Maicy Andrade Fernandes

Professora de arte e pesquisadora na interface entre educação, artes e desenvolvimento humano. Fundadora, organizadora e docente do Instituto de Arte Maicy Fernandes, espaço dedicado à criação e aplicação de práticas inovadoras em arte-educação. Possui licenciatura em Artes Visuais (UNIJALES, 2018), especialização em Arte e Educação (Faculdade Campos Elíseos, 2025), pós-graduação em Docência para o Ensino Superior (FAATESP, 2018), graduação em Administração (UNESP, 2014) e formação técnica em Artes Cênicas (SENAC, 2008). Realizou intercâmbio acadêmico de língua inglesa no Canadá na Language Studies International de Toronto (LSI) (2019/2020) e encontra-se em formação complementar em Pedagogia (Universidade Anhembi Morumbi, conclusão prevista para 2027). Atua desde 2019 na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos, com experiência na rede estadual e, atualmente, na rede municipal de Itapecerica da Serra. Desenvolve práticas pedagógicas fundamentadas em abordagens humanizadas, notadamente na Pedagogia Waldorf e nos princípios da Antroposofia, com ênfase em metodologias que integram teatro, música, dança e artes visuais, promovendo autonomia, inclusão e desenvolvimento integral.Sua trajetória artística soma mais de 17 anos dedicados às artes cênicas, incluindo atuação, direção e coreógrafa de produções apresentadas em importantes espaços culturais de São Paulo, além de participação em projetos audiovisuais. Essa experiência sustenta uma prática pedagógica que articula sensibilidade estética, vínculo afetivo e compromisso com a formação integral do sujeito.Seus interesses de pesquisa concentram-se nos campos da Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas, com foco nos processos de escolarização, na inclusão educacional e na promoção da saúde mental em contextos escolares, especialmente em instituições públicas. Busca contribuir para a análise e o aprimoramento das políticas educacionais, bem como para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e artísticas que favoreçam a equidade, a cidadania e o fortalecimento de vínculos entre escola, família e comunidade.Complementarmente, realizou cursos de extensão nas áreas de A Construção do Processo de Letramento na Educação Infantil, Contribuição da Neuropsicopedagogia, Diversidade e Inclusão Social e Ludopedagogia e Ludicidade, que fortalecem sua atuação voltada à inclusão, ao desenvolvimento integral e ao diálogo interdisciplinar entre arte, educação e psicologia.

Informações coletadas do Lattes em 26/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização Lato Sensu em Arte e Educação

2025 - 2025

Faculdade Campos Elíseos
Título: Especialização em Arte e Educação

Especialização em Docência no Ensino Superior

2017 - 2018

Faculdade de Tecnologia Álvares de Azevedo
Título: A importância da conexão do aluno do ensino médio com a realidade do ensino superior
Orientador: Fábio Ferro

Graduação em Artes Visuais

2017 - 2018

Centro Universitário de Jales

Graduação em Administração

2009 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Marques de Magalhães

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Eduardo Vaz

Ensino Fundamental (1º grau)

1999 - 2003

EE Odete Maria de Freitas

Formação complementar

2025 - 2025

Extensão universitária em Curso de Extensão Universitária em Contribuição da Neuropsicopedagogia. (Carga horária: 70h). , Faculdade Campos Elíseos, FCE, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Corpos, Cores e Estigmas: Diversidade e Direitos Humanos No Brasil. (Carga horária: 60h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2019 - 2020

Inglês. (Carga horária: 120h). , Language Studies International - TORONTO, LSI, Canadá.

2007 - 2008

Artes Cênicas. (Carga horária: 800h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Participação em eventos

Ciab FEBRABAM. Apresentar o portfólio da "T-Systems" voltado para o mercado financeiro. 2013. (Feira).

GRAND PRIX SENAI DE INOVAÇÃO. Desafio, em que empresas, empreendedores, startups e estudantes do SENAI e do SESI têm a oportunidade de, juntos, criarem soluções para desafios da sociedade.. 2013. (Olimpíada).

SAP FORUM BRASIL. Evento de Negócios e Tecnologia. 2013. (Feira).

Produções bibliográficas

  • GABRIEL FILHO, L. R. A. ; PUTTI, F. F. ; CREMASCO, C. P. ; PEREIRA, D. F. ; PINTO, L. B. ; SANTOS, M. A. . Promoção do uso de aquecedor solar de água de baixo custo para as populações rural e urbana de baixa renda da região da Alta Paulista. Revista Ciência em Extensão, p. 61 - 71, 28 maio 2013.

Outras produções

SANTOS, M. A. . Instituto de Arte - Maicy Fernandes. 2025; Tema: Escola de Arte e Teatro. (Site).

SANTOS, M. A. . Instagram - Maicy Fernandes. 2025; Tema: Instagram - Maicy Fernandes. (Rede social).

