Sâmia Marques Tocantins Lopes

Graduação em Enfermagem pela Universidade da Amazônia -UNAMA; Residência em Saúde da Mulher e da Criança pela Universidade Federal do Pará UFPA; Especialização em Atendimento ao Paciente Crítico Urgência e Emergência e UTI, pelo centro Universitário Internacional- UNINTER. Ampla experiência profissional no âmbito da Atenção Básica e Hospitalar em Urgências e Emergências, Unidade de Terapia intensiva Adulto, pediátrica e Neonatal, pronto socorro, clínica médica, clínica cirúrgica, clínica pediátrica, centro obstétrico, unidade de internação. Experiência em Docência de Ensino Técnico e Superior em Enfermagem nas disciplinas de Atenção ao paciente Crítico, Urgência e Emergência, Saúde da Mulher, Obstetrícia, Saúde da Criança, e do Adulto, Saúde Coletiva. Docência em Nível de Especialização em Urgência e Emergência pela INESPO. Experiência em diversos tipos de Pesquisas Científica, Publicação de Resumos, Artigos e Trabalhos Científicos. Dispõe ainda de habilidades como: iniciativa e tomada de decisão em situações de extremas, capacidade de liderança, gestão de conflitos, comunicação efetiva, adaptação a novas situações, entusiasmo, dedicação, tato, e sensibilidade pessoal. Procuro continuamente aperfeiçoamento profissional com intuito de adquirir habilidades técnicas e científicas, com o propósito de sempre buscar atender as necessidades especiais de cada paciente, a fim de garantir o cuidado em todas as suas dimensões.

Informações coletadas do Lattes em 29/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Residência em Saúde da Mulher e da Criança

2022 - 2024

Universidade Federal do Pará
Título: O Parto Oprimido: Relato de experiência de violência obstétrica vivenciado num hospital público de Altamira -PA
Orientador: Lagerson Mauad Freitas
Bolsista do(a): Ministério da Educação, ME, Brasil.

Especialização em Atenção ao Paciente Crítico em Urgência e Emergência e UTI

2018 - 2020

Centro Universitário Internacional
Título: Infecção em pacienet na Unidade de Terapia Intensiva: Desafios e Controle da Equipe de Enfermagem
Orientador: Anna Beatriz de Lacerda Pinto

Graduação em Enfermagem

2012 - 2018

Universidade da Amazônia
Título: Dificuldades Enfrentadas enfermeiro na implementação de prática humanizadas Durante o parto.
Orientador: Francisca Farias Oliveira Cavacante

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Enfermagem

2009 - 2010

Escola Eqtei

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

Colégio Adventista de Imperatriz

Formação complementar

2024 - 2024

Extensão universitária em Curso de Extensão de Segurança do Paciente para Enfermeiras (os). (Carga horária: 33h). , Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.

2024 - 2024

Incentivando e Promovendo o Aleitamento Materno- Hosp. Amigo da Criança. (Carga horária: 20h). , Hospital Dom Orione, HDO, Brasil.

2023 - 2024

Enfermagem Em Serviços Pediátricos e Neonatais. (Carga horária: 200h). , Eduhot, EDUHOT, Brasil.

2022 - 2022

Curso Teórico de Manejo do Aleitamento Materno. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2022 - 2022

Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direito da Criança e Adolescente -. (Carga horária: 12h). , Fundação ParáPaz, PARAPAZ, Brasil.

2022 - 2022

Amamenta e alimenta Brasil: recomendações baseadas no Guia Alimentar para C. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2022 - 2022

Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2021 - 2021

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Indígena. (Carga horária: 9h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2021 - 2021

Instrutor de Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 60h). , Instituto Brasileiro de APH, IBRAPH, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Orientações Gerais ao Paciente com COVID-19 na Atenção Primária a Saúde. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Orientações sobre COVID 19 na atenção especializada. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COV. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2020 - 2020

Urgências e Emergências Cardiovasculares. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2020 - 2020

Manejo e Acompanhamento do Paciente com Suspeita de Corona. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2020 - 2020

COVID-19 Manejo do Paciente dos Distúrbios Respiratórios. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2020 - 2020

Atualização sobre Coronavírus (COVID-19). (Carga horária: 60h). , Editora Brasileiro & Passos, EBP, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação em Exame Citopatológico. (Carga horária: 30h). , Editora Brasileiro & Passos, EBP, Brasil.

