Sérgio Luiz Vaz Dias

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Vale do Rios do Sino (1986), . Atualmente é professor do Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios - IBGEN e professor da Universidade Vale do Rios do Sino - UNISINOS. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfases em Sistemas de Produção, Engenharia de Manutenção, Gestão da Cadeia de Fornecedores e Planejamento Estratégico e Indicadores de Desempenho, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Toyota de Produção - STP, Teoria das Restrições - TOC, Engenharia de Manutenção, Planejamento Estratégico da Manutenção Industrial, Gestão de Processos e Indicadores de Desempenho, lay out industrial e Capacitação e Gestão de Fornecedores.

Informações coletadas do Lattes em 22/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Produção

1999 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise Histórica da Trajetória de Alinhamento dos Sistemas de: Produção, Custos e Indicadores de Desempenho.
Heitor Mansur Caulliraux. Palavras-chave: Trajetória de Alinhamento, Sistema de Produção.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção. Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Qualidade e Produtividade; Indústria Metal-Mecânica.

Mestrado em Engenharia de Produção

1993 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
José Luis Duarte Ribeiro.Palavras-chave: Manutenção Preventiva; Total Produtive Maintenance - TPM.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção. Setores de atividade: Fabricação de Produtos de Metal - Exclusive Máquinas e Equipamentos.

Especialização em Administração e Estratégia Empresarial

1990 - 1991

Universidade Luterana do Brasil

Graduação em Engenharia Mecânica

1977 - 1986

Universidade vale do rios do sino

Formação complementar

2001 - 2001

Productivity Improv. For South American Countries. (Carga horária: 120h). , Japan International Cooperation Agency.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Engenharia de Manutenção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Suprimentos.

Participação em eventos

23º Congresso Brasileiro de Manutenção. A Importância das Competências Gerenciais no Planejamento Estratégico do Setor de Manutenção um Estudo de Caso em uma Empresa Metalúrgica do Rio Grande do Sul. 2008. (Congresso).

XVII Seminário Gaúcho de Manutenção.Competências Gerenciais e Planejamento, Execução e Controle da Manutenção (PECM) - Uma reflexão a partir de um Estudo de Caso de Implementação em uma Empresa Metalúrgica do Rio Grande do Sul.. 2008. (Seminário).

22 Congresso Brasileiro de Manutenção. Manutenção Puxada - Sistema de Manutenção orientado para ambiente da Produção Enxuta e da Teioria das Restrições - Estudo de Caso. 2007. (Congresso).

Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP. Planejamento da Manutenção a partir da Manutenção Puxada aplicado para ambiente da produção enxuta e da teoria das restrições - um estudo de caso de implementação em uma empresa metalúrgica do setor automobilístico. 2007. (Congresso).

14 Congresso Brasileiro de Planejamento e Informatização da Manutenção.Sistema de Manutenção para Ambiente de Produção Enxuta e da Teoria das Restrições Centrado na Utilização da Manutenção Puxada - um estudo de caso. 2007. (Seminário).

XIV SIMPEP - Simposio de Engenharia de Produção.PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES PUXADO A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO EMPRESARIAL COMO PRÁTICA DE GESTÃO EMPRESARIAL DE SEUS FORNECEDORES. 2007. (Simpósio).

III Congresso Nacional de Excelência em Gestão - III CNEG. Alinhamento entre sistema de produção, custo e indicadores de desempenho: Um estudo de caso. 2006. (Congresso).

Seminário Internacional em busca da Excelência: Diálogos sobre Gestão. 2006. (Seminário).

Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP.Processo de aprendizado na trajetória de alinhamento entre a implemrentação de um sistema de produção e o sistema de indicadores de desempenho da empresa - um estudo de caso. 2006. (Encontro).

Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP.Trajetória de Alinhamento dos Sistemas de Indicadores de Desempenho, Produção e Custeio - Estudo de caso em uma empresa Brasileira. 2005. (Encontro).

El CONGRESO ALINAZA CON PROVEDORES. Gestión por Indicadores y Adminstración Visual. 2003. (Congresso).

