Cristiano Lima Hackmann
Possui graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: detecção de plásticos e microplásticos em zonas costeiras por imagens de satélites e na classificação de tumores em imagens médicas.
Informações coletadas do Lattes em 27/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Sensoriamento Remoto
2012 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A desigualdade de Cauchy-Schwarz na estimação de temperatura e emissividade da superfície terrestre a partir de dados de sensores orbitais
, Ano de obtenção: 2016. Sílvia Beatriz Alves Rolim. Palavras-chave: Sensoriamento Remoto; Desigualdade de Cauchy-Schwarz; Método de separação de temperatura e emissividade; Estimativa da temperatura da superfície terretre; Infravermelho Termal; Imagens de satélite. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Mestrado em Matemática Aplicada
2005 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Modelos Matemáticos para o Transporte de Íons por Canais em Membranas de Axônios
, Ano de Obtenção: 2007.Leonardo Fernandes Guidi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Canais Iônicos; Modelo Matemático; Biofísica.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica Celular. Setores de atividade: Neurociências.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento de Sinais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.
Organização de eventos
HACKMANN, Cristiano Lima . Salão UFRGS 2017: SIC - XXIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS. 2017. (Outro).
ROLIM, S. B. A. ; HACKMANN, Cristiano Lima ; GRONDONA, A. E. B. . PRIMEIRO FÓRUM DE TRANSFERÊNCIA RADIATIVA NA ATMOSFERA. 2017. (Outro).
HACKMANN, Cristiano Lima . Oficina de Robótica e Automação utilizando o microcontrolador Arduino. 2012. (Outro).
HACKMANN, Cristiano Lima . Oficina de Robótica e Automação utilizando o microcontrolador Arduino. 2012. (Outro).
Participação em eventos
Semana Acadêmica - SENACRS.Introdução ao Arduino e Aplicações. 2013. (Seminário).
Sistema online para visualização de dados geoespaciais. 2012. (Seminário).
Introdução à Computação Física com Arduino e Pure Data. 2011. (Oficina).
Semana Acadêmca dos Cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia SENAC-RS.Oficina de Programação. 2011. (Oficina).
Wokshop em teoria dos grafos.Workshop em teoria espectral dos grafos. 2011. (Seminário).
Jornada do Curso de Estatística 2010.Mini-Curso R. 2010. (Seminário).
Federação de Sociedades de Biologia Experimental. XVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FesBE. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
HACKMANN, Cristiano Lima; GRZYBOWSKI, J. M. V.; ANDRADES FILHO, C. O.. Capacidade de generalização e extrapolação de Redes Neurais Artificiais para o mapeamento de suscetibilidade a deslizamentos. 2020. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano Lima; DUCATI, J. R.; XAVIER, M. B.. Análise Comparativa de Métodos de Recuperação de Emissividade com Dados do Infravermelho Termal do Sensor ASTER. 2017. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano Lima; DUCATI, J. R.; XAVIER, M. B.. Análise comparativa de métodos de recuperação de emissividade com dados do infravermelho termal do sensor ASTER. 2017. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano Lima; ZANOTTA, D. C.; SEBEM, E.. Proposta de classificação baseada em objetos da cobertura e do uso da terra por meio de imagens obtidas por Veículo Aéreo não Tripilado. 2019. Tese (Doutorado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano LimaDEGRAZIA, G. A.; ROBERTI, D. R.. Incertezas associadas à recuperação da temperatura de superfície terrestre e seus impactos na evapotranspiração estimada por sensoriamento remoto. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano LimaDEGRAZIA, G. A.; GRONDONA, A. E. B.. Transferência radiativa no infravermelho termal: influência atmosférica na recuperação de dados de temperatura e emissividade da superfície terrestre em imagens TIR do sensor ASTER. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano Lima; ZANOTTA, D. C.; PARRAGA, A.. Propostas de Classificação e pós-Classificação de Imagens com Resolução espacial Submétrica Obtidas por VANT. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano Lima; ZANOTTA, D. C.; PARRAGA, A.. Propostas de classificação e pós-classificação de imagens com resolução espacial submétrica obtidas por VANT. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano Lima; FERREIRA, M. P.; GRONDONA, A. E. B.. Modelagem tridimensional da transferência radiativa para avaliação do erro na estimativa da temperatura de superfícies urbanas. