Sandra Denise de Moura Sperotto
Mestre em Saúde Pública Baseada em Evidências no Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas. Graduada e com Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul com Especialização em Saúde Pública/UNIJUÍ e Administração Hospitalar/PUC/RS. Pós graduada em MBA em Gestão de Planos de Saúde. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, atuando principalmente nos seguintes áreas: atenção primária à saúde, saúde da criança, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde mental, atenção em DST/AIDS. Experiência em gestão estadual e municipal, gestão de serviços em planos de saúde e organização de sistemas de saúde. Experiência na Organização das Redes de Atenção à Saúde através da Planificação.
Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Saúde Pública Baseado em Evidências
2008 - 2010
Universidade Federal de Pelotas
Título: Diagnóstico Tardio e Início do Tratamento Oportuno de HIV/AIDS na População do Rio Grande do Sul, Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Maria Cecília Assunção
Palavras-chave: DST/AIDS; epidemiologia.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.
Especialização em MBA em Gestão de Planos de Saúde
2011 - 2012
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Título: A Organização de Redes de Atenção à Saúde é estratégia viável para a qualificação da atenção à saúde dos beneficiários de operadoras de saúde?
Orientador: Alba Valeria Eira Fleury
Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Saúde Pública
1995 - 1996
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Título: Que municipalização é essa? Um estudo da autonomia dos municípios na Gestão Semi-plena no Rio Grande do Sul
Orientador: Maria Ceci Misoczky
Especialização em Administração Hospitalar
1988 - 1988
Graduação em Enfermagem e Obsterícia
1981 - 1985
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Graduação em Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia
1981 - 1985
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Formação complementar
2008 - 2008
Epidemiologia Básica. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2008 - 2008
Estatística Básica. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2008 - 2008
Avaliação de Tecnologias em Saúde. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2008 - 2008
Planejamento e Políticas de Saúde. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2006 - 2007
Saude Mental - Uso abusivo de álcool e outras drog. (Carga horária: 90h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Extensão Universitária:Curso de Atenção Primária. (Carga horária: 160h). , University of Toronto, U.T.,, UT, Canadá.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Atenção Primária à Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Materno Infantil.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: DST/HIV/Aids.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Organização de eventos
SPEROTTO ; Mattos, E. F. ; Maria Cristina Orlandini ; Loureiro, R. P. ; Emerson Monteiro ; Doris Rerin . Macrorregional Sul: Atenção Integral em HIV/aids: Repensando Estratégias de Organização em Rede. 2007. (Outro).
CES/RS ; SPEROTTO . II Conferência Estaudual de Saúde Bucal. 2004. (Outro).
SPEROTTO ; BERGMANN, Arita Gilda Hüber ; ALMEIDA, Leila Maria . 1 Seminário Internacional de Medicamentos Fitoterápicos. 2002. (Outro).
Martins, Fernando Antonio Junior ; ARAUJO, A. B. ; Ferla, Alcindo ; SPEROTTO . 3ª Conferência Estadual de Saúde. 2000. (Outro).
Participação em eventos
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS (PREVINE 2014. 2014. (Congresso).
IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família.A. 2014. (Outra).
Mostra Regional de Saúde da Família - Macro Metropolitana.O desafio da organização do Sistema de Saúde tendo a Atenção Básica como eixo estruturante e ordenadora do cuidado. 2014. (Outra).
XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. 2014. (Congresso).
Encontro de Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde. 2013. (Encontro).
II Seminário Modelos de Cuidados das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde. 2012. (Seminário).
Pesquisa sobre Integralidade da Rede de Governo Colaborativo em Saúde e Interfaces com o Grupo de Trabalho das Entidades de Enfermagem do Ministério da Saúde. 2012. (Oficina).
11 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 4 Encontro Luso brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. 2011. (Congresso).
Encontro Nacional - Avaliação e Qualidade na Atenção Primária em, Saúde: o AMQ e a EStratégia da Famíla nos Grandes Centros Urbanos. 2010. (Encontro).
I Oficina de Planificação de Redes de Atenção Primária à Saúde do SUSUS no PR. 2009. (Oficina).
Formação de Redes para o Atendimento ao Egresso do Sistema Penitenciário.Formação de Redes em Saúde. 2008. (Oficina).
