Mário José Paluch
Possui graduação em "Ingeniería en Construcciones" pela "Universidad Nacional del Nordeste" (1986), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é Titular I da Universidade de Passo Fundo. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia do Vento, atuando principalmente nos estudos relativos à ação e efeitos do vento sobre edificações, pessoas e meio-ambiente.
Informações coletadas do Lattes em 10/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Civil
1993 - 1999
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Vibrações transversais por desprendimento de vórtices de torres e chaminés de seção transversal circular
Orientador: Jorge Daniel Riera
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: vibrações; vórtices; torres e chaminés; seção transversal circuar; vento.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas / Especialidade: Aerodinâmica das Construções. Setores de atividade: Construção Civil.
Mestrado em Engenharia Civil
1991 - 1993
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Joaquim Blessmann
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: vento; pressões; cobertura curva; pavilhões industriais.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas / Especialidade: Aerodinâmica das Construções. Setores de atividade: Construção Civil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Hebraico
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Engenharia do vento.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas de Concreto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Mecânica das Estruturas.
Organização de eventos
KRIPKA, M. ; PRAVIA, Z. M. C. ; PALUCH, M. J. ; DREHMER, G. A. . Competição de Pontes de Espaguete da UPF. 2007. (Concurso).
Participação em bancas
PALUCH, M. J.. O Método das Partículas em Vórtices para estimar coeficientes aerodinâmicos: uma validação com três pontes brasileiras. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Simulação em túnel de vento da dispersão de uma pluma emitida por uma chaminé. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Estudos em túnel de vento dos efeitos de atenuadores dinâmicos sincronizados (ADS) em modelos de edifícios altos. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Avaliação dos efeitos de telas porosas sobre a aerodinâmica de pilhas de carvão. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Estudo do carregamento de vento em cabos de linhas de transmissão objetivando aplicação em normas de vento. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Otimização de estruturas metálicas formadas por perfis I soldados. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia) - Universidade de Passo Fundo.
PALUCH, M. J.. Estudo em túnel de vento do arrasto aerodinâmico sobre torres treliçadas de linhas de transmissão. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Determinação dos efeitos estáticos de torção em edifícios altos devidos à ação do vento. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Estudo em túnel de vento das características aerodinâmicas de torres metálicas treliçadas. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Caracterização das Propriedades Aerodinâmicas de Torres Metálicas para a Determinação da Resposta Devida ao Vento. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Determinação das Características Aerodinâmicas de Seções Transversais de Pontes em Túnel de Vento. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Determinação da capacidade de Carga de Fundações Superficiais Apoiadas sobre Materiais Artificialmente Cimentados. 2003. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Importância dos Efeitos de Vizinhança na Resposta Dinâmica de um Edifício à Ação do Vento. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Desenvolvimento de um Soporte Flexível para Ensaios de Modelos Aeroelásticos em Túnel de Vento. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. estudo Teórico e Experimental de um Edifício à Ação Dinâmica do Vento. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Estudo da Instabilidade de Feixes de Condutores em Linhas Aéreas de Transmissão. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Estudo Teórico e Experimental de Amortecedores de Vibração por Atrito. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Estudo Crítico da Metodología de Cálculo para Silos Prismáticos Multicelulares. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Determinação Experimental e Teórica da resposta Transversal à Ação do Vento de uma Torre de telecomunicações de Concreto Armado. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Alteração da Aparência das Fachadas dos Edifícios como Resultado da Interação entre as Condições Ambientais e a Forma Construída. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Caracterización de cargas, evaluación de frecuencias, modos y daño en estructuras sujetas a acciones dinámicas inducidas por personas. 1998. Dissertação (Mestrado em Magister en Mecánica Aplicada) - Universidad Nacional Del Nordeste.
PALUCH, M. J.. Determinação da influencia de seções transversais na resposta dinâmica de pontes através de ensaios em túnel de vento e identificação de sistemas. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Simulação do vento atmosférico e dos processos de dispersão de poluentes em túnel de vento. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Acción del viento sobre cubiertas curvas aisladas. 2005. Tese (Doutorado em Mecánica Aplicada) - Universidad Nacional Del Nordeste.
PALUCH, M. J.. Investigação experimental do efeito de interferência de tabuleiros paralelos de pontes em túnel de vento frente ao desprendimento de vórtices. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Determinação da influencia de seções transversais na resposta dinâmica de pontes através de ensaios em túnel de vento e identificação de sistemas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Desenvolvimento de um suporte flexível para estudo do movimento complexo de edifícios altos submetidos à ação do vento. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Simulação em Túnel de Vento da Dispersão de Poluentes na Camada Limite Atmosférica. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PALUCH, M. J.. Avaliação de uma alternativa em grelha metálica para transição entre alvenaria estrutural e estrutura convencional de concreto. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estruturas) - Universidade de Passo Fundo.
PALUCH, M. J.. Consumo de materiais em vigas e pilares comparando-se o calculo manual, o modelo de grelha e o modelo de pórtico espacial. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estruturas) - Universidade de Passo Fundo.
PALUCH, M. J.. Análise de custos de alternativas de sistemas estruturais para edificios em concreto armado. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estruturas) - Universidade de Passo Fundo.
PALUCH, M. J.; SILVA, Fernando de Azevedo; CHONG, Wuang. Concurso de Seleção Pública Docente, para o prenchimento da vaga de professor de Projeto Mecânico da Faculdade de Engenharia e Arquitetura. 2003. Universidade de Passo Fundo.
PALUCH, M. J.; THOME, Antonio; SOARES, José Mário Doleys. Concurso de de Seleção Pública Docente, para o prenchimento da vaga de professor de Geotecnia da Faculdade de Engenharia e Arquitetura. 2003. Universidade de Passo Fundo.
PALUCH, M. J.. Concurso de Seleção Pública Docente, para o prenchimento da vaga de professor de Estruturas. 2003. Univerisdade Comunitária Regional da Chapecó.