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano Lima; XAVIER, M. B.. Implementação e Estudo Comparativo de Métodos de Separação de Temperatura e Emissividade Aplicados em Alvos de Quartzo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano Lima; XAVIER, M. B.. Análise Comparativa de Métodos de Recuperação de Emissividade com Dados do Infravermelho Termal do Sensor ASTER. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano Lima; XAVIER, M. B.. Implementação e estudo comparativo de métodos de separação de temperatura e emissividade aplicados em alvos de quartzo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano Lima; DUCATI, J. R.; XAVIER, M. B.. Análise comparativa de métodos de recuperação de emissividade com dados do infravermelho termal do sensor ASTER. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano Lima. Aspectos de segurança quedevem ser verificados na contratação de serviços na nuvem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima. Estudo de Ferramentas para Avaliação de Segurança de Aplicações Web. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima. Computação e Criptografia Quântica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima. Otimização de software para análise filogenética (ExaML) utilizando a arquitetura CUDA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
CARBONERA, C. E.;HACKMANN, Cristiano Lima; SCLOVSKY, L.. Portal do Dia- Portal de Notícias e Artigos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
SCLOVSKY, L.;HACKMANN, Cristiano Lima; CARBONERA, C. E.. FUELTECH DASHBOARD - Software mobile para leitura de parâmetros em módulos programáveis de injeção de combustível para motores a combustão da FuelTech. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; JEFFMAN, R. G.; ISAIA, S. I. S.. Súmula Web: sistema web para gerenciamento de dados de súmulas de futebol. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; MACHADO, G. B.; JEFFMAN, R. G.. Engaja.do: PLataforma de financiamento coletivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; Luis Henrique Ries; Aline de Campos. Sistema de emissão de pedidos para representantes de fabricantes automotivos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; Aline de Campos; Luis Henrique Ries. Sistema medidor de consumo de energia residencial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; Aline de Campos; Luis Henrique Ries. Sistema de monitoração da temperatura de salas e equipamentos médico-hospitalares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; Aline de Campos; Luis Henrique Ries. Sistema de controle de avaliações físicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; RAMOS, A. R. M.; Aline de Campos. FAED - Ferramenta de apoio ao encaminhamento de demandas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; Luis Henrique Ries; SANTOS, M. G.. RÁDIO SOM DA GALERA - Sistema para gerenciamento de uma rádio web interativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; Luis Henrique Ries; SANTOS, M. G.. Gerenciador de Checklist. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; Luis Henrique Ries; SANTOS, M. G.. Sistema gerenciador de vigilantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; SANTOS, M. G.; Luis Henrique Ries. Sistema Móvel de POrtais Acadêmicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; Leyser, Magda; SANTOS, Fabrícia Damando. Sistema de Apoio ao Setor de Operação da Previsul. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; SANTOS, Fabrícia Damando; Leyser, Magda. Rádio Web: estudo de caso para Rádio Lagoa FM 87.9 FM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; SANTOS, Fabrícia Damando; Leyser, Magda. Como Faz: sistema colaborativo gerador de tutoriais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; SANTOS, Fabrícia Damando; Leyser, Magda. Sistema de controle e gestão da repetição do indébito fiscal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; SANTOS, Fabrícia Damando; Leyser, Magda. Sistema de controle e gerenciamento de estágio: uma propósta para o SEAP Fatec-RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; FIGUEROA, F. J.; SILVA, I. M.. Ferramenta auxiliar para instalação e atualização de nota fiscal eletrônica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima; FIGUEROA, F. J.; SILVA, I. M.. Desenvolvimento de um jogo eletrônico utilizando XNA e aplicando técnicas de inteligência artificial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
REIS, A. N.; SILVA, I. M.;HACKMANN, Cristiano Lima. Sistema de apoio ao gerenciamento de atividades e manutenção de artefatos de teste RUP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
SILVA, I. M.; REIS, A. N.;HACKMANN, Cristiano Lima. Mainsoft - Ferramenta de planejamento e controle do serviço de manutenção - PCM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
