Edmilson Milan
Professor de disciplinas relacionadas a negócios e relações internacionais na UNIVATES, em Lajeado (RS). Professor convidado para atuação em disciplinas de MBA relacionadas a negócios internacionais em diversas universidades no RS. Mestre em Gestão e Negócios pela Unisinos e mestre em administração pela Université de Poitiers França. Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais na UFRGS .Consultor em assuntos de câmbio e comércio exterior. Experiência de 35 anos como funcionário do Banco do Brasil, sendo 31 anos na área de câmbio e comércio exterior, tendo atuado em diversos cargos e regiões, inclusive como administrador expatriado do BB no Japão de 2007 a 2012. Vice-Presidente de Comércio Internacional da ADVB RS e CEO do Prêmio Exportação RS.
Informações coletadas do Lattes em 08/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais
2020 - 2024
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A INTERMITÊNCIA NO SETOR EXPORTADOR: UM ESTUDO SO-BRE A ATIVIDADE EXPORTADORA DE PEQUENAS E MÉDIAS EM-PRESAS DA INDÚSTRIA DA TRANSFORMAÇÃO NO RS
Luiz Augusto Estrella Faria. Coorientador: Luíza Peruffo.
Mestrado profissional em Gestão e Negócios
2017 - 2019
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A PERSISTÊNCIA DAS PMEs BRASILEIRAS NAS EXPORTAÇÕES: uma análise dos fatores internos e externos, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Marcelo André Machado
Mestrado profissional em Management et Administrations des Entreprises
2017 - 2019
Université de Poitiers
Título: The persistence of SMEs from emerging countries in exports: an analysis of stimuli factors and barriers, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Marcelo André Machado
Especialização em Comércio Internacional
1998 - 1998
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: não exigida à época
Orientador: nihil
Graduação em Administração de Empresas - Hab. em Comércio Exterior
1988 - 1994
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: CHILE - Uma Economia Aberta ao Investimento Estrangeiro
Orientador: Adroaldo Die Lazzarotto
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em A Arte da Escrita e da Publicação Acadêmica. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Oficina Lattes, Orcid e Google Scholar. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Workshop Eficácia na Liderança. (Carga horária: 16h). , TTI Success Insights Brasil, TTI, Brasil.
2016 - 2016
Leader Coach Training - LCT. (Carga horária: 16h). , Instituto Brasileiro de Coaching, IBC, Brasil.
2013 - 2013
Líder do Futuro - A transformação em Líder Coach. (Carga horária: 40h). , Crescimentum Alta Performance em Liderança, CRESCIMENTUM, Brasil.
2012 - 2013
Capacitação em Eficiência Operacional. (Carga horária: 25h). , Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, INEPAD, Brasil.
2012 - 2012
Entendendo de Gente: Influenciando Pessoas na Busca por Resultados. (Carga horária: 3h). , Atingire Liderança de Fato, ATINGIRE, Brasil.
2003 - 2003
Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro. (Carga horária: 16h). , BANCO DO BRASIL S.A., BB, Brasil.
2003 - 2003
Workshop em Negócios Internacionais. (Carga horária: 16h). , BANCO DO BRASIL S.A., BB, Brasil.
2003 - 2003
Intensive English Course. (Carga horária: 100h). , BridgeLinguatec Language Services, BRIDGELINGUATEC, Estados Unidos.
2002 - 2002
English Immersion. (Carga horária: 52h). , Little England Training Center, LITTLE ENGLAND, Brasil.
2001 - 2001
Relações Jurídicas Negociais. (Carga horária: 32h). , BANCO DO BRASIL S.A., BB, Brasil.
1999 - 1999
Administração do Fator Humano. (Carga horária: 32h). , BANCO DO BRASIL S.A., BB, Brasil.
1997 - 1997
Curso de Gerência de Marketing. (Carga horária: 40h). , Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
1997 - 1997
4-Week Intensive English Course. (Carga horária: 80h). , Aspect International Language Schools, ASPECT, Estados Unidos.