II THIRD COUNTRY TRAINING PROGRAM - TCTP.Manutenção Produtiva Total - MPT. 2003. (Outra).

Mesa Redonda 1 - Gestão da Manutenção..Gestão da Manutenção. 2001. (Outra).

I FORUM DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DO VALE DO GRAVATAÍ.Gerenciamento do Conhecimento. 1998. (Seminário).

V Encontro Nacional e I Internacional de Profesores do CCEJ. 1998. (Encontro).

I Forum da Qualidade e Produtividade do Vale do Gravataí.Gerenciamento do Conhecimento. 1998. (Outra).

Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP.Implementando o TPM em uma empresas Brasileiras. 1997. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Waldir Eraldo Schneider

DIAS, S. L. V.. Análise da Trajetória Tecnológica e da Dinâmica da Implantação do Pensamento Enxuto em uma firma do Setor Plástico - Um Estudo de Caso. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria da Graça Saraiva Nogueira

DIAS, S. L. V.; Savitri. G. P.; Müller, C. J.. Método de Avaliação de Desempenho de Práticas Enxutas - ADPE. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Valter Lino Cousseau

DIAS, S. L. V.. Aplicação do Método de Implementação da manutenção produtiva total a partir da ótica da teoria das restrições na linha de fabricação de panelas da tramontina. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: André Ramos dos Santos

DIAS, S. L. V.; Ramos. A. S.. Análise das Dimensões da Qualidade em Relação ao Ciclo de Vida de um produto: Um estudo de Caso em uma empresa do setor Eletrônico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Nilton César Noel

DIAS, S. L. V.; César. N. N.. Planejamento Estratégico: Um Estudo de Caso para uma indústria de Móveis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Cristiano Vargas Macedo

DIAS, S. L. V.. Processo de qualificação da Sapata de Flanges de acoplamento: Estudo da influência das variáveis processo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Luiz Antônio Rigotti Neto

DIAS, S. L. V.. Aplicação de técnicas de confiabilidade para otimização de desempenho de máquinas de uma empresa da indústria automobilística. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Sérgio Casinha da Costa Santos

DIAS, S. L. V.; Costa, S. C. S.. Análise das características e Requisitos para implantação de um Manufecturing Execution System (MES) em Fábrica de Rações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Cleber da Silva Alves

DIAS, S. L. V.; Cleber. S. A.. Utilização de Fundamentos Ergonômicos na Avaliação de Postos de Trabalho - Um Estudo de Caso em Uma empresa cerâmica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Cristian Alfredo Locatelli

LOCATELLI, C. A.;DIAS, S. L. V.. Proposta do Método da Corrente crítica em um sistema Stage-Gate de uma empresa petroquímica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rodrigo Costa de Souza Silva

DIAS, S. L. V.; Costa. Melhoria Ergonômica em posto de Trabalho à luz dos conceitos de produção enxuta: uma pesquis-ação em uma empresa do Ramo Automotivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Fabrício Scalco Schnoremberger

DIAS, S. L. V.; Scalco. F. S.. A aplicação da Dinâmica de Sistemas no Ibovespa - Índice da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo - como técnica de apoio a investidores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Guilherme Kern Lopes

DIAS, S. L. V.. Implementação do Índice de Eficiência Global de Equipamentos: Estudo de Caso em empresa fornecedora de componentes para indústria aeronáutica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Vandrez de Abreu Péres

DIAS, S. L. V.. Aplicação da Produção Enxuta em uma Sub Fábrica de Manufatura de Pregos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Alcides Firpo Júnior

DIAS, S. L. V.. Análise da Capacidade de uma Célula de Produção de novelos em uma indústria textil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Denis Cristion Sarmento

DIAS, S. L. V.. Sugestões de melhorias para redução do SetUp através das padronizações de quantidades dos tempos de processamento e da Troca Rápida de Ferramenta em uma Célula de Usinagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ermínio Fernandes Vial

