Tiago Nilo
Tiago Nilo possui graduação e mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com ênfase em ética e filosofia política. Trabalhou no mestrado a crítica de Hanna Arendt ao conceito de trabalho em Karl Marx. Atualmente é professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e está cursando o doutorado nesta mesma instituição. A pesquisa de sua tese centra-se no conceito de trabalho inserido no universo neoliberal, a partir da crítica da economia política de tradição marxista.
Informações coletadas do Lattes em 03/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Filosofia
2024 - Atual
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Orientador: Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Filosofia
2008 - 2010
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Um estudo da crítica arendtiana ao conceito de trabalho de Karl Marx
, Ano de Obtenção: 2010.Profª Drª Cecília Maria Pinto Pires.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Hannah Arendt; Karl Marx; Trabalho.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Filosofia Licenciatura
2000 - 2007
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: O saber na filosofia da existência de Kierkegaard e Nietzsche
Orientador: Álvaro Luiz Montenegro Valls
Formação complementar
2023 - 2023
História do Movimento Sindical no Brasil. (Carga horária: 12h). , Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, DIEESE, Brasil.
2007 - 2007
Compressão textual 1. (Carga horária: 53h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Política.
Organização de eventos
VALLS, A. L. M. ; NILO, Tiago . XIII Encontro Nacional de Filosofia. 2008. (Outro).
NILO, Tiago . Mostra de Iniciação Cietífica. 2006. (Outro).
NILO, Tiago ; HELFER, Inácio ; LIMA, Carlos Cirne ; ROHDEN, Luiz . Congresso Nacional DIA/2005 - Dialética, Tempo e Natureza. 2005. (Congresso).
NILO, Tiago ; RUIZ, Castor Barlolomé ; CULLETON, Alfredo ; PIRES, Cecília ; AZAMBUJA, Celso Cândido de ; GONZALEZ, Frnaciso Colom ; HELFER, Inácio . IX Simpósio Internacional da Associação Ibero-Americana de Filosofia Política e VIII Colóquio de Filosofia. 2005. (Congresso).
Participação em eventos
XVIII Simpósio de La Associación Iberoamericana de Filosofia Política.A dissolução do conceito de classe social e atomização da classe trabalhadora como uma das causas da implosão da política democrática. 2024. (Simpósio).
XX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. O trabalho no neoliberalismo: retomando a crítica da economia capitalista marxista. 2024. (Congresso).
XXVII Colóquio Internacional de Filosofia Unisinos.Filosofia Latino Americana. 2024. (Outra).
XXVII Colóquio Internacional de Filosofia Unisinos.Esta não é a ópera do malandro. 2024. (Outra).
IV Colóquio de Ética e Filosofia Política.Uma reflexão sobre a crítica de Hannah Arendt ao conceito de trabalho de Karl Marx. 2016. (Outra).
IV Colóquio de Filosofia da UFFS: ?Temas de Hermenêutica e Filosofia Primeira.Uma abordagem hermenêutica da condição histórica do sujeito indigesto. 2016. (Outra).
Capacitação para Professores e Tutores 2013/1: Ser professor do ensino superior: Tensões e Desafios.Capacitação para Professores e Tutores 2013/1: Ser professor do ensino superior: Tensões e Desafios. 2013. (Outra).
Capacitação para Professores e Tutores 2013/2: Ser professor do ensino superior: Tensões e Desafios.Capacitação para Professores e Tutores 2013/2: Ser professor do ensino superior: Tensões e Desafios. 2013. (Outra).
X Corredor de las ideas. X Corredor de las ideas. 2009. (Congresso).
XII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.XII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. 2008. (Encontro).
XII Simpósio de filosofia moderna e contemporânea.A expressão ambivalente do modernismo. 2007. (Simpósio).
I Congresso Internacional sobre Filosofia na Universidade. VI Simpósio Sul Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia. VIII Encontro de Cursos de Filosofia do Sul do Brasil..I Congresso Internacional sobre Filosofia na Universidade. VI Simpósio Sul Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia. VIII Encontro de Cursos de Filosofia do Sul do Brasil.. 2006. (Simpósio).
Congresso Internacional Linguagem e Interação. III Colóquio Ncional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e interação.. Congresso Internacional Linguagem e Interação. III Colóquio Ncional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e interação.. 2005. (Congresso).
Congresso Nacional DIA/2005 - Dialética, tempo e natureza. Congresso Nacional DIA/2005 - Dialética, tempo e natureza. 2005. (Congresso).
IX Simposio Internacional da Associação Ibero-Americana de Filosofia Política. VIII Colóquio Filosofia UNISINOS.IX Simposio Internacional da Associação Ibero-Americana de Filosofia Política. VIII Colóquio Filosofia UNISINOS. 2005. (Simpósio).
VI Jornada de estudos Kierkegaard.VI Jornada de estudos Kierkegaard. 2005. (Encontro).
V Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia e VII Encontro de Cursos de Filosofia do Sul do Brasil: Filosofia e Ensino - Filosofia na Escola.V Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia e VII Encontro de Cursos de Filosofia do Sul do Brasil: Filosofia e Ensino - Filosofia na Escola. 2005. (Simpósio).
