Gilberto Dias da Cunha

Gilberto Dias da Cunha graduou-se, em 1985, em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e doutorou-se, em Engenharia Mecânica / Tecnologia Industrial, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), Portugal, em 1996. Atualmente, exerce a docência na UFRGS, vinculado à Escola de Engenharia. Atua há muitos anos como membro assessor de comissões do Ministério da Educação - MEC (junto ao INEP e à SESu). Atuou por muitos anos também na direção da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e do Instituto de Gestão em Desenvolvimento de Produto (IGDP). Também é membro da Associação Brasileira de Ensino em Engenharia (ABENGE). Seus interesses principais situam-se nas áreas de Engenharia (Gestão e Projeto do Produto, Processos de Fabricação) e Educação (particularmente, em Educação em Engenharia).

Informações coletadas do Lattes em 06/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Mecânica - Tecnologia Industrial

1991 - 1995

Universidade Nova de Lisboa
Título: O Conceito de Projecto Orientado à Fabricação Aplicado ao Projecto Assistido por Computador
Orientador: Jorge Joaquim Pamies Teixeira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Design for Manufacture; Computer-Aided Design; Mechanical Design; Feature-based Systems; Sistemas Especialistas.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas / Especialidade: Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas. Setores de atividade: Indústria Metal-Mecânica; Informática; Qualidade e Produtividade.

Graduação em Engenharia Mecânica

1980 - 1985

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formação complementar

2006 - 2006

Extensão universitária em Inovação e Mudança Curricular nos Cursos de Gradua. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Curso de Extensão Em Gestão da Unidade Acadêmica. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

1986 - 1986

Extensão universitária em Estágio Em Robótica. (Carga horária: 400h). , Vyskúmny Ústav Doprávny.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Métodos de Síntese e Otimização Aplicados ao Projeto Mecânico.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Metodologia de Projeto do Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Representação da Informação.

Participação em eventos

Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção - ENCEP 2008.Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Produção. 2008. (Encontro).

Encontro de capacitação dos novos avaliadores do BASis. Legislação de Apoio à Avaliação in loco. 2007. (Congresso).

Encontro Nacional de Engenharia de Produção ENEGEP 2007. Cursos de Engenharia: a Preparação para os Desafios do Ano de 2008. 2007. (Congresso).

Encontro de capacitação dos novos avaliadores do BASis.Legislação de Apoio à Avaliação in loco. 2007. (Seminário).

Encontro de capacitação dos novos avaliadores do BASis.Legislação de Apoio à Avaliação in loco. 2007. (Seminário).

Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção - ENCEP 2007.Desenvolvimento de PPC para cursos de Engenharia no Cenário das. 2007. (Seminário).

Encontro de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção ENCEPRO 2007.Cursos de Engenharia: a Preparação para os Desafios do Ano de 2008. 2007. (Simpósio).

Seminário de Ensino de Graduação da Escola de Engenharia da UFRGS.O Registro de Cursos no Sistema CONFEA-CREAs e o Projeto Pedagógico de Curso. 2007. (Oficina).

Educação Superior no CEFET-SC: Possibilidades e Desafios.Cursos de Graduação na Área Tecnológica: Concepções e Possibilidades. 2007. (Encontro).

XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia. Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2006. (Congresso).

Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP 2006. Enade 2005 Resumo da Participação da Engenharia de Produção. 2006. (Congresso).

Encontro de capacitação dos novos avaliadores do BASis.Legislação de Apoio à Avaliação in loco. 2006. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento do Produto. Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento do Produto. 2005. (Congresso).

XXIII COBENGE. XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. 2005. (Congresso).

XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP. XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2005. (Congresso).

Engenharia: Responsabilidade Social e Inovação Tecnológica.Engenharia: Responsabilidade Social e Inovação Tecnológica - Seminário. 2005. (Seminário).

I Seminário Regional de Educação em Engenharia - SP (SERENGE).Seminário Regional de Educação em Engenharia - SP. 2005. (Seminário).

XXIV ENEGEP. Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2004. (Congresso).

WORKSHOP IGDP 2004 - Estruturação do Processo de Desenvolvimento de Produto nas Empresas: Melhores Práticas e Levantamento da Situação Brasileira.WORKSHOP IGDP 2004. 2004. (Seminário).

IX ENCEP.Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. 2004. (Encontro).

XXIII ENEGEP. Encontro Congresso Nacional de Engenharia de Produção. 2003. (Congresso).

4o. CBGDP. Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produto. 2003. (Congresso).

VIII ENCEP.Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. 2003. (Encontro).

III Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre. Conferência de C&T. 2002. (Congresso).

VII ENCEP.Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. 2002. (Encontro).

XXI ENEGEP. Encontro Congresso Nacional de Engenharia de Produção. 2001. (Congresso).

3o. CBGDP. Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produto. 2001. (Congresso).

2o. Workshop de Gestão do Desenvolvimento de Produto.WORKSHOP IGDP 2001. 2001. (Seminário).

VI ENCEP.Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. 2001. (Encontro).

XX ENEGEP. Encontro Congresso Nacional de Engenharia de Produção. 2000. (Congresso).

V ENCEP.Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. 2000. (Encontro).

EP 99. Encontro Congresso Nacional de Engenharia de Produção. 1999. (Congresso).

IV ENCEP.Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. 1999. (Encontro).

XVIII ENEGEP. Encontro Congresso Nacional de Engenharia de Produção. 1998. (Congresso).

CONET 98. 1º Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia de Controle e Automação. 1998. (Congresso).

XVII ENEGEP. Encontro Congresso Nacional de Engenharia de Produção. 1997. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Lisiane Pellini Faller

Rodrigues, C.M.C.;CUNHA, G. D.; Pereira, B.D.. Avaliação do Projeto-Piloto em Educação à Distância: Estudo de Caso no Curso de Graduação em Educação Especial da UFSM. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Samanta Ullmann de Campos Franceschini

Flores, S.H.; ECHEVESTE, Márcia Elisa Soares;CUNHA, G. D.. Um modelo de referência para o Processo de Desenvolvimento de Produtos no Setor Moageiro de Trigo. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Esequiel Berra de Mello

CUNHA, G. D.; OLEA, P.M.; LUCIANO, M. A.; COSTA, Carlos Alberto. Estudo do Alinhamento do Processo de Desenvolvimento do Produto de Empresas da Cadeia do Setor Automotivo com Modelos Referenciais. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Graziela Laidens

CUNHA, G. D.; DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira; PAULA, Istefani Carísio de. Modelo Teórico de Integração de Ferramentas no Processo de Desenvolvimento de Produtos Alimentícios Utilizando os Princípios de Gestão do Conhecimento. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Riberto Herrera Arbo

CUNHA, G. D.; HANSEN, Peter Bert; FERREIRA, Gabriela Cardozo. Estratégia de Desenvolvimento do Produto para Empresas do Arranjo Produtivo Local de Calçados do Vale dos Sinos: Estudo de Caso com Laminados Sintéticos de Poliuretano. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração e Negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Almiro Ferreira

CUNHA, G. D.; GIANOTTI, Suzana Salvador Cabral; LINDEN, Júlio Carlos de Souza Van Der. Qualidade de Serviços na Educação Superior: Uma Análise das Dimensões da Qualidade de Serviços para o Estabelecimento de Curso de Pós-Graduação. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Renato Hansen

CUNHA, G. D.; FERREIRA, Mário dos Santos; FACHINELLI, Ana Cristina. Proposta de Estruturação das Fases Iniciais do Processo de Desenvolvimento de Produto para o Setor Moveleiro de Bento Gonçalves. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mauricio Velloso Grassi

CUNHA, G. D.; PERONDI, Eduardo Andre; FERREIRA, Ney Francisco. Desenvolvimento e Aplicação de um Sistema de Visão para Robô Industrial de Manipulação.. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Moreira Moura

CUNHA, G. D.; CANAL, José Luís de Mello; LANTELME, Elvira Maria Vieira. Um Estudo sobre a Coordenação do Processo de Projeto em Empreendimentos Complexos de Construção. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alberto Leon de Paula Simões

CUNHA, G. D.; COSTA, Carlos Alberto; ECHEVESTE, Márcia Elisa Soares. Desenvolvimento de Produto, Processo e Produção e suas interfaces: um estudo de caso em indústria de autopeças.. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Karen Menger da Silva Guerreiro

CUNHA, G. D.; FRACASSO, Edi Madalena; PINHEIRO, Ivan Antônio. O Processo de Desenvolvimento de Produtos: Estudo de Casos de Empresas Fornedoras da Cadeia Automotiva do Rio Grande do Sul. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andrea Bandeira Sanches

CUNHA, G. D.KLIEMANN NETO, Francisco José; NASCIMENTO, Luís Felipe Machado Do. Aplicação de um Modelo Matemático como Ferramenta para o Gerenciamento de Subprodutos Industriais: Um Estudo de Caso. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Luís Trein

CUNHA, G. D.; OLIVEIRA, Leonardo Rocha de; PIRES, Márcio de Souza. Qualidade dos Serviços Oferecidos e Prestados em um Estádio de Futebol em Dias de Jogo. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Thereza de Oliveira Farias

CUNHA, G. D.; PAULA, Istefani Carísio de; ECHEVESTE, Márcia Elisa. Desdobramento da Função Qualidade na Prestação de Serviços em uma Empresa de Remanufatura de Autopeças. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Meyer

