Vanessa Pinheiro Bento
Possui mestrado pelo Profletras- UESPI(2018), graduação em Licenciatura Plena em Letras Espanhol pela UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (2013) e graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é professora de espanhol e de língua portuguesa da educação básica- Unidade Escolar Landri Sales- SEDUC (PI). Tem experiência na área de Teorias da Linguagem e Ensino, com ênfase em Lingüística.
Informações coletadas do Lattes em 03/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em PROFLETRAS MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS
2016 - 2018
Universidade Estadual do Piauí
Título: O Estudo do Artigo no Português Brasileiro(PB): uma perspectiva semântica de Ensino, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Nize da R.S.Paraguassu Martins
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Espanhol
2013 - 2014
Centro Educacional de Formação, Capacitação Profissional do Meio Norte
Título: LA MUJER HABITADA DE GIOCONDA BELLI: LA CONSTRUCCIÓN DEL SUJETO FEMENINO Y LA RUPTURA DEL MODELO TRADICIONAL
Orientador: ELTON ARRUDA
Especialização em Metodologia do Ensino Superior
2006 - 2007
Universidade Federal do Piauí
Título: O Ensino de Literatura no Nível Médio em uma Unidade Escolar no Estado do Piaui.
Orientador: José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho.
Graduação em Licenciatura Plena em Letras Espanhol
2009 - 2013
Universidade Aberta do Brasil
Título: La Mujer Habitada de Gioconda Belli : La construcción del sujeto femenino y la ruptura del modelo tradicional.
Orientador: Leiliane de Vasconcelos Silva
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Participação em eventos
Abralin em cena Piauí 2018. ENSINO DE GRAMÁTICA: REFLEXÕES SEMÂNTICAS ACERCA DO ARTIGO. 2018. (Congresso).
Abralin em cena Piauí 2018. 2018. (Congresso).
Projeto de Extensão Ensino de Língua Portuguesa: Jogando com as linguagens.JOGANDO COM AS LINGUAGENS: ENSINO DE GRAMÁTICA. 2018. (Oficina).
GELNE 40 ANOS Jornada Itinerante 2017. 2017. (Congresso).
GELNE 40 ANOS Jornada Itinerante 2017. ABORDAGEM SOBRE O ESTUDO DO ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO NO LIVRO DIDÁTICO. 2017. (Congresso).
II Congresso Internacional de Ensino de Espanhol no Brasil. O conto fantástico e interfaces da leitura literária, em A casa tomada, de Júlio Cortazar. 2017. (Congresso).
Curso de Extensão Espanhol Conversação Módulo II UESPI. 2012. (Oficina).
II Semana Cultural do Curso de Letras Espanhol- EAD. 2012. (Seminário).
IV Simpósio de Espanhol da Universidade Estadual do Piauí. 2012. (Simpósio).
Curso de Extensão Espanhol Conversação Módulo I UESPI. 2011. (Oficina).
II Semana Acadêmica FECR "Educação e contemporaneidade: o empreendedorismo nas suas diversas facetas". 2011. (Seminário).
I Jornada Didáctica para profesores de Español en Teresina. 2011. (Encontro).
I Letras Científico da UFPI. 2011. (Encontro).
I Simpósio de Educação do CEERSEMA(Centro Ecumênico de Estudos Religiosos do Maranhão).Educação Especial e Ensino de Libras: propostas metodológicas de inclusão. 2011. (Simpósio).
I Simpósio de Extensão da Faculdade Evangélica Cristo Rei.Texto dramático:Uma alternativa. 2011. (Simpósio).
Língua Brasileira de Sinais -Básico- SENAC. 2011. (Oficina).
II Fórum de Alfabetizadores de Picos-PI.Afetividade x inteligência: relação e influências educacionais. 2010. (Simpósio).
I Semana Cultural Espanhol EAD UESPI. 2010. (Encontro).