Macrorregional de vigilância epidemiológica - Regiões Sul e Sudeste. 2008. (Encontro).
VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. Ampliação do Acesso Diagnóstico do HIV na rede SUS: Avanços e Desafios. 2008. (Congresso).
XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2008. (Congresso).
Encontro dos Coordenadores Estaduais de Atenção Básica e II Câmara Técnica de Atenção Primária em Saúde. 2007. (Encontro).
I Encontro de Educação Permanente: os Desafios e Possibilidades de Educação Permanente junto às Equipes e Gestores do Subsistema de Saúde Indígena.A responsabilidade de Gestão das Três Esferas de Governo no subsistema de Saúde Indígena. 2007. (Encontro).
II Fórum Estadual de Planejamento Familiar.Planejamento Familiar. 2007. (Outra).
III Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. 2007. (Outra).
IIIEncontro Serrano de HIV/AIDS.Que rede necessitamos para o enfrentamento da epidemia de HIV/AIDS?. 2007. (Encontro).
I Seminário Estadual de Avaliação na Atenção Básica em Saúde.Institucionalização do Monitoramento e Avaliação na Secretaria da saúde do RS. 2007. (Seminário).
AIDS sem Fronteiras: Avançõs e Desafios.O Papel do Gestor Estadual na Integração da Atenção as DST/AIDS. 2006. (Oficina).
Capacitação para Conselheiros Tutelares - Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS.O conselho tutelar e o Direito a Saúde. 2006. (Oficina).
Capacitação sobre o Treinamento da lipodistrofia facial em pacientes portadores de HIV/Aids com polimetilmetacrilato. 2006. (Oficina).
I Encontro Estadual do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS.O Papel dos Gestores na Política de Saúde Mental. 2006. (Encontro).
II Encontro Binacional Santana do Livramento-Rivera , Aids sem Fronteiras: Avanços e Desafios.Aids sem Fronteiras:avanços e desafios. 2006. (Oficina).
I Seminário de Controle Social em HIV/DST/Aids.Resposta Governamental e Resposta Social. 2006. (Seminário).
IV Encontro Estadual de Enfrentamento a violência Sexual Infanto-Juvenil. 2006. (Encontro).
Macrorregional Sul 2006 em DST/HIV/Aids. 2006. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de prevenção das DST e Aids. 2006. (Congresso).
Capacitação em álcool, drogas e depressão.Organização da Atenção à Saúde. 2005. (Oficina).
Capacitação em alcool, Drogas e Depressão para os Centros de Atenção Cuca Legal.Organização da Atenção à Saúde. 2005. (Oficina).
I Encontro Estadual de Saúde Mental e Atenção Básica.Interface Saúde Mental e Atenção Básica. 2005. (Encontro).
I Fórum Social Mundial e IV Fórum Internacional de Defesa da Saúde dos Povos. 2005. (Outra).
Oficina Macrorregional - Sistema de Planejamento do SUS - Bases para a organização e funcionamenjto.O CONASS e planejamento em Saúde. 2005. (Oficina).
Seminário Internacional de Atenção Primária em Grandes Centros Urbanos. 2005. (Seminário).
VII Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - RS.Painel : Um ano do Estatuto do Idoso. 2005. (Encontro).
I Conferência Nacional de Política para Mulheres:. 2004. (Outra).
II Conferência Estadual de Saúde Bucal.Conferência de Saúde Bucal. 2004. (Outra).
II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família. 2004. (Outra).
I Mostra Regional de Saúde da Família.Mostra Regional de Saúde da Família. 2004. (Outra).
Seminário Nacional de Saúde da População Negra. 2004. (Seminário).
1 Encontro Prefeitura + Saúde.Fontes de Financiamento do SUS. 2003. (Encontro).
2ª conferência Regional de Saúde de Pelotas.Conferência Regional de Saúde. 2003. (Outra).
4ª Conferência Estadual de Saúde. 2003. (Outra).
II Conferência Regional de Saúde da 5ª CRS.5ª Conferência Regional de Saúde. 2003. (Outra).
IV Congresso Sulbrasileiro de Geriatria e Gerontologia. Painel de Experiências Significativas no Atendimento de Saúde do Idoso. 2003. (Congresso).
