Viviane Marcello Pupim

Doutoranda em Design e Tecnologia no PGdesign/UFRGS (Capes 5) e docente no curso de Design da Universidade Franciscana (nota 5 no Enad), onde graduou-se em Design de Produto (2003). Mestre em Internacionalização do Desenvolvimento Local - Università di Bologna - UNIBO (2009), em curso sanduíche entre a UNIBO de Bologna e a sede de Buenos Aires, reconhecido pelo mestrado em Economia da Universidade Federal de Pernambuco com conceito capes 5. Possui graduação no curso de Formação de Professores para Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e é Especialista em Design de Produto pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em móveis, atuando também no design de produtos e desenvolvimento local. Fez parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LdSM - UFRGS) e atuou como docente no curso de Design da UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, onde coordenou o núcleo de design de produto.

Informações coletadas do Lattes em 23/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Design

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Design, território e o patrimônio fossilífero da Quarta Colônia (RS)
Prof. Dr. Pedro Luiz Juchem. Palavras-chave: Tecnologias 3d; Fósseis.

Mestrado em Internacionalização do Desenvolvimento Local

2007 - 2009

ALMA MATER STUDIORUM ? UNIVERSITA di BOLOGNA
Título: Da Toscana ao Rio Grande do Sul. Perspectivas de desenvolvimento para o turismo rural no Rio Grande do Sul., Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Roberto Cartocci
com Bolsista do(a): Regione Emilia Romagna, RE, Itália. Palavras-chave: desenvolvimento sustentável; agroturismo; turismo rural.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Atividades de organizações associativas.

Especialização em Design do Produto

2005 - 2006

Universidade Luterana do Brasil
Título: O Design de produto como fator de desenvolvimento sustentável local.
Orientador: Álvaro Scur

Graduação em PEG -Formação de Professores para Ed. Profissional

2010 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria

Graduação interrompida em 2006 em Arquitetura e Urbanismo

2005 - Atual

Universidade Luterana do Brasil - Santa Maria, RS
Ano de interrupção: 2006

Graduação em Design de Produto

1999 - 2003

Universidade Franciscana
Título: Mesa de centro para THB
Orientador: Nabor Ribeiro

Formação complementar

2021 - 2021

Khan Academy e Google Sala de Aula: primeiros passos. (Carga horária: 2h). , Inicie Educação, IE, Brasil.

2020 - 2020

Treinamento do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 2h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2019 - 2019

Marketing digital e efetivo com facebook e google. (Carga horária: 8h). , Lucro Digital, LD, Brasil.

2019 - 2019

Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT) 2019. (Carga horária: 10h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2018 - 2018

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA (CNV) - Módulo 1. (Carga horária: 16h). , Sinergia Comunicativa, SC, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação em Cumprimento a NR 23 - Proteção contra Incêndios. (Carga horária: 2h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação em design gráfico. (Carga horária: 12h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2018 - 2018

Engenharia Biomédica. (Carga horária: 16h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2018 - 2018

OFICINA: ARTIGO DE REVISÃO DA LITERATURA. (Carga horária: 2h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2015 - 2015

Solid Works. (Carga horária: 8h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2014 - 2014

Programa Saberes. (Carga horária: 17h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2013 - 2013

Desenho de representação e sketch. (Carga horária: 8h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2011 - 2011

Mini curso de Redação Científica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2007 - 2007

Capitale Sociale e Cultura Politica. (Carga horária: 12h). , ALMA MATER STUDIORUM ? UNIVERSITA di BOLOGNA, UNIBO, Itália.

2004 - 2004

EMPRETEC - Potencialize suas caract. empreendedora. (Carga horária: 40h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Maria, SEBRAE, Brasil.

2002 - 2002

Workshop IRMÃOS CAMPANA. (Carga horária: 12h). , W DESIGN assessoria e projetos S/C., W DESIGN, Brasil.

2001 - 2001

Auto CAD. (Carga horária: 45h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2001 - 2001

Corel Draw. (Carga horária: 45h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2001 - 2001

Workshop DESIGN DE JÓIAS. (Carga horária: 5h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2000 - 2000

Curso de Moda: sua Dinâmica, Estética e Design. (Carga horária: 15h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design/Especialidade: Design de Móveis.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Desenvolvimento Local.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.

Organização de eventos

PUPIM, V. M. ; GERHARDT, R.O. . XIX Jornada do Design. 2021. (Outro).

PUPIM, VIVIANE MARCELLO . XVIII JORNADA DO DESIGN. 2019. (Outro).

PUPIM, V. M. . Bate-Papo: intercâmbio. 2018. (Outro).

PUPIM, V. M. . Mostra de trabalhos acadêmicos do curso de design UFN. 2018. (Exposição).

PUPIM, V. M. . Exposição de Cadeiras e Poltronas da disciplina de Mobiliário I. 2018. (Exposição).

PUPIM, V. M. . Mostra de trabalhos Acadêmicos. 2018. (Exposição).

PUPIM, V. M. . 1ª Feira do Design. 2018. .

PUPIM, V. M. . Viagem de estudos: Fundação Iberê Camargo, Casa Cor e Tok&Stok. 2018. (Outro).

PUPIM, V. M. . Viagem de estudos a empresa Rodamatrizes e Verallia. 2016. (Outro).

PUPIM, V. M. ; COGO, G. S. . 16 Semana do Design - OFICINA: Design de Embalagens. 2015. (Outro).

