Geógrafos. 2000. (Encontro).
Conferência Geografia e Sustentabilidade perspectivas para o século XXI.Conferência Geografia e sustentabilidade perspectivas para o século XXI. 1999. (Outra).
Curso de Atendimento.Curso de Atendimento. 1999. (Outra).
Participação em bancas
ALMEIDA, S. L.;CARRILHO, C. J.. A ilha de calor da Região Metropolitana de São Paulo e suas consequências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
BRAUMA, D.;CARRILHO, C. J.. O surgimento e o desenvolvimento do município de Luís Eduardo Magalhães a partir de uma nova dinâmica no campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
CARRILHO, C. J.; ALMEIDA, S. L.. A formação urbana e industrial da Vila Olimpia e do Itaim Bibi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
CARRILHO, C. J.; ALMEIDA, S. L.. Qualidade de vida: a opinião dos moradores do Jardim Ãngela sobre o Parque M'Boi Mirim. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
CARRILHO, C. J.; OLIVEIRA, R. L. S.. Transposição do Rio São Francisco: apontamentos da influência das obras de transposição. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
CARRILHO, C. J.; ALMEIDA, S. L.. A origem do Parque M'Boi Mirim, no contexto do bairro Jardim Ângela. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
CARRILHO, C. J.; ALMEIDA, S. L.. Geopolítica: a arte de cravar nortes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
CARRILHO, C. J.; ALMEIDA, S. L.. As possibilidades do uso das práticas do Role-Playing Game (RPG) em aulas de geografia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
CARRILHO, C. J.; ALMEIDA, S. L.. O espaço geográfico e o ensino de geografia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
CARRILHO, C. J.; OLIVEIRA, R. L. S.. Integração regional da América do Sul e a criação da IIIRSA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
OLIVEIRA, R. L. S.;CARRILHO, C. J.. Percepções geográficas nas territorialidades da prostituição travesti: o caso da Avenida Indianópolis em São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
OLIVEIRA, R. L. S.;CARRILHO, C. J.. Análise da importância logística do Hidroanel para Região Metropolitana de São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
CARRILHO, C. J.; OLIVEIRA, R. L. S.. Ocupação e manancial: o dilema entre preservar ou morar ? um estudo de caso no bairro Cantinho do Céu/Distrito do Grajaú-SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
CARRILHO, C. J.; OLIVEIRA, R. L. S.. A problemática do ensino da cartografia no Ensino Fundamental II: iniciando a alfabetização cartográfica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro.
CARRILHO, C. J.. 25° Congresso de Iniciação Científica. 2023. Universidade de Santo Amaro.
Orientou
A Ilha de Calor da Região Metropolitana de São Paulo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Clecio José Carrilho;
O surgimento e o desenvolvimento do município de Luís Eduardo Magalhães a partir de uma nova dinâmica no campo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Clecio José Carrilho;
Qualidade de vida: a opinião dos moradores do Jardim Ãngela sobre o Parque M'Boi Mirim; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Clecio José Carrilho;
A formação urbana e industrial da Vila Olímpia e do Itaim Bibi; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Clecio José Carrilho;
Transposição do Rio São Francisco: apontamentos da influência das obras de transposição; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Clecio José Carrilho;
A origem do Parque M'Boi Mirim, no contexto do bairro Jardim Ângela; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Clecio José Carrilho;
O espaço geográfico e o ensino de geografia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Clecio José Carrilho;
Integração regional da América do Sul e a criação da IIIRSA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Clecio José Carrilho;
Percepções geográficas nas territorialidades da prostituição travesti: o caso da Avenida Indianópolis em São Paulo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Clecio José Carrilho;
Análise da importância do Hidroanel para a Região Metropolitana de São Paulo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Clecio José Carrilho;
Ocupação e manancial: o dilema entre preservar ou morar - um estudo de caso no bairro Cantinho do Céu/Distrito de Grajaú-SP; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Clecio José Carrilho;
A importância das áreas verdes em centros urbanos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Clecio José Carrilho;
A problemática do ensino da cartografia no Ensino Fundamental II: iniciando a alfabetização cartográfica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Clecio José Carrilho;
Produções bibliográficas
-
CARRILHO, C. J. . A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DA SERRA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AOS MANANCIAIS. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre. Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010. v. 0. p. 0-0.