2018 - 2018

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM FERIDAS E COBERTURAS. (Carga horária: 120h). , Editora Brasileiro & Passos, RP, Brasil.

2018 - 2018

Segurança do Paciente no Processo de Medicação. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. (Carga horária: 120h). , Núcleo de Estudos Professor Rômulo Passos, RP, Brasil.

2018 - 2018

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM FERIDAS E COBERTURAS. (Carga horária: 120h). , Núcleo de Estudos Professor Rômulo Passos, RP, Brasil.

2018 - 2018

Estimulação Precoce. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EXAME CITOPATOLÓGICO. (Carga horária: 30h). , Editora Brasileiro & Passos, RP, Brasil.

2018 - 2018

Terapia Renal Substitutiva. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2018 - 2018

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO. (Carga horária: 40h). , Editora Brasileiro & Passos, RP, Brasil.

2018 - 2018

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTOMIAS. (Carga horária: 60h). , Núcleo de Estudos Professor Rômulo Passos, RP, Brasil.

2018 - 2018

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PREVENÇÃO DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA. (Carga horária: 120h). , Editora Brasileiro & Passos, RP, Brasil.

2018 - 2018

Política Nacional de Saúde Integral LGBT. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SAE E PROCESSO DE ENFERMAGEM. (Carga horária: 40h). , Editora Brasileiro & Passos, RP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Organização de eventos

MARQUES, SÂMIA . Violência Obsétrica: Mito ou Verdade?. 2022. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Nacional de Residências em Saúde. III Congresso Nacional de Residências em Saúde. 2023. (Congresso).

III Congresso Nacional de Residêcias em Saúde. Possíveis Efeitos da Suplementação com Vitamina em parâmetros de controle metabólico e em marcadores de inflamação e estresse oxidativo em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2. 2023. (Congresso).

III Congresso Nacional de Residêcias em Saúde. Teleconsultas: ética e legislação. 2023. (Congresso).

III Congresso Nacional de Residêcias em Saúde. Decanulação: Preditivos de Falhas e sucesso. 2023. (Congresso).

III Congresso Nacional de Residêcias em Saúde. A importância do Exame de Urina na Síndrome Nefrótica. 2023. (Congresso).

III Congresso Nacional de Residêcias em Saúde. Desenvolvimento de competências gerenciais na área da saúde. 2023. (Congresso).

III Congresso Nacional de Residêcias em Saúde. Potenciais Efeitos da Vitamina D no Sistema nervoso Central. 2023. (Congresso).

III Congresso Nacional de Residêcias em Saúde. Estratégias de aprendizado, adaptação e atuação do Fisioterapeuta residente em Cardiologia no âmbito hospitalar. 2023. (Congresso).

III Congresso Nacional de Residêcias em Saúde. Contexto histórico da Vigilância epidemiológica e seus impactos, bem como importância à saúde. 2023. (Congresso).

III Congresso Nacional de Residêcias em Saúde. Uso de Práticas Integrativas e Complementares. 2023. (Congresso).

III Congresso Nacional de Residêcias em Saúde. Câncer de mama: Qual o panorama atual?. 2023. (Congresso).

III Congresso Nacional de Residêcias em Saúde. Rastreamento da Hanseníase: Um desafio entre adultos e crianças. 2023. (Congresso).

Semana do Bebê.importância da Amamentação exclusiva até os seis meses de idade. 2023. (Encontro).

XVIIISemana da Enfermagem: Enfermagem: uma força para a saúde brasileira.Apresentação do Projeto contra violência obstétrica no Município de Altamira. 2023. (Simpósio).

Colóquio Direitos Humanos e Saúde: Temas Contemporâneos. 2018. (Encontro).

Congresso Internacional de Saúde. A Prevalência de fatores de risco em policiais militares para o desenvolvimento de. 2018. (Congresso).

Congresso Rede Unida. .Rede de Descanso na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Impactos Fisiológicos e Comportamentais em prematuros.. 2018. (Congresso).

Direitos da Mulher Durante o Parto.Violência Obstétrica. 2018. (Encontro).

Distocia no Trabalho de Parto.Distócia no Trabalho de Parto. 2018. (Oficina).

Violência Obstétrica e Plano de Parto. 2018. (Seminário).