PUPIM, V. M. . XII Semana Acadêmica do Curso de Design - UNIJUÍ. 2011. (Outro).

Participação em eventos

XVIII JORNADA DO DESIGN. 2019. (Outra).

80 Anos da Preservação Patrimonial Brasileira - A crise dos Museus: desafios recentes. 2018. (Outra).

Viagem de estudos a Guaporé. 2018. (Outra).

Palestra Agência de Inovação: Desenho Industrial e Patentes. 2014. (Outra).

XVIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.Lanterna com foco horizontal expandido. 2014. (Simpósio).

XVIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.A influência do Art Déco e da Bauhaus no mobiliário contemporâneo. 2014. (Simpósio).

Casa Brasil. 2013. (Feira).

XXIV Ajorsul Fair Mercoóptica. 2013. (Feira).

JAI - 26 Jornada Acadêmica Integrada."Como o modo de vida local interfere no ensino e aprendizagem da educação profissional em Ivorá - RS.". 2011. (Outra).

SEPE - XV Simpósio de Ensino, pesquisa e extensão.Produtos Turísticos para o Desenvolvimento econômico da área rural do município de Ivorá - RS. 2011. (Simpósio).

8° Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales. Da Toscana ao Rio Grande do Sul. Perspectivas de desenvolvimento para o turismo rural no Rio Grande do Sul.. 2010. (Congresso).

FRONTUR 2009 - VI Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras.Da Toscana ao Rio Grande do Sul. Perspectivas de desenvolvimento para o turismo rural no Rio Grande do Sul.. 2009. (Seminário).

Salão do Movel de Milão. 2008. (Outra).

VINITALY.Participei na exposição de vinhos do estado italiano da Toscana, apresentando os vinhos do agroturismo onde fiz estágio.. 2008. (Outra).

AGRI&TOUR - Salão Nacional do Agroturismo e da Oferta Territorial em Arezzo.Trabalhei no stand da Strada Medicea del Vino di Carmignano divulgando os Agriturismos e vinhos da região.. 2007. (Outra).

Dicembre con Gusto 2007 - Antiga feira de Carmignano com mostra de produtos típicos das cidades de Prato e Montalbano.. 2007. (Outra).

FA LA COSA GIUSTA - Feira do consumo crítico e do estilo de vida sustentável.. 2007. (Outra).

Genio&Sapori - Prato Articità. 2007. (Outra).

Visto e Comprato - Feira de divulgação enogastronomica e de artesanato local -.Trabalhei no stand da Strada Medicea del Vino di Carmignano. 2007. (Outra).

Week Roma Design Più. 2007. (Seminário).

14° Encontro Nacional de Estudantes de DESIGN. 2004. (Encontro).

P&D Design - 4 Congresso Brasileiro de Pesquisa e desenvolvimento em Design. 2000. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Natália Debeluck Plentz

PUPIM, V. M.; TOCCHETTO, M. R. L.; MAYER, R. S.. O ECODESIGN NA INDÚSTRIA DE CALÇADOS: PROPOSTA PARA UM MERCADO EM TRANSFORMAÇÃO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL) - Universidade Franciscana.

Aluno: Tobias Peixoto Barros Minuzi

ELLWANGER, D. D.; MORO, C.;PUPIM, V. M.. A Brasilidade no design joalheiro: um olhar sobre as obras da artista Tarsila do Amaral. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Luiza Dineck Iop

PUPIM, V. M.; MORO, C.; PELIZAN, M. A.. Equipamento de corte de temperos destinado a empresa Santa Mania Super Pizzas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Letícia Da Cás Cunegato

PUPIM, V. M.; MORO, C.; PELIZAN, M. A.. Coleção de Joias elaboradas com uso de polímero reciclado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Fernan de Oliveira Pires

PUPIM, V. M.; PELIZAN, M. A.. Jogo educativo sobre a cultura japonesa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Elisa Bronzatto Friedrich

Kerkhoff, H. V.;PUPIM, V. M.; MORO, C.. .Faça Você Mesmo: mobiliário para classe social D e E.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Rafaela Jongh Pötter

ELLWANGER, D. D.;PUPIM, V. M.; GERHARDT, R.O.. Multifuncionalidade na Joalheria: Joias conceituais como objetos de decoração.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Maria Fernanda Teixeira Hermann

MORO, C.;PUPIM, V. M.; PELIZAN, M. A.. Japão: o extremo oriente como inspiração para criação de jóias.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Jonathas Michel Friolim Argiles

PELIZAN, M. A.;PUPIM, V. M.; GERHARDT, R.O.. Jogo de tabuleiro utilizado como ferramenta de evangelização: Inspiração na vida e obra de São Paulo Apóstolo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Vagner Palma Ferreira

Kerkhoff, H. V.;PUPIM, V. M.; PELIZAN, M. A.. Mini cozinha: mobiliário multifuncional para cozinhas com espaços reduzidos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Kefen Castro Corrêa

PUPIM, V. M.; ELLWANGER, D. D.; Kerkhoff, H. V.. Mobiliário Urbano: banco flexível para espaços públicos de lazer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Ana Carolina Tischler Marques

Kerkhoff, H. V.;PUPIM, V. M.; MORO, C.. Escrivaninha personalizável. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Juliana Cardoso

