Sandrielem da Silva Rodrigues
Pós-doutora pela Fucape Business School, professora da área de negócios, doutora em Administração (UFRGS), com área de concentração em Inovação Tecnologia e Sustentabilidade. Mestre em Administração (FUCAPE) e Bacharel em Ciências Contábeis (UNEMAT). Experiência como professora de Contabilidade nas disciplinas de Sistema de Informação Contábil I e Estágio Supervisionado II (UNEMAT/2015) e de Administração nas disciplinas de Administração de Marketing (UFRGS/2017) e Gestão Mercadológica (Faculdade Castelo Branco/2018). Atualmente pesquisa para identificar métodos analíticos mais eficientes para mensuração de potencial de mercado e previsão de demanda para bens de consumo duráveis. Possui interesse nas áreas ESG, modelos sustentáveis de consumo, determinantes do comportamento pró-ambiental.
Informações coletadas do Lattes em 24/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração
2016 - 2021
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: COMPORTAMENTO PRÓ-AMBIENTAL EM DECISÕES DE SUBSTITUIÇÃO DE BENS DURÁVEIS
, Ano de obtenção: 2021. Daniela Callegaro de Menezes. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Mestrado em Administração de Empresas
2013 - 2015
FUCAPE
Título: A Área de Relação com Investidores (RI) gera Benefícios para a Empresa? Uma análise do Conteúdo Informativo de Websites no Bid-Ask Spread
, Ano de Obtenção: 2015.Fernando Caio Galdi.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, FAPES/ES, Brasil.
Graduação em Ciências Contábeis
2007 - 2010
Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: ANÁLISE DA CADEIA INTERNA DE VALOR: estudo em uma empresa que industrializa e comercializa portas
Orientador: Geovane Paulo Sornberger
Pós-doutorado
2023 - 2025
Pós-Doutorado. , FUCAPE, FUCAPE, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, FAPES/ES, Brasil.
Formação complementar
2010 - 2010
Extensão universitária em Cálculos Trabalhistas. (Carga horária: 50h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Libras Básico. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2007 - 2007
Tópicos de Cálculo. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2005 - 2005
Assistente Administrativo com ênfase em finanças. (Carga horária: 188h). , Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, CEPROTEC/MT, Brasil.
2004 - 2004
Assistente Administrativo Industrial. (Carga horária: 400h). , SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso, SENAI/DR/MT, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Organização de eventos
RODRIGUES, S. S. . I Ciclo de Palestras de Ciências Sociais Aplicadas. Desenvolvimento Sustentável Regional. 2007. (Outro).
Participação em eventos
IV Business Tech Congress. Treinamento Acadêmico: Potencialize sua Pesquisa com a IA. 2024. (Congresso).
XXVII SEMEAD - Seminários em Administração. TRANSPARÊNCIA FISCAL E ESG: O IMPACTO DA SUSTENTABILIDADE NA TRANSPARÊNCIA FISCAL DAS EMPRESAS. 2024. (Congresso).
XXVII SEMEAD - Seminários em Administração. A EXPOSIÇÃO À VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR E SEUS EFEITOS SOBRE PROFESSORES. 2024. (Congresso).
XXVII SEMEAD - Seminários em Administração. O IMPACTO DO FENÔMENO DA ABELHA RAINHA NA DECISÃO DA MULHER EM SE CANDIDATAR A CARGOS DE DIRETORIA E REITORIA. 2024. (Congresso).
Business Technology Congress - III Congresso de Pesquisas Tecnológicas em Negócios. A ADOÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ENTRE LIMITES E OPORTUNIDADES. 2023. (Congresso).
Sustentabilidade Capixaba.Mesa de discussão Finanças e Conservação do Clima. 2023. (Outra).
XXVI SEMEAD. UMA REVISÃO DOS FATORES QUE AFETAM UPGRADES EM BENS DURÁVEIS POR MEIO DE CRITÉRIOS OBJETIVOS E SUBJETIVOS DE AVALIAÇÃO. 2023. (Congresso).
Jornada Pedagógica. 2018. (Outra).
XXXIX Encontro da ANPAD. 2015. (Congresso).