IV Congresso Sulbrasileiro de Geriatria e Gerontologia. Congresso Sulbrasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2003. (Congresso).
UNISAÚDE 2003: Congresso: Inovando a gestão em busca de resultados. Inovando a Gestão em Busca de Resultados. 2003. (Congresso).
XIX Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde. 2003. (Seminário).
XV Seminário de Municipalização da Saúde.Seminário de Municipalização da Saúde. 2003. (Seminário).
Capacitação de Técnicos para a Elaboração do plano de Aplicação de Metas/Fundo a Fundo.Legislação do SUS. 2002. (Oficina).
Capacitação de técnicos para elaboração do Plano de Aplicação de Metas- DST/AIDS. 2002. (Oficina).
Encontro de Gestores da Região Sul e I Encontro de municípios de Fronteira do Brasil.Encontro de Gestores da Região Sul. 2002. (Encontro).
Projeto de Educação Permanente em Hipertensão Arterial e Diabes Mellitus. 2002. (Oficina).
Refletindo os Processos Educativos Relacionados às DST/AIDS no RS.Oficina Estadual de Capacitação Pedagógica -. 2002. (Oficina).
Seminário Regional Sobre a NOAS.NOAS: Avanço ou Retrocesso?. 2002. (Seminário).
XIV Seminário de Nunicipalização da Saúde.Relatório de Gestão/Prestação de Contas. 2002. (Seminário).
Oficina de Capacitação Pedagógica em DST/AIDS.Oficina de Capacitação Pedagógica em DST/AIDS. 2001. (Oficina).
11ª Conferência Nacional de Saúde. 2000. (Outra).
3ª Conferência Estadual de Saúde.Conferência Estadual de Saúde. 2000. (Outra).
I Seminário Estadual para Organização dos Sistemas de Atençãoem DST/AIDS e XII Seminário de Municipalização da Saúde.Seminário Estadual para Organização dos Sistemas de Atenção em DST/AIDS. 2000. (Seminário).
XVI Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. XVI Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. 2000. (Congresso).
1ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família. 1999. (Outra).
XV Congresso Nacional dE secretários Municipais de Saúde. XV Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. 1999. (Congresso).
I Fórum Brasileiro de municípios Saudáveis. I Fórum Brasileiro de Municípios Saúdáveis. 1998. (Congresso).
Participação em bancas
Andreia Rosane de Moura ValimSPEROTTO. Atenção Farmacêutica a Pacientes Portadores de Doenças Virais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
Produções bibliográficas
-
Jose Roberto Barreto Saraiva ; Eleonora G. Walcher ; Erico Faustini ; Fulvia Helena C. Schuster ; SPEROTTO ; Werner Ervino Fetzner . Inverno Gaúcho 2005 - uma estratégia para a redução da morbimortalidade por doenças respiratórias. Divulgação em Saúde para Debate , v. 36, p. 18-20, 2006.
-
SPEROTTO . Saúde: Coletânea Gestão Pública Municipal. 1ª. ed. Brasília: Confederação Nacional de Municípios, 2004. v. 5.500. 131p .
-
BERGMANN, Arita Gilda Hüber ; SPEROTTO ; ALMEIDA, Leila Maria . SUS Municipal 2001. 1ª. ed. Porto Alegre: FAMURS, 2001. v. 1.500. 83p .
-
RINALDI, Lourdes Beatris ; DEGRANDI, Maria Lúcia ; CALLAI, Rejane Luisa Richter ; SPEROTTO . Qual a Autonomia Municipal na Gestão da Saúde. 1ª. ed. Porto Alegre: DACASA Editora, 1997. v. 1500. 88p .
-
BERGMANN, Arita Gilda Hüber ; SPEROTTO . Saúde. In: Luiz Pompeu Caslello Costa; Sergio Luiz Perotto. (Org.). Guia do Administrador Municipal. 1ªed.Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001, v. 01, p. 357-406.
-
Loureiro, R. P. ; Mattos, E. F. ; Maria Cristina Orlandini ; SPEROTTO . Epidemia da Aids no Estado do Rio Grande do Sul - Entrando na Terceira Década ... e na Terceira Idade?. In: VI Congresso DA SBDST e II Congresso Brasileiro de Aids, 2006, Santos/SP. Anais da SBDST, 2006.