Kerkhoff, H. V.;PUPIM, V. M.; PELIZAN, M. A.. Carrinho de supermercado para cadeirantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Alana Porto de Souza

PUPIM, V. M.; ELLWANGER, D. D.; MORO, C.. Tesselação de Escher como tema para construção de joias modulares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Júlia Luísa Fagundes

ELLWANGER, D. D.;PUPIM, V. M.; Kerkhoff, H. V.. Equipamento de exercícios para idosos com parkinson. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Thiago Cavalcante de Souza

PELIZAN, M. A.;PUPIM, V. M.; GERHARDT, R.O.. Garrafa com filtro de água para atividades físicas fora do perímetro urbano.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Daniella Ineu Fontinel

ELLWANGER, D. D.;PUPIM, V. M.; MORO, C.. Design aplicado ao mobiliário urbano: banco público para a praça central de São Sepé. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Franciscana.

Aluno: Lucas André Pivetta Mainardi

TABARELLI, A. C.;PUPIM, V. M.; PELIZAN, M. A.. Equipamento de transporte, acondicionamento e aquecimento de alimentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Luã de Morais Dietrich

TABARELLI, T. R.;PUPIM, V. M.; PELIZAN, M. A.. Coleção de joias elaboradas a partir de gemas tratadas de baixo valor comercial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Andrei Pagel Floriano da Silva

PUPIM, V. M.; TABARELLI, A. C.; PELIZAN, M. A.. Lixeira para fechamento prático de sacolas plásticas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Matheus Ferreira Ferrari

PELIZAN, M. A.;PUPIM, V. M.; TABARELLI, A. C.. Geladeira Compacta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Rosane Abaz Rabenschlag

TABARELLI, T.E.;PUPIM, V. M.; PELIZAN, M. A.. Coleção de joias elaboradas a partir de resíduos de madeira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Marcelo Luis da Silva Alves

PUPIM, V. M.; TABARELLI, T.E.; PELIZAN, M. A.. Brinquedo desenvolvido com o MDF excedente da empresa Personale Móveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Remolo de Lima Simon

PUPIM, V. M.; TABARELLI, A. C.; PELIZAN, M. A.. Estante para sala de estar voltada ao público cadeirante. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Luciano Pinto Borges

TABARELLI, T.E.;PUPIM, V. M.; MORO, C.. COLEÇÃO DE MOCHILAS FEMININAS COM IDENTIDADE NA CULTURA EGÍPCIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Franciscana.

Aluno: Gilvan Veloso Sartori

TABARELLI, T. E.; MAZZINI JUNIOR, E. G.;PUPIM, V. M.. Mesa Auxiliar Hospitalar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Amanda Camponogara Utzig

PELIZAN, M. A.;PUPIM, V. M.; MAZZINI JUNIOR, E. G.. Classe Escolar Ergonômica para o Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Flávio Cornélio Fonseca

PUPIM, V. M.; MAZZINI JUNIOR, E. G.; TABARELLI, T. E.. Linha de Toy Art Inclusivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Gisiele Severo Maciel

PUPIM, V. M.; PELIZAN, M. A.; ROSA, S. M.. Painel Lúdico para Crianças com base no Design Universal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Mariana Costa Beber Figueira

PUPIM, V. M.; MORO, C.; MARCHI, S. M. O.. Plataforma Multifuncional para um Espaço de Passagem do Centro Universitário Franciscano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Marina Spagnol

PUPIM, V. M.; PELIZAN, M. A.; TABARELLI, T. E.. Caneleira de Peso Feminina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Luiza Copetti Link

PELIZAN, M. A.; TABARELLI, T. E.;PUPIM, V. M.. Desenvolvimento de Joias em Ouro Utilizando Tecnologias Disponíveis para Produção Industrial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Rafael Mota Rodrigues

PUPIM, V. M.; PELIZAN, M. A.; MAZZINI JUNIOR, E. G.. Abrigo de Ônibus para a Cidade de Itaara. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Ana Cristina de Jesus Paduin

PUPIM, V. M.; TABARELLI, T. E.; PELIZAN, M. A.. Desenvolvimento de Embalagem de Transporte de Garrafas de Cerveja direcionada para a Empresa Maria Santa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: André Silva da Silva

PUPIM, V. M.; S. M. marchi; BISOGNIN, E. L.. A Cultura Celta Retratada em Joias Esmaltadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Franciscana.

Aluno: Geovana Braz Mendes Pigatto Cabreira

MAZZINI JUNIOR, E. G.;PUPIM, V. M.; AMORETTI, J.H.T.. Estação de Trabalho para Costureiras Domiciliares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Camila Viana Borges da Silva

TABARELLI, T.E.; MORO, C.;PUPIM, V. M.. O Simbolismo da Frida Kahlo como referencial para a criação de uma coleção de adornos corporais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Franciscana.

