Jesica Barbosa Dantas
Cursando Doutorado em Educação pela Universidade de Pernambuco (2024 - 2028). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), possui Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Universidade de Pernambuco (2024) e Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Pernambuco (2008). Quanto à Graduação é licenciada em Pedagogia com habilitações em Orientação Educacional. Administração Escolar e Magistério pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Bacharela em Administração pela Universidade Católica de Brasília (2022). Nos dias atuais é servidora da Universidade de Pernambuco no cargo de Analista Técnico em Gestão Universitária - Pedagogo e Professora I na Rede Municipal de Educação de Recife. Nos últimos 3 anos, atuou como Pedagoga- Orientadora Educacional em escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil enquanto servidora pública na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia e professora com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, Planejamento Educacional, Políticas Públicas Educacionais e Metodologia Científica na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), esteve como professora na pós-graduação em Coordenação Pedagógica ministrando a disciplina Coordenação Pedagógica em espaços escolares e não escolares da Faculdade Franssinete do Recife (FAFIRE). Exerceu o cargo de Coordenadora de Polo presencial de cursos técnicos à distância da Secretaria de Educação de Pernambuco. Também exerceu o cargo de Gerente de Unidade de Educação Profissional em Vitória de Santo Antão pelo Senac-PE, como Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Diretoria de Desenvolvimento Educacional do Senac-PE liderando as equipes técnicas de Projetos e Eixos Tecnológicos a apoiando as equipes de Desenvolvimento Pedagógico e o Núcleo de Educação a Distância do Senac Pernambuco. Anteriormente integrou a equipe técnica como Analista de Educação Profissional nos eixos Tecnológicos Informação e Comunicação e Desenvolvimento Educacional e Social e a equipe de Projetos Especiais. Já atuou como professora dos anos iniciais com crianças e com jovens e adultos. Exerceu ainda função de Tutora à Distância e Online em cursos de Graduação pelo IFPE. Integrou a Equipe Técnica de Avaliação e Monitoramento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM. Possui publicações na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Educação Especial Inclusiva, Formação de Professores, Gestão Educacional, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Língua Portuguesa.
Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2024 - Atual
Universidade de Pernambuco
Título: Desenvolvimento profissional de professores no ensino do campo conceitual aditivo
Ernani Martins dos Santos.
Mestrado em Educação
2008 - 2010
Universidade Federal de Pernambuco
Título: A ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURA ADITIVA COM ALUNOS DE EJA
, Ano de Obtenção: 2010.Gilda Lisboa Guimarães.Palavras-chave: Educação; matemática; séries iniciais; interação social; argumentação.
Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva
2023 - 2024
Universidade de Pernambuco
Título: Acesso e permanência de estudantes com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública do Recife
Orientador: Mirtes Ribeiro de Lira
Especialização em Gestão Educacional
2007 - 2008
Universidade Católica de Pernambuco
Título: Interação Social e Argumentação Matemática: O papel do professor
Orientador: Janssen Felipe da Silva
Graduação em Administração
2018 - 2022
Universidade Católica de Brasília
Título: O Papel do Orientador Educacional na gestão democrática na rede pública de educação do Distrito Federal
Orientador: Marco Antonio de Abreu Machado
Graduação em Pedagogia
2000 - 2006
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Eu Sou a Calculadora e Tu a Copiadora?: Refletindo sobre a Argumentação no Ensino-Aprendizagem de Matemática
Orientador: Gilda Lisboa Guimarães
Formação complementar
2025 - 2025
Extensão universitária em CURSO PARA TUTORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIV. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2019 - 2022
Aprender Sem Parar Orientação Educacional. (Carga horária: 350h). , Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Certificação em Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Pedagogia Histórico Crítica: Ciência, Currículo e Didática. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em CONSCIENTIZAÇÃO E PESQUISA SOBRE AS PRÁXIS DOS(AS) PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃ. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2021 - 2021
O grêmio estudantil na gestão escolar. (Carga horária: 120h). , Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.
2021 - 2021
Oficina II - Ecossistemas de Aprendizagem e Inovação Social no DF. (Carga horária: 18h). , Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.
2021 - 2021
Ecossistemas de Aprendizagem e inovação social no DF. (Carga horária: 18h). , Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.
