Roberto Celso Colacioppo
Mestre em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Engenheiro Químico pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Focado desde a graduação no desenvolvimento e integração de teorias, métodos e ferramentas da Ciência de Melhoria, em 1999/2000 fui um dos responsáveis pela implantação do Programa BlackBelt do IMECC/Unicamp adaptando os cursos da HP ministrados pela API (Associates in Process Improvement ? Texas, EUA). Através da Anova (empresa de consultoria), contribuo para acelerar o desenvolvimento de pessoas e para a conquista de objetivos estratégicos em várias organizações dentre elas: Itaú-Unibanco, Maxion, Bosch, Eaton, Kraft, Alstom, Microsoft, HP, TRW, ArvinMeritor, Solvay.
Informações coletadas do Lattes em 06/08/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Estatística
1995 - 2001
Universidade Estadual de Campinas
Título: Controle estatístico multivariado de processos para observações individuais,Ano de Obtenção: 2001
Ademir José Petenate.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: componentes principais; observações multivariadas; controle de qualidade; gráficos de controle; métodos estatísticos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística / Especialidade: Planejamento de Experimentos. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística / Especialidade: Regressão e Correlação. Setores de atividade: Educação; Atividades de serviços financeiros; Fabricação de produtos diversos.
Especialização em Engenharia da qualidade
1992 - 1992
Universidade Estadual de Campinas
Título: Planejamento de Experimentos Industriais
Orientador: Ademir José Petenate
Graduação em engenharia química
1985 - 1989
Universidade Estadual de Campinas
Título: Reatores de troca iônica
Orientador: Milton Mori
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Fundamentos da Estatística.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Planejamento de Experimentos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Regressão e Correlação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise Multivariada.
Outras produções
COLACIOPPO, R. C. . Mundo Corporativo - Rádio CBN. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
COLACIOPPO, R. C. . Atirei o pau no gráfico (http://www.atireiopaunografico.com.br). 2010; Tema: Análise de dados, gráficos e estatística. (Blog).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Anova Treinamento e Consultoria, Anova Campinas. , Rua Guapuruvu, 180 sala 5, Loteamento Alphaville Campinas, 13098322 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 13049312, Telefone: (19) 32622416, URL da Homepage:
Experiência profissional
1999 - Atual
Anova Treinamento e ConsultoriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40
2017 - 2017
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Como professor especialista visitante na FEQ/Unicamp no 1o Semestre de 2017, minhas atividades principais foram: - Ministrar a disciplina eletiva EQ035A ? Tópicos em Engenharia de Processos I de 4 créditos; - Promover encontro dos alunos, e demais pessoas da comunidade FEQ, com profissionais atuantes em carreiras de engenharia e de administração de negócios
2000 - 2005
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: tempo parcial, Carga horária: 20
Outras informações:
Cofundador do NEMO (Núcleo de Estudos em Melhoria Organizacional) do IMECC/Unicamp, contribuí para desenvolver o Programa Black Belt traduzindo e adaptando os cursos da HP/Compaq ministrados pela API (Associates in Process Improvement ? Texas, EUA).
1990 - 1994
Rhodia Poliamida e EspecialidadesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: engenheiro de processos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Contribui para melhoria de processos industriais na Rhodia e Rhodiaco, experiência determinante para o foco em Melhoria seguido na minha carreira.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roberto Celso Colacioppo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?