1996 - 1996
Finanças para Gerência e Desenvolvimento de Negócios. (Carga horária: 136h). , Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.
1995 - 1995
Gestão de Negócios Internacionais. (Carga horária: 40h). , BANCO DO BRASIL S.A., BB, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Formação de Instrutores - Comércio Exterior. (Carga horária: 160h). , BANCO DO BRASIL S.A., BB, Brasil.
1995 - 1995
Básico de Comércio Exterior. (Carga horária: 40h). , BANCO DO BRASIL S.A., BB, Brasil.
1994 - 1994
Administração e Decisão do Crédito. (Carga horária: 40h). , BANCO DO BRASIL S.A., BB, Brasil.
1992 - 1992
Básico de Câmbio. (Carga horária: 80h). , BANCO DO BRASIL S.A., BB, Brasil.
1989 - 1989
CACEX - Operações em Comércio Exterior. (Carga horária: 40h). , BANCO DO BRASIL S.A., BB, Brasil.
1988 - 1988
A CACEX e o Comércio Exterior. (Carga horária: 40h). , BANCO DO BRASIL S.A., BB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração - Negócios Internacionais.
Organização de eventos
MILAN, EDMILSON . II Encontro Regional de Comércio Exterior BB Unisinos. 2003. (Congresso).
MILAN, EDMILSON . I Encontro Regional de Comércio Exterior BB Unisinos. 2002. (Congresso).
MILAN, EDMILSON . Seminário BB Mercosul. 1999. (Congresso).
Participação em eventos
SemeAD2020.Persistência das PMEs brasileiras na exportação: uma análise dos fatores internos e externos de estímulo. 2020. (Seminário).
ENAEX 2018 0- Encontro Nacional de Comércio Exterior. 2018. (Encontro).
2011 Bank of China International Banking Seminar. 2011. (Seminário).
ENAEX 2004 - Encontro Nacional de Comércio Exterior. 2004. (Encontro).
ENAEX 2003 - Encontro Nacional de Comércio Exterior. 2003. (Encontro).
II Encontro Regional de Comércio Exterior BB Unisinos. 2003. (Encontro).
ENAEX 2002 - Encontro Nacional de Comércio Exterior. 2002. (Encontro).
I Encontro Regional de Comércio Exterior BB Unisinos. 2002. (Encontro).
ENAEX 2001 - Encontro Nacional de Comércio Exterior. 2001. (Encontro).
Seminário BB Mercosul. 1999. (Seminário).
Participação em bancas
STOLZMANN, K. P.;MILAN, EDMILSON. PROPÓSITO ORGANIZACIONAL: Um estudo de caso no Banrisul S/A. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GIACOBBO, T. S. F. B.;MILAN, EDMILSON. Impactos das Fintechs e os Desafios para o Banrisul na Era Digital. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
STOLZMANN, K. P.;MILAN, EDMILSON. Aplicação do Mentoring/Coaching no Processo Sucessório como Coadjuvante na Definição da Nova Liderança. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
STOLZMANN, K. P.;MILAN, EDMILSON. Maximizando a Função de Operador de Negócios da SUREG Leste do Banrisul: Organização e Aprimoramento do Tempo para Atendimento dos Objetivos. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GIACOBBO, T. S. F. B.;MILAN, EDMILSON. Fintechs e Bancos Digitais: Ameaças ou Oportunidades para o Banrisul?. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
STOLZMANN, K. P.;MILAN, EDMILSON. Motivação no Ambiente de Trabalho e sua Importância para o Comportamento Organizacional. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
STOLZMANN, K. P.;MILAN, EDMILSON. Segmentação Médio Varejo no Banrisul: ganhos e geração de valor. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
STOLZMANN, K. P.;MILAN, EDMILSON. Como Melhorar o Clima Organizacional entre Direção Geral e Rede de Agências. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
STOLZMANN, K. P.;MILAN, EDMILSON. Autogerenciamento de Equipes na Rede de Agências do Banrisul. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
MEINEN, A. R.;MILAN, EDMILSON. Big Data e Inteligência Competitiva: como utilizar Big Data para aprimorar os processos de gestão de pessoas no Banrisul. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
MEINEN, A. R.;MILAN, EDMILSON. Medologia de Coaching Executivo no Desenvolvimento e Aprimoramento de Liderança. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