DIAS, S. L. V.. Aplicação de práticas logísticas para gestão colaborativa na Cadeia de Suprimento da AGCO do Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Gabriel Florence Müller

DIAS, S. L. V.. Possibilidade de aplicação do ERC - Efficient Consumer Response - em uma organização supermercadista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jair Bauer Peres

DIAS, S. L. V.. Desenvolvimento de um Modelo de aplicação dos conceitos de Troca Rápida de Ferramentas em uma indústria Metal-Mecânica produtora de componentes hidráulicos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maicon Diorge Carlos Hendler

DIAS, S. L. V.. Projeto e análise de experimento no processo de fabricação de um alto-falante. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Patricia Michel

DIAS, S. L. V.. Pesquisa de Satisfação de Clientes - Um Estudo de Caso em uma empresa e serviço. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rafael Valvassori

DIAS, S. L. V.. A utilização do kaizen como ferramenta para melhoria dos processos produtivos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rodrigo Castro Bonilha

DIAS, S. L. V.. Estudo do aumento de Eficiência "OEE" em uma indústria metal-mecânica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Martha Neves Jung

DIAS, S. L. V.. Utilização da Voz do Cliente e do Posicionamento Estratégico para a definição do Portfólio de produtos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Matheus Eduardo Cercato

DIAS, S. L. V.. Aplicação do Gerenciamento de Projetos em uma indústria Metal-Mecânica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Diego Mondadori Rodrigues

DIAS, S. L. V.. Aplicação de Indicadores de Desempenho para Apoio a Gestão de Fornecedores em uma empresa da Indústria Automobilística. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marcelo Heberle

Marcelo Heberle;DIAS, S. L. V.. Aplicação da Metodologia de Troca Rápida de Ferramenta em uma célula de montagem em uma empresa de Auto Peças. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marcelo Leoni

DIAS, S. L. V.. Confiabilidade de Equipamentos industriais: Estudo de Caso numa prensa hidráulica de sucata. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Tiago Simioni

DIAS, S. L. V.; SIMIONI, T.Tiago Simioni. Planejamento Estratégico - Um estudo na Unidade de Negócio de Alica - Tes da ferramenta Gedore do Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jonver Bonini

DIAS, S. L. V.; Jonver Bonini. Proposta para Auto-Implantação de um sistema de Manutenção Preventiva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Vitor Fabiano Ledur

DIAS, S. L. V.; Vitor Fabiano Ledur. Proposta de Implantação de Melhorias Via a Ferramenta do IROG. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Alex Oliveira Kämmerer

DIAS, S. L. V.. Uso da confiabilidade como técnica de apoio na definição da estratégia de manutenção para equipamentos de uma indústria Metal-Mecânica: Um studo de caso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: César Roberto Souza da Silva

DIAS, S. L. V.. A Gestão de Serviço aplicada na Manutenção Industrial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marcelo da Silva Varreira

DIAS, S. L. V.. Risco e Incerteza na avaliação de projetos de investimentos industriais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Valmir Lopes Luiz

DIAS, S. L. V.. Avaliação da utilização da Ferramenta FMEA em uma empresa do ramo Metal-Mecânico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marcelo Girotto de Mattos

DIAS, S. L. V.. Proposta de Implantação de procedimentos de Troca Rápida de Ferramentas na empresa Forjas Taurus Filial. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Paula Viviane Carneiro

DIAS, S. L. V.; Paula Viviane Carneiro. Sistemas da Qualidade: a escolha do Modelo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Orientou

Luís Guilherme de Oliveira

A Produção "JUST-IN-TIME" aplicada a Suinocultura; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA-Gestão Empresarial) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Sérgio Luiz Vaz Dias;

João Gilberto Astrada Chagas Filho

Processo de validação de amostra; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sérgio Luiz Vaz Dias;

Gustavo Vicentin Machado

Aplicação dos Conceitos de Manutenção em um ambiente da produção enxuta e da teoria das restrições com base na Manutenção Puxada pelos tempos de paradas não programadas de produção - proiposta para uma empresa de borracha; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sérgio Luiz Vaz Dias;