2021 - 2021
A Orientação Educacional como Elo Mobilizador para uma sociedade mais human. (Carga horária: 120h). , Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul, AOERGS, Brasil.
2021 - 2021
Desconstruindo Apresentações. (Carga horária: 12h). , keep learning school, KEEP, Brasil.
2020 - 2021
Extensão universitária em Pedagogia Histórico-crítica e prática transformadora. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2020 - 2021
Criando Crianças Criativas. (Carga horária: 12h). , keep learning school, KEEP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Gestão Ambiental. (Carga horária: 40h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Competências profissionais, emocionais e tecnológicas para tempos de mudanç. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Neuropedagogia. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
GSUÍTE- Ferramentas do Google para a educação. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Educação do Distrito Federal, GDF, Brasil.
2020 - 2020
Técnicas de Criatividade. (Carga horária: 6h). , keep learning school, KEEP, Brasil.
2020 - 2020
Moodle online - iniciante. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Educação do Distrito Federal, GDF, Brasil.
2020 - 2020
Produção de Material Didático: práticas sociais, proposta metodológica e De. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Educação do Distrito Federal, GDF, Brasil.
2020 - 2020
psicopedagogia e orientação educacional. (Carga horária: 80h). , Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2020 - 2020
Noções básicas para coordenar cursos on-line. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Formação em estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situaç. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2020 - 2020
Gênero: Lutas, conquistas e desafios. (Carga horária: 40h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2020 - 2020
Direitos Humanos. (Carga horária: 40h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2020 - 2020
Reaprendizagem Criativa. (Carga horária: 20h). , keep learning school, KEEP, Brasil.
2020 - 2020
Quantas cores tem a escola?. (Carga horária: 40h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Curso Básico de licitações públicas. (Carga horária: 6h). , Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
2018 - 2018
oficinas didáticas interdisciplinares: um mundo todo para aprender. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2018 - 2018
Jornada pedagógica A escola dos meus sonhos. (Carga horária: 8h). , Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2018 - 2018
Educação Transmídia. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Descanso na Loucura. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Descanso na Loucura II. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Orientação para Inovação - Programa Escola de Liderança SENAC. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Gestão de Projetos - Programa Escola de Liderança SENAC. (Carga horária: 28h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2016 - 2016
Media Training. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2016 - 2016
Excel Avançado. (Carga horária: 36h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2015 - 2015
Aperfeiçoamento em Orçamento Empresarial. (Carga horária: 15h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2012 - 2012
CorelDraw. (Carga horária: 54h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2012 - 2012
Desvendando o moodle. (Carga horária: 15h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2012 - 2012
animações em flash. (Carga horária: 9h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2012 - 2012
inglês. (Carga horária: 160h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2011 - 2011
multimídias na educação. (Carga horária: 54h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2010 - 2010
oratória. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Tutoria Online. (Carga horária: 80h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Tutoria Online. (Carga horária: 84h). , Faculdade SENAC Pernambuco, FACULDADE SENAC, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Fundamentos Multiculturais no Ensino Religioso. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação matemática.
Organização de eventos
DANTAS, Jesica Barbosa ; ALVES, Dâmocles A. N. da S. ; MELO, L. M. S. ; SOBRAL, A. P. V. . 2o Webinar de Acessibilidade e Inclusão da Universidade de Pernambuco. 2024. (Outro).
DANTAS, Jesica Barbosa . I Fórum de Graduação da Universidade de Pernambuco. 2024. (Outro).
DANTAS, Jesica Barbosa . Programa de Formação Permanente de Docentes - PRODOCÊNCIA. 2023. (Outro).
DANTAS, Jesica Barbosa . XI Fórum da Orientação Educacional: cuidado com a vida e bem-viver. 2021. (Outro).
DANTAS, Jesica Barbosa . IX Fórum de orientação educacional da SEEDF. 2019. (Outro).
DANTAS, Jesica Barbosa . Dia do Pedagogo da FACHO. 2019. (Outro).
DANTAS, Jesica Barbosa . IX Encontro Interdisciplinar da Arte e Educação e IV Encontro de Contação de Histórias FACHO: Diferentes saberes e olhares múltiplos aprendizados. 2019. (Outro).
DANTAS, Jesica Barbosa . Seminário Temático Pedagogia e Letras FACHO: Educação integral em debate. 2019. (Outro).
