Emerson Ornelas PAlmeira
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (2004) e mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2007). Criou a BAHIANUT Eventos Científicos, empresa que organiza eventos na área de nutrição, dentre eles o BAHIANUT - Congresso de Nutrição da Bahia. Foi docente do Curso de Nutrição da UNIJORGE. Foi docente, membro de Colegiado, auxiliar da Coordenação e Coordenador Interino no Curso de Nutrição da União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME. Foi Coordenador dos Cursos de Nutrição e de Gastronomia da Faculdade Regional da Bahia - UNIRB. Foi Docente do Curso de Nutrição da Faculdades Unidas de Feira de Santana - FUFS. Foi Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Nutricionistas 5 Região, como Diretor Secretário e Coordenador da Comissão de Ética. Atualmente é Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ruy Barbosa - Wyden. É também Docente dos Cursos de Pós-Graduação do Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde - IPGS e dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá. Sócio-proprietário da Doçuras da Carola, empresa de produção de bolos e doces.
Informações coletadas do Lattes em 21/10/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Nutrição
2005 - 2007
Universidade Federal da Bahia
Título: Representações sociais sobre trabalho no refeitório, saúde e alimentação saudável de funcionários de uma unidade de alimentação e nutrição de uma indústria da Bahia,Ano de Obtenção: 2007
Orientador: Maria do Carmo Soares de Freitas
Palavras-chave: Servico de Alimentacao; Alimentacao Saudavel; representacoes sociais.
Formação complementar
2003 - 2003
Anatomia e Fisiologia do Healing. (Carga horária: 24h). , Centro de Estudos e Práticas de Energia e Healing, HOLOS, Brasil.
2001 - 2001
Despertando o Self e o Processo de Healing. (Carga horária: 72h). , Centro de Estudos e Práticas de Energia e Healing, HOLOS, Brasil.
2001 - 2001
Novas Dimensões no Crescimento Humano. (Carga horária: 48h). , Centro de Estudos e Práticas de Energia e Healing, HOLOS, Brasil.
1996 - 1996
Alimentação a Luz da Antroposofia. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Medicina Antroposófica Ba, ABMA-BA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Social.
Organização de eventos
PALMEIRA, E. O. . VII BAHIANUT - Congresso de Nutrição da Bahia. 2018. (Congresso).
PALMEIRA, E. O. . Curso de Extensão - Nutrição e Suplementação no Autismo. 2018. (Outro).
PALMEIRA, E. O. . I Encontro Baiano de Nutrição Esportiva. 2017. (Outro).
PALMEIRA, E. O. . Curso de Extensão - Nutrição e Suplementação no Esporte. 2017. (Outro).
PALMEIRA, E. O. . Curso Preparatório para Concursos e Residências. 2017. (Outro).
PALMEIRA, E. O. . VI BAHIANUT - Congresso de Nutrição da Bahia. 2016. (Congresso).
PALMEIRA, E. O. . V BAHIANUT - Congresso de Nutrição da Bahia. 2015. (Congresso).
PALMEIRA, E. O. . IV BAHIANUT - Congresso de Nutrição da Bahia. 2014. (Congresso).
PALMEIRA, E. O. . III BAHIANUT - Congresso de Nutrição da Bahia. 2012. (Congresso).
PALMEIRA, E. O. ; JACOB, P. . Curso de Extensão Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 2011. (Outro).
PALMEIRA, E. O. . II BAHIANUT - Congresso de Nutrição da Bahia. 2010. (Congresso).
PALMEIRA, E. O. . BAHIANUT - Congresso de Nutrição da Bahia. 2009. (Congresso).
PALMEIRA, E. O. ; SOUZA, J. C. . BEM VIVER NUTRIÇÃO 2007. 2007. (Congresso).
PALMEIRA, E. O. . BEM VIVER NUTRICAO 2006. 2006. (Congresso).
PALMEIRA, E. O. . BEM VIVER NUTRICAO 2005. 2005. (Congresso).
PALMEIRA, E. O. . Encontro Regional dos Estudantes de Nutrição. 2003. (Congresso).
PALMEIRA, E. O. . XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição. 2001. (Outro).