Orientou
Acción de viento en liñas de transmisión; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Magister en Mecánica Aplicada) - Universidad Nacional Del Nordeste, Ciencia y Técnica de La Unne; (Orientador);
Determinação dos efeitos combinados da chuva e do vento incidente nas vibrações de cabos de pontes estaiadas; Início: 2006; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
Sistemas de contra- ventamento de edifícios de concreto armado; Início: 2007; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Passo Fundo; (Orientador);
Informações sobre velocidade e direção do vento na região de Passo Fundo; Início: 2007; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Velocidades de projeto do vento na região de Passo Fundo; Início: 2007; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo; (Orientador);
Avaliação do conforto humano em sistemas estruturais submetidos a vibrações resultantes da ação do vento; 2007; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade de Passo Fundo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mario José Paluch;
Projeto de túneis de vento de camada limite atmosférica; 2006; Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade de Passo Fundo,; Orientador: Mario José Paluch;
Ventilação natural por efeito chaminé estudo em modelo reduzido de pavilhões industriais; 2006; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Mario José Paluch;
Ventilação natural por efeito do vento em pavilhões industriais método para determinação de vazões; 2006; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Mario José Paluch;
Subsídios para o projeto da ventilação natural em pavilhões industriais; 2005; 115 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia) - Universidade de Passo Fundo,; Orientador: Mario José Paluch;
Modelagem dinâmica equivalente de edifícios altos submetidos à ação do vento; 2005; 115 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Mario José Paluch;
Ação do vento em coberturas isoladas; 2004; 115 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Mario José Paluch;
Simulación de vientos naturales en el túnel de la UNNE - Método de Counihan; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Magister en Mecánica Aplicada) - Universidad Nacional Del Nordeste, Ciencia y Técnica de La Unne; Coorientador: Mario José Paluch;
Simulación de vientos naturales en el túnel de la UNNE - Método de Standen; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Magister en Mecánica Aplicada) - Universidad Nacional Del Nordeste, Ciencia y Técnica de La Unne; Coorientador: Mario José Paluch;
Medición de presiones médias y fluctuantes - Tecnología; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Magister en Mecánica Aplicada) - Universidad Nacional Del Nordeste, Ciencia y Técnica de La Unne; Coorientador: Mario José Paluch;
Efeito do entorno urbano sobre as ações do vento em edifícios; 2005; Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Organização dos Estados Americanos; Coorientador: Mario José Paluch;
Projeto de escadas especiais; 2004; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estruturas) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Alternativas Estruturais para Edifícios em Concreto Armado; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Técnica da analogia de grelha aplicada à analise de lajes; 2004; 80 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Estudo Numérico e Experimental de Lajes Pré-moldadas da Região de Passo Fundo; 2003; 61 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Lajes planas; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Uso de mantas de carbono em reforço de estruturas de concreto armado; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Projeto estrutural de edifícios em concreto armado utilizando o software ALTOQI EBERICK - comparação dos métodos de análise para vigas; ; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Projeto estrutural de edifícios em concreto armado utilizando o software ALTOQI EBERICK - comparação dos métodos de análise para lajes; ; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Deformações em vigas de concreto armado; 2001; 78 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Tubos pré-moldados em concreto armado de alto desempenho; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Influência da alvenaria na estabilidade global das estruturas de concreto armado; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Comparação entre a resposta transversal medida e predita de uma torre de transmissão de concreto armado; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Avaliação do Conforto Humano em Edifícios Submetidos a Vibrações Devidas à Ação do Vento; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Informações sobre velocidade e direção do vento na região de Passo Fundo; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mario José Paluch;
Análise de esforços em placas através da analogia de grelha; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Informações sobre a velocidade e direção do vento na região de Passo Fundo; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mario José Paluch;
Medições in situ da resposta de torres estaiadas sob a ação do vento gerado por tormentas elétricas; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Mario José Paluch;
Informações sobre a velocidade e direção do vento na região de Passo Fundo; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mario José Paluch;
Analogia de grelha aplicada à analise de lajes; 2004; 40 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Medições dos ventos gerados por tormentas elétricas; ; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mario José Paluch;
Medições dos Ventos Gerados por Tormentas Elétricas; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Medições dos Ventos Gerados por Tormentas Elétricas; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Mario José Paluch;
Medições dos ventos gerados por tormentas elétricas; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Mario José Paluch;
Influência da presença de marquizes nas forças exercidas pelo vento na cobertura de pavilhões industriais; ; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Medições dos ventos gerados por tormentas elétricas; ; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Mario José Paluch;
Influência da presença de marquizes nas forças exercidas pelo vento na cobertura de pavilhões industriais; ; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Vibrações de torres e chaminés de seção transversal circular por desprendimento de vortices - abordagem teórica e experimental; ; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Engenharia e Arquitetura) - Universidade de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo; Orientador: Mario José Paluch;
Produções bibliográficas
-
PALUCH, M. J. ; CAPPELLARI, T.T.O ; RIERA, J. D. . Experimental and numerical assessment of EPS wind action on long span transmission line conductors. Journal of Wind Engineering and Industrial Aerodynamics , v. 95/7, p. 473-492, 2007.
-
GRUHN, S. ; KRIPKA, M. ; PALUCH, M. J. . Avaliação do conforto humano em sistemas estruturais submetidos a vibrações resultantes da ação do vento. Revista Internacional Construlink , v. 5, p. 30-41, 2007.
-
PALUCH, M. J. ; SOUZA, A. M. L. ; BLESSMANN, J. . Wind loads on attached canopies and their effect on the pressure distribution over arch-roof industrial buildings. . Journal of Wind Engineering and Industrial Aerodynamics , Holanda, v. 91, p. 975-994, 2003.
-
MARROQUIM, Adans Iraheta ; ROCHA, M. M. ; TOAZZA, Adriano ; PALUCH, M. J. . O laboratório anemométrico da Universidade de Passo Fundo. Ciência e Natura , Santa Maria, p. 201-205, 2003.