DANTAS, Jesica Barbosa . Encontro Pernambucano de Estudantes de Pedagogia. 2006. (Outro).
Participação em eventos
X Roda de Conversa intitulada ?DIÁLOGOS SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO?,. 2025. (Outra).
Encontro de Pesquisa, Prática Pedagógica e Gestão Educacional do Programa de Pós-graduação em Educação.Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um levantamento de dissertações e teses. 2024. (Encontro).
EPPGE - ENCONTRO DE PESQUISA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E GESTÃO EDUCACIONAL PPGE-UPE: 10 ANOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MATA NORTE DE PERNAMBUCO?,. 2024. (Encontro).
A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 2021. (Seminário).
Como se reinventar como pessoas e profissionais na nova escola pós-pandemia. 2021. (Congresso).
Conferência - Em defesa do projeto de formação humana integral para a Classe Trabalhadora. 2021. (Simpósio).
Desventuras dos professores na formação do capital. 2021. (Seminário).
Educação antirracista - qual o papel da escola em relação a mudar a sociedade. 2021. (Congresso).
Formação de professores e o curso de Pedagogia: quais os avanços, retrocessos e lutas n necessárias?. 2021. (Outra).
II Semana Paulo Freire. 2021. (Outra).
IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil. 2021. (Simpósio).
Jornada Centenário Paulo Freire. 2021. (Outra).
Mesa-redonda Desafio da profissão docente: o ofício em questão. 2021. (Outra).
Semana dialogando sobre Paulo Freire. 2021. (Outra).
Seminário de Formação docente do Centro de Educação: Formação de professores, Curso de Pedagogia e as ações do MEC e CNE: o que está em jogo?. 2021. (Seminário).
Teorias Pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. 2021. (Outra).
V Semana de Inverno. 2021. (Outra).
XI Fórum da Orientação Educacional: cuidado com a vida e bem-estar. 2021. (Outra).
XX Encontro Nacional da Associação Nacional pela Formaçã dos profissionais da Educação. 2021. (Encontro).
Acolhimento, escuta ativa, habilidades socioemocionais e escola segura em tempos de covid-19. 2020. (Outra).
A gente vai #ficar em casa com a extensão. 2020. (Outra).
Conferência Epistemologia da práxis na formação docente. 2020. (Outra).
Conferência Formação de Professores: projetos em disputa e resistências. 2020. (Outra).
Conferência Impactos das Novas DCNs da Formação de Professores nos cursos de Pedagogia. 2020. (Outra).
Congresso Digital para Educadores. 2020. (Congresso).
Congresso LIV Virtual 2020. 2020. (Congresso).
Encontro Regional da ANFOPE Centro Oeste. 2020. (Encontro).
Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes no contexto escolar para orientadores educacionais. 2020. (Outra).
I Congresso Estadual Virtual da Undime Pernambuco. 2020. (Congresso).
I Webnário Educação Pobreza e Desigualdade Social: Mediações. 2020. (Seminário).
Lançamento do Guia Orientações para a atuação profissional frente a situações de suicídio e automutilação. 2020. (Outra).
Rodas de conversa - Marx e a pedagogia moderna. 2020. (Outra).
Semana Psicologia no Trabalho. 2020. (Outra).
Seminários em Educação do IFPE: Educação profissional em debate. 2020. (Seminário).
Violência de Gênero e Lei Maria da Panha. 2020. (Outra).
Webnário de Pesquisa em Educação. 2020. (Outra).
2º Seminário de Prevenção ao Suicídio e Automutilação na escola. 2019. (Seminário).
6º Encontro de práticas de mediação no âmbito da SEEDF. 2019. (Encontro).
Alta performance profissional com qualidade de vida. 2019. (Outra).
Formação Continuada dos Docentes: A questão da imagem e do Marketing. 2019. (Outra).
Formação Continuada dos Docentes: Metodologia do Ensino Superior. 2019. (Outra).
Formação Continuada dos Docentes: Normas de Orientação de TCC. 2019. (Outra).
I Seminário EJA: Espaço de resistência, inclusão e qualidade social. 2019. (Seminário).
IV Conferência Nacional de Alternativas para uma nova Educação. 2019. (Congresso).
IV Seminário de Prevenção ao Suicídio e automutilação. 2019. (Seminário).
