José Roberto Fischer Júnior

Estudante de Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ênfase no estudo de História do Direito e Direito Romano, atuando inclusive como monitor nessas disciplinas, bem como produzindo conteúdo acadêmico no YouTube, Instagram e Medium. Participação na liderança do GDO - Grupo de Debates e Oratória da UFRGS, primeira sociedade de debates do Rio Grande do Sul, contribuindo com formações de oratória para o grande público (mais de 15 formações ministradas, oficialmente ou não) e participando de campeonatos de debates, conquistando títulos e reconhecimento para o grupo. Foram exercidos os cargos de Diretor de Módulos, Diretor do Núcleo de Oratória, Diretor de Marketing, Diretor do Núcleo de Debates e Vice Presidente. Participação no movimento estudantil, na gestão do Centro Acadêmico André da Rocha em 2019, na condição de , onde foi organizada a II Semana de Pesquisa e XXI Salão de Iniciação Científica do Direito, bem como a Semana Acadêmica de 2019. Foram exercidos os cargos de Vice-secretário Acadêmico, Representante Discente do Departamento de Ciências Penais (Titular), Representante Discente do Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito (Suplente), Representante Discente da Comissão de Pesquisa (Suplente). Aspirações profissionais incluem mestrado e doutorado, preferencialmente na Itália ou Portugal, com ênfase em História do Direito.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Jurídicas e Sociais

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2014

Bom Jesus Sévigné

Formação complementar

2020 - 2020

IVº Encontro do Grupo de Estudos de História Antiga & Medieval. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

2020 - 2020

Lei Geral de Proteção de Dados sob o Aspecto da Tecnologia. (Carga horária: 3h). , Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Rio Grande do Sul, OAB/RS, Brasil.

2020 - 2020

Fundamentos de Marketing. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2020 - 2020

Imagem e Direitos na Web. (Carga horária: 4h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2020 - 2020

Historiografia da Era Viking. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2020 - 2020

Apresentação do Sistema Tributário Nacional. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2020 - 2020

Normas Anticorrupção, Antissuborno e Compliance Público. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2020 - 2020

Dicção e Oratória - Módulo Fundamental. (Carga horária: 14h). , Falando Bem Capacitação em Comunicação, FALANDO BEM, Brasil.

2019 - 2019

Soft Skills (habilidades humanas) como o diferencial na nova advocacia. (Carga horária: 6h). , Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Rio Grande do Sul, OAB/RS, Brasil.

2017 - 2017

Como falar bem em público - Oratória de Alto Impacto. (Carga horária: 1h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Latim

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: História do Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Romano.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Civil.

Organização de eventos

KONZEN, L. P. ; FISCHER JÚNIOR, J. R. . II SEMANA DA PESQUISA DA FACULDADE DE DIREITO. 2019. (Exposição).

FISCHER JÚNIOR, J. R. . I Campeonato Gaúcho de Debates. 2019. (Outro).

TONATO, D. C. ; FISCHER JR, José Roberto . Jurisperita - O Feminino no Direito. 2019. (Outro).

FISCHER JR, José Roberto . Semana Acadêmica do Direito UFRGS - 2019. 2019. (Outro).

TONATO, D. C. ; FISCHER JÚNIOR, J. R. . MAGNA OPERA: ESTUDO DAS OBRAS JURÍDICAS FUNDAMENTAIS DO ACERVO DE OBRAS RARAS DA FACULDADE DE DIREITO DA UFRGS [2018/1]. 2018. (Outro).

TONATO, D. C. ; FISCHER JÚNIOR, J. R. . MAGNA OPERA: ESTUDO DAS OBRAS JURÍDICAS FUNDAMENTAIS DO ACERVO DE OBRAS RARAS DA FACULDADE DE DIREITO DA UFRGS [2018/2]. 2018. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Internacional de Direito Constitucional Online. 2020. (Congresso).

FMP TALKS - 2ª Edição. 2020. (Outra).

I Conferência Digital em Mitologia Nórdica. 2020. (Outra).