-
PALUCH, M. J. ; ROCHA, M. M. ; SOUZA, Acir Mercio Loredo . Resultados preliminares de medições no laboratório anemométrico da Universidade de Passo Fundo. Ciência e Natura , Santa Maria, p. 255-260, 2003.
-
BORTOLI, M. ; NATALINI, B. ; PALUCH, M. J. ; NATALINI, M. B. . Part-depth wind tunnel simulations of the atmospheric boundary layer. Journal of Wind Engineering and Industrial Aerodynamics , Holanda, v. 90, n.4-5, p. 281-291, 2002.
-
MARIGHETTI, J. ; WITTWER, J. ; BORTOLI, M. ; NATALINI, B. ; PALUCH, M. J. ; NATALINI, M. B. . Fluctuating and mean pressure measurements on a stadium covering in wind tunnel. Journal of Wind Engineering and Industrial Aerodynamics , Amsterdam, v. 84, p. 321-328, 2000.
-
SOUZA, Acir Mércio Loredo ; DAVENPORT, A. G. ; PALUCH, M. J. . Determinação da resposta de torres de transmissão treliçadas à ação do vento. In: Zacarias M. Chamberlain Pravia; Moacir Kripka. (Org.). CONSTRUÇÃO METÁLICA: ESTUDOS E PESQUISAS RECENTES. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2005, v. , p. 46-66.
-
SILVANI, Marinês ; PALUCH, M. J. ; SOUZA, Acir Mércio Loredo . Modelo teórico aproximado para o projeto de sistemas de ventilação natural em pavilhões industriais. In: Zacarias M. Chamberlain Pravia; Moacir Kripka. (Org.). CONSTRUÇÃO METÁLICA: ESTUDOS E PESQUISAS RECENTES. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2005, v. , p. 183-216.
-
SOUZA, Acir Mércio Loredo ; SCHETTINI, Edith Beatriz Camaño ; PALUCH, M. J. . Simulação da camada limite atmosférica em túnel de vento. In: Sergio Viçosa Möller; Jorge Hugo Silvestrini. (Org.). Turbulência. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Ciências e Engenharia Mecânicas, ABCM, 2004, v. 4, p. 137-163.
-
BORTOLI, M. ; RIERA, J. D. ; PALUCH, M. J. . Wind Loads on Tall Buildings in Urban Environments. In: 12 International Conference on Wind Engineering, 2007, Caims. Conference Preprints, 2007. v. 2. p. 2591-2598.
-
CORBELLA, O. D. ; LOREDO-SOUZA, A. M. ; PALUCH, M. J. . Apresentação do Túnel de Vento da FAU/UFRJ. In: IX Encontro Nacional e V Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC), 2007, Ouro Preto. Anais do IX Encontro Nacional e V Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído, 2007. p. 398-405.
-
LOREDO-SOUZA, A. M. ; ROCHA, M. M. ; NÚÑEZ, G. J. Z. ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio ; PALUCH, M. J. . Estudo em túnel de vento da resposta dinâmica do complexo viário jornalista Roberto Marinho. In: 49 Congresso Brasileiro de Concreto, 2007, Bento Gonçalves. Anais do 49 Congresso Brasileiro de Concreto, 2007.
-
LOREDO-SOUZA, A. M. ; MARANHAO, G. ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio ; NÚÑEZ, G. J. Z. ; PALUCH, M. J. . Estudo em túnel de vento dos efeitos de vizinhança sobre o empreendimento Blue Marlin Towers. In: 49 Congresso Brasileiro de Concreto, 2007, Bento Gonçalves. Anais do 49 Congresso Brasileiro de Concreto, 2007.
-
GRUHN, S. ; KRIPKA, M. ; PALUCH, M. J. . Avaliação do conforto humano em estruturas submetidas a vibrações resultantes da ação do vento. In: II Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, 2007, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, 2007.
-
LOREDO-SOUZA, A. M. ; ROCHA, M. M. ; NÚÑEZ, G. J. Z. ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio ; PALUCH, M. J. . Estudo em túnel de vento do comportamento dinâmico do complexo viário jornalista Roberto Marinho. In: II Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, 2007, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, 2007.
-
CUNHA, E. G. ; MACHADO, N. R. S. ; MENEZES, M. S. ; MARROQUIM, Adans Iraheta ; PALUCH, M. J. . Proposta de um aquecedor natural para a região de Passo Fundo, RS. In: IX Encontro Nacional e V Latino Americano de Conforto no Ambiente Construido (ENCAC), 2007, Ouro Preto. Anais do IX Encontro Nacional e V Latino Americano de Conforto no Ambiente Construido, 2007.
-
MAKOWSKI, Daniela Grau ; PALUCH, M. J. ; SOUZA, Acir Mércio Loredo . Ação do vento em coberturas isoladas. In: XXXII Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2006, Campinas. Anais das XXXII Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2006.
-
BORTOLI, M. ; RIERA, J. D. ; PALUCH, M. J. . Vientos extremos en ambientes urbanos para aplicación en análisis estructural. In: Anais das XXXII Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2006, Campinas. XXXII Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2006.
-
PALUCH, M. J. ; RIERA, J. D. ; SOUZA, Acir Mércio Loredo . Vibrações transversais de torres chaminés devido ao desprendimento de vórtices. In: XXXII Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2006, Campinas. Anais das XXXII Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2006.
-
BORTOLI, M. ; RIERA, J. D. ; PALUCH, M. J. . Determinación de las cargas de viento en estructuras altas localizadas en centros urbanos. In: XXXII Jornadas Sul-Americanas em Engenharia Estrutural, 2006, Campinas. Anais das XXXII Jornadas Sul-Americanas em Engenharia Estrutural, 2006.