1º Seminário de Qualidade e Processo do Baixo Amazonas.Segurança do Paciente : Disseminando a Cultura do Cuidado Seguro. 2017. (Seminário).

Ciclo de Palestras para Conscientização do Acidente Vascular Cerebral: Uma visão multidisciplinar. 2017. (Encontro).

I Congresso Multidisciplinar de Saúde do Tapajós. Carcinoma Epidermóide da Conjuntiva e Partes Moles: Relato de Experiência. 2017. (Congresso).

III Simpósio de Infectologia do Oeste do Pará. 2017. (Simpósio).

Semana da Enfermagem. 2017. (Congresso).

VI Jornada Acadêmica -UFOPA.Lipodistrofia, Questões associadas a não adesão à Terapia Antirretroviral. 2017. (Outra).

XXVII Semana de Enfermagem da Faculdade UNAMA. A importância da Gerência da Enfermagem Baseada na escala de Fugulin em um Hospital no Interior da Amazônia. 2017. (Exposição).

Encontro de Músicos da União Norte Brasileira. 2016. (Encontro).

Fórum Amazônico de Saúde. 2015. (Simpósio).

Gestão Eficaz: Ações gerenciais que apontam para resultados revolucionáriosios. 2013. (Encontro).

x Semana de Enfermagem -FACIMP. 2013. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • LOPES,SÂMIA MARQUES ; LEITE, CRISTINA LIMEIRA ; ANJOS, M. S. ; FERREIRA, N. E. O. ; RAD, E. C. M. C. ; BARROS, L. M. R. ; SILVA, E. C. ; SILVA, J. S. ; FELIPE, C. C. ; LIMA JUNIOR, F. A. . A importância da assistência de enfermagem frente aos cuidados do corpo pós morte: uma revisão bobliográfica. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. 1-11, 2023.

  • SÂMIA MARQUES TOCANTINS LOPES ; LEITE, CRISTINA LIMEIRA ; TAPAJOS, V. H. B. C. ; REIS, M. V. V. ; MARTINS, G. N. ; FARIAS, T. S. ; COIMBRA, F. S. . A importância da assistência de enfermagem na gravidez não planejada na adolescência: uma revisão narrativa da literatura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. 1, 2023.

  • SILVA, A. S. ; Cristina Limeira Leite ; CARDOSO, S. M. L. ; OMBROSIO, R. M. ; LOPES, T. R. ; SILVA, K. T. ; Jardeane Santos Silva . Riscos ocupacionais entre profissionais de enfermagem no âmbito hospitalar: uma revisão de literatura.. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 02, p. 05-22, 2021.

  • ARAÚJO, KÉSSIA LOENNE PEREIRA DE ; LEITE, CRISTINA LIMEIRA ; MARQUES, SÂMIA ; SOUSA, HAIGLE RECKZIEGEL DE ; QUEIROZ, PATRÍCIA DOS SANTOS SILVA ; DUTRA, MAKSANDRA SILVA ; BARBOSA, MARLUCE SAMPAIO NOBRE . Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG): análise da ocorrência entre os anos de 2019 e 2020. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e473101422234-34, 2021.

  • SILVA, WALLACE FERREIRA DA ; LOPES, SÂMIA MARQUES ; CORREA, MARILEIDE MACIEL ; LIMA JUNIOR, FRANCISCO ALVES ; LEITE, CRISTINA LIMEIRA . A classificação de Risco segundo a percepção do usuário dos serviços de saúde de uma Unidade de Pronto atendimento em Imperatriz - MA, Brasil. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e505101422783-83, 2021.

  • ALMEIDA, JOELMA DIAS ; VIANA, JANAYNA ARAÚJO ; SOARES, WLLY SAMARA COSTA NEVES ; LOPES, SÂMIA MARQUES ; SOUSA, HAIGLE RECKZIEGEL DE ; LEITE, CRISTINA LIMEIRA . Perfil sociodemográfico das mulheres que realizaram laqueadura tubária: uma revisão integrativa da literatura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e203101523059-59, 2021.

  • FRANCO, A. P. S. ; Cristina Limeira Leite ; CARDOSO, Y. C. B. ; CARDOSO, S. M. L. ; CARDOSO, A. C. B. . Competências e habilidades do enfermeiro que atua em unidade de terapia intensiva (UTI): uma revisão de literatura.. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 07, p. 92-105-105, 2021.