IV Colóquio do PPGH. 2020. (Outra).

VIII Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos. 2020. (Outra).

XIV Colóquio de História da UNICAP. 2020. (Outra).

X Jornada PET História - UFRRJ. 2020. (Outra).

2 Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa.Debates sobre temas variados no modelo British Parliamentary. 2019. (Outra).

Congresso Brasileiro de Oratória, Argumentação e Discurso. 2019. (Congresso).

II GV Debate.Debates sobre temas variados no modelo British Parliamentary. 2019. (Outra).

UFRGS PORTAS ABERTAS 2019. 2019. (Feira).

V Campeonato Catarinense de Debates.Debates sobre temas variados no modelo British Parliamentary. 2019. (Outra).

VI Campeonato Brasileiro de Debates.Debates sobre temas variados no modelo British Parliamentary. 2019. (Outra).

Campeonato Regional de Integração do Sul - Sociedade de Debates.Debates sobre temas variados no modelo British Parliamentary. 2018. (Outra).

Produções bibliográficas

  • FISCHER JR, José Roberto . ESTRUTURA JURÍDICO-SOCIAL DOS POVOS GERMÂNICOS DA ERA VIKING PRESENTE NO MITO RIGSTHULA. Res Severa Verum Gaudium , v. 5, p. 344-360, 2020.

  • FISCHER JR, José Roberto . Estrutura Jurídico-Social dos Povos Germânicos da Era Viking Presente no Mito Rigsthula. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

FISCHER JR, José Roberto . Oratória e Retórica Aplicada ao Cotidiano. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FISCHER JR, José Roberto . Minicurso de Oratória Acadêmica. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FISCHER JÚNIOR, J. R. . Oratória Aplicada ao Discurso. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2019

Melhor Debatedor do V Campeonato Catarinense de Debates, Sociedade de Debates da UFSC.

2019

9 Melhor Debatedor Brasileiro de 2019, Instituto Brasileiro de Debates.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina: Direito Romano Professor Orientador: Marco Fridolin Sommer dos Santos Modalidade: Monitoria Presencial - Acadêmica

2019 - 2020

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina: Direito Romano Professor Orientador: Marco Fridolin Sommer dos Santos Modalidade: Monitoria Presencial - Voluntária

2018 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina: História do Direito Professora Orientadora: Dalva Carmem Tonato Modalidade: Monitoria Presencial - Voluntária

2019 - 2019

Centro Acadêmico André da Rocha

Vínculo: Cargo Eletivo, Enquadramento Funcional: Representante Discente

Outras informações:
Membro da Diretoria Executiva; Titular n3 do DIR 01; Suplente n3 do DIR 03; Suplente n1 da COMPESQ

2017 - Atual

Grupo de Debates e Oratória

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Debatedor, Carga horária: 12

Outras informações:
Um debatedor participa de encontros periódicos para debater sobre os mais diversos assuntos, dentro de áreas como Direito, Economia, Saúde, etc. Os debates são organizados no modelo Parlamentarista Britânico (BP Model), em que um debatedor possui apenas 15 minutos, a partir do momento que descobre o tema do debate, para preparar uma linha argumentativa para defesa ou oposição (que será sorteada). Discurso de 7 minutos. Os debatedores se encontram em campeonatos nacionais e internacionais de debates, como o CMDLP - Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, CBD - Campeonato Brasileiro de Debates e WUDC - World Universities Debating Championship.

2018 - 2019

Grupo de Debates e Oratória

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestor, Carga horária: 20

Outras informações:
Enquanto Diretor de Módulos organizei palestras, cursos, formações, seminários, workshops, entre outros, além de módulos quinzenais, com o objetivo de promover a argumentação, oratória e desenvolvimento pessoal; Enquanto Vice-Presidente exerci, além das funções comuns a todos os gestores do grupo, as funções de representação do grupo, marketing e organização das pautas e documentos do grupo

2020 - 2020

Knijnik Advocacia

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30