IX Fórum de Orientação Educacional da SEEDF. 2019. (Outra).
Seminário Nacional sobre bem-estar e qualidade de vida no trabalho dos profissionais da educação. 2019. (Seminário).
XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Mesa da palestra simultânea Inovando com tecnologias na escola e universidade. 2015. (Congresso).
XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Mesa da palestra Neurociências e educação: olhares que se complementam. 2014. (Congresso).
XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Coordenadora de mesa da Palestra Gerando Falcões. 2013. (Congresso).
I Conferência do Programa Via Escola: Um Pacto pela Educação "Por uma escola centrada na aprendizagem: tempos, espaços e saberes ´proferida pelo prof. António Nóvoa. 2012. (Outra).
Encontro Educação a Distância, Educomunicação e Inclusão Digital. 2010. (Encontro).
II Encontro de Pesquisa em Educação em Pernambuco.Interação Social e Argumentação Matemática: o papel do professor. 2008. (Encontro).
Mesa Redonda Nos intertextos da leitura. 2008. (Outra).
Mesa Redonda Nos Intertextos da Leitura. 2008. (Outra).
Palestra: Explorar e Investigar na Aula de Matemática: Experiências e Pesquisas. 2008. (Outra).
SAPIENS 2008 - VII Congresso Internacional de Educação. Interação Social e Argumentação: o papel do professor. 2008. (Congresso).
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Interação Social e Argumentação Matemática. 2007. (Encontro).
Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2007. (Encontro).
Encontro norte-nordeste dos Estudantes de Pedagogia. 2007. (Encontro).
Encontro Internacional de Inovações Pedagógicas, Tecnologia e Cidadania. 2006. (Encontro).
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2006. (Encontro).
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2006. (Encontro).
Encontro Pernambucano de Educação Matemática. 2006. (Encontro).
Encontro Pernambucano de Estudantes de Pedagogia. 2006. (Encontro).
Encontro Pernambucano de Pesquisadores em Educação. 2006. (Encontro).
Seminário Gestão e Financiamento da Educação: Um Olhar a partir do Pedagogo. 2006. (Seminário).
Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2006. (Simpósio).
5º Congresso Nacional de Educação (CONED). 2004. (Congresso).
Conferência Internacional Aids e América Latina: Reflexões sobre Exclusão Social. 2004. (Outra).
IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. 2004. (Congresso).
Reunião Regional da SBPC-PE. 2004. (Outra).
Seminário Alfabetização de Jovens e adultos: desafios e perspectivas. 2004. (Seminário).
Seminário Educação, Teoria Social e Pedagogia. 2004. (Seminário).
V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. 2004. (Congresso).
IV Encontro Regional de Psicopedagogia. 2000. (Encontro).
Palestra: Afeto e cognição de mãos dadas na Escola. 2000. (Outra).
Pré-Encontro Regional de Psicopedagogia. 2000. (Outra).
Participação em bancas
DANTAS, Jesica Barbosa; BORGES, N. B.. A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA/ ESCOLA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
DANTAS, Jesica Barbosa; Dantas, Priscila Barbosa. Percepção do aluno sobre a ética na profissão contábil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
DANTAS, Jesica Barbosa; Dantas, Priscila Barbosa. O planejamento tributário e a imprtância da assertiva na escolha do regime. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
DANTAS, Jesica Barbosa; Dantas, Priscila Barbosa. Empoderamento Feminino: perfil geral de mulheres que ocupam cargos de CEO e Alta Gestão no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Orientou
A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO NA REDE PÚBLICA DO RECIFE; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós graduação em coordenação pedagógica) - Faculdade Franssinete do Recife; Orientador: Jesica Barbosa Dantas;
A metodologia lúdica no processo de ensino-aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda; Orientador: Jesica Barbosa Dantas;
As políticas públicas na educação brasileira nas séries iniciais do ensino fundamental: o caso do bolsa família; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda; Orientador: Jesica Barbosa Dantas;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, C. M. O. (Org.) ; DANTAS, Jesica Barbosa (Org.) ; SILVA, T. R. (Org.) . Práticas de estágio supervisionado. 1. ed. Recife: EDUPE, 2023. v. 1. 163p .