Participação em eventos
Aspectos da Qualidade de Vida."Importância da alimentação saudável na melhoria da qualidade de vida". 2009. (Outra).
BAHIANUT - Congresso de Nutrição da Bahia. "Pós-Graduação em Nutrição e o mercado de trabalho". 2009. (Congresso).
III JORNUT - Jornada de Nutrição."Águas da Bahia - Direito Ambiental". 2009. (Encontro).
XV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.Alimentação Saudável e Qualidade de Vida". 2009. (Oficina).
Alimentacao e Cidadania. 2006. (Seminário).
Alimentacao Saudavel do Escolar.Alimentacao Saudavel : E o Nutricionista com isso?. 2006. (Seminário).
CONFERENCIA DE ERGOLOGIA. 2006. (Outra).
I Encontro dos Cursos de Nutricao da Bahia.Reuniao dos Estudantes de Nutricao. 2006. (Encontro).
XIX CONBRAN - Congresso Brasileiro de Nutricao. 2006. (Congresso).
I Encontro Baiano de Entidades de Nutrição. 2005. (Encontro).
I Fórum de Nutricionistas da Rede Hospitalar da Bahia. 2005. (Outra).
II EPO - Trabalho e Qualidade de Vida no mundo em transformação: os desafios para a gestão de pessoas.. 2005. (Encontro).
IV Jornada Internacional e II Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2005. (Outra).
Oficina de Trabalho: A Ergologia e as Perspectivas sobre o Estudo do Trabalho na Bahia. 2005. (Oficina).
Seminário de Ergologia e Saúde do Trabalhador. 2005. (Seminário).
Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição. 2004. (Encontro).
Fórum Alimentos Transgênicos: Avanço Tecnológico ou Nova Dependência Econômica?. 2004. (Outra).
XII Encontro de Profissionais de Nutrição. 2004. (Encontro).
XVIII CONBRAN - Congresso Brasileiro de Nutrição. 2004. (Congresso).
Conferência Estadual de Saúde da Bahia. 2003. (Outra).
Conferência Municipal de Saúde de Salvador. 2003. (Outra).
Conferência Nacional de Saúde. 2003. (Outra).
Seminário Os estudantes da área de saúde e o SUS. 2003. (Seminário).
Seminário para Construção do Pólo de Educação Permanente em Saúde. 2003. (Seminário).
XVII CONBRAN - Congresso Brasileiro de Nutrição. 2002. (Congresso).
XVI CONBRAN - Congresso Brasileiro de Nutrição. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
PALMEIRA, E. O.. ?Minerais que atuam no controle da diabetes mellitus tipo 2: um enfoque sobre o papel do cobre, cromo, magnésio, selênio e o zinco?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura.
AGATTE, V.;PALMEIRA, E. O.. "Perfil das merendeiras de Lauro de Freitas-Ba". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura.
PALMEIRA, E. O.. "Consumo de suplementos protéicos entre praticantes de musculação das academias de Salvador-Ba". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura.
PALMEIRA, E. O.. ?Influências e benefícios do treinamento na percepção dos manipuladores de alimentos, nutricionistas e proprietários de UAN´s em Salvador?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura.
PALMEIRA, E. O.. ?A educação nutricional nas práticas alimentares de alunos em uma Escola Municipal de Lauro de Freitas ? Ba?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura.
PALMEIRA, E. O.. ?A Relação entre o consumo excessivo de carne caprina e o desenvolvimento de Cálculo Renal?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura.
PALMEIRA, E. O.. Concurso para Magistério Superior do Curso de Nutrição do IMS/CAT/UFBA. 2008. Universidade Federal da Bahia.