Aluno: William Sodré Seevaldt

PELIZAN, M. A.; TABARELLI, T. E.;PUPIM, V. M.. Teclado para deficientes fisícos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Wladimir Coelho Medeiros

MAZZINI JUNIOR, E. G.; ZAGO, C. I. Z.;PUPIM, V. M.. Cadeira Multifuncional para Salas de Espera. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: EDUARDA RAMOS DO COUTO

PUPIM, V. M.; PELIZAN, M. A.; MAYER, R. S.. Brinquedo para Crianças com Deficiência Motora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Leonardo da Silva Mello Dockhorn

PUPIM, V. M.; MAZZINI JUNIOR, E. G.; PELIZAN, M. A.. Guincho de transferência hospitalar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Liana Garcia Cantarelli

PUPIM, V. M.; LISBOA, M. G. P.; BISOGNIN, E. L.. A renda frivolité como tema inspirador para o desenvolvimento de uma coleção de joias contemporâneas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Odilon Édion Krauchemberg Farias

PUPIM, V. M.; PELIZAN, M. A.; MAZZINI JUNIOR, E. G.. Talheres para portadores do mal de parkinson. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Aluno: Diovani da Silva Casarotto

PUPIM, V. M.; CAETANO, J. M.; Casarotto, D. S.. Gestão Estratégica: o design thinking como método para o desenvolvimento de produtos inovadores.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruna Altemayer Moura

PUPIM, V. M.; MOURA, B. A.; CAETANO, J. M.. Criação de um conjunto de Jóais, tendo como referencial o design emocional e o significado dos produtos h. Stern. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Liciane Hammerschimitt

PUPIM, V. M.; CAETANO, J. M.. Design para públicos específicos: projeto de um dormitório para idosos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - Habilitação Produto) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

PUPIM, VIVIANE MARCELLO. XIX SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE. 2015. Universidade Franciscana.

PUPIM, V. M.. XVII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2014. Universidade Franciscana.

PUPIM, V. M.; PELIZAN, M. A.. XVII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2013. Universidade Franciscana.

Orientou

Marcelo Luis da Silva Alves

BRINQUEDO PRODUZIDO COM O REAPROVEITAMENTO DO MDF EXCEDENTE DA EMPRESA PERSONALE MÓVEIS; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; (Orientador);

Remolo de Lima Simon

ESTANTE PARA SALA DE ESTAR VOLTADA AO PÚBLICO CADEIRANTE; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; (Orientador);

Nathally Alvares Maragno

BRINQUEDO DE INCLUSÃO SOCIAL PARA CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES FÍSICAS; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; (Orientador);

Letícia Da Cás Cunegato

Coleção de joias elaboradas com uso de polímero reciclado; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Luiza Dineck Iop

Equipamento de corte de temperos destinado a empresa Santa Mania Super Pizzas; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Fernan de Oliveira Pires

Jogo educativo sobre a cultura japonesa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Louise Pantaleão Mendes

Produtos escolares a partir da reutilização de materiais poliméricos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Luize Brum Genro

Joias inspiradas no Patrimônio Arquitetônico da Vila Belga, Santa Maria-RS; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

NEURO LUIZ ODORIZZI JUNIOR

COLEÇÃO DE ANÉIS INSPIRADA NA ARQUITETURA ART DÉCO DE SANTA MARIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Kefen Castro Corrêa

Mobiliário Urbano: banco flexível para espaços públicos de lazer; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Alana Porto de Souza

Tesselação de Escher como tema para construção de joias modulares; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Remolo de Lima Simon

Estante para sala de estar voltada ao público cadeirante; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Marcelo Luis da Silva Alves

Brinquedo desenvolvido com o MDF excedente da empresa Personale Móveis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Rafael Mota Rodrigues

Abrigo de Ônibus para a Cidade de Itaara; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Marina Spagnol

Caneleira de Peso Feminina; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Gilvan Veloso Sartori

Mesa Auxiliar Hospitalar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

André Silva da Silva

A CULTURA CELTA RETRATADA EM JOIAS ESMALTADAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

EDUARDA RAMOS DO COUTO

Brinquedo para Crianças com Deficiência Motora; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Franciscana; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Isis Gabrieli Mattioni

Sapateira Flex; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DESIGN) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Sonia Simon Camargo

Cadeira de leitura infantil: uma proposta ergonômica para crianças portadoras de deficiência; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DESIGN) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Deise Danauei Thomaz

A aplicação da ergonomia e do movimento Pop Art no redesign de uma cadeira para manicure e pedicure; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DESIGN - Habilitação Produto) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Deise Danauei Thomaz

Orientação de Estágio Curricular de Graduação; 2011; Orientação de outra natureza; (DESIGN - Habilitação Produto) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Sonia Simom Camargo

Orientação de Estágio Curricular de Graduação; 2011; Orientação de outra natureza; (DESIGN - Habilitação Produto) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Isis Gabriele Mattioni

Orientação de Estágio Curricular de Graduação; 2011; Orientação de outra natureza; (DESIGN - Habilitação Produto) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Alessandro Zangirolami dos Santos

Orientação das atividades do Núcleo de Design Produto - UNIJUÍ; 2011; Orientação de outra natureza; (DESIGN - Habilitação Produto) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Universidade do Noroeste do EStado do Rio Grande do Sul; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Rodrigo Ariel Beck Graunker e Sonia Simon Camargo

Identidade Visual da empresa "Quiosquinho Doce"; 2011; Orientação de outra natureza; (Projeto EDUQCII - Programa de Extensão em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Viviane Marcello Pupim;

Produções bibliográficas

  • CALEGARI, ELIANA PAULA ; PUPIM, VIVIANE MARCELLO ; LEAL, MÁRIO ANDRÉ ; SILVA, FÁBIO PINTO DA . A digitalização tridimensional como método de verificação da deformação do MDF ocasionada pela absorção de água. DAPESQUISA , v. 12, p. 14-29, 2017.