-
Loureiro, R. P. ; Batista, C. ; Maria Cristina Orlandini ; Moreira, M. A. ; Rosa, R. S. ; SPEROTTO ; Marcio Moreira . Aids no Rio Grande do Sul- Desafios da Terceira Década. In: VI Congresso Brasileiro das DST/AIDS, 2006, Belo Horizonte. Programa Nacional de Aids, 2006.
-
SPEROTTO . Santo Augusto: Saúde com Qualidade de Vida. In: 1ª Mostra Nacional de produção em Saúde da Família, 1999, Brasília. Livro de Resumos:v1ª Mostra Nacional de produção em Saúde da Família, 1999. v. 1. p. 114-114.
-
SPEROTTO ; DEGRANDI, Maria Lucia ; CALLAI, Rejane Luisa Richter . Qual a autonomia municipal na saúde?. In: II Encontro de enfermagem de Saúde Pública do DSC-GHC, 1997, Porto Alegre, 1997.
-
RINALDI, Lourdes Beatriz ; DEGRANDI, Maria Lucia ; CALLAI, Rejane Luisa Richter ; SPEROTTO . Que Municipalização é Essa? Um Estudo da Autonomia dos Municípios em Gestão Semi-plena no Estado do Rio Grande do Sul. In: I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Seminário de Iniciação Científica, 1997, Ijuí. I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Seminário de Iniciação Científica. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1997. v. 01. p. 90-90.
-
SPEROTTO, S. D. M. ; Sandra Denise de Moura . O desafio da organização do Sistema de Saúde tendo a Atenção Básica como eixo estruturante e ordenadora do cuidado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
WASEM, Lisiane ; Sandra Denise de Moura . ?Guias de encaminhamento: o instrumento para redução das ações judiciais na saúde?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
WASEM, Lisiane ; SPEROTTO . Regulação: o desafio presente no ajuste dos fluxos e processos de trabalho para organização do Sistema de Saúde?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
WASEM, Lisiane ; SPEROTTO . Regulação: o desafio presente no ajuste dos fluxos e processos de trabalho para organização do Sistema de Saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINI, Patricia ; SPEROTTO . Gestão compartilhada: importância do apoio dos órgãos de classe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREA, Michele ; MARTINI, Patricia ; SPEROTTO . Acolhe Viamão: O futuro se faz com humanização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Loureiro, R. P. ; Mattos, E. F. ; SPEROTTO ; Batista, C. ; Moreira, M. A. . Epidemia de Aids no Rio Grande do Sul - Entrando na Terceira Década.. e na Terceira Idade?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Jose Roberto Barreto Saraiva ; Erico Faustini ; Eleonora G. Walcher ; Fulvia Helena C. Schuster ; Werner Ervino Fetzner ; SPEROTTO ; LIMA, C. A. U. ; Maria Natalia Gomes de Mello ; Maria Lúcia Meneghetti Pires ; Marly Lima de Oliveira . Operação Inverno Gaúcho. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Loureiro, R. P. ; SPEROTTO ; Batista, C. ; Marcio Moreira ; Maria Cristina Orlandini ; Emerson Monteiro ; Doris Rerin ; Luiz Antonio Gonçalves . Aids no Rio Grande do Sul - Desafios da Terceira Década. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TERRA, O. G. ; SPEROTTO ; Souza, D. S. ; Farias, E. R. . O incentivo financeiro estadual para a estratégia do Saúde da Família no Rio Grande do Sul, 2003. Porto Alegre 2004 (artigo).
Outras produções
Sandra Denise de Moura . Financiamento do Sistema de Saúde. 2014.
Sandra Denise de Moura . Linha de Cuidado na Perspectiva de Redes de Atenção à Saúde. 2014.
Sandra Denise de Moura . Política Nacional de Atenção Básica e Pacto do SUS. 2009.
SPEROTTO . Planejamento em Saúde: Experiência no Estado e em Municípios do Rio Grande do Sul. 2009.
SPEROTTO . Especialização em Gestão da Saúde - UAB. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SPEROTTO . Curso de Atualização em Atenção Básica em Saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SPEROTTO . ?O Pacto pela Saúde ? Portaria 399/2006, do Ministério da Saúde?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SPEROTTO . Relatório de Gestão Municipal. 2009. .