Orientou
?Nutrição e Atividade Física na Terceira Idade?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura; Orientador: Emerson Ornelas Palmeira;
?Teor de Vitamina C em polpa de frutas exposta ao consumo em Salvador?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura; Orientador: Emerson Ornelas Palmeira;
?Utilização dos recursos do Programa Bolsa Família pela população do município de Itapebí no estado da Bahia?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura; Orientador: Emerson Ornelas Palmeira;
?Pesquisa de ocorrência e caracterização de publicações sobre Home Care em revistas de Nutrição nacionais; ?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura; Orientador: Emerson Ornelas Palmeira;
Riccio; ?Alcance das metas do Programa Nacional de Suplementação de vitamina A: fatores interferentes e resultados obtidos em municípios do Estado da Bahia?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura; Orientador: Emerson Ornelas Palmeira;
?Segurança Alimentar e Nutricional e atuação profissional do nutricionista?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura; Orientador: Emerson Ornelas Palmeira;
?Seleção de Beneficiários para uma Ação Alimentar em um bairro de Salvador?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura; Orientador: Emerson Ornelas Palmeira;
?Diagnóstico Nutricional segundo o IMC de pacientes hipertensos atendidos em uma Unidade de Saúde de Salvador?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - União Metropolitana de Educação e Cultura; Orientador: Emerson Ornelas Palmeira;
Produções bibliográficas
-
SOUZA, L. B. L. ; PALMEIRA, M. E. ; PALMEIRA, E. O. . EFICÁCIA DO USO DE WHEY PROTEIN ASSOCIADO AO EXERCÍCIO, COMPARADA A OUTRAS FONTES PROTEICAS SOBRE A MASSA MUSCULAR DE INDIVÍDUOS JOVENS E SAUDÁVEIS. RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva , v. 9, p. 607-613, 2015.
-
PALMEIRA, E. O. . Representações sociais da alimentação por funcionários em uma Unidade de Alimentação e Nutrição em uma indústria da Bahia. In: Maria do Carmo Soares de Freitas, Gardênia Abreu Vieira Fontes e Nilce de Oliveira (Org.). (Org.). Escritas e Narrativas sobre Alimentação e Cultura. Salvador: EDUFBA, 2008, v. , p. -.
-
PALMEIRA, E. O. ; Pereira, M. . Assessment of Food and Nutrition Security at the Municipal Level: Development and Application of a Website for Local Policymakers in Bahia, Brazil. In: II World Congress os Public Health Nutrition, 2010, Porto. Abstracts of the II World Congress os Public Health Nutrition, 2010.
-
PALMEIRA, E. O. ; Araújo, M. P. N. . Revendo Princípios e Conceitos no Trabalho em uma U.A.N.. In: I Congresso Baiano de Nutrição, 2005, Salvador. Anais do I Congresso Baiano de Nutrição, 2005.
Projetos de pesquisa
-
2005 - 2007
Avaliacao de Unidade de Alimentacao e Nutricao sob a Perspectiva da Alimentacao Saudavel - Co-Autor, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Emerson Ornelas Palmeira - Integrante / Maria da Purificação Nazaré Araújo - Integrante / Sandra Chaves - Coordenador / Jamacy Costa Souza - Integrante / Ingrid Fidellis - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
Projetos de desenvolvimento
-
2005 - 2010
Avaliação da Segurança Alimentar e Nutricional em Âmbito Municipal no Estado da Bahia: Aplicação, Avaliação e Reajustes em um Protocolo de Indicadores AVSAN Bahia, Descrição: Construção de um protocolo de indicadores para avaliação de SAN em municípios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Emerson Ornelas Palmeira - Integrante / Sandra Chaves - Coordenador / Marlus Pereira - Integrante / Valquíria Agatte - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2010
Avaliação da Segurança Alimentar e Nutricional em Âmbito Municipal no Estado da Bahia: Aplicação, Avaliação e Reajustes em um Protocolo de Indicadores ? AVSAN ? Bahia, Descrição: Construção de um protocolo de indicadores para avaliação de SAN em municípios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Emerson Ornelas Palmeira - Integrante / Sandra Chaves - Coordenador / Marlus Pereira - Integrante / Valquíria Agatte - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2010
Avaliação da Segurança Alimentar e Nutricional em Âmbito Municipal no Estado da Bahia: Aplicação, Avaliação e Reajustes em um Protocolo de Indicadores ? AVSAN ? Bahia, Descrição: Construção de um protocolo de indicadores para avaliação de SAN em municípios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Emerson Ornelas Palmeira - Integrante / Sandra Chaves - Coordenador / Marlus Pereira - Integrante / Valquíria Agatte - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2010
Avaliação da Segurança Alimentar e Nutricional em Âmbito Municipal no Estado da Bahia: Aplicação, Avaliação e Reajustes em um Protocolo de Indicadores ? AVSAN ? Bahia, Descrição: Construção de um protocolo de indicadores para avaliação de SAN em municípios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Emerson Ornelas Palmeira - Integrante / Sandra Chaves - Coordenador / Marlus Pereira - Integrante / Valquíria Agatte - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2012
Patrono da Turma, UNIME - Turma 2012.2 Curso de Nutrição.