  • PUPIM, V. M. ; A. A. Paim, (...), V. Pupim, W. Moreira, W.B. Junior. ; C.E. Barrichello ; S. M. marchi ; C. Moro . 13 cadeiras. Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação , v. 1, p. 127-139, 2000.

  • PUPIM, V. M. . Saberes docentes necessários aos cursos de extensão: Estudo de caso no município de Ivorá. In: Leila Maria Araújo dos Santos. (Org.). Formação docente em ações de extensão universitária: relatos de experiências. 1ed.Santa Maria - RS: Colégio Técnico Industrial - UFSM, 2012, v. 1, p. 1-126.

  • RABENSCHLAG, R. A. ; PELIZAN, M. A. ; PUPIM, V. M. ; TABARELLI, T. E. . Joias elaboradas a partir de resíduos de madeira. Disciplinarum Scientia, Santa Maria - RS, , v. 20 n.1, p. 01 - 21, 15 fev. 2019.

  • PUPIM, V. M. ; BISOGNIN, E. L. ; MAZZINI, E.G.J. ; Fumagalli, D.R. ; MARTINS, E. L. . A INFLUÊNCIA DO ESTILO ART DÉCO E DA BAUHAUS NO MOBILIÁRIO CONTEMPORÂNEO. In: XVIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Santa Maria. Ciência e interação pela vida., 2014. v. 6.

  • PUPIM, V. M. ; S., Valmi ; SANTOS, L. M. A. ; LOPES, V. G. . Produtos turísticos como alternativa para o desenvolvimento econômico da área rural do município de Ivorá- RS. In: SEPE - XV Simpósio de Ensino, pesquisa e extensão., 2011, Santa Maria - RS. Anais XV SEPE. Santa Maria, 2011. v. 030.

  • PUPIM, V. M. . Da Toscana ao Rio Grande do Sul. Perspectivas de desenvolvimento para o turismo rural no Rio Grande do Sul.. In: 8° Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales - Territorios y Territorialidades en Movimiento, 2010, Buenos Aires - AR. Anais da 8° Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales. Buenos Aires - AR: 8ª Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales - Libro de resúmenes, 2010.

  • PUPIM, V. M. . Da Toscana ao Rio Grande do Sul. Perspectivas de desenvolvimento para o turismo rural no Rio Grande do Sul.. In: FRONTUR 2009 - VI Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras, 2009, Santa Maria. Frontur 2009 - Como Consolidar Oportunidades Transfronteiriças, 2009.

  • PUPIM, V. M. ; PELIZAN, M. A. . Mesa para leitos hospitalares: intervenção ergonômica. In: 6 SEPE - Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão, 2002, Santa Maria. Anais 2002. Santa Maria - RS: UNIFRA - Centro Universitario Franciscano, 2002.

  • PUPIM, V. M. ; PELIZAN, M. A. . Mesa para leitos hospitalares: intervenção ergonômica. In: 2 FEATEC - Feira de Artes, Tecnologia e Ciência, 2002, Santa Maria. Anais 2002. Santa Maria: Unifra - Centro Universitario Franciscano, 2002.

  • PUPIM, V. M. ; PELIZAN, M. A. . MESA PARA LEITOS HOSPITALARES ? INTERVENÇÃO ERGONÔMICA. In: ABERGO 2002 - VII Congresso Latino-Americano de Ergonomia; XII Congresso Brasileiro de Ergonomia; e I Seminario Brasileiro de Acessibilidade Integral., 2002, Recife - PE. ABERGO 2002 - Associacao Brasileira de Ergonomia. Recife - PE: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, 2002.

  • PUPIM, V. M. ; PELIZAN, M. A. . MESA PARA LEITOS HOSPITALARES ? INTERVENÇÃO ERGONÔMICA. In: 5 SEPE ? Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 1 FEATEC ? Feira de Artes, Tecnologia e Ciencia, 2001, Santa Maria - RS. Anais 2001. Santa Maria - RS: UNIFRA - Centro Universitario Franciscano, 2001.

  • PUPIM, V. M. ; PRADE, M. R. . Cadeira Luminaria. In: 4 Simposio de Ensino, Pesquisa e Extensao, 2000, Santa Maria - RS. 4 SEPE. Santa Maria: UNIFRA - Centro Universitario Franciscano, 2000.

  • PUPIM, V. M. ; MACHADO, A. ; SANTOS, E. S. . PRECIEUX: DESIGN DE LANTERNA PARA JOALHEIROS. Disciplinarum Scientia. Série Ciências Naturais e Tecnológicas , 2016.