CUNHA, G. D.; VIALI, Lorí. Redução da Variabilidade em uma Linha de Produção de Chapas de Corpo de Silos de Grãos de Corrugação 4 Através da Implantação do CEP . 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano André Benincá

CUNHA, G. D.; VIALI, Lorí; VACCARO, Guilherme. O Uso do CEP na Usinagem de Componentes Automotivos: Um Estudo de Caso. . 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roberto Rego Vieira da Rocha

CUNHA, G. D.; AMARAL, Fernando Gonçalves Do; GALELLI, Ademar; DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira. Elaboração e Aplicação de um Modelo de Gestão do Conhecimento Adaptado para o Departamento Comercial de uma Indústria Farmaceutica. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ricardo Marques da Silva

CUNHA, G. D.; HORTA, B. L.; AMARAL, Fernando Gonçalves. Gerenciamento na Administração de Medicamentos da Secretaria da Saúde do Município de Pelotas - RS: Um Estudo de Caso. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aldo Luíz Zat

CUNHA, G. D.; MORAES, Anamaria de; FERREIRA, M.. Uma Experiência em Ecodesign na Indústria. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sávio Pacheco Melo

CUNHA, G. D.; BATISTA, Vilson João; MAZZAFERRO, J. E.. Desenvolvimento e Aplicação de um Sistema de Planejamento de Processo Auxiliado por Computador para um Ambiente de Usinagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ricardo Codinhoto

CUNHA, G. D.; CATTANI, Airton; SAURIN, Tarcísio. Direrizes para o Planejamento Integrado dos Processos de Projeto e Produção. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcos Niemezewski

CUNHA, G. D.; AMARAL, Fernando Gonçalves Do; GALELLI, Ademar. Identificação e Avaliação dos Atributos da Qualidade dos Serviços de Telecomunicações Prestados pela BrasilTelecom - Filial Rio Grande do Sul que Afetam a Satisfação de seus Clientes Corporativos - Estudo de Caso. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Édson Zílio da Silva

CUNHA, G. D.PEREIRA, G. M.RIBEIRO, José Luís Duarte. Autonomação e a Eliminação das Perdas, a Base de uma Estratégia de Produção para Assegurar uma Posição Competitiva na Indústria. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gilvan Medeiros Pereira

CUNHA, G. D.CATEN, Carla Schwengber Ten; CASSEL, Ricardo Augusto. Satisfação do Cliente e Requisitos para a Melhoria da Linha de Produtos: um Estudo de Caso no Setor de Equipamentos Rodoviários. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carla de Oliveira Buss

CUNHA, G. D.; SLONGO, L. A.; ROSSI, C. A. V.. Cooperação Interfuncional no Desenvolvimento de Novos Produtos: A Interface Marketing- Engenharia. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonardo Pierozan

CUNHA, G. D.; FOGLIATTO, Flávio Sanson; BATISTA, Vilson João; ECHEVESTE, Márcia Elisa Soares. Estabilização de processos: um estudo de caso no setor de pintura automotiva.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Laerte Sobolewski de Jesus

CUNHA, G. D.; FOGLIATTO, Flávio Sanson; SELIG, Paulo Maurício; DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira. O QFD na Prestação de Serviços de Assistência Técnica no Setor de Automação Bancária. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniel Garcia Haro

CUNHA, G. D.; FOGLIATTO, Flávio Sanson; SELIG, Paulo Maurício. Sistemas da qualidade na indústria automobilística - uma proposta de auto-avaliação unificada. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marta Bratz

CUNHA, G. D.RIBEIRO, José Luís Duarte; TELÖKEN, Cláudio; DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira. Parecer sobre dissertação - BRATZ, M. Aplicação do QFD nas consultas eletivas do Plantão Médico da Santa Casa de Porto Alegre. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tatiane Maglia Pastre

CUNHA, G. D.; ÁVILA, Aloísio Otávio Vargas; GHINATO, Paulo; OLIVEIRA, Paulo Antônio Barros de. Análise do Estilo de Trabalho em Montagem de Precisão. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leônidas Quadros da Paixão

CUNHA, G. D.; SENNA, Luiz Afonso dos Santos; MÜLLER, Cláudio José; NOVAES, Antônio Galvão. Uma Proposta de Custeio para Empresas Prestadoras de Serviços de Transporte Rodoviário de Carga. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonardo de Carvalho Gomes

CUNHA, G. D.; SELIG, Paulo Maurício;RIBEIRO, José Luís Duarte; MÜLLER, Cláudio José. Proposta de um Método de Avaliação da Contribuição das Técnicas do Sistema Toyota de Produção para os Objetivos Estratégicos das Empresas. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rogério Royer

CUNHA, G. D.; SILVEIRA, Giovani José Caetano da;KLIEMANN NETO, Francisco José. Metodologia para Cálculo de Indicador da Viabilidade de Customização de Produtos Manufaturados. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vitor Hugo da Cunha Ruffoni

CUNHA, G. D.RIBEIRO, José Luís Duarte; BATISTA, Vilson João; ECHEVESTE, Márcia Elisa Soares. Aplicação de uma metodologia de desenvolvimento de produto em uma empresa de médio porte. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sara Cecin

CUNHA, G. D.CATEN, Carla Schwengber Ten; SENNA, Eliana Terezinha Pereira; ECHEVESTE, Márcia Elisa Soares. Desdobramento da Função Qualidade em Serviços: o caso do Shopping Iguatemi. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marisa Golin da Cunha

CUNHA, G. D.. Desdobramento da Função Qualidade no setor de lazer: o caso do Petrópole Tênis Clube. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudio Fernando Goldmann

CUNHA, G. D.; MORAES, Anamaria de; SOARES, Marcelo Márcio. Análise de acidentes de trabalho ocorridos na atividade da indústria metalúrgica e metal-mecânica no Estado do Rio Grande do Sul em 1996 e 1997 - breve interligação com o trabalho do soldador. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Enio Kosciuk

CUNHA, G. D.. Serviços associados à fabricação: um estudo de caso com auxílio do QFD. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Todeschini Hilgert

CUNHA, G. D.; VANTI, Adolfo Alberto; ANTUNES, José Antônio Valle. Proposta de desenvolvimento de um método de tomada de decisão usando a sinergia entre a Teoria das Restrições e o Sistema Toyota de Produção para Sistemas de Produção. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maximiliano Cezar Kling

CUNHA, G. D.; GUIMARÃES, Lia Buarque de Macedo; SANTOS, Carlos Honorato Schuch; HANSEN, Peter Bent. Um modelo para implementação de terceirização: estudo de caso em empresa industrial do Rio Grande do Sul. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marco Antonio Viana Borges

CUNHA, G. D.; ANTUNES, José Antônio Valle; VANTI, Adolfo Alberto. Análise da potencialidade de sinergia entre o pensamento sistêmico e a simulação computacional. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elóide Teresa Pavoni

CUNHA, G. D.; VANTI, Adolfo Alberto; ANTUNES, José Antônio Valle. A sincronização da produção segundo a Teoria das Restrições aplicada em uma indústria sob encomenda da área plástica. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniela Fischer

CUNHA, G. D.. Transformação de um sistema de manufatura linear em celular segundo os aspectos micro e macro da ergonomia. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sérgio Ricardo Krug

CUNHA, G. D.; AMARAL, Fernando Gonçalves; MORAES, Ana Maria de. Aplicação do método de Design Macroergonômico no projeto de postos de trabalho: estudo de caso de posto de pré-calibração de medidores de energia monofásicos. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sidnei Barronio

CUNHA, G. D.; ANTUNES, José Antônio Valle; CASSEL, Ricardo Augusto. Desenvolvimento de Modelos de Simulação Computacional para Análise e Melhoria de Sistemas Produtivos. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Luiza Silveira Braghirolli

CUNHA, G. D.. Capacidade e aprendizagem tecnológica na terceira geração da indústria petroquímica do Rio Grande do Sul. 1999. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Miriam Borchardt

CUNHA, G. D.; ZARO, Milton Antonio; FOGLIATTO, Flávio Sanson. Implantação de um Sistema de Confirmação Metrológica. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Busatto Fernandes Moça

CUNHA, G. D.. Ferramentas de Modelagem da Produção para o Setor de Alimentos - Instanciação pata o Problema de Alocação de Recursos Humanos. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Janaína Macke

CUNHA, G. D.; ANTUNES, José Antônio Valle; THIOLLENT, Michel Jean Marie. Desenvolvimento de um Modelo de Intervenção baseado no Sistema Toyota de Produção e na Teoria das Restrições: a Utilização da Pesquisa-Ação em uma Indústria de Cerâmica Vermelha de Pequeno Porte da Região Metropolitana de Porto Alegre. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MÁRCIO SOARES TORRES

CUNHA, G. D.. Proposta de um Método de Trabalho para a Implantação de um Sistema de Planejamento Fino da Produção baseado na Teoria das Restrições. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Miguel Afonso Selitto

CUNHA, G. D.; ANTUNES JÚNIOR, José Antônio Valle; WALTER, Cláudio. Sistema de Produção Sincronizado: uma Aplicação em Processos Produtivos de Propriedades Contínuas Segundo a Teoria das Restrições. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Carlos Schneider

CUNHA, G. D.; BACK, Nelson; GONÇALVES JR, Armando Albertazzi. Aplicabilidade da Digitalização 3D em Ambientes de Engenharia Simultânea.. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ângela de Moura Ferreira