10º Simpósio Fucape de produção científica. 2013. (Simpósio).
9º Simpósio Fucape de produção científica.Análise da Cadeia interna de valor: um estudo de caso de uma empresa do segmento madeireiro. 2012. (Simpósio).
Debate sobre políticas de apoio a micro e pequenas empresas. 2009. (Seminário).
Expo Brasil Desenvolvimento Local. 2008. (Outra).
I Ciclo de Palestra de Ciências Sociais Aplicadas. Desenvolvimento Sustentável Regional. Universidade do Estado de Mato Grosso.. 2008. (Outra).
II Ciclo de Palestras de Ciências Sociais Aplicadas. As Organizações do Terceiro Milênio e Gestão Ambiental Responsável. Universidade do Estado de Mato Grosso.. 2008. (Outra).
V Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis. Contabilidade, a Linguagem das Ciências Empresariais. Universidade do Estado de Mato Grosso.. 2007. (Outra).
Participação em bancas
SEPULCRI, L. M. C. B.; MAINARDES, E. W.;RODRIGUES, S. S.. A INFLUÊNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS ATITUDES PRÓ-AMBIENTAIS, NA META DE APRENDIZAGEM AMBIENTAL E NA REPUTAÇÃO ESCOLAR. 2025. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO) - FUCAPE.
ANDRADE, A. C. J. S.; CABACINE, F.;RODRIGUES, SANDRIELEM DA SILVA. AMEAÇAS À IDENTIDADE: como os professores em designação temporária reagem às ameaças no ambiente de trabalho. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Escolar) - FUCAPE.
SEPULCRI, L. M. C. B.;RODRIGUES, S. S.; SILVA, L. A.. A PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). 2024. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO) - FUCAPE.
NOSSA, V.; NOSSA, S. N.;RODRIGUES, S. S.. O EFEITO DAS EMISSÕES DE CARBONO NA PERFORMANCE ECONÔMICA E DISCLOSURE AMBIENTAL: UM ESTUDO EM EMPRESAS LISTADAS NA B3. 2024. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO) - FUCAPE.
MOREIRA, N. C.;RODRIGUES, S. S.; SANTOS, J. V. J.. CONTROVÉRSIAS ESG: Uma análise sobre a influência de notícias adversas sobre risco de crédito. 2024. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO) - FUCAPE.
ANDRADE, S. C.;RODRIGUES, SANDRIELEM DA SILVA; PAVANI, E. C. R.. LIDERANÇA NAS ESCOLAS: os dois lados de uma moeda. 2023. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO) - FUCAPE.
BASTOS DA CRUZ, POLIANO;RODRIGUES, S. S.; PENHA, R.; SOLER, A. M.. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MODELO DE AVALIAÇÃO DE AGILIDADE DE NEGÓCIOS. 2025. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis e Administração) - FUCAPE.
BASTOS DA CRUZ, POLIANO;RODRIGUES, S. S.; TEIXEIRA, A. M. C.; VASCONCELOS, F. N.; SILVEIRA, R. M.. O PAPEL DA CULTURA ORGANIZACIONAL ORIENTADA ÀS TRADING COMPANIES CAPIXABAS. 2024. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis e Administração) - FUCAPE.