Cleber da Silva Alves

Utilização de Fundamentos Ergonômicos na Avaliação de Postos de Trabalho - Um Estudo de Caso em Uma empresa cerâmica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sérgio Luiz Vaz Dias;

Ronaldo Delazzeri

Sistema de Gerenciamento de custos de produção; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sérgio Luiz Vaz Dias;

Marcelo Correa da Silva

Utilização dos Aspectos ergonômicos na Anáilise dos postos de trabalho - Um estudo de Cadso em uma empresametalúrgica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sérgio Luiz Vaz Dias;

João Pedro Baroni Schütz

O armazenamento da Matéria Prima em uma usina de processamento de fumo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sérgio Luiz Vaz Dias;

Sidnei Agostini

Análise da Programação de componentes com base na Revisão periódica para ressuprimento de Estoque: um estudo de caso na Tramontina Garibaldi S/A; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sérgio Luiz Vaz Dias;

Ivanir Martens Alves

Implementação de um dispositivo Poka-Yoke no processo de Montagem; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sérgio Luiz Vaz Dias;

Eduardo Luiz Roggia Diehl

Qualidade no Processo produtivo - estudo de caso quanto as sistemáticas empregadas em um setor de usinagem; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sérgio Luiz Vaz Dias;

Marcio Peter Xavier da Silva

O Planejamento e Controle da Produção e a Confiabilidade nos Prazos de entrega - Estudo de Caso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sérgio Luiz Vaz Dias;

Produções bibliográficas

  • DIAS, S. L. V. ; CAULLIRAUX, H.M . Alinhamento entre sistemas de produção, Custo e Indicadores de Desempenho - um estudo de caso. Revista Produção Online , v. 7, p. 144-169, 2007.

  • DIAS, S. L. V. . TPM um caso de aplicação prática. Revista da Ulbra de administração, RS, v. 2, n.1, p. 32-35, 1998.

  • DIAS, S. L. V. . Homus Educandos. Revista T&D desenvolvendo talentos, Nacional, v. Jul 98, n.1, p. 22-25, 1998.

  • DIAS, S. L. V. . Troca rápida de ferramenta. Revista CCTAA, 1995.

  • DIAS, S. L. V. . Recursos Humanos - a verdadeira vantagem competitiva. Revista CCTAA, Nacional, 1994.

  • DIAS, S. L. V. . Padronização - uma ferramenta gerencial de qualidade. Revista CCTAA, Nacional, 1994.

  • DIAS, S. L. V. . Indicadores de Desempenho e Gestão Empresarial. 1. ed. Porto Alegre: Sebrae RS, 2007. v. 1. 32p .

  • DIAS, S. L. V. . Produção e Produtividade. In: Sebrae / RS. (Org.). Casos de Sucesso - Prêmio Reconhecimento dos Consultores - Edição 2007. 1ed.Porto Alegre: Sebrae RS, 2007, v. 1, p. 25-29.

  • DIAS, S. L. V. ; CAULLIRAUX, H.M ; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V . Alinhamento entre Sistemas de Produção, Custos e Indicadores de Desempenho: Um estudo de caso.. Gestão pela Qualidade Total nas Organizações Sustentáveis. Rio de Janeiro: Abepro - Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2007, v. v.1, p. 45-73.

  • DIAS, S. L. V. . Planejamento de LayOut Industrial. Gestão Estratégica de Produção. 1ed.Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul - EDUCS, 2006, v. 1, p. 191-210.

  • Elton Fabro ; DIAS, S. L. V. . Manutenção Puxada - Sistema de Manutenção orinetado para ambiente da produção enxuta e da Teoria das Restrições - Estudo de Caso. Manutenção - Associação Brasileira de Manutenção, p. 52 - 52, 01 jul. 2008.

  • DIAS, S. L. V. ; Elton Fabro ; Luciano G. Minussi . Sistema de Manutenção para Ambiente da Produção Enxuta e da Teoria das Restrições centrado na Utilização da Manutenção Puxada - Estudo de Caso. M&Q. Manutenção & Qualidade, Rio de Janeiro, p. 26 - 32, 01 abr. 2008.