CUNHA, G. D.; SELIG, Paulo Maurício; STUMPF, Ida Regina Chitto. Desdobramento da qualidade em serviços: o caso da biblioteca da escola de engenharia da UFRGS. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: João Otávio Casinato Bell

CUNHA, G. D.; LUBASZEWSKY, Marcelo Soares; ROCHA, Marcelo Maia. Determinação de Prazos de Garantia. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia Elisa Soares Echeveste

CUNHA, G. D.; RIBOLDI, João; BORNIA, Antonio Cezar. Planejamento da Otimização Experimental de Processos Industriais. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriana Schönhofen Garcia

CUNHA, G. D.; LIMA, Irê Silva; SILVEIRA, Giovani José Caetano da. Análise de Estratégias de Produção em Empresas Calçadistas de Couro da Região do Vale do Rio dos Sinos. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sérgio Luiz Vaz Dias

CUNHA, G. D.; PEREIRA, Carlos Eduardo;KLIEMANN NETO, Francisco José. Avaliação do Programa de TPM em uma Indústria Metal-Mecãnica do Rio Grande do Sul. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gustavo Pereira Eggres de Oliveira

CUNHA, G. D.; PADULA, Antônio Domingos;KLIEMANN NETO, Francisco José. Análise Comparativa de Critérios Utilizados para Avaliação de Sistemas de Gestão da Qualidade. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lúcio Passos Patrocínio

CUNHA, G. D.; GOMES, Francisco José Negreiros. Uma Abordagem Heurística para o Problema de Planejamento de Processo em Ambiente de Manufatura. 1996. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Giancarlo Medeiros Pereira

CUNHA, G. D.; ROZENFELD, Henrique; FERREIRA, João Carlos; BORENSTEIN, Denis. Análise de Requisitos para um Sistema de Projeto de Fixação Assistido por Computador. 1995. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Viviane Rezi Dobarro

CUNHA, G. D.. Solução de Problemas e Tipos de Mente Matemática: relações com as Atitudes e Crenças de Auto-Eficácia. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: João Carlos Linhares

DIAS, Altamir;CUNHA, G. D.; BRITO, Gláucia da Silva; BACK, Nelson; OGLIARI, André. Abordagem Computacional baseada na Descrição de Funções e Forma de Peças para Projeto Preliminar de Produto. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Aparecida Hippert Cintra

CUNHA, G. D.; NAVEIRO, Ricardo Manfredi; OLIVEIRA, Vanderli Fava de; THIOLLENT, Michel Jean Marie; CAVALCANTI, Marcos Do Couto Bezerra; AMORIM, Sérgio Roberto Leusin de. Uma Proposta de Estrutura para Organização do Conhecimento na Pequena Empresa de Edificações. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Alexandre Luciano

CUNHA, G. D.; FORCELLINI, Fernando Antônio; COSTA, Carlos Alberto; KAMINSKI, Paulo Carlos; POSSAMAI, Osmar. Reutilização de Informações e Conhecimento para o Apoio ao Material de Atrito. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ângela de Moura Ferreira Danilevicz

CUNHA, G. D.; BIGNETTI, Luís Paulo; PAULA, Istefani Carísio de. Modelo para Condução de Decisões Estratégicas Associadas ao Lançamento de Produtos Inovadores. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Karen Menger da Silva Guerreiro

CUNHA, G. D.; PADULA, Antônio Domingos; VARGAS, Lília Maria. Exame de Qualificação. 2005. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roberta Cavalcanti Pereira Nunes

NAVEIRO, Ricardo Manfredi;CUNHA, G. D.; AMORIM, Sérgio Roberto Leusin de; ROSSI, Ângela Maria Gabriella; BORGES, Marcos Roberto da Silva. O Desenvolvimento Colaborativo de Projetos de Engenharia e Arquitetura Apoiado por um Gerenciador de Documentos. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ângela de Moura Ferreira Danilevicz

CUNHA, G. D.; BIGNETTI, Luís Paulo. Exame de Qualificação. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Istefani Carísio de Paula

CUNHA, G. D.RIBEIRO, José Luís Duarte. Exame de Qualificação ao Doutorado. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juan Jose Lopensino

CUNHA, G. D.; NICOLAZZI, L. C.; VALENTE, A. M.; DEDINI, F. G.; FONSECA, A. J. H.; ROSA, Edison da. Uma Nova Concepção de Veículo de Transporte Urbano de Passageiros. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Márcia Elisa Soares Echeveste

CUNHA, G. D.; FORCELLINI, Fernando Antônio. Exame de Qualificação ao Doutorado. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Antonio Jorge Hernandez Fonseca

CUNHA, G. D.; FORCELLINI, Fernando Antônio; TOLEDO, José Carlos de; OGLIARI, André; FIOD NETO, Migule. Sistematização do processo de obtenção das especificações de projeto de produtos industriais e sua implementação computacional.. 2000. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: ANDRÉ OGLIARI

CUNHA, G. D.; BACK, Nélson; AHRENS, Carlos Henrique; FIOD NETO, Miguel; ANDRADE, Ronaldo Soares de. Sistematização da Concepção de Produtos Auxiliada por Computador com Aplicações no Domínio de Componentes de Plástico Injetado. 1999. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Nilson Luiz Maziero

CUNHA, G. D.; BACK, Nelson; ROSA, Edison da; BATOCCHIO, Antonio; FERREIRA, João Carlos Espíndola. Um Sistema Computacional Inteligente para Projeto, Manufatura e Montagem de Peças baseado em Features: uma Abordagem baseada em Sistemas Especialistas. 1998. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luis Gustavo Ferrão Avancini

CUNHA, G. D.; Lorini, F.J.. Adaptação de uma Máquina de Ensaios Tração-Compressão para Fabricação de Corpos de Prova através de Solda por Fricção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Ughini dos Santos

CUNHA, G. D.; BATISTA, Vilson João. Projeto de Equipamento Portátil para Filtragem de Óleo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Renan Schmidt Allgayer

CUNHA, G. D.; BATISTA, Vilson João. Projeto de Equipamento para Ensaio de Interação Fadiga-Fluência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gustavo de Carvalho Barros

CUNHA, G. D.; GONZALEZ, A. R.. Aplicação de Ferramentas de Manutenção Centrada em Confiabilidade em Componentes Mecânicos em Linha de Não-Tecidos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabio Linck Medeiros

CUNHA, G. D.. Flange para liberação de bombas centrífugas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Natanael Bonato

CUNHA, G. D.; BATISTA, V. J.. Projeto de um Equipamento para Ensaio de Tração com Carregamento Constante para Teste de Falha por Inclusão de Hidrogênio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Dacol Gil

CUNHA, G. D.; Schneider, E.L.. Projeto de uma Máquina para Remoção do Excesso de Resina de Motores Elétricos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo André Rieck

CUNHA, G. D.. Metodologia para Geração de Sistema de Planejamento de Processo Auxiliado por Computador Aplicando Processador Computacional para Linguagem STEP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tiago de Oliveira Ferret

CUNHA, G. D.; Schneider, E.L.. Análise de Parâmetros na Soldagem de Prisioneiros ("Stud Welding"). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniel Dillenburg

CUNHA, G. D.; Gonzales, A.R.. Projeto de uma mini-fresadora CNC. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabio Ilha de Aragão

CUNHA, G. D.; Griza, S.. Projeto conceitual de uma bancada de testes semi-automática para válvula direcional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Renovato Tobo

CUNHA, G. D.FILOMENA, Tiago Pascoal. Projeto de interruptor de painel automotivo função pisca-alerta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Faraon Soares

CUNHA, G. D.; Griza, S.. Produção de derivações para tubulações em serviço. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CUNHA, G. D.; BOÇON, F. T.; RODRIGUES, F. P.. Avaliação das condições iniciais de oferta de curso de graduação: Tecnólogo em Mecatrônica pela FORTEC Assessoria e Treinamento. 2000. Fortec Assessoria e Treinamento.

CUNHA, G. D.; AZEVEDO, L. F. A.; SCHOEN, K. M. P.. Avaliação das condições iniciais de oferta de curso de Engenharia de Produção nasFaculdades Integradas de São Carlos - FADISC. 2000. Faculdades Integradas São Carlos.

CUNHA, G. D.; EPPRECHT, E.; RODRIGUES, F. P.. Reconhecimento de curso de graduação em Engenharia de Produção Mecânica - Instituto Técnico Mauá. 1999. Organização Educacional Barão de Mauá.

CUNHA, G. D.; SILVA, João Martins da; ROMEIRO FILHO, Eduardo; CHENG, Lin Chih; ANDERY, Paulo Roberto; CONCEIÇÃO, Samuel Vieira; CETLIN, Paulo Roberto. Concurso público para provimento de vaga para docência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.

CUNHA, G. D.. Parecer para o Guia do Estudante Melhores Universidades 2007 - Editora Abril. 2006. Editora Abril.

CUNHA, G. D.; SANTOS, André Clementino de Oliveira. Reconhecimento de curso de graduação em Engenharia de Produção. 2003. Centro Universitário de Araraquara.

CUNHA, G. D.; GONÇALVES, E. V.. Reconhecimento de curso de graduação em Engenharia de Produção das Faculdades Integradas Espírito-Santenses . 2002. Faculdades Integradas Espírito Santenses.