-
SILVA, A. C. C. E. ; PESSOA, C. F. ; DANTAS, Jesica Barbosa ; SILVA, T. R. . Reflexões sobre o novo ensino médio e suas implicações nos estágios dos cursos de licenciatura. In: Cleyton Mário de Oliveira Rodrigues; Jesica Barbosa Dantas; Tárcia Regina da Silva. (Org.). Práticas de Estágio Supervisionado. 1ed.Recife: Editora da Universidade de Pernambuco, 2023, v. , p. 145-162.
-
DANTAS, Jesica Barbosa . A práxis pedagógica no trabalho da Pedagoga-Orientadora Educacional de escola pública do Distrito Federal no contexto de ensino remoto emergencial. In: Caetana Juracy Rezende Silva; Fernando Bomfim Mariana; Maria da Conceição da Silva Freitas. (Org.). A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO DISTRITO FEDERAL coletânea de depoimentos e outros escritos. 1ed.Brasília: Universidade de Brasília, 2023, v. 1, p. 1-189.
-
RODRIGUES, C. M. O. ; DANTAS, Jesica Barbosa ; ALENCAR, A. F. . S.O.S. ENADE: UM SISTEMA PARA CRIAÇÃO E GESTÃO DE SIMULADOS DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. In: Charisse Florêncio Pessoa; Andréa Carla Castro e Silva. (Org.). Práticas pedagógicas inovadoras. 1ed.Recife: EDUPE, 2023, v. 1, p. 1-144.
-
DANTAS, Jesica Barbosa ; Adriana Bernardo ; Alexandra de Deus Brossa ; Aline Pinto de Almeida ; Ana Alice Freire Agostinho ; ARAUJO, V. L. M. ; Josevalda Lopes Laranjeira ; kleyse Paes Barreto da Silva ; Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo ; Marcílio Souza Júnior . Instrumentos de Registro da Avaliação: antecipando, documentando e projetando o desenvolvimento de competências. In: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Pernambuco. (Org.). Avaliação por competência. 01ed.Fortaleza: Editora Senac Ceará, 2010, v. 01, p. 33-48.
-
DANTAS, Jesica Barbosa ; Alexandra de Deus Brossa ; Aline Pinto de Almeida ; Ana Alice Freire Agostinho ; Josevalda Lopes Laranjeira ; kleyse Paes Barreto da Silva ; Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo ; ARAUJO, V. L. M. . A avaliação na educação profissional e tecnológica de Pernambuco: desafios e perspectivas do grupo de trabalho de avaliação. In: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Pernambuco. (Org.). Avaliação por competência. 01ed.Fortaleza: Editora Senac Ceará, 2010, v. 01, p. 13-16.
-
DANTAS, Jesica Barbosa . Orientação Educacional para desenvolvimento de Autonomia de Estudos. Revista Pedagógica Pandemia, Universidade Estadual de Goiás, 31 maio 2021.
-
DANTAS, Jesica Barbosa . Acolhimento pedagógico de orientação educacional em escola pública do Distrito Federal. Revista Pedagógica Pandemia, Universidade Estadual de Goiás.
-
DANTAS, Jesica Barbosa ; Silva, Janssen Felipe da . Interação Social e Argumentação Matemática: o papel do professor. In: II Encontro de Pesquisadores em Educação de Pernambuco, 2008, Recife. Anais do II EPEPE, 2008.
-
DANTAS, Jesica Barbosa ; GUIMARAES, G. L. . Interação Social e Argumentação Matemática. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Anais do 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007.
-
GUIMARAES, G. L. ; DANTAS, Jesica Barbosa . Formação Continuada de Professores e o Trabalho com Seqüências Didáticas em Matemática. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. Anais do XIII ENDIPE, 2006.
-
GUIMARAES, G. L. ; DANTAS, Jesica Barbosa . Formação Continuada de Professores e o Trabalho com Seqüências Didáticas em Matemática. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, Recife. Anais do I SIPEMAT, 2006.
-
DANTAS, Jesica Barbosa ; Amorim, Edijane Rodrigues ; GUIMARAES, G. L. . "Eu sou a calculadora e tu a copiadora" Refletindo sobre a argumentação no ensino de matemática. In: VI Encontro Pernambucano de Educação Matemática, 2006, Caruaru. VI EPEM, 2006.