-
SOUZA, Acir Mércio Loredo ; ROCHA, M. M. ; RIPPEL, Leandro Inácio ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio ; NÚÑEZ, Gustavo Javier Zani ; PALUCH, M. J. ; SILVA, A. O. ; MEDEIROS, J. C. P. . Coeficiente de arrasto aerodinâmico em estruturas treliçadas de linhas de transmissão. In: XXXII Jornadas Sul-Americanas em Engenharia Estrutural, 2006, Campinas. Anais das XXXII Jornadas Sul-Americanas em Engenharia Estrutural, 2006.
-
SOUZA, Acir Mércio Loredo ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio ; NÚÑEZ, Gustavo Javier Zani ; PALUCH, M. J. ; RIPPEL, Leandro Inácio ; KATOPODIS JR, A. . Ação estática do vento sobre a cobertura do estádio olímpico Goiânia, GO. In: XXXII Jornadas Sul-Americanas em Engenharia Estrutural, 2006, Campinas. Anais das XXXII Jornadas Sul-Americanas em Engenharia Estrutural, 2006.
-
SOUZA, Acir Mércio Loredo ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio ; NÚÑEZ, Gustavo Javier Zani ; PALUCH, M. J. ; RIPPEL, Leandro Inácio ; MARANHAO, G. ; CUNHA, A. . Interferência da vizinhança no carregamento devido ao vento em dois edifícios alteados Estrela do Atlântico Natal - RN. In: XXXII Jornadas Sul-Americanas em Engenharia Estrutural, 2006, Campinas. Anais das XXXII Jornadas Sul-Americanas em Engenharia Estrutural, 2006.
-
LOREDO-SOUZA, A. M. ; NUÑES, Gustavo Javier Zani ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio ; PALUCH, M. J. . Estudo em Túnel de Vento da Cobertura do Aeroporto Internacional dos Guararapes, Recife. In: Congresso Latino-Americano da Construção Metálica - Construmetal, 2006, São Paulo. Construmetal 2006, 2006.
-
SOUZA, Acir Mércio Loredo ; PALUCH, M. J. . Brazil Storm Catarina: Hurricane or Extratropical Cyclone?. In: 10th ACWE- 10th Americas Conference on Wind Engeneering, 2005, Baton Rouge. CD - Tenth Americas Conference on Wind Engineering Pre-Proceedings, 2005.
-
PALUCH, M. J. ; SOUZA, Acir Mércio Loredo ; RIERA, J. D. . Vibrações transversais de torres e chaminés de concreto armado devido ao desprendimento de vórtices - propostas para NBR 6123. In: 47º Congresso Brasileiro de Concreto, 2005, Olinda. Anais do 47º Congresso Brasileiro de Concreto, 2005.
-
CARPEGGIANI, Elvis Antônio ; SOUZA, Acir Mércio Loredo ; NÚÑEZ, Gustavo Javier Zani ; PALUCH, M. J. . Determinação dos efeitos estáticos de torção em edifícios altos de concreto armado devidos à ação do vento. In: 47º Congresso Brasileiro de Concreto, 2005, Olinda. Anais 47º Congresso Brasileiro de Concreto, 2005.
-
SOUZA, Acir Mércio Loredo ; PALUCH, M. J. ; ROCHA, M. M. ; NÚÑEZ, Gustavo Javier Zani ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio ; RIPPEL, Leandro Inácio . Projetos de Pontes Estaiadas - Ação do Vento. In: Congresso de Pontes e Estruturas, 2005, Rio de Janeiro. Anais do Congresso de Pontes e Estruturas, 2005.
-
PALUCH, M. J. ; SOUZA, Acir Mércio Loredo ; ROCHA, M. M. ; NÚÑEZ, Gustavo Javier Zani ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio ; RIPPEL, Leandro Inácio . Projeto de Pontes Estaiadas - Vibrações por Desprendimento de Vórtices. In: Congresso de Pontes e Estruturas, 2005. Anais do Congresso de Pontes e Estruturas, 2005.
-
BORTOLI, M. ; RIERA, J. D. ; PALUCH, M. J. . Simulación de ambientes urbanos para el estudio experimental de los efectos dinámicos del viento. In: XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004, Mendoza. Anais XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004.
-
SOUZA, Acir Mercio Loredo ; ROCHA, M. M. ; PALUCH, M. J. ; GRAZIANO, Francisco ; NÚÑEZ, Gustavo Javier Zani ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio . Ação do vento sobre o emprendimento SP-Wellness. In: XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004, Mendoza. Anais XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004.
-
LIMAS, Lisandra Fraga ; ROCHA, M. M. ; SOUZA, Acir Mercio Loredo ; PALUCH, M. J. . Determinação das características aerodinâmicas de seções transversais de pontes em túnel de vento. In: XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004, Mendoza. Anais XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004.
-
CARPEGGIANI, Elvis Antônio ; SOUZA, Acir Mercio Loredo ; ROCHA, M. M. ; PALUCH, M. J. ; NÚÑEZ, Gustavo Javier Zani ; RIPPEL, Leandro Inácio . Efeitos estáticos de torção devidos ao vento em edifícios altos. In: XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004, Mendoza. Anais XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004.
-
PALUCH, M. J. ; ROCHA, M. M. ; SOUZA, Acir Mercio Loredo . O Laboratório Laboratório Anemométrico da Universidade de Passo Fundo. In: XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004, Mendoza. Anais XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004.
-
SOUZA, Acir Mercio Loredo ; ROCHA, M. M. ; FRANÇA, Ricardo Leopoldo e Silva ; PALUCH, M. J. ; NÚÑEZ, Gustavo Javier Zani ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio . Ação estática do vento sobre um edifício esbelto de concreto armado. In: XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004, Mendoza. Anais XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004.
-
SOUZA, Acir Mercio Loredo ; ROCHA, M. M. ; FRANCO, Mário ; PALUCH, M. J. ; NÚÑEZ, Gustavo Javier Zani ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio . Influência dos efeitos de vizinhança nas ações devidas ao vento em edifícios altos. In: XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004, Mendoza. Anais XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004.