RODRIGUES, S. S.. Influência do Tato na decisão de compra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RODRIGUES, S. S.. Modelo de atratividade geográfica no setor de materiais elétricos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Orientou
Comprendendo como ocorre a transferências de práticas de diversidade e inclusão entre multinacionais Norueguesas e suas subsidiárias no Brasil; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO) - FUCAPE; (Orientador);
CONSTRUÇÃO DE UMA CARREIRA DOCENTE SUSTENTÁVEL; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Gestão Escolar) - FUCAPE; (Orientador);
QUAL O CUSTO IMPLICITO DE INVESTIMENTOS ESG NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO?; 2024; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO) - FUCAPE, ; Orientador: Sandrielem da Silva Rodrigues;
O IMPACTO DO TECNOESTRESSE NA AUTOEFICÁCIA DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O PAPEL MEDIADOR DA SATISFAÇÃO E DO CONFLITO TRABALHO-LAR; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Escolar) - FUCAPE, ; Orientador: Sandrielem da Silva Rodrigues;
EDUCAÇÃO ESPECIAL: Contribuições das Salas de Experiências Sensoriais para o desenvolvimento de crianças neuroatípicas na Educação Infantil; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Escolar) - FUCAPE, ; Orientador: Sandrielem da Silva Rodrigues;
O EFEITO MODERADOR DA QUALIDADE DO CONTROLE INTERNO NA RELAÇÃO ENTRE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESG E A DISCORDÂNCIA NAS CLASSIFICAÇÕES ESG; 2024; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO) - FUCAPE, ; Orientador: Sandrielem da Silva Rodrigues;
COMO A INTERVENÇÃO PREVENTIVA NA ESCOLA AFETA ALUNOS E PROFESSORES? Resultados de um programa que visa melhorar as habilidades socioemocionais dos alunos; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Escolar) - FUCAPE, ; Orientador: Sandrielem da Silva Rodrigues;
O efeito da insegurança no trabalho na satisfação, engajamento e senso de alto-eficácia; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Escolar) - FUCAPE, ; Orientador: Sandrielem da Silva Rodrigues;
PROGRESSÃO NA CARREIRA DA MULHER: o efeito do viés de gênero na intenção de se candidatar a uma vaga de liderança em Institutos Federais; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Escolar) - FUCAPE, ; Orientador: Sandrielem da Silva Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
SATURNINO CÉSAR, EDMAR ; BASTOS DA CRUZ, POLIANO ; DA SILVA RODRIGUES, SANDRIELEM . Compliance Mediation between the Demographic Characteristics of Intermediate Management and the Financial Performance of Banking Branches. New Challenges in Accounting and Finance , v. 5, p. 17-34, 2021.
-
RODRIGUES, SANDRIELEM DA SILVA ; GALDI, FERNANDO CAIO . Investor relations and information asymmetry,. REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE) , v. 28, p. 287-312, 2017.
-
RODRIGUES, S. S. ; SORNBERGER, G. P. ; FEDATO, G. A. L. ; CANAN, I. . ESTUDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS SOB O ENFOQUE ECONÔMICO, CONTÁBIL E ADMINISTRATIVO NA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO. In: Wylmor Constantino Tives Dalfovo; Arlete Redivo; Geovana Alves de Lima Fedato. (Org.). Análise da cadeia interna de valor: um estudo de caso em uma empresa do segmento madeireiro. 1ed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2011, v. 1, p. 263-296.
-
HOSSOE, C. M. P. ; BASTOS DA CRUZ, POLIANO ; RODRIGUES, S. S. . PROFESSOR EINSTEIN IN CHECK? PHYSICAL ATTRACTIVENESS OF PROFESSORS AND SATISFACTION OF STUDENTS. In: ICMS 2020 - 6th International Conference on Management Studies, 2020, Emirados Árabes. ICMS 2020 - 6th International Conference on Management Studies, 2020.
-
SATURNINO CÉSAR, EDMAR ; BASTOS DA CRUZ, POLIANO ; RODRIGUES, S. S. . Compliance Mediation between the Demographic Characteristics of Intermediate Management and the Financial Performance of Banking Branches. In: ICMS 2020 - 6th International Conference on Management Studies, 2020, Emirados Árabes.. ICMS 2020 - 6th International Conference on Management Studies, 2020.
-
RODRIGUES, S. S. ; MENEZES, D. C. . Como os fatores situacionais afetam decisões de upgrades cosméticos. In: XXI ENGEMA ? Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2019, São Paulo. XXI EMGEMA, 2019.
-
RODRIGUES, S. S. ; MENEZES, D. C. . Uma Revisão dos Fatores que Afetam Upgrades em Bens Duráveis por Meio de Critérios Objetivos e Subjetivos de Avaliação. In: XXII SEMEAD - Seminários em Administração, 2019, São Paulo. XXII SEMEAD, 2019.