  • PUPIM, V. M. . Projetos Sustentáveis. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PUPIM, V. M. ; BISOGNIN, E. L. ; MAZZINI JUNIOR, E. G. ; MARTINS, E. L. ; FUMAGALLI, D. R. . 'A INFLUÊNCIA DO ESTILO ART DÉCO E DA BAUHAUS NO MOBILIÁRIO CONTEMPORÂNEO',. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PUPIM, V. M. ; REIS, E.M. . 'LANTERNA COM FOCO HORIZONTAL EXPANDIDO'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PUPIM, V. M. ; S., Valmi ; SANTOS, L. M. A. ; LOPES, V. G. . Produtos Turísticos para o desenvolvimento econômico da área rural do município de Ivorá - RS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PUPIM, V. M. . Como o modo de vida local interfere no ensino aprendizagem da educação profissional em Ivorá - RS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PUPIM, V. M. . Da Toscana ao Rio Grande do Sul. Perspectivas de desenvolvimento para o turismo rural no Rio Grande do Sul.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PUPIM, V. M. . Da Toscana ao Rio Grande do Sul. Perspectivas de desenvolvimento para o turismo rural no Rio Grande do Sul.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PUPIM, V. M. . Da Toscana ao Rio Grande do Sul. Perspectivas de desenvolvimento para o turismo rural no Rio Grande do Sul.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PUPIM, V. M. . Da Toscana ao Rio Grande do Sul. Perspectivas de desenvolvimento para o turismo rural no Rio Grande do Sul.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PUPIM, V. M. ; PELIZAN, M. A. . MESA PARA LEITOS HOSPITALARES ? INTERVENÇÃO ERGONOMICA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PUPIM, V. M. ; PELIZAN, M. A. . Mesa para leitos hospitalares - Intervenção Ergonômica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PUPIM, V. M. ; PELIZAN, M. A. . Mesa para leitos hospitalares. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PUPIM, V. M. ; PRADE, M. R. . Cadeira Luminária. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

PUPIM, V. M. . Estante para livros e desenhos. 2021.

PUPIM, V. M. ; TABARELLI, T. E. ; RAHMEIER, L. ; FILIPPIN, N. T. . Impressão de Objeto 3D: Pulmão. 2016.

PUPIM, V. M. ; TABARELLI, T. E. ; RAHMEIER, L. ; FILIPPIN, N. T. . Impressão de Objeto 3D: Neurônios. 2016.

PUPIM, V. M. ; TABARELLI, T. E. ; RAHMEIER, L. ; FILIPPIN, N. T. . Impressão de Objeto 3D: Coração. 2016.

PUPIM, V. M. ; TABARELLI, T. E. ; RAHMEIER, L. ; FILIPPIN, N. T. . Impressão de Objeto 3D: Cérebro. 2016.

ACOSTA, L. ; ALCÂNTARA, M. ; PUPIM, V. M. . Turmas de Arquitetura e Urbanismo e do Design realizam projeto para duas residências. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

PUPIM, V. M. . UFN: curso de Design promove Jornada Acadêmica e Mostra de produções. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PUPIM, V. M. ; RAHMEIER, L. ; FILIPPIN, N. T. ; TABARELLI, T.E. . Impressora 3D - parceria entre os cursos de Design De Produto e de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PUPIM, V. M. ; TABARELLI, T. R. ; RAHMEIER, L. ; FILIPPIN, N. T. . Design e Fisioterapia produzem material didático a partir da impressão 3D de modelos de órgãos humanos.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PUPIM, V. M. ; TABARELLI, T. R. ; CREMONESE, C. R. . Conheça o curso de Design de Produto. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PUPIM, V. M. ; PERIUS, N. . '?QUEM É A MODA??'.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PUPIM, V. M. . Oficina 8: Molde Tridimensional rápido e fácil. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PUPIM, V. M. . Móveis em garrafas PET. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PUPIM, V. M. ; S., Valmi . Perspectivas de desenvolvimento econômico para a área rural voltado a produtos turísticos.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PUPIM, V. M. . 1ª Oficina Mãos que Criam - Design e Identidade Cultural no Artesanato Local. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PUPIM, V. M. ; CAETANO, J. M. . Oficina de Toy Art e Design. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PUPIM, V. M. . Coletor de Água da Chuva. 2011. (Projeto Técnico).

PUPIM, V. M. . Técnicas de design em aproveitamentos minerais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PUPIM, V. M. . Ilumina PET. 2011 (Exposição).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Gestão, Tecnologia e Ergonomia do Produto - Membro do grupo de Pesquisa Design e Gestão do Produto - UNIFRA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviane Marcello Pupim - Integrante / Taiane Elesbão Tabarelli - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    História do Mobiliário-evolução estética e social-Módulos 3 e 4., Descrição: O projeto faz um resgate do mobiliário desde a Pré-história até a atualidade. Nos Módulos 3 e 4 o Grupo de Pesquisa se propõe a investigar a história, a estética e as técnicas do design de móveis a partir da Bauhaus até a década de 50. Coordenação do projeto por ano: Edir L. Bisognin(2013, Viviane M Pupim (2014) e Edu G. Mazzini Junior (2015). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Viviane Marcello Pupim - Integrante / Edir Lucia Bisognin - Integrante / Edu Grieco Mazzini Junior - Coordenador / Darvin Ribas Fumagalli - Integrante / Eduardo Lima Martins - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2002

    MESA PARA LEITOS HOSPITALARES ? INTERVENÇÃO ERGONOMICA, Descrição: Projeto de desenvolvimento de uma mesa para leito hospitalar para pacientes com cancer, em especial crianças, assistidas pela Turma do Ique, com atividades multiplas em ambiente hospitalar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Viviane Marcello Pupim - Integrante / Miguel Antônio Pelizan - Coordenador.

Prêmios

2020

Prêmio Educação RS 2020, Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul - Sinpro/RS.

2020

Professora Homenageada, Turma 2019/2 do Curso de Design da Universidade Franciscana.

2012

Aprovada e 3 lugar no Concurso para professor substituto do EDITAL N 37, DE 11 DE SETEMBRO DE 2012, Diário Oficial da União - Seção 3, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IF-SC.

