THOMAS WILLIANS LEITE

Atualmente cursa Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo programa PROMEC, em Engenharia Mecânica na área de concentração de Fenômenos de Transporte, tendo cursado as disciplinas de Termodinâmica Clássica e Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos Computacional I, atualmente cursando, Detonations: Fundamentals and Applications e Introdução Científica e Projeto. Possui experiência com o desenvolvimento de projetos, simulações numéricas e o desenvolvimento de equipamento experimental.

Informações coletadas do Lattes em 23/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica

2023 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Andrés A. Mendiburu Zevallos
Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica / Especialidade: Termodinâmica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte / Especialidade: Mecânica dos Fluídos.

Graduação em andamento em Engenharia Mecânica

2017 - Atual

Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC

Graduação em Engenharia Mecânica

2017 - 2022

Centro Universitário da Serra Gaúcha
Título: ANÁLISE FLUIDODINÂMICA DOS CAMPOS DE VELOCIDADE DURANTE A ELETRÓLISE ALCALINA DA ÁGUA.
Orientador: Jeferson Diehl De Oliveira

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2016

Instituto Leonardo Murialdo

Formação complementar

2021 - 2021

Gestão de Projetos. (Carga horária: 30h). , Fundação Getulio Vargas - Matriz, FGV/SP UNIC, Brasil.

2019 - 2019

Leitura e Interaretacâo de Desenho e Metrologia Dimensional. (Carga horária: 100h). , MECATEC, MECATEC, Brasil.

2012 - 2016

Língua inglesa. (Carga horária: 450h). , College english school, COLLEGE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Desenvolvimento de produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projeto e Detalhamento de produto.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    Estudo Fluidodinâmico e Térmico durante a geração de hidrogênio por eletrólise com líquidos iônicos., Descrição: Neste projeto iniciamos os estudos com a simulação fluidodinâmica, por meio do software Ansys, buscando representar os efeitos termodinâmicos de uma superfície aquecida, imersa em líquido iônico. A segunda etapa desta iniciativa, foi a construção de um eletrolisador e uma banca de testes, permitindo a experimentação da eletrolise em diferentes configurações (diferentes eletrólitos, eletrodos, distâncias, faixas de corrente, etc.). A terceira etapa foi a realização e coleta de dados experimentais, sendo realizada a eletrólise alcalina da água (KOH a 30% de concentração). Foram realizados testes adiabáticos e com aquecimento, como permitido pelo equipamento foram variadas as distâncias entre eletrodos, faixas de corrente e potências de aquecimento. Com o uso de uma câmera de alta velocidade foi realizada uma análise de fluxo ótico, por meio de uma rotina de análise em software, que permitiu observar o comportamento do escoamento do fluido iônico ao longo do processo de eletrólise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thomas Willians Leite - Integrante / Jeferson Diehl De Oliveira - Coordenador.

  • 2020 - 2020

    Análise de tensões residuais em peças plásticas injetadas/impressas após tratamento térmico, Descrição: Análise de tensões residuais em peças plásticas injetadas/impressas após tratamento térmico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thomas Willians Leite - Integrante / Luciane Calabria - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2020

Centro Universitário da Serra Gaúcha

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2022

Auttom Automação e Robótica

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Mecânica

Outras informações:
No período de estágio auxiliei no design e projeto de componentes para células robotizadas. Aqui tive meu primeiro contato com a rotina de projeto, e as necessidades do desenvolvimento de um novo produto, assim como a aplicabilidade dos conhecimentos acadêmicos, no cotidiano do setor de engenharia.

2021 - 2021

Vidroforte Indústria e Comércio de Vidros

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assitente de Engenharia

Outras informações:
Fui efetivado, como Assistente de Engenharia, onde o foco de minhas atividades mudou para o desenvolvimento de produtos, como janelas automotivas. O detalhamento e a especificação, assim como respectivo roteiro de fabricação do item eram de minha responsabilidade, sendo a aplicação em cliente final, a validação do projeto. Além do desenvolvimento de produto, realizava estudos para padronização de componentes como, parafusos, padrões de perfis e molduras, molas a gás e vedações.

2020 - 2020

Vidroforte Indústria e Comércio de Vidros

Vínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Estariário em Engenharia Mecânica

2021 - Atual

Master Sistemas Automotivos Ltda.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projetista de Produto I

Outras informações:
Atualmente trabalho no setor de Engenharia da empresa Freios Master do Grupo Randon, como Projetista de Produto, com ênfase no mercado de aftermarket. Nesta empresa tive a oportunidade ampliar os meus conhecimentos na área de engenharia, assim como, fazer uso diário de meus conhecimentos de língua inglesa, visto que praticamente a totalidade dos fornecedores, para os projetos que desenvolvo atualmente, são estrangeiros. Outras atividades técnicas são relatórios e análises de componentes e materiais, realização e acompanhamento de testes (durabilidade, estanqueidade, etc.). Realizo também o desenvolvimento de material técnico como manuais e informativos, voltados a transmitir o conhecimento necessário para o cliente, a respeito de produtos Master. Outras atividades de minha responsabilidade são, a assistência técnica ao cliente, e treinamentos quando solicitado, ou necessário, como quando ocorre o lançamento de um novo produto.