SPEROTTO . Fundo de Saúde e Gestão na Saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SPEROTTO . Atenção Primária em Saúde e Política Nacional de Atenção Básica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SPEROTTO . Curso de Atualização em Atenção Básica em Saúde. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SPEROTTO . Políticas Públicas de Saúde. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Rosa, R. S. ; SPEROTTO ; Marly Lima de Oliveira . Curso de Capacitação em Gestão de Recursos Financeiros para Gestores e Técnicos de Saúde. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Rosa, R. S. ; SPEROTTO ; Marly Lima de Oliveira . Curso de Capacitação em Gestão de Recursos Financeiros para Gestores e Técnicos de Saúde. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2016
Prefeitura Municipal de ViamãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Saúde de Viamão, Carga horária: 40
Outras informações:
Gestora Municipal de Saúde do Município de Viamão, que possui 241.000 habitantes, sendo o 7 município do Estado do RS por critério populacional.
2013 - Atual
Conselho Nacional de Secretários de EstadoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultora
Outras informações:
Consultora Técnica para o desenvolvimento de redes de atenção à saúde e planificação da Atenção Primária à Saúde
2012 - 2012
Conselho Nacional de Secretários de EstadoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora Técnica
Outras informações:
Consultora técnica para a implantação da Planificação da Atenção Primária à Saúde, desenvolvendo capacitação para gestores e técnicos estaduais e municipais em vários estados brasileiros nos seguintes temas: Redes de Atenção à Saúde, Atenção Primária à Saúde, Territorialização, Vigilância à Saúde, Organização dos Processos de Trabalho em Saúde, Organização da Atenção Primária à Saúde na Unidade Básica de Saúde, Abordagem Familiar e Prontuário da Família, Organização da Atenção Farmacêutica, Sistemas de Informação e Análise da Situação de Saúde, Os Sistemas de Apoio Diagnóstico, Sistemas Logísticos e Monitoramento Contratualização das equipes da Atenção Primária à Saúde.,
2009 - 2010
Conselho Nacional de Secretários de EstadoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultora técnica
Outras informações:
Assessorar as Secretarias de Estado da Saúde através da integração das ações e serviços de saúde, o fortalecimento da atenção primária à saúde e conseqüente implantação das redes de atenção à saúde. Capacitar as equipes estaduais para a adequação e reprodução loco - regional das oficinas de Redes de Atenção à Saúde e de Planificação da Atenção Primária à Saúde.
2011 - 2012
Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do BrasilVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Divisão de Atenção à Saúde, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenação dos serviços próprios da CASSI existentes no Rio Grande do Sul com ênfase em Atenção Primária à Saúde, através da Estratégia de Saúde da Família.
Atribuições: elaboração e supervisão do planejamento anual, monitoramento das ações desenvolvidas pelas Equipes de Saúde da Família; acompanhamento de programas como atenção domiciliar, assistência farmacêutica, telemonitramento entre outros. Acompanhamento da organização da estrutura física, operacional e documental das CliniCASSIs do Rio Grande do Sul.
Acompanhamento dos indicadores de saúde para a qualificação dos resultados sanitários e econômicos da população assistida.
Apoio a Gestão Geral da Unidade.
2010 - 2010
Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Diretora de Departamento, Carga horária: 40
Outras informações:
A Direção Departamento de Ações em Saúde coordena as seguintes áreas Técnicas: Saúde da Criança e Adolelescente, Saúde da Mulher, Saúde do Homem Saúde do Idoso, Saúde do Índio, DST/AIDS, Saúde Mental, Saúde Bucal, Atenção Primária à Saúde/ESF, PROSAN/Programa de Saneamento Comunitário, Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica e Nucleo de Informações em Saúde.
As atividades desenvolvidas estão relacionadas a coordenação da equipe multiprofissional que atuam nas diversas políticas de saúde.
2003 - 2008
Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Diretora de Departamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
O Departamento de Ações em Saúde coordena as seguintes áreas Técnicas /Seções: Saúde da Criança e Adolelescente, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde do Índio, DST/AIDS, Saúde Mental, Saúde Bucal, Dermatologia Sanitária, Pneumologia Sanitária, PACS/PSF, Agravos Crônico Degenerativos, PROSAN/Programa de Saneamento Comunitário, Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica e Nucleo de Informações em Saúde.