-
SOUZA, Acir Mercio Loredo ; ROCHA, M. M. ; PALUCH, M. J. ; NUÑES, Gustavo Javier Zani ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio ; RIPPEL, Leandro Inácio . Estudo da ação estática do vento sobre a cobertura do Estádio Castelão. In: XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004, Mendoza. Anais XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004.
-
SOUZA, Acir Mercio Loredo ; KNIJNIK, Aníbal ; MARTINS, Augusto ; PALUCH, M. J. ; NÚÑEZ, Gustavo Javier Zani ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio . Determinação experimental da influência da seção transversal e dos efeitos de vizinhança em edifícios nos esforços devidos ao vento. In: XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004, Mendoza. Anais XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004.
-
SOUZA, Acir Mercio Loredo ; ROCHA, M. M. ; PALUCH, M. J. ; NÚÑEZ, Gustavo Javier Zani ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio . Estudo dos Efeitos do Vento Sobre um Grupo de Edifícios Altos de Concreto Armado. In: 46 Congresso Brasileiro de Concreto, 2004, Florianopolis. Anais 46 Congresso Brasileiro de Concreto, 2004.
-
SOUZA, Acir Mercio Loredo ; ROCHA, M. M. ; PALUCH, M. J. ; NÚÑEZ, Gustavo Javier Zani ; CARPEGGIANI, Elvis Antônio . O Uso do Túnel de Vento no Projeto de Pontes Estaiadas - Estudo de Caso: Ponte Sobre o Rio Guamá . In: 46 Congresso Brasileiro de Concreto, 2004, Florianopolis. Anais do 46 Congresso Brasileiro de Concreto, 2004.
-
ROCHA, M. M. ; SOUZA, A. M. L. ; PALUCH, M. J. ; NUÑES, Gustavo Javier Zani . Aspectos aerodinâmicos a serem considerados no projeto de pontes estaiadas - estudo de caso: ponte sobre o rio Guamá. In: V SIMPÓSIO EPUSP SOBRE ESTRUTURAS DE CONCRETO, 2003, São Paulo. Anais V SIMPÓSIO EPUSP SOBRE ESTRUTURAS DE CONCRETO, 2003.
-
SOUZA, A. M. L. ; FRANÇA, Ricardo Leopoldo e Silva ; BLESSMANN, J. ; NUÑES, Gustavo Javier Zani ; PALUCH, M. J. . Ação estática do vento sobre o edifício E-Tower-São Paulo.. In: V SIMPÓSIO EPUSP SOBRE ESTRUTURAS DE CONCRETO, 2003, São Paulo. Anais V SIMPÓSIO EPUSP SOBRE ESTRUTURAS DE CONCRETO, 2003.
-
PALUCH, M. J. ; ROCHA, M. M. ; SOUZA, A. M. L. ; NUÑES, Gustavo Javier Zani . Estudo da estabilidade de pontes estaiadas de concreto armado ao desprendimento de vórtices. . In: V SIMPÓSIO EPUSP SOBRE ESTRUTURAS DE CONCRETO, 2003, São Paulo. Anais V SIMPÓSIO EPUSP SOBRE ESTRUTURAS DE CONCRETO, 2003.
-
ROCHA, M. M. ; SOUZA, A. M. L. ; PALUCH, M. J. ; NUÑES, Gustavo Javier Zani . Wind Tunnel Analysis of the Behaviour of Different Section Configurations for Two Cable Stayed Bridges.. In: 11th International Conference on Wind Engineering, 2003, Texas. Proceedings 11th International Conference on Wind Engineering, 2003.
-
NATALINI, M. B. ; CANAVESIO, O. ; NATALINI, B. ; PALUCH, M. J. . Pressure Distribution on Curved Canopy Roof. In: The Second International Symposium on Advances in Wind and Structures (AWAS 02), 2002, Seul. Proceedings The Second International Symposium on Advances in Wind and Structures (AWAS 02), 2002.
-
PALUCH, M. J. ; BLESSMANN, J. . Efeitos da Presença de Marquises nas Ações Exercidas pelo Vento em Pavilhões Industriais. In: XXX Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2002, Brasiia. Anais XXX Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2002.
-
PALUCH, M. J. ; BLESSMANN, J. . Ação do Vento em Marquises. In: XXX Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2002, Brasiia. Anais XXX Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2002.
-
PALUCH, M. J. ; ROCHA, M. M. ; SOUZA, A. M. L. ; NÚÑEZ, G. J. Z. . Estudo da Estabilidade de uma Ponte Estaiada ao Desprendimento de Vórtices. In: XXX Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2002, Brasilia. Anais XXX Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2002.
-
PALUCH, M. J. ; BORTOLI, M. ; WITTWER, A. ; MARIGHETTI, J. ; NATALINI, M. B. . Análisis Experimental de la Acción del Viento sobre la Catedral de La Plata. In: XXX Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2002, Brasilia. Anais XXX Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 2002.
-
NATALINI, M. B. ; CANAVESIO, O. ; NATALINI, B. ; PALUCH, M. J. . Wind tunnel modelling of mean pressures on curved canopy roofs. In: Americas Conference on Wind Engineering - 2001, 2001, Clenson. Proceedings Americas Conference on Wind Engineering - 2001, 2001.
-
PALUCH, M. J. ; SOUZA, A. M. L. . Influence of canopies on the wind action on arch-roof industrial building. In: Americas Conference on Wind Engineering - 2001, 2001, Clenson. Proceedings Americas Conference on Wind Engineering - 2001, 2001.
-
PALUCH, M. J. ; SOUZA, A. M. L. . Wind action on canopies attached to arch-roof industrial buildings. In: Americas Conference on Wind Engineering -2001, 2001, Clenson. Proceedings Americas Conference on Wind Engineering -2001, 2001.
-
NÚÑEZ, G. J. Z. ; PALUCH, M. J. ; SOUZA, A. M. L. ; ROCHA, M. M. . Vortex induced vibrations of a reinforced concrete telecommunications tower. In: Americas Conference on Wind Engineering - 2001, 2001, Clenson. Proceedings Americas Conference on Wind Engineering - 2001, 2001.