I Fórum de Alfabetizadores de Picos-PI.Textos dramáticos: uma nova alternativa. 2009. (Simpósio).
III Simpósio de Espanhol da Uespi com o tema: Língua, Cultura e Novas Tecnologias. 2009. (Simpósio).
I SELEUFPI - SEMANA DE LETRAS DA UFPI- Curso Fonética, fonologia e escrita. 2009. (Oficina).
ABRALIN EN CENA PIAUI minicurso "Como ler e produzir textos com base em cadeias referenciais". 2008. (Oficina).
Congresso Nacional ABRALIN EN CENA PIAUÍ minicurso Letramento e Inclusão. 2008. (Congresso).
Curso Básico de Língua Espanhola 420h. 2004. (Outra).
Seminários Linguísticos UFCE 2003. 2003. (Seminário).
Gelne Minicurso O ensino do verbo em língua materna. 2002. (Oficina).
Seminário Permanente de Investigação Literária. 2002. (Seminário).
Seminários Linguísticos UFCE 2002.1. 2002. (Seminário).
Seminários Linguísticos UFCE 2002.2. 2002. (Seminário).
VI Seminário de Língua e Literaturas Estrangeiras. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
MARTINS, N. R. S. P.; ANTÔNIA BARBOSA DE SOUSA FREITAS;BENTO, Vanessa Pinheiro. CONTRIBUIÇÕES DA SEMÂNTICA FORMAL PARA PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
BENTO, Vanessa Pinheiro; CARVALHO, Margareth Valdivino da Luz; LUZ, Maria do Remédio de Lima Araújo. A inclusão dos Alunos Surdos no Ensino Regular no Município de Valença do Piauí. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
BENTO, Vanessa Pinheiro; LOPES,Epitácio Silva; SILVA, Leandro Cézar da. A importância da leitura processo de formação crítica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
BENTO, Vanessa Pinheiro; CARVALHO, Antonio Valdemar de; VIANA, Marina Oliveira Lélis. A utilização dos gêneros textuais na prática docente nas aulas de língua portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
BENTO, Vanessa Pinheiro. GÊNERO NOTICIA NA SALA DE AULA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
BENTO, Vanessa Pinheiro; SOUSA, Francisco de Assis; DA SILVA, Maria das Graças. Processo Seletivo ao cargo de Professor Provisório -UESPI-PICOS. 2013. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI-Campus Picos..
NETO, Vicente; CARVALHO, Margareth Valdivino da Luz;BENTO, Vanessa Pinheiro. Processo Seletivo ao cargo de Professor Provisório -UESPI-PICOS. 2013. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI-Campus Picos..
Orientou
Gênero notícia na sala de aula; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Vanessa Pinheiro Bento;
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Vanessa Pinheiro Bento;
A LEITURA LITERARIA EM UMA TURMA DE 9º ANO DA REDE PRIVADA EM PICOS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Vanessa Pinheiro Bento;
LITERATURA INFANTIL: AS VANTAGENS DA LEITURA NA INFANCIA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Vanessa Pinheiro Bento;
Trabalho de Conclusão de Curso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Lic; Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Vanessa Pinheiro Bento;
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2016
O ESTUDO DO ARTIGO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB): UMA PERSPECTIVA SEMÂNTICA DE ENSINO, Descrição: Este trabalho desenvolve-se na linha de pesquisa ?Teorias da Linguagem e Ensino? do Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS da Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Tem como tema o ensino de gramática, mais especificamente, o ensino do artigo definido e indefinido no português brasileiro (doravante, PB). O artigo é um aspecto gramatical pouco explorado no ensino de língua portuguesa e quando o é, o seu estudo restringe-se basicamente à perspectiva morfossintática. Nesse contexto, a questão que buscamos responder é: que estratégias de ensino o professor deve utilizar para ampliar o conhecimento dos alunos acerca do emprego do artigo? A hipótese que defendemos é de que o professor de língua portuguesa (LP) deve explorar o aspecto semântico da gramática, e não somente o morfossintático. