Manoela Corrêa Bitencourt

Nutricionista formada pela UniRitter, especialista em Saúde Pública pela UFRGS e em Saúde da Família e Comunidade pelo GHC, com vivência e experiências práticas em assistência e educação nutricional, procedimentos de segurança alimentar e atendimento clínico ambulatorial e domiciliar em equipe multiprofissional. Atuou como Bolsista de Apoio Técnico ao Desenvolvimento Institucional na implementação do Restaurante Universitário (RU) da UFCSPA, como nutricionista clínica na Clínica Pasqualotti, na US Santíssima Trindade do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), na equipe do Ambulatório de Identidade de Gênero (AMIG) do GHC, no Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Fêmina, na equipe de cuidados paliativos do Hospital São Lucas da PUCRS, na equipe de atenção domiciliar do Programa Melhor em Casa da Associação Hospitalar Vila Nova e no Ambulatório de Nutrição do Instituto de Cardiologia. Atualmente cursa Mestrado na UFCSPA pelo PPG Ciências da Nutrição.

Informações coletadas do Lattes em 09/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências da Nutrição

2024 - Atual

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Orientador: Simone Morelo Dal Bosco
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Comunidade

2020 - 2022

Hospital Nossa Senhora da Conceição
Título: Criação de ferramentas virtuais de orientação nutricional e alimentar na gestação, amamentação e alimentação complementar para usuários das Unidades de Saúde do Grupo Hospitalar Conceição no contexto da pandemia do COVID-19
Orientador: Natália Miranda Jung
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.

Especialização em Saúde Pública

2018 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: EFEITO DO CONTROLE DOS ALIMENTOS VENDIDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS NOS HÁBITOS ALIMENTARES DOS ESCOLARES
Orientador: Paul Fischer

Graduação em Nutrição

2014 - 2017

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER
Título: ASSOCIAÇÃO DO CONSUMO CRÔNICO DE AGROTÓXICOS COM A INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER NO BRASIL NA ÚLTIMA DÉCADA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Orientador: Fernanda Marques de Oliveira
Bolsista do(a): UniPOA, UNIPOA, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio Maria Imaculada

Formação complementar

2024 - 2024

Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil: formação de tutores. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2024 - 2024

Consultoria em Amamentação. (Carga horária: 60h). , Instituto Mame Bem, Mame Bem, Brasil.

2024 - 2024

Estratégia de Prevenção e Controle da Obesidade Infantil (PROTEJA). (Carga horária: 30h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNASUS, Brasil.

2023 - 2023

Governança em Segurança Alimentar e Nutricional. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2023 - 2023

Programa de Capacitação para Equipes Multidisciplinares em Atenção Primária. (Carga horária: 45h). , Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul, ICI, Brasil.

2021 - 2021

Amamenta e Alimenta Brasil. (Carga horária: 30h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNASUS, Brasil.

2020 - 2020

Controle Social. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Reconhecimento do Território. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Saúde da População Negra. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNASUS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Participação em eventos

Brincar Terapêutico. 2023. (Oficina).

X Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. 2023. (Seminário).

XV Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação. 2023. (Seminário).

I Seminário online de Segurança Alimentar. 2021. (Seminário).

4º Congresso Online de Nutrição Vegetariana. 2020. (Congresso).

Conflito de Interesses em Alimentação e Nutrição: Cenário e Perspectivas. 2017. (Seminário).

VI Seminário Universidade e Escolas: O Guia Alimentar e os Novos Paradigmas de Comer e Educar ?. 2017. (Seminário).

Workshop Alimentação Vegana/ Vegetariana/ Direitos Animais. 2017. (Oficina).

II Mostra Porto-Alegrense de Experiências Inovadoras na Atenção Básica.PSE nas Escolas Municipais de Educação Infantil do Cohab Cavalhada. 2016. (Outra).

Minicurso Ilustrado: Descomplicando a Alimentação Vegana. 2016. (Oficina).

Update em Suplementação Nutricional V ? Dermogral. 2015. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • BITENCOURT, M. C. . Importância do consumo de alimentos saudáveis na infância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BITENCOURT, M. C. . PSE nas Escolas Municipais de Educação Infantil do Cohab Cavalhada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Clínica Pasqualotti. , Avenida Icaraí, 1717, sala 1001, Cristal, 90810000 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 981057649

Experiência profissional

2022 - 2024

Clínica Pasqualotti

Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Nutricionista

2023 - 2024

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20

Outras informações:
Nutricionista Bolsista de Apoio Técnico ao Desenvolvimento Institucional - Implementação do Restaurante Universitário (RU) na UFCSPA.

2020 - 2022

Hospital Nossa Senhora da Conceição

Vínculo: Residente, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - 2022

Hospital São Lucas da PUCRS

Vínculo: Residente, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 30

2021 - 2021

Associação Hospitalar Vila Nova

Vínculo: Residente, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 30