MEDEIROS, H. F.; THORMANN, F. M.;MILAN, EDMILSON. A NOVA ERA DO BIG DATA: Transformando Grandes Volumes de Dados em Resultado Financeiro. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Banking) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CARDOSO, M. P.; POLGATI, S. O.;MILAN, EDMILSON. LIDERANÇA NA PRIMEIRA GERÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: um estudo do programa de formação de primeira gerência do Banrisul. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
NARDON, J.; MEGIATO, E.;MILAN, EDMILSON. A Digitalização das Instituições Financeiras e dos Sistemas de Prestação de Serviços Financeiros e o Impacto Trazido por elas ao Sistema Financeiro Tradicional. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ROSSALES, P. B.; MEINEN, A. R.;MILAN, EDMILSON. APLICATIVOS FINANCEIROS: A força que as contas correntes digitais podem exercer para a expansão dos negócios. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
LIMA, L. E. S.; MEGIATO, E.;MILAN, EDMILSON. O MUNDO DIGITAL NO AGRONEGÓCIO: como a evolução digital pode influenciar na tomada de recursos pelos agropecuaristas no mercado financeiro. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
STOLZMANN, K. P.;MILAN, EDMILSON. Contribuição dos Gestores do Banrisul na Motivação dos Colabadores noÂmbito das Agências Pertencentes à Superintendência Alto Uruguai. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
MARTINS, A. O.;MILAN, EDMILSON. CÓDIGO DE ÉTICA DO BANRISUL: O impacto do conhecimento e a prática de atitudes éticas nas relações do trabalho. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
MARTINS, A. O.;MILAN, EDMILSON. A importância do Relacionamento Ético na Gestão de Negócios Bancários. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
MARTINS, A. O.;MILAN, EDMILSON. A Dualidade Ética nos Negócios. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Marcelo Machado;MILAN, EDMILSON. Análise do Potencial do Mercado Uruguaio para a Inserção dos Produtos da Empresa Cape Café. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Negócios e Empreendimentos Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Marcelo Machado;MILAN, EDMILSON. MODELO DE NEGÓCIOS PARA A GUELCOS INTERNATIONAL LTD PROSPECTAR NOVOS CLIENTES. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Negócios e Empreendimentos Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Marcelo Machado;MILAN, EDMILSON. Análise de Potencial do Mercado Mexicano de Cosméticos Capilares para a Empresa De Sírius Cosméticos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Negócios e Empreendimentos Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
DANELLI, R.; DALMAZ, M.; MALLMANN, V. H.;MILAN, EDMILSON. A Autonomia nas Relações Exteriores do Brasil via Operação Pan-Americana. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
CONCEICAO, C. M.; AULER, D. P.; CYRNE, C. C. S.;MILAN, EDMILSON. GESTÃO DE RISCO PARA O AUMENTO DA RESILIÊNCIA DE CADEIAS GLOBAIS DE SUPRIMENTOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
KRAHL, L. C.; AULER, D. P.; DALMORO, M.;MILAN, EDMILSON. ANÁLISE MERCADOLÓGICA PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM RESTAURANTE VEGANO EM TEUTÔNIA-RS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
SINDELAR, F. C. W.; FRANKE, L.;MILAN, EDMILSON. EXPORTAÇÕES GAÚCHAS: UMA ANÁLISE DAS REGIÕES DO VALE DO TAQUARI E DO VALE DO RIO DOS SINOS ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
TEIXEIRA, B. M.; CONTO, S. M.;MILAN, EDMILSON. GOVERNANÇA COOPERATIVA: ANÁLISE EM UMA COOPERATIVA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL DO VALE DO TAQUARI. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
STEPHAN, L. A.; SINDELAR, F. C. W.;MILAN, EDMILSON. O DESEMPENHO DA INDÚSTRIA EXPORTADORA DE CANDIES DIANTE DO CENÁRIO DA COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
SINDELAR, F. C. W.; BISCHOFF, V.;MILAN, EDMILSON. Competitividade das Exportações Brasileiras de Carne de Frango de 2019 a 2019. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
DALMORO, M.; FALEIRO, S. N.;MILAN, EDMILSON. Internacionalização de Clubes de Futebol: um Estudo Comparativo entre Clubes Brasileiros e Europeus. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