SILVA, I. M.; REIS, A. N.;HACKMANN, Cristiano Lima. Gerenciamento de informações de manutenção: Uma proposta para uma indústria de equipamentos eletrônicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
SILVA, I. M.; REIS, A. N.;HACKMANN, Cristiano Lima. jWAFr: Web application framework for Java. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
SILVA, I. M.; REIS, A. N.;HACKMANN, Cristiano Lima. Sistema de gerenciamento de recursos de TI com base em princípios de gerência de configurações, incidentes e problemas da ITIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
RAMOS, A. R. M.; FIGUEROA, F. J.;HACKMANN, Cristiano Lima. Gerenciando informações de um home care. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
RAMOS, A. R. M.; FIGUEROA, F. J.;HACKMANN, Cristiano Lima. Pratic - Sua rede virtual: Sistema de envio de cargas remotamente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
RAMOS, A. R. M.; FIGUEROA, F. J.;HACKMANN, Cristiano Lima. EASY TCC - Sistema web para o gerenciamento de documentos que compõem o trabalho de conclusão de curso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
RAMOS, A. R. M.; FIGUEROA, F. J.;HACKMANN, Cristiano Lima. Distribuição de conteúdo televisivo baseado em perfil de inteligência coletiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS.
HACKMANN, Cristiano Lima. Comissão Examinadora do Concurso para Professor Adjunto A na Área Ciências da Computação, subárea Computação Aplicada. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HACKMANN, Cristiano Lima. Processo Seletivo Professor Substituto Área Matemática. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Orientou
Análise exploratório da Radiômica na classificação de nódulos pulmonares em imagens de tomografia computadorizada; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Pneumológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Coorientador);
DETECÇÃO DE POLUIÇÃO PLÁSTICA POR MEIO DE MODELOS DE TRANSFERÊNCIA RADIATIVA E APRENDIZADO DE MÁQUINA; 2024; Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristiano Lima Hackmann;
APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADO AO MAPEAMENTO DE POLUIÇÃO PLÁSTICA MARINHA EM IMAGENS DO SENSOR MSI/SENTINEL2; 2023; Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Cristiano Lima Hackmann;
Estimação de desmatamento baseada em Cadeias de Markov dependentes do espaço/tempo; 2019; Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Cristiano Lima Hackmann;
Proposta de um índice para detecção de macro e microplásticos em zonas costeiras através de sensoriamento remoto hiperespectral; 2018; Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Cristiano Lima Hackmann;
Ficha de treinamento físico online; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS; Orientador: Cristiano Lima Hackmann;
BOOP: Classificador automático de perfil em rede social via técnica de mineração de texto; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS; Orientador: Cristiano Lima Hackmann;
Road Runner: um framework para auxílio ao desenvolvimento de aplicações ria utilizando Vaadin; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS; Orientador: Cristiano Lima Hackmann;
The Fetcher - sistema web de rastreamento de protocolos com interface ria; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS; Orientador: Cristiano Lima Hackmann;
Cálculo estequimétrico e informática: um estudo de caso para alunos do ensino médio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC/RS; Orientador: Cristiano Lima Hackmann;
Classificação digital de polímeros em zonas costeiras através de imagens simuladas pelo modelo de transferência radiativa DART; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristiano Lima Hackmann;
Detecção automatizada dos botos-da-barra Tursiops Gephyreus (Lahille, 1908) através de imagens obtidas por veículo aéreo não-tripulado (VANT); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelato Interdisciplinar em C&T) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cristiano Lima Hackmann;
Identificação Digital de Macro- e Microplásticos em Ambientes Marinhos através de Sensoriamento Remoto Hiperespectra; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cristiano Lima Hackmann;
Produções bibliográficas
-
KAISER, EDUARDO ANDRE ; ROLIM, SILVIA BEATRIZ ALVES ; GRONDONA, ATILIO EFRAIN BICA ; HACKMANN, CRISTIANO LIMA ; DE MARSILLAC LINN, RODRIGO ; KÄFER, PÂMELA SUÉLEN ; DA ROCHA, NÁJILA SOUZA ; DIAZ, LUCAS RIBEIRO . Spatiotemporal Influences of LULC Changes on Land Surface Temperature in Rapid Urbanization Area by Using Landsat-TM and TIRS Images. Atmosphere , v. 13, p. 460, 2022.