CUNHA, G. D.. Avaliação de projetos para o edital denominado Pesquisa Universal CT&I FAPESC 03/2006). 2006. Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

Orientou

Fábio Augusto Pasquali de Moraes

UM ESTUDO DE ADAPTAÇÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE UMA EMPRESA DO RAMO AUTOMOBILISTICO PARA SUA UNIDADE DE FORJARIA DE PRECISÃO; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Claudio Freitas

Um Estudo Comparativo dos Fatores que Caracterizam o Processo de Desenvolvimento de Produtos; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Alexandre Condotta

Otimização do Processo de Desenvolvimento de Produto em Empresa do Setor Automotivo; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Patrícia Sorgatto Kuyven

Uma Abordagem para a Análise de Demanda no Contexto do Desenvolvimento de Produtos; 2004; 154 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Silvério Cândido da Cunha

Uma Sistemática para o Desenvolvimento de Produto para Indústria do Ramo de Embalagens Metálicas; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Tiago Pascoal Filomena

Modelo para Medição e Controle de Cusos no Desenvolvimento de Produtos; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Gilberto Dias da Cunha;

Tânia Graff

Aplicação de Sistemática Conjunta Marketing-Engenharia no Desenvolvimento de Confectionery Funcional de Baixas Calorias; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Elisangela Zanette

Fidelização de Usuários de Academias de Ginástica - Estudo de Caso; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Marco Túlio Werneck Martins

O QFD no Planejamento de Serviços: o Caso da Telefonia Móvel; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Carlos Augusto Zanoelo

Implantação de um Sistema de Troca Rápida de Ferramentas em um Laminador de Fio-Máquina; 2003; 110 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Sólon Elias Pinotti

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA ENGENHARIA SIMULTÂNEA NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NO SETOR DE MODELAGEM DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS; ; 2003; 133 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Gerson Silva Teixeira

APRESENTAÇÃO DE UMA ABORDAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO E SUAS FERRAMENTAS DE APOIO APLICADA A UMA EMPRESA DO SETOR ELETRO-ELETRÔNICO; 2002; 204 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Sandra Roos Santos

Análise Crítica de um Método para Implementação das Normas ISO 9000 em Pequenas e Médias Empresas Brasileiras; 2002; 215 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Giancarlo Medeiros Pereira

Análise de Requisitos para um Sistema de Projeto de Fixações Assistido por Computador - CAF; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Gilberto Dias da Cunha;

Márcia Elisa Soares Echeveste

UMA ABORDAGEM PARA ESTRUTURAÇÃO E CONTROLE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Gilberto Dias da Cunha;

Stone Barbosa Felix

Ajuste de parâmtros para a montagem de um defletor metálico em junta fixa de semi-eixo homocinético; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Gustavo Gastmann Brand

Desenvolvimento do Processo de Fresamento para Fabricação da Ranhura em Sabres para Moto-Serras; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Vinícius Peralba de Abreu e Silva

Uma Análise da Utilização do Procedimento de Alteração de Engenharia baseado na Norma iso 9000; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Emerson Kutter Lamprecht

Desenvolvimento de Produto em Empresas de Desenvolvimento de Software-Estudos Preliminares; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Pedram Zaman

Desenvolvimento de Produtos em Engenharia - Avaliação Preliminar dos Casos de Algumas Empresas; ; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Otacílio Gonçalves da Silva Neto

A Aplicação do Processo de Desenvolvimento de Produto na Indústria Automotiva; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Dagoberto Gross

Atuadores a Vácuo; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Thiago Martins Dias

Gestão de Projetos; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Mozart Fernando Rech

Implementação e Melhoria do Sistema da Qualidade; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Evaldo Janes Cândido de Oliveira

Sistema de freio a mão de trator para deficientes físicos; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Carlos Henrique Krahe

Uma visão prática da implementação do APQP; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Rafael Massochin Nunes Pinto

Engenharia Concorrente; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Gustavo Minella

Melhorias no processo de torneamento de um pino esférico; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Daniela Silveira de Oliveira

Análise de Tensões Aplicada ao Estudo do Comportamento de um Flange Efetuada Através do Método dos Elementos Finitos; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Fabiano Costa Chaves

Processo de Melhoria da Qualidade em Fornecedores; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Rogério Rodrigo Nascimento da Silva

Efeitos da Aplicação da Engenharia Simultânea no Desenvolvimento de Produtos na Empresa AGCO; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Tatiana Simões Piloto

Metodologias e tecnologias aplicáveis ao Planejamento e Controle da Produção; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Roger Santiago Andrade

O Método Bremen de Qualidade; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Henrique Osório Dornelles

Reestruturação da mini-fábrica de cremalheiras da DHB-CA; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Volney Beckhauser Borba

Construção de ferramentas e equipamentos auxiliares para trabalhos em aeronaves; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Vilmar Bueno Silva

Processo de Brochamento; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Eduardo Cristiano Milke

Elaboração e implantação de um plano de lubrificação na ICOTRON; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Edney da Silva Monte

Formas de manutenção; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Leandro de Moraes

Prototipagem rápida em estereolitografia; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Marcos Rogério Tessmann

Soldagem de manutenção em ferro fundido; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Mauro Uhlig Mocellin

Utilização de blanks forjados para confecção de engrenagens para bombas hidráulicas; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

João Pedro Wolff

Sistema de Produção Toyota; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Gilberto Dias da Cunha;

Produções bibliográficas

  • CUNHA, G. D. ; KLIEMANN NETO, Francisco José ; FILOMENA, Tiago Pascoal . Devising a Cost Management Approach for Product Development. Product Management Development, São Carlos - SP, v. 3, n.1, p. 11-16, 2005.

  • CUNHA, G. D. . Uma Análise da Evolução dos Procedimentos de Execução do Desenvolvimento de Produtos. Revista Produto & Produção, Porto Alegre, v. 7, n.1, 2004.

  • CUNHA, G. D. . Competências, Formação e Exercício Profissional à Luz do Projeto Pedagógico - Diretrizes para a Elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia.. In: Oliveira, V.F.; Carneiro, A.M.M.; Protil, R.M.; Amato Neto, J.; Laurindo, F.J.B.; Pietrobon, F.; Vieira Júnior, M.. (Org.). Tópicos Emergentes e Desafios Metodológicos em Engenharia de Produção: Casos, Experiências e Proposições.. Rio de Janeiro: Editora ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), 2008, v. 1, p. 258-321.

  • RISTOFF, Dilvo Ilvo ; LIMANA, Amir ; DIAS, Márcia Regina Brito ; FELICIO, Fabiana ; CUNHA, G. D. ; PRIMI, Ricardo . Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE 2005 - Resumo Técnico. In: Dilvo Ilvo Ristoff; Amir Limana. (Org.). ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Resumo Técnico ENADE 2005. Brasília: Inep/MEC, 2006, v. 1, p. -.

  • CUNHA, G. D. ; BUSS, Carla de Oliveira ; DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira ; ECHEVESTE, Márcia Elisa Soares ; KUYVEN, Patrícia Sorgatto . A Reference Model to Support Introducing Product Lifecycle Management. In: Parisa Ghodous; Ricardo Jardim Gonçalves; Jianzhong Cha; Adolfo Steiger-Garção. (Org.). Concurrent Engineering: The vision for the future generation - Enhanced Interoperable Systems. 1ed.Lisse: A. A. Balkema Publishers, 2003, v. 1, p. 519-528.

  • DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira ; CUNHA, G. D. . Market-Oriented New Product Development. In: Parisa Ghodous; Jianzhong Cha; Ricardo Jardim Gonçalves; Adolfo Steiger-Garção. (Org.). Concurrent Engineering: The vision for the future generation - Advanced Design, Production and Management Systems. 1ed.Lisse: A.A. Balkema Publishers, 2003, v. 2, p. 1255-1262.

  • CUNHA, G. D. ; RIBEIRO, José Luís Duarte . A Survey on the Use of Electronic-Commerce by Brazilian Companies.. In: L.M. Camarinha-Mattos; R.J. Rabelo; H. Afsarmanesh. (Org.). E-Business and Virtual Enterprises: Managing Business-to-Business Cooperation. Londres: Kluwers Academic Publishers; IFIP-The International Federation for Information Processing, 2000, v. 1, p. 303-310.

  • KIRCHHOFF, U. ; SUNDMAEKER, H. ; CUNHA, G. D. . An innovation coaching approach to efficiently introduce Quality Management-Systems in Small and Medium-sized Enterprises.. In: Camarinha-Mattos L.M.; Rabelo, R.J.; Afsarmanesh, H.. (Org.). E-Business and Virtual Enterprises: Managing Business-to-Business Cooperation. Londres: Kluwer Academic Publishers Group; IFIP-The International Federation for Information Processing, 2000, v. 1, p. 487-494.

  • THIE, M. ; CUNHA, G. D. ; PAHL, L. G. ; RIBEIRO, José Luís Duarte ; NARASHIMAN, K. . Ensuring Innovation Competence in Companies in Emerging Markets through Introduction of New Quality Methods. In: K. Mertins. (Org.). Global Production Management - Advances in Production Management Systems. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers; IFIP, 1999, v. 1, p. -.

  • CUNHA, G. D. ; PEREIRA, G. M. . Development of a feature-based computer-aided fixturing system. In: Hamiddeh Afsarmanesh. (Org.). Integrated Systems for Manufacturing. Londres: Chapman & Hall, 1998, v. 1, p. 545-554.