  • REIS, C. R. ; VIANA, J. A. ; LOPES, SÂMIA MARQUES ; SOARES, W. S. C. N. ; LEITE, CRISTINA LIMEIRA . Humanização hospitalar com enfoque assistência de Enfermagem ao recém-nascido prematuro em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma revisão bibliográfica narrativa. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e199101522686-86, 2021.

  • ROCHA, V. O. S. ; NASCIMENTO, N. G. C. ; LINS, G. O. L. ; LOPES, SÂMIA MARQUES TOCANTINS ; RAD, E. C. M. C. ; VIANA, J. A. ; SALGADO, R. D. C. ; Cristina Limeira Leite ; QUEIROZ, P. S. S. ; SOUSA, H. R. . Dificuldades Enfrentadas pelos cuidadores e familiares de pacientes sob cuidados paliativos no domicílio: uma revisão de literatura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e505101422783, 2021.

  • SILVA, N. O. ; RIZZO, A. ; SILVA, R. M. O. ; CARDOSO, S. M. L. ; PIRES, M. M. P. ; Jardeane Santos Silva ; Cristina Limeira Leite . As principais causas e consequências do desmame precoce: Uma revisão integrativa da literatura.. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 08, p. 125-137-137, 2006.

  • CAVALCANTE, A. F. R. ; CARDOSO, S. M. L. ; PIRES, M. M. P. ; Cristina Limeira Leite . Gerenciamento das unidades básicas de saúde e a relação com a qualidade dos serviços prestados: uma revisão integrativa.. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 03, p. 80-89-89, 2006.

  • LOPES, SÂMIA MARQUES ; ARAUJO, J. J. . O Parto Oprimido: Um Relato de Experiência de parir com violência. In: III Congresso Nacional de Residêcias em Saúde, 2023, Pernambuco. Anais do III Congresso Nacional de Residências em Saúde Saúde. Triunfo ? Pernambuco ? Brasil: Editora Omnis Scientia, 2023. v. 1. p. 22-1027.

  • MARQUES, SÂMIA ; CORREIA, I. F. ; SOARES, T. S. ; ARAUJO, S. C. ; SOUSA, Y. S. ; SOUSA, M. S. C. ; SANTOS, T. Q. ; FIGUEIRA, D. W. V. . Manejo do Aleitamento Materno e da Alimentação de Crianças Menores de 2 anos: Revisão Integrativa. In: Congresso Nacional de Residências em Saúde, 2023, Triunfo. ANAIS DO III CONGRESSO NACIONAL DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE (ON-LINE) RESUMOS EXPANDIDOS. Triunfo ? Pernambuco ? Brasil: Omnis Scientia, 2023. v. 01. p. 01-1027.

  • MARQUES, SÂMIA ; SOUSA, Y. S. ; SANTOS, T. Q. ; SOARES, T. S. ; CORREIA, I. F. ; ARAUJO, S. C. ; SOUSA, M. S. C. ; FIGUEIRA, D. W. V. . Percepção de Gestantes Quanto as indicações de vias de parto em uma unidade básica de saúde. In: Congresso Nacional de Residências em Saúde, 2023, Triunfo. Anais do III Congresso Nacional de Residências em Saúde Saúde. Triunfo ? Pernambuco ? Brasil: Omnis Scientia, 2023. v. 1. p. 01-1027.

  • MARQUES, SÂMIA ; SOUSA, M. S. C. ; SOARES, T. S. ; ARAUJO, S. C. ; SOUSA, Y. S. ; FIGUEIRA, D. W. V. ; SANTOS, T. Q. ; CORREIA, I. F. . Mãe sem Bebê: Um estudo de caso em psicologia sobre o Atendimento à mulher pós perda gestacional. In: Congresso Nacional de Residências em Saúde, 2023, Triundo - Pernambuco. Anais do III Congresso Nacional de Residências em Saúde Saúde. Triunfo ? Pernambuco ? Brasil: Omnis Scientia, 2023. v. 01. p. 01-1027.