2002

1 Lugar concurso Design de Canivetes Orientados, Empresa Bianchini & Cia Ltda..

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Franciscana, Laboratório de Projetos em Design - LPD. , Rua Silva Jardim, 1175, Nossa Senhora do Rosário, 97010491 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 30251202

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Franciscana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I

Outras informações:
Atividades e disciplinas ministradas: - Embalagem - Design em Estamparia - Oficina de modelos e protótipos - Laboratório de projetos em Design - LPD (atividades da Impressora 3D e postagens nas redes sociais do curso facebook e instagram)

2022 - Atual

Universidade Franciscana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 14

Outras informações:
Atividades acadêmicas e disciplinas ministradas: - Estética e Arte - Mobilidade e Acessibilidade Universal (disciplina com 3 professores aberta a diferentes cursos) - Metodologia de Projeto - Estágio curricular (orientação) - Laboratório de projetos em design - LPD (atividades da Impressora 3D e postagens nas redes sociais do curso: facebook e instagram) - Coordenação de Estágio - Membro do Colegiado e NDE do curso de Design por dois anos a partir de 28/03/2022, conforme a portaria n29/2022.

2021 - Atual

Universidade Franciscana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 14

Outras informações:
Disciplinas ministradas: - Design em Estamparia (Curso de Design) - Embalagem (Curso e Design) - História da Arte (Curso de Design) Atividades Acadêmicas: - Membro Colegiado e NDE do Curso de Design - Laboratório de Projetos em Design (LPD)

2021 - Atual

Universidade Franciscana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 15

Outras informações:
Disciplinas ministradas: - Design e Sustentabilidade (Curso de Design 4° semestre - extensionista) - Brinquedos (Curso de Design 6 semestre) - Projeto Comunitário (Curso Design e Arquitetura e Urbanismo, 6°semestre - extensionista) Atividades Acadêmicas: - Membro do Colegiado e NDE do Curso de Design - Laboratório de Projetos em Design

2020 - Atual

Universidade Franciscana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 25

Outras informações:
Atividades acadêmicas e Disciplinas ministradas: - Metodologia Científica (1 sem. curso de Design) - Design em Estamparia I (Curso de Design) - Cultura Popular e Design (1 sem. Design) - Embalagem (5 semestre) - Projeto Integrado II (7 semestre) - Orientação de TFG II (3 alunos) 19/02/2020 - Nomeada por dois anos como professora integrante do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Design - NDE, pela Portaria n 11/2020 - UFN.

2020 - Atual

Universidade Franciscana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 15

Outras informações:
Atividades Acadêmicas e Disciplinas ministradas: - Design e Sustentabilidade (extensionista - Curso: Design) - Projeto Comunitário (extensionista - Cursos: Design e Arquitetura e Urbanismo) - Orientação de estágio - Membro do Colegiado e NDE do Curso de Design

2019 - Atual

Universidade Franciscana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 30

Outras informações:
10/08/2018 - Nomeada por dois anos como professora integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Design - NDE, e Professora suplente do Colegiado. 2019 - Coordenadora do Laboratório de Projetos em Design Disciplinas Ministradas: Design em Estamparia I Projeto de Produto III Metodologia Científica Orientações de Trabalho Final de Graduação e Estágio.

2019 - Atual

Universidade Franciscana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 25

Outras informações:
11/07/2019 - Nomeada pela portaria N99/2019 - UFN, como representante docente da Equipe Consultiva da Comissão Própria de Avaliação, sendo de dois anos o mandato.

2018 - Atual

Universidade Franciscana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 25

Outras informações:
O Centro Universitário Franciscano teve sua transformação em Universidade Franciscana (UFN) em 22 de março de 2018 pela Portaria N 259/2018 do Ministério da Educação.

2018 - Atual

Universidade Franciscana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente 1, Carga horária: 30

Outras informações:
2018/1- Disciplinas Ministradas: Desenho Geométrico e Geometria Descritiva Metodologia Científica Serigrafia I Materiais e Processos Design e Sustentabilidade Projeto de Produto II (produto de média complexidade) Projeto de Produto III (produto de alta complexidade) Projeto Integrado II (Desenvolvimento de produto de media e alta complexidade) Embalagem Design em Estamparia I Cultura Popular e Design Orientação de TFG Orientação de estágio Coordenação do Laboratório de Projetos em Design, atividades da Impressora 3D e Contrato de desenvolvimento de produto. 10/08/2018 - Nomeada por dois anos como professora integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Design - NDE, e Professora suplente do Colegiado.

2014 - Atual

Universidade Franciscana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento

Outras informações:
Membro do grupo de pesquisa DESIGN E GESTÃO DO PRODUTO, do Centro Universitário Franciscano. Líderes Prof. Dr. Tiago Moreno Volkmer e Profª M.e. Taiane Rodrigues Elesbão Tabarelli. Linha de Pesquisa 1 - Gestão, Tecnologia e Ergonomia do Produto. Linha de pesquisa 2 - História, Estética e Cultura dos Objetos.