-
CARRILHO, C. J. ; CABRAL, E. . Sustentabilidade, geração de emprego e renda em São Lourenço da Serra, Região Metropolitana de São Paulo. In: 1 Simpósio de Pós-Graduação em Geografia do Estado de São Paulo - SIMPGEO/SP, 2008, Rio Claro. Anais do 1 Simpósio de Pós-Graduação em Geografia do Estado de São Paulo - SIMPGEO/SP, 2008. p. 179-190.
-
CARRILHO, C. J. ; CABRAL, E. . A busca da renda e do emprego no município de São Lourenço da Serra, entre a Área de Proteção aos Mananciais e a Região Metropolitanda de São Paulo: reconhecendo as questões sociais. In: II Seminário Nacional Metrópole: Governo, Sociedade e Território & Colóquio Internacional Metrópoles em Perspectivas, 2007, Rio de Janeiro. Anais - II Seminário Nacional Metrópole: Governo, Sociedade e Território & Colóquio Internacional Metrópoles em Perspectivas. Rio de Janeiro, 2007. v. 1. p. 1-18.
-
CARRILHO, C. J. ; DINIZ Bastos, Maria Martins da Rocha ; SILVEIRA, R. A. . Educação Ambiental e professores de geografia: perspectivas em escolas públicas de Perdizes e Araxá. In: III Simpósio Regional de Geografia, 2004, Uberlândia. Anais do Simpósio Regional de Geografia, 2004. p. 251-256.
-
CARRILHO, C. J. . Estudo da arborização urbana do bairro Morumbi, cidade de Uberlândia, no ano de 2000. In: 1 Encontro de Geógrafos de Uberlândia - A produção do conhecimento geográfico em Uberlândia, 2000, Uberlândia. Anais do 1 Encontro de Geógrafos de Uberlândia - Aprodução do conhecimento geográfico em Uberlândia, 2000.
-
CARRILHO, C. J. . O Ensino de Geografia e a Construção da Agenda 21 Escolar no município de São Lourenço da Serra, Região Metropolitana de São Paulo: proposta de mudanças sociais. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor, 2007, Uberlândia. Anais - VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor. Uberlândia, 2007. v. 1.
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . Qualidade de vida urbana no entorno do Distrito Industrial de Uberlândia: uma análise dos bairros Nossa Senhora das Graças e Minas Gerais. In: I Simpósio Regional de Geografia, 2002, Uberlândia. Anais do I Simpósio Regional de Geografia, 2002.
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . Condições de vida, meio ambiente e saúde no entorno do Distrito Industrial de Uberlândia: considerações preliminares. In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2002, João Pessoa. Anais XIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2002.
-
RODRIGUES, M. J. ; CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . .. O acesso á saúde na periferia de Uberlândia: consideações a partir da UBSF do Bairro SãoJorge. In: IX Congresso Paulista de Saúde Pública, 2005, São Paulo. Livro de Resumos da Associação Paulista de Saúde Pública - Revista Saúde e Sociedade. São Paulo, 2005. v. 14.
-
CARRILHO, C. J. . A saúde na periferia urbana de Uberlândia: o exemplo dos bairros Tocantins, Morumbi e São Jorge. In: II Encontro Interno de Iniciação Científica e VI Seminário de Iniciação Científica, 2002, Uberlândia. Anais do II Encontro Interno de Iniciação Científica e VI Seminário de Iniciação Científica, 2002. v. 1.
-
CARRILHO, C. J. ; CALADO, D. F. ; MELO, P. H. . A fé religiosa na caracterização de uma região: a festa de Nossa Senhora da Cabeça - Perdizes (MG). In: II Encontro Interno de Iniciação Científica e VI Seminário de Iniciação Científica, 2002, Uberlândia. Anais do II Encontro Interno de Iniciação Científica e VI Seminário de Iniciação Científica. v. 1.