  • MARQUES, SÂMIA ; FIGUEIRA, D. W. V. ; CORREIA, I. F. ; SOARES, T. S. ; ARAUJO, S. C. ; SOUSA, M. S. C. ; SANTOS, T. Q. ; SOUSA, Y. S. . Carnaval Seguro é com camisinha: Educação em Saúde sobre ist´s em um hospital Municipal da Região do Xingu: Relato de Experiência. In: Congresso Nacional de Residências em Saúde, 2023, Triundo - Pernambuco. Anais do III Congresso Nacional de Residências em Saúde Saúde. Triunfo ? Pernambuco ? Brasil: Omnis Scientia, 2023. v. 1. p. 01-1027.

  • CARVALHO JUNIOR, A. M. ; LOPES,SÂMIA MARQUES ; PEREIRA, G. H. ; SOUSA, P. R. . A prevalência de fatores de risco em policiais militares para o desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica: Uma revisão de Literatura. In: I congresso internacional de pesquisa e ciências do iespes, 2018, Santarém -PA. I congresso internacional de pesquisa e ciências do iespes. São Paulo: jornada de iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica, 2018. v. 1. p. 4-85.

  • MARQUES, SÂMIA ; CORREIA, I. F. ; ARAUJO, S. C. ; SOARES, T. S. ; SOUSA, M. S. C. ; SANTOS, T. Q. ; SOUSA, Y. S. ; FIGUEIRA, D. W. V. ; FIGUEIREDO, M. A. . A importância da Gerencia da Enfermagem Baseada na Escala de Fugulin em um Hospital no Interior da Amazônia. In: Congresso Nacional de Residências em Saúde, 2023, Triundo - Pernambuco. Anais do III Congresso Nacional de Residências em Saúde Saúde. Triunfo ? Pernambuco ? Brasil: Omnis Scientia, 2023. v. 1. p. 01-1027.

  • LOPES, SÂMIA MARQUES . Violência Obstétrica: Direitos da Mulher no Parto. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES, SÂMIA MARQUES . Palestra: Carnaval Seguro é com camisinha. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, SÂMIA MARQUES . Palestra: ' Todos pela vida' - Setembro Amarelo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES,SÂMIA MARQUES ; LIMA, P. R. ; TAPAJOS, V. H. B. C. ; NICARIO, R. S. M. . Rede de Descanso na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Impactos Fisiológicos e Comportamentais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, P. R. ; PEREIRA, G. H. ; LOPES,SÂMIA MARQUES ; CARVALHO JUNIOR, A. M. . A prevalência de Fatores de Risco em Policiais Militares Para o Desenvolvimento de Hipertensão Arterial Sitêmica: Uma Revisão de Literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, SÂMIA MARQUES ; NICARIO, R. S. M. ; FUZIEL, D. F. ; MATOS, R. R. C. ; CARVALHO JUNIOR, A. M. . Carcinoma Epidermóide da Conjuntiva e Partes Moles: Relato de Experiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, SÂMIA MARQUES ; NICARIO, R. S. M. ; FUZIEL, D. F. ; CARVALHO JUNIOR, A. M. . Relato de Experiência em um Hospital do Oeste do Pará, Direcionado para Patologia Linfoma de Burkitt+ B24. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES,SÂMIA MARQUES ; GOMES, A. I. S. G. ; ALVES, A. A. O. ; MARQUES, G. C. C. ; SIQUIEIRA, M. C. C. . Ações de Saúde na Estratégia Saúde da Família. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES,SÂMIA MARQUES ; GOMES, A. I. S. G. ; ALVES, A. A. O. ; MARQUES, G. C. C. ; CARVALHO JUNIOR, A. M. ; SILVA, L. S. . A importância da Gerência de Enfermagem Baseada na escala de Fugulin em um Hospital no Interior da Amazônia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES,SÂMIA MARQUES ; NICARIO, R. S. M. ; MACHADO, R. M. P. ; CARVALHO JUNIOR, A. M. . Lipodistrofia, Questões Associadas a não adesão a terapia antirretriviral.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TAPAJOS, V. H. B. C. ; MACHADO, R. M. P. ; LOPES,SÂMIA MARQUES ; SPINOLA, M. C. R. . Abuso Sexual: Uma Visão da Enfermagem na Estratégia Saúde da Família. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LOPES,SÂMIA MARQUES ; SOUSA, Y. S. ; SANTOS, T. Q. ; FIGUEIREDO, M. A. ; SOARES, T. S. ; FIGUEIRA, D. W. V. ; SOUSA, M. S. C. ; CORREIA, I. F. ; ARAUJO, S. C. . ANAIS DO III CONGRESSO NACIONAL DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE (ON-LINE) RESUMOS EXPANDIDOS. Triunfo Pernambuco: Omnis Scientia, 2023 (Livro).