2013 - 2018

Universidade Franciscana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 40

Outras informações:
O Centro Universitário Franciscano teve sua transformação em Universidade Franciscana (UFN) em 22 de março de 2018 pela Portaria N 259/2018 do Ministério da Educação. Disciplinas ministradas: Projeto de produto I, II e III, Modelos Tridimensionais, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva, Materiais e processos, Programação Visual, Design Sustentável, Coordenação do Trabalho Final de Graduação I e II, Coordenação dos Estágios Curriculares Supervisionados e Coordenação do Laboratório de Projetos em Design. Outras atividades: Orientação de estágio, orientação de trabalho final de graduação, Laboratório de projetos em Design (5 horas semanais) onde são realizados trabalhos institucionais e externos para empresas locais, participação na organização de mostras profissionais, exposições, viagens de estudo, visitas técnicas, banca de TFG e banca do simpósio institucional.

2001 - 2002

Universidade Franciscana

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 4

Outras informações:
Bolsista do Propet por 2 anos.

Atividades

  • 02/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Design - UFN.,Cargo ou função, Integrante do colegiado do curso de Design - UFN.

  • 02/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Design - UFN.,Cargo ou função, Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Design - UFN.

  • 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Design - UFN.,Cargo ou função, Suplente no colegiado do Curso de Design pelo período de dois anos..

  • 08/2018 - 08/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário - UFN.,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho Universitário..

  • 08/2018 - 02/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Design - UFN.,Cargo ou função, Meembro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Design UFN.

  • 08/2018 - 02/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Design - UFN.,Cargo ou função, Integrante do Núcleo Docente Estruturante - NDE, do Curso de Design- UFN.

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Produto II, Projeto de Produto III, Design e Sustentabilidade, fiscal do Vestibular de Verão 2019/1

  • 02/2018 - 12/2018

    Direção e administração, Laboratório de Projetos em Design - LPD.,Cargo ou função, Coordenação do Laboratório de Projetos em Design - LPD.

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Design de Produto, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Serigrafia I, Metodologia Científica, Projeto de Produto II, Orientação de TFG. Orientação de aluno bolsista no LPD. Fiscal do Vestibular de Inverno UFN.

2011 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estagiário da UFSM, Carga horária: 8

Outras informações:
Elaborado por meio de aulas no projeto de Extensão EDUQCII. - UFSM.

2011 - 2012

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 14

Outras informações:
No primeiro Semestre/2011 ministrei as disciplinas: Metodologia Projetual, Metodologia Visual e Ergonomia do Produto.Trabalhei também como orientadora do núcleo de design de produto da instituição, e orientei 2 alunos em monografia final e estágio. No segundo semestre/2011 ministrei as disciplinas de Projeto de Produto I - Objetos, Ergonomia e Ergonomia do Produto. Passei a coordenar o núcleo de design - habilitação produto, e também orientei 1 aluna em estágio e monografia.

2010 - 2010

Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio curricular de docência no CTISM, no total de 15 horas aula de observação.

2009 - 2009

Prefeitura Municipal de São Martinho da Serra

Vínculo: Contrato de 3 meses, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 15

Outras informações:
Contrato de prestação de serviços de capacitação aos bolsistas da Unidade Fabril Escolar, por meio de aulas de design e técnicas de artesanato.

2007 - 2007

La Borriana ? Agriturismo e Country House

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio integrante do mestrado na UNIBO, para aprendizado do funcionamento de um agroturismo italiano. Acompanhei a administração do hotel, o funcionamento do restaurante, a produção da vinícola até o envasamento. Produzi material gráfico para o hotel, restaurante e caixas para os vinhos.

2006 - 2007

Embalagens Jaguaré

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer de Embalagens II, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhava na empresa como designer de embalagens.

2006 - 2006

Studio Arco, Bologna - Emilia Romagna

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhei dois meses como estagiária neste escritório de arquitetura, onde realizava desenhos arquitetônicos no CAD.

2006 - 2006

Prefference Brindes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer - programação visual, Carga horária: 40

2003 - 2004

Moveis Schuster

Vínculo: sem vinculo, Enquadramento Funcional: Designer de móveis, Carga horária: 40

Outras informações:
Localizada na cidade de Santo Cristo - RS, a fabrica de móveis possui um setor voltado a produção de móveis sob medida. Neste trabalhei desenvolvendo movéis personalizados sob medida contemplando as etapas de criação, projeto, ilustração e venda. Foram elaborados: mesa, buffet, bar, poltrona, cadeiras, sofá, aparador, cama, roupeiro, criados, móveis para churrasqueira, entre outros.

2003 - 2003

OF design

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
OF Design - Assessoria em desenvolvimento de produto, Bento Gonçalves ? Rio Grande do Sul ? Brasil. Estágio curricular equivalente a 550 (quinhentos e cinqüenta) horas, no período de 10 de março a 11 de junho de 2003. Entre as atividades realizadas estavam: pesquisa de mercado, criação e desenvolvimento de produto, desenho técnico, maquete e representação gráfica do produto.

2002 - 2003

Empresa Bianchini & Cia. Ltda. ? Fábrica de facas COQUEIRO

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiário

Outras informações:
Empresa Bianchini & Cia. Ltda. ? Fábrica de facas COQUEIRO, em Santa Maria? Rio Grande do Sul Brasil. Estágio extracurricular no período de 15 de agosto de 2002 a oito de janeiro de 2003. www.facascoqueiro.com.br/ Desenvolvimento de produtos para a empresa e acompanhamento do processo de fabricação.

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento

Outras informações:
Membro do grupo de pesquisa LABORATÓRIO DE DESIGN E SELEÇÃO DE MATERIAIS - LDSM, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Líder Prof. Dr. Wilson Kindlein Junior. Linha de Pesquisa - Design e Patrimônio Cultural.