Gustavo André Santos

Atualmente é professor de Português do Serviço Social da Indústria (SESI) e professor da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas(SEDUC/AL), ex-professor/Instrutor de Língua Portuguesa do Serviço Nacional de Aprendizagem comercial (SENAC) Sergipe, professor de cursos preparatórios para concursos, Trabalhou como professor substituto na Universidade Federal de Sergipe ( UFS ) das disciplinas de Produção e Recepção de Textos I e II e Língua Padrão Escrita . Trabalhou como professor assistente III na Universidade Tiradentes nos cursos de Letras, Pedagogia, Administração e Direito. Trabalhou também como professor do curso de Letras a distância pela Universidade Tiradentes, por onde publicou dois livro sobre a língua portuguesa. Foi Tutor presencial de EAD pela Universidade Federal de Sergipe - UAB/UFS. Ex-professor de Português jurídico pela Faculdade de Aracaju (FACAR) e pela Faculdade Sergipana ( FASER ). Possui graduação em Letras Português/ Inglês pela Universidade Tiradentes (2001). Pós-graduado ( especialização- 2004 ) em língua portuguesa. Autor de dois livros de Língua Portuguesa: Língua Portuguesa III - Sintaxe - e Língua Portuguesa IV - Semântica para a educação a distância . Também atuou como professor Especialista e Conteudista em Língua portuguesa pela Pró-Reitoria de Educação a Distância, como também foi Revisor de Material Instrucional. Ex-membro da Comissão de Correção de Redação de Vestibular da Universidade Tiradentes ( UNIT ) de 2003 a 2008. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua e Hipertexto, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, lingüística, produção de texto, leitura, ensino, escola e aprendizagem

Informações coletadas do Lattes em 01/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Língua Portuguesa

2002 - 2004

Universidade Tiradentes
Título: Navegar na internet é preciso: estrangeirismos,neologismos e traços da oralidade na linguagem da informática
Orientador: Stefânia Buonamassa

Aperfeiçoamento em Metodologia e Avaliação dos Processos de Ensino

2004 - 2004

uiversidade tiradentes
Ano de finalização: 2004;

Graduação em Letras Português Inglês

1997 - 2001

Universidade Tiradentes

Formação complementar

2007 -

Letras. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia/Especialidade: Língua Portuguesa e Hipertexto.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Produção Textual.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

SANTOS, Gustavo André . 3ª Semana de Letras de Propriá. 2006. (Outro).

Participação em eventos

SEMINÁRIO DE EDUCADORES. 2012. (Seminário).

VIII CONGRESSO SERGIPANO DE LETRAS E PORTUGUÊS. O AVANÇO DAS LETRAS E DO PORTUGUÊS NO BRASIL. 2011. (Congresso).

Curso de tutoria em EAD pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. 2010. (Seminário).

VII CONGRESSO SERGIPANO DE LETRAS E PORTUGUÊS. VII CONGRESSO SERGIPANO DE LETRAS E PORTUGUÊS. 2010. (Congresso).

Capacitação: Educação a distância e formação docente - concepção, aprendizagem e avaliação. 2008. (Seminário).

Capacitação docente em EAD: Ressignificando práticas pedagógicas no ambiente virtual de aprendizagem. 2008. (Seminário).

Conferência: Componentes do Sistema de Regulação, Supervisão e Avaliação da Educação Superior - Impactos para as IES. 2008. (Outra).

Conferência: Tecnologias Educacionais - Experiências, Tendências e possibilidades de utilização. 2008. (Outra).

CONGRESSO BRASILEIRO DE LETRAS E PORTUGUÊS. 2008. (Congresso).

Curso de Formação Complementar e de Nivelamento Discente: Análise, Interpretação e Construção de Textos.Curso de Formação Complementar e de Nivelamento Discente: Análise, Interpretação e construção de Textos. 2008. (Outra).

Módulo de Língüística Histórica em Pós-Graduação(Especialização)- UNIT.Língua Portuguesa e Hiprtexto em Análise. 2008. (Seminário).

1ª Semana de Extensão da Unit - Semex.Uma análise Semântica do filme: "O carteiro e o poeta".. 2007. (Outra).

Aula Inaugural do Curso de Letras 2007.Aula Inaugural do Curso de Letras 2007. 2007. (Outra).

Capacitação dos tutores das disciplinas on-line com material instrucional virtual. 2007. (Oficina).

IX Semana de Letras: Linguagem e cultura - A construção da Identidade contemporânea..Influências da tecnologia digital no ensino da língua portuguesa: o hipertexto em análise. 2007. (Outra).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE LETRAS E PORTUGUÊS. 2007. (Congresso).

Competências, habilidades e interatividade. 2006. (Oficina).

Curso de Formação Complementar e de Nivelamento Discente em Análise, Interpretação e construção de Textos.Análise, Interpretação e Construção de Textos. 2006. (Outra).

Conferência: O coordenador como gestor - funções estratégicas, gerenciais e acadêmicas.. 2005. (Outra).

Seminário de Avaliação e Planejamento 2005. 2005. (Seminário).