-
BERTELLI, R. S. ; SILVEIRA, E. ; SABINO, F. A. B. ; HACKMANN, Cristiano Lima ; SANTOS, N. S. . Marcos Legais de Saneamento no Brasil e a Agenda 2030: o papel dos Tribunais de Contas Estaduais. Crítica e Controle , v. 1, p. 96-119, 2022.
-
SAUERESSIG, M. G. ; HACKMANN, Cristiano Lima ; SILVA, C. E. S. ; FERREIRA, J. . Emprego do modelo matemático SEIHDR para auxiliar gestores na estimativa de ocupação de leitos de UTI em uma pandemia: simulação para pacientes com COVID-19 no município de Porto Alegre. CLINICAL AND BIOMEDICAL RESEARCH , v. 42, p. 107-111, 2022.
-
ROLIM, SILVIA BEATRIZ ALVES ; VEETTIL, BIJEESH KOZHIKKODAN ; KÄFER, PÂMELA SUÉLEN ; GRONDONA, ATILIO EFRAIN BICA ; IGLESIAS, MARÍA LUJÁN ; DIAZ, LUCAS RIBEIRO ; HACKMANN, CRISTIANO LIMA . Comparison of emissivity retrieval methods from ASTER data using Fourier-Transform Infrared Spectroscopy. Acta Geophysica , v. 39, p. 1-10, 2020.
-
HACKMANN, Cristiano Lima ; ROLIM, S. B. A. ; GRONDONA, A. E. B. ; SCHUCK, A. . A Method to Calculate the Temperature Error Amplitude in Temperature / Emissivity Retrieval. MODERN ENVIRONMENTAL SCIENCE AND ENGINEERING , v. 5, p. 406-412, 2019.
-
ROLIM, S. B. A. ; GRONDONA, A. E. B. ; HACKMANN, Cristiano Lima ; ROCHA, C. . A Review of Temperature and Emissivity Retrieval Methods: Applications and Restrictions. American Journal of Environmental Engineering , v. 6, p. 119-128, 2016.
-
ROLIM, S. B. A. ; DEGRAZIA, G. A. ; XAVIER, M. B. ; HACKMANN, Cristiano Lima ; PEREIRA FILHO, W. . Remote Surface Temperature Measurements of a Coastal Lagoon in Southern Brazil: Periods of Winter and Summer.. American Journal of Environmental Engineering , v. 5, p. 78-84, 2015.
-
COITINHO, A. S. ; SANTOS, M. T. ; FANK, B. ; HACKMANN, Cristiano Lima ; SALVADOR, M. ; DANI, C. . Vitis labrusca leaf extract prevents pentylenetetrazol-induced oxidative damage but not seizures in rats. Cellular and Molecular Biology , v. 61, p. 39-42, 2015.
-
HACKMANN, Cristiano Lima ; BARBOSA, D. G. . Estudo introdutório para detecção de plásticos em zonas costeiras através da simulação de imagens de satélites. In: XV Jornada de Iniciação Científica - Meio Ambiente, 2019, PORTO ALEGRE. XV Jornada de Iniciação Científica - Meio Ambiente, 2019.
