Ivanilson Fidelis dos Santos

Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Literatura e Interculturalidade PPGLI/UEPB, com linha de pesquisa em Literatura, Memória e Estudos Culturais. Possui graduação em LETRAS/Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba -UEPB (2016). Atuo como pesquisador no Observatório de Crítica Literária e Literaturas Menores (CAPES/CNPq), com interesse especial sobre violência e Resistência de Mulheres Negras. É graduando de Pedagogia Ead pela Universidade Estadual da Paraíba UEPB. (2024). Possui duas Especializações: a primeira em LETRAS: Português e Literatura; a segunda em Metodologia de Ensino em Língua Portuguesa, Literatura e Artes, ambas realizadas pela FAVENI. Possuo curso intermediário em LIBRAS pelo Espaço, Corpo e Mente. Estou como professor vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Paraíba desde do ano de 2017. Atuei como professor por 9 anos na rede Municipal de Educação da cidade de Tenório/PB, especificamente, na Escola Municipal João de Fontes Rangel, coordenei o projeto de leitura e escrita na mesma instituição. Trabalhei a temática; O estudo da tipologia dissertativa-argumentativa no estágio supervisionado, no qual resultou no trabalho de conclusão de curso - TCC. Atuou como professor da Faculdades Montenegro e São Judas Tadeu. Atualmente tem trabalhado na área de Literatura de Mulheres Negras, com ênfase na Violência e Resistência dessas personagens em romances contemporâneos. Está em construção do artigo intitulado Marrom e Amarelo: Violência racial no romance de Paulo Scott. Em andamento o processo de qualificação...

Informações coletadas do Lattes em 25/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em METODOLOGIA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E ARTES

2022 - Atual

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Especialização em Letras: Português e Literatura

2019 - 2023

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: ESCRITA E LEITURA: UM OLHAR SOBRE AS AULAS DE LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL.
Orientador: DSc. ANA PAULA RODRIGUES

Aperfeiçoamento em andamento em LIBRAS

2015 - Atual

Espaço, Corpo e Mente

Graduação em andamento em Pedagogia

2023 - Atual

Universidade Estadual da Paraíba

Graduação interrompida em 2023 em Letras - Espanhol

2016 - Atual

Universidade Estadual da Paraíba
Ano de interrupção: 2023

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2011 - 2015

Universidade Estadual da Paraíba
Título: O Estudo da Tipologia Textual Dissertativa Argumentativa no Estágio Supervisionado
Orientador: Amasile Coelho Lisboa da Costa Souza

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agente Comunitário de Saúde

2022 - 2023

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formação complementar

2017 -

Extensão universitária em FORMAÇÕES DE PROFESSORES, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS. (Carga horária: 100h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2016 -

Extensão universitária em LINGUA ESPANHOLA. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2022 - 2022

Formação Inicial para o Novo Ensino Médio. (Carga horária: 50h). , Secretária de Estado da Educação da Ciência e Tecnologia da Paraíba, SEECT, Brasil.

2021 - 2022

Extensão universitária em FORMAÇÕES DE PROFESSORES, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2018 - 2018

MESTRADO COMO ALUNO ESPECIAL. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2017 - 2017

CONVERSANDO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA,. (Carga horária: 12h). , Centro de Apoio Aos Professores Com Alunos Inclusivos, C.A.P.A.I, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Espanhol.

Participação em eventos

III Semana Ncional de Filosofia/ II Col[oquio Nacional de Filosofia da Religião d da UEPB. 2024. (Outra).

Poéticas da Africana em prosa e versos.Se me quiseres conhecer. 2024. (Outra).

Seminário Potiguar de Atenção ao Evelhecimento Humano. 2024. (Outra).

Ciranda de Leitura.CURSO MODOS DE LER NA ESCOLA: PROPOSTAS DE LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS. 2023. (Outra).

Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho. 2022. (Outra).

I seminário de Estudos Semânticos - Pragmáticos. 2014. (Seminário).

XVI SEMANA DE LETRAS. A escrita do gênero textual: Relato pessoal do aluno no âmbito escolar: Um procedimento a ser refletido. 2013. (Congresso).