Outras produções

LOPES, SÂMIA MARQUES ; DIAS, M. . Agosto Lilás: A realidade da Violência contra a mulher na Cidade de Altamira -PA. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARQUES, SÂMIA . Curso de Suporte Básico de Vida. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARQUES, SÂMIA . Curso de Suporte Básico de Vida. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARQUES, SÂMIA . Curso de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida para agentes Comunitários de Saúde. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARQUES, SÂMIA . Palestra Gravidez na Adolescência. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LOPES, SÂMIA MARQUES . Curso Câncer do Colo Uterino para Agentes Comunitários de Saúde. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARDOSO, S. M. L. . Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorres. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SÂMIA MARQUES TOCANTINS LOPES . Apostila Cuidados de Enfermagem ao Paciente Crítico. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

LOPES,SÂMIA MARQUES . Curso de Primeiros Socorros. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2023

    O PARTO OPRIMIDO: relato de experiência de violência obstétrica vivenciado num hospital público de Altamira -PA, Descrição: Discorre sobre um relato de experiência associado a violência obstétrica, vivenciado por uma profissional enfermeira, residente em Saúde da Mulher e da Criança, da Universidade Federal do Pará, quando atuava no cenário de prática Hospital Geral São Rafael no município de Alta-mira-PA, nos setores do pré-parto e na sala de parto. Constatou-se em observação total desres-peito e alto grau de violência física e psicológica sofrida por uma paciente que estava em pro-cesso de parturição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Sâmia Marques Tocantins Lopes - Coordenador / Prof. Dr. Lagerson Mauad Freitas - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

ASSOBES ENSINO SUPERIOR LTDA-

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Ensino Superior em Enfermagem, Carga horária: 20

Outras informações:
Docência e Preceptoria de Ensino Superior para turmas do Curso de Enfermagem nas Disciplinas de : Prática Gerencial em Saúde Coletiva, Atenção à Saúde da Pessoa e Família em Situação de Risco, Urgências e Emergências Adultas, Clínica Médica e Etenção Básica.

2018 - 2019

Centro Educacional Pan Americano

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente de Ensino Técnico em Enfermagem, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente e Supervisora de Estágio de Curso Técnico em Enfermagem nas Disciplinas de Urgência e Emergência, Clínica Médica, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Obstetrícia.

2021 - 2021

Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente em Pós Graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuante como Professora Ministrante da Disciplina Atendimento de Enfermagem em Emergência e Urgência Clínica, no curso de Pós Graduação Latu Sensu em Enfermagem em Urgência e Emergência e Atenção em Unidade de Terapia Intensiva.

2024 - Atual

Hospital Dom Orione

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Assistencial, Carga horária: 36

Outras informações:
Atuante como Enfermeira no setor de Alojamento Conjunto prestando Assistências a mulheres puérperas e recém nascidos, prestando cuidados diretos do pós parto e perdas maternas, apoio a amamentação, cuidados com recém nascidos em tratamento de fototerapia, Realização de curativos complexos, administração de medicamentos por vias complexas, supervisão e treinamento da equipe de enfermagem. Realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem bem como o Processo de Enfermagem dos pacientes internadas no setor.

2022 - 2024

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 60

Outras informações:
Enfermeira Residente em Saúde da Mulher e da Criança, Atuando nos diversos setores da saúde pública do município de Altamira desde a gestão, saúde primária e secundária sendo os principais setores atuantes: Secretaria de Saúde de Altamira, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Apoio Psicossocial Adulto e Infantil, Hospital Municial atuando nos setor obstétrico, pediátrio, UTI Neonatal, Alojamento Conjunto, Classificação de Risco Obstétrico, sala de parto e centro cirúrgico.

2023 - 2023

Maternidade de Alto Risco de Imperatriz

Vínculo: Treinamento Profissional, Enquadramento Funcional: Treinamento Profissional em Serviço, Carga horária: 90, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realizado Treinamento Profissional na Maternidade de Alto Risco - MARI, nos setores de Unidade de Terapia Intensiva Adulta e Neonatal nos períodos de 01/06/2023 a 30/06/2023 totalizando carga horária de 360 horas.