-
BECERRA-RONDON, A. ; ROLIM, S. B. A. ; GRONDONA, A. E. B. ; HACKMANN, Cristiano Lima ; DIAZ, L. R. ; PITTIGLIANI, G. H. ; COSTA, B. S. C. . Comparison of emissivity retrieval methods in coastal dune fields. In: 5th International Symposium on Recent Advances in Quantitative Remote Sensing, 2017, Valência. Abstract Book, Conference on Recent Advances in Quantitative Remote Sensing, 2017.
-
COSTA, B. S. C. ; ROLIM, S. B. A. ; HACKMANN, Cristiano Lima . Cauchy-Schwarz Inequality Method in the Land Surface Emissivity Retrieval from Aster Data. In: 5th International Symposium on Recent Advances in Quantitative Remote Sensing, 2017, Valência. Abstract Book, Conference on Recent Advances in Quantitative Remote Sensing, 2017.
-
HACKMANN, Cristiano Lima ; ROLIM, S. B. A. ; GRONDONA, A. E. B. . Cauchy-Schwarz Inequality: A New Approach for Temperature and Emissivity Retrieval. In: 5th International Symposium on Recent Advances in Quantitative Remote Sensing, 2017, Valência. Abstract Book, Conference on Recent Advances in Quantitative Remote Sensing, 2017.
-
HACKMANN, Cristiano Lima ; AZEVEDO, Liziane ; BITTENCOURT, Fernanda ; CARDOSO, Daniela ; FERREIRA, Amâncio ; FURSTENAU, Lucas ; QUILLFELDT, Jorge . Efeitos sobre a memória da infusão pós-treino de NBQX um antagonista do receptor AMPA. In: XIII Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2001, Porto Alegre. XIII Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2001.
-
HACKMANN, Cristiano Lima ; HICKMANN, J. ; MADEIRA, M. J. P. . Modelos interativos de categorização difusa multidimensional: construção de software. In: Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1998, Porto Alegre. X Salão de Iniciação Científica - 1998, 1998.
-
HACKMANN, Cristiano Lima . Algoritmos Genéticos Aplicados ao Problema do Caixeiro Viajante. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
O Afastamento Social reduz a Mortalidade e Diminui o Impacto Econômico com os Cuidados Críticos em UTI gerados pela Pandemia por COVID- 19?, Descrição: Após três meses do início da epidemia, em Wuhan, na China, a infecção (COVID-19) pelo novo Coronavírus 2 da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV-2) atingiu a grande maioria dos países, levando a um número significativo de mortes e desafiando a gestão de governos e a infraestrutura dos serviços de saúde. A estrutura etária pode explicar diferenças importantes na mortalidade por COVID-19 entre países. A alta mortalidade se concentra em pacientes com mais de 60 anos,2 em especial, naqueles acima de 80 anos com taxas de até 19,7 %.3 Desta forma, essa característica da COVID-19 tem potencial de maior impacto sobre o sistemas de saúde em países com populações mais idosas como a Itália com 29,8 % das pessoas com 60 anos ou mais. Em contraste, o Brasil apresenta apenas 14 % da população, nesta faixa etária, ou seja, haveria um menor número de mortes proporcional à população se levar em consideração apenas os estratos etários. Esta vantagem demográfica do Brasil pode ser negativamente contrabalançada pelo comportamento latino das relações interpessoais. Como a SARS-CoV-2 tem alto número de casos secundários a partir do caso primário do (R0 = 2,7),5 este potencial elevado de contágio pode ter relevância ainda maior em populações com grande contato intergeracional (crianças e avós) e coresidência como a Itália e provavelmente como o Brasil.6 Desta forma, governos de todo Brasil tem-se mobilizado a fim de minimizar a transmissão do SARS-CoV-2, levantando o debate sobre quais seriam as melhores medidas não farmacológicas. Exemplos como a Coréia do Sul mostram