  • DIAS, S. L. V. . "HOMO EDUCANDOS" o futuro do País. Revista T&D Desenvolvimento e Talentos, São Paulo, p. 6 - 9, 01 jul. 1998.

  • DIAS, S. L. V. . TOC - Teoria das Restrições. Revista CCTAA, Novo Hamburgo - RS, p. 5 - 8, 01 out. 1994.

  • DIAS, S. L. V. . Troca Rápida de Ferramentas - Set Up - TRF. Revista CCTAA, Novo Hamburgo - RS, 01 jul. 1994.

  • DIAS, S. L. V. . Recusos Humanos, a verdadeira vantagem competitiva. Revista CCTAA, Novo Hamburgo - RS, p. 10 - 17, 01 out. 1993.

  • DIAS, S. L. V. . Padronização, uma ferramenta gerencial para qualidade. Revista CCTAA, Novo Hamburgo - RS, p. 5 - 9, 01 jul. 1993.

  • DIAS, S. L. V. ; Romario G. . Competências Gerenciais e Planejamento, Execução e Controle da Manutenção (PECM) - Uma reflexão a partir de um Estudo de CAso. In: XVII Seminário Gaúcho de Manutenção, 2008, Bento Gonçalves. Competências Gerenciais e Planejamento, Execução e Controle da Manutenção (PECM) - Uma reflexão a partir de um Estudo de Caso, 2008.

  • DIAS, S. L. V. ; SOUZA, D. V. S. ; MOCELLIN, M. U. ; COPETTI, M. A. . Proposição de um modelo para o processo de desenvolvimento de fornecedores utilizando a sistemática da avaliação de desempenho empresarial. In: ENEGEP - XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007, Parana. A energia que Move a Produção: um Diálogo sobre Integração, Projeto e Sustentabilidade, 2007.

  • DIAS, S. L. V. ; Elton Fabro . Manutenção Puxada - Sistema de Manutenção orientado para ambiente da Produção Enxuta e da Teoria das Restrições Estudo de Caso.. In: 22º Congresso Brasileiro de Manutenção e EXPOMAN 2007, 2007, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Manutenção, 2007.

  • Elton Fabro ; DIAS, S. L. V. . Sistema de Manutenção para Ambiente de Produção Puxada e da Teoria das Restrições centrado na Utilização da Manutenção Puxada - Um Estudo de Caso. In: 14 Seminário Brasileiro de Planejamento e Informatização da Manutenção, 2007, São Paulo. Congresso Brasileiro de Planejamento e Informatização da Manutenção, 2007.

  • DIAS, S. L. V. ; Jacinto P.J. ; Elton Fabro ; Luciano G. Minussi . Planejamento da manutenção a partir da manutenção puxada aplicada para ambiente da produção enxuta e da teoria das restrições - Um estudo de caso de implementação em uma empresa metal;urgica do setor automotivo. In: XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep, 2007, Foz do Iguaçu. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep, 2007.

  • DIAS, S. L. V. ; Jacinto P.J. ; Elton Fabro ; Luciano G. Minussi . Planejamento da Manutenção a partir da manutenção puxada aplicado para ambiente da produção enxuta e da teoria das restrições - um estudo de caso de implementação em uma empresa metalúrgica do setor automobilístico. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2007, Fortaleza. Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2007.

  • DIAS, S. L. V. ; COPETTI, M. A. ; AURELIO, C. M. ; Jacinto P.J. . PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES PUXADO A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO EMPRESARIAL COMO PRÁTICA DE GESTÃO EMPRESARIAL DE SEUS FORNECEDORES. In: XIV SIMPEP - Simposio de Engenharia de Produção, 2007, São Paulo. XIV SIMPEP - Simposio de Engenharia de Produção. São Paulo, 2007.

  • DIAS, S. L. V. . Processo de aprendizado na trajetória de alinhamento entre a implementação de um sistema de produção e o sistema de indicadores de desempenho da empresa - um estudo de caso. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2006, Fortaleza. Anais UFC. TEP 2006, 2006.