  • PEREIRA, Sivaldo ; CUNHA, G. D. . O Crescimento da área de Engenharia de Produção no Brasil. Jornal do CREA-BA, Salvador - BA, 04 out. 2005.

  • CUNHA, G. D. . O Processo de Automatização Industrial e a Cadeia Automotiva. Jornal do Instituto Gaúcho de Engenharia Automotiva - IGEA, Porto Alegre, , v. 1-6, p. 12 - 14, 15 out. 1999.

  • GORGEN, James ; CUNHA, G. D. . Debate sobre a permanência da GM e da Ford no Estado. Adverso - Jornal da ADUFRGS, , v. 45, p. 6 - 7, 12 maio 1999.

  • ESBER, Eugênio ; PRESTES, Cristine ; CUNHA, G. D. . O Impacto da Automação. Revista Amanhã - economi a & negócios, Porto Alegre - RS, , v. 112, p. 46 - 47, 15 out. 1996.

  • CUNHA, G. D. ; PEREIRA, G. M. . Análise de requisitos para um sistema de projeto de fixações assistido por computador. Revista Máquinas e Metais, 01 mar. 1996.

  • CUNHA, G. D. ; RIBEIRO, José Luís Duarte ; DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira ; KUYVEN, Patrícia Sorgatto . Identificação de perfil inovador via análise da tipologia operacional das organizações . In: XXV ENEGEP, 2005, Porto Alegre. Anais do XXV ENEGEP. Porto Alegre: Editora LOPP-UFRGS/ABEPRO, 2005.

  • CONDOTTA, Alexandre da Silva ; CUNHA, G. D. . Melhoria do Processo de Desenvolvimento de Produto em Empresa do Setor Automotivo . In: V Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2005, Curitiba. Anais do V Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2005.

  • FREITAS, Cláudio ; ECHEVESTE, Márcia Elisa Soares ; CUNHA, G. D. . Uma proposta de avaliação da reestruturação do Processo de Desenvolvimento de Produtos baseada em métricas. In: V Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2005, Curitiba. Anais do V Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2005.

  • FILOMENA, Tiago Pascoal ; KLIEMANN NETO, Francisco José ; CUNHA, G. D. . Uma abordagem de gestão de custos no desenvolvimento de produtos. In: V Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2005, Curitiba. Anais do V Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2005.

  • CUNHA, G. D. ; CORTIMIGLIA, Marcelo Nogueira ; KAPPEL, Alexandre Moreira . Uma Aplicação das Tecnologias de Internet para Gestão do Conhecimento em Comunidades Virtuais . In: XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2005, Porto Alegre. Anais do XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Porto Alegre: Editora LOPP-UFRGS/ABEPRO, 2005.

  • CUNHA, G. D. ; FACHINELLO, Tatiana . Uma Abordagem para a Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM). In: XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2004, Florianópolis. Anais do XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2004.

  • FACHINELLO, Tatiana ; OLIVEIRA, Marcelo Frasson ; CUNHA, G. D. . Análise do Processo de Desenvolvimento de Produtos Empresarial. In: XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2004, Florianópolis. Anais doXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2004.

  • CUNHA, G. D. ; TEIXEIRA, G. S. ; BUSS, Carla de Oliveira . Estruturação do desenvolvimento de produtos em empresa de médio porte do setor eletro-eletrônico: um estudo de caso . In: 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produto, 2003, Gramado, RS. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produto. Porto Alegre: Fundação Empresa Escola de Engenharia, 2003. v. 1. p. 1-10.

  • KUYVEN, Patrícia Sorgatto ; CUNHA, G. D. . Análise de demanda para desenvolvimento de produtos no setor de brinquedos . In: 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produto, 2003, Gramado, RS. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produto. Porto Alegre: Fundação Empresa Escola de Engenharia, 2003. v. 1. p. 11-24.

  • CUNHA, G. D. . A Evolução dos Modos de Gestão de Desenvolvimento de Produto. In: 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produto, 2003, Gramado, RS. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produto. Porto Alegre: Fundação Empresa Escola de Engenharia, 2003. v. 1. p. 25-35.

  • FACHINELLO, Tatiana ; CUNHA, G. D. ; CATEN, Carla Schwengber Ten . A Abordagem do Product Lifecycle Management (PLM) no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). In: 3ª Semana de Engenharia de Produção e Transportes da UFRGS, 2003, Porto Alegre. Anais da 3ª Semana de Engenharia de Produção e Transportes, 2003. v. 1.

  • DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira ; RIBEIRO, José Luís Duarte ; CUNHA, G. D. . Uma Discussão da Inovação de Produtos: o Product-Based Business (PBB). In: XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2002, Curitiba. Anais do XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Porto Alegre: Editora da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2002. v. 1.

  • BUSS, Carla de Oliveira ; CUNHA, G. D. . Modelo Referencial para o Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos. In: XXII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2002, Salvador. Anais do XXII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2002. v. 1.

  • OLIVEIRA, D. S. ; CUNHA, G. D. . Estudo de Caso: Análise do Processo de Desenvolvimento de um Produto. In: 1o. Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (1o. COBEF), 2001, Curitiba, PR. Anais do 1o. COBEF - Trabalhos Completos, 2001. v. 1.

  • CUNHA, G. D. ; BUSS, Carla de Oliveira ; LUCE, F. B. . Coordenação de Equipes Multidisciplinares no Desenvolvimento Integrado de Produtos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - XXI ENEGEP, 2001, Salvador, BA. Anais do XXI ENEGEP, 2001. v. 1.

  • BUSS, Carla de Oliveira ; CUNHA, G. D. . Análise de Marketing no Desenvolvimento de Produtos. In: 3o. Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produtos (3o. CBGDP), 2001, Florianópolis, SC. Anais do 3o. CBGDP, 2001. v. 1.

  • KUYVEN, Patrícia Sorgatto ; CUNHA, G. D. . Proposta de uma Abordagem para Previsão de Demanda por Produtos. In: 3o. Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produto (3o. CBGDP), 2001, Florianópolis, SC. Anais do 3o. CBGDP, 2001. v. 1.

  • CUNHA, G. D. ; DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira ; SANTOS, S. R. . Implementação de um sistema de garantia da qualidade em empresa brasileira de médio porte. In: XIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1999, Rio de Janeiro. Anais - XIX ENEGEP, 1999. v. 1.

  • CUNHA, G. D. ; SANTOS, S. R. ; RIBEIRO, José Luís Duarte . O emprego do Método BQM na implementação da Norma ISO 9001 numa empresa de médio porte. In: XVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1998, Niterói. Anais do XVIII ENEGEP, 1998. v. 1.

  • CUNHA, G. D. ; PEREIRA, G. M. . Estruturação de um sistema de Computer-Aided Fixturing e sua contribuição para o aumento da produtividade e a redução dos custos de set-up. In: XVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1997, Gramado. Anais do XVII ENEGEP, 1997. v. 1.

  • CUNHA, G. D. ; PEREIRA, G. M. . Análise de Requisitos para um Sistema de Projeto de Fixações Assistido por Computador. In: XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1995, Belo Horizonte. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1995.

  • CUNHA, G. D. ; TEIXEIRA, J. J. P. . A Feature-Based Model for Design and Manufacturing Knowledge Representation. In: XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1993, Brasília. Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1993. p. 1759-1762.

  • CUNHA, G. D. ; TEIXEIRA, J. J. P. . The Design for Manufacture Applied to the Computer-Aided Design of Mechanical Parts. In: XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1993, Brasília. Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1993. p. 1763-1766.

  • CUNHA, G. D. ; TEIXEIRA, J. J. P. . A Feature-Based Computer-Aided Design Model with Application to Design for Manufacture. In: 6th International Forum on Computer-Aided Design, 1991, Leicester. Proceedings of 6th International Forum on Computer-Aided Design, 1991. p. 112-121.

  • CUNHA, G. D. ; TEIXEIRA, J. J. P. . Projecto Assistido por Computador baseado num Modelo de Descrição de Peças por Características. In: Projecto Assistido por Computador baseado num Modelo de Descrição de Peças por Características, 1991, Lisboa. Anais das Terceiras Jornadas de Projecto, Planeamento e Produção Assistidos por Computador, 1991.

  • CUNHA, G. D. ; VILHENA, M. T. M. B. . Aplicação da Transformada de Laplace com Inversão Numérica a Projetos de Conforto Térmico de Residências. In: I Reunião da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, 1984, Porto Alegre. Anais da I Reunião da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, 1984.

  • CUNHA, G. D. . A Graduação Tecnológica e as Perspectivas de Reestruturação do Ensino Superior no Brasil.. In: Os Caminhos da Gestão Contemporânea no MERCOSUL e o Espaço da Universidade no Desenvolvimento Local e regional, 2007, Sant Anna do Livramento. Anais do Evento., 2007.

  • CUNHA, G. D. ; RIBEIRO, José Luís Duarte . Limitations on the Use of Electronic-Commerce by the South-American Companies.. In: BASYS-2000 Conference - Advances in Networked Enterprises: Virtual Organizations, Balanced Automation and Systems Integration, 2000, Berlin. Proceedings of BASYS-2000 Conference, 2000. v. 1. p. 1-3.

  • CUNHA, G. D. ; KATSCHINSKI, V. ; BERNHARDT, R. . Introduction of Automation in SMEs for Improving Quality. In: BASYS-2000 Conference - Advances in Networked Enterprises: Virtual Organizations, Balanced Automation and Systems Integration., 2000, Berlin. Proceedings of BASYS-2000 Conference, 2000. v. 1. p. 1-8.

