Alessandro de Souza
Possui graduação em Pedagogia/Administração pela Faculdade de Educação São Luís (2007). Atualmente é tutor/professor da Faculdade de Educação São Luís, professor libras - CECI Luiz Ometto, professor educação básica 1 - CECI Luiz Ometto e professor de educação fundamental 1 da Prefeitura Municipal de Guariba.
Informações coletadas do Lattes em 24/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c
2015 - 2016
Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: A inclusão escolar da criança com síndrome de Down
Orientador: Sandra Cristina Vellosa
Especialização em Psicopedagogia Institucional
2010 - 2011
Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: Transtorno do Défci de Atenção/ Hiperatividade: A importância do Diagnóstico Precose
Orientador: Marilaine Bonafim
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c
2008 - 2009
Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: Um Estudo sobre o Processo de Enscino-Aprendizagem do Deficiente Auditivo na Visão da Família
Orientador: Marcia Duarte
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Pedagogia/Administração
2005 - 2007
Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: LIBRAS
Orientador: Pedro Bazaca
Idiomas
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Participação em eventos
Cruso de Formação de tutores Virtuais. 2011. (Outra).
Palestra curso de Ciências Biológicas 2º Semestre.Estrutura Educacional pra o ensino do Surdo. 2011. (Outra).
Palestra no curso de Ciências Biológias 3º semestre.O Deficiente auditivo no cotidiano Escolar. 2011. (Oficina).
Práticas pedagógicas em Educação a Distância. 2011. (Encontro).
Treinamento para Tutores da plataforma Portal Universitário / ASA. 2011. (Outra).
Treinamento para tutors da plantaforma Portal Universitário / ASA. 2011. (Outra).
Uso da Plataforma ASA (Ambiente São Luis de Jaboticabal). 2011. (Encontro).
Web Conferência para treinamento de tutors. 2011. (Outra).
Letra e Vida. 2010. (Outra).
Língua Brasileira de Sinais LIBRAS II. 2010. (Encontro).
Língua Brasileira de Sinais LIBRAS. 2009. (Encontro).
I Fórum Educacional André Maria. 2008. (Outra).
Encontro de Diagnóstico do Programa de Aprimoramento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo. 2006. (Encontro).
Jogos de integração: Jogos teatrais e dinâmicas de grupos. 2006. (Outra).
O uso de vídeos educativos como facilitador da aprendizagem dos educandos de 0 a 6 anos. 2006. (Outra).
Semana de Pedagogia "Desafios para a pedagogia no século XXI". 2006. (Outra).
Semana de Estudos de |Pedagogia. 2005. (Outra).
Semana de Educação Patrocinio Paulista.LIBRAS no cotidiano escolar. 2000. (Oficina).
Participação em bancas
SOUZA, A.. Conhecendo o Autismo para Melhor Incluir. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. O Professor Frente aos Desafios da Escola Inclusiva. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Atendimento Educacional Especializado: Muito Além da Aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Educação: Seu Papel para a Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual no Mercado de Trabalho. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A Inclusão de Aluno Portador de Deficiência Intelectual no Mercado de Trabalho. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A Matemática e a Síndrome de Down. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A Música como Recurso Didático na Aprendizagem de Pessoas com Deficiência Intelectual na Educação Infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A Importância do Lúdico para Crianças Defientes Intelectuais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Alfabetização e Deficiência Intelectual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Síndrome de Asperger: Seu Processo de Alfabetização no Ensino Regular. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A Importância que a Arte tem para Enriquecer a Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Autismo: Um Desefio às Generalizações. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. O Trabalho do Professor com Alunos Autistas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Ser Autista, Limites e Possibilidades. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A Importância da Educação Ambiental na Educação Especial. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas Relações de Aprendizagem de Pessoas com Deficiência Intelectual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Avaliação da Aprendizagem do Aluno com Deficiência Intelectual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. P Processo de Alfabetização da Criança com Deficiência Intelectual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Educação Infantil Incluisiva - A Importância de Incluir Crianlas com Deficiência Visual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase a deficiêmcia Visual) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A Construção do Processo Inclusivo no Espaço Escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A Utilização do Jogo na Psicopedagogia: A Mediação da Aprendizagem na Prática Docente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Noturno. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Reflexão: A Aprendizagem e o Esnino de Matemática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Avalaiação no Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A Conquista do Leitor: Uma Tarefa para a Escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Transtorno do Défcit de Atenção/Hiperatividade - TDA/H. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A Importância dos Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Jogos e Brincadeiras. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A Importância da Brinquedoteca no Desenvolvimento de Crianças com Deficiência Intelectual. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A Importância do Brincar para o Desenvolvimento da Criança com Deficiência Intelectual. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: ênfase na inclusão de pessoas c) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Desenvolvendo o gosto pela Leitura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Família e Escola uma Aprendizagem em Prol da Aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Dificuldade na Aquisição da Leitura e Escrita e seus Processos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Motivando Professores e Alunos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A inclusão de alunos com deficiência intelectual na sala regular de ensino. 2012.
SOUZA, A.. Fatores propulsores à ocorrência de acidentes de trabalho em profissionais de enfermagem frente a materiais perfurocortantes. 2012. Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. psicopedagogia e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. 2012. Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. As múltiplas linguagens na educação infantil: incentivar a leitura. 2012. Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A implantação do tratamento do tabagismo no município de Luminárias. 2012. Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Às mães primíparas no aleitamento. 2011. Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Lúdico no ensino aprendizagem. 2011. Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. O lúdico na educação. 2011. Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. Educação sexual na escola: Qual sua importância. 2011. Faculdade de Educação São Luís.
SOUZA, A.. A Importância da Brinquedoteca no Desenvolvimento de Crianças com Deficiência Intelectual. 2011. Faculdade de Educação São Luís.
Orientou
O Romantismo e uma Vertente Gótica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras/ Espanhol) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Alessandro de Souza;
A Importância da Literatura Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras com ênfase em Espanhol) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Alessandro de Souza;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Educação São Luís. , Rua Floriano Peixoto, 839/873, Centro, 14870-370 - Jaboticabal, SP - Brasil, Telefone: (16) 32091800, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Prefeitura Municipal de GuaribaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Fundamental 1, Carga horária: 30
2014 - Atual
CECI Luiz OmettoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica 1, Carga horária: 35
2011 - Atual
CECI Luiz OmettoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor LIBRAS, Carga horária: 8
2010 - Atual
Faculdade de Educaçao Sao LuisVínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Tutor/Professor
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alessandro de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?