Maria Eugênia Trindade da Silva

Advogada no Escritório Ferreira e Chagas Advogados Associados. Atuação na área cível, recuperação de crédito e consumidor. Pós Graduada em Direito Processual, abrangendo Processo Civil, Processo Penal e Recurso Penal, Processo Tributário Administrativo e Judicial, Processo de Execução Penal, Processo do Trabalho. Bacharel em Direito - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Leciona por meio da plataforma online Profes, nas seguintes disciplinas: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Execução Penal. Tem experiência com contencioso cível e condução de ações judiciais cíveis/bancário/imobiliário/consumidor, dentre outras.

Informações coletadas do Lattes em 06/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Direito Processual

2017 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Prisão após condenação em segunda instância
Orientador: Renata Andrade Gomes

Graduação em Direito

2011 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A Aplicabilidade da Lei do Feminicídio: uma análise na vertente do Transexualismo
Orientador: Luciano Augusto de Freitas Nunes

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Fundação de Ensino de Contagem

Formação complementar

2018 - 2018

Modalidades de Contratos no Código Civil. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2017 - 2017

NCPC - Novo Código de Processo Civil. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2017 - 2017

Direito Processual Civil Atualização. (Carga horária: 20h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2016 - 2016

Investigação Criminal e Instauração da ação Penal. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2015 - 2015

Gestão do Poder Judiciário. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2015 - 2015

Reforma no CPP. (Carga horária: 20h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Iniciação Científica. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Civil e Processual Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito do Consumidor.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Bancário e Recuperação de Crédito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Imobiliário.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Administrativo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Penal e Processual Penal.

Produções bibliográficas

  • TRINDADE,Maria Eugênia . A Aplicabilidade da Lei do Feminicídio: uma análise na vertente do Transexualismo. In: André Vicente Leite de Freitas; Fernanda Paula Diniz; Henrique Viana Pereira. (Org.). Direito na atualidade: uma análise multidisciplinar. Volume III. 1ed.Rio de Janeiro: Livraria e Editora Lumen Juris Ltda., 2016, v. III, p. 539-562.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2018

Ferreira e Chagas Advogados

Vínculo: Advogada associada, Enquadramento Funcional: Advogada de recuperação de crédito, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades internas relacionadas ao andamento processual e ao gerenciamento do sistema interno de cadastros de processos. Prática diária de atos privativos de advogados.

Atividades

  • 03/2021

    Serviços técnicos especializados , DIREC - Recuperação de Crédito - Banco do Nordeste.,Serviço realizado, Advogada carteirizada, responsável pela condução de mais de 500 processos de contencioso cível autor, abrangendo todas as fases processuais. Responsável pelo acompanhamento e elaboração de todas as peças processuais,desde o ajuizamento até a fase recursal.

2014 - 2016

Tribunal de Justiça de MInas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades internas relacionadas ao andamento processual, auxiliando o Juiz na confecção das peças diárias, como minutas de sentenças, despachos e decisões. Atendimento ao público. Gerenciamento do sistema interno de cadastros e movimentações de processos. Pesquisas jurisprudenciais e doutrinárias.

Atividades

  • 06/2018 - 06/2020

    Outras atividades técnico-científicas , 1ª Vara Cível da Comarca de Contagem/MG, 1ª Vara Cível da Comarca de Contagem/MG.,Atividade realizada, Assistente de magistrado. Atividades internas relacionadas ao andamento processual, auxiliando o Juiz na confecção das peças diárias, como minutas de sentenças, despachos e decisões. Atendimento ao público. Pesquisas jurisprudenciais e doutrinárias..

2018 - Atual

Profes

Vínculo: Aulas particulares, Enquadramento Funcional: Professora Particular

Outras informações:
Professora particular de Direito na plataforma online Profes. Auxilio os alunos com mentorias, cursos e orientações acadêmicas.

2011 - 2012

Expressocar Veículos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Direito, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades internas relacionadas ao gerenciamento de contratos de Compra, Venda, Locação e Consignação de veículos automotores. Expedição de documentos junto a Bancos credenciados e ao DETRAN. Gerenciamento de Planilhas de custos interna. Emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Atendimento ao cliente