SANTOS, M. A. . Curso Livre de Teatro - Bebês, Crianças e Adolescentes. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, M. A. . Curso Livre de Teatro - para Professores. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Teatro do Ser Investigação artística e pedagógica sobre o desenvolvimento humano através da arte, Descrição: Projeto autoral de investigação artística, educacional e espiritual em fase de estudo e sistematização teórico-metodológica, que propõe integrar princípios da arte, da psicologia e da filosofia em práticas voltadas ao desenvolvimento humano. O Teatro do Ser busca compreender o teatro como caminho de autoconhecimento e educação estética, promovendo experiências que unam corpo, imaginação, emoção e consciência. Atualmente, a autora realiza pesquisas de fundamentação científica e fenomenológica para registro como obra intelectual e futura patente. O projeto dialoga com os campos da Antroposofia, da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação Estética, sendo aplicado de forma experimental em contextos educativos e artísticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Maicy Andrade Fernandes - Coordenador.

Prêmios

2025

Especialista em Arte e Educação, Faculdade Campos Elíseos.

2018

Pós Graduada em Docência no Ensino Superior, Faculdade Álvares de Azevedo (FAATESP).

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - 2025

Faculdade Campos Elíseos

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2024 - 2024

ESCOLA MUNICIPAL HORTENSIA

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2024 - 2024

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - Atual

Prefeitura Itapecerica da Serra

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 23

Outras informações:
Professora de Arte Ensino Infantil, Fundamental e Médio

2025 - Atual

Instituto de Arte ? Maicy Fernandes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fundadora, Docente e Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 5

Outras informações:
Fundadora do Instituto de Arte Maicy Fernandes, responsável pela criação, coordenação e docência em projetos de arte e educação voltados ao desenvolvimento humano. O trabalho fundamenta-se em abordagens como Pikler, Montessori, Antroposofia e na metodologia própria Teatro do Ser. Atuação com bebês, crianças, adolescentes e jovens, com destaque para a inclusão de alunos neurodivergentes. Desenvolve práticas que utilizam a arte como instrumento de transformação no processo de aprendizagem, favorecendo a regulação emocional, a socialização e o fortalecimento da autoestima. A proposta articula recursos artísticos e teatrais a processos psicológicos de desenvolvimento cognitivo, socioemocional e de adaptação escolar, promovendo práticas inovadoras de educação humanizada e inclusiva.

2019 - 2022

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato Categoria O, Carga horária: 25

Outras informações:
Professora de Matemática e Arte da rede particular e pública do Estado de São Paulo, via contrato temporário. Atuo também em diversos projetos propostos pela rede, como o Projeto Inova, com aulas de Tecnologia e Inovação, Projeto de Vida e Eletivas para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

2019 - 2021

Colégio Oliper

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora de Matemática e Arte da rede particular e pública do Estado de São Paulo, via contrato temporário. Atuo também em diversos projetos propostos pela rede, como o Projeto Inova, com aulas de Tecnologia e Inovação, Projeto de Vida e Eletivas para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

2015 - 2018

Banco Santander (Brasil) S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Relacionamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades: Gerenciar carteira com 1880 cliente pessoa física, na oferta de seguro, cartão, linhas de crédito como empréstimos, financiamentos, reorganização de dividas, linhas de investimentos como poupança, fundos de investimentos, previdências, tesouro direto entre outros. Abertura de conta corrente e conta poupança, desbloqueio de cartão, abordagem para captura de novos clientes e novos negócios que agregam no crescimento da carteira e da agência. Identificar possíveis contas de clientes captadoras de fraudes, clientes envolvidos com lavagem de dinheiro e informar o Banco Central dos possíveis casos e segui com os procedimentos corretos conforme normativos bancários.

2010 - 2013

Banco Santander Banespa - Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Bancária, Carga horária: 30

Outras informações:
Cargo: Caixa - (Outubro 2011 ? Março 2013) Atividades: Atender os clientes no caixa; controlar e fiscalizar o tempo de fila na agência; recepcionar e enviar malotes; arquivar documentos; elaborar relatórios; enviar documentos e contratos gerados na agência; auxiliar na criação e implantação de ideias para alavancar as vendas; ofertar e vender capitalização, seguro, cartão e crédito pessoal no caixa e identificar oportunidades para a abertura de novas contas correntes. Cargo: Estagiária - (Agosto 2010 ? Setembro 2011) Atividades: Auxiliar os clientes no autoatendimento e na agência e direcioná-los para o segmento correto conforme a sua necessidade na agência. Cargo: Promotora de Vendas - (Março 2010 - Julho 2010) Atividades: Auxiliar os clientes no autoatendimento com o foco na oferta e venda do crédito pessoal, seguros, cartões e capitalizações.

2013 - 2014

T-Systems do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades: Responsável por todo o processo administrativo e comercial nas vendas de licenças de software, incluindo viabilização de preços dos contratos.

2007 - 2008

CNA - Escola de Inglês e Espanhol

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Marketing, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: Consultora e divulgadora de cursos; atendimento telemarketing ativo e receptivo; atendimento e vendas por Call Center e elaboração e execução de projetos de marketing interno e externo.