  • DIAS, S. L. V. ; CAULLIRAUX, H.M . Alinhamento entre sistemas de Produção, Custo e Indicadores de Desempenho: um estudo de caso. In: III Congresso Nacional de Excelência em Gestão - III CNEG, 2006, Rio de Janeiro. Anais III CNEG - 2006 - RJ, 2006.

  • DIAS, S. L. V. . Trajetoria de Alinhamento dos Sistemas de Indicadores de Desempenho, Produção e Custeio - Estudo de caso em uma empresa Brasileira. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2005, Porto Alegre. Anais ENEGEP 2005, 2005.

  • DIAS, S. L. V. . Implementando o TPM em empresas Brasileiras. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 1997, Rio de Janeiro. Anais ENEGEP 1997, 1997.

  • DIAS, S. L. V. ; Elton Fabro ; Romario G. . A importância das Competências Gerenciais na Planejamento Estratégico do Setor de Manutenção: Um estudo de caso em uma empresa metalúrgica do Rio Grande do Sul. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, S. L. V. ; Elton Fabro ; Romario G. . A Importância das Competências Gerenciais no Planejamento Estratégico do Setor de Manutenção um Estudo de Caso em uma Empresa Metalúrgica do Rio Grande do Sul. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, S. L. V. ; Elton Fabro . Manutenção Puxada - Sistema de Manutenção Orientado para Ambiente da Produção Enxuta e da Teoria das Restrições - Estudo de Caso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, S. L. V. ; Elton Fabro ; Luciano G. Minussi . Sistema de Manutenção para ambiente da Produção Enxuta e da Teoria das Restrições centrado na utilização da Manutenção Puxada - Um estudo de caso de implementação em uma empresa metalúrgica do setor automotivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, S. L. V. . Trajetória de Alinhamento dos Sistemas de Indicadores de Desempenho, produção e Custeio: um estudo de caso em uma empresa brasileira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, S. L. V. . Manutenção Produtiva Total - TPM. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, S. L. V. . Gestión por Indicadores y Administración Visual. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, S. L. V. . Indicadores de Desempenho. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, S. L. V. . Gerenciamento do Conhecimento. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

DIAS, S. L. V. . Implementação do Sistema de Planejamento e Controle da Manutenção Suspensys. 2008.

DIAS, S. L. V. . Implementação do Sistema de Planejamento, Execução e Controle da Manutenção Soprano. 2008.

DIAS, S. L. V. ; COPETTI, M. A. . Coordenação na Implementação do Projeto capacitação de Fornecedores Gerdau. 2007.

DIAS, S. L. V. . Implementação do Sistema de Planejamento e Controle da Manutenção - Fras-le. 2007.

DIAS, S. L. V. . Programa de desenvolvimento de Emprego e Renda - PRODER no Município de Bom Jesus. 2000.

DIAS, S. L. V. . Administração do Rendimento Operacional Global. 2001.

DIAS, S. L. V. ; COPETTI, M. A. . Projeto Capacitação de Fornecedores Calçados Bebecê. 2008.

DIAS, S. L. V. . Sistema de Planejamento, Execução e Controle da Manutenção Soprano. 2008.

DIAS, S. L. V. ; AURELIO, C. M. . Projeto de Capacitação de Fornecedores Calçados Ramarim. 2007.

DIAS, S. L. V. . Sistema de Planejamento, Execução e Controle da manutenção - Suspensys. 2007.

DIAS, S. L. V. ; COPETTI, M. A. . Projeto Capacitação de Fornecedores Gerdau - Serviços, Materiaos e Mão de Obra de Manutenção Mecânica. 2006.

DIAS, S. L. V. . Construção do Sistema de Manutenção Fras-Le. 2006.

DIAS, S. L. V. . Projeto - Indicadores de Desempenho e Gestão Empresarial. 2006.

DIAS, S. L. V. . Missão Técnica e Institucional em rede de empresas e Relação de Coperação - Portugal. 2001.

