Maria Carolina Trabold Nicacio
Mestre em Viticultura e Enologia pela Plumpton College na Inglaterra. Certificada pela Wine and Spirit Education Trust com nível 3 de sommelier com nota máxima. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Nutrição na Universidade do Sul de Santa Catarina, com ênfase em Unidades de Alimentação e Nutrição. Formada no Curso Técnico em Cozinha pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Foi educadora de Qualificação Profissional, em cursos de Formação inicial e Continuada, ministrando conteúdos em Gastronomia e conceitos básicos em Nutrição e Higiene e Manipulação dos Alimentos. Atuou como Gerente de Unidade Operacional na Empresa Sodexo do Brasil. Atuou num total de 10 anos como Chef de Cozinha, no Brasil, Irlanda e Inglaterra. Atuou como Assistente de Enologia na Vindima 2019 na Vinícola da Plumpton College. Produtora de conteúdo para instagram de vinho @imake.wine em Português e Inglês.
Informações coletadas do Lattes em 29/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Viticultura e Enologia
2018 - 2020
Plumpton College
Título: Uso de open source digital hidrometro iSpindel para medir cinéticas na fermentação de vinhos, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Gregorio Dunn
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a D
2013 - 2015
Universidade Federal Fluminense
Título: O PAPEL DA CPA NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM EAD: na visão dos Técnicos Administrativos
Orientador: Leila Freitas Moura
Formação complementar
2020 - 2020
Nível 3 em Vinho. , Wine and Spirit Education Trust, WSET, Inglaterra.
2016 - 2016
WSET Level 2. (Carga horária: 28h). , Wine & Spirit Education Trust, WSET, Irlanda.
2013 - 2013
Técnico em Panificação e Confeitaria. (Carga horária: 1140h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2011 - 2011
Violência e Desnutrição Grave. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de São José, PMSJ, Brasil.
2008 - 2009
Técnico de cozinha. (Carga horária: 400h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2008 - 2009
Auxiliar de Cozinha. (Carga horária: 400h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Biodisponibilidade de Nutrientes. (Carga horária: 8h). , Realiza Eventos, REALIZA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Gastronomia Nutritiva: a nova fronteira. (Carga horária: 12h). , Associação Catarinense de Nutrição, ACAN, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Nutrição Esportiva e treinamento: uma visão interd. (Carga horária: 8h). , Realiza Eventos, REALIZA, Brasil.
2007 - 2007
Educação em Saúde. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos, Unifio, Brasil.
2007 - 2007
A Biologia molecular:do DNA ao Projeto Genoma. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos, Unifio, Brasil.
2003 - 2003
Introdução à Fotografia. (Carga horária: 30h). , SENAC PRESIDENTE PRUDENTE, SENAC, Brasil.
2002 - 2003
Curso Intermidiário de Inglês. , Skill Inglês e Espanhol, SKILL, Brasil.
2000 - 2001
Curso Básico de Inglês. , Skill Inglês e Espanhol, SKILL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Gastronomia e Nutrição.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Consultoria em Nutrição.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Curso Técnico em Cozinha (Cozinheira).
Participação em eventos
2° Seminário Regional Sul de Comunicação - Democratização da comunicação: redes, realidades, ciberativismo, cultura e o papel da militância cutista.. 2013. (Seminário).
Fórum Regional Educação de Jovens e Adultos Santa Catarina. 2012. (Encontro).
Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos ps ara a Alimentação Saudável. 2012. (Simpósio).
6a Semana Temática de Nutrição. 2010. (Outra).
V Jornada Unisul de Iniciação Ciêntífica JUNIC e V Seminário de Pesquisa 2010.Qualidade sensorial da dieta hipossódica: percepção do paciente. 2010. (Seminário).
XXIII Feira da Esperança - Trabalho Voluntário. 2010. (Outra).
5a. Semana Temática de Nutrição. 2009. (Outra).
5a. Semana Temática de Nutrição.Organização. 2009. (Outra).
III Congresso Brasileiro de Nutrição e Integrada e Ganepão. 2009. (Congresso).
III Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição. 2009. (Congresso).
II Semana de Integração Docente e Discente. 2009. (Encontro).
Oficina de Cozinha Integral.Monitora da Oficina. 2009. (Oficina).
IV Semana temática de Nutrição. 2008. (Outra).
Jornada: Estética com saúde. 2008. (Outra).
Semana de Integração Docente e Discente: formação e planejamento. 2008. (Outra).
III Semana Temática de nutrição. 2007. (Outra).
III Simpósio de Biologia, V Encontro de Geografia, IV Semana do Meio Ambiente. 2007. (Encontro).
Participação em bancas
Emanoelle Marcos;NICACIO, M. C. T.. Avaliação Higienico-Sanitária (prática) dos alunos de curso Técnico de Panificação. 2008. Instituto Federal de Santa Catarina.
Produções bibliográficas
-
NICACIO, M. C. T. . Noções de Nutrição e Restrições Alimentares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2010
Qualidade sensorial da dieta hipossódica: percepção do paciente, Descrição: Verificação das percepções sensoriais de crianças com dieta hipossódica em hospital público de Florianópolis-SC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Carolina Trabold Nicacio - Integrante / Cassiani Gotama Tasca Pedroso - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Sul de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2015
Sodexo do Brasil LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Unidade Operacional, Carga horária: 44
2012 - 2013
Escola de Turismo e Hotelaria Canto da IlhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Educadora de Gastronomia e Nutrição no curso de Gastronomia e Identidade Cultural - FIC
2011 - 2013
Bistro D'CamporaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Cozinha, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuava como freelancer de auxiliar de cozinha, junto ao Chef de Cozinha Roberto Bento Pereira, fazendo atividades como mise en place, saladas, risotos, molhos, sobremesas.
2011 - 2012
Quiosque Chopp BrahmaVínculo: Auxiliar cozinha, Enquadramento Funcional: auxiliar, Carga horária: 44
2010 - 2011
Restaurante Saladas GrillVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Cozinheira, Carga horária: 44
2010 - 2010
Restaurante Pimenta LimãoVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Cozinha, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2010
Universidade do Sul de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio Curricular Não Obrigatório na Universidade do Sul de Santa Catarina na Disciplina de Técnica Dietética do Curso de Nutrição.
Atividades
-
08/2010 - 12/2010
Estágios , unisul.,Estágio realizado, Estágio na disciplina de Técnica Dietética.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Carolina Trabold Nicacio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?