SINDELAR, F. C. W.; FRANKE, L.;MILAN, EDMILSON. MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA: UMA ANÁLISE ENTRE OS BLOCOS ECONÔMICOS DE 2000 A 2018. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
Orientou
As Estratégias de Marketing da Louis Vuitton desde 1987; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; (Orientador);
Vulnerabilidade da Balança Comercial da Grã-Bretanha nos governos de Churchill, Tatcher e Johnson; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; (Orientador);
ANÁLISE DE CENÁRIOS NA NACIONALIZAÇÃO DE CAPITAL ESTRANGEIRO DO URUGUAI PARA O BRASIL: Um estudo de caso para repatriação de lucros e dividendos de uma empresa do setor vinícola; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Negócios e Empreendimentos Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Estratégia para Incremento de Exportação de Móveis e Colchões para o Mercado Europeu; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Negócios e Empreendimentos Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
INVESTIMENTOS FINANCEIROS: identificando o nível de conhecimento dos gerentes da carteira do Banrisul com relação a produtos de investimentos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Bancos Digitais e Crédito Rural: adesão dos clientes de agronegócios aos canais digitais do Banrisul; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Banking) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
A Estratégia Omnichannel no Relacionamento com o Cliente: sob a perspectiva da simplificação de tecnologia da informação - TI; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Impacto da Variação Cambial na Produção das Indústrias do Ramo Calçadista do Vale dos Sinos (Rio Grande do Sul - 1999-2019); 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria e Finanças) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Edmilson Milan;
GERENCIADOR DE DESPESAS Quais as características que as pessoas físicas procuram num APP de gestão de despesas; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Produtos de Investimento: Nível de conhecimento dos funcionários do Banrisul no Litoral Norte; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Comportamento do Consumidor no Processo de Abertura de Contas; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Como utilizar a força de trabalho dos caixas para atingimento de metas comerciais do Banrisul?; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
ATENDIMENTO BANCÁRIO DIGITAL: A criação do Mobile Banking como ferramenta para a satisfação e fidelização do cliente; ; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
DESENVOLVENDO LÍDERES: Os desafios da liderança em seus primeiros momentos; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
HOME OFFICE NO BANRISUL: Percepções e Experiências dos Gestores e Colaboradores das Agências da Superintendência Alto Uruguai; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
A Utilização do Mobile Banking nas Transações Bancárias: as percepções dos usuários de diferentes gerações; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Mensuração do Desempenho das Carteiras de Crédito: qual a importância do agronegócio no resultado das agências do Banrisul; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
OPEN BANKING: O empoderamento do cliente e o que influencia a sua decisão de escolha, sob a ótica dos colaboradores do Banrisul; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Empowerment; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Derivativos - Proteção Cambial; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Negócios e Empreendimentos Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Análise das Atividades da Agência do Banrisul em Miami e Oportunidades de Crescimento; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