-
DANTAS, Jesica Barbosa . E por falar de comida: Bolo de Chocolate.. In: Seminário de Alfabetização de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas, 2004, Recife. Seminário de Alfabetização de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas, 2004.
-
DANTAS, Jesica Barbosa ; Silva, Janssen Felipe da . Interação social e argumentação matemática: o papel do professor. In: VII Congresso Internacional de Educação, 2008, Olinda. SAPIENS 2008 - VII Congresso Internacional de Educação. Recife: SAPIENS, 2008.
-
GUIMARAES, G. L. ; DANTAS, Jesica Barbosa . Formação Continuada de Professores e o Trabalho com Seqüências Didáticas em Matemática. In: V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2004, Recife. V CEPE, 2004.
-
DANTAS, Jesica Barbosa ; SANTOS, E. M. . Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um levantamento de dissertações e teses. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DANTAS, Jesica Barbosa ; GOMES, C. M. ; LOBO, A. C. M. ; SOUZA, R. C. . Possibilidades e desafios nas diferentes áreas de atuação da Pedagogia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DANTAS, Jesica Barbosa . Gestão Acadêmica e o quadro de coerência. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DANTAS, Jesica Barbosa ; Silva, Janssen Felipe da . Interação Social e Argumentação Matemática: o papel do professor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DANTAS, Jesica Barbosa ; Silva, Janssen Felipe da . Interação Social e Argumentação Matemática: o papel do professor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DANTAS, Jesica Barbosa ; GUIMARAES, G. L. . Interação Social e Argumentação Matemática.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DANTAS, Jesica Barbosa ; Amorim, Edijane Rodrigues ; GUIMARAES, G. L. . ?Eu sou a calculadora e tu a copiadora: Refletindo sobre a Argumentação no Ensino de Matemática?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUIMARAES, G. L. ; DANTAS, Jesica Barbosa . Formação Continuada de Professores e o Trabalho com Seqüências Didáticas em Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUIMARAES, G. L. ; DANTAS, Jesica Barbosa . Formação Continuada de Professores e o Trabalho com Seqüências Didáticas em Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUIMARAES, G. L. ; DANTAS, Jesica Barbosa . Formação Continuada de Professores e o Trabalho com Seqüências Didáticas em Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DANTAS, Jesica Barbosa ; Amorim, Edijane Rodrigues ; GUIMARAES, G. L. . ?Eu sou a calculadora e tu a copiadora? Refletindo sobre a Argumentação no Ensino de Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUIMARAES, G. L. ; DANTAS, Jesica Barbosa . Formação Continuada de em Matemática a partir de Seqüências Didáticas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DANTAS, Jesica Barbosa . E por falar de comida: Bolo de Chocolate.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, C. M. O. ; DANTAS, Jesica Barbosa ; SILVA, T. R. . Práticas de Estágio Supervisionado. Recife: Editora da Universidade de Pernambuco, 2023 (Ebook).
Outras produções
DANTAS, Jesica Barbosa . "Resolução de problemas com as estruturas aditivas, fazendo uso do material manipulável" para professores do 1º e 2º ciclos do ensino fundamental. 2006.
DANTAS, Jesica Barbosa . Consultor(a) ad hoc na avaliação do projeto de ensino intitulado ?Plano de Monitoria Língua Latina II?, relativo ao Edital no 03/2025 do Programa de Monitoria, organizado pela Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Pernambuco (UPE).. 2025.
DANTAS, Jesica Barbosa . Consultor(a) ad hoc na avaliação do projeto de ensino intitulado ?Plano de Monitoria Língua Latina II?. 2025.
DANTAS, Jesica Barbosa . consultor(a) ad hoc na avaliação do projeto de ensino intitulado ?Inteligência Artificial no Sistema de Justiça de Pernambuco? , submetido ao Edital PROGRAD/PFA/UPE No 05/2025 de Inovação Pedagógica, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Pernambuco.. 2025.
DANTAS, Jesica Barbosa . consultor(a) ad hoc na avaliação do projeto de ensino intitulado ?Produção cinematográfica: o cinema como inovação pedagógica e tecnológica para produção do conhecimento crítico? , submetido ao Edital PROGRAD/PFA/UPE No 05/2025 de Inovação Pedagógica, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Pernambuco.. 2025.