  • CUNHA, G. D. . Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Produção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. D. . Cenários e Tendências do Ensino de Engenharia no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. D. . A Reforma Universitária e a Estruturação dos Cursos de Engenharia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. D. . O Registro de Cursos no Sistema CONFEA-CREAs e o Projeto Pedagógico de Curso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. D. . A Avaliação dos Cursos de Engenharia no Contexto do SINAES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Hoppen, N. ; CUNHA, G. D. . Desenvolvimento de PPC para cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas - Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Serviço Social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. D. . Desenvolvimento de PPC para cursos de Engenharia no Cenário das Tendências Atuais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, G. D. . Cursos de Graduação na Área Tecnológica: Concepções e Possibilidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. D. . ENADE 2005: Resultados obtidos pelos cursos de Engenharia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. D. ; LIMANA, Amir ; DIAS, Márcia Regina Brito ; Melo, E.D. . Participação em mesa-redonda: Avaliação dos resultados do ENADE -2005 Perspectivas para o futuro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, G. D. . Enade 2005 Resumo da Participação da Engenharia de Produção. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, G. D. . Um Panorama da Engenharia de Produção no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. D. ; OLIVEIRA, Vanderlí Fava de . Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior - ENADE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. D. . Enade 2005: Induzindo a Reflexões sobre o Ensino de Engenharia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMANA, Amir ; DIAS, Márcia Regina Brito ; CUNHA, G. D. ; CORDEIRO, João Sérgio ; MELLO, Ericson Dias de . Participação em mesa-redonda: O Enade 2005 e as Engenharias. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMANA, Amir ; ALMEIDA, Nival Nunes de ; DIAS, Márcia Regina Brito ; CUNHA, G. D. ; KETZER, Solange Medina . Participação em mesa-redonda: Avaliação do Ensino de Engenharia no Contexto do SINAES. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROZENFELD, Henrique ; TOLEDO, José Carlos de ; FORCELLINI, Fernando Antônio ; CHENG, Lin Chih ; NAVEIRO, Ricardo Manfredi ; CUNHA, G. D. . Participação em mesa-redonda: Gestão do Desenvolvimento de Produtos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, G. D. . Um Panorama da Engenharia de Produção no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. D. ; FLEURY, Afonso Carlos . Posicionamento da Área Engenharia de Produção. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, G. D. . Um Panorama Atual da Engenharia de Produção no Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. D. . Um Panorama Atual da Engenharia de Produção. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, G. D. . A Engenharia Simultânea. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, G. D. . Uma Aplicação do Design for Manufacture sobre um Sistema de CAD. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORTOLINI, F. ; CUNHA, G. D. . Análise de metodologias para implantação de sistemas de planejamento e controle da produção em ambiente industrial de médio porte.. Porto alegre: lopp, 2000 (Monografia).

  • CUNHA, G. D. ; ANTUNES, José Antônio Valle ; GORON, Algacir . Engenharia Simultânea - Apresentação á Edição Brasileira. Porto Alegre, 1998. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CUNHA, G. D. . O Conceito de Projecto Orientado à Fabricação Aplicado ao Projecto Assistido por Computador. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1996 (Tese de Doutorado).

  • CUNHA, G. D. . Considerações Sobre o Emprego das Modernas Tecnologias e Metodologias de Produção na Indústria de Artefactos 1996 (Monografia).

  • CUNHA, G. D. . A Aplicação de Modernas Tecnologias e Metodologias de Produção sobre os Sistemas de Fabricação 1995 (Apostila de Curso).

  • CUNHA, G. D. . Solução de um problema de transmissão de calor em paredes simples aplicado ao estudo de obtenção de conforto térmico natural em esidências 1986 (Monografia).

Outras produções

CUNHA, G. D. ; CORTIMIGLIA, Marcelo Nogueira ; KAPPEL, Alexandre Moreira . GOCIA. 2005.

CUNHA, G. D. . APROFAC. 1994.

CUNHA, G. D. ; CUNHA, R. D. . TRANSPLACE. 1987.

CUNHA, G. D. . Relatório / PROJETO: ILEA/MEC-SESU CT 074/07/IMPLANTAÇÃO UNIPAMPA. 2007.

CUNHA, G. D. . Grupos de Trabalho na área de TI: proposta de divisão e formação dos grupos. 2007.

CUNHA, G. D. ; HANSEN, P. ; JARDIM, S. B. ; VIALLI, L. ; LEÃO, Á. G. . Projeto Político-Pedagógico de Curso de Graduação em Engenharia de Produção. 2002.

CUNHA, G. D. . Parecer sobre legislação municipal a respeito da utilização do Software Livre pelos órgãos da Prefeitura de Porto Alegre: apresentado ao Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. Porto Alegre. Out. 2000. 2000.

GUIMARÃES, L. B. M. ; CUNHA, G. D. . Curso de Especialização em Design. 2000.

CUNHA, G. D. ; TEIXEIRA, J. J. P. . The Feature-Based Method Applied to Parts Classification and Computer-Aided Design. 1989.

CUNHA, G. D. . Estudos de Aplicação do Ensaio-Padrão de Cranfield: Análise da Avaliação do Robô Renault/Sirtés. 1987.

CUNHA, G. D. ; BARATA, J. A. . Conversas Cruzadas. 2000. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CUNHA, G. D. . Proposta de Contribuição das Instâncias Administrativas para o Plano de Gestão Reitoral 2008-2012. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional para Docentes).

CUNHA, G. D. . Guia de Elaboração das Propostas das Instâncias Administrativas para o Plano de Gestão Reitoral 2008-2012. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional para Docentes).

CUNHA, G. D. . Apropriação da Informação para o Projeto Pedagógico de Curso de Graduação. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional para Docentes).

CUNHA, G. D. . Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional para Docentes).

CUNHA, G. D. . Avaliação da Educação Superior - O Momento Atual. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional para Docentes).

CUNHA, G. D. . Enade 2008 - A realização da prova. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

CUNHA, G. D. . Cursos de Engenharia: a Preparação para os Desafios do Ano de 2008. 2007. .

CUNHA, G. D. ; Tamagna, A. ; FONSECA, J. S. O. ; MORSCH, I. B. . Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Reuni. 2007. (Proposta de Projeto Institucional).

CUNHA, G. D. ; OLIVEIRA, Vanderlí Fava de ; BARREYRO, G. B. ; BORDAS, M. ; POLIDORI, M. M. ; TOJAL, J. B. A. G. ; Soares, F.A.P. ; CAMARGO, R. C. ; SILVA, H. H. M. ; CARVALHO, J. N. . Legislação de Apoio à Avaliação in loco. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

CUNHA, G. D. . Definição do campo de atuação do engenheiro de produção. 2005. (Documentos de interesse de órgãos de classe).

CUNHA, G. D. ; OLIVEIRA, Vanderlí Fava de ; VIEIRA JUNIOR, Milton ; NAVEIRO, Ricardo Manfredi ; COELHO, Antônio Sérgio ; RAMOS, Rubens Eugênio Barreto . Elaboração das instruções para a edição de portaria e para a preparação do exame da área de Engenharia de Produção - Enade 2005. 2005. (Documentos de interesse de órgãos de classe).

CUNHA, G. D. . Definição do campo de atuação da Engenharia de Produção. 2005. (Documentos de interesse de órgãos de classe).

CUNHA, G. D. ; ALMEIDA, Nival Nunes de ; TOZZI, Marcos José ; PARISE, José Alberto dos Reis ; CORDEIRO, João Sérgio ; BRANDÃO, Luiz Paulo Mendonça ; GIUDICI, Reinaldo . Elaboração das instruções para a edição de portarias e para a preparação do exame das Engenharias - conteúdos profissionalizantes gerais em Engenharia - Enade 2005. 2005. (Documentos de interesse de órgãos de classe).

CUNHA, G. D. . Processos de Fabricação Intermitente - Apostila. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

CUNHA, G. D. . Introdução à Engenharia de Produção - Apostila. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

CUNHA, G. D. ; OLIVEIRA, Vanderli Fava de ; VIEIRA JUNIOR, Milton ; RANGEL, Paulo Celso Resende ; HILSDORF, Wilson de Castro . Proposta de resolução CONFEA-ABEPRO sobre as atribuições do Engenheiro de Produção. 2003. (Documentos de interesse de órgãos de classe).

CUNHA, G. D. ; OLIVEIRA, Vanderli Fava de ; VIEIRA JUNIOR, Milton . Parecer ABEPRO sobre duração e carga horária dos cursos de Engenharia de Produção. 2003. (Documentos de interesse de órgãos de classe).

CUNHA, G. D. ; PANETTO, H. ; TOGORES, A. R. . SMART Project -Deliverable 1.3: State of the Art in Product Lifecycle Management Technology. 2002. (Relatório de pesquisa).

KIRCHHOFF, U. ; CUNHA, G. D. ; MORUZZI, H. ; BERNHARDT, R. ; MATTOS, L. M. C. ; MORAES, G. P. . ProSME Project 24-Months Progress Report. 2000. (Relatório de pesquisa).

KIRCHHOFF, U. ; CUNHA, G. D. ; MATTOS, L. M. C. ; MORUZZI, H. ; BERNHARDT, R. ; MORAES, G. P. . ProSME Project - Exploitation Plan (Release 4.0). 2000. (Relatório de pesquisa).