A motivação no Ambiente do Trabalho; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Aplicação do Empowerment na Unidade de Crédito de Agronegócios do Banrisul; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Influência da Motivação no Ambiente de Trabalho: Estudo de Caso de uma Instituição Bancária; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Os Impactos da Motivação nos Resultados da Agência do Banrisul de Entre Ijuís/RS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
Empowerment: um Conceito Motivacional?; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Bancária e Competitividade) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Edmilson Milan;
A questão da participação do gênero feminino nas negociações internacionais com culturas muçulmanas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
"APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE UMA PEQUENA EMPRESA, DO SETOR COMERCIAL DE MATERIAIS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS E RESIDENCIAIS, DA CIDADE DE LAJEADO (RS); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
ANÁLISE DE OPORTUNIDADE - Indústria de Fios na cidade de Cruzeiro do Sul (RS); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
Análise Financeira do Grupo Rossoni em 2020,2021 e 2022; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
MARKETING DE RELACIONAMENTO: O CASO DO LOJÃO CENTRAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
SOJA NO RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DE CUSTOS DOS PEQUENOS PRODUTORES; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
A cultura da negociação no setor joalheiro no estado do Rio Grande do Sul; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
Um Plano de Desenvolvimento Comercial: Ruschel Telefonia e Eletricidade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
Coca-cola: a Inovação e o Marketing nos lançamentos da New Coke e da Coca Zero; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA EM UM CLUBE DE FUTEBOL PARA QUE SE ALCANCE AS CONQUISTAS DESEJADAS NA TEMPORADA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
A Logística Internacional com o Advento da Pandemia do Coronavírus: os Impactos numa Empresa do Setor de Embalagens Metálicas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
O Poder da Compreensão das Diferenças Culturais nas Negociações Internacionais: uma Análise entre Brasil e Reino Unido; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
Cultura e Negociação Internacional: um Estudo sobre os Principais Fatores Presentes em uma Negociação com a Espanha; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
MERCOSUL: sua Relevância para as Exportações do Vale do Taquari (RS); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Edmilson Milan;
Produções bibliográficas
-
MILAN, EDMILSON ; FERABOLLI, SÍLVIA REGINA ; GONÇALVES, ALEXANDRE . Relações econômicas entre o Brasil e o Mundo Árabe. Carta Internacional , v. 18, p. e1305-1, 2023.
-
MILAN, EDMILSON ; Marcelo Machado . Persistência das PMEs brasileiras na exportação: uma análise dos fatores internos e externos de estímulo. E&G - Revista Economia e Gestão , v. 20, p. 99, 2020.
-
HAFFNER, J. A. ; MILAN, EDMILSON . Investimentos Estrangeiros Diretos dos principais bancos chineses no mercado bancário brasileiro. In: Haffner, J. A.. (Org.). A China como investidora na América do Sul - interesses e perspectivas. 1ed.: Maldivas Novas Edições Acadêmicas, 2022, v. 1, p. 1-372.
-
MILAN, EDMILSON . Exportações Podem Trazer Benefícios para Negócios de todos os Portes e Segmentos. Jornal do Comércio, Porto Alegre, p. 11 - 11, 03 out. 2022.
-
MILAN, EDMILSON . Um olhar para o Comércio Exterior. Zeho Hora, Porto Alegre, 29 jul. 2021.
-
MILAN, EDMILSON . Entrevista Prêmio Exportação 2018. Revista Prêmio Exportação RS 2018, 29 jun. 2018.
-
MILAN, EDMILSON . A importância da cultura exportadora para o crescimento das exportações. ZERO HORA, 19 jun. 2018.
-
MILAN, EDMILSON . Investimentos em moedas estrangeiras no Japão. Sankei Osaka, 05 abr. 2012.
-
MILAN, EDMILSON ; Marcelo Machado . The Persistence of SMEs from Emerging Countries: An Analysis of Stimuli Factors and Barriers. In: AIB 2020 On Line Wrap-Up, 2020. AIB 2020 On Line Wrap-Up, 2020.