DANTAS, Jesica Barbosa . consultor(a) ad hoc na avaliação do projeto de ensino intitulado ?Produção cinematográfica: o cinema como inovação pedagógica e tecnológica para produção do conhecimento crítico? , submetido ao Edital PROGRAD/PFA/UPE No 05/2025 de Inovação Pedagógica, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Pernambuco.. 2025.
DANTAS, Jesica Barbosa . consultor(a) ad hoc na avaliação do projeto de ensino intitulado ?Ensino de Geomorfologia e Interpretação Integrada da Paisagem sob a Ótica Ambiental da Sustentabilidade?, submetido ao Edital PROGRAD/PFA/UPE No 06/2025 de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Pernambuco.. 2025.
DANTAS, Jesica Barbosa . consultor(a) ad hoc na avaliação do projeto de ensino intitulado ?Vivenciando a Geografia da População: Construção de Conhecimentos na Prática Educacional?, submetido ao Edital PROGRAD/PFA/UPE No 06/2025 de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Pernambuco.. 2025.
DANTAS, Jesica Barbosa . Consultor(a) ad hoc na avaliação do projeto de ensino intitulado ?Dinâmica populacional, urbanização e meio ambiente: prática em campo como componente curricular na formação de professores de Geografia?, submetido ao Edital PROGRAD/PFA/UPE No 12/2024 de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares,. 2024.
DANTAS, Jesica Barbosa . consultor(a) ad hoc na avaliação do projeto de ensino intitulado ?Climatologia Geográfica: vivência e experiência para além da sala de aula?, submetido ao Edital PROGRAD/PFA/UPE No 12/2024 de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares. 2024.
DANTAS, Jesica Barbosa . consultor(a) ad hoc na avaliação do projeto de ensino intitulado ?A importância do Centro de Estudos Agrários (CEA) para a promoção de uma educação equitativa em espaço escolar e não escolar?, submetido ao Edital PROGRAD/PFA/UPE No 11/2024 de Inovação Pedagógica. 2024.
DANTAS, Jesica Barbosa . Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2006.
SILVA, T. R. ; SANTOS, J. ; DANTAS, Jesica Barbosa . Educação, desenvolvimento humano e social: ampliação das desigualdades em tempos de pandemia. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
ROSENBLATT, A. ; DANTAS, Jesica Barbosa ; SILVA, T. R. . Ciência, Tecnologia e Inovação: a contribuição da ciência no desenvolvimento da sociedade. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
LINS, N. A. D. A. ; DANTAS, Jesica Barbosa ; SILVA, T. R. . Acessibilidade e inclusão social: A luta pela visibilidade e pelo reconhecimento de direitos das pessoas com deficiência. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
COELHO JR., C. ; DANTAS, Jesica Barbosa ; SILVA, T. R. . Meio ambiente, biodiversidade, sustentabilidade e intervenção humana: efeitos das mudanças climáticas no planeta e alternativas sustentáveis para sua preservação. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SOUZA, A. ; DANTAS, Jesica Barbosa ; SILVA, T. R. . Relação entre campo e cidade, desenvolvimento urbano e rural e qualidade de vida. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
OLIVEIRA, R. L. S. ; DANTAS, Jesica Barbosa ; SILVA, T. R. . Relações de desigualdade, de opressão e/ou exploração étnico-raciais, de classe, de gênero e de orientação sexual. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
FREITAS, R. C. S. T. ; DANTAS, Jesica Barbosa ; SILVA, T. R. . Territórios, sociodiversidade e multiculturalismo: a luta contra o racismo, o genocídio e pela garantia de direitos. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
DANTAS, Jesica Barbosa . Abertura da I Semana da Orientadora e do Orientador Educacional. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Márcio Bomfim ; Jesica Dantas ; DANTAS, Jesica Barbosa . Globo comunidade: curso técnico pode fazer diferença para conseguir vaga no mercado de trabalho. 2013.
DANTAS, Jesica Barbosa . Estágio Supervisionado em gestão escolar e coordenação pedagógica. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
DANTAS, Jesica Barbosa ; ALVES, Dâmocles A. N. da S. . Bate papo sobre o ENADE 4ed. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
SILVA, T. R. ; DANTAS, Jesica Barbosa . Bate papo sobre o ENADE 3ed. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
DANTAS, Jesica Barbosa . Dimensão Pedagógica do processo de formação do pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2014. (Estudo Analítico e Interpretativo).