números relativos muito menores de mortes e de pacientes com mais de 80 anos infectados (4,5 % dos casos).3 Isto se deve à capacidade de diagnóstico em larga escala, à estrutura hospitalar capaz de absorver o aumento da demanda e ao isolamento de infectados dos grupos de risco. Neste sentido, vem sendo debatido estratégias de afastamento social, testagem e ampliação da estrutura hospitalar de UTI. O afastamento social horizontal tem como objetivo manter o funcionamento apenas de serviços considerados essenciais, reduzir aglomerações e circulação de pessoas, no sentido de diminuir os contatos interpessoais. O objetivo dessa medida seria provocar o efeito de "achatamento da curva epidemiológica de casos", o que evitaria teoricamente a saturação do sistema de saúde pelo acúmulo de casos graves e críticos em um curto espaço tempo. Por outro lado, a suspensão de escolas pode provocar um aumento do contato entre gerações. Em relação ao impacto nos serviços de saúde, estima-se que 5 % dos pacientes com COVID-19 necessitariam cuidados em unidades de terapia intensiva (UTI). Neste sentido, a WHO e outras entidades recomendam o suporte respiratório com ventilação mecânica (VM) e até a oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) para casos graves e elegíveis.8 Projeções auxiliam gestores a prever consequências dessa pandemia, no sentido de planejar medidas para atender de forma satisfatória os doentes. A previsão do comportamento epidemiológico do COVID-19 é majoritariamente baseada em modelos matemáticos que capturam a probabilidade das pessoas suscetíveis se infectarem e, sucessivamente, se recuperarem ou morrerem. Os resultados dos modelos são importantes para se iniciar a discussão de possíveis cenários em uma epidemia. Estes cálculos devem conter o maior número de parâmetros relacionados às características intrínsecas da pandemia, focando nas curvas de mortalidade da população. Neste sentido, resolvemos realizar este estudo utilizando o modelo matemático determinístico, derivando projeções em diversos cenários de reclusão social com o objetivo de projetar o impacto, nas taxas de mortes, relacionados ao COVID-19, assim como calcular o impacto econômico do atendimento de casos críticos da pandemia no SUS de Porto Alegre.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiano Lima Hackmann - Coordenador / Maurício Guidi Saueressig - Integrante / Guilherme Moreira hetzel - Integrante / Larissa Andrade Stuermer - Integrante.
-
2020 - Atual
Utilização da Radiômica na Avaliação de Nódulos Pulmonares, Descrição: A Radiômica é um termo relativamente recente na radiologia e significa a extração uma grande quantidade de dados quantitativos a partir de uma área de interesse obtida em um exame de imagem. Esses dados extraídos, combinados a informações clínicas dos pacientes, possibilitam no desenvolvimento de modelos de inteligência artificial (IA) que podem nos fornecer informações adicionais na tomada de decisão, especialmente no campo da oncologia. A diferenciação de nódulos pulmonares malignos de benignos continua sendo um desafio diagnóstico aos radiologistas, e o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem nessa diferenciação tem grande importância.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cristiano Lima Hackmann - Integrante / Maurício Guidi Saueressig - Coordenador / Rafael Ramos Rambo - Integrante / Carlo Sasso Faccin - Integrante / João Alfred Borges - Integrante / Marcio Fernandes Chedid - Integrante / Rodrigo Bartels - Integrante / Guilherme Moreira hetzel - Integrante / Larissa Andrade Stuermer - Integrante.