Atividades
-
12/2005 - 02/2008
Direção e administração, Seção de Controle de DST/HIV/Aids.,Cargo ou função, Chefia da Seção.
-
12/2003 - 02/2008
Direção e administração, Departamento de Ações Em Saúde.,Cargo ou função, Gerente Master e Gerente Master Substituta de Termo de Cooperação com a Unesco em DST/HIV/AIDS.
-
06/2003 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.,Cargo ou função, Representante da SES/RS no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
-
03/2003 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fepam.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Administração da FEPAM.
-
01/2003 - 02/2008
Direção e administração, Departamento de Ações Em Saúde.,Cargo ou função, Diretora do Departamento de Ações em Saúde.
-
01/2003 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual de Saúde.,Cargo ou função, Membro do Conselho Estadual de Saúde.
-
01/2003 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Intergestores Bipartite.,Cargo ou função, Representante da SES/RS na CIB/RS.
-
10/2003 - 10/2007
Direção e administração, Departamento de Ações Em Saúde.,Cargo ou função, Gerente Master e Gerente Master Substituta de Termo de Cooperação com UNESCO em Atenção Básica.
-
01/2006 - 01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, conselho Nacional de Gestores em DST/HIV/Aids.,Cargo ou função, Representante da Região Sul na COGE do Programa Nacional de DST/HIV/AIDS - Brasília.
-
06/2005 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Saúde Pública.,Cargo ou função, Comissão Científica do Fórum Gaúcho de Saúde Coletiva.
2010 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista da FNDE, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutoria de Curso de Especialização em Gestão da Saúde em Ensino a Distância, orientando e apoiando os alunos em todas as disciplinas do curso.
2009 - 2010
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e CulturaVínculo: consultora técnica, Enquadramento Funcional: consultora técnica-redução mortalidade inf.
Outras informações:
Capacitação e acompanhamento técnico a 12 (doze)municípios participantes do Programa de Prevenção da Violência, objetivando a redução dos índices de mortalidade infantil.
2008 - 2009
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e CulturaVínculo: consutora técnica, Enquadramento Funcional: consultora técnica- redução do CMI
Outras informações:
Consultoria técnica para área mateno-infantil pelo Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna da Secretaria Estadual de Saúde/RS. Área de atuação: diagnóstico situacional e avaliação epidemiológica dos nascidos vivos, óbitos infantis e maternos.
2008 - 2008
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e CulturaVínculo: consultora técnica, Enquadramento Funcional: consultora técnica Programa de HIV/Aids
Outras informações:
Desenvolver instrumentos para monitoramento e avaliação dos serviços de saúde dos municípios com descentralização de ações de enfrentamento a epidemia da AIDS no RS; Avaliar as resoluções da CIB/RS referente a Rede Laboratorial Diagnóstica e de Monitoramento Terapêutico da Infecção pelo HIV no âmbito do Estado.
2011 - 2011
Centro Educacional São Camilo/SulVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora da disciplina de Saúde da Mulher
Outras informações:
Professora da disciplina de Saúde da Mulher no Curso de Especialização de Saúde da Familia.
2001 - 2001
Prefeitura Municipal de Santo AugustoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: enfermeira, Carga horária: 40
1997 - 2000
Prefeitura Municipal de Santo AugustoVínculo: Função Gratificada, Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gestão municipal de saúde e meio ambiente envolvendo: coordenação, planejamento e organização do SUS e de meio ambiente do município de Santo Augusto, além da coordenação da equipe de trabalhadores de saúde. Participação em instâncias de contrele social, Conselho Municipal de Saúde e representação do conjunto de municípios na Comissão Intergestores Bipartite do RS.
1994 - 1996
Prefeitura Municipal de Santo AugustoVínculo: Função Gratificada, Enquadramento Funcional: Diretora da Divisão de Saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Mudança de vínculo por concurso público. Organização e planejamento do serviço municipal de saúde, elaboração de planos municipais de saúde, projetos e relatórios de gestão. Coordenação da equipe de saúde pública municipal, capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, equipes municipais de enfermagem. organização e coordenação de grupos de demanda referenciada, a saber: hipertensos, diabéticos, planejamento familiar gestantes, etc.
