Gustavo Adami

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2005), especialização em Especialização em Engenharia da Produção pela Universidade Luterana do Brasil(2009) e mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2015). Atualmente é Gerente de Produção da Arlanxeo e Professor do Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção.

Informações coletadas do Lattes em 15/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

2013 - 2015

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Indicadores de eficiência de produção: uma análise na indústria petroquímica,Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Guilherme Luís Roehe Vacaro

Especialização em Especialização em Engenharia da Produção

2007 - 2009

Universidade Luterana do Brasil
Título: Análise do Estoque de Segurança de Matérias Primas em uma Indústria Petroquímica
Orientador: Dr. José Lesina Cézar

Graduação em Engenharia Química

1999 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Óleoquímica.

Orientou

LENINE DOS SANTOS VAZ

Conceitos e particularidades do processo Cross Docking: Um estudo de caso em empresa de logística; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC; (Orientador);

LUIS GUILHERME DA SILVA VALENTE

ANÁLISE DA REDUÇÃO DE AVARIAS DE TRANSPORTE NO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA EMPRESA AUTOMOTIVA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC; Orientador: Gustavo Adami;

Glenda dos Santos

UTILIZAÇÃO DO MASP (MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS) EM UMA INDUSTRIA DO RAMO ELETRÔNICO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC; Orientador: Gustavo Adami;

Luiz Carlos Gonzalez da Silva

ANÁLISE DA VIDA ÚTIL DE MOLDES PARA PRODUÇÃO DE EMBALAGENS DE VIDRO ? Um Estudo de Caso com Base nas 7 Perdas do Sistema Toyota de Produção; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC; Orientador: Gustavo Adami;

Dayane Ferreira Maria

Reutilização de embalagens em uma empresa de fabricação de elastômeros: Uma análise em logística reversa interna; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC; Orientador: Gustavo Adami;

EVERTON PALMA SILVANO

DEFINIÇÃO DE PARAMETROS DE ESTOQUE COM FOCO NA REDUÇÃO DE CUSTOS E MANUTENÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO PARA ITENS DE MANUTENÇÃO, REPARO E OPERAÇÃO (MRO); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC; Orientador: Gustavo Adami;

LENINE DOS SANTOS VAZ

PARTICULARIDADES DO PROCESSO DE CROSS DOCKING: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC; Orientador: Gustavo Adami;

Produções bibliográficas

  • HOFFMANN, M. ; ADAMI, G. . Proposição de um Roadmap Simplificado Para Posicionamento Estratégico de Produção. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2016, Bauru. Gestão de Operações em Serviços e Seus impactos sociais, 2016.

  • ADAMI, G. ; NEUMANN, G. A. ; CARDOZO, N. S. M. ; SECCHI, A. R. . Análise da Fluidodinâmica de um Reator de Polimerização em Fase Gás. In: XV Salão de iniciação Científica UFRGS, 2003, Porto Alegre. XV Salão de iniciação Científica UFRGS. Porto Alegre, 2003. v. 1.

  • BRUXEL, G. ; ADAMI, G. ; MUNIZ, A. ; CARDOZO, N. S. M. ; SECCHI, A. R. . Análise Comparativa de Agitadores para Um Reator de Polimerização em Fase Gás Usando CFD. In: XV Salão de iniciação Científica UFRGS, 2003, Porto Alegre. XV Salão de iniciação Científica UFRGS. Porto Alegre, 2003. v. 1.

  • ADAMI, G. ; GRGÓRIO, J. R. ; ROSA, R. G. . Hidroformilação do óleo de soja catalisada por Rh(H)(CO)(PPh3)3. In: 25 Reunião anual da sociedade brasileira de química, 2002, Poços de Caldas. 25 reunião anual resumos, 2002. v. 1.

  • ADAMI, G. ; GREGÓRIO, J. R. ; ROSA, R. G. . Hidroformilação do óleo de soja Catalisada por um complexo de Ródio. In: XIV Salão de Iniciação científica UFRGS, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação científica UFRGS. Porto Alegre, 2002. v. 1.

  • ADAMI, G. ; GERBASE, A. E. ; GREGÓRIO, J. R. ; BRASIL, M. C. . Otimização do Sistema Catalítico Bifásico MTO(CH2Cl2/H2O2) na Epoxidação do Óleo de Soja. In: Salão de Iniciação científica UFRGS, 2001, Porto Alegre. XIII Salão de iniciação científica. Porto Alegre, 2001. v. 1.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Química, Departamento de Química Inorgânica. , Bento Gonsalves 9500, Agronomia, 91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33166295, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - 2016

Lanxess - Filial Triunfo

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos Especialista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Tenho como principal função garantir a performance da planta no ciclo diário, dando aos operadores os corretos direcionamentos e prioridades para que sejam atingidas as metas estabelecidas pelo departamento de produção. Resolver problemas de curto e médio prazo além de buscar a contínua otimização da unidade através da aplicação de conhecimentos técnicos teóricos associados à experiência prática na planta.

2003 - 2006

Lanxess - Filial Triunfo

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Qímica, Carga horária: 30

Outras informações:
acompanhamento das etapas de engenharia conceitual e básica dos projetos desenvolvidos na empresa bem como da execução destes projetos

2001 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhos com epoxidação e hidroformilação do óleo de soja utilizando catalisadores a base de Rênio e Ródio respectivamente. Atuação em pesquisa de simulação computacional de agitadores industriais utilizando software comercial específico (simulador CFX).

Atividades

  • 03/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Química, Departamento de Química Inorgânica.,Linhas de pesquisa

2016 - Atual

Arlanxeo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela gestão de produção da unidade de produção de EPDM do site de Triunfo RS, Brasil.

2016 - Atual

Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
professor ligado ao Departamento de Engenharia de produção. ênfase em engenharia da qualidade, logística, processos de fabricação e indicadores de eficiência operacional.