-
MILAN, EDMILSON ; Marcelo Machado . Persistência das PMEs brasileiras na exportação: uma análise dos fatores internos e externos de estímulo. In: SemeAD2020, 2020, São Paulo. Persistência das PMEs brasileiras na exportação: uma análise dos fatores internos e externos de estímulo, 2020.
-
MILAN, EDMILSON ; Marcelo Machado . Export Stimuli Factors and Barriers: The Persistence of SMEs from Emerging Countries. In: ENANPAD 2020, 2020, Porto Alegre. Export Stimuli Factors and Barriers: The Persistence of SMEs from Emerging Countries, 2020.
-
MILAN, EDMILSON ; Marcelo Machado . The stimuli factors associated with SMEs willingness and persistency to export: Research propositions from an emerging market perspective. In: AIB-LAC 10th Annual Conference, 2020, Miami. AIB-LAC 10th Annual Conference, 2020.
-
MILAN, EDMILSON . O Comércio Exterior Brasileiro. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MILAN, EDMILSON . Os Caminhos da Exportação na Prática. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MILAN, EDMILSON . Câmbio e Financiamento para o Comércio Exterior na Prática. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MILAN, EDMILSON . Gestão de Câmbio na Prática. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MILAN, EDMILSON . Como a Taxa de Câmbio Influencia a Rentabilidade das Operações de Exportação e Importação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MILAN, EDMILSON . Vida e Negócios no Japão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MILAN, EDMILSON ; MALDANER, L. F. ; SERGIO QUADROS . Compreendendo os Negócios na Ásia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MILAN, EDMILSON . O Desafio das Gerações na Gestão de Equipes: uma experiência intercultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MILAN, EDMILSON . Vida e Negócios no Japão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MILAN, EDMILSON . Vida e Negócios no Japão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MILAN, EDMILSON . Pós e contras na troca de moeda. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MILAN, EDMILSON . Vivências de um Expatriado Brasileiro no Japão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MILAN, EDMILSON . Economia Brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MILAN, EDMILSON . Seminário Economia Brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MILAN, EDMILSON . Ferramentas de Apoio às Exportações Brasileiras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MILAN, EDMILSON . Pensando no Futuro - Propaganda do Curso de Comércio Exterior. 1999.
MILAN, EDMILSON . Exportação na Prática - Modulo Avançado - 3.ed.. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MILAN, EDMILSON . Exportação na Prática - Modulo Básico - 3.ed.. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MILAN, EDMILSON . Teoria e Prática Cambial. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - graduação).
MILAN, EDMILSON . Sistemática de Exportação e Importação. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - graduação).
MILAN, EDMILSON ; BONNE, S. B. . Curso Básico de Exportação. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MILAN, EDMILSON ; BONNE, S. B. . Curso Avançado de Exportação. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MILAN, EDMILSON ; BONNE, S. B. . Curso Básico de Exportação. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MILAN, EDMILSON ; BONNE, S. B. . Curso Avançado de Exportação. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MILAN, EDMILSON ; BONNE, S. B. . Curso Básico de Exportação. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MILAN, EDMILSON . Teoria e Prática Cambial. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - graduação).
MILAN, EDMILSON . Câmbio na Prática e Financiamentos no Comércio Exterior. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MILAN, EDMILSON . Câmbio na Prática e Financiamentos no Comércio Exterior no Formação Estratégica em Comércio Exterior. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MILAN, EDMILSON . Finanças Internacionais. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Especialização).
MILAN, EDMILSON . O Brasil e o Comércio Exterior. 2019. (Palestra).
MILAN, EDMILSON . As influências das Oscilações Cambiais nas Operações de Exportação e Importação. 2019. (Palestra).
MILAN, EDMILSON . Como a Taxa de Câmbio Influencia na Rentabilidade das Operações de Exportação e Importação. 2019. (Palestra).
MILAN, EDMILSON . O Japão - Cultura e Negócios. 2019. (Palestra).
MILAN, EDMILSON . O Japão e sua Cultura. 2019. (Palestra).