Ciclo de Estudos Sobre Foucault.Ciclo De Estudos Sobre Foucault. 2004. (Outra).
IV Simpósio Sul brasileiro Sobre o Ensino Da Filosofia.IV Simpósio Sul Brasileiro sobre o Ensino da Filosofia. 2004. (Simpósio).
Teleconferência do DIA/2004.Teleconferência do DIA/2004. 2004. (Outra).
VII Colóquio Internacional de Filosofia:.VII Colóquio Internacional de Filosofia:. 2004. (Outra).
V Jornada da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard.Poderia Kierkegaard ter escrito o parágrafo 39 da obra. 2004. (Simpósio).
V Jornada da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard.V Jornada da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard. 2004. (Outra).
V Simpósio Sul Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia.V Simpósio Sul Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia. 2004. (Simpósio).
Congresso Nacional Dia/2003 - Dialética, caos e complexidade. Congresso Nacional Dia/2003 - Dialética, caos e complexidade. 2003. (Congresso).
VI Colóquio: Filosofia e Literatura. VI Colóquio: Filosofia e Literatura. 2003. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
NILO, TIAGO . Uma Reflexão sobre a Crítica de Hannah Arendt ao Conceito de Trabalho de Karl Marx. Intuitio (Porto Alegre) , v. 9, p. 88, 2016.
-
NILO, Tiago . Um estudo a respeito da crítica arendtiana ao conceito de trabalho em Karl Marx. Argumentos: Revista de Filosofia (Impresso) , v. 2, p. 141-146, 2010.
-
NILO, TIAGO . Uma reflexão sobre a crítica de Hannah Arendt ao conceito de trabalho de Karl Marx. In: IV COLÓQUIO NACIONAL E I ENCONTRO INTERNACIONAL MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, 2016, Fortaleza. IV COLÓQUIO NACIONAL E I ENCONTRO INTERNACIONAL MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceara, 2016. v. 1. p. 1-21.
-
NILO, Tiago . O ensino da filosofia a paritir da pergunta sobre si mesma. In: V Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia e VII Encontro de Cursos de Filosofia do SUl do Brasil: Filosofia e Ensino - Filosofia na Escola, 2005, Santa Maria, RS. V Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia e VII Encontro de Cursos de Filosofia do SUl do Brasil: Filosofia e Ensino - Filosofia na Escola. Santa Maria, RS: Unifra, 2005. v. 1.
-
NILO, Tiago . O trabalho no neoliberalismo: retomando a crítica da economia capitalista marxista. In: XX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2024, Recife. Anais do XX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Toledo: Instituto Quero Saber, 2024. v. 20. p. 1-1.
-
NILO, TIAGO . A expressão ambivalente do modernismo. In: XII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da UNIOESTE, 2007, Toledo. XII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da UNIOESTE. Toledo: Coluna do Saber, 2007. v. 1. p. 237-237.
-
NILO, Tiago . Como Kierkegaard leria Nietzsche?. In: Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2006, São Leopoldo, RS. Mostra Unisinos de Iniciação Científica. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2006. v. 1.
-
NILO, Tiago . Quem escreveu o parágrafo 39 da obra O Anticristo?. In: Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2005, São Leopoldo, RS. Mostra Unisinos de Iniciação Científica. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2005. v. 1.
-
NILO, Tiago . O desdobramento da memória bergsoniana relaiconada à hermenêutica de Paul Ricoeur. In: Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2004, São Leopoldo, RS. Mostra Unisinos de Iniciação Científica. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2004. v. 1.
-
NILO, Tiago . O trabalho no neoliberalismo: retomando a crítica da economia capitalista marxista. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NILO, Tiago . A dissolução do conceito de classe social e atomização da classe trabalhadora como uma das causas da implosão da política democrática. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NILO, Tiago . Esta não é a ópera do malandro. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NILO, Tiago . Uma reflexão sobre a crítica de Hanna Arendt ao conceito de trabalho de Karl Marx. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NILO, Tiago . Uma abordagem hermenêutica da condição histórica do sujeito indigesto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NILO, Tiago . Há uma filosofia do trágico?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NILO, Tiago . A expressão ambivalente do modernismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NILO, Tiago . Como Kierkegaard leria Nietzsche?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NILO, Tiago . O Ensino de filosofia apartir da pergunta sobre si mesma. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NILO, Tiago . Quem escreveu o parágrafo 39 da obra O Anticristo?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NILO, Tiago . A semiótica literária entre a máscara e o pseudonimo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NILO, Tiago . O Desdobramento da memória bergsoniana relacionado à hermenêutica de Paul Ricoeur. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NILO, Tiago . Poderia Kierkegaard ter escrito o paragrafo 39 da obra O Anticristo?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
NILO, TIAGO . XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica. 2024.
NILO, Tiago . Revista Multidiciplinar de Estudos Nerds/Geek. 2021.
NILO, Tiago . Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek. 2021.
NILO, Tiago ; BOFF, A. B. . Filosofia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NILO, Tiago ; BOFF, A. B. . O amor e a filosofia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
NILO, Tiago . O Ensino de Filosofia a partir da pergunta sobre si mesma. 2005 (V Simpósio Sul Brasileiro Sobre o Ensino Filosofia) .