DANTAS, Jesica Barbosa ; kleyse Paes Barreto da Silva ; MORAIS, S. M. . Regimento Escolar do Senac Pernambuco. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Regimento).
DANTAS, Jesica Barbosa . E por falar em comida: Bolo de Chocolate. 2004 (comunicação oral) .
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Desenvolvimento profissional de professores no ensino do campo conceitual aditivo, Descrição: Compreender o papel de professores que ensinam matemática na organização de situações de aprendizagem desafiadoras e que envolvem os estudantes na construção dos conceitos matemáticos envolvidos, no contexto escolar, é pilar para o desenvolvimento profissional docente enquanto campo de investigação. Sob esta ótica, o objetivo deste projeto é analisar as contribuições de uma intervenção formativa, na perspectiva colaborativa, no desenvolvimento profissional docente de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir dos conhecimentos engendrados nos processos de ensino e de aprendizagem do campo conceitual aditivo na resolução de problemas. A partir da análise de um processo formativo baseado na Espiral RePARe, baseada nas dimensões ação-reflexão-ação para desenvolvimento profissional de professores, pretendemos contribuir com a práxis pedagógica de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da ótica de campos conceituais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jesica Barbosa Dantas - Coordenador / ernani martins dos santos - Integrante.
-
2004 - 2004
Formação Continuada de Professores e o Trabalho com Seqüências Didáticas em Matemática, Descrição: A formação continuada deve ser uma prática reflexiva vista num contexto sócio-político-econômico-cultural, a qual deve incentivar a apropriação dos saberes pelos professores, rumo à autonomia e levar a uma prática reflexiva abrangendo a vida cotidiana da escola e os saberes derivados da experiência docente. O presente estudo aborda a experiência de um processo de formação continuada vivenciado em uma escola da rede pública da região metropolitana do Recife, tendo como foco a organização do trabalho pedagógico a partir de seqüências didáticas. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jesica Barbosa Dantas - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em Gestão Universitária - Pedagogo, Carga horária: 30
2024 - Atual
Prefeitura da Cidade do RecifeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora I, Carga horária: 20
2019 - 2022
Governo do Distrito FederalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga- Orientadora Educacional, Carga horária: 40
2019 - 2020
Faculdade Franssinete do RecifeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8
2019 - 2019
Faculdade de Ciências Humanas de OlindaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso de Graduação, Carga horária: 9
2018 - 2019
Faculdade de Ciências Humanas de OlindaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 14
2018 - 2019
Governo do Estado de PernambucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Polo cursos Técnicos EAD, Carga horária: 36
2016 - 2017
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Unidade de Educação Profissional, Carga horária: 40
2013 - 2016
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Desenvolvimento de Produtos, Carga horária: 40
2012 - 2013
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PEVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Desenvolvimento de Produtos, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenação Estratégica dos Eixos Tecnológicos do segmento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e dos Projetos Especiais e Programas Governamentais.
2012 - 2012
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PEVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Educação Profissional-Informática, Carga horária: 40
2008 - 2012
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PEVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica de Área Profissional, Carga horária: 40
2008 - 2012
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PEVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Educação Profissional - Projetos, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenando projetos especiais:Projeto Vira Vida, Projeto em parceria com a Childhood e Plan Internacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em Pernambuco; Projeto Instituto Peró, entre outros projetos especiais.
2009 - 2009
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 15
Outras informações:
Atuação como tutora online na disciplina metodologia da Educação a Distância
2006 - 2008
Universidade Federal de PernambucoVínculo: livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Equipe Técnica do Sistema de Avaliação e Monitoramento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM.
Atividades
-
01/2003
Extensão universitária , Centro de Educação.Atividade de extensão realizada, Formação Continuada de Professores: Organizando o Ensino-aprendizagem a partir de Seqüências Didáticas.
2007 - 2008
Prefeitura Municipal de OlindaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 37
2010 - 2013
Centro de Seleção e de Promoção de EventosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Chefe de Sala, Carga horária: 4
Outras informações:
Coordenando aplicações de provas em seleções públicas e concursos públicos de diversas instituições.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jesica Barbosa Dantas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?