MILAN, EDMILSON . A vida Executiva no Japão: cultura, negociação e intercâmbio comercial Brasil-Japão. 2019. (Palestra).
MILAN, EDMILSON . Cultura Japonesa. 2019. (Palestra).
MILAN, EDMILSON . Gestão de Câmbio na Prática. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MILAN, EDMILSON . Programa de Formação em Comércio Exterior. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MILAN, EDMILSON . Programa de Formação Profissional em Comércio Exterior. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MILAN, EDMILSON . Gestão de Negócios Internacionais. 2002. .
MILAN, EDMILSON . Exportação I. 2001. .
MILAN, EDMILSON . Gestão de Negócios Internacionais. 2000. .
MILAN, EDMILSON . Curso de Drawback. 2000. .
MILAN, EDMILSON . Gestão de Negócios Internacionais. 1999. .
MILAN, EDMILSON . Drawback - Generalidades e Operacionalização. 1997. .
Prêmios
2024
Paraninfo, Comércio Exterior - Univates.
2024
Professor homenageado, Relações Internacionais Univates.
2023
Paraninfo, Comércio Exterior - Univates.
2012
CPA 20, ANBIMA.
2004
Paraninfo, São Judas Tadeu.
2003
Professor homenageado, São Judas Tadeu.
2001
Professor homenageado, São Judas Tadeu.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Cultura e Negociação internacional
2024 - Atual
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Cultura e Negociação Internacional (em inglês)
2024 - Atual
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Práticas de Exportação e Importação
2023 - Atual
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Mercado de Capitais e Câmbio - Aula + EAD
2023 - Atual
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Políticas e Conceitos Gerais de Comércio Exterior
2020 - Atual
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
2023 - 2023
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Cultura e Negociação Internacional
2023 - 2023
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Cultura e Negociação Internacional - ministrada em inglês
2023 - 2023
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Marketing Interacional Aula + EAD
2023 - 2023
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Práticas de Internacionalização
2023 - 2023
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações:
Internacionalização de Organizações
2022 - 2022
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas Cultura e Negociação Internacional e Práticas em Cultura e Negociação Internacional
2022 - 2022
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina Marketing Internacional
2022 - 2022
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina Administração Financeira
2022 - 2022
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Marketing Estratégico
2022 - 2022
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Mercado de Capitais e Câmbio
2022 - 2022
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Conceitos Gerais e Políticas Brasileiras de Comércio Exterior - Teoria e Prática
2022 - 2022
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Teoria e Prática Cambial - EAD
2022 - 2022
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Fundamentos de Marketing EAD
2022 - 2022
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Vivência Internacional 2022 - Bruxelas Bélgica
2021 - 2021
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplinas: Prática Cambial, Sistemática de Exportação e Importação e Mercado de Capitais e Câmbio
2020 - 2020
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Teoria e Prática Cambial
2020 - 2020
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina Teoria e Prática Cambial - EAD
2020 - 2020
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplina Sistemática de Exportação e Importação - EAD
2020 - 2020
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Cultura e Negociação Internacional
2020 - 2020
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Fundamentos de Comércio Exterior
2019 - 2019
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações:
Professor Finanças internacionais MBA Finanças e Controladoria EAD
Atividades
-
07/2020
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Comércio Exterior
-
07/2020
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e Negociação Internacional
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, comércio exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Prática Cambial
2015 - 2017
Banco do Brasil S.A.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente Geral da Gerência Regional de Câmbio e Comércio Exterior do BB no estado do RS. Responsável estadual pela gestão de negócios de câmbio e comércio exterior no RS.
2013 - 2014
Banco do Brasil S.A.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Divisão, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerenciamento da Rede de dependências de Câmbio e Comércio Exterior do BB no Brasil. Diretorias Internacional e de Corporate Banking,
2012 - 2013
Banco do Brasil S.A.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Asessor Master, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Assessor Master na Diretoria Internacional do BB. Responsável pelos projetos do BB Japão e da Seleção Interna de Gestores para o Exterior.