2011
Amigo da Turma, UNIME Turma de 2011.2 - Curso de Nutrição.
2010
Professor Homenageado, UNIME - Turma de 2010.2 - Curso de Nutrição.
2005
Classificação em Quinto Lugar de Trabalho Apresentado em Pôster, I COBAN - Congresso Baiano de Nutrição - ANBA.
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - Atual
Bahianut Eventos CientíficosVínculo: Coordenador Geral, Enquadramento Funcional: Não se aplica, Carga horária: 20
2012 - Atual
Instituto de Ensino, Pesquisa e Gestão em SaúdeVínculo: Docente Convidado, Enquadramento Funcional: Docente convidado, Carga horária: 16
Outras informações:
Ministrar aulas nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu aos finais de semana. Disciplinas: Metodologia da Pesquisa - Elaboração de Projetos e Artigos Empreendedorismo e Marketing em Nutrição Epidemiologia e Bioética na Nutrição Orientação de TCC Banca de Avaliação de TCC
2016 - Atual
Universidade Estácio de SáVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor de Cursos de Pós Graduação Lato Sensu, com aulas aos finais de semana. Ministrando as seguintes disciplinas: Metodologia da Pesquisa - Elaboração de Projetos Políticas Públicas em Nutrição Administração de UANs com Ênfase em Gestão Empreendedorismo e Marketing em Nutrição. Orientação e Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Curso
2017 - Atual
Faculdade Ruy BarbosaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrando as seguintes disciplinas em 2017.2 Epidemiologia Trabalho de Conclusão de Curso 1 Bioética e Ética Profissional em Nutrição Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso Ministrando as seguintes disciplinas em 2018.1 Bioética e Ética Profissional em Nutrição Fundamentos da Saúde Humana Custos em Nutrição Nutrição e Gastronomia Saúde Coletiva Nutrição e Marketing Ministrando as seguintes disciplinas em 2018.2 Bioética e Ética Profissional em Nutrição Saúde Coletiva
2005 - 2011
União Metropolitana de Educação e CulturaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
11/2006
Extensão universitária , Curso de Nutrição, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Avaliacao Nutricional e Educacao Alimentar.
-
08/2005
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais e Econômicas, Metodologia Científica II, Metodologia Cientifica I
-
05/2010 - 08/2010
Direção e administração, Faculdade Unime de Ciências Agrárias e da Saúde, Faculdade Unime de Ciências Agrárias e da Saúde.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
2012 - 2013
Faculdade Regional da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente e Coordenador de Curso, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuando na função de Coordenador dos Cursos de Nutrição e de Gastronomia. Supervisor de Estágio Curricular em Gastronomia. Ministrou a disciplina Desenvolvimento de Projetos em Gastronomia, no Curso de Gastronomia e a disciplina Saúde Coletiva, no Curso de Nutrição.
2005 - 2010
Universidade Federal da BahiaVínculo: Pesquisador Voluntario, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário
Outras informações:
Co-autor do projeto de pesquisa "Avaliacao de Unidade de Alimentacao e Nutricao na Perspectiva da Alimentacao Saudavel" Pesquisador Voluntário no projeto "Avaliação da Segurança Alimentar e Nutricional em Âmbito Municipal no Estado da Bahia: Aplicação, Avaliação e Reajustes em um Protocolo de Indicadores" ? AVSAN ? Bahia
2007 - 2008
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Nível I, Carga horária: 7
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Emerson Ornelas PAlmeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?