-
2018 - Atual
RADIOMICS E OSTEOSSARCOMA: EXPERIÊNCIA INICIAL, Descrição: Um novo campo de estudo na avaliação de imagens médicas, especialmente tomografia computadorizada e ressonância magnética, denominado de radiomics, é baseado na premissa de que além da análise convencional, existe um significativo volume de dados passíveis de serem extraídos destas imagens por meio de operações matemáticas e algoritmos específicos. A análise destas informações, antes inexploradas, pode fornecer um imenso volume de dados adicionais com relevância diagnóstica, prognóstica e terapêutica no campo das imagens médicas. Os estudos envolvendo radiomics envolvem a execução de etapas de elevada complexidade nas quais são realizadas a segmentação das lesões em imagens radiológicas e a posterior análise das mesmas por meio de softwares para a extração de parâmetros matemático-estatísticos. São incomuns na literatura estudos envolvendo as neoplasias ósseas. Por esta razão, o presente estudo tem por objetivo a validação das etapas de trabalho de radiomics em uma população de pacientes com osteossarcoma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiano Lima Hackmann - Integrante / Roberto Campos Pellanda - Coordenador / Fernando Pagnussato - Integrante / Julie Francine Cerutti Santos - Integrante / Ricardo Becker - Integrante.
-
2015 - 2019
TECNICAS PARA REMOCAO DE RUIDOS EM DADOS DO ESPECTRO DO INFRAVERMELHO TERMAL A PARTIR DE IMAGENS DE SATELITES, Descrição: Dados do espectro do infravermelho termal (TIR - Thermal Infrared) podem ser coletados por intermédio de satélites artificiais com o intuito de analisar alvos da superfície da Terra. Todo objeto acima do zero absoluto (0 K) emite radiação infravermelha na porção de 3,0 µm a 14,0 µm do espectro eletromagnético, sendo esse intervalo a região do espectro em que a maioria dos instrumentos a bordo de plataformas aéreas e orbitais posicionam os detectores, pois corresponde a janela atmosférica do TIR. Dessa radiação, duas grandezas físicas podem ser estimadas: temperatura e emissividade. Neste caso, o sensoriamento remoto no TIR permite, entre outras coisas, utilizar essas informações para conhecer melhor seus objetos de investigação, tais como: mapear minerais através dos valores de emissividade para uma determinada cena, monitorar os processos que afetam os recifes de corais, analisar o impacto dos aerossóis sobre a radiação no TIR, modelar ilhas de calor em regiões urbanas, monitorar as variações da temperatura da superfície da terra, oceanos e suas possíveis mudanças no clima e na detecção de queimadas. Os dados das imagens captadas no TIR são alterados por, principalmente, dois tipos de ruídos. Um deles está relacionado com o processo de aquisição da imagem pelos dispositivos de carga acoplada (CCD - Charge-Coupled Device) e que, sistematicamente, afetam as imagens de satélites. O segundo tipo de ruído está vinculado ao efeito que a atmosfera terrestre exerce sobre o sinal captado pelos sensores, principalmente em ambientes úmidos. Em vista disso, o presente estudo, pretende aplicar transformadas Wavelets para minimizar o efeito de ruídos sistemáticos e desenvolver modelos atmosféricos mais adequados para o estudo em regiões da Terra com altos índices de unidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cristiano Lima Hackmann - Coordenador / Silvia Beatriz Alves Rolim - Integrante.