-
RODRIGUES, S. S. ; GALDI, F. C. . A Área de Relação com Investidores (RI) gera Benefícios para a Empresa? Uma análise do Conteúdo Informativo de Websites no Bid-Ask Spread. In: XXXIX Encontro da ANPAD, 2015, Belo Horizonte. XXXIX Encontro da ANPAD, 2015.
-
RODRIGUES, S. S. ; JANOVIK, M. S. . Conflitos Trabalho-Vida Pessoal do Profissional de Vendas. In: XXXIX Encontro da ANPAD, 2015, Belo Horizonte. XXXIX Encontro da ANPAD, 2015.
-
RODRIGUES, SANDRIELEM DA SILVA ; FIGUEIREDO, S. O. . A ADOÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ENTRE LIMITES E OPORTUNIDADES. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, S. S. ; MENEZES, D. C. . Como os fatores situacionais afetam decisões de upgrades cosméticos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, S. S. ; MENEZES, D. C. . Uma Revisão dos Fatores que Afetam Upgrades em Bens Duráveis por Meio de Critérios Objetivos e Subjetivos de Avaliação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, S. S. ; JANOVIK, M. S. . Conflitos Trabalho-Vida Pessoal do Profissional de Vendas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, S. S. ; GALDI, F. C. . A Área de Relação com Investidores (RI) gera Benefícios para a Empresa? Uma análise do Conteúdo Informativo de Websites no Bid-Ask Spread. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, S. S. . Análise da Cadeia Interna de Valor: estudo de caso de uma empresa do segmento madeireiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
RODRIGUES, S. S. ; BASTOS DA CRUZ, POLIANO . Pesquisa Passo a Passo. 2023; Tema: Uso de IA na Pesquisa Científica. (Rede social).
RODRIGUES, SANDRIELEM DA SILVA ; FIGUEIREDO, S. O. . Curso de Extensão sobre Produção Científica e Uso de Inteligência Artificial em Pesquisas Acadêmicas. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2018
Métodos de cálculo de potencial de mercado e previsão de demanda, Descrição: Identificar métodos analíticos mais eficientes para mensuração de potencial de mercado e previsão de demanda para bens de consumo duráveis. Linha de pesquisa financiada pela Cátedra Tramontina Eletrik.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Sandrielem da Silva Rodrigues - Integrante / Vinícius Andrade Brei - Coordenador / Luís Antônio Slongo - Integrante / Carla Silveira Netto - Integrante / Maria Alice Pasdiora - Integrante / JESSICA SANTOS DA SILVEIRA - Integrante / Oneide Dornelles - Integrante / Diego Magalhães Menezes - Integrante / Giovanna Deparis - Integrante., Financiador(es): Tramontina Eletrik - Outra.
Prêmios
2012
Prêmio Excelência Acadêmica de Melhor Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso - 2ª Colocada, Fucape Business School.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2018
FACULDADE CASTELO BRANCOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Lecionou a disciplina de Gestão Mercadológica I para a turma de Administração do 5º período.
2015 - 2015
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuava como professora 20 horas, ministrava as disciplinas: Sistemas de Informações Contábeis e Estágio Supervisionado II para as turmas de 6º e 7º período.
2017 - 2017
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente
2023 - Atual
FUCAPEVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista
Outras informações:
Disciplina da Graduação: Matemática Financeira (32h - presencial)Disciplina da Pós-graduação (Mestrado): Metodologia de Pesquisa II (15h - hibrído) Workshop: Uso de Ferramenta de Inteligência Artificial para fins Acadêmicos (18h - online)
2012 - 2013
R.T. CONTABILIDADE LTDAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Departamento Fiscal, Carga horária: 44
Outras informações:
Executava atividades de escrituração fiscal de empresas Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real utilizando o sistema Domínio Contábil, emissão de notas fiscais, atendimento a clientes, organização de arquivo fiscal, cálculo e recalculo de impostos diversos.
2011 - 2012
Mabilete Contabilidade LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Departamento Fiscal, Carga horária: 44
Outras informações:
Executava atividades de escrituração fiscal de empresas Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real utilizando o sistema Domínio Contábil, emissão de notas fiscais, atendimento a clientes, organização de arquivo fiscal, cálculo e recalculo de impostos diversos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sandrielem da Silva Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?