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . Acessibilidade e satisfação dos usuários dos serviços de saúde nos bairros Tocantins, São Jorge e Morumbi. In: I Semana Científica e Cultural de Estudos Regionais, 2002, Uberlândia. Anais da I Semana Científica e Cultural de Estudos Regionais, 2002. v. 1.
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . Aspectos inerentes a respeito dos serviços de saúde na periferia urbana de Uberlândia: um estudo de caso dos bairros Tocantins, Morumbi e São Jorge. In: 54a. Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, 2002, Goiânia. Anais 54a. Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, 2002.
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . Notas a respeito de saúde e meio ambiente nas áreas adjacentes ao Distrito Industrial de Uberlândia: um estudo de caso das localidades de Nossa Senhora das Graças e Minas Gerais. In: 54a. Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, 2002, Goiania. 54a. Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, 2002.
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . Condições de vida, meio ambiente e saúde no entorno do Distrito Industrial de Uberlândia: considerações preliminares. In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2002, João Pessoa. Anais XIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2002. p. 170-170.
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. ; SILVA, G. G. F. E. . A saúde na periferia urbana de Uberlândia: o exemplo do bairro Tocantins. In: 53 Reunião Anual da SBPC - Nação e Diversidade - Patrimônio do Futuro, 2001, Salvador. 53 Reunião Anual da SBPC - Nação e Diversidade - Patrimônio do Futuro, 2001.
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . O papel delineador da saúde na caracterização da periferia urbana em Uberlândia: o bairro Morumbi. In: V Seminário de Iniciação Científica, 2001, Uberlândia. Anais do V Seminário de Iniciação Científica, 2001.
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . A saúde na periferia urbana de Uberlândia: os exemplos dos bairros Tocantins, Morumbi e São Jorge. In: 1 Encontro Interno de Iniciação Científica, 2000, Uberlândia. Anais do 1 Encontro Interno de Iniciação Científica, 2000.
-
CARRILHO, C. J. . A questão do lixo na cidade de Perdizes - MG: seleção reciclagem e conscientização popular. In: V Encontro Regional dos Estudantes de Geografia da Região Sudeste - A geografia como instrumento de transformação social - O saber posto em questão, 2000, Vitória, 2000.
-
CARRILHO, C. J. . A questão do lixo na cidade de Perdizes - MG: seleção, reciclagem e conscientização popular. In: XII Encontro Nacionalde Geógrafos - Os outros 500 na formação do território brasileiro, 2000, Florianópolis. Anais - XII Encontro Nacionalde Geógrafos - Os outros 500 na formação do território brasileiro. Florianópolis: Metrópole, 2000. v. 1. p. 198-198.
-
CARRILHO, C. J. . Como o clima influi no cultivo do café do cerrado na região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. In: XI Semana de Geografia - Geografia: Educação e Trabalho para o século XXI, 1999, Uberlândia. Anais do XI Semana de Geografia. Uberlândia: Edufu, 1999. v. 1. p. 40-40.