CUNHA, G. D. ; KIRCHHOFF, U. ; MORUZZI, H. ; MATTOS, L. M. C. ; BERNHARDT, R. ; MORAES, G. P. . ProSME Project - Exploitation Plan (Release 5.0). 2000. (Relatório de pesquisa).

CUNHA, G. D. ; KIRCHHOFF, U. ; MORUZZI, H. ; MATTOS, L. M. C. ; BERNHARDT, R. ; MORAES, G. P. . ProSME Project 30-Months Progress Report. 2000. (Relatório de pesquisa).

KIRCHHOFF, U. ; CUNHA, G. D. ; MORUZZI, H. ; MATTOS, L. M. C. ; BERNHARDT, R. ; MORAES, G. P. . ProSME Project - Final Report (Release 1.0). 2000. (Relatório de pesquisa).

CUNHA, G. D. ; KIRCHHOFF, U. ; MORUZZI, H. ; MATTOS, L. M. C. ; BERNHARDT, R. ; MORAES, G. P. . ProSME Project - Deliverable 3: Final Results of Methods and Tools Implementation. 2000. (Relatório de pesquisa).

KIRCHHOFF, U. ; CUNHA, G. D. ; MORUZZI, H. ; MATTOS, L. M. C. ; BERNHARDT, R. ; MORAES, G. P. . ProSME Project - Deliverable 4: Demonstration of the Implemented ProSME Tools. 2000. (Relatório de pesquisa).

CUNHA, G. D. ; MOURÃO, A. D. . Curso de Introdução ao Controlo Numérico. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - Atual

    Programa FINEP/PROMOVE - Interação com Ensino Médio - Programa de Incentivo à Carreira de Engenheiro: Engenheiro do Futuro, Descrição: O projeto destina-se a procurar diagnosticar possíveis causas do declínio da procura por cursos de Engenharia por estudantes ingressantes, passando, após, a propor possíveis soluções para a minimização do problema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gilberto Dias da Cunha - Coordenador / Márcia Elisa Soares Echeveste - Integrante / Márcia Regina Brito Dias - Integrante / Ângela Borges Masuero - Integrante / Alberto Bastos do Canto filho - Integrante / Liane Ludwig Loder - Integrante / Denise Coitinho Dal Molin - Integrante / Mariliz Gutterres Soares - Integrante / Nilson Romeu Marcílio - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2002 - 2004

    Projeto IMS-01009 SMART-fm, Descrição: Objetivo: Estabelecer uma estrutura padronizada de auxílio à gestão de informações e ao comércio eletrônico dentro do ciclo de vida integrado de produtos no segmento da indústria moveleira. Programa: IMS International Manufacturing Systems Vinculação: CEC/EU (Comissão das Comunidades Européias) (Obs.: Programa Europeu IST - Information Society Technologies) Participantes: Instituições da Europa, E.E.U.U., Austrália, Coréia e Brasil. O projeto SMART-fm constitui-se numa rede baseada na documentação eletrônica para troca de informações. A disseminação do projeto é baseada na transferência dos resultados para as comunidades industriais, de pesquisa e de padronização. São produzidos documentos e circulares periodicamente. São organizadas conferências e workshops assim como apresentações em feiras industriais incluindo demonstrações-pilotos. Os maiores beneficiários do projeto SMART-fm são os membros da rede industrial. Estas organizações obtêm o estado-da-arte sobre Ciclo de Vida do Produto, e-business e empresas virtuais, recebendo propostas de estruturas, orientações e demonstrações. Estes resultados trazem benefícios imediatos para as companhias do setor agindo como motivadores. Os resultados técnicos do projeto dão ênfase a modelos de dados, terminologias, arquiteturas, material de disseminação, além de bibliotecas de softwares e ferramentas para auxiliar as companhias adotar os resultados do projeto. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilberto Dias da Cunha - Coordenador / Márcia Elisa Soares Echeveste - Integrante / Ângela de Moura Ferreira Danilevicz - Integrante / Carla de Oliveira Buss - Integrante / Patrícia Sorgatto Kuyven - Integrante., Financiador(es): Comissão das Comunidades Européias - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2001 - 2004

    Desenvolvimento Integrado de Produtos e Processos, Descrição: Projeto PPGEP/UFRGS para a área de Engenharia do Produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gilberto Dias da Cunha - Integrante / Lia Buarque Macedo Guimarães - Coordenador / Márcia Elisa Soares Echeveste - Integrante / Daniela Silveira de Oliveira - Integrante / Ângela de Moura Ferreira Danilevicz - Integrante / Carla de Oliveira Buss - Integrante / Patrícia Sorgatto Kuyven - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 11

  • 1998 - 2002

    Desenvolvimento de Sistemas da Qualidade, Descrição: Projeto do PPGEP/UFRGS para a área de Engenharia da Qualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gilberto Dias da Cunha - Coordenador / José Luís Duarte Ribeiro - Integrante / Carla Schwengber ten Caten - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4

  • 1998 - 2001

    Pesquisa e projetos sob o enfoque macroergonômico, Descrição: Projeto do PPGEP/UFRGS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gilberto Dias da Cunha - Coordenador / Flávio Sanson Fogliatto - Integrante / Lia Buarque de Macedo Guimarães - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 1991 - 1994

    Projeto BRITE/EURAM nº 3302, Descrição: Denominação do Projeto: Decision Support Systems for Small-Medium Sized Enterprises Este projeto, vinculado ao Programa BRITE/EURAM, destinava-se à geração de tecnologias no âmbito do Computer-Integrated Manufacturing (CIM) orientadas à gestão da produção, compreendendo as áreas de sistemas MRP II, CAPP e CAD. A aplicação conjunta dessas tecnologias foi demonstrada na empresa que serviu como cenário de teste, uma indústria do ramo de matrizaria para injeção de plásticos. Entidades participantes: Human Centred Systems / BICC Group - Contratante Principal (Reino Unido) HS Elettronica / Solari Udine Universidade Nova de Lisboa JP Moldes de Injeção de Plásticos Suporte: Comissão das Comunidades Européias (CEC) . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilberto Dias da Cunha - Integrante / Jorge Joaquim Pamies Teixeira - Integrante / Andrew Ainger - Coordenador., Financiador(es): Comission Of European Communities - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

Projetos de desenvolvimento

  • 2003 - 2004

    Projeto FINEP PIB-D1, Descrição: Objetivo Geral: Consolidar o núcleo especializado em Propriedade Intelectual da PUCRS, visando a atuação junto à Universidade e empresas localizadas no Parque Tecnológico (TECNOPUC). Objetivos específicos: Consolidar a atuação da AGT, a fim de que a mesma dissemine dentro dos cursos de graduação, extensão e pós-graduação oferecidos pela PUCRS os critérios relativos ao sistema da propriedade intelectual; Especificar, desenvolver e implementar um banco de dados especializado em propriedade intelectual nas principais áreas de atuação da PUCRS em projetos e parcerias com a empresa (informática, saúde e energia); Apoiar diretamente as empresas instaladas no Parque Tecnológico da PUCRS; Incentivar e apoiar o pesquisador da PUCRS, da Comunidade acadêmica em geral, as empresas que se relacionam com a Universidade por meio de projetos de pesquisa, convênios e órgãos de fomento das esfera pública e associações de classe nesta área. Obs.: Situação do projeto: aguardando envio de verbas pela agência financiadora para ser iniciado. . , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gilberto Dias da Cunha - Integrante / Helenara Braga Avancini - Integrante / Jorge Luis Nicolas Audy - Coordenador.

  • 1998 - 2001

    Projeto INCO/ESPRIT nº 961934 ProSME, Descrição: Denominação do Projeto: Easy-to-use Procedures for Quality Management Tailored for SMEs - ProSME Realizou-se, de janeiro de 1998 à fevereiro de 2001 (36 meses), um projeto de investigação sobre a aplicação de tecnologias de fácil implementação em indústrias de países em desenvolvimento, com financiamento da União Européia (Comissão das Comunidades Européias, Bruxelas). Este projeto, denominado ProSME, teve a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em conjunto com os demais parceiros, a saber o Fraunhofer-Institute für Produktionsanlagen und Konstruktionstechnik (IPK-Fraunhofer, Berlin) e o Institut für Angewandte Systemtechnik Bremen GmbH (ATB, Bremen), ambos da Alemanha; uma universidade portuguesa, a Universidade Nova de Lisboa (UNL, Lisboa); e uma universidade argentina, a Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Tandil). As ferramentas foram implementadas em empresa do setor metal-mecânico gaúcho, a Globo Inox Equipamentos Industriais Ltda. (Gravataí), parceira empresarial deste projeto, para fins de avaliação da adequação das mesmas à realidade local. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gilberto Dias da Cunha - Coordenador / José Luís Duarte Ribeiro - Integrante / Uwe Kirchhoff - Integrante / Harald Sundmaeker - Integrante / José Antônio Barata - Integrante / Gilberto Pereira Moraes - Integrante / Ângela de Moura Ferreira Danilevicz - Integrante / Sandra Roos Santos - Integrante / Michael Thie - Integrante / Patrícia Sorgatto Kuyven - Integrante., Financiador(es): Comission Of European Communities - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 1

  • 1995 - 1996

    Projeto FAPERGS nº 93.0607.1, Descrição: Desenvolvimento de software baseado em Inteligência Artificial (sistema especialista) para aplicação do Design for Manufacture (DfM) a um sistema de Computer-Aided Design (CAD).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gilberto Dias da Cunha - Coordenador / Giancarlo Medeiros Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

Prêmios

2005

Professor homenageado dos formandos - Engenharia Mecatrônica, PUCRS.