NILO, Tiago . Quem escreveu o parágrafo 39 da Obra O Anticristo?. 2005 (Mostra de Iniciação Científica) .
NILO, Tiago . O Desdobramento da Memória bergsoniana relacionada à hermenêutica de Paul Ricoeur. 2004 (Mostra de Iniciação Científica) .
NILO, Tiago . Poderia Kierkegaard ter escrito o parágrafo 39 do Anticristo?. 2004 (V Jornada da Sociedade Brasileira de estudos de Kierkegaard) .
Projetos de pesquisa
-
2004 - 2007
O Crucificado Encontra Dionísio; Aplainando o caminho entre Kierkegaard e Nietzsche, Descrição: Análise dos principais conceitos empregdos por ambos os pensadores, bem como, suas considerações ou críticas a respeito do cristianismo e da cristandade, suas críticas e contribuições a filosofia ou aos conceitos filosóficos, como por exemplo, a subjetividade. A pesquisa pretende apontar os caminhos e/ou descaminhos que se colidem ou avançam ambos os pensadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Tiago Nilo - Integrante / Álvaro Luiz Montenegro Valls - Coordenador / Luiz Felipe Halmann Picolli - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 21
-
2003 - 2004
A hermenêutica de Paul Ricoeur em confronto com a metafísica na contemporaneidade, Descrição: A hermenêutica de Paul Ricouer relacionando-se com a questão do tempo e a constituição da subjetividade inserido na história.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Tiago Nilo - Integrante / Luiz Rohden - Coordenador / Jaqueline Stefani - Integrante / Eduardo da Silva Pereira - Integrante., Financiador(es): Unisinos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Humanas. , Avenida Unisinos, 950, São João Batista, 93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil, Telefone: (51) 35911122
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Atua como professor de Filosofia.
Atua também como professor de disciplinas compartilhadas na área do Humanismo DNA Jesuíta:
- Atualidade Latino Americana e Sustentabilidade;
- Cultura, ética e diferença;
- Ética e Tecnocultura;
- Tecnocultura;
- Cultura e Ecologia Integral.
Atua também como professor na Escolas de Comunicação:
- Antropologia filosófica e comunicação e Ética e Comunicação;
- Textos de comunicação da ciência.
Atua também como professor na Escola de Gestão e Negócios:
- Antropologia filosófica e economia;
- Antropologia, ética e gestão
- Ética e negócios;
Atua também como professor no Curso de Pedagogia:
- Atualidade Latino Americana, educação e cidadania;
- Ética, educação e tecnologia;
- Filosofia da educação;
- Problemas Filosóficos e antropológicos na cultura digital
- Sociologia da educação.
Atua também como professor na Escola de Tecnologia:
- Antropologia e ética na computação;
- Antropologia filosófica e tecnociência;
- Atualidade Latino Americana e sociedade da informação;
- Ética e tecnologia.
2012 - 2023
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Professor Tutor, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuo como professor tutor no curso EAD de Filosofia.
Atuo também como professor tutor de disciplinas compartilhadas na área do Humanismo DNA Jesuíta:
- Atualidade Latino Americana e Sustentabilidade;
- Cultura, ética e diferença;
- Ética e Tecnocultura e Tecnocultura.
Atuo também como professor tutor na Escolas de Comunicação:
- Antropologia filosófica e comunicação e Ética e Comunicação;
Atuo também como professor tutor na Escola de Gestão e Negócios:
- Antropologia filosófica e economia;
- Antropologia, ética e gestão
- Ética e negócios;
Atuo também como professor tutor no Curso de Pedagogia:
- Atualidade Latino Americana, educação e cidadania;
- Ética, educação e tecnologia;
- Filosofia da educação;
- Problemas Filosóficos e antropológicos na cultura digital
- Sociologia da educação).
Atuo também como professor tutor na Escola de Tecnologia:
- Antropologia e ética na computação;
- Antropologia filosófica e tecnociência;
- Atualidade Latino Americana e sociedade da informação;
- Ética e tecnologia.
Todas as disciplinas ministradas nos cursos EAD - UNISINOS.
2011 - 2013
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Auxiliar administrativo, Enquadramento Funcional: Biblioteca, Carga horária: 24
2004 - 2007
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
O Crucificado encontra Dionísio. Aplainando os conceitos entre Kierkegaard e Nietzsche.
2003 - 2004
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de inciação científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica junto ao Programa de Pós Graduação em Filosofia/UNISINOS. Hermenêutica de Paul Ricoeur em confronto com a metafísica
2018 - 2019
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor de Ensino à Distância, Carga horária: 20
2014 - 2014
Escola Cenecista de Estância VelhaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia e Religião, Carga horária: 9
Outras informações:
Professor de filosofia e religião para ensino fundamental e médio
2009 - 2009
Colégio Cenecista Nossa Senhora dos AnjosVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Filosofia, Carga horária: 4
2008 - 2008
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da CunhaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de filosofia
2019 - 2019
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tiago Nilo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?