-
CARRILHO, C. J. . O Plano Diretor Estratégico de Itapecerica da Serra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARRILHO, C. J. . O Plano Diretor Estratégico de Itapecerica da Serra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARRILHO, C. J. . A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DA SERRA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AOS MANANCIAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARRILHO, C. J. . A INTEGRAÇÃO DA POLÍTICA URBANA NO TERRITÓRIO: POLÍTICA FUNDIÁRIA, HABITAÇÃO, SANEAMENTO E MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE URBANA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARRILHO, C. J. . Sustentabilidade. Geração de Emprego e Renda em São Lourenço da Serra, Região Metropolitana de São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARRILHO, C. J. . A busca da renda e do emprego no município de São Lourenço da Serra, entre a área de proteção aos mananciais e a Região Metropolitana de São Paulo: reconhecendo as questões sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARRILHO, C. J. . O ensino de geografia e a construção da Agenda 21 escolar no município de São Lourenço da Serra, Região Metropolitana de São Paulo: proposta de mudanças sociais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . Qualidade de vida urbana no entorno do Distrito Industrial de Uberlândia: uma análise dos bairros Nossa Senhora das Graças e Minas Gerais. In.: I Simpósio Regional de Geografia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . .. Condições de vida, meio ambiente e saúde no entorno do Distrito Industrial de Uberlândia: considerações preliminares. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . Aspectos inerentes a respeito dos serviços de saúde na periferia urbana de Uberlândia: um estudo de caso dos bairros Tocantins, Morumbi e São Jorge. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . A saúde na periferia urbana de Uberlândia: os exemplos dos bairros Tocantins, Morumbi e São Jorge. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . .. Notas a respeito de saúde e meio ambiente nas áreas adjacentes ao Distrito Industrial de Uberlândia: um estudo de caso das localidades de Nossa Senhora das Graças e Minas Gerais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARRILHO, C. J. ; DINIZ Bastos, Maria Martins da Rocha . A saúde na periferia urbana de Uberlândia: o exemplo do bairro Tocantins. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . O papel delineador da saúde na caracterização da periferia urbana em Uberlândia: o bairro Morumbi. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . Estudo de Arborização urbana do Bairro Morumbi, na cidade de Uberlândia ? MG. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
CARRILHO, C. J. . PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA V. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
CARRILHO, C. J. . DINÂMICAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CARRILHO, C. J. . PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA IV. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).
CARRILHO, C. J. . GLOBALIZAÇÃO E DINÂMICAS SOCIOTERRITORIAIS. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).
CARRILHO, C. J. . DINÂMICAS POPULACIONAIS. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
CARRILHO, C. J. ; CARRILHO, C. J. . PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA II. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
CARRILHO, C. J. . GEOGRAFIA REGIONAL. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
CARRILHO, C. J. . Didática para o ensino de Geografia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARRILHO, C. J. . Gestão da qualidade do ar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . A saúde e meio na área adjacente ao Distrito Industrial de Uberlândia: um estudo de caso dos Bairros Nossa Senhora das Graças e Minas Gerais. 2002 (Relatório Técnico Parcial) .
CARRILHO, C. J. ; RAMIRES, J. C. L. . A saúde na periferia urbana de Uberlândia: o exemplo dos bairros Tocantins, São Jorge e Morumbi. 2001 (Artigo Téncico Final) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Escola Estadual Prefeito Antônio Baldusco. , Rua das Primaveras - 270, Dezpézio, 06890-000 - Sao Lourenco da Serra, SP - Brasil, Telefone: (11) 46861089
Experiência profissional
2005 - Atual
Secretaria de Estado da Educação de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular de Cargo, Carga horária: 40
Outras informações:
Professo de Educação Básica - Geografia
Atividades
-
01/2005
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, geografia
2009 - Atual
Prefeitura Municipal de Itapecerica da SerraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico II - Geógrafo, Carga horária: 30
Outras informações:
Atividades associados ao Planejamento Urbano e Regional, em específico o Plano Diretor
2022 - Atual
Universidade de Santo AmaroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 10
2014 - 2016
Universidade de Santo AmaroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor do curso de graduação em Geografia Licenciatura
2007 - 2009
Faculdade Taboão da SerraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Especialista I-A, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas de atuação:
Geografia da População e Ambiente
Organização e Produção do Espaço Brasileiro
Geografia da Paisagem
Estudos dos Impactos Ambientais
Estudo das Águas Continentais e Oceânicas
Regionalização do Espaço Brasileiro
2007 - 2008
Centro Educacional Escola VivaVínculo: Aulista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 21
Atividades
-
01/2007 - 01/2008
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
2000 - 2000
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2000 - 10/2000
Estágios , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Geografia.,Estágio realizado, Laboratório de Geoprocessamento - Digitalização de cartas topográficas.
2003 - 2004
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAISVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2003 - 12/2004
Ensino, Geografia, Nível: Ensino Médio,Disciplinas ministradas, geografia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Clécio José Carrilho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?