Workshop: Projeto Pedagógico Institucional - Avaliando resultados, planejando interações e reconstruindo ações. 2005. (Outra).

A Importância do Lúdico na Ação Pedagógica. 2003. (Oficina).

I Colóquio de Educação: o Sucesso do Educador na Perspectiva Atual. 2003. (Simpósio).

O Fracasso Escolar no Cotidiano da Escola: Limites e Perspectivas. 2003. (Seminário).

Seminários Temáticos. 2003. (Seminário).

70 Anos do Manifestop dos Pioneiros da Educação Nova no Brasil: O Ontem que se faz Hoje. 2002. (Encontro).

II Colóquio de Inclusão e Cidadania. 2002. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Tatiana Silveira Leite

SANTOS, Gustavo André; LIMA, M. C.. As falácias e os mitos acerca da homogeneidade da língua portuguesa falada no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Josefa Karine da Cunha

SANTOS, Gustavo André; MEIRELES, C. S. C.. Encontros e desencontros do ensino da língua portuguesa nas séries finais da escola estadual Engenheiro Elias Andrade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Adriana Rocha Costa

SANTOS, Gustavo André; LEAL, M. V. R.. Discursos e Práticas do ensino da língua materna: um estudo de caso na escola rural Francisco Cortes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Clesiane Nunes Fernandes

SANTOS, Gustavo André; SANTOS, J. C.. A crítica social na música brasileira: ANÁLISE DOS TEXTOS DE ZECA PAGODINHO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Alexsandra Carvalho dos Santos

SANTOS, Gustavo André. Leitura: Fonte de Prazer na 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Augusto Franco. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Débora Cristina S

SANTOS, Gustavo André. L. Silva.Trabalhando Aprendizagem da Produção de Textos Dissertativos com alunos do Ensino Médio do Projeto SOMEM Estadual Miguel das Graças. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Denildes do Nascimento Souza Barreto

SANTOS, Gustavo André. As Dificuldades dos Alunos da Escola Municipal do Ensino Fundamental Alencar Cardoso na Produção de Textos Escritos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Gildenis Rezende Matos

SANTOS, Gustavo André. Uma Experiência com Jornais: Contributos para o Incentivo à Leitura dos Alunos do Colégio Estadual Governador Djenal Tavares de Queiroz. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Miraci dos Santos Correia

SANTOS, Gustavo André. Construindo a Cidadania com a Arte de Escrever na Escola estadual 17 de Março. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Viviane Santos de Jesus

SANTOS, Gustavo André. A teoria sociolingüística e sua interferência no aprendizado da língua portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Denildes do Nascimento S

SANTOS, Gustavo André. Barreto.As dificuldades dos alunos da escola municipal do ensino fundamental Alencar Cardosos na Produção de Textos Escritos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Miraci dos Santos Correia

SANTOS, Gustavo André. construindo a cidadania com a arte de escrever na escola estadual 17 de Março. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Claudiane Nascimento de Souza

SANTOS, Gustavo André; SANTOS, J. C.. OXENTE, MENINO! VEJA COMO FALA: análise das falas regionais de Sergipe, origens e influências. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Olga Maria Cardoso Santos

SANTOS, Gustavo André; VASCONCELOS, M. I.. A relação entre a aquisição da llinguagem e o aspecto social do aluno no aprendizado da escrita e da leitura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tiradentes.

Aluno: ALESSANDRA CARVALHO DOS SANTOS

SANTOS, Gustavo André; S.GUIMARAES, J. F.. Leitura: fonte de prazer na primeira série do ensino médio do colégio estadual Governador Augusto Franco. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Adriana Fontes Andrade Almeida

SANTOS, Gustavo André. A construção e Refacção de textos a partir do resgate das histórias familiares dos alunos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Zenira Maria F

SANTOS, Gustavo André; OLIVEIRA, N. M.. Monteiro.O discurso ideológico de Caetano Veloso no Tropicalismo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade Tiradentes.

Orientou

ADRIANA DONATO DA CRUZ ET ALLI

ANÁLISE DA SOCIEDADE FLUMINENSE A PARTIR DA OBRA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS PORTUGUÊS) - Uiversidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

ALESSANDRA DIAS BRITO ET ALLI

PENSAR E REPENSAR A DIDÁTICA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS PORTUGUÊS) - Uiversidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

CÁSSIA ANGÉLICA BARROS MEDEIROS ET ALLI

LITERATURA INFANTIL EM QUADRINHOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS PORTUGUÊS) - Uiversidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Adalberto C

de Lima Júnior; Análise da tragédia na obra Amor de Perdição; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Gleiser Borba Salsbury

O inferno de Dante: uma visão mitológica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Eronildes Manuel de Santana

Formação e identidade de professores da língua portuguesa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Maria do Carmo Teixeira

A influência do tropicalismo como movimento contracultural na música popular brasileira; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS PORTUGUÊS) - Uiversidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Maria Bernadete Carneiro de Oliveira et alli

O DETERMINISMO NO ROMANCE OS DESVALIDOS DE FRANCISCO DANTAS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS PORTUGUÊS) - Uiversidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Josefina Ferreira Santos Almeida