-
PALUCH, M. J. ; RIERA, J. D. . Vibrações normais à direção do vento de torres e chaminés de seção circular. In: XXIX Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2000, Punta del Este. Anais XXIX Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2000.
-
SOUZA, A. M. L. ; ROCHA, M. M. ; PALUCH, M. J. ; NÚÑEZ, G. J. Z. . Análise experimental dos efeitos dinâmicos do vento sobre uma torre de telecomunicações de concreto armado. In: XXIX Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2000, Punta del Este. Anais XXIX Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2000.
-
PALUCH, M. J. ; SOUZA, A. M. L. ; ROCHA, M. M. ; NÚÑEZ, G. J. Z. . Estudo em túnel de vento de uma torre de telecomunicações de concreto armado. In: XVI Jornadas Argentinas de Ingeniería Estructural, 2000, Buenos Aires. Anais XVI Jornadas Argentinas de Ingeniería Estructural, 2000.
-
BORTOLI, M. ; NATALINI, B. ; PALUCH, M. J. ; NATALINI, M. B. . Part-depth simulations of the atmospheric boundary layer in wind tunnel. In: 4 th International Colloquium on Bluff Body Aerodynamics & Applications, 2000, Bochum. Proceedings 4 th International Colloquium on Bluff Body Aerodynamics & Applications, 2000. v. 1. p. 83-86.
-
SOUZA, A. M. L. ; ROCHA, M. M. ; PALUCH, M. J. ; NÚÑEZ, G. J. Z. . Determinação experimental dos efeitos do vento sobre uma torre de telecomunicações de concreto armado. In: IV Simpósio EPUSP sobre Estruturas de Concreto, 2000, São Paulo. Anais IV Simpósio EPUSP sobre Estruturas de Concreto, 2000.
-
PALUCH, M. J. ; MORQUIO, A. . Measured and predicted response of a 120m-high concrete transmission tower. In: Jubileum Conference on Wind Effects on Buildings and Structures, 1998, Porto Alegre. Proceedings Jubileum Conference on Wind Effects on Building and Structures, 1998. v. 2.
-
MARIGHETTI, J. ; WITTWER, A. ; BORTOLI, M. ; NATALINI, B. ; PALUCH, M. J. ; NATALINI, M. B. . Fluctuating and mean pressure measurements on a stadium covering in wind tunnel. In: Jubileum Conference on Wind Effects on Buildings and Structures, 1998, Porto Alegre. Proceedings Jubileum Conference on Wind Effects on Buildings and Structures, 1998. v. 2. p. 1-7.
-
PALUCH, M. J. ; RIERA, J. D. ; ITURRIOZ, I. . Determinación de la respuesta dinámica de una torre de transmisión - Estudio comparativo. In: XXVIII Jornadas Sulamericanas de Engenharia Estrutural, 1997, São Carlos. Anais XXVII Jornadas Sulamericanas de Engenharia Estrutural, 1997. v. 2. p. 675-684.
-
BORTOLI, M. ; NATALINI, M. B. ; PALUCH, M. J. . Simulaciones de espesor total de capa límite atmosférica neutralmente estable por los métodos de Counihan y Standen. In: XVIIII Jornadas Sulamericanas de Engenharia Estrutural, 1997, São Carlos. Anais XVIII Jornadas Sulamericanas de Engenharia Estrutural, 1997. v. 4. p. 1615-1624.
-
NATALINI, B. ; BORTOLI, M. ; PALUCH, M. J. . Relevamiento en vacio del túnel de viento de capa límite de la UNNE. In: XV Jornadas Argentinas de Ingeniería Estructural, 1996, Buenos Aires. Anais XV Jornadas Argentinas de Ingeniería Estructural, 1996. v. 1. p. 360-368.
-
BORTOLI, M. ; NATALINI, B. ; PALUCH, M. J. . Simulación de perfiles de velocidades médias en el túnel de viento de capa límite de la UNNE mediante el uso de barrera y rugosidad superficial. In: XV Jornadas Argentinas de Ingeniería Estructural, 1996, Buenos Aires. Anais XV Jornadas Argentinas de Ingeniería Estructural, 1996. v. 1. p. 353-359.
-
NATALINI, M. B. ; AGOSTI, C. ; PALUCH, M. J. . Análisis experimental en túnel de viento. In: XXVII Jornadas Sudamericana de Ingeniería Estructural, 1995, Tucumán. Anais XXVII Jornadas Sudamericana de Ingeniería Estructural, 1995. v. 2. p. 479-493.
-
PALUCH, M. J. ; RIERA, J. D. . Consideración de la exitación por desprendimiento de vórtices en Normas sobre acción del viento en construcciones. In: XXVII Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 1995, Tucuman. Anais XXVII Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 1995.
-
NÚÑEZ, G. J. Z. ; PALUCH, M. J. ; LOREDO-SOUZA, A. M. ; ROCHA, M. M. . The response of a telecommunications tower to vortex shedding: wind tunnel testing versus theoretical approaches. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering , 2007.
-
PALUCH, M. J. ; LOREDO-SOUZA, A. M. ; SCHETTINI, Edith Beatriz Camaño ; ROCHA, M. M. . Pesquisa e desenvolvimento tecnológico no LAC II. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
PALUCH, M. J. ; SOUZA, Acir Mercio Loredo . Projeto de um túnel de vento para a Faculdade de Arquitetura da UFRJ. 2005.
SOUZA, Acir Mércio Loredo ; PALUCH, M. J. ; NUÑES, Gustavo Javier Zani . Coeficiente de arrasto de uma torre monotubular Seccional Brasil. 2004.
ROCHA, M. M. ; SOUZA, Acir Mercio Loredo ; PALUCH, M. J. . Wind action on the Paulicéia Bridge. 2002.