DIAS, S. L. V. . Missão Técnica e Institucional em Rede de empresas e Relações de Cooperação - França. 2001.

DIAS, S. L. V. . Missão Técnica e Institucional em Rede de empresas e Relações de Cooperação - Espanha. 2001.

DIAS, S. L. V. . Visita Técnica Empresarial - Japão. 2001.

DIAS, S. L. V. . Evolução da Engenharia de Produção e dos Sistemas de Produção no Brasil. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DIAS, S. L. V. . Programa de Gestão Estratégica da Manutenção e Integração com a Produção. 2005. .

DIAS, S. L. V. . Programa de desenvolvimento e Capacitação de Fornecedores Gerdau RS. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de Capacitação de Fornecedores Gerdau).

DIAS, S. L. V. . Sistema de Gestão dos Indicadores de Desempenho do Projeto de Capacitação de Fornecedores do Sebrae RS. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Software de Gestão dos Indicadores de desempenho).

DIAS, S. L. V. . Arquétipo de Indicadores de Gestão do Programa Bônus Metrologia do RS. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sistema de Gestão de Indicadores Estratégicos).

DIAS, S. L. V. . Evolução da Engenharia de Produção e dos Sistemas de Produção no Brasil. 2006.

Projetos de pesquisa

  • 2001 - 2002

    Qualidade e Confiabilidade, Descrição: Estudo de Qualidade e Confiabilidade em equipamentos de produção quanto a Manutenção mecânica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Financiador(es): Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS - Bolsa.

  • 1997 - 1997

    Implantação de sistema de gestão ambiental., Descrição: Estudo e acompanhamento da implantação de sistema de gestão ambiental. Estudo de estratégia de implantação e operacionalização. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1996 - 1996

    Técnicas de Gerenciamento e Planejamento da Manutenção, Descrição: Estudos de manutenção de equipamentos, envolvendo tanto estratégias como a estimativa de prazos ótimos para realização de manutenções em equipamentos críticos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2008

Prêmio Reconhecimento dos Consultores do Sebrae/RS Edição 2007, Sebrae RS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. , Av. Unisinos, 959, São Leopoldo, 93022-000 - Sao Leopoldo, RS - Brasil, Telefone: (51) 35911122

Experiência profissional

2005 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sistemas de Produção

2003 - 2003

GS Consulting México

Vínculo: Professor e Consultor, Enquadramento Funcional: Professor e Consultor, Carga horária: 32

Outras informações:
Seminário Internacional de Produtividade do Setor de Calçado da Cidade de Leon. Palestrante convidado para o tema: Gestão Estratégica de Indicadores de Desempenho e de Produção na Cadeia Produtiva do Couro e Calçado"; Palestra técnica para os Diretores e Gerentes da Empresa FLEXI do Setor de Calçados Leon - México- Tema "Indicadores de Desempenho e gestão da cadeia de suprimento"; Consultoria Técnica no programa de gestãon empresarial de Produção da empresa FLEXI Leon - México;

2003 - Atual

Universidade vale do rios do sino

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2002

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerência de Serviços, Administração Industrial, Gerência de Operações

2000 - 2002

Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade

Vínculo: Consultor associado, Enquadramento Funcional: Professor e Consultor, Carga horária: 16

Atividades

  • 03/2000 - 03/2002

    Treinamentos ministrados , Setor de desenvolvimento de projeto e consultoria, .,Treinamentos ministrados, Gestão Visual e Indicadores de Desempenho, Manutenção Produtiva Total - MPT

2000 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 16

Atividades

  • 07/2000 - 07/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia, .,Linhas de pesquisa

1996 - Atual

Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios

Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2005

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Qualidade, Planejamento Estratégico, Administração da Produçao

  • 03/1999

    Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sistema Toyota de Produção, Planejamento e Controle da Produção, Engenharia de manutenção - Manutenção Produtiva Total, Administração da Produção

1994 - 2003

GS Consulting

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Treinamento e Intervenção empresarial, Carga horária: 16