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho é investigar a compreensão linguística dos alunos do 6º ano acerca do emprego do artigo definido e indefinido, a fim de elaborar uma proposta de ensino sobre o assunto. Para alcançar esse objetivo, será realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, adotando como procedimento a pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho qualitativo no 6º ano de uma escola pública estadual do Piauí, na cidade de Picos, com uma amostra de 30 alunos de ambos os sexos. A pesquisa se fundamenta, principalmente, no estudo dos seguintes autores: Antunes(2007,2014),Bagno,(1999), Campos (2014), Duarte & Lima (2000), Facaro(2008),Franchi(1998), Ilari (2011), Geraldi, (1991,2012);Kleiman(2014) Possenti (2004,2012), Travaglia (2003), Muller & Bertucci (2012), entre outros. Considerando que a pesquisa de campo ainda não foi realizada, apresentamos aqui apenas as nossas conclusões acerca da pesquisa bibliográfica. Concluímos, portanto que os estudos linguísticos sobre ensino de língua materna têm contribuído para transformar a perspectiva meramente normativa de ensino de gramática, em uma perspectiva reflexiva. Posto a unanimidade da postura de que não se pode pensar em língua sem gramática e nem o inverso, chega-se a conclusão de que as contribuições linguísticas admitem a relevância do ensino de gramática. Ensino esse, que deve tornar-se significativo ao aluno, na medida em que o professor se debruça sobre o que, o para que e o como ensinar gramática aplicando como metodologia a análise linguística. No caso do estudo do artigo definido e indefinido, a proposta de ensino voltada as estratégias do professor também sugerem o uso de análise linguística e uma ênfase em uma metodologia que aborde não só o aspecto morfossintático, mas, sobretudo o semântico. Palavra-chave: Língua Portuguesa. Artigo. Semântica. Análise Linguística. Ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Vanessa Pinheiro Bento - Integrante / Nize da Rocha Santos Paraguassu Martins - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Unidade Escolar Landri Sales. , Rua Monsenhor Hipólito, Centro, 64600104 - Picos, PI - Brasil, Telefone: (89) 34221835
Experiência profissional
2018 - 2018
Universidade Estadual do Piauí- campus Torquato NetoVínculo: , Enquadramento Funcional:
2016 - Atual
PAR FOR UESPIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Espanhol, Carga horária: 60
2015 - 2015
PAR FOR UESPIVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Espanhol, Carga horária: 60
2011 - 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI-Campus Picos.Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2010 - 2011
Faculdade Evangélica Cristo ReiVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 20
2009 - 2010
Instituto de Educação Superior Educare (PI)Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor TP 20, Carga horária: 20
2008 - 2010
Faculdade Integrada de Teologia VivaVínculo: Professora 20H, Enquadramento Funcional: Prof. da area de lingua portuguesa, Carga horária: 20
2008 - 2009
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor TP20, Enquadramento Funcional: Prof. Substituta da area de letras, Carga horária: 20
2008 - Atual
Unidade Escolar Landri SalesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de lingua portuguesa, Carga horária: 40
2006 - 2006
Unidade Escolar Dirceu Mendes Arco VerdeVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de literatura, Carga horária: 20
2007 - 2007
Educandorio Nossa Senhora dos RemediosVínculo: Prof. de lingua portuguesa, Enquadramento Funcional: professor 20H, Carga horária: 20
2007 - 2009
Escola Tia CarminhaVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professora de Lingua Portuguesa, Carga horária: 20
2005 - 2006
INSTITUTO EDUCACIONAL INCENTIVOVínculo: Profesor 40H, Enquadramento Funcional: Prof. de lingua portuguesa, Carga horária: 40
2004 - 2004
Colégio São PauloVínculo: Professor 20H, Enquadramento Funcional: Prof.de lingua portuguesa., Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vanessa Pinheiro Bento e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?