-
2014 - 2019
CARACTERIZACÃO ESPECTRAL DOS BASALTOS DA BACIA DO PARANÁ E SUAS RELAÇÕES COM OS ELEMENTOS DO GRUPO DA PLATINA (EGP), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Silvia Beatriz Alves Rolim em 15/06/2016., Descrição: Devido às grandes dimensões e ampla distribuição espacial e temporal, as províncias basálticas continentais, em especial a Província Basáltica Continental do Paraná (PBCP), são consideradas fundamentais no entendimento do processo da evolução da crosta continental e de suas mineralizações associadas. No Brasil, a contribuição do sensoriamento remoto (SR) para este entendimento iniciou na década de 1970, principalmente, com estudos tectono-estruturais através de imagens orbitais, em função das restrições impostas pelas características tropicais do país. A partir da década de 1990, as técnicas de SR avançaram, permitindo uma maior contribuição na interpretação, modelagem e integração de dados, evoluindo para um enfoque econômico. Em convergência com a evolução do SR proximal e orbital, o presente projeto tem como objetivo caracterizar as unidades vulcânicas da porção sul da Bacia do Paraná, através de técnicas não destrutivas de espectroscopia vibracional na região do infravermelho próximo ao termal para o mapeamento de minerais de sulfetos de Cu-Ni (EGP-Elementos do Grupo da Platina). Mais especificamente, pretende-se estudar grupos de minerais e rochas, com base na análise de indicadores espectrais de composição mineralógica; estudar métodos de separação da temperatura e emissividade em imagens de sensores no infravermelho termal para situações de atmosferas úmidas; e contribuir para o conhecimento da estratigrafia das unidades vulcânicas da porção sul da Bacia do Paraná e suas mineralizações associadas. Serão empregados testes de validação de coleta de espectros de amostras de rochas e de parametrização para modelagem de transferência radiativa atmosférica na região do infravermelhol; correções atmosféricas de imagens, que retroalimentarão os modelos de transferência radiativa estudados; testes de algoritmos de separação da temperatura e emissividade em imagens sintéticas e reais; seleção de método para caracterização mineral e mapeamento geológico de unidades vulcânicas, sob condições ambientais de atmosfera úmida. A partir dos resultados obtidos, espera-se contribuir com métodos alternativos que complementem o mapeamento geológico e a exploração mineral de unidades vulcânicas; formar recursos humanos de alto nível e publicar resultados em periódicos científicos indexados nacionais e internacionais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Cristiano Lima Hackmann - Integrante / Silvia Beatriz Alves Rolim - Coordenador / Paulo Roberto Markoski - Integrante / Atilio Efrain Bica Grondona - Integrante / Elisa Canal - Integrante / Júlio César Pacheco Vaghetti - Integrante.
-
2008 - 2008
Métodos de Otimização Combinatória Aplicados em Problemas de Empacotamento, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cristiano Lima Hackmann - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Tecnologia SENAC/RS - Remuneração.
Prêmios
2018
Destaque da Sessão Ciências Exatas e da Terra com trabalho no XXX Salão de Iniciação Científica UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Matemática, Departamento de Estatística. , UFRGS - Campus do Vale, Agronomia, 91509900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33086211, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto nível 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Medicina.Linhas de pesquisa
-
03/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Litoral Norte.Linhas de pesquisa
-
02/2018
Ensino, Bacharelato Interdisciplinar em C&T, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral II
-
05/2016
Ensino, Sensoriamento Remoto, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estatística I
-
02/2016
Ensino, Bacharelato Interdisciplinar em C&T, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Equações diferenciais, Introdução à Álgebra Linear
-
03/2015
Ensino, Bacharelato Interdisciplinar em C&T, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I, Estatística I
-
05/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Litoral Norte.Linhas de pesquisa
-
06/2014 - 12/2014
Ensino, Bacharelato Interdisciplinar em C&T, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Informática, Laboratório de Introdução à Informática
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharias, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Diferenciale Integral I
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Engenharia da Computação e Engenharia Mecânica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral II
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Álgebra Linear e Geometria Analítica
2007 - 2014
Faculdade de Tecnologia SENAC/RSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2012 - 03/2014
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Programação I
-
08/2010 - 03/2014
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Algoritmos e Programação I
-
06/2009 - 03/2014
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Orientação a Objetos
-
08/2008 - 03/2014
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Algoritmos e Programação II
-
08/2008 - 03/2014
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estrutura de Dados II
-
07/2007 - 03/2014
Ensino, Hotelaria, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Matemática Financeira
-
02/2007 - 03/2014
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Matemática Discreta
-
02/2009 - 06/2010
Ensino, Hotelaria, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas de Informação Aplicados à Hotelaria
2008 - 2010
Associação Educacional Sul-Rio-GrandenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2008
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Matemática Geral
-
08/2008
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Matemática Geral
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cristiano Lima Hackmann e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?