O FASCÍNIO DA MULHER PROIBIDA NA VISÃO ROMÂNTICA NA OBRA DE JOSÉ DE ALENCAR: LUCÍOLA; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS PORTUGUÊS) - Uiversidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Ivone dos Santos

A LINGUAGEM REGIONAL UTILIZADA POR GRACILIANO RAMOS EM VIDAS SECAS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS PORTUGUÊS) - Uiversidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

FERNANDA VANESSA ALVES FONTES

O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO LÚDICO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS PORTUGUÊS) - Uiversidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Abigail Maria Santos de Souza

O Uso de Ferramentas Tecnológicas no Ensino da Língua Portuguesa na Escola Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici na cidade de Aracaju-Se; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Acácia Maria Alves Ribeiro

Leitura: um ato de cidadania; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Ieda Maria Argôlo Menezes

Leitura na Escola: uma Experiência com Jornais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Suzane Silveira Rolemberg

O Uso da Multimídia na Nossa Escola, Leitura e Identidade Cultural: Fatos e Possibilidades; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Maria do Carmo Silva Leite Melo

Dificuldades de Interação dos Portadores de Necessidade Especiais em Aula de Língua Portuguesa: uma Proposta para o Ensino Fundamental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Luciano de Souza Abreu

Leitura e Interpretação de Texto pelo Estudo de Hinos: Cidadania Prática na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Freitas Brandão; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Cândida Maria Rambaldi França

A Construção da Escrita Criativa no Ensino Fundamental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

BÁRBARA MARY MALHADO FERREIRA FRANÇA

Análise do Discurso Ideológico nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa: uma Experiência da 5ª a 8ª Série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo Neves; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Amélia Magna Ferreira de Laranjeira

Benefícios Tecnológicos no Ensino da Língua Portuguesa na Escola Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Magna Santa Rosa

A Deficiência da Produção Textual envolvendo a Escrita, Leitura e Domínio da Língua Portuguesa - um Estudo de Caso na 5ª Série do Colégio Estadual Professor Acrísio Cruz; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - PROFOPE) - Universidade Tiradentes; Orientador: Gustavo André Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, Gustavo André . Língua Portuguesa III. 1. ed. Salvador: Gráfica Santa Helena, 2007. v. 1. 72p .

  • SANTOS, Gustavo André . Língua portuguesa IV. 01. ed. Salvador: Gráfica Santa Helena, 2007. v. 01. 56p .

  • SANTOS, Gustavo André . Revista Senac Sergipe - casos de sucesso - seja o próximo. ARACAJU: CL COMÉRCO E EDITORA LTDA, 2010 (REVISÃO).

  • SANTOS, Gustavo André . Aquela Coisa Toda. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

SANTOS, Gustavo André . Português Básico com ênfase em Redação Oficial. 2010. .

SANTOS, Gustavo André . Língua Portuguesa - Sintaxe. 2010. .

SANTOS, Gustavo André . Influências da tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: o hipertexto em análise. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, Gustavo André . CURSO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E DE NIVELAMENTO DISCENTE: ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE TEXTO. 2008. .

SANTOS, Gustavo André . Curso de Formação Complementar e de Nivelamento Discente em Análise, Interpretação e Construção de Textos. 2008. .

SANTOS, Gustavo André . Influências da tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: o hipertexto em análise. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, Gustavo André . Língua Porrtuguesa III. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

SANTOS, Gustavo André . Língua Portuguesa IV. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

SANTOS, Gustavo André . Análise, interpretação e construção de textos. 2006. .

SANTOS, Gustavo André ; SANTOS, Clodoaldo Messias dos . Uma análise semântica do filme: "O carteiro e o poeta". 2007 (apresentação de mini-curso) .

SANTOS, Gustavo André . Influências da tecnologia digital no ensino da Língua Portuguesa: O hipertexto em análise. 2007 (apresentação de mini-curso) .

SANTOS, Gustavo André . ensino da língua portuguesa versus a modernidade. 2005 (apresentação de mini-curso) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Aracaju. , rua Oscar Valois Galvão, 355, grageru, 49027-220 - Aracaju, SE - Brasil, Telefone: (79) 32174820

Experiência profissional

2022 - Atual

Secretaria de Estado da Educaçao de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30

2011 - Atual

Serviço Social da Indústria

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 19

2010 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2010 - Atual

Rede Estadual de Ensino/SE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 25

2003 - 2008

Universidade Tiradentes

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Também exerceu atividades de professor especialista, conteudista de material instrucional e revisor de material instrucional da PROEAD - Pró-Reitoria de Educação a Distância.

2010 - 2010

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: TUTOR PRESENCIAL, Carga horária: 20

2008 - 2009

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

2008 - Atual

Faculdade de Aracaju

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 3

2009 - 2010

Faculdade Sergipana

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 2

1995 - 2003

Colégio Arquidiocesano

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2004

Colégio Purificação

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12

2003 - 2003

Colégio Amadeus

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

1995 - 1996

Unicurso Ensino Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20