2000

Professor homenageado dos formandos - Engenharia Mecânica, PUCRS.

1999

Professor homenageado dos formandos - Engenharia Mecatrônica, PUCRS.

1996

Melhor trabalho técnico (Uma Aplicação do DFM a um Sistema de CAD) de evento (III Simpósio Brasileiro de CAE/CAD/CAM), SAE - Society of Automotive Engineers - Secção Brasil.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Mecânica. , Av. Oswaldo Aranha 99 - 7º Andar, Centro, 90035-190 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33163567, Fax: (51) 33203625, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - 2003

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 10/2003 - 12/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Consultor.

2002 - Atual

Instituto de Gestão Em Desenvolvimento de Produto

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor-financeiro, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/2006

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Consultivo.

  • 01/2004 - 12/2005

    Direção e administração, Diretoria, .,Cargo ou função, Diretor-presidente.

  • 01/2002 - 12/2003

    Direção e administração, Diretoria, .,Cargo ou função, Diretor-financeiro.

2000 - 2001

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 0

Outras informações:
Conselheiro nomeado cf. legislação municipal específica / Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia - CoMCeT

Atividades

  • 07/2000 - 10/2001

    Serviços técnicos especializados , Gabinete do Prefeito, .,Serviço realizado, Conselheiro: apreciação de matérias de interesse da área de C&T para o município.

1999 - 2002

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Outras informações:
Atividades de consultoria.

Atividades

  • 01/1999 - 12/2002

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Ciência e Tecnologia, Centro de Tecnologias Avançadas Projeto Ceta Fraunhofer.,Serviço realizado, Acompanhamento de andamento do projeto - consultor.

1999 - Atual

Ministerio da educação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor e Membro de Comissões, Carga horária: 0

Atividades

  • 12/2007

    Serviços técnicos especializados , Inep, Deaes.,Serviço realizado, Cursos de capacitação de avaliadores de cursos de graduação - avaliador multiplicador (várias edições).

  • 11/2007

    Serviços técnicos especializados , Inep, Deaes.,Serviço realizado, Elaboração de material para treinamento de avaliadores de cursos de graduação e de avaliadores externos institucionais / SINAES.

  • 02/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Inep, Deaes.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária - realização e edição de estudos sobre a trajetória dos cursos de Engenharia no país.

  • 11/2006

    Serviços técnicos especializados , Inep, Deaes.,Serviço realizado, Elaboração de material referente à avaliação de cursos de Engenharia adotados no âmbito do SINAES para a representação do Inep junto à RIACES.

  • 11/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Inep, Deaes.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária - representação do Inep junto à RIACES para harmonização dos critérios de avaliação de cursos de Engenharia no Mercosul e países ibero-americanos.

  • 05/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc para assuntos relacionados ao SINAES.

  • 02/2005

    Serviços técnicos especializados , Inep, .,Serviço realizado, Membro de Comissão SINAES - organização do ENADE das Engenharias e das visitas de Avaliação de Cursos.

  • 02/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Inep, .,Cargo ou função, Membro de comissão permanente - Coordenadoria de Comissão Assessora da área de Engenharia para o Enade e Avaliações de Cursos de Graduação.

  • 08/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Inep, .,Cargo ou função, Avaliador de cursos de graduação (Avaliação das Condições de Oferta e Avaliação de Cursos de Graduação).

  • 12/1999

    Serviços técnicos especializados , Secretaria do Ensino Superior, .,Serviço realizado, Avaliação de condições de oferta (ensino) / autorização e reconhecimento de cursos de graduação.

  • 12/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria do Ensino Superior, .,Cargo ou função, Avaliador de cursos de graduação para fins de autorização de funcionamento de cursos e para reconhecimento de cursos.

  • 03/2007 - 01/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria do Ensino Superior, .,Cargo ou função, Membro de comissão temporária para implantação da Universidade Federal do Pampa - Unipampa.

  • 08/2002 - 08/2003

    Serviços técnicos especializados , Conselho Nacional de Educação, Câmara de Ensino Superior.,Serviço realizado, Membro de Comitê Assessor das Engenharias da CES/CNE: assessoramento e pareceres técnicos.

  • 08/2002 - 08/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Educação, .,Cargo ou função, Membro de comitê assessor do C.N.E. - Engenharia.

  • 09/2002 - 12/2002

    Serviços técnicos especializados , Inep, .,Serviço realizado, Seleção de avaliadores para participação nas ACEs (Curso de Engenharia de Produção).

  • 06/2002 - 12/2002

    Serviços técnicos especializados , Inep, .,Serviço realizado, Participação na Comissão de elaboração de parte do instrumento de avaliação (ACE) dos cursos de Engenharia de Produção.

  • 06/2002 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria do Ensino Superior, .,Cargo ou função, Membro de Comissão Extraordinária de Assessoramento para a área de Engenharia de Produção - Elaboração de Instrumento de Avaliação de Cursos em nível de Graduação.

1998 - Atual

Associação Brasileira de Engenharia de Produção

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/2006

    Direção e administração, .,Cargo ou função, 2º Vice-Presidente.

  • 05/2002

    Serviços técnicos especializados , Comissão de Diretrizes Curriculares e Sistema Profissional, .,Serviço realizado, Coordenação da Comissão de Ensino de Graduação e Assuntos do Sistema Profissional.

  • 01/2004 - 12/2005

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Diretor-técnico.

  • 01/2002 - 12/2003

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Suplente de direção.

  • 05/2002 - 11/2002

    Serviços técnicos especializados , Comissão de Diretrizes Curriculares e Sistema Profissional, .,Serviço realizado, Elaboração de documentos de suporte ao INEP, CNE/CES e ao CONFEA.

  • 01/1998

    Direção e administração, Diretoria, .,Cargo ou função, Diretor-financeiro.

1997 - 2006

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 24

Atividades

  • 03/2003 - 07/2006

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Engenharia de Produção, Processos de Fabricação Intermitente I, Processos de Fabricação Intermitente II

  • 03/1998 - 07/2006

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto do Produto, Usinagem III, Componentes Mecânicos I, Componentes Mecânicos II, Prática de Oficina

  • 03/1997 - 07/2006

    Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Sistemas de Produção, Desenvolvimento de Produtos, Processos de Fabricação I, Prática de Oficina

  • 01/2003 - 02/2004

    Direção e administração, Faculdade de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 06/2001 - 02/2004

    Direção e administração, Faculdade de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 04/1999 - 12/2002

    Direção e administração, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Produção.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária (elaboração do curso de Engenharia de Produção).

  • 03/1999 - 12/2002

    Direção e administração, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecânica.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária (re-elaboração do currículo do curso de Eng. Mecânica).

  • 04/2000 - 10/2001

    Direção e administração, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecânica.,Cargo ou função, Membro-representante da PUC-RS no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (COMCET-PMPA).

  • 03/1997 - 06/2001

    Direção e administração, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecânica.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente (acompanhamento / curso de Eng. de Controle e Automação).

  • 07/1997 - 05/1998

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Automação de Processos

  • 03/1997 - 12/1997

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Produção

1996 - 1997

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

  • 07/1996 - 04/1997

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Profissional

1991 - 1994

Universidade Nova de Lisboa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

1983 - 1996

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Outras informações:
Funções administrativas desempenhadas: Coordenador de Curso de Graduação em Engenharia Mecânica (01/01/2007 - 22/09/2008) Secretário de Avaliação Institucional (23/09/2008 - presente)

Atividades

  • 08/2006

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Oficina, Processos de Fabricação por Usinagem

  • 03/1997

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologias e Tecnologias para Desenvolvimento de Produtos, Sistemas Integrados de Produção, Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção, Planejamento e Controle da Produção

  • 09/2008 - 10/2012

    Direção e administração, Secretaria de Avaliação Institucional - SAI, .,Cargo ou função, Vice-reitor ou Pró-reitor.

  • 09/2008 - 10/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação - CPA, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA.

  • 01/2007 - 09/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Graduação da unidade.

  • 01/2007 - 09/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Conselho Diretor da unidade de lotação.

  • 03/1997 - 07/2006

    Pesquisa e desenvolvimento Departamento de Engenharia de Produção e Transportes.,Linhas de pesquisa

  • 02/2003 - 01/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia de Produção e Transportes.,Cargo ou função, Membro de comissão.

  • 04/1996 - 12/1996

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção, Sistemas de Fabricação, Robótica

  • 04/1983 - 12/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Processamento de Dados, Núcleo de Atendimento a Usuários.,Linhas de pesquisa

  • 03/1983 - 09/1987

    Serviços técnicos especializados , Centro de Processamento de Dados, Núcleo de Atendimento a Usuários.,Serviço realizado, Implementação de software aplicativo para as áreas de Engenharia e Física (Astronomia).

1982 - 1982

Colégio Ipv

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12

Atividades

  • 03/1982 - 11/1982

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática, Física

1981 - 1983

Curso Pré Vestibular Urbs

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/1981 - 12/1983

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática, Física