SOUZA, A. M. L. ; ROCHA, M. M. ; PALUCH, M. J. ; NÚÑEZ, G. J. Z. . Ponte estaiada sobre o rio Guamá - Fase II. Desprendimento de vórtices e velocidade crítica. 2001.
PALUCH, M. J. ; ROCHA, M. M. ; SOUZA, A. M. L. . Ação dinâmica do vento na Torre da Telet - Ensaio em túnel de vento. 2000.
PALUCH, M. J. ; MARIGHETTI, J. ; NATALINI, B. ; BORTOLI, M. ; WITTWER, A. . Determinación de las acciones globales del viento en las torres y pináculos de la catedral de la ciudad de la Plata - Ensayo en túnel de viento. 1998.
PALUCH, M. J. ; NATALINI, B. ; MARIGHETTI, J. ; BORTOLI, M. ; WITTWER, A. . Determinación de las acciones estáticas del viento en la cobertura del estadio de futbol del club Racing- Ensayo en túnel de viento. 1997.
RIERA, J. D. ; ROCHA, M. M. ; PALUCH, M. J. . Determinação das Condições de Segurança do Pier de Adubos Trevo S.A.. 1996.
LOREDO-SOUZA, A. M. ; ROCHA, M. M. ; PALUCH, M. J. . Determinação Experimental, em Túnel de Vento, do Comportamento Aerodinâmico do Complexo Viário Jornalista Roberto Marinho. Fase III - Alternativa Aerodinâmica. 2006.
SOUZA, A. M. L. ; ROCHA, M. M. ; PALUCH, M. J. . Determinação Experimental, em Túnel de Vento, do Comportamento Aerodinâmico do Complexo Viário Jornalista Roberto Marinho. Fase III - Parte 2: Velocidades Críticas para Desprendimento de Vórtices. 2006.
PALUCH, M. J. ; RIERA, J. D. ; AMBROSINI, Daniel . Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural. 2007. (Editoração/Periódico).
PALUCH, M. J. ; RIERA, J. D. ; AMBROSINI, Daniel . Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural. 2006. (Editoração/Periódico).
PALUCH, M. J. ; RIERA, J. D. ; AMBROSINI, Daniel . Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural. 2005. (Editoração/Periódico).
PALUCH, M. J. ; RIERA, J. D. ; AMBROSINI, Daniel . Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural. 2004. (Editoração/Periódico).
Projetos de pesquisa
-
2007 - Atual
Determinação em Túnel de Vento de Coeficientes de Arrasto de Torres Treliçadas de Linhas de Transmissão, Descrição: Estruturas treliçadas de linhas de transmissão (LT) submetidas à ação do vento têm sido utilizadas de forma rotineira em aplicações da engenharia estrutural há mais de um século. Entretanto, o conhecimento dos efeitos do vento sobre este tipo de estrutura é, ainda hoje, imperfeito e as prescrições das normas a respeito destes efeitos são, em muitos casos, mutuamente inconsistentes e em desacordo com os dados experimentais. Partindo deste contexto, no caso particular de estruturas para linhas de transmissão, podemos acrescentar que as normas existentes não são, em princípio, aplicáveis à maior parte das geometrias utilizadas nas suas diversas partes. Nesse sentido, o projeto tem por objetivos principais: (a) verificar a aplicabilidade dos critérios para cálculo das cargas de vento sobre estruturas, constantes das normas utilizadas no projeto de linhas de transmissão; (b) desenvolver e aperfeiçoar instrumentos e técnicas de medição de coeficientes de arrasto aerodinâmico que sejam particularmente eficientes para estes tipos de estrutura; (c) estabelecer coeficientes de arrasto compatíveis com as geometrias das diversas partes das torres utilizadas em LT, servindo de subsídio para a revisão das normas brasileiras NBR-5422 (Projeto de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica) e NBR-6123 (Forças devidas ao vento em edificações).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Mario José Paluch - Integrante / Marcelo Maia Rocha - Integrante / Acir Mércio Loredo-Souza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade de Passo Fundo - Cooperação / Centrais Elétricas - Sede - Cooperação.
-
2005 - Atual
Subsídios para o Projeto da Ventilação Natural em Pavilhões Industriais, Descrição: Projeto de desenvolvimento tecnológico realizado pelo LAC/UFRGS em parceria com a Universidade da Passo Fundo, com financiamento da FINEP, CNPq e Medabil Varco-Pruden S.A. Com o desenvolvimento deste estudo objetiva-se, de maneira geral, melhorar o estado do conhecimento sobre as técnicas teóricas e experimentais de projeto da ventilação natural para pavilhões industriais. Com isto, em um futuro próximo, pretende-se melhorar a confiabilidade das citadas técnicas de projeto, permitindo oferecer serviços de testes aerodinâmicos relacionados à ventilação natural ao setor produtivo, e à empresa Medabil uma otimização de seus produtos, tornando-a mais eficiente e competitiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Mario José Paluch - Integrante / Marcelo Maia Rocha - Integrante / Edith Beatriz Camaño Schettini - Integrante / Acir Mércio Loredo-Souza - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Medabil Varco-Pruden SA. - Cooperação / Universidade de Passo Fundo - Cooperação.Número de orientações: 3
-
2005 - Atual
Subsídios para o Projeto da Ventilação Natural em Pavilhões Industriais, Descrição: A ventilação natural é a estratégia bioclimática indicada para promover o conforto térmico dos usuários e o resfriamento da envolvente dos edifícios, em climas quentes e úmidos, e é uma indicadora da renovação do ar do ambiente interno. Mais ainda, os custos com energia elétrica e a necessidade crescente de reduzir seu consumo fazem da ventilação natural a primeira opção a ser estudada no projeto de edificações industriais. Neste trabalho pretende-se desenvolver o knowhow para verificar a eficiência da ventilação natural a partir de ensaios em modelos reduzidos de pavilhões industriais, assim como, construir uma curva de taxa de excedência versus velocidade média do vento para a região de Passo Fundo a partir dos dados dos ventos obtidos no Laboratório Anemométrico da Universidade de Passo Fundo UPF.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Mario José Paluch - Coordenador / Acir Mércio Loredo-Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Passo Fundo - Bolsa.Número de orientações: 3
-
2003 - Atual