7ª Semana de Extensão.2ª Mesa Redonda: Comunicação e cultura: perspectivas e desafios de sustentabilidade no século XXI. 2012. (Outra).

7ª Semana de Extensão.3ª Mesa Redonda: Direitos humanos e trabalho: Alternativas para sustentabilidade e humanização das relações sociais no século XXI. 2012. (Outra).

7ª Semana de Extensão.1ª Mesa Redonda: Educação e Tecnologia para sustentabilidade no século XXI. 2012. (Outra).

7ª Semana de Extensão.4ª Mesa Redonda: Saúde integral, sustentabilidade e meio ambiente no século XXI: Um direito universal a ser conquistado.. 2012. (Outra).

7ª Semana de Extensão.Extensão e sustentabilidade regional no seculo XXI: Tecendo diálogos e construindo novos cenários.. 2012. (Outra).

Avanços e possibilidades de atuação da Psicologia do Trabalho e Organizacional.Avanços e possibilidades de atuação da psicologia. 2012. (Seminário).

Coloquio Nacional " Jorge Internacionalmente Amado. 2012. (Outra).

II Seminário de Pesquisa do NEPPEF.Pesquisa em Educação Infantil. 2012. (Outra).

II Seminário de Pesquisa do NEPPEF.Pesquisa em Educação Infantil. 2012. (Outra).

VIII Colóquio Nacional Representação de Genêro e de Sexualidade. 2012. (Outra).

Produção Cientifica dos Professores do Curso de Letras. 2011. (Outra).

Curso de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do ensino Fundamental- Pró- Letramento- nas áreas da Alfabetização e Linguagem.? Curso de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do ensino Fundamental- Pró- Letramento- nas áreas da Alfabetização e Linguagem. 2010. (Outra).

Formação/ Capacitação para Profissionais que atuam no Sistema de Atendimento Socioeducativo de Privação de Liberdade e em Meio Aberto e Municípios da Paraíba.Formação/ Capacitação para Profissionais que atuam no Sistema de Atendimento Socioeducativo de Privação de Liberdade e em Meio Aberto e Municípios da Paraíba. 2010. (Outra).

Curso Online Artigo de Opinião.Artigo de Opinião. 2009. (Outra).

Produções bibliográficas

  • IVANILSON FIDELID DOS SANTOS ; SANTOS, I. F. . A REPRESENTAÇÃO DA INFÂNCIA DE ÀLVARO DE CAMPOS NO POEMA ' ANIVERSÁRIO'. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, 2014, CAMPINA GRANDE. CINTEDI, 2014.

  • SANTOS, I. F. . Cognição, Argumentação e Leitura: O texto publicitário na aula de Língua Portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

IVANILSON FIDELID DOS SANTOS ; SANTOS, I. F. . Raça, gênero e agência. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, I. F. . Devires Negros. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Municipal João de Fontes Rangel. , Rua Maria Henrique Cordeiro, Centro, 58665000 - Tenório, PB - Brasil, Telefone: (83) 36441001

Experiência profissional

2013 - 2013

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: PARTICIPANTE, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - Atual

Sâo Judas Tadeu

Vínculo: convidado, Enquadramento Funcional: Ministrate de disciplina, Carga horária: 75

2016 - Atual

Faculdade Montenegro

Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Ministrante de disciplina curricular, Carga horária: 75

2013 - Atual

Secretária Municipal de Educação de Tenório

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 25

2009 - 2013

Conselho Tutelar de Tenório

Vínculo: Cargo eletivo, Enquadramento Funcional: Conselheiro/presidente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2008

Secretária Municipal de Assistência Social de Tenório

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitor do Agente Jovem, Carga horária: 20

2007 - 2007

Secretária Municipal de Assistência Social de Tenório

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitor do ProJovem, Carga horária: 20

2005 - 2009

Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Catequista, Carga horária: 20

2016 - Atual

MONTENEGRO

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: SERVIDOR SELETISTA, Carga horária: 8