2021 - 2021

Cínica Loft Oftalmo Laser

Vínculo: Enfermeira, Enquadramento Funcional: Treinamento Profissional, Carga horária: 28

Outras informações:
Atuante como participante de treinamento profissional relacionados às atividades da enfermagem em Centro Cirúrgico Oftalmológico, Auditoria de Prontuários, Criação de Protocolos Administrativos e Assistenciais, Treinamentos relacionados à Acreditação hospitalar. Ainda a mesma participou ativamente como enfermeira responsável do processo de Acreditação Hospitalar da Clínica contribuindo assim para a Aquisição do Certificado Nível I de Acreditação Hospitalar da Clínica Loft Oftalmo e Laser totalizando carga horária de 780 horas.

2020 - 2022

Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Intensivisa, Carga horária: 36

Outras informações:
Atuante durante todo período da Pandemia do Covid-19, em Unidade de Terapia Intensiva atendendo pacientes graves, exercendo atividades privativas do enfermeiro, fornecendo suporte de saúde necessário, participando ativamente do planejamento e implementação do Plano de Contingência do Município, para enfrentamento da Covid 19. Atuante nos setores de Urgência e Emergência Obstétrica e Neonatais, Unidade de Terapia Intensiva Obstétrica, Classificação de Risco Obstétrica, Unidade de Internação Obstétrica, Atendimento a Gestantes de Adoecidas, Assistência ao Pré parto, Parto e Puerpério Sala de Parto Alojamento Conjunto. Elaboração de relatórios, fluxos, rotinas e protocolos institucionais.

2020 - 2020

Instituto de Apoio e Desenvolvimento da Vida Humana

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Emergencista, Carga horária: 36

Outras informações:
Atuante em Saúde Pública em Nível Secundário, em Unidade de Pronto Atendimento Estadual realizando cuidados diretos aos pacientes portadores de COVID-2019, exercendo atividades privativas do Enfermeiro nos setores de classificação de risco, Sala Amarela, Sala Vermelha, atendimento direto aos pacientes graves, transporte terrestre e aéreo de Pacientes Críticos e não Críticos. Elaboração de relatórios diários de demandas de Altas, Óbitos e transferência e pacientes. Organização de Fluxos, e protocolos, treinamento da equipe multiprofissional, supervisão da equipe técnica em enfermagem.

2019 - 2020

Pró-saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Assistêncial, Carga horária: 36

Outras informações:
Atuante na Organização e operacionalização do serviço da Enfermagem e fornecendo assistência aos técnicos da área; Realizar procedimentos de maior complexidade, bem como atuar como facilitador de todos os processos que envolvem o atendimento de enfermagem; Promover a qualidade e o desenvolvimento da assistência de Enfermagem Segura para a sociedade e profissionais de enfermagem, implantando e implementando sistemas, métodos e procedimentos de monitorização e melhoria de processos; Realizar capacitação dos técnicos de enfermagem com relação ao roteiro de análise do cuidado de enfermagem; Controlar e analisar indicadores da área; Manter e controlar os medicamentos da Unidade; Realização de orientações de altas aos pacientes; Distribuição de pacientes de acordo com o grau de complexidade / dependência e atividade da equipe. Controle de salas e equipamentos e leitos diponíveis.

2018 - 2019

Secretaria Municipal de Saúde de Uruará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Assistêncial, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuante em Unidade Básica de Saúde, estabelecendo serviços de atenção primária à população como: programas de Imunização, Pré-Natal, Crescimento e Desenvolvimento, Programa Hiperdia, Atenção aos pacientes portadores de Tuberculose e Hanseníase. Notificação Compulsória de Doenças e Seus Agravos. Elaboração de relatórios Mensais, Semestrais e Anuais e Planejamentos Estratégicos. Organização de Ações de Saúde locais. Realização de Treinamentos da equipe de Saúde. Atuante em Saúde Pública em Nível Secundário, nos setores de Urgência e Emergência, com atendimento direto aos pacientes graves e não graves adultos, pediátricos, obstétrica, neonatais. Setores de Internação, Clínica Médica Adulta e Pediátrica, Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Sala de Parto e Alcon. Transporte terrestre e Aéreo de Pacientes Críticos e não Críticos. Organização de Fluxos, e protocolos, treinamento da equipe multiprofissional, supervisão da equipe técnica em enfermagem.