Informações sobre a velocidade e direção do vento na região de Passo Fundo, Descrição: Este trabalho visa o processamento dos registros do vento disponíveis no Laboratório Anemométrico da Universidade de Passo Fundo, que permita estudar aspectos tão importantes da engenharia como: a) análise de fadiga de estruturas sujeitas a vibrações pelo vento; b) análise da viabilidade de implementação de sistemas de captação de energia eólica; c) análise de índices de conforto em ambientes expostos ao vento, etc. Pretende-se, ao contrario da abordagem convencional, obter informações não apenas das velocidades máximas em um dado período de tempo (por exemplo máximas anuais ou mensais), mas também todas as velocidades médias que excedam a um certo valor de truncamento, juntamente com os respectivos tempos de duração e as velocidades máximas de rajada. Assim sendo, esse processamento permitirá entre outros aspectos, estimativas sobre a fração de tempo, referida a um período arbitrário, durante o qual o vento apresentará uma velocidade média que supere um nível pré-especificado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Mario José Paluch - Coordenador / Jorge Daniel Riera - Integrante / Adans Iraheta Marroquim - Integrante / Moacyr Fauth - Integrante / Acir Mércio Loredo-Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 3
-
2002 - Atual
Medições dos ventos gerados por tormentas elétricas, Descrição: As características dos ventos, ou seja, a distribuição espacial e temporal da velocidade dos ventos, dependem do mecanismo de formação das tormentas. Este trabalho visa caracterizar os ventos gerados pelas denominadas tormentas elétricas ou trovoadas ou tormentas TS (thunderstorms). Apesar dos efeitos destrutivos que podem ter as tormentas TS (basta lembrar que faz poucos dias parte do Estado foi devastado por eventos dessa natureza) é pouca a informação disponível em relação aos dados que interessam ao engenheiro estrutural. Serão medidas no Laboratório Anemométrico da Universidade de Passo Fundo (UPF) as propriedades médias e flutuantes dos ventos gerados por diferentes mecanismos de formação das tormentas, obtendo-se assim parâmetros que permitirão caracterizar os ventos gerados pelas tormentas TS. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Mario José Paluch - Coordenador / Jorge Daniel Riera - Integrante / Adans Iraheta Marroquim - Integrante / Moacyr Fauth - Integrante / Acir Mércio Loredo-Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Passo Fundo - Bolsa.Número de orientações: 6
Prêmios
2007
Professor Homenageado turma Eng. Civil 2007, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo.
2006
Professor Paraninfo turma Eng. Civil 2006-1, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo.
2006
Professor Paraninfo turma Eng. Civil 2006-2, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo.
2005
Professor Homenageado turma Eng. Civil 2005, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo.
2004
Professor Amigo da Turma Eng. Civil 2004, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo.
2003
Professor Homenageado turma Eng. Civil 2003, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo.
2002
Professor Homenageado turma Eng. Civil 2002, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo.
2001
Professor Patrono turma Eng. Civil 2001, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo.
2000
Professor Homenageado turma Eng. Civil 2000, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo.
1985
Porta-bandeira ("abanderado"), "Universidad Nacional del Nordeste" (Argentina).
1976
"Medalla de Oro y Segundo Escolta de Bandera", "Colegio Nacional General San Martin" (Argentina).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Curso de Engenharia Civil. , Universidade de Passo Fundo, Campus I, Bairro São José, BR 285, São José, 99001-970 - Passo Fundo, RS - Brasil - Caixa-postal: 611, Telefone: (54) 33168203, URL da Homepage:
Experiência profissional
1998 - 2003
Universidade de Passo FundoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2007
Direção e administração, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Programa de Pós-Graduação em Engenharia.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
03/2007
Ensino, Engenharia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ambiência Urbana, Projeto de Obras de Arte
-
03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, .,Cargo ou função, Membro do Conselho da Unidade.
-
03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF.
-
07/1998
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Curso de Engenharia Civil.,Atividade realizada, Coordenador do Laboratório de Aerodinâmica das Construções - LAC.
-
06/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia e Arquitetura, .,Linhas de pesquisa
-
06/1998
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Resistência dos Materiais, Estática, Concreto Armado II, Concreto Armado I
-
03/2003 - 03/2007
Ensino, Engenharia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Concreto Protendido e Pontes
-
03/2003 - 03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Programa de Pós-Graduação em Engenharia.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Pós-Graduação.
-
03/2003 - 12/2003
Ensino, Especialização em Estruturas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Concreto Armado
1997 - 1997
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular
Atividades
-
01/1997 - 12/1997
Ensino, Projeto de Estruturas de Concreto Armado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria das Estruturas, Tópicos Especiais, Fundações
1986 - 1990
Universidad Nacional Del NordesteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
03/1986 - 12/1990
Pesquisa e desenvolvimento , Facultad de Ingeniería, Laboratorio de Aerodinámica de Las Construcciones.,Linhas de pesquisa
-
03/1986 - 12/1990
Ensino, Ingeniería Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hormigón Armado II
-
03/1986 - 12/1990
Ensino, Magister en Mecánica Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiales: Aerodinámica de las Construcciones II
-
03/1986 - 12/1990
Ensino, Especialista En Estructuras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aerodinámica de las Construcciones
1986 - 1990
Sociedad de Estudios de Ingeniería CivilVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro calculista
Atividades
-
01/1986 - 12/1990
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Projeto e cálculo de estruturas de concreto armado.
1986 - 1987
Municipalidad de La Ciudad de ResistenciaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro calculista, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1986 - 12/1987
Serviços técnicos especializados , Dirección de Obras, .,Serviço realizado, Projeto estrutural de obras.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mário José Paluch e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?