Outras informações:
Desenvolvimento de Metodologia e Software de Gestão de Produção orientado por Indicadores de Qualidade, Produtividade, Logistica de fornecimento de materiais e Financeiros; Desenvolvimento gerencial; Desenvolvimento e implementação de planejamento estratégico de produção; Desenvolvimento e implementação do programa de logística de abastecimento de materiais para o setor produtivo; Desenvolvimento, implementação e coordenação do programa de capacitação de fornecedores de empresas do setor calçadista; Treinamento de Planejamento Estratégico; Treinamento de Indicadores de Desempenho e Gestão Empresarial e da Produção; Desenvolvimento, implementação e coordenação do Programa " Planejamento, Controle de Manutenção e MPT aplicado as empresas do setor calçadista".

1994 - Atual

Produttare

Vínculo: Professor e Consultor, Enquadramento Funcional: Treinamento e Intervenção, Carga horária: 16

Outras informações:
Treinamento empresarial Intervenção em gestão empresarial e Processo produtivo

1993 - 1999

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32

Atividades

  • 08/1993 - 12/1999

    Ensino, Administração da Produção, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Administração da Produção, Engenharia da Qualidade

1993 - Atual

Consulmax consultoria e treinamento empresarial

Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Professor e Consultor, Carga horária: 24

Outras informações:
Desenvolvimento de Metodologias de Indicadores de Desempenho e Gestão Empresarial aplicado a Micro e Pequenas Empresas; Diagnóstico, Consultoria de intervenção, Treinamento e Implantação de melhorias nas rotinas de processos e serviços em aproximadamente 380 MPE por abordagem individual e coletiva; Desenvolvimento de Metodologia de Gestão da Cadeia Logística de fornecimento e abastecimento de material do setor de produção; Desenvolvimento de Metodologia de Gestão da cadeia de Suprimento de material e serviço do setor de manutenção de empresas metalúrgicas; Desenvolvimento e Implementação de Metodologia de Planejamento e Controle de Manutenção; Diagnóstico, Consultoria, Treinamento e Implantação de melhorias nas rotinas de processos em empresas nas áreas de Produção, Manutenção, Gestão de produção e Serviços; Implementação do programa de Intervenção e Gestão do Planejamento e Controle de Produção; Implementação do Peograma " Manutenção Produtiva Total" - TPM; Desenvolvimento e Implementação do Programa de Desenvolvimento Regional aplicado a Municípios do Rio Grande do Sul; Desenvolvimento e Implementação do Sistema de Indicadores para gestão do Programa Bônus Metrologia Sebrae denominado Arquétipo de Indicadores para Gestão do Bonus"; Concepção, Planejamento e Desenvolvimento e Implantação do Sistema de Indicadores para gestão da REDE de Artesanato do RS Projeto MÃO GAÚCHA ; Desenvolvimento e Capacitação dos atores locais para atuar em Rede de Empresas e APL - Arranjo Produtivo Local dos setores moveleiro e calçadista; Treinamento e Capacitação em Indicadores Estratégicos e Gestão empresarial para Gestores do Setor Hospitalar; Consultoria de Planejamento estratégico no processo de terceirização dos serviços odontológicos em empresa de Plano de Saúde.

Atividades

  • 03/1993

    Treinamentos ministrados , Setor de treinamento e consultoria, .,Treinamentos ministrados, Manutenção Produtiva Total - MPT, Planejamento e Controle da Produção, Sistema de Gestão da Qualidade, Planejamento estratégico de produção e manutenção, Gestão de processos e Indicadores de Desempenho, Engenharia de Manutenção, Sistemas de Produção

  • 03/1993

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria Empresarial, .,Cargo ou função, Consultor Senior.

1993 - Atual

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre

Vínculo: Consultor Externo, Enquadramento Funcional: Consultor de Treinamento e Intervenção, Carga horária: 30

Outras informações:
Criação de Metodologia de Intervenção em Micro e Pequenas Empresas Treinamento de Capacitação Empresarial Desenvolvimento de Software de Gestão