1992 - 1994
Prefeitura Municipal de Santo AugustoVínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Diretora da Divisão de Saúde, Carga horária: 40
Outras informações:
Organização e planejamento do serviço municipal de saúde, elaboração de planos municipais de saúde, projetos e relatórios de gestão. Coordenação da equipe de saúde pública municipal, capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, equipes municipais de enfermagem. Organização e coordenação de grupos de demanda referenciada, a saber: hipertensos, diabéticos, planejamento familiar gestantes, etc.
Atividades
-
01/2001 - 05/2001
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, Cais.,Serviço realizado, Serviços de enfermagem em saúde pública.
-
05/1997 - 05/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde.,Cargo ou função, Tesoureira da ASSEDISA.
-
01/1997 - 12/2000
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente.,Cargo ou função, Secretária Municipal de Saúde.
-
01/1993 - 12/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Saúde de Santo Augusto.,Cargo ou função, Representante do gestor municipal no CMS.
-
05/1994 - 06/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.,Cargo ou função, Presidente do CMDCA.
-
01/1993 - 12/1996
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente.,Cargo ou função, Diretora da Divisão de Saúde.
2001 - 2002
Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do EstadoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor colaborador horista N1 Especialista, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora da disciplina Políticas de Saúde enfocando o conhecimento da política de assistência farmacêutica no contexto das políticas públicas de saúde e o papel do profissional farmacêutico na equipe de saúde.
2000 - 2001
Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do EstadoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor colaborador horista N1 Especialista, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora da disciplina de Saúde Coletiva II, desenvolvendo conteúdos referentes a gestão e administração em saúde pública.
Atividades
-
08/2001 - 03/2002
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas de Saúde
-
09/2000 - 03/2001
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva II
2001 - 2002
Associação de Secretários e Dirigentes Municipais de SaúdeVínculo: consultora técnica, Enquadramento Funcional: consultora técnica, Carga horária: 20
Outras informações:
Cededência do Município de Santo Augusto para a ASSEDISA.
Consultoria técnica à ASSEDISA em políticas públicas e gestão municipal. Organização e participação em eventos: Seminários, reuniões técnicas e congressos envolvendo os 496 municípios do RS.
Representação da entidade em reuniões técnicas junto aos municípios, SES/RS e no Ministério da Saúde.
Atividades
-
06/2001 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Assedisa.,Cargo ou função, Consultora técnica.
1985 - 1992
Sociedade Hospitalar Bom PastorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Chefe, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenação do serviço de enfermagem da SHBP, organização, supervisão e capacitação da equipe de enfermagem, realização de atendimentos nas clínicas médica, pediatrica, gineco-obstétrica, cirurgica e pronto-atendimento. Organização da Comissão de controle de Infecção Hospitalar e estruturação do Banco de Sangue. Assessoria a direção do Hospital na mudança de razão social de instituição privada para instituição sem fins lucrativos e demais processos administrativos.
Participação na organização e secretária da Comissão Interinstitucional de Saúde do Município de Santo Augusto.
Participação na organização do 1 Plano Municipal de Saúde para adesão ao SUDS.
Atividades
-
06/1985 - 12/1992
Direção e administração, Serviço de Enfermagem.,Cargo ou função, Chefe do serviço de enfermagem.
2001 - 2003
Sperotto e Moura Assessoria e ServiçosVínculo: Sócia-proprietária, Enquadramento Funcional: sócia proprietária, Carga horária: 20
Outras informações:
Consutoria em gestão municipal a municípios através do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ijuí, entre eles: Ijuí, Jóia, Augusto Pestana e Coronel Bicaco. Além de consultoria diretas a municípios como São Marcos, Sobradinho e Mostardas.
Também realizado consultoria a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul/FAMURS.
Atividades
-
02/2001 - 01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, S M.,Cargo ou função, Sócia-proprietária.
2017 - 2020
Hospital Alemão Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Participação do Projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS com execução dos Hospital Alemão Oswaldo Cruz como coordenadora do Projeto no Rio Grande do Sul no período de 2017-2019.
Participação do Projeto Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde como coordenadora do Projeto no Rio Grande do Sul de 2019-2020.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sandra Denise de Moura Sperotto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?