2011 - 2012
Banco do Brasil S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente Geral do BB Nagoya.
2009 - 2010
Banco do Brasil S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Geral interino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente Geral do BB Tóquio, main branch da Operação do BB Japão.
2007 - 2009
Banco do Brasil S.A.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente Adjunto expatriado no BB Tóquio. Gestão da área de Atendimento Remoto de todo o Japão.
2007 - 2007
Banco do Brasil S.A.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente Executivo em exercício, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente Executivo em exercício responsável pela Rede de Câmbio e Comércio Exterior do BB no Brasil.
2004 - 2007
Banco do Brasil S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Divisão, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gestão da Divisão de gerenciamento da Rede de dependências de Câmbio e Comércio Exterior do BB no Brasil. Diretoria de Comércio Exterior.
2003 - 2004
Banco do Brasil S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente Geral do Núcleo Regional de Câmbio e Comércio Exterior de Ribeirão Preto, responsável pela gestão regional de negócios de Câmbio e Comércio Exterior.
2000 - 2003
Banco do Brasil S.A.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente Instalador da Agência de Negócios Internacionais de Novo Hamburgo, responsável pela gestão regional de negócios de câmbio e comércio exterior.
1997 - 2000
Banco do Brasil S.A.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Administração, Carga horária: 40
Outras informações:
Gerente de Administração na Agência de Negócios Internacionais de Porto Alegre, responsável pela gestão regional de negócios de câmbio e comércio exterior.
1992 - 1997
Banco do Brasil S.A.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Expediente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente de Expediente dos setores de câmbio e comércio exterior das agências Passo dAreia e Farrapos em Porto Alegre.
1991 - 1991
Banco do Brasil S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor na Direção Geral, Carga horária: 40
Outras informações:
Revisão das instruções internas de Comércio Exterior do BB, relativas à antiga Cacex. Trabalho conjunto com o MICT/Secex.
1986 - 1991
Banco do Brasil S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Escriturário e Assist.Supervisão,e.e., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1982 - 1986
Banco do Brasil S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Menor Auxiliar de Serviços Gerais, Carga horária: 20
Outras informações:
Menor Auxiliar do Banco do Brasil Agência Centro Porto Alegre.
2003 - 2003
Instituição Educacional São Judas TadeuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina Finanças Internacionais, do Curso de Comércio Exterior.
1999 - 2003
Instituição Educacional São Judas TadeuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor das disciplinas Introdução ao Comércio Exterior do Curso de Administração.
2000 - 2002
Instituição Educacional São Judas TadeuVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina Sistemática de Comércio Exterior, do Curso de Comércio Exterior.
2004 - 2004
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor da disciplina Exportação do Curso de Comércio Exterior
2013 - Atual
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplina Operações de Câmbio do MBA Negócios e Empreendimentos Internacionais
2018 - Atual
ADVB RSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente de Comércio Internaci. ADVBRS, Carga horária: 6
Outras informações:
Vice-Presidente de Comércio Internacional da ADVB RS
2018 - Atual
ADVB RSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CEO do Prêmio Exportação RS, Carga horária: 3
2015 - 2017
ADVB RSVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 2
Outras informações:
Conselheiro do Prêmio Exportação ADVB RS.
2001 - 2003
Associação Industrial, Comercial e de Serviços de Novo HamburgoVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 1
Outras informações:
Conselheiro no Conselho de Comércio Exterior da ACI Novo Hamburgo.
2018 - Atual
PANGEA Negócios Internacionais LtdaVínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor, Carga horária: 10
2020 - Atual
Faculdades Integradas de TaquaraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações:
Professor disciplina Finanças Internacionais MBA em Controladoria e Finanças
2020 - Atual
Universidade FeevaleVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edmilson Milan e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?